Anda di halaman 1dari 4

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da...

Vara da Fazenda Pblica da Comarca de So Lus/MA

Pedido de iseno de custas

MARIA RITA MATOS COSTA, brasileira, estudante, menor de idade, RG - 000109647799-5, CPF 965246263-20, aqui representada pela sua genitora VANIA NELMA GUIMARES MATOS, brasileira, solteira, contadora, com RG N.232854947, SSP-MA, CPF N. 14797330325; residente e domiciliada na Rua do Ribeiro, 96, Centro, CEP65010-560, So Lus/MA, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, atravs do seu advogado Jordel Sales Chaves Jnior, brasileiro, solteiro, advogado inscrito na OAB/MA, sob o n 7.807, e no CPF n 82475172304, Cdula de Identidade n 15914925-SSP/MA, com escritrio na Avenida B, quadra 1A, casa 02, Maranho-Novo, CEP 65061250, So Lus/MA, com procurao em anexo( doc.01), interpor

MANDADO DE SEGURANA COM PEDIDO DE LIMINAR


contra ato praticado pelo presidente do Instituto de Previdncia e Assistncia do Municpio (IPAM) de So Lus/MA, Dr. Guilherme Souza de Abreu; o que faz lastreado pelos motivos de fato e de direito que passa a expor: DOS FATOS 1 A autora, atravs da sua genitora, solicitou do requerido o pagamento de penso instituda por ex-servidor pblico municipal inativo( doc.02), j que a mesma neta sob guarda judicial, em anexo (doc.02); 2- Nobre Julgador, com o falecimento dos avs maternos,como consta em anexo (doc.03 e 04), os quais eram os mantenedores diretos da impetrante, gerou um problema difcil de ser contornado, j que a genitora dela no dispe de condies financeiras necessrias para custear os estudos da autora, assim como outras despesas comuns, as quais apresento comprovantes em anexo (doc.05, 06, 07, 08);

3- Observa-se que o av da autora, o Sr. Moacir Aquino de Matos, o qual era pensionista do IPAM desta capital, por motivo do falecimento da esposa, a Sr. Henriete Guimares Matos, a qual percebia a quantia lquida de R$10.262,38 (Dez mil duzentos e sessenta e dois reais e trinta e oito centavos), como consta no ttulo de penso N. 057/2006 (doc. 09); sendo que a autora era a nica dependente dos proventos recebidos pelo av e que no disponibiliza de outros recursos para sobreviver, j que a me e o pai vivem de trabalhos temporrios e infreqentes; 4- O motivo da busca da tutela judicial foi fomentado pelo indeferimento do pedido de penso feito ao requerido, o qual alegou, atravs da assessoria jurdica, que segundo o art.16 da Lei N. 8213/91 e art.16 do Decreto Federal N. 3048/99, s poderia ser dependente assegurado, equiparado aos filhos, O menor segurado mediante apresentao de termo de tutela. No caso em tela, a autora tem Termo de Guarda e Responsabilidade, com data de 13 de maio de 1992, como consta em anexo (doc.10); 5- Tal documento bastante contraditrio, pois a mesma assessoria jurdica afirma que o beneficio de penso j foi deferido a menor sob guarda judicial, com fundamento nos art. 201 da Constituio Federal e art.33, 3 do Estatuto da Criana e do adolescente( doc.10). 6- Caro julgador, Vossa Excelncia observa que no h um motivo consubstanciado por parte do requerido para negar o deferimento do pedido de penso da autora, por isso, espera e confia no vosso censo de justia apurado.

DO DIREITO

1- De acordo com o art. 5, LXIX, da Constituio federal, temos: conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico; 2- Ainda na Carta magna h no art.201: A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei, a: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 15.12.98 - DOU 16.12.98)

I - cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 15.12.98 - DOU 16.12.98) V- penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no 2. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 15.12.98 - DOU 16.12.98) 3 O Estatuto da Criana e do adolescente no art.33, determina que: A guarda obriga prestao de assistncia material, moral e educacional criana ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. 1 A guarda destina-se a regularizar a posse de fato, podendo ser deferida, liminar ou incidentalmente, nos procedimentos de tutela e adoo, exceto no de adoo por estrangeiros. 2 Excepcionalmente, deferir-se- a guarda, fora dos casos de tutela e adoo, para atender a situaes peculiares ou suprir a falta eventual dos pais ou responsvel podendo ser deferido o direito de representao para a prtica de atos determinados. 3 A guarda confere criana ou adolescente a condio de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, inclusive previdencirios. 4 O art.16 da Lei 8.213 afirma: So beneficirios do Regime Geral de Previdncia Social, na condio de dependentes do segurado: I - o cnjuge, a companheira, o companheiro e o filho no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido.
5 - O PERICULUM IN MORA est no provimento das necessidades da

impetrante elencadas acima, a qual precisa urgentemente da regularizao da penso que pleiteia nesse nobre juzo, pois em contrrio, passar por grandes dificuldades financeiras.

DO PEDIDO

Face ao exposto, e tendo em vista o procedimento coercivo e abusivo pelo diretor do rgo impetrado, e para assegurar o seu direito lquido e certo, impetra o presente MANDADO DE SEGURANA e requer: 1 - Se digne o Eminente Julgador, em conceder, "in limine", a segurana requerida, determinando que seja paga a penso em questo pelo requerido; 2 - Concedida a liminar, determine o MM. Juiz, a notificao da autoridade coatora para, querendo, prestar as informaes que julgar necessrias. 3 - Notificao do dignssimo Representante do Ministrio Pblico.

D-se a causa o valor de R$ 200,00 (duzentos reais).

Nestes termos, Pede e espera deferimento urgente.

So Lus, 20 de abril de 2009.

______________________________________ Jordel Sales Chaves Jnior OAB/MA - 7807

Anda mungkin juga menyukai