Anda di halaman 1dari 45

Anlise de casos

Enunciam-se de seguida alguns casos muito simplificados a partir de vrias questes controvertidas. Para uma viso mais pormenorizada, juntam-se, mais abaixo, os acrdos de referncia.

1.
ACRDO N 130/2009 do TC De modo muito simplificado:
A adjudicou a B a prestao de servios e a explorao das estaes de tratamentos de guas residuais e de abastecimento do municpio. Chegada a hora do pagamento invocou a nulidade do contrato celebrado por violao da lei dos sectores vedados L. 46/77 de 8 de Julho, que interditava s empresas privadas o exerccio da actividade econmica em causa

A sociedade comercial A intentou contra a Cmara Municipal B uma aco de condenao com vista ao pagamento de importncias devidas no mbito da execuo de contratos de prestao de servios e explorao das estaes de tratamento de guas de abastecimento do municpio e das estaes de tratamento de guas residuais. O Tribunal Administrativo de Crculo condenou ao r ao pagamento e esta recorreu para o Supremo Tribunal Administrativo, alegando a nulidade dos contratos celebrados entre as partes por violao do regime de delimitao dos sectores, ento vigente, que vedava s empresas privadas o exerccio da actividade econmica em causa. O Supremo Tribunal Administrativo, por acrdo de 24 de Outubro de 2006, embora reconhecendo a nulidade dos contratos, pela invocada razo, atribuiu declarao de nulidade mera eficcia ex nunc, admitindo que estes mantivessem os seus efeitos como se fossem vlidos durante o perodo da sua execuo, por equiparao com o que sucede nos casos de resoluo dos contratos privados de execuo continuada ou peridica e de nulidade do contrato de trabalho, de acordo com o disposto nos artigos 434, n. 2, do Cdigo Civil e 115, n. 1, do Cdigo de Trabalho. A Cmara Municipal de Miranda do Douro interps ento recurso para o Tribunal Constitucional pedindo a declarao de inconstitucionalidade das normas constantes do artigo 115, n. 1, do Cdigo do Trabalho e do artigo 434, n. 2, do Cdigo Civil, quando interpretadas no sentido de o seu dispositivo se aplicar aos contratos administrativos em em causa. Poder e dever estabelecer-se esta aproximao analgica do caso vertente aos problemas resolvidos nas disposies do Cdigo Civil e do Cdigo do Trabalho?

O Tribunal Constitucional, antes de se debruar sobre o mrito do recurso, abordou uma questo processual prvia e procedeu a uma delimitao do objecto do recurso (que, nos termos em que havia sido interposto, suscitava erradamente questes de ilegalidade e tambm de inconstitucionalidade no s de normas como da prpria deciso recorrida). Nesse mbito, teve ocasio de anuir com a resoluo dada ao problema jurdico-administrativo material, no qual se suscitou incidentalmente a questo de constitucionalidade. Concordamos, inteiramente, com a ideia de que a eficcia ex nunc a melhor soluo. Na verdade, pelas razes expostas, a regra do art. 289, n. 1, do Cdigo Civil, que como vimos, se aplicada com efeitos ex tunc no domnio dos contratos de execuo continuada de servios se mostra inadequada sua prpria teleologia, carece de uma restrio que permita tratar desigualmente o que desigual, isto , deve ser objecto de reduo teleolgica (cfr. Karl Larenz, ob. cit., pgs. 450/457), de molde a que, nos contratos de execuo continuada em que uma das partes beneficie do gozo de servios cuja restituio em espcie no possvel, a nulidade no abranja as prestaes j efectuadas, produzindo o contrato os seus efeitos como se fosse vlido em relao ao tempo durante o qual esteve em execuo, a exemplo do que, como afloramento da mesma ideia, est expressamente consagrado na nulidade, por equiparao, resultante da resoluo dos contratos de execuo continuada ou peridica (arts. 433 e 434, n. 2, do Cdigo Civil) e na nulidade do contrato de trabalho (art. 115, n. 1, do Cdigo do Trabalho). (Tratar-se ia, pois, da aplicao de um critrio legal de que existem afloramentos nessas disposies e que se pode considerar como um princpio geral de limitao de eficcia da declarao de nulidade que se torna extensivo ao contencioso dos contratos administrativos).

2.
ACRDO N. 370/2007 A Sociedade Comercial A adquiriu, no mbito de um processo judicial de recuperao de empresa, todos os direitos e obrigaes da Sociedade Comercial B. Na sequncia, requereu autorizao para deduzir nos seus lucros tributveis os prejuzos fiscais de B, ao abrigo do artigo 69, n. 1, do Cdigo do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas, que prev expressamente essa possibilidade para os casos de fuso societria. O Secretrio de Estado dos Assuntos Fiscais emitiu um despacho de recusa. Em aco administrativa especial, a Sociedade A impugnou o acto administrativo e cumulativamente pediu a condenao da entidade

demandada na prtica, em substituio, do acto de deferimento da sua pretenso (tido por devido). Proceder a assimilao das diferenas entre o caso foro e o caso tema e respectivas solues, vale dizer, entre o problema intencionado nas normas do CIRC acerca da tributao de sociedades envolvidas num processo de fuso e o problema a resolver e entre as respostas que o direito visa darlhes?

3.
Acrdo do Tribunal da Relao de Lisboa Em 1999, A instaurou aco executiva para pagamento de quantia certa, com processo ordinrio, contra B e C. Nessa execuo foi penhorado em 2000 o direito e aco da executada C na herana aberta por bito de seu pai D e de seus avs paternos E e F. Em 2002 foi instaurado inventrio facultativo por bito de E e F, falecidos em 19 de Janeiro de 1977 e 12 de Fevereiro de 1994, respectivamente, no qual C interessada. Em 16 de Dezembro de 2002, A requereu a sua interveno no referido inventrio como credor da interessada C, invocando tal qualidade e, bem assim, a penhora do direito e aco da mesma herana aberta por bito de seu pai e avs. O requerimento foi indeferido por despacho proferido em 3 de Fevereiro de 2003, com fundamento na ilegitimidade do requerente para intervir no inventrio por no ser credor da herana, nos termos do disposto no artigo 1327 do Cdigo de Processo Civil. A interps recurso de Agravo para o Tribunal da Relao de Lisboa, alegando que:
- Ao criar a norma do artigo 1327 n 3 do Cdigo de Processo Civil, permitindo aos credores da herana intervirem no inventrio, o legislador, ainda que o no escrevesse, teve em mente possibilitar essa interveno tambm aos credores dos herdeiros que tenham penhorado o direito aco e herana de algum dos interessados no inventrio, nos termos do disposto no artigo 9 n 1 do Cdigo Civil. - A no ser assim interpretado extensivamente esse preceito, violar-se- o disposto no artigo 601 do Cdigo Civil e 2 do Cdigo de Processo Civil. - O processo de inventrio no cumpriria as suas funes, pondo termo comunho por, entre outras razes, um dos herdeiros estar a dispor de um direito, sendo essa disposio ineficaz em relao aos terceiros credores com direito aco e herana penhorado.

Ser de interpretar as normas do cdigo de Processo Civil no sentido de admitir a interveno no inventrio dos credores que tenham penhorado o direito aco e herana de algum dos interessados no inventrio?
No se vislumbra a existncia de qualquer razo para dar a mesma proteco que a lei d aos credores da herana, traduzida na possibilidade de intervir no inventrio nas questes relativas verificao e satisfao dos seus direitos, aos credores pessoais dos herdeiros. A expectativa dos credores da herana reside no pagamento atravs dos bens que a integram. A expectativa dos credores pessoais do herdeiro radica no patrimnio deste, do qual pode fazer parte o direito ao quinho hereditrio a determinar na partilha da herana. Por isso, os credores da herana so pagos pelos bens da herana com preferncia sobre os credores pessoais do herdeiro.

4.
Acrdo do Supremo Tribunal Administrativo A, mdico dentista, inscreveu-se no processo de acreditao e regularizao dos odontologistas aberto atravs de Aviso publicado no DR, II Srie, ao abrigo da Lei n 4/99, de 27-1. Na sequncia do dito processo foi integrado na Lista de candidatos no acreditados. O Secretrio de Estado Adjunto do Ministro da Sade homologou as listas definitivas, elaboradas pelo Conselho tico e Profissional de Odontologia, dos profissionais acreditados e no acreditados no mbito do aludido processo de regularizao dos odontologistas. A interps recurso contencioso de anulao do despacho, com fundamento inter alia na violao da lei. O recorrido, B, veio responder que o recorrente foi excludo do processo de regularizao pois, relativamente a ele, nada havia a regularizar, uma vez que j mdico dentista devidamente habilitado e, assim, no cabia no mbito subjectivo do processo legal de regularizao. Com efeito, alegou, o processo legal de regularizao dos odontologistas tem como objectivo dar cobertura legal actividade daqueles profissionais que vinham exercendo uma actividade concernente sade oral das pessoas at ento sem qualquer regulamentao legal e sem prvia avaliao das condies para o fazerem; para tal houve que verificar a posse dos requisitos legais estabelecidos. Acontece que, como bem contra-argumentou o recorrente a acreditao como Odontologista profissional que exerce a actividade na rea da medicina dentria permite o acesso a regalias, condies de trabalho, contrataes e remuneraes subsequentes a acordos com o Estado e outras instituies, que se encontram vedadas aos mdicos

dentistas. Na verdade, apenas como mdico, o recorrente no pode beneficiar de mltiplos contratos e ou convenes; ao passo que um profissional acreditado como Odontologista tem esse direito. De resto s um profissional acreditado como odontologista (para alm dos mdicos detentores de especialidade que o recorrente no detm) pode ser Director Clnico do seu prprio estabelecimento cfr. art. 29 do Dec. Lei 233/01, de 25/8. Quid iuris, ento? Justificar-se- a pretensa reduo teleolgica da norma (mais do que a simples interpretao restritiva) operada pelo recorrido? 1
A razo de ser da lei assim a legitimao do exerccio de uma profisso a quem no a praticava regularmente, mas tambm a atribuio de um estatuto jurdico profissional. Se a lei se limitasse a regularizar a situao para o passado, ratificando, por assim dizer, a prtica de actos mdicos sem ttulo de legitimao, seria defensvel a tese da r, e excluir do seu mbito meramente regenerador aqueles que, por via de outros ttulos de legitimao, no carecessem da referida proteco legal. Como tal, as razes invocadas para a reduo teleolgica, i.e., As razes invocadas para afastar um mdico do processo de creditao como odontologista so perversas, pois assentam na sua melhor e mais adequada preparao tcnica para o exerccio de tal actividade (odontologia). No prevendo e no permitindo a Lei 4/99, de 27/1 a excluso do processo de creditao dos profissionais habilitados com o curso de medicina, ento a excluso com esse fundamento viola o art. 2 da referida Lei 4/99, de 27/1. Na verdade a Administrao, sem qualquer base legal que o legitimasse, excluiu do processo de creditao o recorrente. Com efeito, o recorrente no foi excludo por no preencher os requisitos materiais da Lei 4/99, de 27/1 situao sobre o qual a Administrao ainda no emitiu pronncia - , mas por ele ser mdico.

5.
Acordo do Supremo Tribunal Administrativo (30/01/2002)

No mbito de um recurso contencioso em processo tributrio, A, notificado para as alegaes a que alude o Regulamento do Supremo Tribunal Administrativo (RSTA) artigo 67., nico - apresentou um requerimento declarando que Por razes de economia, e para evitar repeties inteis, se devia dar como reproduzido e integrado para todos os efeitos legais tudo quanto se deixou alegado em sede de requerimento de recurso () (petio inicial do recurso contencioso), para cujo teor e fundamentao integral por isso remetia. A Seco de Contencioso Tributrio do Supremo Tribunal em que se discutia a questo jurdica de fundo julgou deserto o recurso interposto por A, com fundamento na falta das alegaes previstas no artigo 67. A recorreu para o Pleno da Seco,
1

No confundir com os exactos termos do caso semelhante discutido na aula, em que o problema foi posto e tratado de outro modo, porque o regime jurdico em causa era j diferente (estabelecendo uma efectiva distino entre mdicos e odontologistas, cuja correco ou superao se poderia fundar na considerao seja dos princpios, seja da teleologia

mas este negou provimento ao recurso. (No caso em concreto A entendeu que se verificavam os pressupostos de uma oposio de julgados e voltou a recorrer agora com tal fundamento). A questo est em saber se, no domnio de vigncia do nico do art. 67 do RSTA e dos art.s 292 e 690 do CPC, o nus de alegao previsto se deve dar por cumprido quando se apresenta um requerimento com o teor descrito. Nas palavras do tribunal, Uma posio mais sensvel ao logos racional-comunicante da narrativa imediata ou apreenso imediata do sentido do discurso comunicativo legal tender a achar que no. Uma tese mais defensora de uma interpretao normativo-jurdica integral, em que o prprio direito, no seu axiolgico-normativo sentido fundamental, se afirma em judicativa realizao Cfr. A. Castanheira Neves, O actual problema metodolgico da interpretao jurdica, RLJ, ano 133, n.s 39133914, pgs. 100., conduzir-nos- concluso de que sim.

Veja agora os acrdos. As partes mais relevantes encontram-se a azul e/ou sublinhadas. As anotaes aparecem a vermelho.

1.
ACRDO N 130/2009 do TC Acordam na 3 Seco do Tribunal Constitucional:
(Sublinhados e anotaes nossas)

I. Relatrio
1. Na presente aco de condenao que A., S. A. intentou contra a Cmara Municipal de Miranda do Douro, em vista ao pagamento de importncias devidas no mbito da execuo de contratos de prestao de servios e explorao das estaes de tratamento de guas de abastecimento do municpio e das estaes de tratamento de guas residuais, a r recorreu para o Supremo Tribunal Administrativo da deciso condenatria proferida pelo Tribunal Administrativo de Crculo, alegando, alm do mais, a nulidade dos contratos celebrados entre as partes por violao do regime de delimitao dos sectores, ento vigente, que vedava s empresas privadas o exerccio da actividade econmica em causa. [Deciso do STA] O Supremo Tribunal Administrativo, por acrdo de 24 de Outubro de 2006, embora reconhecendo a nulidade dos contratos, pela invocada razo, atribuiu declarao de nulidade mera eficcia ex nunc, admitindo que estes mantivessem os seus efeitos como se fossem vlidos durante o perodo da sua

execuo, por equiparao com o que sucede nos casos de resoluo dos contratos privados de execuo continuada ou peridica e de nulidade do contrato de trabalho, por aplicao do disposto nos artigos 434, n. 2, do Cdigo Civil e 115, n. 1, do Cdigo de Trabalho. (Repare-se no raciocnio analgico aqui subjacente) [Recurso da Cmara] A Cmara Municipal de Miranda do Douro interps ento recurso para o Tribunal Constitucional, ao abrigo do disposto na alnea b) do n. 1 do artigo 70 da Lei do Tribunal Constitucional, nos seguintes termos: 1- Pretende-se que o Tribunal Constitucional aprecie a ilegalidade da aplicao, por equiparao, das normas constantes do artigo 115, n. 1, do Cdigo do Trabalho e do artigo 434, n. 2, do Cdigo Civil, a contratos administrativos que o prprio Supremo Tribunal Administrativo, no douto acrdo em questo, qualificou de nulos, por violarem lei imperativa, publicada para dar cumprimento a um princpio constitucional, 2- Ou seja, que seja declarada a inconstitucionalidade dessas normas, se interpretadas no sentido de o seu dispositivo se aplicar a contratos administrativos que estejam nas condies referidas no nmero anterior. 3- A recorrente entende que o douto acrdo recorrido, que decidiu aplicar as normas em causa, por equiparao, ao caso dos autos, violou o disposto nos artigos 3, n. 3, 202, n. 2, e 204. da Constituio da Repblica Portuguesa. 4- A recorrente suscitou a questo da nulidade dos ditos contratos na alegao de recurso para o Supremo Tribunal Administrativo, mas no era possvel ter invocado a inconstitucionalidade das referidas normas (se interpretadas no sentido agora posto em causa) uma vez que a aplicao de tais normas ao caso discutido nos autos apenas foi decidida no acrdo recorrido, nunca antes tendo sido aventada tal hiptese. 5- Tambm no foram discutidas nos autos, de nenhuma outra forma, as consequncias da nulidade dos referidos contratos, precisamente porque essa nulidade, invocada pela recorrente, apenas foi verificada no mencionado acrdo. 6- Na sua alegao de recurso para o Supremo Tribunal Administrativo a recorrente invocou, porm, a ilegalidade dos contratos e defendeu que, em consequncia, a soluo para o caso era a aplicao do princpio da proibio do enriquecimento sem causa. 7- Na opinio da recorrente foram enunciados pela recorrente, nessa pea processual, os elementos essenciais de uma questo de constitucionalidade normativa, tendo o Tribunal apreciado e decidido substancialmente a questo, reconhecendo que assistia razo recorrente, mas no retirando as consequncias que a mesma recorrente entende que so devidas. O relator remeteu o processo para alegaes com a indicao de que, em seu parecer, o objecto do recurso deveria considerar-se circunscrito questo de constitucionalidade referenciada no nmero 2 do requerimento de interposio, por no ser possvel, por incompetncia material do Tribunal, apreciar os aspectos mencionados nos nmeros 1 e 3 desse requerimento. [Alegaes da Cmara] A Cmara Municipal de Miranda do Douro apresentou alegaes em que formulou as seguintes concluses: 1- A legislao violada que est em causa neste processo (e que torna os contratos nulos) foi concebida em obedincia e para concretizao de um comando explcito da Constituio; 2- As suas normas so fiis filosofia desse comando e da CRP no seu conjunto; 3- Tratou-se de violao clara dessas normas e no de um desvio de interpretao; 4- As alteraes que o diploma legal em questo sofreu ao longo do tempo foram precedidas da reviso da Constituio e foram concretizadas mediante autorizaes da Assembleia da Repblica ao Governo para legislar sobre a matria, com condies e limites especficos; 5- A abertura da actividade econmica em causa iniciativa privada s foi permitida, e com condicionantes, depois da reviso constitucional de 1992, alterado que foi profundamente o paradigma da organizao econmica do pas; 6- Tal como a Administrao no pode apagar os efeitos da nulidade dos actos "regularizando os actos nulos" e o legislador, mesmo em face de motivaes de indiscutvel interesse pblico que aconselhem a

alterao do quadro jurdico para evitar a "desordem jurdica" s o pode fazer respeitando os ditames constitucionais, o intrprete tambm no pode afrontar esses ditames, mesmo quando entenda ser justa outra soluo; 7- O regime do Cdigo do Trabalho especfico desse ramo do direito e as solues do seu artigo 115. de no aplicar o regime geral da nulidade estabelecido nos arts. 288. a 294. do Cdigo Civil, tm acolhimento precisamente em preceitos constitucionais; 8- A soluo de a nulidade apenas operar ex nunc, produzindo os contratos os seus efeitos como se fossem vlidos durante o tempo em que estiveram em execuo no pode ser aplicada quando tal nulidade advm da violao de normas constitucionais, sob pena de ofensa grave segurana jurdica e enfraquecimento do Estado de Direito; 9- A regra da concluso anterior aplica-se, pelas mesmas razes, s normas legais ditadas por comandos constitucionais e que sejam fiis a esses comandos e filosofia aplicvel da Lei Fundamental; 10 A complacncia ou, mais gravemente, a regularizao pelo intrprete de violaes graves dessas leis significaria o suicdio do Estado de Direito; 11- A defesa do ncleo legislativo plasmado na Constituio e nas leis que dela derivam directamente, implica que em situaes de violao, tratando-se de contratos, estes sejam tratados como se fossem inexistentes; 12- A CRP, embora revista, hoje a de 1976 e no pode deixar de considerar-se inconstitucional uma norma legal se interpretada de molde a contrariar a verso original daquela, quando aplicada a factos ocorridos quando vigorava essa verso; 13- Se assim no fosse o Estado de Direito no seria coerente com ele prprio e no se poderia esperar que as geraes vindouras respeitem as nossas actuais opes; 14- Sendo inconstitucional a norma legal explcita, por maioria de razo o sero outras que foram criadas para outros fins, se interpretadas para aplicao analgica a casos que cairiam dentro do campo abarcado pela inconstitucionalidade; 15- As normas do n. 2 do art. 434. do Cdigo Civil e do n. 1 do art. 115. do Cdigo do Trabalho so inconstitucionais, se interpretadas no sentido de o seu dispositivo se aplicar a contratos administrativos nulos por violarem lei imperativa publicada para dar cumprimento a um princpio constitucional, porque, sendo aplicadas, contrariam a letra e o esprito das normas inseridas nos artigos 277., n. 1, 204. e 3., n. 3, da Constituio. [Contra-alegaes da empresa] A A., S. A., ora recorrida, contra-alegou, concluindo, por seu turno, do seguinte modo: I O Recorrente carece de legitimidade para interpor o presente recurso em virtude de no ter suscitado perante o Tribunal Recorrido a questo da inconstitucionalidade, por esse motivo, deve o mesmo ser indeferido, o que se requer nos termos e para os efeitos do disposto no n. 3 do artigo 76. da Lei n. 28/82. II. A Lei dos Sectores Vedados Lei n. 46/77, de 8 de Julho - no uma norma constitucional, trata-se, to s, de uma norma legal que concretiza um comando constitucional por conseguinte, a celebrao de contratos em desconformidade com as disposies legais contidas nesse diploma poder traduzir-se, apenas num vcio de violao de lei, e nada mais. III. A declarao de nulidade com efeitos ex nunc admissvel no mbito do Direito Administrativo nos termos previstos no n. 3 do artigo 134. do CPA- , no uma soluo com acolhimento legal especfico em apenas alguns ramos de direito. IV. As normas que possibilitam a atribuio de efeitos ex nunc declarao de nulidade encontram a sua fundamentao em princpio gerais e estruturantes do nosso ordenamento jurdico: o princpio da segurana jurdica e da tutela da confiana. V. De resto, o legislador constituinte eleva o princpio da segurana jurdica ao ponto de considerar que o mesmo pode justificar uma limitao dos efeitos da declarao de inconstitucionalidade, conforme se prev no n. 4 do artigo 282. da CRP. VI. Ora, se este princpio justifica a limitao dos efeitos de uma declarao de inconstitucionalidade, por maioria de razo justificar uma limitao dos efeitos de uma declarao de nulidade. Cabe apreciar e decidir.

II. Fundamentao

Questo prvia 2. Na sua contra-alegao, a recorrida suscita a questo da ilegitimidade processual activa para a interposio do recurso, por considerar que recorrente no cumpriu o nus de suscitao da questo de constitucionalidade no decurso do processo e no preenche, por conseguinte, o requisito processual a que se referem os artigos 70, n. 1, alnea b), e 72, n. 2, da Lei do Tribunal Constitucional. E, na verdade, na alegao de recurso para o Supremo Tribunal Administrativo, a recorrente limitou-se a arguir a nulidade dos contratos de prestao de servios celebrados entre as partes sem equacionar a inconstitucionalidade da interpretao normativa que viesse a ser adoptada pelo tribunal de recurso no sentido da limitao da eficcia da declarao de nulidade, questo que est agora em causa. No entanto, a recorrente invocou, no requerimento de interposio de recurso que a questo da nulidade dos contratos nunca tinha sido antes aventada no processo, e foi arguida apenas em sede de recurso, e a sua perspectiva, como decorre das respectivas alegaes, a de que nunca seriam aplicveis ao caso, no plano das consequncias jurdicas da declarao de nulidade, normas que tm um campo aplicativo restrito s relaes de direito contratual privado ou do direito laboral. Como se sabe, a exigncia da prvia suscitao da questo de constitucionalidade decorre da prpria natureza do recurso para o Tribunal Constitucional e do seu especfico mbito objectivo, tendo em considerao que o recurso incide sobre normas e no sobre decises; o que pressupe que o tribunal a quo tenha aplicado na deciso recorrida a norma cuja constitucionalidade se questiona e tenha, por isso, sido confrontado com essa matria ainda antes da prolao da sua deciso, em termos de estar obrigado a dela conhecer. Todavia, o tribunal tem entendido que o nus de prvia suscitao no aplicvel nas situaes em que o recorrente no tenha tido oportunidade processual de formular, perante o tribunal recorrido, a questo da constitucionalidade da interpretao normativa que tenha sido adoptada, o que sucede, designadamente, nos casos em que o interessado se depara com uma deciso-surpresa, isto , com uma interpretao com a qual no poderia razoavelmente contar. No caso em apreo, sendo embora certo que no est afastada, no domnio do contencioso administrativo, a possibilidade de aplicao de princpios gerais que emergem de outros ramos do direito ou do ordenamento jurdico globalmente considerado, aceitvel que o interessado possa invocar a no previsibilidade de uma soluo normativa que tenha sida extrada de um regime legal que no seria, partida, directamente aplicvel. Entende-se, assim, ser de rejeitar o invocado fundamento de ilegitimidade activa.

Delimitao do objecto do recurso. 3. A apreciao da matria de fundo justifica, no entanto, que se efectue uma preciso quanto ao objecto do recurso. No requerimento de interposio de recurso, a recorrente no suscita apenas a questo da inconstitucionalidade das normas dos artigos 115, n. 1, do Cdigo do Trabalho e 434, n. 2, do Cdigo Civil, mas tambm a inconstitucionalidade da prpria deciso recorrida, por violao do disposto nos artigos 3, n. 3, 202, n. 2, e 204 da Constituio da Repblica, e, bem assim, a sua ilegalidade por violao das normas que definem o regime legal de delimitao de sectores. Como se deixou antever, e consta do despacho interlocutrio do relator, a competncia do Tribunal Constitucional est circunscrita s questes de constitucionalidade normativa, pelo que no pode conhecer-se do objecto de recurso na parte em que nele se pretende obter um controlo do mrito da prpria deciso recorrida. Acresce que, no mbito da fiscalizao concreta da legalidade, o Tribunal Constitucional apenas pode conhecer de decises que recusem a aplicao de normas constantes de acto legislativo por violao de lei de valor reforado ou por violao do estatuto de uma regio autnoma (artigo 281, n. 2, da Constituio), pelo que no tambm possvel conhecer do recurso na parte em que se pretende a verificao da legalidade da deciso quanto aplicao aos contratos administrativos, por equiparao, das disposies dos artigos 115, n. 1, do Cdigo do Trabalho e 434, n. 2, do Cdigo Civil. Por outro lado, mesmo no que se refere questo de constitucionalidade normativa que est em causa, importa notar que a pronncia do tribunal recorrido foi no no sentido da aplicao tout court das normas dos artigos 115, n. 1, do Cdigo do Trabalho e 434, n. 2, do Cdigo Civil, mas no sentido da aplicao de um princpio jurdico de limitao da eficcia da declarao de nulidade dos contratos extrado dessas disposies. o que decorre com evidncia do seguinte excerto do acrdo recorrido: Concordamos, inteiramente, com a ideia de que a eficcia ex nunc a melhor soluo. Na verdade, pelas razes expostas, a regra do art. 289, n. 1, do Cdigo Civil, que como vimos, se aplicada com efeitos ex tunc no domnio dos contratos de execuo continuada de servios se mostra inadequada sua prpria teleologia, carece de uma restrio que permita tratar desigualmente o que desigual, isto , deve ser objecto de reduo teleolgica (cfr. Karl Larenz, ob. cit., pgs. 450/457), de molde a que, nos contratos de execuo continuada em que uma das partes beneficie do gozo de servios cuja restituio

em espcie no possvel, a nulidade no abranja as prestaes j efectuadas, produzindo o contrato os seus efeitos como se fosse vlido em relao ao tempo durante o qual esteve em execuo, a exemplo do que, como afloramento da mesma ideia, est expressamente consagrado na nulidade, por equiparao, resultante da resoluo dos contratos de execuo continuada ou peridica (arts. 433 e 434, n. 2, do Cdigo Civil) e na nulidade do contrato de trabalho (art. 115, n. 1, do Cdigo do Trabalho). No h, por conseguinte, uma aplicao directa ao caso dos autos das referidas normas do Cdigo do Trabalho e do Cdigo Civil, mas antes a aplicao de um critrio legal de que existem afloramentos nessas disposies e que se pode considerar como um princpio geral que se torna extensivo ao contencioso dos contratos administrativos. (Como que se invoca uma analogia IURIS, mais do que LEGIS) Mrito do recurso 4. Como resulta dos elementos dos autos, a r, ora recorrente, adjudicou autora a prestao de servios de explorao das estaes de tratamento de guas de abastecimento pblico e de guas residuais. Os contratos foram celebrados em 28 de Janeiro de 1992. A r no procedeu ao pagamento de diversas facturas vencidas relativas a servios prestados no mbito dos referidos contratos, no montante global de 335 082,98. Por sentena do Tribunal Administrativo de Crculo, a r foi condenada a pagar autora a referida importncia, acrescida de juros moratrios. Em recurso jurisdicional interposto perante o STA, a r invocou a nulidade dos contratos celebrados entre as partes, por violao da lei de delimitao dos sectores, que vedava s empresas privadas o acesso s actividades que constituam o objecto contratual. Apesar da questo da nulidade ter sido suscitada pela primeira vez em sede de recurso, e no ter sido, por isso, objecto de pronncia pelo tribunal de primeira instncia, o STA considerou que lhe cumpria conhecer da questo, por se tratar de matria de conhecimento oficioso; e, tendo reconhecido que os contratos em causa foram celebrados contra disposio legal imperativa, declarou a nulidade desses contratos nos termos do artigo 294 do Cdigo Civil, aplicvel por fora do artigo 185, n. 3, alnea b), do Cdigo de Procedimento Administrativo; no entanto, atendendo a que se tratava de contratos de execuo continuada que foram efectivamente executados, o tribunal de recurso procedeu reduo teleolgica do disposto no artigo 289, n. 1, do Cdigo Civil, que era aplicvel ao caso, atribuindo declarao de nulidade mera eficcia ex nunc, em termos tais que considerou que os contratos produziram todos os seus efeitos pelo perodo correspondente sua execuo, como se fossem vlidos, com o que se estabelece no mbito da resoluo dos contratos civis de execuo continuada ou peridica (artigos 433 e 434, n. 2, do Codigo Civil) e em caso de nulidade do contrato de trabalho (artigo 115, n. 1, do Cdigo do Trabalho). Deste modo, o acrdo recorrido, apesar do reconhecimento da nulidade dos contratos, considerou que no havia motivo para julgar procedente o recurso e confirmou a sentena condenatria. A recorrente insurge-se contra o assim decidido, dizendo, em resumo, que a norma imperativa que determinou a nulidade dos contratos (constante da Lei n. 46/77, de 8 de Julho) resulta da concretizao de um comando explcito da Constituio, relativo delimitao dos sectores, vigente data em que os contratos foram celebrados, pelo que a atribuio de eficcia ex nunc declarao de nulidade constitui ofensa ao princpio da segurana jurdica e ao primado do Estado de Direito, concluindo que as normas do n. 2 do artigo 434. do Cdigo Civil e do n. 1 do artigo 115. do Cdigo do Trabalho so inconstitucionais, quando interpretadas no sentido de serem aplicveis a contratos administrativos nulos, por contrariarem o disposto nos artigos 277., n. 1, 204. e 3., n. 3, da Constituio. J vimos num momento precedente, que o tribunal recorrido no efectuou uma aplicao directa das referidas normas da lei civil e da lei laboral e considerou antes aplicvel um princpio geral, segundo o qual, em caso de contratos administrativos de execuo continuada, em que uma das partes tenha beneficiado dos servios prestados que j no podero ser objecto de restituio em espcie, a declarao

de nulidade no abrange as prestaes efectuadas; com a consequncia de se manter, em relao ao cocontratante, o dever de pagamento do preo correspondente. (Cabe perguntar at que ponto este critrio jurdico, nomeado em termos que evocam os princpios gerais de direito, no poder ser compreendido como um verdadeiro princpio normativo jurisprudencialmente desvelado/co-constitudo). Importa notar, por outro lado, que a recorrente, como fundamento de inconstitucionalidade, limita-se a aludir a normas constitucionais de garantia que no possuem um relevo autnomo como parmetro de constitucionalidade. De facto, o artigo 3., n. 3, da Constituio consagra um princpio de conformidade dos actos do Estado e das demais entidades pblicas com a Constituio, o que constitui uma consequncia directa da juridicidade dos poderes estaduais e da fora normativa da Constituio enquanto lei fundamental da ordem jurdica; em concretizao desse mesmo princpio que a Constituio assegura, por sua vez, a fiscalizao jurisdicional da constitucionalidade das leis e permite que os tribunais recusem a aplicao de normas que sejam inconstitucionais, tal como resulta dos citados artigos 204 e 277 (cfr. GOMES CANOTILHO/VITAL MOREIRA, Constituio da Repblica Portuguesa Anotada, I vol., 4 edio, pgs. 217-218). O reconhecimento da existncia de um princpio de constitucionalidade no , todavia, bastante para se considerar verificado, em relao norma aplicada pelo tribunal recorrido, o vcio de desconformidade com a Constituico. necessrio que se identifique o princpio ou preceito constitucional substantivo que possa ter sido violado pela interpretao normativa que constitui objecto do recurso. (Este aspecto sobremaneira importante. Note-se que no basta alegar a violao do princpio da constitucionalidade como alis da legalidade sendo necessrio indicar a norma concretamente infringida. No caso, o parmetro principial a ter em conta, como se ver de imediato, o princpio da segurana jurdica). E nesse plano, o nico princpio que pode ser chamado colao e servir de parmetro de constitucionalidade o da segurana jurdica, como decorrncia do Estado de direito, a que a recorrente se refere na concluso 8. das suas alegaes. Como observam GOMES CANOTILHO e VITAL MOREIRA, o princpio do Estado de direito, a que alude o artigo 2 da Constituio, mais do que constitutivo de preceitos jurdicos, sobretudo conglobador e integrador de um amplo conjunto de regras e princpios dispersos pelo texto constitucional, que densificam a ideia de sujeio do poder a princpios e regras jurdicas, garantindo aos cidados liberdade, igualdade e segurana. E, como acrescentam os mesmos autores, no est excludo que dele se possam colher normas que no tenham expresso directa em qualquer dispositivo constitucional, mas que se apresentam como consequncia imediata e irrecusvel daquilo que constitui o cerne do Estado de direito democrtico, a saber, a proteco dos cidados contra a prepotncia, o arbtrio e a injustia (especialmente por parte do Estado) (ob. cit., pgs. 205-206). assim que se compreende que o princpio da segurana jurdica surja como uma projeco do Estado de direito e se torne invocvel, como critrio jurdico-constitucional de aferio de uma certa interpretao normativa, a partir do prprio conceito de Estado de direito nsito no falado artigo 2 da Constituio. Mas sendo assim, o nico princpio constitucional que susceptvel de ter sido violado, face aos termos em que a questo colocada no processo, o princpio da segurana jurdica, a que se reconduz a concomitante referncia que feita nas alegaes de recurso ao princpio do Estado de direito, sendo, pois, esse o nico parmetro de constitucionalidade que interessa analisar. 5. A garantia de segurana jurdica inerente ao Estado de direito corresponde, numa vertente subjectiva, a uma ideia de proteco da confiana dos particulares relativamente continuidade da ordem jurdica. Nesse sentido, o princpio da segurana jurdica vale em todas as reas da actuao estadual, traduzindo-se em exigncias que so dirigidas Administrao, ao poder judicial e, especialmente, ao legislador.

Referindo-se proteco da confiana dos particulares relativamente manuteno de um certo regime legal, REIS NOVAIS defende, em tese geral, que os particulares tm, no apenas o direito a saber com o que podem legitimamente contar por parte do Estado, como, tambm, o direito a no verem frustradas as expectatitvas que legitimamente formaram quanto permanncia de um dado quadro ou curso legislativo, desde que essas expectativas sejam legtimas, haja ndicios consistentes de que, de algum modo, elas tenham sido estimuladas, geradas ou toleradas por comportamentos do prprio Estado e os particulares no possam ou devam, razoavelmente, esperar alteraes radicais no curso do desenvolvimento legislativo normal (Os princpios constitucionais estrutrantes da Repblica Portuguesa, Coimbra, 2004, pg. 263). No entanto, face ao valor constitucional contraposto do interesse pblico, a que o legislador est tambm vinculado, o autor reconhece que o alcance prtico do princpio da proteco da confiana s delimitvel atravs de uma avaliao ad hoc que tenha em conta as circunstncias do caso concreto e permita concluir, com base no peso varivel dos interesses em disputa, qual dos princpios deve merecer prevalncia. E no plano da ponderao do peso das posies relativas dos particulares, acentua que as expectativas tm de ser legtimas, excluindo que possam assumir qualquer relevo valorativo s posies sustentadas em ilegalidades ou em omisses indevidas do Estado (ob. cit., pgs. 264 e 267) Tambm o Tribunal Constitucional tem j firmado o entendimento de que o princpio do Estado de direito democrtico postula uma ideia de proteco da confiana dos cidados e da comunidade na ordem jurdica e na actuao do Estado, o que implica um mnimo de certeza e de segurana no direito das pessoas e nas expectativas que a elas so juridicamente criadas, conduzindo considerao de que a normao que, por natureza, obvie de forma intolervel, arbitrria ou demasiado opressiva queles mnimos de certeza e segurana jurdica que as pessoas, a comunidade e o direito tm de respeitar, como dimenses essenciais do Estado de direito democrtico, ter de ser entendida como no consentida pela a lei bsica (entre outros, o acrdo n. 303/90, in Acrdos do Tribunal Constitucional, 17 vol., pg. 65). 6. Segundo o disposto no artigo 289, n. 1, do Cdigo Civil, tanto a declarao de nulidade como a anulao de negcio tm efeito retroactivo, devendo ser restitudo tudo o que tiver sido prestado ou, se a restituio em espcie no for possvel, o valor correspondente. O que , em geral, entendido como significando que h lugar reposio das coisas no estado anterior ao negcio, com a consequente repetio do indevido e no apenas daquilo com que qualquer das partes se tenha locupletado. O tribunal recorrido efectuou, contudo, uma reduo teleolgica e considerou que, tratando-se de contratos de execuo continuada, a declarao de nulidade no abrangia as prestaes j realizadas, sendo esta a interpretao normativa que se alega ser passvel de violar o princpio da segurana jurdica. O que se verifica, porm, no caso em apreo, que a r, ora recorrente, tomou ela prpria a iniciativa de outorgar com a autora, aqui recorrida, os contratos de prestao de servios relativos a actividades econmicas que, nos termos do disposto na Lei n. 46/77, de 8 de Julho, estavam vedadas a empresas privadas. E, na sequncia da deciso proferida pelo Tribunal Administrativo de Crculo, que a condenou no pagamento de importncias referentes s contra-prestaes devidas pelos servios prestados, veio invocar, em recurso jurisdicional, a nulidade dos contratos por terem sido celebrados contra disposio legal imperativa. Neste condicionalismo, foi a r, na sua qualidade de contraente pblico e entidade adjudicante, que deu azo outorga dos contratos administrativos feridos de invalidade, ao escolher como co-contratante uma entidade que, pela sua natureza, estava impedida de realizar, nos termos da lei, as prestaes que constituiam o objecto da relao contratual. A r criou motu proprio a situao de ilegalidade que determinou a declarao de nulidade dos contratos, e agiu, por conseguinte, em desconformidade com a lei e, como tal, em claro desrespeito pelo princpio da legalidade, que se encontra constitucionalmente consagrado e constitui uma regra basilar de todo e qualquer procedimento administrativo (cfr. artigos 266, n. 2, da Constituio e 3, n. 2, do Cdigo de Procedimento Administrativo). Transpondo para o caso dos autos os princpios acabados de expor quanto tutela da confiana, facilmente se constata que no existe qualquer expectativa legtima, por parte da entidade administrativa, relativamente a uma interpretao normativa que no implique a destruio retroactiva do negcio jurdico e a consequente restituio do indevido, quando a declarao de nulidade decorrente da prpria actuao ilcita dessa entidade.

E, de resto, qualquer outra interpretao do artigo 289 do Cdigo Civil que conduzisse liquidao dos contratos em termos que permitisse r eximir-se ao pagamento das contra-prestaes devidas pelos servios prestados em execuo do negcio nulo, corresponderia a um verdadeiro abuso de direito na modalidade de venire contra factum proprium, na medida a que implicaria a violao do seu prprio dever de restituio resultante da conformao do contrato viciado (que a eficcia ex tunc da declarao de nulidade sempre impunha) e, consequentemente, um injustificado enriquecimento custa do cocontratante que teria derivado de uma actuao ilcita que lhe directamente imputvel. O que bem evidencia a inexistncia, na esfera jurdica da r, de qualquer posio jurdica que devesse ser salvaguardada atravs de uma outra interpretao da lei. No h, pois, nenhum motivo para considerar verificada a violao do princpio da segurana jurdica.

III. Deciso
Termos em que se decide negar provimento ao recurso. Sem custas, por no serem devidas, tendo em conta que o processo foi instaurado antes da entrada em vigor das alteraes introduzidas pelo Decreto-Lei n. 324/2003, de 24 de Fevereiro (artigo 14, n. 1). Para l da questo constitucional, fica por apurar, mais rigorosamente, se devemos falar de uma verdadeira reduo teleolgica e se a operao se justifica, ou seja, se a equiparao entre os contratos tem razo de ser. Na prtica considerou-se o caso decidendo semelhante (analogia problemtica) ao da resoluo dos contratos privados de execuo continuada ou peridica (prevista no artigo 434., n. 2 do Cdigo Civil) e ao da nulidade do contrato de trabalho (por aplicao do disposto no artigo 115, n. 1, do Cdigo de Trabalho). A soluo prevista nos dispositivos civis e juslaborais pareceu a mais adequada para a resoluo do caso thema, atenta a teleologia da(s) norma(s) que o regula(m) (analogia judicativa). Como tal, a regra do 289, n. 1 do Cdigo Civil foi objecto de uma reduo teleolgica, interpretando-se o regime do caso vertente no sentido de a nulidade dos contratos administrativos celebrados produzir apenas efeitos para o futuro. Do argumentrio resulta que tal decorre da extenso de um suposto princpio de limitao da eficcia das declaraes de nulidade a casos aparentemente por ele no abrangidos.

Lisboa, 12 de Maro de 2009 Carlos Fernandes Cadilha Ana Maria Guerra Martins Maria Lcia Amaral

2.
ACRDO N. 370/2007 Acordam na 3 Seco do Tribunal Constitucional

I.

Relatrio

1. A., S. A., em aco administrativa especial intentada perante o Tribunal Central Administrativo, impugnou o despacho do Secretrio de Estado dos Assuntos Fiscais que recusou a autorizao para deduzir nos seus lucros tributveis os prejuzos fiscais de B., SA, e, em cumulao, pediu a condenao da entidade demandada na prtica de um acto que, em substituio do acto impugnado, defira essa sua pretenso, que tinha como fundamento o disposto no artigo 69, n. 1, do Cdigo do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (CIRC) e o facto de a Autora ter adquirido, no mbito de um processo judicial de recuperao de empresa, todos os direitos e obrigaes daquela outra sociedade. [Recurso para o STA] A aco foi julgada improcedente, pelo que a Autora interps recurso jurisdicional para o Supremo Tribunal Administrativo, alegando, em sntese, o seguinte: i) A norma do artigo 69, n. 1, do CIRC no impede que, mesmo que se considere inexistir formalmente uma situao de fuso de sociedades, possa ocorrer a transmisso de prejuzos fiscais, nos casos em que se est perante a constituio, no seio de um processo de recuperao de empresa, de uma nova sociedade que assume todos os direitos e obrigaes da sociedade em recuperao, deixando esta de exercer qualquer actividade em resultado da cedncia de toda a sua capacidade produtiva nova sociedade. (Arrisca-se aqui uma interpretao meramente praeter legem, se virmos bem: a norma () no impede que). ii) De resto, qualquer critrio normativo, inferido do artigo 9. do Cdigo Civil ou do artigo 11 da Lei Geral Tributria (LGT), que exclua a considerao de resultados de uma interpretao teleologicamente orientada ou uma extenso teleolgica, com o fundamento de que com isso se viola o princpio da legalidade, seria, pela limitao do resultado interpretativo da emergente em sacrifcio da justeza material das decises judiciais, inconstitucional por violao do prprio princpio do Estado de direito material. (Talvez fosse prefervel aludir a uma correco da norma, tendo em conta o mbito de relevncia material dos problemas cotejados, sem necessidade de invocar a teleologia do preceito legal. Sendo assim, haveria que confirmar se esto reunidos os pressupostos para essa correco que permitem distingui-la da mera adaptao e se, por outro, lado, no foram transpostos os respectivos limites, com o que se teria de concluir pela no aplicao da norma). iii) O bom fundamento da aplicao do artigo 69 do CIRC ao caso dos autos potenciado pela existncia de uma intolervel situao arbitrria e discriminatria no domnio das medidas de recuperao de empresas em situao econmica difcil, carecendo de fundamento, na lgica do princpio da igualdade, o regime privilegiado que se institui para as medidas de reestruturao aprovadas pelo IAPMEI e as que so homologadas judicialmente. (O princpio da igualdade, fundamentando todo o raciocnio analgico e, portanto, tambm aquele que justificaria o recurso a uma extenso teleolgica, nos moldes acabados de expender, surge aqui de tal modo recortado e destacado, que se diria ocorrer como fundamento autnomo para uma interpretao correctiva da norma em nome dos princpios, por forma a abranger um caso que formalmente no prev). [Deciso do STA] Por acrdo de 2 de Novembro de 2006, o STA confirmou o julgado, tendo em conta as seguintes ordens de consideraes: i) A deduo dos prejuzos fiscais de uma sociedade nos lucros tributveis de outra sociedade, nos termos do artigo 69, n. 1, do CIRC, s pode ocorrer quando elas estiverem envolvidas num processo de fuso e essa deduo tiver sido autorizada pelo Ministro das Finanas;

ii) Face ao princpio da tipicidade fiscal, a ausncia de tributao num determinado caso concreto s poder ocorrer se existir norma legal que especificamente autorize a excepo regra geral de incidncia, sendo que as normas que estabeleam isenes fiscais no podem ser interpretadas por analogia ou de forma extensiva, e apenas as normas que fixem benefcios fiscais so susceptveis de interpretao extensiva; iii) A norma do artigo 69. , n. 1, do CIRC configura um benefcio fiscal s aplicvel no caso de fuso de sociedades, no se justificando a interpretao extensiva em termos de abranger a situao da recorrente; iiii) A Administrao no violou o princpio da igualdade, visto que se no demonstra que tenha tratado situaes idnticas s dos autos de modo diferente. [Recurso para o tribunal Constitucional] desse aresto que vem interposto o presente recurso de constitucionalidade, ao abrigo do disposto no artigo 70, n. 1, alnea b), da Lei do Tribunal Constitucional, pelo qual se pretende ver fiscalizada a constitucionalidade das seguintes normas: - artigo 11. da Lei Geral Tributria, quando interpretado no sentido de vedar, com fundamento no princpio da legalidade fiscal, a admissibilidade de resultados da interpretao como a extenso teleolgica, por violao do princpio do Estado de direito material, acolhido no artigo 2 da Constituio da Repblica Portuguesa e com idntica expresso no artigo 202., ns 1 e 2, da Lei Fundamental, na medida em que se considere que as normas que estabeleam essas isenes no podem ser interpretadas por analogia ou de forma extensiva, ainda que esta e apenas esta seja admitida em sede de benefcios fiscais; - artigo 69 do Cdigo do Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas, enquanto impea que uma sociedade criada no mbito de um processo judicial de recuperao de empresa e Falncia (CPEREF), tendo adquirido todos os direitos e obrigaes de uma sociedade em situao empresarial difcil, possa deduzir os prejuzos fiscais desta, por violao do princpio da igualdade e por efeito da articulao dessa norma com o disposto no Decreto-Lei n. 14/98, de 28 de Janeiro, maxime artigo 6., e com o disposto no Decreto-Lei n. 81/98, de 2 de Fevereiro, maxime, artigo 9. Admitido o recurso, a recorrente apresentou as suas alegaes em que formula as concluses que seguem: (A argumentao merece uma leitura demorada) 1. A interpretao da lei traduz-se na determinao do seu sentido jurdico-normativo em ordem a obter, por referncia ao caso, um critrio jurdico adequado justa resoluo de um determinado problema jurdico concreto, 2. No tendo em vista uma inteno apenas hermenutico-cognitiva pr-ordenada a desocultar to-s o teor semntico-gramatical da norma, em abstracto, independentemente do caso concreto. 3. Qualquer norma carece de ser interpretada por referncia e a partir do caso, respeitando sempre e em ltima anlise o sentido jurdico normativo da fonte interpretanda. 4. Radicando a interpretao jurdica na determinao do sentido jurdico-normativo de uma norma, que no no seu significado textual, a obedincia norma no pode confundir-se com mera obedincia sua letra, independentemente de uma adequao prtico-prudencial entre o caso e a norma. 5 Impor-se-, a esse propsito, considerar a intencionalidade prtico-normativa da norma em face do problema jurdico de molde a garantir a efectivao da sua imanente teleologia normativa na resoluo do caso concreto tendo em conta as especificidades deste, sendo que estas ho-de co-determinar, por via interpretativa, o sentido jurdico desocultado na interpretao da norma. 6. Assumida a preocupao pelas exigncias materiais prprias do direito e a realizao judicativodecisria deste centrada na especificidade dos problemas concretos e no numa mera lgica abstracta a reclamar uma interveno tcnico-lingustica, mas no prtico-jurdica, a evoluo do pensamento jurdico metodolgico caminhou de mos dadas com a recompreenso do Estado de direito, metamorfoseado agora num Estado em que a lei (lex) ter de ser determinada pelo direito (ius) e em que, nesse domnio, se reserva agora magistratura judicial um papel essencial na interpretao crtica da lei, considerada na globalidade dos seus elementos significativos, referidos ao problema jurdico-concreto 7. Estando em causa um problema meta-positivo, que diz respeito ao pensamento jurdico globalmente considerado e no em exclusivo ou exclusivismo instncia legislativa, a verdade que, em

homenagem ao Estado de direito, e ao papel que a jurisprudncia assume nesse mbito, no pode o legislador estabelecer impositivamente um cnone metodolgico de modo a limitar a actividade jurisprudencial na justa e materialmente adequada resoluo dos conflitos. 8. Ao faz-lo, em termos restritivos, vedando a admissibilidade de resultados interpretativos como a mera interpretao extensiva ou a interpretao teleolgica, o legislador ordinrio condena o julgador a uma mera interpretao literal-gramatical da norma totalmente estranha s especificidades do caso, impedindo-o de valorar em termos comparativos o problema normativo assumido pela norma e o problema concreto cuja soluo se demanda. 9. No domnio de um Estado de direito no pode condenar-se o julgador a uma estrita e exclusiva obedincia ao sentido literal das normas, compreendido na sua auto-subsistncia filolgico-gramatical, impedindo-o de considerar os demais elementos interpretativos de modo a perscrutar na norma o seu autntico significado jurdico e no textual. 10. Essa limitao dos resultados interpretativos, claramente injustificada luz de um Estado de Direito, tambm contrria, em absoluto, ao princpio da separao dos poderes na medida em que traduz uma ingerncia no ncleo fundamental da actividade judicativa, amputando magistratura os instrumentos metodolgicos conducentes justa deciso dos problemas jurdicos. 11. inconstitucionalmente intolervel que se limite a actividade metodolgica da jurisprudncia judicial a uma apreciao do teor semntico-gramatical das normas em termos de se lhe exigir to-s que seja, como em oitocentos, la bouche qui prononce les paroles de la loi, numa interpretao jurdica apenas exegtico-gramatical. 12. Ao limitar a actividade interpretativa a determinado paradigma, o legislador ordinrio est a aniquilar, na essncia, o sentido substancial da actividade jurisdicional, o que, nos tempos actuais, perante uma jurisprudncia que deve mais obedincia ao direito que letra da lei, no pode de todo admitir-se. 13. A norma aqui em crise no se mostra minimamente conforme com dimenses estruturantes do Estado-de-Direito, nomeadamente com dois dos seus mais nucleares corolrios: o do reconhecimento da autonomia e do sentido, quer da normatividade jurdica, quer do especfico pensamento chamado a assumir o problema da sua racionalizada realizao judicativo-decisria (em virtude da consabida imbricao de ambos). 14. O acto de julgamento no pode ser predeterminado nos seus resultados pela imposio de uma teoria da interpretao que impea a jurisprudncia de determinar o sentido jurdico-normativo das normas legais em conformidade com o problema jurdico concreto e de as aplicar de acordo com a interpretao assim realizada quando o resultado interpretativo assim obtido no seja tout court sustentado por uma simples interpretao declarativa 15. O legislador no pode, sem prejuzo pela autonomia da realizao judicativo-decisria do direito, pela independncia do poder judicial, e pela funo autnoma da jurisprudncia no universo jurdico, prescrever um modelo de interpretao de jaez hermenutico-cognitivo, proscrevendo, do mesmo passo, uma actividade jurisprudencial de interpretao prtico-normativa, que atenda ao caso concreto como prius metodolgico e que em matria de interpretao da lei possa valorar diferenciadamente a inteno prtico-material por esta manifestada em detrimento da sua dimenso filolgico-gramatical. 16. O legislador no pode, assim, excluir em absoluto em abstracto os resultados interpretativos por admitirem a preterio do estrito teor semntico-gramatical das normas em homenagem ao seu sentido material, inserindo-se neste mbito os casos j mencionados de interpretao teleolgica, mais especificamente, de extenso e de reduo teleolgicas. 17. Hodiernamente, tais resultados interpretativos no s so commumente admitidos e aceites pela nossa doutrina e jurisprudncia mais avalizada, como, para alm disso, constituem uma clara refraco metodolgica das exigncias materiais que um Estado de direito coloca judicatura, exigindo-lhe que uma justa deciso de um problema jurdico passe pela adequao do caso concreto com o sentido normativo da norma interpretanda e no por uma mera interpretao literal, feita em abstracto, desvinculada da inteno prtico-normativa dos critrios jurdicos e construda independentemente do problema concreto que convoca e suscita e interveno dessa norma. 18. A mobilizao de qualquer norma no dispensa, atentos os limites normativo-intencionais que a predicam, um esforo mediador constitutivo que balance o olhar entre a norma e o caso, em termos de poder concluir-se que o sentido de direito assinalado norma tem forosamente de incluir o sentido problemtico resultante do caso concreto, ainda que a dimenso teleonomolgica da norma se tenha de sobrepor em face ao teor semntico-gramatical da norma. 19. O princpio da legalidade no impe o desprezo pelo cumprimento da intencionalidade teleolgico-normativa da norma em detrimento do seu sentido filolgico-gramatical, particularmente quando o cumprimento forma desta dimenso conduza, sem mais, total preterio da norma, naquilo que, justamente, ela se traduz: um critrio jurdico no lingustico de resoluo de um problema.

20. O princpio da legalidade fiscal um princpio que se dirige essencialmente ao Estado e que, quanto aos seus corolrios metodolgicos, pretende proteger os destinatrios da normatividade tributria de uma aplicao analgica in malem partem, mas no tem a pretenso de impedir, limitar ou excluir, ainda em sede de interpretao jurdica, que o julgador possa determinar o sentido das normas fiscais em termos de valorar os distintos elementos interpretativos de forma diferenciada sem ter de conferir ao elemento gramatical um valor determinante do resultado interpretativo. 21. Na medida em que se limitem em abstracto os resultados interpretativos e se impea que o intrprete releve o sentido jurdico-normativo da norma, vinculando-o, sempre e em todo o caso, ao peso determinante do elemento gramatical, como sucede com o artigo 11 da Lei Geral Tributria quando interpretado no sentido de vedar, com fundamento no princpio da legalidade fiscal, a admissibilidade de resultados da interpretao como extenso teleolgica, por se considerar que as normas que estabelecem essas isenes no podem ser interpretadas por analogia ou de forma extensiva, o prprio princpio da legalidade que materialmente se viola e o Estado de Direito que se pe em crise. 22. inconstitucional, por violao do princpio do Estado de Direito e do princpio da separao dos poderes, o artigo 11. da Lei Geral Tributria quando interpretado no sentido de vedar, com fundamento no princpio da legalidade fiscal, a admissibilidade de resultados da interpretao como a extenso teleolgica, por se considerar que as normas que estabelecem essas isenes no podem ser interpretadas por analogia ou de forma extensiva. 23. O Instituto de Apoio s Pequenas e Mdias Empresas (IAPMEI) indeferiu a candidatura ao SIRME, com o fundamento de que o esforo financeiro por parte daquele instituto representava 86% do total do seu investimento, outra possibilidade no houve de que solicitar, aps acordo com os credores, a homologao da reviso do plano de actuao da gesto controlada da empresa, nos termos dos artigos 106., n. 2, 107., n. 2, e 101, n. 1, alnea e), do CEREF. 24. Com excepo da aplicao do artigo 69. do CIRC ao presente caso concreto nada se prev quanto ao regime da transmissibilidade dos prejuzos fiscais no seio de medidas de viabilizao de empresas (revestidas, como aqui sucede, de manifesto interesse econmico). 25. No entanto, em lugar paralelo, verifica-se que o Decreto-Lei n. 14/98, de 28 de Janeiro, criou um regime especial de deduo de prejuzos no mbito dos processos do Gabinete de Coordenao para a Recuperao de Empresas (GAGRE) regime este que foi estendido pela LOE de 2000 aos processos aprovados pelo IAPMEI no mbito do SIRME. 26. Para situaes que visam os mesmos objectivos, a lei no prev a extenso do beneficio previsto naquele diploma ao processo judicial de recuperao de empresas em dificuldades, tanto mais que para contratos de consolidao financeira e reestruturao empresarial institudos pelo IAPMEI, o DecretoLei n. 81/98, de 2 de Abril, veio estender a aplicao dos benefcios fiscais consagrados nos artigos 118. a 121. do CPEREF queles actos e operaes resultantes dos contratos de consolidao financeira e reestruturao empresarial. 27. Verifica-se assim uma extenso dos benefcios previstos no CPEREF aos processos cujo procedimento de recuperao efectuado atravs do IAPMEI, mas a inversa no verdadeira 28. Para o mesmo facto medidas de recuperao de empresas em situao econmica difcil criado um regime privilegiado para aquelas que celebram contratos de consolidao financeira e reestruturao empresarial em execuo de projectos aprovados pelo IAPMEI, e para aquelas cujo processo segue a via judicial: as medidas enunciadas no CPEREF no beneficiam do mesmo regime, nem de medida idntica de deduo de prejuzos e indo at mais longe uma vez que as primeiras beneficiam do benefcios consagrados no CPEREF de acordo com o Decreto-Lei n 1/99, de 4 de Abril. 29. E a recorrente s no beneficiou deste regime porque o projecto de recuperao da B., SA no foi aprovado pelo IAPMEI, pelo esforo financeiro que tal implicava para esse instituto. 30. No se vislumbra qualquer razo atendvel para a existncia de tal disparidade de tratamento, agravada, para a Recorrente, pelo facto de ter visto indeferida a sua candidatura ao SIRME apenas pelo esforo que tal impunha ao IAPMEI. 31. Tal duplicidade de regimes , assim, desrazovel e cria uma intolervel situao arbitrria no domnio das medidas de recuperao de empresas em situao econmica difcil, carecendo de fundamento, na lgica do principio da igualdade, o regime privilegiado que se institui para as medidas de reestruturao aprovadas pelo IAPMEI e as que so homologadas judicialmente. 32. O critrio normativo extrado da interpretao do artigo 69. do CIRC enquanto impea que uma sociedade no mbito do Cdigo dos Processos Especiais de Recuperao de Empresa e Falncia (CPEREF), tendo adquirido todos os direitos e obrigaes de uma sociedade em situao empresarial difcil, possa deduzir os prejuzos fiscais desta como resulta da articulao dessa norma com o disposto no DL 14/98, maxime o seu art. 6., e com o disposto nos artigos 118. a 121. do CPERFF, por referncia ao DL 81/98, maxime o seu art. 9., inconstitucional por violao do princpio da igualdade.

[Contra-Alegaes] A autoridade demandada contra-alegou, concluindo do seguinte modo: A O artigo 11 da Lei Geral Tributria, aprovada pelo Decreto-Lei n398/98, de 17 de Dezembro, quer em abstracto, quer na interpretao que do mesmo foi feita no acrdo recorrido no ofende quaisquer princpios constitucionais, nomeadamente princpios da legalidade, do Estado de Direito e da Separao de Poderes. B A interpretao reflectida nessa douta deciso judicial no corresponde que lhe imputada nas alegaes do recorrente. C O Supremo Tribunal Administrativo, conhecedor de todas as boas regras e princpios de interpretao que o recorrente traz colao em sede de alegaes de recurso, aplicou-os. D O acrdo recorrido analisou se, no caso, a letra da lei ficava aqum do seu esprito e se, por isso, cabia estend-lo. Concluiu pela negativa, dada a falta de dentidade de razo entre as situaes abrangidas no mbito da norma e a situao sub judice. E No que especificamente respeita integrao de lacunas, de facto o acrdo recorrido, aplicando o n3 do artigo 11 da LGT, conclui pela impossibilidade de recurso analogia quando estejam em causa, como o caso, benefcios fiscais. F E no poderia ser de outra forma, pois que a proibio da analogia resulta dos princpios constitucionais da legalidade e da tipicidade fiscal, que o Supremo Tribunal Administrativo aplicou e respeitou, como lhe era devido. G A interpretao e aplicao do artigo 11 da LGT feita no douto acrdo recorrido apresenta-se, assim, perfeitamente conforme Lei Constitucional. H Da decorrendo que a aplicao pelo douto acrdo do artigo 69 do Cdigo do IRC se perfila como observante da mais estrita legalidade. I E o mesmo se diga quanto ao manifesto respeito pelo princpio da igualdade. J O princpio da igualdade impe que se d tratamento igual ao que igual e tratamento diferente ao que diferente. K Ora, a situao figurada nos autos no subsumvel prevista no artigo 69 do Cdigo do IRC, pois que a mesma no igual existente aquando da fuso e derivada da extino das sociedades. L E no sendo as situaes iguais, no merecem igual tratamento. M Pelo que manifesto no ofender a deciso recorrida nenhum dos preceitos e princpios constitucionais indicados pelo recorrente. Finda a fase de alegaes, o relator ordenou a notificao da recorrente para se pronunciar, querendo, sobre a questo prvia relativa admissibilidade do recurso suscitada na alnea B) das concluses da contra-alegao, e que resultaria do entendimento a sufragado segundo o qual a interpretao reflectida na deciso judicial no corresponde que lhe imputada nas alegaes da recorrente. Na resposta, a recorrente rebate esta objeco, alegando, em resumo, que a entidade recorrida, ao invocar a referida questo prvia, confunde o elemento teleolgico de interpretao com a extenso teleolgica enquanto resultado da interpretao (que conhece duas modalidades: a interpretao extensiva e a interpretao analgica), e que, no caso, a extenso teleolgica foi efectivamente considerada inadmissvel pelo tribunal recorrido, com fundamento no princpio da legalidade fiscal. Tudo visto, cumpre apreciar e decidir: II. Fundamentao - Questo prvia 2. O recorrido coloca a questo prvia da no aplicao, na deciso recorrida, da interpretao normativa cuja conformidade constitucional a recorrente pretende que o Tribunal Constitucional aprecie. A interpretao normativa em causa aquela a que se reporta a concluso 22 das alegaes da recorrente (tambm explicitada no requerimento de interposio do recurso), onde se afirma que [] inconstitucional, por violao do princpio do Estado de Direito e do princpio da separao dos poderes, o artigo 11. da Lei Geral Tributria quando interpretado no sentido de vedar, com fundamento no

princpio da legalidade fiscal, a admissibilidade de resultados da interpretao resultante da extenso teleolgica, por se considerar que as normas que estabelecem essas isenes no podem ser interpretadas por analogia ou de forma extensiva. Segundo a entidade recorrida, esta interpretao no foi aplicada no acrdo sub judicio porquanto o tribunal recorrido no deixou de manifestar o entendimento de que, na interpretao da lei, se deve atender aos princpios gerais que regem a actividade hermenutica e, portanto, tambm ao elemento teleolgico de interpretao. Ou seja, no dizer do recorrido, na determinao do sentido da norma fiscal aplicvel ao caso, o STA observou os cnones da interpretao da lei, e, consequentemente, fez adequada aplicao do artigo 11 da Lei Geral Tributria, pelo que no sequer imputvel ao acrdo recorrido a interpretao normativa que a recorrente considera ter sido violadora de princpios constitucionais. A recorrente contrape que a inconstitucionalidade da referida disposio da Lei Geral Tributria decorre de se no ter permitido obter um certo resultado interpretativo atravs de extenso teleolgica, a qual se no confunde com a simples interpretao declarativa em que deva intervir o elemento teleolgico. Para apreciar a questo prvia assim suscitada importa ter presente o teor da falada norma do artigo 11 da Lei Geral Tributria, bem como os termos em que os aspectos atinentes matria de constitucionalidade foram analisados quer no acrdo recorrido, quer no requerimento de interposio de recurso e nas respectivas alegaes. O artigo 11 da Lei Geral Tributria dispe o seguinte: 1 Na determinao do sentido das normas fiscais e na qualificao dos factos a que as mesmas se aplicam so observadas as regras e os princpios gerais de interpretao e aplicao das leis. 2 Sempre que, nas normas fiscais, se empreguem termos prprios de outros ramos de direito, devem os mesmos ser interpretados no mesmo sentido daquele que a tm, salvo se outro decorrer directamente da lei. 3 Persistindo a dvida sobre o sentido das normas de incidncia a aplicar, deve atender-se substncia econmica dos factos tributrios. 4 As lacunas resultantes de normas tributrias abrangidas na reserva de lei da Assembleia da Repblica no so susceptveis de integrao analgica. Por sua vez, a norma fiscal relativamente qual a recorrente considera no ter sido efectuada, indevidamente, a extenso teleolgica a do n. 1 do artigo 69 do CIRC, que ostenta a seguinte redaco: Os prejuzos fiscais das sociedades fundidas podem ser deduzidos dos lucros tributveis da nova sociedade ou da sociedade incorporante e at ao fim do perodo referido no n. 1 do artigo 47, contado do exerccio a que os mesmos se reportam, desde que seja concedida autorizao pelo Ministro das Finanas, mediante requerimento dos interessados entregue na DGI at ao fim do ms seguinte ao do registo da fuso na conservatria do registo comercial. Nas alegaes de recurso para o STA, a recorrente sustentou que uma interpretao teleolgica do artigo 69 do CIRC deveria conduzir concluso de que a situao dos autos, configurando um caso de aquisio dos direitos e obrigaes da empresa em situao econmica difcil, enquadrvel na previso do referido preceito, ainda que este, na sua formulao verbal, aluda apenas, como fundamento determinante da concesso do benefcio fiscal, s situaes de fuso de sociedades. Pelo que segundo alega a excluso desse mtodo interpretativo com a invocao de que ele viola o princpio da legalidade, no ponto em que acaba por sacrificar a justia material da deciso judicial, gera uma inconstitucionalidade por violao do princpio do Estado de Direito. Por seu turno, o acrdo recorrido, reportando-se questo de constitucionalidade assim colocada, discorreu nos seguintes termos: (E) o princpio da tipicidade fiscal, que prescreve que s existir obrigao de imposto se houver lei que a preveja, aplica-se no s na vertente da tributao como tambm na das isenes ou benefcios fiscais, o que significa que a ausncia de tributao num determinado caso concreto s poder ocorrer se existir norma legal que especificamente autorize essa excepo regra geral. E da que as normas que estabeleam essas isenes no possam ser interpretadas por analogia ou de forma extensiva, muito

embora as normas que estabeleam benefcios fiscais sejam susceptveis de interpretao extensiva. 9. do Estatuto dos Benefcios Fiscais. Deste modo, se se considerar que o disposto no art. 69. do CIRC institui uma iseno fiscal ter-se- de concluir que a sua aplicao s poder ser feita aos casos nele especificamente previstos no sendo de admitir a sua aplicao a casos que possam ter semelhanas com a situao nele prevista ou que com ela se possa estabelecer alguma espcie de analogia. Se, pelo contrrio, se considerar que o mesmo institui um benefcio fiscal ento o mesmo pode ser interpretado extensivamente. No caso dos autos, a Autora/Recorrente acha-se com direito a deduzir nos seus lucros tributveis os prejuzos fiscais da sociedade B., SA e fundamenta essa pretenso no disposto no transcrito art. 69. do CIRC, isto , no facto da mesma resultar da fuso de sociedades e desta ltima sociedade ter integrado essa fuso e, consequentemente, reputa de ilegal a deciso da Autoridade Recorrida que indeferiu essa pretenso. Ou seja, a Recorrente considera que a situao figurada nos autos, que esteve na origem da sua constituio, pode ser qualificada como uma fuso de sociedades. Todavia - como bem se assinalou no Acrdo recorrido a constituio da Recorrente no resultou de uma fuso de sociedades em que estivesse envolvida a B., SA j que os requisitos constantes daquele normativo no se verificaram, pelo que no ocorre uma situao que consinta que a aplicao directa daquele normativo. Nem, to pouco, que essa aplicao se possa fazer atravs de uma interpretao extensiva. Com efeito, o que sobressai deste dispositivo a exigncia de que o benefcio fiscal nele previsto s tem aplicao quando houver fuso de sociedades. E esta, como se disse, s ocorre quando as sociedades envolvidas se extinguem e, por isso, quando a mesma implicar a constituio de uma pessoa colectiva inteiramente nova ou quando, subsistindo uma das sociedades envolvidas, essa subsistncia passar pela extino da restantes sociedades e por uma significativa alterao da composio do capital social da sociedade no extinta. Ora nenhuma dessas situaes ocorreu na situao sub judice. (Estaremos aqui perante um caso de privilgio ou tratamento deliberadamente especial, susceptvel de justificar o afastamento da norma, impedindo assim a sua correco atentas as semelhanas no plano do mbito de relevncia material?. V. o arrazoado do tribunal no tratamento da questo de constitucionalidade) Assim se v, que o STA se limitou a afirmar, em termos dogmticos, que a norma do artigo 69 do CIRC susceptvel de ser interpretada extensivamente caso se entenda que contempla um benefcio fiscal, no podendo ser objecto de interpretao analgica ou extensiva caso se considere que prev uma iseno fiscal. Todavia, quando define a soluo jurdica aplicvel ao caso concreto, o tribunal opta pela qualificao de benefcio fiscal (que dever aqui entender-se em sentido estrito), e, nessa perspectiva, embora no excluindo que a interpretao extensiva pudesse ter tido lugar, em tese geral, proclama que, em todo o caso, ela no era vivel na situao vertente. Isto , o STA recusou a interpretao extensiva, no porque ela fosse inadmissvel relativamente a uma norma daquele tipo, mas porque em face do enunciado legal em presena no era possvel afirmar que o legislador tivesse dito menos do que aquilo pretendia dizer. Ao suscitar, porm, a questo da inconstitucionalidade da norma do artigo 11 da Lei Geral Tributria, a recorrente imputa ao tribunal recorrido ter feito uma interpretao pela qual se considera inadmissvel a extenso teleolgica em relao a normas fiscais que estabeleam isenes fiscais. Quando certo que, como vimos, o tribunal no se pronunciou em concreto sobre norma que tivesse contemplado uma iseno fiscal, visto que configurou o caso regulado no artigo 69, n. 1, do CIRC como constituindo um benefcio fiscal de um outro tipo, pelo que as consideraes tecidas pelo tribunal recorrido acerca da inadmissibilidade da interpretao por analogia ou de forma extensiva (em que poderia incluir-se a extenso teleolgica) quanto a preceitos que estabelecem isenes fiscais constituem obiter dicta e no propriamente o fundamento da sua deciso. Ora, o Tribunal Constitucional tem entendido que o artigo 70, n. 1, alnea b), da Lei do Tribunal Constitucional, quando exige que a norma tenha sido aplicada na deciso recorrida, refere-se a norma que constitua fundamento da deciso: que s assim o conhecimento do recurso de constitucionalidade reveste utilidade (no revestindo utilidade o conhecimento de um obiter dictum, que por natureza no se repercute no sentido da deciso).

Conclui-se, deste modo, que de no conhecer do objecto do recurso quanto primeira interpretao normativa indicada pela recorrente, no pelas razes apontadas pela entidade recorrida, mas por ser de entender que o tribunal recorrido no adoptou a referida interpretao normativa em termos decisrios. - Questo de constitucionalidade 4. Resta apreciar, por conseguinte, a segunda questo de constitucionalidade suscitada no recurso e que respeita a saber se a norma do artigo 69 do Cdigo do Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (CIRC), quando interpretada no sentido de excluir os benefcios fiscais nele previstos em relao a uma sociedade que, no mbito de um processo especial de recuperao de empresa e falncia, tenha adquirido todos os direitos e obrigaes de uma empresa em situao econmica difcil, poder encontrar-se ferida de inconstitucionalidade por violao do princpio da igualdade. Neste plano, o acrdo recorrido veio a decidir que a deduo de prejuzos fiscais de uma sociedade nos lucros tributveis de outra sociedade, nos termos previstos no artigo 69, n. 1, do CIRC, h pouco transcrito, s pode ocorrer quando se puderem considerar preenchidos os pressupostos da fuso de empresas, situao no verificvel, no caso dos autos, porquanto uma das sociedades envolvidas manteve a sua personalidade jurdica e pode prosseguir o seu fim econmico e social. Reportando-se especificamente invocada violao do princpio da igualdade, o acrdo em apreo ponderou que, no sendo o caso subsumvel previso do artigo 69, n. 1, do CIRC, no est, por outro lado, tambm, demonstrado que, em situaes semelhantes da recorrente, a administrao fiscal tenha agido de forma diversa, da se concluindo que o acto de recusa de autorizao para a deduo dos prejuzos fiscais suportados pela empresa cujos direitos e obrigaes foram adquiridos pela recorrente no incorre em violao do princpio da igualdade. A discordncia da recorrente relativamente ao julgado assenta essencialmente na ideia de que as sociedades que tenham intervindo, no mbito de um processo judicial de recuperao de empresa e de falncia, em vista ao saneamento econmico da empresa devedora, segundo o disposto no Cdigo dos Processos Especiais de Recuperao da Empresa e de Falncia (CPEREF), esto em situao de desigualdade em relao a outras entidades que tenham participado em programas de idntico alcance que esto regulados nos Decretos-Leis n.s 14/98, de 28 de Janeiro, e 81/98, de 2 de Abril, visto que estes diplomas estabelecem benefcios fiscais que quelas so inaplicveis. Daqui se devendo extrair a concluso de que a norma do artigo 69., n. 1, do CIRC inconstitucional, por violao do princpio da igualdade, quando interpretada no sentido de que uma sociedade que, no mbito de um processo especial de recuperao de empresa e falncia, tenha adquirido todos os direitos e obrigaes de uma empresa em situao econmica difcil, no pode deduzir nos seus lucros tributveis os prejuzos fiscais dessa outra empresa. 5. Estando em causa agora um juzo de constitucionalidade, naturalmente que o enfoque ter de ser colocado, no na potencial violao, pela entidade administrativa demandada, do princpio da igualdade enquanto critrio geral da actividade administrativa que impe que a Administrao adopte igual tratamento em relao aos cidados que se encontrem numa mesma situao (artigo 266, n. 2, da Constituio) , mas na eventual adopo pelo tribunal recorrido de uma interpretao normativa relativamente citada disposio do artigo 69, n. 1, do CIRC, que se torne em si susceptvel de violar o princpio jurdico geral da igualdade consagrado no artigo 13 da Constituio. E, nesse plano de considerao, a questo que se coloca a de saber se a interpretao ensaiada pelo tribunal recorrido, no ponto em que exclui a situao versada nos autos do regime legal de deduo dos prejuzos fiscais das sociedades fundidas nos lucros tributveis da nova sociedade ou da sociedade incorporante, constitui uma interpretao desconforme Constituio, por suscitar uma duplicidade de regimes desrazovel. Na verdade, o Decreto-Lei n. 14/98, de 28 de Janeiro, no uso da autorizao legislativa concedida pelas alneas f) e g) do n. 4 do artigo 30. da Lei do Oramento do Estado para 1997 (Lei n. 52-C/96, de 27 de Dezembro), veio criar um regime excepcional de consolidao financeira e reestruturao empresarial no mbito de processos aprovados pelo Gabinete de Coordenao para a Recuperao de Empresas (GACRE), que permite que as sociedades adquirentes do capital de empresas em situao econmica difcil possam deduzir ao seu lucro tributvel os prejuzos fiscais da sociedade adquirida verificados nos cinco exerccios anteriores ao incio da aplicao desse regime especial (artigo 6). Em todo o caso, a aplicao do regime fica dependente de autorizao concedida pelo Ministro das Finanas, e est condicionada a alguns requisitos, designadamente o de a sociedade adquirida estar abrangida por um projecto de consolidao financeira e reestruturao empresarial aprovado pelo referido Gabinete de Coordenao para a Recuperao de Empresas e pelo qual a sociedade adquirente assuma

perante a sociedade adquirida responsabilidades no domnio do esforo da capacidade de gesto, no de apoio financeiro ou em qualquer dos outros previstos no projecto (artigos 3 e 4). Tambm o Decreto-Lei n. 81/98, de 2 de Abril, em vista a incentivar e apoiar a revitalizao e modernizao de empresas em situao econmica difcil, veio atribuir os benefcios consignados nos artigos 118. a 121. do Cdigo dos Processos Especiais de Recuperao da Empresa e de Falncia (aprovado pelo Decreto-Lei n. 132/93, de 23 de Abril, entretanto revogado), aos actos e operaes de aquisio do respectivo capital social por quadros e trabalhadores, sempre que essa aquisio se mostre conexa com contratos de consolidao financeira e reestruturao empresarial. Conforme consignam os artigos 2 e 3 deste diploma, consideram-se contratos de consolidao financeira aqueles que forem celebrados entre uma empresa em situao financeira difcil e instituies de crdito ou outros parceiros interessados, que conduzam ao reequilbrio financeiro da empresa atravs da reestruturao do passivo, da concesso de financiamentos adicionais ou do reforo dos capitais prprios; enquanto contratos de reestruturao empresarial so aqueles outros que, celebrados nas mesmas condies, visem a reconverso, o redimensionamento ou a reorganizao da empresa, designadamente atravs da alienao de estabelecimento ou reas de negcio, alterao da forma jurdica, fuso ou ciso. Importa reter ainda que os benefcios que podero ser concedidos aos adquirentes de capital social nas condies definidas no diploma englobam a iseno de emolumentos, mas tambm benefcios fiscais e, entre eles, benefcios relativos a impostos sobre o rendimento das pessoas singulares e colectivas, como seja a possibilidade de deduo no lucro tributvel do respectivo credor do valor dos crditos que for objecto de reduo, por fora de qualquer providncia de recuperao da empresa devidamente homologada (artigo 119, n. 3, do Cdigo dos Processos Especiais de Recuperao da Empresa e de Falncia). Temos, por conseguinte, que a legislao avulsa, em relao a operaes de aquisio de capital social que se enquadrem no mbito das medidas de recuperao de empresa em situao econmica dificil e, como tal, se encontrem associadas a contratos de consolidao financeira ou contratos de reestruturao empresarial, num caso, estende as vantagens fiscais previstas no CPEREF e, noutro, concede benefcios fiscais, com a caracterizao tpica de deduo nos lucros tributveis de uma empresa dos prejuzos fiscais imputveis empresa intervencionada. Situao equivalente a esta ltima , por outro lado, a prevista, em termos gerais, no artigo 69, n. 1, do CIRC, quando, com o mesmo objectivo de saneamento econmico de uma empresa em situao econmica dificil, haja lugar fuso de empresas. Justificar-se-, face impossibilidade reconhecida pelo tribunal recorrido de efectuar uma interpretao extensiva da citada norma do artigo 69, n. 1 (de modo a abarcar no seu mbito de aplicao a situao especfica da recorrente), declarar este preceito inconstitucional por violao do princpio da igualdade? 6. Como se v, o que est em causa a alegada violao do princpio da igualdade decorrente da extenso ou mbito de um benefcio fiscal. Como se exps no acrdo do Tribunal Constitucional n. 188/03 (que se pronunciava sobre uma situao de iseno fiscal, mas cuja argumentao plenamente transponvel para os restantes benefcios fiscais), os benefcios fiscais, entre os quais se incluem as dedues a matria colectvel e colecta, traduzindo-se, no sentido preciso do conceito, numa "excepo" regra geral da incidncia do correspondente imposto so eles prprios elementos que introduzem uma certa dimenso de "desigualdade" no sistema tributrio, na medida em que instituem um tratamento fiscal "privilegiado" dos seus destinatrios. Por isso mesmo, ho-de ser justificados por um motivo e um interesse pblico relevantes, e encontrar nesse interesse o seu fundamento. Esta ideia est hoje expressa na prpria lei fiscal, quando ela mesma, no n. 1 do artigo 2 do Estatuto dos Benefcios Fiscais (aprovado pelo Decreto-Lei n. 215/89, de 1 de Julho), define tais benefcios como "as medidas de carcter excepcional institudas para tutela de interesses pblicos extrafiscais relevantes que sejam superiores aos da prpria tributao que impedem". E na doutrina acentua-se que a ocorrncia de uma justificao desse tipo para o benefcio fiscal justamente condio de no violao do princpio da igualdade fiscal: assim, NUNO S GOMES, ao escrever que "uma liberalidade fiscal no fundada em interesse pblico sempre consagraria uma desigualdade arbitrria violadora dos artigos 12 e 13 da Constituio da Repblica" e que "o interesse pblico que fundamenta o benefcio fiscal, maxime a iseno, h-de mesmo ser superior ao interesse pblico que fundamenta a tributao", pelo que, afinal (conclui), "um benefcio fiscal, maxime uma iseno, nunca um favor ou uma liberalidade fiscal, logo ao nvel normativo, sob pena de inconstitucionalidade, pois tem que ter por fundamento um interesse pblico constitucionalmente

relevante, superior ao correspondente interesse tutelado pela tributao" (Teoria geral dos benefcios fiscais, Lisboa, 1991, pgs. 62-63). Por outro lado, claro que para alm do mbito do benefcio fiscal ou seja, onde este termina regressa-se regra geral da incidncia. Posto isto como se conclui no citado acrdo , o mbito de um benefcio fiscal peca por estreiteza, e , por isso, violador do princpio da igualdade, quando seja bastante claro que deixa de fora situaes relativamente s quais o fundamento daquele vale igualmente e com a mesma intensidade. E isso tanto mais, quanto mais ntido e justificado ou at imperioso (mormente por consideraes constitucionais especficas) esse fundamento se mostrar. Por outro lado, como tem sido tambm frequentemente afirmado pela jurisprudncia do Tribunal Constitucional, a definio do critrio a que se reporta o juzo de igualdade pressupe uma prvia valorao da realidade, apresentando-se com um contedo indissociavelmente ligado aos fins que se pretendem alcanar com o estabelecimento da igualdade. A qualificao de uma situao como igual a outra inclui, necessariamente, a razo pela qual ela deve ser tratada de certo modo (acrdo n. 750/95). O mesmo aresto prossegue: O princpio da igualdade reconduz-se assim a uma proibio de arbtrio sendo inadmissveis quer a diferenciao de tratamento sem qualquer justificao razovel, de acordo com critrios de valor objectivos, constitucionalmente relevantes, quer a identidade de tratamento para situaes manifestamente desiguais. A proibio de arbtrio constitui um limite externo da liberdade de conformao ou de deciso dos poderes pblicos, servindo o princpio da igualdade como princpio negativo de controle. Mas existe, sem dvida, violao do princpio da igualdade enquanto proibio de arbtrio, quando os limites externos da discricionariedade legislativa so afrontados por ausncia de adequado suporte material para a medida legislativa adoptada. Por outro lado, as medidas de diferenciao ho-de ser materialmente fundadas sob o ponto de vista da segurana jurdica, da praticabilidade, da justia e da solidariedade, no devendo basear-se em qualquer razo constitucionalmente imprpria (cfr. sobre a matria, por todos, os Acrdos do Tribunal Constitucional n.os 44/84, 425/87, 39/88 e 231/94, Dirio da Repblica, II Srie, de, respectivamente, 11 de Junho de 1984 e 5 de Janeiro de 1988, e I Srie, de, respectivamente, 3 de Maro de 1988 e 28 de Abril de 1994, e ainda Gomes Canotilho e Vital Moreira, Constituio da Repblica Portuguesa Anotada, 1993, pp. 127 e segs; Jorge Miranda, O regime dos direitos, liberdades e garantias, Estudos sobre a Constituio, vol. III, pp. 50 e segs., e Manual de Direito Constitucional, tomo IV, Coimbra, 1993, p. 219; Maria da Glria Ferreira Pinto, Princpio da Igualdade Frmula Vazia ou Frmula Consagrada de Sentido?, Separata do Boletim do Ministrio da Justia, n. 358, Lisboa, 1987; Lvio Paladin, Il Princpio costituzionale dequaglianza, Milo, 1965). Nesta ordem de consideraes, tem-se tambm entendido que a vinculao jurdico-material do legislador ao princpio da igualdade no elimina a liberdade de conformao legislativa, pertencendo-lhe, dentro dos limites constitucionais, definir ou qualificar as situaes de facto ou as relaes da vida que ho-de funcionar como elementos de referncia a tratar igual ou desigualmente. E, assim, aos tribunais, na apreciao daquele princpio, no compete verdadeiramente substituremse ao legislador, ponderando a situao como se estivessem no lugar dele e impondo a sua prpria ideia do que seria, no caso, a soluo razovel, justa e oportuna (do que seria a soluo ideal do caso); compete-lhes, sim afastar aquelas solues legais de todo o ponto insusceptveis de se credenciarem racionalmente (acrdo da Comisso Constitucional, n. 458, Apndice ao Dirio da Repblica, de 23 de Agosto de 1983, pg. 120, tambm citado no acrdo do Tribunal Constitucional n. 750/95, que vimos acompanhando). luz das consideraes precedentes pode dizer-se que a caracterizao de uma medida legislativa como inconstitucional, por ofensiva do princpio da igualdade depender, em ltima anlise, da ausncia de fundamento material suficiente, isto , de falta de razoabilidade e consonncia com o sistema jurdico. Esta constitui, de resto, a orientao geral da jurisprudncia constitucional sobre questes de igualdade tributria, que, designadamente, surge expressa, para alm daqueles j citados, nos acrdos n.s 806/93 e 416/02. Por outro lado, a questo no se coloca em termos essencialmente diversos se tivermos em linha de conta o acrdo do Tribunal Constitucional n. 319/00, de que a recorrente faz, nas alegaes de recurso, uma extensa transcrio e de que parte para justificar, em seu entender, a ocorrncia, na hiptese em apreo, de uma violao do princpio da igualdade. Na verdade, o aresto mais no faz do que reafirmar os critrios gerais, nesta matria, sublinhando que o princpio no impede que, tendo em conta a liberdade de conformao do legislador, se estabeleam diferenciaes de tratamento, razovel, racional e objectivamente fundadas, sob pena de, assim no

sucedendo, estar o legislador a incorrer em arbtrio, por preterio do acatamento de solues objectivamente justificadas por valores constitucionalmente relevantes. Ponto que haja fundamento material suficiente que neutralize o arbtrio e afaste a discriminao infundada, para o que necessariamente se dever ter em conta a ratio da disposio que est em causa. ento inteiramente desajustada e desprovida de qualquer fundamento material a interpretao normativa que impea a atribuio de benefcio fiscal previsto no artigo 69, n. 1, do CIRC empresa que tenha adquirido os direitos e obrigaes de uma outra empresa em situao econmica difcil, ainda que esta no tenha sido objecto de incorporao ou integrao? 7. Deve comear por observar-se que a situao da recorrente no , de nenhum modo, equiparvel a qualquer daquelas a que se torne aplicvel o regime fiscal decorrente dos Decretos-Leis n.s 14/98, de 28 de Janeiro, 81/98, de 2 de Abril, pelo que no ser pela articulao do artigo 69, n. 1, do CIRC com aqueles outros diplomas que se poder chegar inconstitucionalizao da interpretao normativa seguida em relao a esse preceito. De facto, a recorrente no celebrou com a B., SA ou com instituies de crdito ou quaisquer outros parceiros interessados, qualquer contrato de consolidao financeira ou de reestruturao empresarial que permitisse, nos termos previstos nesses diplomas, o reequilbrio financeiro da empresa atravs da reestruturao do passivo, da concesso de financiamentos adicionais ou do reforo dos capitais prprios, ou, de outro modo, visasse realizar a prpria reconverso, redimensionamento ou reorganizao da empresa, atravs da alienao de estabelecimento ou reas de negcio e da fuso ou ciso de sociedades. A possibilidade de celebrar qualquer desses contratos no quadro legal definido no segundo dos diplomas citados, no estava sequer ao alcance da recorrente, visto que, de acordo com o regime a estabelecido, o incentivo fiscal era atribudo a actos e operaes de aquisio do capital social que, estando correlacionados com contratos de consolidao financeira e reestruturao empresarial, fossem realizados por quadros e trabalhadores da empresa em situao econmica dificil; situao que naturalmente no aplicvel recorrente, enquanto pessoa colectiva privada, e que no tem tambm, no plano objectivo, qualquer correspondncia com o caso dos autos, em que o que ocorreu foi uma cesso contratual dos activos e passivos. Nem to pouco estava em causa, quanto a essas situaes, a deduo nos lucros tributveis dos prejuzos fiscais imputveis empresa que foi objecto de consolidao ou reestruturao, mas antes, a atribuio das vantagens fiscais previstas nos artigos 118 a 121 do Cdigo dos Processos Especiais de Recuperao da Empresa e de Falncia, que se reportam iseno de emolumentos e a benefcios relativos ao imposto sobre o rendimento, ao imposto de selo e ao impostos municipal de sisa. No que respeita ao imposto sobre o rendimento, na parte que tem aplicao ao caso, o artigo 119, n. 3, do citado Cdigo apenas permite que sejam deduzidos no lucro tributvel do credor o valor dos crditos que sejam objecto de reduo, o que pressupe que o beneficirio, em consonncia com o estabelecido no artigo 88, n. 1, alnea a), tenha aceitado, como providncia de reestruturao financeira, a reduo do valor dos crditos de que disponha sobre a empresa, com incidncia no respectivo passivo. O Decreto-Lei n. 81/98, de 2 de Abril, consagrou, portanto, um incentivo aquisio de capital social por parte dos prprios trabalhadores da empresa que se encontre em situao econmica difcil, tendo em mente o respectivo saneamento financeiro, e que no tem qualquer aplicao recorrente ou sequer similitude com a situao versada nos autos, mesmo no que se refere aos efeitos fiscais. Por seu turno, o Decreto-Lei n. 14/98 concretiza, mediante autorizao legislativa da Assembleia da Repblica, um regime excepcional de consolidao de empresas em situao econmica difcil, atribuindo um benefcio fiscal s sociedades adquirentes do capital de tais empresas, desde que, entre outros requisitos, o correspondente projecto de consolidao financeira e reestruturao empresarial seja aprovado pelo GACRE e que a sociedade adquirente assuma perante a sociedade adquirida responsabilidades, designadamente, no domnio do esforo da capacidade de gesto e de apoio financeiro. Embora o benefcio fiscal aqui considerado seja precisamente aquele que a recorrente pretendia obter para o seu caso concreto, o certo que a operao financeira que ela protagonizou, e que se considera ser justificativa do mesmo tratamento jurdico no plano tributrio, no tem qualquer correspondncia com a hiptese legal ali prevista. O Decreto-Lei n. 14/98 reporta-se, como bem se v, aquisio de capital social da empresa em situao econmica difcil; por outro lado, essa operao deve ter em vista a consolidao financeira ou a reestruturao empresarial da sociedade intervencionada, pelo que tal operao dever ser enquadrada num contrato que tenha qualquer desses objectivos (artigo 1). Ainda assim, sociedade adquirente dever intervir directamente na gesto da empresa destinatria, devendo dispr de condies que lhe permitam, mediante a participao no capital social, a maioria do direito a voto (artigo 3).

No caso vertente, no s no houve, por parte da recorrente, qualquer aquisio de capital social da B., SA, como tambm a recorrente no outorgou qualquer contrato de consolidao financeira ou a reestruturao empresarial que tivesse por objecto a referida empresa, como ainda no interveio em qualquer projecto aprovado pela entidade competente para realizar algum daqueles objectivos, nem preenche as condies definidas no artigo 3 do diploma legal no que respeita deteno de participao social. absolutamente indiferente para o caso que, conforme se alega, tenha sido indeferido pelo Instituto de Apoio s Pequenas e Mdias Empresas (IAPMEI) a candidatura ao Sistema de Incentivos Revitalizao e Modernizao do Tecido EmpresariaI (SIRME). Certo que a Resoluo do Conselho de Ministros n. 100/93, de 4 de Julho, aprovou um quadro de aco para recuperao de empresas em situao econmica difcil, instituindo um conjunto amplo e diversificado de medidas que implicava um reforo da capacidade empresarial, a melhoria da articulao entre o sistema financeiro e as empresas, mediante a disponibilizao de capitais, no quadro de operaes sustentadas por intermedirios financeiros, e uma interveno rigorosa e clere do Estado. Sendo que para esse efeito foi criado o GACRE, com funes de acompanhamento e coordenao dos diversos tipos de intervenes que poderiam ser implementados. A Resoluo do Conselho de Ministros n. 40/98, de 23 de Maro, extinguiu entretanto esse organismo e passou a atribuir ao IAPMEI a competncia para a recepo, instruo e aprovao de pedidos de apoio a empresas em dificuldades que se enquadrem num novo sistema de incentivos (designado Sistema de Incentivos Revitalizao e Modernizao do Tecido EmpresariaI), constitudo por diversos instrumentos de reestruturao empresarial que englobavam tambm incentivos financeiros e fiscais. O ponto que a candidatura que tenha sido apresentada pela B., SA, no quadro desse novo sistema de incentivos, no teve seguimento, e a providncia que veio a ser adoptada pela assembleia de credores, no mbito do processo especial de recuperao da empresa, inserindo-se num plano de gesto controlada da empresa insolvente, integra-se num diferente tipo de interveno econmica, que no prossegue (ou no prossegue apenas) o mero objectivo estratgico de reabilitao de empresas em situao econmica difcil. A invocao do disposto nos Decretos-Leis n.s 14/98 e 81/98 no tem, pois, qualquer relevo para a formulao do juzo de inconstitucionalidade. Isso porque o caso em apreo no tem qualquer equivalente em relao s situaes previstas nesses diplomas, que contemplam hipteses que do ponto de vista subjectivo e objectivo so inteiramente divergentes. Na verdade, aquelas iniciativas legislativas surgiram na sequncia das Leis de Oramento de Estado para os anos de 1997 e 1998, para fazer face a situaes de conjuntura econmica que o legislador entendeu justificarem, na ocasio, a atribuio de determinados incentivos fiscais que pudessem contribuir para a recuperao e vitalizao de empresas em situao econmica difcil. No existe qualquer credencial constitucional que imponha ao legislador a concesso de benefcios fiscais, em todas as circunstncias, para certo tipo de eventualidades. E nada obsta que, justamente, a lei opere a retraco ou a ampliao de benefcios fiscais, em funo de consideraes de poltica econmica que se considerem mais ajustadas em cada momento. Como se deixou exposto, existe, nesse domnio, uma ampla margem da liberdade de conformao legislativa, e o que est vedado, por imposio do princpio da igualdade, que se venham a adoptar solues inteiramente desrazoveis ou injustas. perfeitamente aceitvel, neste contexto, que medidas conjunturais integradas em programas polticos especficos de revitalizao do tecido empresarial no tenham sido aplicadas, com idntico grau de intensidade, em relao a outras providncias que se inserem no quadro legislativo genrico do processo judicial de recuperao de empresa. verdade que as providncias que podero ser decretadas com o acordo maioritrio dos credores no mbito do processo de recuperao de empresa, assentando embora no pressuposto bsico da insolvncia do devedor, no podero ser entendidos, luz do CPEREF, como simples meios de tutela coerciva dos credores, mas tm ainda em vista a reabilitao patrimonial do insolvente. Este no deixa de ser, no entanto, um instrumento finalisticamente dirigido proteco dos interesses dos credores afectados pela insolvncia da empresa, pelo que a interveno dos poderes pblicos, no processo judicial, em ordem aplicao das medidas de recuperao econmica das empresas devedoras s indirectamente que poder encontrar-se justificada ao nvel da prpria economia nacional globalmente considerada (cfr. o prembulo do Decreto-Lei n. 132/93, de 23 de Abril). Basta dizer que o processo de recuperao de empresa apenas tem justificao em relao a empresas que possam considerar-se econmicamente viveis e se a expectativa de recuperao financeira da

devedora claudicar, o juiz poder, desde logo, mandar seguir a aco como processo de falncia em vista liquidao do activo para pagamento dos credores (artigo 25 do CPEREF). A aplicao de providncias de recuperao de empresa no pode ser desligada, nesse plano, do interesse ltimo das entidades credoras que o da satisfao dos seus crditos -, nem to pouco do tipo de sacrifcios que possam encontrar-se dispostos a suportar. Assim se compreende que o conjunto de incentivos de natureza fiscal que o CPEREF prev tenha sobretudo em vista evitar penalizaes indevidas para as operaes jurdicas, econmicas e financeiras em que pode desdobrar-se o processo de recuperao. Afastaram-se com essa inteno os encargos de carcter fiscal ou parafiscal relacionados com os negcios jurdicos susceptveis de constituirem o meio de recuperao aprovado pelos credores, nomeadamente o imposto de selo, a contribuio autrquica, o imposto municipal e os prprios emolumentos devidos pelos actos (artigos 118, 120 e 121). E assegurou-se, por outro lado, a possibilidade de serem registados como perdas efectivas os sacrifcios de carcter patrimonial suportados pelos credores, dentro do mesmo contexto processual, em prol da recuperao da empresa (artigo 119, n. 3). Repare-se que existe uma relao directa entre a operao jurdica que est em causa e o benefcio fiscal que concedido. Assim, por exemplo, a deduo de prejuzos fiscais a que se refere o citado artigo 119, n. 3, do CPEREF reporta-se ao valor dos crditos que tenham sido objecto de reduo, ou seja, ao valor dos crditos, quer quanto ao capital, quer quanto aos juros, que um credor tenha acordado em reduzir como meio de modificar a situao do passivo da empresa devedora (artigo 88, n. 1, alnea a)). Qualquer outra medida - como o caso da transmisso dos direitos e obrigaes da empresa insolvente para uma terceira entidade com o propsito de assegurar a recuperao da empresa atravs de uma nova administrao -, no estando directamente abrangida pelo disposto nos artigos 118 e seguintes do CPEREF, em matria de tratamento fiscal, tambm no pode considerar-se como sendo equiparvel a alguma das situaes contempladas nos Decretos-Leis n.s 14/98 e 81/98, que, por todas as razes j expostas, se enquadram em objectivos conjunturais de poltica econmica que sobrelevam a simples resoluo judicial de uma situao de insolvncia. 8. Resta averiguar se a eventual violao do princpio da igualdade poder resultar do confronto com a situao directamente prevista no artigo 69, n. 1, do CIRC, sobre que, de resto, incidiu a interpretao normativa que constitui o objecto do recurso de constitucionalidade. Na redaco vigente data da formulao do pedido de concesso de benefcio fiscal, o n. 1 do artigo 69. do CIRC dispunha - recorde-se - que os prejuzos fiscais das sociedades fundidas podem ser deduzidos dos lucros tributveis da nova sociedade ou da sociedade incorporante e at ao fim do perodo referido no n. 1 do art 47, contado do exerccio a que os mesmos se reportam, desde que seja concedida autorizao pelo Ministro das Finanas (). Como explicitou o acrdo recorrido, a atribuio do benefcio fiscal deriva directamente da prvia implementao de um processo de fuso de sociedades. Segundo a definio constante do artigo 97., n. 1, do Cdigo das Sociedades Comerciais, duas ou mais sociedades, ainda que de tipo diverso, podem fundir-se mediante a sua reunio numa s. Por sua vez, a fuso pode realizar-se: (a) mediante a transferncia global do patrimnio de uma ou mais sociedades para outra e a atribuio aos scios daquelas de partes, aces ou quotas desta; (b) mediante a constituio de uma nova sociedade para a qual se transferem globalmente os patrimnios das sociedades fundidas, sendo aos scios destas atribudas partes, aces ou quotas da nova sociedade (n. 4). No primeiro caso, estamos perante uma absoro ou incorporao: as sociedades absorvidas extinguem-se, integrando-se o seu patrimnio na sociedade absorsora. No segundo caso, estamos perante uma fuso por combinao, uma vez que se extinguem as sociedades fundidas, criando-se em seu lugar uma nova sociedade. Em qualquer dos casos, exige-se a realizao de uma escritura e a inscrio da fuso no registo comercial e com esta inscrio que se extinguem para todos os efeitos as sociedades incorporadas ou fundidas, transmitindo-se os direitos e obrigaes para a sociedade incorporante ou para a nova sociedade artigos 106 e 112 do Cdigo das Sociedades Comerciais (sobre estes aspectos, ANTNIO CARLOS DOS SANTOS/MARIA EDUARDA GONALVES/MARIA MANUEL LEITO MARQUES, Direito Econmico, 4 edio, Coimbra, pgs. 258-259). Um elemento relevante do respectivo regime legal o que resulta ainda do artigo 97, n. 2, do Cdigo das Sociedades Comerciais, segundo o qual no permitido sociedade fundir-se a partir do requerimento para apresentao de falncia e convocao de credores, previsto no artigo 1140, n. 1, do Cdigo de Processo Civil, e do requerimento de declarao de falncia ou da participao, previstos no artigo 1177 do mesmo Cdigo, remisses que passaram a considerar-se como feitas para o artigo 20 do Cdigo dos Processos Especiais de Recuperao da Empresa e de Falncia. Tal significa que a fuso de sociedades no pode entender-se, em si, como uma providncia de recuperao de empresas, no mbito

do processo falimentar, mas representa antes um mecanismo jurdico de crescimento dimensional de uma empresa atravs do envolvimento de outras (ob. cit., pgs. 256-257). Por outro lado, a fuso de sociedades, em qualquer das modalidades mencionadas, conduz perda da individualidade jurdica e econmica das unidades empresariais antes existentes. 9. A situao inteiramente diversa quando se fala de providncias de recuperao de empresa no quadro de um processo judicial despoletado por uma situao de insolvncia. So medidas de recuperao de empresa as mencionadas no artigo 4 do Cdigo dos Processos Especiais de Recuperao da Empresa e de Falncia, cujo regime jurdico se encontra especificado nos artigos 66 e seguintes desse diploma. De entre elas, a concordata, que consiste essencialmente na reduo e ou modificao da totalidade ou de parte dos dbitos da empresa (artigo 66), a reconstituio empresarial, traduzida na constituio por credores, e eventualmente por terceiros, de uma ou mais sociedades destinadas explorao de um ou mais estabelecimentos da empresa devedora (artigos 78, n. 1, e 79, n. 1), a reestruturao financeira, que implica a modificao da situao do passivo da empresa ou a alterao do seu capital, em termos de assegurar a superioridade do activo sobre o passivo (artigo 87), e a gesto controlada, que assenta num plano de actuao global, concertado entre os credores e executado por intermdio de uma nova administrao, com um regime prprio de fiscalizao (artigo 97). Em qualquer dos casos, as medidas de recuperao de empresa, ainda que sujeitas a homologao judicial, so definidas por deliberao maioritria dos credores e visam, na medida do possvel, a satisfao dos respectivos direitos creditrios. No caso vertente, por deciso judicial de 26 de Abril de 2001, foi homologada a reviso do plano de gesto controlada da B., SA, que previa, nos termos das disposies conjugadas dos artigos 101, n. 1, alnea e), 106, n. 2, e 107, n. 2, do CPEREF, a constituio de uma sociedade comercial para adquirir todos os direitos e obrigaes da empresa. Essa constituia uma das iniciativas que a assembleia de credores poderia adoptar, em vista execuo do plano de gesto controlada, e que, como tal, se encontra expressamente prevista na citada disposio do artigo 101, n. 1, alnea e), do CPEREF. Todavia, semelhana do que sucede com a concordata e a reestruturao financeira, a gesto controlada mantm a individualidade da empresa insolvente e apenas visa fixar-lhe o seu destino prximo, quer estabelecendo regras de actuao a que deve submeter-se, quer determinando as condies em que h-de proceder satisfao das respectivas obrigaes (CARVALHO FERNANDES/JOO LABAREDA, Cdigo dos Processos Especiais de Recuperao da Empresa e de Falncia Anotado, Quid Juris, Lisboa, 1994, pg. 249). E assim se devem entender tambm as providncias que, em complemento ou reavaliao do plano de gesto controlada, venham a ser prescritas pelos credores ainda no decurso da respectiva execuo, como o caso da medida prevista na referida alnea e) do n. 1 do artigo 101, caracterizada pela autonomizao jurdica de estabelecimentos comerciais, mediante a transferncia para uma nova sociedade adrede constituda, dos activos e passivos da empresa insolvente. Trata-se, por conseguinte, como reala o promio do n. 1 do artigo 101 citado, de medidas referentes gesto futura da empresa e que no inviabilizam que, findo o prazo fixado para a durao da gesto controlada, a empresa retome a sua actividade normal (artigo 115, n. 1, do CPEREF). Por outro lado, como foi impressivamente vincado na deciso homologatria de 26 de Abril de 2001, a sobredita transmisso dos activos e passivos da empresa para uma nova sociedade de carcter necessariamente temporrio foi efectuada para assegurar os interesses dos credores na satisfao dos respectivos crditos, ainda que sem perder de vista a possibilidade de preservar, no termo normal da gesto controlada, a estrutura econmica da empresa devedora. 10. De tudo se conclui, com evidncia, que no existe qualquer situao de identidade ou sequer equivalncia entre os institutos de fuso de sociedades, a que se refere o artigo 97 do Cdigo das Sociedades Comerciais, e de autonomizao jurdica de estabelecimentos corporizada na transmisso temporria, para uma outra entidade, dos direitos e obrigaes da empresa em situao de insolvncia, a que alude o artigo 101, n. 1, alnea e), do CPEREF. Num caso, estamos perante um fenmeno de concentrao econmica, que poder traduzir-se na incorporao de uma ou mais sociedades noutra j existente, ou na criao de uma nova sociedade atravs da juno das posies jurdicas de outras entidades, que poder nada ter a ver com a necessidade de recuperao ou reabilitao financeira das empresas envolvidas e que, em todo o caso, determina a extino das empresas incorporadas ou fundidas; noutro caso, est apenas em causa uma medida de recuperao de empresa, no quadro do processo judicial desencadeado por uma situao de impossibilidade pontual de cumprimento das obrigaes, que se reveste de carcter temporrio e no

implica necessariamente o desaparecimento da empresa intervencionada como unidade econmica e produtiva. Neste contexto, a possibilidade de deduo dos prejuzos fiscais das sociedades fundidas ou incorporadas nos lucros tributveis da nova sociedade ou da sociedade incorporante, como prev o artigo 69, n. 1, do CIRC, poder constituir uma medida de justia tributria e mostrar-se justificvel pelo facto de essas entidades terem passado a incluir no seu seio uma organizao empresarial que, nos exerccios anteriores, apresentou um desequilibrio financeiro. O mesmo argumento no tem validade relativamente aplicao do mecanismo previsto no artigo 101, n. 1, alnea e), do CPEREF que os credores, no seu prprio interesse, e em vista a obterem a satisfao dos seus crditos, tenham imposto como medida de gesto controlada da empresa insolvente. Nesta ltima hiptese, a empresa devedora no se extingue e poder manter, no futuro, a sua actividade produtiva e, por isso, nenhum motivo h para que os prejuzos fiscais que lhe sejam imputveis venham a ser deduzidos nos lucros da nova sociedade, quando a verdade que esta tem uma mera funo gestionria e mantm a sua individualidade jurdica relativamente empresa intervencionada. H, pois, um fundamento material para a diferenciao de regimes, pelo que no possvel considerar violado, na interpretao efectuada pelo tribunal recorrido, o princpio da igualdade consagrado no artigo 13 da Constituio. IV - Deciso Nestes termos, decide-se a) no tomar conhecimento do recurso na parte que tem por objecto a norma do artigo 11. da Lei Geral Tributria; b) no julgar inconstitucional a norma do n. 1 do artigo 69 do Cdigo do Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas, quando interpretada no sentido de que o benefcio fiscal nela previsto no se aplica a entidades que tenham adquirido os direitos e obrigaes de uma empresa em situao empresarial difcil, no quadro de um processo especial de recuperao da empresa, e, consequentemente, nesta parte, negar provimento ao recurso. Custas pelo recorrente, fixando-se a taxa de justia em 25 UC.
Lisboa, 26 de Junho de 2007 Carlos Fernandes Cadilha Ana Maria Guerra Martins Maria Lcia Amaral Vtor Gomes Gil Galvo

3.
Acrdo do Tribunal da Relao de Lisboa
Acordam no Tribunal da Relao de Lisboa: 1. Relatrio: Nos autos de inventrio facultativo que correm termos no Tribunal Judicial do Funchal, em que so inventariados A. Pimenta e M. Pimenta, agravou J. Gonalves, credor da interessada P. Pimenta, do despacho proferido em 3 de Fevereiro de 2003, que, com fundamento na sua ilegitimidade, indeferiu o seu requerimento para ser admitido a intervir no processo de inventrio. Na sua alegao sustentou, em resumo, o agravante as seguintes concluses: 1 Ao criar a norma do artigo 1327 n 3 do Cdigo de Processo Civil, permitindo aos credores da herana intervirem no inventrio, o legislador, ainda que o no escrevesse, teve em mente possibilitar essa

interveno tambm aos credores dos herdeiros que tenham penhorado o direito aco e herana de algum dos interessados no inventrio, nos termos do disposto no artigo 9 n 1 do Cdigo Civil. 2 A no ser assim interpretado extensivamente esse preceito, violar-se- o disposto no artigo 601 do Cdigo Civil e 2 do Cdigo de Processo Civil. 3 E o processo de inventrio no cumpriria as suas funes, pondo termo comunho por, entre outras razes, um dos herdeiros estar a dispor de um direito, sendo essa disposio ineficaz em relao aos terceiros credores com direito aco e herana penhorado. Deve ser concedido provimento ao recurso e revogado o despacho recorrido, substituindo-se por outro que admita o recorrente a intervir no inventrio como credor da interessada Paula Pimenta. Contra alegou o cabea-de-casal, pugnando pela manuteno do despacho recorrido. Foi proferido despacho de sustentao. 2. Fundamentos: 2.1. Para o conhecimento do recurso releva a seguinte factualidade - J. Gonalves instaurou, em 15 de Junho de 1999, aco executiva para pagamento de quantia certa, com processo ordinrio, contra J. Olim e P. Pimenta para pagamento da quantia de 17.663.010$00, acrescida de juros vincendos; - Nessa execuo foi penhorado em 21 de Maro de 2000 o direito e aco da executada P. Pimenta na herana aberta por bito de seu pai J. Pimenta e de seus avs paternos A. Pimenta e M. Pimenta; - Em 24 de Abril de 2002 foi instaurado inventrio facultativo por bito de Agostinho Pimenta e Maria Pimenta, falecidos em 19 de Janeiro de 1977 e 12 de Fevereiro de 1994, respectivamente; - P. Pimenta interessada nesse inventrio; - J. Gonalves requereu, em 16 de Dezembro de 2002, a sua interveno no referido inventrio como credor da interessada P. Pimenta, invocando tal qualidade e, bem assim, a penhora do direito e aco da mesma herana aberta por bito de seu pai e avs efectuada da aludida aco executiva; - Esse requerimento foi indeferido por despacho proferido em 3 de Fevereiro de 2003, com fundamento na ilegitimidade do requerente para intervir no inventrio por no ser credor da herana, nos termos do disposto no artigo 1327 do Cdigo de Processo Civil. 2.2. Face delimitao operada pelas concluses da alegao produzida, a questo a resolver neste recurso consiste em saber se, luz do preceituado no n 3 do artigo 1327 do Cdigo de Processo Civil, os credores pessoais dos herdeiros tm legitimidade para intervir no processo de inventrio. O processo especial de inventrio tem por finalidade pr termo comunho hereditria e constitui, essencialmente, uma medida de proteco que se destina a evitar prejuzos e a distribuir fiel e equitativamente todo o patrimnio da herana, e assim o que nele interessa sobretudo apurar toda a verdade para que a partilha seja efectuada com igualdade e justia Cfr. Lopes Cardoso, Partilhas Judiciais, 3 ed., pg. 16, e Ac. STJ, de 26.10,76, BMJ 260-113. Na partilha no importa, porm, s o activo da herana. Na verdade, a herana responde pelas despesas com o funeral e sufrgios do seu autor, pelos encargos com a testamentaria, administrao e liquidao do patrimnio hereditrio e pelo pagamento das dvidas do falecido (artigo 2068 do Cdigo Civil). Dando concretizao prtica a esta regra de direito substantivo, prev a lei adjectiva a relacionao e aprovao no processo de inventrio de todo e qualquer passivo da herana, vencido ou no vencido, atribuindo ao cabea-de-casal a obrigao de o relacionar (artigos 1345 n 2, 1353 n 3 e 1354 do Cdigo de Processo Civil). Alm da incluso do passivo da herana na relao de bens, reconhece ainda o n 3 do artigo 1327 do Cdigo de Processo Civil legitimidade aos credores da herana para intervir no inventrio nas questes relativas verificao e satisfao dos seus direitos, determinando o artigo 1341 n 1 do mesmo cdigo a sua citao para os termos do mesmo processo de inventrio. Note-se que o legislador se refere sempre, no mbito das normas que regulam o processo de inventrio, designadamente no n 3 do artigo 1327, aos credores da herana, jamais se reportando aos credores dos herdeiros, o que se explica pela circunstncia de os credores da herana s poderem obter a satisfao do seu direito de crdito atravs do patrimnio hereditrio, no sendo os herdeiros obrigados a suportar os encargos que excedam as foras da herana a que so chamados (artigos 2068, 2071 e 2097 do Cdigo Civil).

Cr-se que tambm por isso o artigo 2070 n 1 do Cdigo Civil consagrou que Os credores da herana e os legatrios gozam de preferncia sobre os credores pessoais do herdeiro, e os primeiros sobre os segundos. Estabeleceu este normativo ...duas preferncias na responsabilidade da herana pelas dvidas que a oneram, sem esquecer que, aps a aceitao do chamado, os bens hereditrios passam a constituir bens do sucessor desde o momento da abertura da sucesso (artigo 2119 do mesmo compndio substantivo). A primeira a dos credores da herana e dos legatrios sobre os credores pessoais do herdeiro, mas que visa fundamentalmente proclamar a preferncia bsica dos credores do falecido sobre os credores pessoais do herdeiro; e a segunda, complementar da primeira, a dos credores da herana sobre os legatrios. P. Lima e A. Varela, Cdigo Civil Anotado, Coimbra Editora 1998, vol. VI, pg. 122. Neste contexto no se acolhe o entendimento sustentado pelo agravante no sentido de que ao criar a norma do artigo 1327 n 3 do Cdigo de Processo Civil, permitindo aos credores da herana intervirem no inventrio, o legislador, ainda que o no escrevesse, teve em mente possibilitar essa interveno tambm aos credores dos herdeiros que tenham penhorado o direito aco e herana de algum dos interessados no inventrio, nos termos do disposto no artigo 9 n 1 do Cdigo Civil. Efectivamente, a letra do n 3 do artigo 1327, sabido como que em matria de interpretao das normas o texto o ponto de partida (elemento gramatical), no deixa margem para dvidas. O legislador referiu-se, nica e exclusivamente, aos credores da herana, expresso que comporta apenas os credores dos encargos da herana enumerados no citado artigo 2068 do Cdigo Civil. Tambm do conjunto dos preceitos citados que fazem parte do complexo normativo que integra a norma interpretanda em causa (elemento sistemtico) deriva claramente que na partilha dos bens do de cujus apenas a interveno dos credores da herana, e s destes, foi prevista e, unicamente, na medida do estritamente necessrio para a defesa dos seus direitos de crdito, posto que a garantia da sua satisfao , exclusivamente, o patrimnio hereditrio (elemento racional ou teleolgico). No decorre, pois, da actividade interpretativa da norma em questo qualquer sinal de que o legislador disse menos do que aquilo que pretendia dizer e que, por conseguinte, a frmula verbal que utilizou peca por defeito, devendo, por isso, o intrprete alargar o texto por forma a fazer corresponder a letra da lei ao esprito da lei. Como refere Baptista Machado, A interpretao extensiva assume normalmente a forma de extenso teleolgica: a prpria razo de ser da lei postula a aplicao a casos que no so directamente abrangidos pela letra da lei mas so abrangidos pela finalidade da mesma. Cfr. Introduo ao Direito e ao Discurso Legitimador, Almedina 1996, pg. 185. E tal no acontece no caso em apreo. No se vislumbra a existncia de qualquer razo para dar a mesma proteco que a lei d aos credores da herana, traduzida na possibilidade de intervir no inventrio nas questes relativas verificao e satisfao dos seus direitos, aos credores pessoais dos herdeiros. A expectativa dos credores da herana reside no pagamento atravs dos bens que a integram. A expectativa dos credores pessoais do herdeiro radica no patrimnio deste, do qual pode fazer parte o direito ao quinho hereditrio a determinar na partilha da herana. Por isso, os credores da herana so pagos pelos bens da herana com preferncia sobre os credores pessoais do herdeiro. Improcedem, assim, as concluses da alegao do agravante, merecendo o despacho recorrido inteira confirmao. 3. Deciso: Termos em que acordam os Juzes do Tribunal da Relao de Lisboa em negar provimento ao agravo e confirmar o despacho recorrido. Custas pelo agravante. Lisboa, 9 de Julho de 2003 (Fernanda Isabel Pereira) (Maria Manuela Gomes) (Olindo Geraldes)

4.
Acrdo do Supremo Tribunal Administrativo

Acordam na 1 Seco do Supremo Tribunal Administrativo 1. Relatrio A..., casado, residente na Rua ..., n. ..., ..., ..., Coimbra vem interpor o presente RECURSO CONTENCIOSO DE ANULAO do despacho de homologao do SECRETRIO DE ESTADO ADJUNTO DO MINISTRO DA SADE, de 22-10-2002, das listas definitivas de profissionais acreditados e no acreditados no mbito do processo de regularizao dos Odontologistas publicado no DR II Srie, de 22 de Novembro de 2002. [Recurso contencioso] Fundamenta o seu recurso, nas seguintes concluses: a) o acto recorrido violou o disposto no art. 101 do Cd. Proc. Adm., incorrendo em vcio de forma, na medida em que as actas do Conselho eram e so um elemento essencial, necessrio, para que os interessados ficassem a conhecer todos os elementos relevantes para a deciso como prescreve o n. 2 do art. 101 do CPA e no foram dadas a conhecer nem foram enviadas com a notificao ao recorrente, sequer em fase de audio prvia; b) violou o disposto no art. 100 e seguintes do Cd. Procedimento Administrativo, incorrendo em vcio de forma, ao no proceder a nova audio prvia obrigatria, que no pode ser dispensada nos termos do art. 103, 2 do CPA, pois a deciso final no corresponde, nos seus fundamentos, ao projecto de deciso que foi notificado; c) ao alterar arbitrria e sucessivamente o critrio fixado e publicitado violou os princpios da boa f, imparcialidade, igualdade e interesse pblico (art.s 4, 5, 6 r 6-A do CPA) violando a lei, na medida em que o mesmo rgo ou entidade que determinou certas exigncias para a obteno da credenciao alterou-as unilateralmente sem qualquer comunicao estando em curso o processo de acreditao e apreciao das candidaturas; d) violou os princpios constitucionais de livre acesso escolha de profisso e direito ao trabalho (art. 47, 1 e 58, 3, b) da CRP) vcio de violao de lei ao restringir e impedir o acesso profisso de odontologista sem suporte legal a quem, como o requerente, com base no critrio inicialmente publicitado, possui os elementos necessrios sua credenciao; e) violou o disposto nos artigos 124 e 125, 2 do CPA, incorrendo em vcio de forma por falta de fundamentao ou erro nos pressupostos ao no aceitar como prova os documentos apresentados pelo recorrente no mbito da sua candidatura quando os mesmos correspondiam aos previamente publicitados, durante anos, como admitidos para comprovar o requisito temporal. [Resposta do recorrido] Respondeu o recorrido, sublinhando o seguinte: a) O processo legal de regularizao dos odontologistas tem como objectivo dar cobertura legal actividade daqueles profissionais que vinham exercendo uma actividade concernente sade oral das pessoas, e portanto um dos aspectos importantes da sua sade, sem qualquer regulamentao legal e sem prvia avaliao das condies para o fazerem; b) para tal houve que verificar a posse dos requisitos legais estabelecidos, para que os cidados tenham a garantia de que podem ser tratados pelos odontologistas creditados, suficientemente treinados e capacitados para o exerccio da actividade; c) da o desenvolvimento deste processo de regularizao; d) o recorrente foi excludo do processo de regularizao pois, relativamente a ele, nada havia a regularizar, e, assim, ele no cabia no mbito subjectivo do processo legal de regularizao; e) e nada havia a regularizar porque o recorrente j mdico dentista devidamente habilitado; f) como mdico dentista est naturalmente habilitado a exercer toda a actividade referente sade oral dos cidados, incluindo todos aqueles que so praticados pelos odontologistas; g) no se trata de negar ao recorrente o exerccio de um actividade profissional, pois ele pode exercla com toda a capacidade que o seu curso e profisso de mdico dentista lhe conferem; h) trata-se sim de dizer que, para o exerccio da actividade, o recorrente no necessita de qualquer regularizao pois a sua actividade como profissional da sade oral dos cidados j por natureza regular e legal; i) deste modo no h ofensa de nenhuma das normas legais ou princpios invocados pelo recorrente mas o saneamento do processo de regularizao pela excluso deste processo de quantos, por j serem

mdicos com a sua actividade perfeitamente regular, no carem no mbito subjectivo da legislao destinada regularizao do exerccio de actividade de sade oral. O M.P. junto deste Supremo Tribunal emitiu parecer no sentido de ser dado provimento ao recurso. A excluso do recorrente argumenta o Ex.mo. Procurador Geral Adjunto - fundou-se na considerao de que possui habilitao superior na rea de medicina, no se enquadrando na definio residual da Lei 4/99, de 27 de Janeiro, alterada pela Lei n. 16/2002, de 22 de Fevereiro. Ora, embora o recorrente seja mdico no resulta da lei, designadamente do art. 2, n. 2 da referida Lei 4/99, de 27 de Janeiro, qualquer restrio, quer ao exerccio profissional daquela actividade, directamente emergente da respectiva habilitao acadmica e qualificao profissional. Dever, assim, conclui o M.P. e com este fundamento conceder-se provimento ao recurso. Colhidos os vistos legais, foi o processo submetido conferncia. 2. Fundamentao 2.1. Matria de facto Com interesse para a deciso consideram-se assentes os seguintes factos: a) O Recorrente inscreveu-se no processo de acreditao e regularizao dos odontologistas aberto atravs de Aviso publicado no DR, II Srie, de 9-8-00, ao abrigo da Lei n 4/99, de 27-1; b) Na sequncia do dito processo o Recorrente foi integrado na "Lista n 1 Candidatos no acreditados", anexa ao aviso n 12418/2002, publicado no DR, II Srie, de 22-11-02 cf. o doc. de fls. 24. c) Por despacho, de 22-10-02, o Secretrio de Estado Adjunto do Ministro da Sade, homologou as listas definitivas, elaboradas pelo Conselho tico e Profissional de Odontologia, dos profissionais acreditados e no acreditados no mbito do aludido processo de regularizao dos odontologistas; d) Da acta VII (doc. de fls. 50/53 que aqui se d por reproduzido), referente reunio realizada em 24-11-00, pelo Conselho tico e Profissional de Odontologia (CEPO), consta ter sido aprovada a metodologia de apreciao dos processos, tendo sido definida a grelha com os parmetros da apreciao, conforme o Anexo documentado a fls. 51-52 e que do seguinte teor: "Metodologia da apreciao dos processos de acreditao dos odontologistas ao abrigo da Lei n 4/99, de 27 de Janeiro: 1 Verificar se os requerentes renem os requisitos previstos na Lei n 4/99, de 27 de Janeiro; 1.1 Nos termos do n 1 do artigo 2 da Lei n 4/99, de 27 de Janeiro: 1.1.1 Inscrio no Departamento de Recursos Humanos da Sade do Ministrio da Sade, ao abrigo do Despacho de 28 de Janeiro de 1977 do Secretrio de Estado da Sade (Dirio da Repblica, 2 Srie, de 14 de Fevereiro de 1977); 1.1.2 Inscritos ao abrigo do Despacho de 30 de Julho de 1982 do Ministrio dos Assuntos Sociais (Dirio da Repblica, 2 Srie, de 25 de Agosto de 1982); 1.1.3 Constam da Lista Nominativa entrada no Ministrio da Sade em 1981; 1.1.4 Exerccio pblico da actividade de odontologia h pelo menos 20 anos, contados a partir da data da entrada em vigor da Lei n 4/99, de 27 de Janeiro. Nos termos do n 2 do artigo 2 da Lei n 4/99, de 27 de Janeiro: 1.2.1 Inscritos ao abrigo do Despacho de 1/90, de 3 de Janeiro, da Ministra da Sade (Dirio da Repblica, 2 Srie, de 23 de Janeiro de 1990); 1.2.2 Exerccio pblico da actividade de odontologia h pelo menos 18 anos, contados a partir da data da entrada em vigor da Lei n 4/99, de 27 de Janeiro. 1.3 Nos termos do n 3 do artigo 2 da Lei n 4/99, de 27 de Janeiro: 1.3.1 Exerccio pblico da actividade de odontologia h pelo menos 18 anos, contados a partir da data de entrada em vigor da Lei n 4/99, de 27 de Janeiro. 2 Grelha dos documentos admitidos como prova do exerccio h mais de 18 anos da actividade de odontologia pelo Conselho tico e Profissional de Odontologia. 2.1 Cpia da Declarao de Inscrio no Registo/Incio de Actividade com data de 1981 ou anterior; 2.2 Certido emitida pela Direco-Geral de Contribuies e Impostos Repartio de Finanas onde conste a data de incio, de 1981 ou anterior, e a actividade de odontologia; 2.3 Cpia de recibo de Imposto Profissional de odontologia com data de 1981 ou anterior; 2.4 Cpia de Declarao de Rendimentos da actividade de odontologista com data de 1981 ou anterior; 2.5 Sentenas dos Tribunais transitadas em julgado onde tenha sido dado como provado o incio de actividade de odontologia em 1981 ou em data anterior; 2.6 Documento emitido pelo Instituto de Solidariedade e Segurana Social donde conste a data de inscrio, de 1981 ou anterior, e refira a actividade de odontologia;

2.7 Declarao emitida pelo Comando de qualquer um dos trs ramos das foras armadas, Marinha, Exrcito ou Fora Area, provando o exerccio da actividade de odontologia em 1981 ou em data anterior. e) Da acta XIII, referente reunio do CEPO, realizada em 18-10-01, consta, designadamente, que o Conselho deliberou "aceitar, tambm como documento comprovativo do exerccio da profisso h mais de 18 anos as sentenas judiciais transitadas em julgado que comprovem esse exerccio, pelo que a listagem ir ser actualizada com os novos documentos entretanto recebidos." cfr. o doc. de fls. 53, que aqui se d por reproduzido; f) Da acta XIX, referente reunio, de 25-2-02, do CEPO, consta, em especial, o seguinte: "O Conselho deliberou considerar como documentos equiparveis s sentenas dos Tribunais transitadas em julgado, os despachos de arquivamento dos autos, e as decises da Inspeco Geral do Trabalho, desde que se d como provado o exerccio da actividade de odontologia h mais de 18 anos data da entrada em vigor da Lei n 4/99, de 27 de Janeiro." cfr. o doc. de fls. 54, cujo teor aqui se d por reproduzido. g) A no acreditao do Recorrente foi justificada nos seguintes termos: "A..., apresentou a sua candidatura acreditao como odontologista nos termos da Lei n. 4/99. Verifica-se que o requerente mdico, inscrito na Ordem dos Mdicos. por isso manifesto que o requerente ao praticar actos prprios da sade oral no est mais do que a exercer a actividade mdica, pois que a esta classe so permitidos por lei todos aqueles actos. No pode, consequentemente, dizer-se que o candidato tenha exercido a odontologia, mas antes a medicina, pelo que no se enquadra na definio conceitual feita por aquela legislao. No rene as condies para obteno do ttulo de odontologista, devendo ser indeferido o pedido de acreditao cfr. fls. 16 dos autos. 2.2. Matria de direito O recorrente imputa ao acto recorrido diversos vcios, que, no essencial podemos dividir em dois grupos: vcios formais (de procedimento e falta de fundamentao) e violao de lei. Atendendo ao disposto no art. 57 do Cd. Proc. Adm., entendemos que a apreciao prioritria do vcio de violao de lei, assegura uma mais estvel e eficaz tutela jurdica dos interesses do recorrente, uma vez que a sua procedncia torna clara a situao jurdico/material do recorrente, ou seja, a questo de saber se o facto de tambm ser mdico afasta a possibilidade de preenchimento dos pressupostos de creditao de odontologista. i) Violao de lei art.s 47, n. 1 e 58, n. 3, b) da CRP O recorrente alega que ao serem acreditados como Odontologistas profissionais que exercem a actividade na rea da medicina dentria permite-lhes o acesso a regalias, condies de trabalho, contrataes e remuneraes subsequentes a acordos com o Estado e outras instituies, que impede e veda ao recorrente. Na verdade, apenas como mdico, o recorrente no pode beneficiar de mltiplos contratos e ou convenes; ao passo que um profissional acreditado como Odontologista tem esse direito. De resto s um profissional acreditado como odontologista (para alm dos mdicos detentores de especialidade que o recorrente no detm) pode ser Director Clnico do seu prprio estabelecimento cfr. art. 29 do Dec. Lei 233/01, de 25/8. A entidade recorrida defende a legalidade do despacho recorrido defendendo que no h qualquer ofensa das normas legais invocadas, uma vez que os mdicos dentistas exercem regularmente a sua actividade no caindo assim no mbito subjectivo da legislao destinada regularizao do exerccio da respectiva actividade. O Ministrio Pblico, no seu douto parecer, entende que o despacho recorrido ao restringir o mbito de aplicao da Lei 4/99, de 27 de Janeiro aos profissionais no habilitados com o curso de medicina violou o art. 47 do CRP. O art. 47 da Constituio garante o direito de escolha livre da profisso. Tratase de um direito includo no captulo Capitulo I, do Titulo II, sob a epgrafe direitos liberdades e garantias. Deste modo, e nos termos do art. 18, tais princpios so directamente aplicveis e vinculam as entidades pblicas e privadas. certo, tambm, que o direito de escolha livre da profisso, pode ser condicionado posse e deteno de certas qualidades. E, nessa medida, o princpio da livre escolha de profisso s ser violado quando o estabelecimento das condies de acesso for intolervel, ou desrazovel. A anlise desta questo leva a que o vcio de violao de lei invocado pelo recorrente possa ter uma das duas configuraes jurdicas seguintes: a) em primeiro lugar impe-se saber se a causa de excluso est prevista (ainda que implcita) na Lei 4/99. Se a restrio estiver contemplada na Lei 4/99, ento o vcio invocado pelo recorrente s se verificar se tal restrio ofender o disposto no art. 47, 1 da C.R.P., vcio que se projecta, em primeira linha, sobre o prprio texto legal (inconstitucionalidade da lei). b) Em segundo lugar, e no caso de a Lei 4/99 permitir a creditao do recorrente, ento a sua excluso ilegal por violao do art. 2 da Lei 4/99 (violao do art. 2 da Lei 4/99). No chega, neste caso, a haver violao do art. 47, 1 da Constituio, uma vez que a lei ordinria garantia o princpio da livre

escolha da profisso, e s uma errada interpretao dessa lei afastou o recorrente do processo de creditao. A ser assim, o vcio de violao de lei invocado pelo recorrente deve ser qualificado diversamente, reportando-o no violao do art. 47, 1 da CRP, (como faz o recorrente e o M.P.) mas do art. 2 da Lei 4/99. Vejamos a questo. A lei reguladora do procedimento em causa - Lei n. 4/99, de 27 de Janeiro, alterada pela Lei n. 16/2 002, de 22 de Fevereiro - para alm de criar e regular o Conselho tico e Profissional de Odontologia (artigo 4. e seguintes), definiu quem devia ser considerado odontologista (que o que est em causa no presente recurso - artigo 2.) e as regras a que fica submetido o exerccio dessa actividade (artigo 3.).Considerou odontologistas (artigo 2.): - os profissionais que se encontrem a exercer a actividade profissional, com actividade pblica demonstrada, inscritos no Departamento de Recursos Humanos da Sade, ao abrigo do despacho de 28 de Janeiro de 1977 do Secretrio de Estado da Sade (Dirio da Repblica, 2. srie, de 14 de Fevereiro de 1977) e do despacho de 30 de Julho de 1982 do Ministrio dos Assuntos Sociais (Dirio da Repblica, 2. srie, de 25 de Agosto de 1982), bem como os que constam da lista nominativa entrada no Ministrio da Sade em 1981, desde que exeram a profisso h mais de 20 anos e com um mnimo de carga horria de formao profissional em sade oral de 900 horas (n. 1); - os profissionais a quem tenha sido confirmada a sua inscrio como odontologista no Ministrio da Sade, designadamente ao abrigo do despacho n. 1/90, de 3 de Janeiro, da Ministra da Sade (Dirio da Repblica, 2. srie, de 23 de Janeiro de 1990), desde que se encontrem a exercer a profisso com actividade pblica demonstrada h mais de 18 anos e renam os requisitos mnimos de formao profissional em sade oral de 900 horas at data da entrada em vigor da presente lei (n. 2); - os profissionais que, comprovadamente, se encontrem a exercer a profisso com actividade pblica demonstrada h mais de 18 anos e que, embora no possuindo uma carga horria mnima em formao profissional em sade oral de 900 horas, venham a adquiri-la at trs anos aps a data da entrada em vigor da presente lei (n. 3); No consta dessa lei qualquer restrio, no sentido de no poderem ser abrangidos os profissionais que, apesar de praticarem actos inerentes profisso de odontologistas, detivessem a qualificao de mdicos. Na verdade, os requisitos legalmente exigidos prendem-se apenas com a materialidade das funes exercidas e a garantia de formao na rea da sade oral. Estar tal excluso justificada pela razo de ser da lei, isto , pelo facto de se tratar de um diploma que visava a regularizao de uma prtica no legitimada ? E, portanto, serem de excluir do mbito da regularizao todos aqueles odontologistas, cuja prtica exercida j se encontrava legitimada por um ttulo plenamente vlido (no caso a habilitao com o curso de medicina)? este, de facto, o argumento da entidade recorrida. Julgamos que tal argumentao no consistente. certo que a lei pretende regularizar uma prtica tolerada ou consentida de odontologia por profissionais sem um ttulo certificativo da qualidade e competncia tcnico-cientfica. Todavia, as consequncias da creditao no se esgotam com a atribuio de um ttulo legitimador da prtica de determinados actos de sade oral. A lei atribui qualidade de odontologista (creditado) efeitos relevantes, v.g. a possibilidade de serem Directores Clnicos de Clnicas Privadas onde se pratique a sade oral (cfr. art. 29, n. 2 do Dec. Lei 233/01 de 25/8: Nas clnicas e consultrios onde apenas exeram funes odontologistas, o director clnico por ser um odontologista nas condies previstas na Lei 4/99, de 27/1). Verifica-se, pois, que no est apenas em causa legitimar a prtica de actos, mas tambm a atribuio de um ttulo jurdico com reflexos positivos na esfera jurdica do seu possuidor. A razo de ser da lei assim a legitimao do exerccio de uma profisso a quem no a praticava regularmente, mas tambm a atribuio de um estatuto jurdico - profissional. Se a lei se limitasse a regularizar a situao para o passado, ratificando, por assim dizer, a prtica de actos mdicos sem ttulo de legitimao, seria defensvel a tese da r, e excluir do seu mbito meramente regenerador aqueles que, por via de outros ttulos de legitimao, no carecessem da referida proteco legal. Mas, se o mbito da lei no for apenas esse, ento, nada justifica que aqueles que detenham um outro ttulo de legitimao da prtica de actos inerentes categoria profissional de odontologista no possam, agora, aceder ao estatuto jurdico profissional que o processo de creditao confere. Por outro lado a interpretao reducionista da lei (Haveria aqui, em rigor, uma reduo teleolgica a reduo teleolgica est para a interpretao restritiva assim como a analogia est para a interpretao extensiva e consiste em restringir a aplicao de uma norma por exigncia da teleologia jurdica. Distingue-se da interpretao restritiva porque esta implica, quando a letra da lei transcenda o seu esprito, o primado deste sobre aquela; na reduo teleolgica, pelo contrrio letra e esprito da norma so restringidos em funo do seu escopo ou, se se quiser, das suas razes justificativas MENESES

CORDEIRO, Da Boa F no Direito Civil, II, pg. 790). estando em causa um direito fundamental, como o caso do acesso a uma profisso, s seria admissvel se o escopo legal determinante da excluso dos casos como o do recorrente fosse indubitvel. Com efeito um dos princpios matrias comuns a todos os direitos liberdades e garantia precisamente o carcter restritivo das restries - cfr. art. 18, n. 2 e 3 da Constituio e JORGE MIRANDA, Direito Constitucional, Tomo IV, Direitos Fundamentais, pg. 147. E no seguramente o caso. As razes invocadas para afastar um mdico do processo de creditao como odontologista so perversas, pois assentam na sua melhor e mais adequada preparao tcnica para o exerccio de tal actividade (odontologia). Dado que qualidade de mdico no equivale, como vimos, para todos os efeitos deteno da qualidade legalmente reconhecida (creditada) de odontologista, o mesmo detentor de um interesse merecedor de tutela jurdica. Podemos, ento, concluir que tanto a letra, como o sentido (isto a razo justificativa) da Lei 4/99 no devem ser reduzidos de forma a excluir do processo de creditao os profissionais que tenham a dupla qualidade de odontologistas e mdicos. No prevendo e no permitindo a Lei 4/99, de 27/1 a excluso do processo de creditao dos profissionais habilitados com o curso de medicina, ento a excluso com esse fundamento viola o art. 2 da referida Lei 4/99, de 27/1. Na verdade a Administrao, sem qualquer base legal que o legitimasse, excluiu do processo de creditao o recorrente. Com efeito, o recorrente no foi excludo por no preencher os requisitos materiais da Lei 4/99, de 27/1 situao sobre o qual a Administrao ainda no emitiu pronncia - , mas por ele ser mdico. (Quer isto dizer que, do cotejo do mbito de relevncia da norma com o do caso e, bem assim, da considerao da teleologia da norma, resulta que o problema vertente deve ser assimilado pelo critrio jurdico em causa. Nem a alegada teleologia da norma (que, como visto, se no confina regularizao da situao dos odontologistas, estabelecendo tambm algumas consequncias benficas no que toca ao estatuto profissional) justifica uma diferenciao, nem as diferenas ao nvel das circunstncias materiais entre o caso dos odontologistas e o dos mdicos dentistas sobrelevam as semelhanas juridicamente relevantes entre eles. 3. Deciso Face ao exposto, os juzes da 1 Seco do Supremo Tribunal Administrativo acordam em conceder provimento ao recurso e anular o acto recorrido. Sem custas.
Lisboa, 20 de Abril de 2004. Antnio So Pedro Relator Fernanda Xavier Alberto Augusto Oliveira

5.
Acordo do Supremo Tribunal Administrativo (30/01/2002) Acordam, em conferncia, no Plenrio do Supremo Tribunal Administrativo: A O relatrio 1. A..., com os demais sinais dos autos, dizendo-se inconformada com o acrdo do Pleno da Seco de Contencioso Tributrio, de 02 de Dezembro de 1999, o qual negou provimento ao recurso jurisdicional interposto do acrdo da Seco de Contencioso Tributrio do mesmo Supremo Tribunal, de 25 de Maro de 1998, que julgou deserto o recurso contencioso interposto do despacho do Secretrio de Estado dos Assuntos Fiscais por haver entendido como falta das alegaes a que alude o art. 67 do RSTA o requerimento feito pela recorrente de dar como reproduzido e integrado para todos os efeitos legais tudo quanto se deixou alegado em sede de requerimento de recurso de fls. ... (petio inicial do recurso contencioso), para cujo teor e fundamentao integral se remete, dele recorre para esta formao judicial, sustentado estar o

a decidido em oposio com o julgado no acrdo da Seco do Contencioso Administrativo do mesmo Supremo Tribunal, de 11 de Maio de 1995, prolatado no Proc. n. 30 938. 2. O acrdo preliminar de fls. 466 e segs. dos autos julgou verificada a alegada oposio de julgados e ordenou o prosseguimento do recurso. [Alegaes do Recurso] 3. Alegando sobre o objecto do recurso, a recorrente refutou o decidido com base nos fundamentos que sintetizou nas seguintes concluses (vale a pena atentar na argumentao que se segue): 1 - No moderno pensamento jurdico, esto definitivamente ultrapassados os acanhados limites do positivismo; ao conceptualismo sacralizado na lgica dogmtica dos conceitos sucedem-se a jurisprudncia dos interesses, que afirmando o primado dos interesses reais que subjazem lei, outorgam aos Tribunais a certamente mais nobre misso de, satisfazendo as necessidades da vida, proceder a um juzo normativo dos critrios de valorao da Lei, em definitivo rompimento com o estril mtodo de subsuno lgico-formal; 2 - Como assim, tambm no direito processual, a lgica dogmtica deve ceder a vez interpretao teleolgica e, nesse enfoque, o processo deve ser entendido como uma organizao normativa de actos que, viabilizando a discusso de toda e qualquer litgio levado a juzo, permita atingir o objectivo que a razo primeira e ltima da actividade jurisdicional rectius: a boa deciso da causa. 3 - Na apreciao da questo sub judicio dever-se- ainda ter em considerao os novos ventos que, com a reforma de 95, enformam o processo civil, na qual se aprofundou e privilegiou a verdade material sobre a verdade formal, a prevalncia da substncia sobre a forma; 4 - Privilegiando o formal ao material, sacrificando a interpretao normativa ao rito sacramental e conceitualista, o douto acrdo recorrido decidiu ao arrepio desse moderno pensamento metodolgico que os Cdigos h muito acolheram e fizeram seu; 5 - Com efeito, na petio de recurso, a recorrente alegou exaustivamente, ao longo de 174 artigos, as razes de facto e de direito que consubstanciam os vcios imputados ao acto impugnado, terminando por sumariar essas proposies, dissecados desenvolvidamente, em 17 concluses; de sorte que, ao remeter expressamente, em sede de alegaes, para todos e cada um desses fundamentos fctico-juridcos, a recorrente reverteu para essa pea processual as razes de discordncia do acto recorrido, as quais dela ficam a fazer parte integrante; 6 - Por via dessa remisso, o Tribunal ficou plenamente habilitado a conhecer e decidir dos fundamentos de facto e de direito do recurso. 7 - De resto, quer no Parecer do Digno Representante do Ministrio Pblico junto aos autos a fls.... quer no acrdo recorrido se considerou que a petio inicial de recurso continha elementos bastantes para valer como alegao; 8 - Como tal, foi cabalmente cumprido o nus de alegar, por decorrncia do princpio de que a remisso para um articulado ou documento vale como alegao da matria de facto e direito dele constante; 9 - No rigor das coisas, ao expor, desenvolver e, a final, sintetizar em concluses todas as razes fctico-jurdicas do recurso contencioso, a recorrente cumpriu na petio, por antecipao, o nus de alegar; 10 - Assim antecipadas, as alegaes mostram-se conformes aos ditames legais, pois se os prazos judiciais no se podem exceder nada probe que se antecipem; 11 - Mesmo que, por fora dessa remisso, as alegaes possam ser consideradas como pouco ortodoxas, a sua eventual imperfeio, que apenas dialeticamente se figura, no obsta ao conhecimento do recurso que s pode ser considerado deserto em face de absoluta falta de alegaes; 12 - Devendo em qualquer caso, considerar-se o modo como a recorrente produz as suas alegaes como uma mera irregularidade irrelevante que em nada influi no exame e deciso da causa;

13 - Em todo o caso, ao abrigo do princpio do aproveitamento dos actos processuais e perante o teor da pea processual de fls..... epigrafada de Alegaes bem como o teor da petio de recurso para a qual aquela remete deveria ter sido considerado cumprido pela recorrente o nus de alegar; 14 - Ainda que se entenda estarmos perante um caso de falta de alegaes, mesmo nessa derradeira alternativa apenas hipotizada para feitos de demonstrao de raciocnio, no h lugar desero do recurso, pois nos recursos interpostos directamente para o STA, no aplicvel a sano prescrita no art. 690 n. 2 do Cd. Proc. Civil, em cuja previso se louva a douta deciso recorrida cfr. jurisprudncia citada em ( ) supra; 15 - No acrdo recorrido violaram-se, data venia, as normas supra citadas, nomeadamente, o art. 67, nico do RSTA, o art. 137, 138, 291 e 690 do Cd. De Proc. Civil; 16 - o acrdo recorrido ao interpretar os art.s 291, n. 2 e 690, n. 3 no sentido em que o fez, violou ainda o direito constitucional tutela judicial efectiva, consagrado no art. 20 da Constituio. 17 - O conflito de jurisprudncia entre o acrdo recorrido e o acrdo fundamento deve, assim, ser resolvido, em conformidade com o entendimento perfilhado neste ltimo que corresponde, de resto, jurisprudncia amplamente dominante. [Contra-alegaes] 4. A autoridade recorrida contra-alegou defendendo o julgado com base nas razes sintetizadas nas seguintes concluses: A - O douto acrdo recorrido ao concluir que a exigncia legal de apresentao de alegaes no pode ser substituda pela remisso para a petio de recurso e, consequentemente, que tal facto implica o no cumprimento do nus de alegar que conduz desero do recurso, fez uma correcta interpretao e aplicao da lei aos factos. B No recurso contencioso de anulao, existem dois nus distintos a cargo do recorrente que pretende fazer valer a sua pretenso de ver anulado determinado acto administrativo, a saber: a apresentao de uma petio de recurso e, na fase de discusso da causa, a apresentao de alegaes. C Estas so peas processuais distintas, esto sujeitas a formalismos diversos, tem finalidades prprias e ocorrem em momentos processuais distintos, logo no podem ser apresentadas conjuntamente. D Assim, no pode a apresentao da petio inicial ser entendida como uma apresentao antecipada das alegaes do mesmo recurso. E Impondo a lei ao recorrente o nus de apresentar alegaes, concluindo pelas razes pelas quais se pede a anulao do acto sob recurso, no pode o mesmo dispensar-se do cumprimento de tal nus transferindo para o tribunal o encargo de seleccionar, dentre tudo o que foi referido na petio de recurso aquilo que pode consubstanciar uma alegao. F E no obstando desero do recurso o facto de a referida petio de recurso conter concluses. G Por outro lado, aplicvel aos recursos directamente interpostos para o STA, o nico do art. 67 do RSTA, pelo que, alegao e sua falta aplicvel o disposto no art. 690 do CPC quanto desero do recurso por falta de apresentao de alegao. H No h qualquer inconstitucionalidade na interpretao feita pelo acrdo recorrido dos art.s 291 n. 1 e 2 e 690 n. 3 do CPC de que a falta de alegao implica a desero do recurso, uma vez que este facto no restringe o direito de acesso aos tribunais. [Parecer do M.P.] 5. O Ex.mo Procurador-Geral Adjunto emitiu parecer no sentido do no provimento do recurso por, segundo diz, sufragar a jurisprudncia fixada pelo acrdo recorrido e que vem merecendo o apoio maioritrio da 2 Seco do STA, citando, a propsito, os acrdos de 29/1/90 e 28/9/94, proferidos nos proc. n.s 12 478 e 17 376.

Com os vistos dos senhores juzes que compem esta formao do Plenrio do STA cumpre decidir. B A fundamentao 6. A questo decidenda a de saber se, no domnio de vigncia do nico do art. 67 do RSTA e dos art.s 292 e 690 do CPC, sai cumprido o nus de alegar quando o recorrente, notificado para as alegaes a que alude o corpo do art. 67 do RSTA apresenta um requerimento epigrafado de Alegaes da recorrente em que diz o seguinte: Por razes de economia, e para evitar repeties inteis, d-se como reproduzido e integrado para todos os efeitos legais tudo quanto se deixou alegado em sede de requerimento de recurso de fls.... (petio inicial do recurso contencioso), para cujo teor e fundamentao integral se remete. 7. A questo preliminar.
No obstante o acrdo de fls. 466 e segs. ter concludo pela existncia da alegada oposio de julgados, cumpre reexaminar a questo, dado que ele no impede, como se diz no n. 3 do art. 766 do C. P. Civil ainda vigente neste contencioso, que o Plenrio, ao apreciar o recurso, decida em sentido contrrio. Dispe o art. 22 al. a) do ETAF, na redaco sada do DL. n. 229/96, de 26/09 que compete ao plenrio do Supremo Tribunal Administrativo conhecer dos recursos de acrdos das seces, ou dos respectivos plenos proferidos ao abrigo das alneas a) dos artigos 24 e 30, que, relativamente ao mesmo fundamento de direito e na ausncia de alterao substancial da regulamentao jurdica, perfilhem soluo oposta de acrdo de diferente seco, ou do respectivo pleno, ou do plenrio. Ora, como se distrai dos acrdos alegados como estando em confronto, evidente a antinomia de decises que os mesmos tomaram relativamente a situaes de facto processuais idnticas com base na interpretao das mesmas regras de direito, quais sejam as disposies legais dos art.s 67 e seu nico do RSTA e 292 e 690 n. 2 do CPC, estes na redaco anterior reviso de 1995, e ora constante do seu n. 3. Na verdade, repetindo o que j se disse naquele acrdo preliminar, enquanto no acrdo recorrido se decidiu julgar deserto o recurso contencioso, por confirmao do julgado da Seco de Contencioso Tributrio, por se entender que a recorrente no cumpre o nus de alegar estabelecido nos art.s 67 nico do RSTA, 292 e 690 n. 2 do CPC quando, notificada, em processo de recurso contencioso, nos termos do art. 67 do RSTA para formular alegaes, apresenta nos autos um requerimento em que por razes de economia e para evitar repeties inteis d como reproduzido e integrado para todos os efeitos legais tudo quanto se deixou alegado em sede de requerimento de recurso de fls. no obstante explicita o acrdo recorrido - a petio inicial conter elementos bastantes para servirem de base a uma alegao, nomeadamente quando indica as razes porque entende que o acto ilegal se apresenta as correspondentes concluses que resumem essas razes, o acrdo fundamento decidiu no julgar deserto o recurso contencioso por considerar que cumpre as exigncias de alegar e concluir impostas pelo art. 690 do CPC a alegao da recorrente que, em processo de recurso contencioso, remete, quando notificada para apresentar alegaes nos termos do citado art. 67 o RSTA, para a petio inicial, petio esta na qual se enunciam as razes ou fundamentos do recurso contencioso, primeiramente expostos e desenvolvidos e, depois, resumidos sob a forma de concluses.

8. As ocorrncias processuais Como resulta dos autos, foi por despacho de fls. 270 ordenada a notificao das partes para apresentarem alegaes. No seguimento desse despacho juntou a recorrente aos autos o articulado de fls. 275, epigrafado de alegaes na qual escreveu o seguinte: Por razes de economia, e para evitar repeties inteis, d-se como reproduzido e integrado para todos os efeitos legais tudo quanto deixou alegado em sede de requerimento de recurso de fls...., para cujo teor e fundamentao integral se remete. 9. Do mrito do recurso

A questo colocada para resoluo a este Plenrio , sem dvida alguma, uma daquelas questes jurdicas cuja soluo num ou noutro dos sentidos possveis que a jurisprudncia tem admitido acaba por ser apenas uma resultante do mais ou menos decisivo relevo valorativoponderativo que se atribua a cada um dos diferentes elementos que metodologicamente devem ser convocados na tarefa da determinao e aplicao do direito. Quer a jurisprudncia do STJ quer a do STA tem tomado posio em ambos os sentidos, embora prevalentemente no sentido aqui sustentado. Quanto do STA ser referida mais abaixo. Relativamente do STJ, podero ver-se, por exemplo, no sentido que aqui se defende os acrdos de 30/01/1990 proferido no proc. n. 18 307 e o de 05/12/1991, proferido no proc. n. 2942 e em sentido oposto o acrdo de 18/04/1994, proferido no proc. n. 781/93 (consulta em Internet).[A] Uma posio mais sensvel ao logos racional-comunicante da narrativa imediata ou apreenso imediata do sentido do discurso comunicativo legal tender a postar-se do lado do acrdo recorrido. [B] Uma tese mais defensora de uma interpretao normativo-jurdica integral, em que o prprio direito, no seu axiolgico-normativo sentido fundamental, se afirma em judicativa realizao Cfr. A. Castanheira Neves, O actual problema metodolgico da interpretao jurdica, RLJ, ano 133, n.s 3913-3914, pgs. 100., conduzir-nos- prevalentemente ao sentido do acrdo fundamento. Tal como ensina A. Castanheira Neves Op. Cit. RLJ. Ano 132, n.s 3905 e 3906, pgs. 226., , porm, certo, nos dias de hoje, que o concreto sentido normativojurdico possibilitado pelas normas jurdicas que o labor hermenutico de quem tem de incarnar a fora jurdico-prtica do direito intenta alcanar s logra a sua determinao adequada em funo das concretas exigncias judicativas do problema decisrio, das exigncias postuladas por uma soluo desse problema em termos de justeza prticonormativa. E a justeza, para alm dessa directa adequao problemtica (problemticojudicativamente concreta), ter de encontrar o seu fundamento (ou o seu ltimo fundamento) na normatividade jurdica constitutivamente implicada, imediatamente pelo domnio institucional em causa, mediatamente pelo direito enquanto tal, pela normatividade dos valores e princpios que constituem a validade jurdica enquanto tal. O objectivo da interpretao, continuando com o mesmo Autor Ibidem., o de assumir a normatividade jurdica das normas interpretandas (as normas jurdico-positivas ou as normas de direito positivo) em ordem a obter dessas normas, da sua normatividade, o critrio normativo-jurdico para uma jurdico-normativamente fundada (i., com justeza normativa, por referncia fundamentante aos prprios fundamentos normativos em que a validade jurdica se constitui e verdadeiramente manifesta) e problemticojudicativamente adequada (i., com justeza judicativa) deciso dos concretos casos jurdicos decidendos. Quer isto dizer que a interpretao tem de privilegiar decisivamente mais a ratio legis na sua dimenso de referente normativo fundamentante, referente esse que continuamente se renova ou actualiza de modo a poder abranger as novas realidades histricas cuja incluso na hiptese ultrapassa a capacidade de previso do legislador, assim sustendo a sempre actual vida da norma. O significado normativo no, assim, um significado designativo do que se verteu na narrativa legal mas antes a derivada de uma especfica ponderao valorativa feita ento pelo legislador em termos problemticos ou seja, para valer enquanto for possvel afirmar as exigncias de regulao do contnuo devir histrico segundo a sua axiologia fundamentante. Sendo assim, no pode o intrprete esquecer que a norma positiva nunca encontra na narrativa a razo de ser da sua prpria validade jurdico-normativa, mas que esta reside antes e apenas na sua constante adequao ou funcionalidade jurdico-pragmtica para continuar a realizar e actualizar, na vida das relaes actuais, esses valores ou princpios axiolgicos que justificaram e continuam a justificar a sua intencional constituio. A preponderncia deste elemento racional, assim entendido em termos de um referente axiolgico-fundamentante sempre actual na vida da norma, est abertamente assumido pela norma legal relativa interpretao das outras normas como sendo um dado definitivamente adquirido do mtodo de interpretao. Referimo-nos injuno constante do n. 3 do art. 9 do C. Civil segundo a qual na fixao do sentido e alcance da lei, o intrprete presumir que o legislador consagrou as solues mais acertadas e soube exprimir o seu pensamento em termos adequados.

Na verdade, a presuno mandada ter em conta pela norma no est referida a um tempo histrico certo, como o do momento do nascimento da norma, mas sim ao momento em que haja de afirmar-se a capacidade e fora reguladora das relaes problematizadas por parte da norma e, consequentemente, de determinar-se o seu sentido vinculante. Por outro lado, o apelo adequao das solues, feito na norma instrumental civil, quer apenas significar que, na interpretao da norma positiva, o intrprete dever sempre privilegiar aquela justeza fundamentante de que fala o Professor Castanheira Neves, quando, dentro da narrativa, ou seja, dentro do mnimo de expresso legal (art. 9 n. 2 do C. Civil), caibam diversos sentidos, fazendo-se a opo segundo a legitimao dos efeitos ou segundo a razoabilidade das solues Cfr. Menezes Cordeiro, Cincia do Direito Metodologia Jurdica nos finais do Sculo XX, Rev. Ord. Advog. N. 48, pgs. 762.. Nesta perspectiva no pode o intrprete deixar agora de ver a justeza fundamentante da exigncia consagrada no art. 67 do RSTA tambm luz da axiologia em que se estribou a reforma do processo civil de 1995, fazendo relevar, na medida do adequado, os princpios dela sados, como o da garantia da prevalncia do fundo sobre a forma; da simples instrumentalidade do processo no que toca perseguio da verdade material, da eliminao dos obstculos injustificados obteno de uma deciso de mrito, da atenuao da excessiva rigidez de certos efeitos cominatrios ou preclusivos, tudo para usar expresses utilizadas no prembulo do principal diploma que a consagrou ( o DL. n. 329-A/95, de 12/12). A ser assim, o que verdadeiramente decisivo para resolver o problema colocado ao tribunal o saber, se na situao de facto processual actual, que foi desencadeada pela referida actuao da recorrente, ainda possvel descortinar o respeito pela axiologia fundamentante do preceito que obriga a recorrente, no processo de recurso contencioso, a apresentar as suas alegaes e quais so, na actualidade de vida da norma, esses seus princpios fundamentantes. Tal como decorre dos termos em que o processo de recurso contencioso se encontra regulado nos art.s 24 e segs. da LPTA e no RSTA e da prpria norma em causa o art. 67 e seu nico do RSTA , esta surge postada para regular a fase processual que se segue imediatamente apresentao da resposta da autoridade recorrida ou ao decurso do prazo para o exerccio desse contraditrio. A operacionalidade da norma surge numa fase em que o recorrente j teve a ocasio de, na petio inicial, efectuar o seu pedido de tutela jurdica ao tribunal, de expor as razes de facto e de direito que segundo o seu ponto de vista o justificam juridicamente e de exibir os meios de prova tendentes a demonstrar, perante o mesmo tribunal, a existncia da factualidade ali afirmada. Por seu lado, a autoridade recorrida teve, tambm, a oportunidade de refutar a concesso da tutela jurdica demandada do tribunal pelo recorrente, de contradizer as concretas causas de pedir alegadas pelo recorrente ou sejam, os concretos vcios do acto contenciosamente recorrido, seja na dimenso da sua inexistncia factual, seja na da sua irrelevncia jurdica e de apresentar, igualmente, as provas tendentes a sustentar a veracidade dos factos por si alegados em defesa e a inveracidade dos alegados pela contra-parte. Deste modo, as alegaes surgem num momento processual em que a controvrsia existente entre as partes recorrente e recorrido - se encontra completamente definida, mediante as afirmaes de facto e de direito que ambas fizeram ou tiveram a oportunidade de fazer na petio inicial e na resposta e as provas que em apoio de cada uma das suas posies cada uma delas exibiu ou seja, num momento em que est completamente definido nos autos o objecto do recurso contencioso. A insero legal, em tal momento, de um espao para as partes apresentarem as suas alegaes apenas poder ter assim por escopo o propiciar-lhes, ento, um momento de contraditrio especfico sobre a matria de facto e de direito alegada por cada uma delas e pela parte contrria em apoio das suas pretenses expressas no processo, nomeadamente quanto ao valor predeterminado de algumas provas que hajam sido exibidas nos autos ou de convincncia endgena quanto a outras e, decorrentemente, quanto ao sentido do juzo a fazer sobre a existncia dos factos alegados pertinentes para a deciso da causa. Perante esta conformao legal do processo poderemos afirmar que esse momento do recurso contencioso, - processo este que pelo tipo de tutela que propicia se aparenta com o tipo das aces anulatrias de processo comum tem a mesma justeza fundamentante daquele que os artigos 652 n.s 2 al. e) e 5 e 657 do C. P. Civil prevem para o processo civil: um

contraditrio sobre o valor das provas e sobre o quadro de facto a fixar pelo tribunal e sobre as solues ou aspectos jurdicos da causa. O escopo , pois, o mesmo. A nica diferena est em que, no processo civil, a concretizao desse momento de contraditrio constitui uma simples faculdade cujo no uso apenas se poder reflectir no grau ou nvel interior da ponderao judicial dos diversos aspectos que interessam deciso da causa, enquanto que, no processo de recurso contencioso, ela assume a natureza de um nus legal cuja no satisfao acarreta a desero do recurso. Trata-se de uma diferena que encontra explicao, por um lado, na natureza pblica dos interesses que integram o objecto do processo, a demandar um maior grau de cumprimento do dever de cooperao das partes para o seu esclarecimento e, por outro, na concepo dogmtica que ento se tinha do processo de recurso contencioso como um recurso situado ainda no percurso administrativo, um recurso contra um acto administrativo integrado num sistema de justice dlgue. Tal circunstncia no pode deixar de levar acentuao da primeira justeza fundamentante do preceito, acima indicada a satisfao do dever de cooperao como sendo hoje a principal a sua essencial ratio justificante. E isso no obstante se reconhecer que o preceito continua a ter uma validade actual, no tendo cado na inoperncia jurdica prpria da revogao ou da caducidade das hipteses reguladas. que o legislador poder continuar a exigir, hoje, dentro da sua discricionariedade constitutivo-legislativa, constitucionalmente legtima, de conformao do processo adequado para a realizao judicial dos direitos e interesses legalmente protegidos, a apresentao de alegaes segundo os moldes exigidos para os recursos jurisdicionais no processo civil. Temos, portanto, que admitir a validade da exigncia das alegaes contemplada no art. 67 do RSTA e dos efeitos a previstos, por remisso, para a sua falta. A alterao do quadro normativo-constitucional informador das exigncias a cumprir pelo processo de recurso contencioso apenas se poder reflectir na deslocao do acento tnico da justeza fundamentante de um polo para o outro, dentro dos apontados, e, consequentemente, da adequao dos efeitos jurdicos actuais da norma. O conceito de alegaes um conceito normativo. Trata-se, assim, de conceito que encarna em si uma opo legislativa quanto realidade jurdica qual pretende acoplar determinados efeitos jurdicos, como sejam aqueles que o art. 67 do RSTA prev por remisso. Mas a lei adjectiva no o define narrativamente. Sendo assim, ele tem de ser distrado do sistema jurdico a que se reporta, neste caso do sistema processual, a partir essencialmente da sua justeza fundamentante, como decorre do acima exposto, pois esta que verdadeiramente caracteriza ou d identidade prpria especfica norma ou comando que se procura determinar. Antes de mais, as alegaes so um articulado ou um requerimento dirigido ao tribunal e aos demais intervenientes do processo no qual estes fazem as afirmaes que entendam dever fazer na perspectiva de, segundo a funcionalidade legal, obterem os efeitos jurdicos que a lei lhes consigna. O escopo das alegaes em causa , j o vimos, essencialmente o de propiciar ao recorrente um momento crtico de avaliao sobre a matria de facto pertinente para a deciso da causa e de reflexo sobre os seus aspectos jurdicos, tenham esses aspectos sido alegados por si ou pela parte contrria. Atenta esta funcionalidade legal, elas so, por isso, entre o mais, o momento privilegiado para o recorrente manter o pedido e as causas de pedir alegadas, reduzir as causas de pedir ou at o pedido, laia do que se passa no ltimo articulado definidor do objecto do processo previsto no processo civil (art. 273 n. 2 do CPC), ou ainda o de abandonar o objecto do processo, fazendo a opo pela desero do recurso. Como articulado que so, as alegaes esto sujeitas s regras formais estabelecidas no art. 138 n. 1 do CPC para os actos das partes ou seja, devem ter a forma que, nos termos mais simples, melhor corresponda ao fim (aqui est a funcionalidade legal ou o apelo justeza fundamentante) que visam atingir. E o n. 1 do art. 690 do CPC, que o art. 67 do RSTA convoca, posta-se do mesmo lado, ao exigir que as alegaes devem ser concludas, de forma sinttica, pela indicao dos fundamentos do recurso. O que importa, pois, que o articulado ou seja, as afirmaes das partes tenham capacidade significante dos fundamentos do recurso, o que transposto para o momento e o processo a que se refere o art. 67 do RSTA significa que as afirmaes da recorrente tm de ter a capacidade comunicante para dar a entender ao tribunal e

aos demais intervenientes do processo, como se disse j acima, a sua posio quanto subsistncia do objecto do processo e a sua avaliao sobre o quadro de facto a fixar pelo tribunal e sobre as solues ou os aspectos jurdicos da causa. Tal entendimento , de resto, aquele que sugerido pelos referidos princpios que justificaram a reforma do processo civil de 1995 e que no podem deixar de perpassar agora a justeza fundamentante da exigncia legal da apresentao das alegaes a que se refere o art. 67 do RSTA. Uma posio que v alm destas exigncias surgir com a ntula de reserva sobre a sua constitucionalidade por inteiramente desproporcionada funcionalidade constitucional do processo, que se impe ao legislador ordinrio, enquanto um simples modo de adequadamente realizar e defender os direitos e interesses legalmente protegidos, que constitui uma das dimenses nucleares do direito do acesso aos tribunais reconhecido como garantia fundamental nos art.s 20 e 268 n.s 4 e 5 da CRP. Da que sempre se impusesse a interpretao pela qual aqui se opta por esta se situar nessa linha de conformidade ou respeito com uma das dimenses materiais daquele direito fundamental, qual seja a da exigncia de um processo justo, o que pressupe necessariamente a sua adequao. Ora esta aptido no pode ser negada. O prprio acrdo recorrido a afirma quando diz expressamente que a petio inicial para cujo teor e fundamentao integral remete o articulado desconsiderado como sendo de alegaes ... contm elementos bastantes para servirem de base a uma alegao e nomeadamente quando indica as razes por que se entende que o acto ilegal e as correspondentes concluses em que essas razes se resumem at porque as alegaes tm por finalidade esclarecer as razes porque se pretende a anulao do acto recorrido sendo as concluses a sntese das ditas alegaes. Na verdade, a recorrente, em tal petio exps com clareza em 174 artigos o objecto do recurso contencioso, as razes de facto e de direito com base nas quais pede a anulao do acto contenciosamente recorrido (os concretos vcios do acto) e terminou a mesma petio com uma sntese em 17 concluses de tudo o que nos artigos anteriores havia alegado. No caso sob anlise, o articulado da recorrente tem aptido narrativa e capacidade comunicante suficientes para dar a conhecer ao tribunal e aos demais intervenientes do processo a posio da parte sobre a subsistncia do objecto do processo, tal como ficou estabilizado na petio inicial, bem como qual o sentido da prognose critica, feita pela recorrente nesse especfico momento processual, sobre a atendibilidade judicial das razes de facto e de direito alegadas como fundamento do recurso. No h aqui qualquer vaguidade no discurso da recorrente que possa deixar o tribunal colocado na posio de poder errar quanto identidade dos fundamentos de facto e de direito com base nos quais ela sustenta que o recurso deve proceder. O discurso da recorrente no d outra alternativa que no seja a de entender-se como contedo prprio das alegaes o que por remisso deixou j exarado na petio inicial. O caso no tem, pois, nada que se assemelhe quele de que d nota o eminente Prof. Alberto dos Reis como no satisfazendo o nus de alegar, consubstanciado em oferecer o merecimento dos autos ou outra expresso similar. A situao processual , antes, anloga quela outra em que o mesmo sbio professor considera estar satisfeito esse nus, em que no recurso de revista se pediu a revogao da deciso recorrida pelos fundamentos expostos na minha minuta para a Relao Cfr. Cdigo de Processo Civil anotado, pgs. 357/358.. O acrdo recorrido s desconsiderou o articulado apresentado pela recorrente como constituindo alegaes do ponto de vista jurdico-processual por haver entendido que ele devia evidenciar na prpria narrativa directa do articulado a reapreciao dos factos e razes pelos quais defende a ilegalidade ou a invalidade do acto em apreciao. E, explicitando melhor esse seu entendimento, continua o acrdo a dizer que impondo-lhe a lei este nus, em alegaes, no pode a recorrente, ... sem suporte legal, auto-dispensar-se do cumprimento de tal nus transferindo para o prprio tribunal o encargo de seleccionar, dentre tudo o que foi referido na petio de recurso, aquilo que pode consubstanciar uma alegao. Nada impede, todavia, sob o ponto de vista da racionalidade lgico-comunicativa, a utilizao, no articulado, de uma narrativa indirecta ou por remisso desde que no saia prejudicada, como no sai no caso dos autos, a inteligibilidade do discurso alegatrio e este cumpra a funcionalidade da avaliao crtica prpria que se exige da recorrente nesse momento. No existe aqui nenhuma auto-dispensa de alegar, como diz o acrdo recorrido, mas

simplesmente um modo, - porventura, o mais simples de externar a avaliao crtica feita no momento da apresentao do articulado pela recorrente da recorrente sobre o objecto do processo e sobre a prevalncia das razes que alegou na petio sobre as demais de modo a justificar a concesso da tutela pedida ao tribunal. Cada caso um caso, numa afirmao de verdade a la Palisse. Casos h em que a remisso, porque feita para um anterior articulado que esteja ferido de vcios de inteligibilidade (afirmaes genricas, difusas, confusas, obscuras, etc.) e que no satisfaa a exigncia legal de formulao de concluses, sem embargo da sua apresentao poder ser feita a convite do juiz (art. 690 n. 4 do CPC), no poder ser havido como um articulado funcionalmente vlido das alegaes a que se refere o art. 67 do RSTA. Outros, como o presente, devero ser tidos como tal. Finalmente, poder-se- ainda esgrimir que, consubstanciando a sano da desero do recurso contencioso uma restrio ao direito de aco judicial, no poder a dvida interpretativa, que porventura exista, deixar de ser resolvida pela prevalncia do sentido que melhor d realizao e eficcia aos direitos constitucionais, aplicando-se aqui tambm o sentido do velho brocardo latino do favorabilia amplianda odiosa restringendam ou o do pro actione ou do favor actionis. E esse sentido o que, na hiptese desenhada nos autos, julgue satisfeito o nus de alegar. Alis, se bem que a Seco de Contencioso Tributrio deste STA se tenha maioritariamente pronunciado no sentido de no ser permitida a remessa nas alegaes para outro articulado, nos casos que apreciou, o certo que no poder esquecer-se que foram muito reduzidos os casos em que ela teve de pronunciar-se sobre esta temtica e que nesta matria os termos em que se apresenta elaborado o articulado remitido verdadeiramente decisivo para se aferir se estamos ou no perante umas alegaes inteligveis e funcionalmente adequadas. Vo nesse sentido os acrdos de 29/01/1990 e de 28/09/1994 proferidos nos proc. n.s 12 478 e 17 376, alm do aqui recorrido.. No poder assim falar-se da existncia, a, de uma consistente corrente jurisprudencial. Ao invs, tendo a questo sido muito mais repetidamente analisada pela Seco de Contencioso Administrativo, a maioria da jurisprudncia que se conhece encaminhou-se precisamente no sentido de ser admissvel essa remisso, desde que concretamente adequada Entre outros, no mesmo sentido, podem ver-se os acrdos de 15/11/1994, publicado nos Apndices ao D. Rep. de 15/11/94, pgs. 4 022; de 11/5/1995 proferido no proc. n. 30 938; de 19/01/1995, proferido no proc. n. 31 341 e de 31/05/2000, proferido no proc. n. 41 36.. Perante tudo que vem de dizer-se de concluir que o recurso merece provimento. C Deciso 10. Destarte, atento tudo o exposto, acordam os juizes deste Plenrio em conceder provimento ao recurso e revogar o acrdo recorrido e com ele o acrdo da Seco de Contencioso Tributrio que o mesmo confirmou, devendo os autos seguir os ulteriores termos. Sem custas por delas estar isenta a autoridade recorrida. Lisboa, 31 de Janeiro de 2002 Benjamim Rodrigues - Relator Antnio Fernando Samagaio Fernando Azevedo Moreira Isabel Jovita Gouveia e Melo Rui Pinheiro Abel Atansio Fonseca Limo Almeida Lopes Ernni Figueiredo (vencido com os fundamentos do acrdo recorrido da Seco) Domingos Brando de Pinho (vencido, nos termos da declarao de voto junta) Vtor Meira (vencido, nos termos do voto do Ex.mo Cons Brando de Pinho que acompanho)

Mendes Pimentel (vencido, nos termos da declarao de voto do Exmo. Conselheiro Brando de Pinho) Lcio Barbosa (vencido, nos termos de declarao de voto do Exmo. Conselheiro Brando de Pinho) Pamplona de Oliveira (vencido nos termos da declarao de voto do Exmo. Senhor Conselheiro Brando de Pinho) DECLARAO DE VOTO O art 67 do RSTA exige a produo de alegaes e, na sua ratio, est, sobretudo, uma concretizao do princpio do contraditrio. Tal pea processual, a ter lugar aps a resposta da autoridade recorrida, da apresentao, por esta, do processo instrutor e de concluda a instruo do recurso contencioso, no se destina meramente apresentao do feito em juzo - para isso serve a petio inicial - antes tem finalidades prprias, de um repensar da situao face concluso da fase instrutora do processo. A, naturalmente, tem o recorrente de apreciar aquela resposta - onde naturalmente se discreteia sobre a inexistncia dos vcios ou ilegalidades por aquele invocadas - e, bem assim, o processo instrutor donde resulta, passo a passo, o conhecimento pleno do procedimento administrativo que culminou na concretizao do acto contenciosamente impugnado. A petio inicial e as alegaes situam-se, pois, num plano axiolgico- jurdico completamente distinto por modo que se complementam, no se auto-substituem. Logo por a, pois, a petio inicial no pode nunca substituir a dita alegao; a petio funciona como uma apresentao do caso em juzo, as alegaes como um exame crtico da posio adversa e da prova produzida. Nem, ainda em tal aspecto, ser despiciendo lembrar, num processo, ora, seno total pelo menos essencialmente subjectivo, de partes, o dever de estas contriburem, de modo decisivo, para o prprio julgamento e deciso do tribunal. A nosso ver, essencial tal contraditrio, mesmo em sentido formal, seja, no plano legal, do direito constitudo. Certo que pode o recorrente postar - se processualmente no mesmo plano do petitrio inicial, sem qualquer sentido critico ou sem considerar o desenvolvimento processual mas, ai, trata-se de um dbito relacionado com o mrito, que j no contende com o dever alegatrio. Alis, a primeira parte do projecto tanto pode justificar a posio a defendida, como a oposta: justamente a preponderncia do elemento racional de interpretao, nos termos expostos, "entendido em termos de um referente axiolgico - fundamentante sempre actual na vida da norma", que postula a soluo aqui defendida. Nem a reforma do processo civil, de 95/96 como nem a reforma do contencioso administrativo em gnese, suprimem as alegaes, apesar da pretendida "atenuao da excessiva rigidez de certos efeitos cominatrios ou preclusivos". Por outro lado, longe vo os tempos da chamada "justice retenue ou dlgu", do sculo XIX e princpios do sec. XX. E no a que se encontra o fundamento da norma processual em causa. Esta tem que ser entendida no contexto supra, de concretizao de deveres processuais plenamente actuais em termos de realizao da justia em que as partes tm papel preponderante. Nem se v, por outro lado, como o dito art 67, entendido nos presentes termos, possa ter-se como prejudicial garantia constitucional fundamental do acesso ao direito. Pelo contrrio parece que este a postul-lo e exigi-Io com acento na cooperao das partes com o tribunal, seja, como administrao da justia. Certo que at se pode reconhecer que, em tese e como se afirma no aresto recorrido, este conter "elementos bastantes para servir de base a uma alegao" mas isto s em sentido formal que no substancial ou funcional, nos aludidos termos. Na verso vencedora e afinal, despreza-se tudo o exposto, acabando por se exigir apenas um articulado verdadeiro e prprio: a petio.

Ai, as alegaes so pura ficcio juris, so pura remisso para uma pea que essencial e intrinsecamente no pode, logo por natureza, satisfazer a exigncia legal. Ou seja, no fundo uma interpretao revogatria - que no meramente interpretativa - da lei. Nem, nenhum princpio do tipo "pro actione" pode desvalorizar, ao ponto de a suprimir, tal existncia legal. por tudo o exposto que votei se negasse provimento ao recurso, confirmando-se assim o aresto recorrido. Domingos Brando de Pinho

Anda mungkin juga menyukai