Anda di halaman 1dari 7

NORMAS DE ADMISSO DE SCIOS AGENCIA REGIONAL DE PROMOO TURSTICA DO ALENTEJO TURISMO DO ALENTEJO CAPITULO I Disposies Gerais 1.

1. mbito As presentes normas tm como finalidade estabelecer as regras a que devem obedecer a admisso de associados da Agncia Regional de Promoo Turstica do Alentejo - Turismo do Alentejo, a aplicao do regime de quotas e ainda as vantagens que podem usufruir os associados. CAPITULO II Admisso de Associados 1. Pedido de Admisso 1.1 Todas as pessoas singulares ou colectivas que desenvolvam, directa ou indirectamente, actividade no sector do Turismo na rea promocional do Alentejo, podem solicitar o seu pedido da admisso Turismo do Alentejo, via postal ou fax, mediante o preenchimento integral da proposta de adeso (Anexo 1), a qual constitui parte integrante destas normas. 1.2 Existem as seguintes categorias de associados: a) Fundadores b) Efectivos c) Aliados: todas as outras pessoas singulares ou colectivas que desenvolvam actividades de interesse para os fins e objectivos do Turismo do Alentejo. 1.3 Por deliberao da Assembleia Geral podero ser equiparados a scios fundadores, atribuindo-se-lhes o nmero de votos correspondentes, s Regies de Turismo e s Associaes Empresariais que venham a aderir Associao aps a sua constituio. 2. Admisso da Proposta A proposta de adeso recebida, dever ser devidamente analisada pelos servios, com o intuito de verificar o seu correcto e integral preenchimento, e sujeita apreciao do Director Executivo, que a remeter apreciao e deliberao da prxima reunio de Direco. 3. Admisso de Associado Nos termos dos estatutos compete Direco deliberar no sentido da aceitao de propostas de adeso de novos associados. 4. Data de Admisso Todas as pessoas singulares ou colectivas adquirem a qualidade de associados da Turismo do Alentejo a partir da data da reunio da Direco que deliberou a sua admisso.

CAPITULO III Quotas 1. Quotas Salvo para os escales k) e l), o valor da quota mensal. O valor da quota anual corresponde ao somatrio do valor da quota mensal dos 12 (doze) meses do ano. O valor poder ser revisto e actualizado anualmente, mediante proposta da Direco. 1.1 Quota Fixa: Escalo A Conjuntos Tursticos (Resorts) com mais de 1000 unidades de alojamento 1 440 euros mensais, acrescidos de 315 euros mensais por cada conjunto de 1000 unidades acima das 1999; Escalo B Conjuntos Tursticos (Resorts) com entre 500 e 999 unidades de alojamento 315 euros mensais; Escalo C Conjuntos Tursticos (Resorts) com at 499 unidades de alojamento 250 euros mensais Escalo D Institucionais 200 Euros Mensais Escalo E Estabelecimentos Hoteleiros de cinco estrelas e Casinos 165 euros mensais;

Escalo F Estabelecimentos Hoteleiros de quatro estrelas, Aldeamentos Tursticos de cinco estrelas, Apartamentos Tursticos de cinco estrelas, Empresas Pblicas, Equipamentos de Animao (golfe, kartdromo, hipdromos, parques temticos, marinas e discotecas) 100 euros mensais; Escalo G Estabelecimentos Hoteleiros de trs estrelas, Aldeamentos Tursticos de quatro estrelas, Apartamentos Tursticos de quatro estrelas, Hotis Rurais, Rent-a-Car e Catering. 75 euros mensais; Escalo H Estabelecimentos Hoteleiros de uma e duas estrelas, Aldeamentos Tursticos de trs estrelas, Apartamentos Tursticos de trs estrelas e Turismos de Aldeia 50 euros mensais; Escalo I Aldeamentos Tursticos de uma e duas estrelas, Apartamentos Tursticos de uma e duas estrelas, Empreendimentos de Turismo de Habitao, Empreendimentos de Turismo no Espao Rural (com excepo de Turismo de Aldeia), Parques de Campismo e Caravanismo, Empreendimentos de Turismo de Natureza, Alojamento Local, Agncias de Viagens, Associaes Empresariais, Empresas de Animao e Martimo-Tursticas, Enoturismos, Transportadores Rodovirios e Empresas de Produo de Espectculos e Eventos 30 euros mensais;
1

quartos, suites, apartamentos ou moradias

Escalo J Estabelecimentos de Restaurao e Bebidas, Lojas de Artesanato e Recordaes 15 euros mensais; Escalo K Autarquias 0,1% do Fundo de Gesto Municipal; Escalo L Empresas Municipais 0,1% da Receita Corrente; Escalo M - Scios Aliados - 20 euros mensais 1.1.1 Bonificaes:

1.1.1.1 Em empreendimentos Tursticos que compreendam mais do que um estabelecimento hoteleiro, de restaurao ou equipamento de animao sujeitos a uma mesma estrutura de gesto ou explorao a adeso de mais do que um estabelecimento Turismo do Alentejo tem as seguintes bonificaes: 1 Empreendimento Valor de quota fixa de 100% 2 Empreendimento e restantes Valor de quota fixa de 50% Considerar-se- como 1 empreendimento, independentemente da data de adeso, o que se enquadrar no escalo mais elevado. As bonificaes no tm aplicao na quota varivel. 1.1.1.2 Em fase de constituio e/ou construo e at ao incio de operao, os empreendimentos que pretendam associar-se na Turismo do Alentejo tero um desconto de 50% sobre o valor da quota do escalo em que se espera virem a enquadrar-se.

1.2 Quota Varivel: Nota: No aplicvel s estruturas regionais oficiais de turismo, cujo envolvimento financeiro foi definido a montante pelo Turismo de Portugal, bem como s Associaes Empresariais, dada a sua natureza. a - Institucionais: 0,01% da receita anual da instituio; b - Alojamento (anual em dormidas, no regime BB): N. Quartos <10 da Unidade Dormidas: 2 Quota varivel 11-50 6 51-100 12 101-200 15 201-250 251-500 501-1000 25 35 50 >1000 100

O valor da quota varivel ser aplicado sobre o valor das dormidas facturadas pelo associado com excluso do IVA c - Outras Empresas: 10% do valor da facturao de servios que venham a ser prestados Agncia (sem IVA), at ao limite da quota fixa e para pagamentos em dinheiro ou cheque. A quota varivel ser utilizada preferencialmente em visitas educacionais de operadores e jornalistas e em sorteios a realizar nas feiras, site e outras aces. 2. Diferenciao entre Scios Efectivos e Aliados: No podendo os scios aliados participar na definio da estratgia da Agncia, por imperativos estatutrios, estes scios sero consultados sobre as matrias que se insiram no seu mbito de interveno. Quando o scio aliado for considerado como estrutura representativa de determinado sector, a sua adeso Agncia pressupe que esse sector em concreto seja promovido sem que, no entanto, essa promoo discrimine positivamente as empresas representadas por esse scio aliado. Estes scios so enquadrados no escalo M, ou seja, tm como valor de quota vinte euros mensais. Nesta categoria de associados no existe quota varivel.

3. Pagamento das Quotas Os associados ficam obrigados ao pagamento da quota respeitante ao ms seguinte ao da sua admisso e subsequentes, devendo no acto da adeso optar pela periodicidade de pagamento desejada, que poder ser trimestral, semestral ou anual. Devero ainda no acto da adeso autorizar o dbito em conta dessa quota.

4. Penalizaes por Incumprimento Sempre que se verifique o incumprimento no pagamento da quotizao sero aplicadas as seguintes penalizaes:
Atraso (trimestres) 1 2 3 4 5 Penalizao Suspenso da aquisio de servios junto do associado Suspenso da possibilidade de participar nas aces promovidas pela Agncia Retirada dos contactos do associado dos suportes promocionais Divulgao da dvida junto de toda a massa associativa Excluso da Agncia

CAPITULO IV Vantagens dos Associados 1. Vantagens dos Associados FEIRAS: Sempre que o Turismo de Portugal atribua Turismo do Alentejo um espao para alm da zona de atendimento, os scios podero utiliza-lo graciosamente para efectuarem contactos comerciais (reunies, sesses de apresentao, etc.). Para cada um dos certames onde a Agncia participe ser elaborado dossier especfico, cuja distribuio se far graciosamente pelos scios, contendo informao sobre calendrio de inscrio, de entrega de material e de realizao, bem como listagem de operadores desse mercado que iro ser previamente contactados informando da presena do Alentejo. As empresas no associadas tambm podero receber o mesmo dossier, mediante o pagamento adequado. A Agncia organizar deslocaes ao principais certames onde estar presente, procurando, sempre que possvel, negociar preos especiais de alojamento e transporte, para usufruto dos interessados. Na preparao da participao nos diferentes certames, a Agncia assumir a divulgao junto do trade desse mercado da presena das empresas da regio, dando o destaque adequado s associadas. Aps a realizao de cada certame, a informao a recolhida e os contactos efectuados sero partilhados graciosamente com os scios. As empresas no associadas tambm podero receber a mesma informao, mediante o pagamento adequado. Sempre que haja associados interessados em terem uma presena prpria em feiras internacionais dos mercados prioritrios do Alentejo e solicitem o envolvimento da Turismo do Alentejo, desde que essa presena contribua para o reforo da visibilidade do destino, se possvel, com apresentao de caractersticas distintivas, a Turismo do Alentejo assegurar o seguinte envolvimento: a) Atribuio de um apoio financeiro no valor de 10% do custo da aquisio do espao, cujo processamento se far contra factura, caso se trate de uma presena de uma nica empresa; b) Atribuio de um apoio financeiro no valor de 20% do custo da aquisio do espao, cujo processamento se far contra factura, caso se trate da presena de um conjunto de empresas;

c) Em qualquer dos casos, a participao ter de ser identificada tambm com a referncia Turismo do Alentejo. WORKSHOPS: Nos workshops que a Agncia venha a promover os scios podero participar graciosamente, enquanto as empresas no associadas devero suportar o custo por mesa que vier a ser definido. Nos que sejam organizados por outras entidades e neles seja convidada a participar, a Agncia procurar que neles possam participar scios.

ROAD SHOWS: Nos road shows que a Agncia venha a promover os scios podero participar graciosamente, enquanto as empresas no associadas devero suportar o custo que vier a ser definido. Nos que sejam organizados por outras entidades e neles seja convidada a participar, a Agncia procurar que neles possam participar scios.

VISITAS DE FAMILIARIZAO: As Visitas de Familiarizao que a Agncia venha a promover envolvero preferencialmente as empresas associadas, sendo extensivas a empresas no associadas que se disponham a oferecer graciosamente os seus servios para cada aco em concreto. Nas que sejam organizados por outras entidades e nelas seja convidada a participar, a Agncia procurar que estas contemplem os scios;

SUPORTES DE PROMOO: Newsletter Elaborao e distribuio peridica junto dos associados de informao sobre a actividade da Agncia e do comportamento do sector na regio. Site Informao destacada, fotografias e links para as pginas dos scios. Banco de Imagens a utilizao do banco de imagens s ser facultado aos scios; Catlogo de Oferta Figurao dos scios com destaque, incluindo contactos, servios e imagens de apresentao em CD de encarte. Mapa Figurao exclusiva dos scios na listagem de entidades disponibilizada com incluso de localizao e contacto telefnico.

Brochura Touring Best Of Alentejo Figurao exclusiva dos scios em encartvel da brochura. Revista Turismo do Alentejo Informao detalhada sobre a actividade da Agncia e do comportamento do sector na Regio com distribuio pelos agentes pblicos e privados da regio.

OUTRAS: S os scios podero utilizar o logtipo e a designao Turismo do Alentejo nos seus suportes de promoo e instalaes; Os scios tero o direito a contribuir activamente na definio dos objectivos a prosseguir pela Agncia; Os scios tm o direito a propor as iniciativas que julguem adequadas ou convenientes prossecuo dos objectivos da Agncia; Os scios beneficiaro de preferncia no fornecimento de bens ou servios Agncia; Os scios tero o direito a receber graciosamente exemplares, em quantidade a definir pela Direco, de filmes promocionais em DVD e Cd-rom produzidos pela Agncia, podendo proceder aquisio de mais exemplares a preo de custo (no scios mais cinquenta por cento); Os scios tero o direito a receber graciosamente exemplares, em quantidade a definir pela Direco, de artigos de Merchandising, lembranas e Give Aways produzidos pela Agncia, podendo proceder aquisio de mais exemplares a preo de custo (no scios mais cinquenta por cento); Os scios tero o direito a receber graciosamente exemplares, em quantidade a definir pela Direco, de materiais promocionais editados pela Agncia, podendo proceder aquisio de mais exemplares a preo de custo (no scios mais cinquenta por cento);

2. Condies de Acesso A Direco definir as condies concretas de acesso ou utilizao dos benefcios, podendo em casos devidamente fundamentados alterar os critrios ou valores referidos. Os associados s podero beneficiar das vantagens referidas, se conjuntamente com pedido de benefcio anexarem a proposta de adeso Turismo do Alentejo.

Anda mungkin juga menyukai