Anda di halaman 1dari 16

Simulado

CDA Concursos - Direito Constitucional Prof. Maycon Penizolo

Teoria Geral do Direito Constitucional Ttulo I Dos princpios fundamentais

01 Julgue os itens a seguir. I - De acordo com a Constituio Federal de 1988 (CF), todo o poder emana do povo, que o exerce exclusivamente por meio de representantes eleitos diretamente. Comentrios: A questo se torna errada por restringir a participao popular nos feitos da cidadania apenas pelo instituto do voto. Ao afirmar que o povo exerce o poder exclusivamente por meio de representantes eleitos diretamente, a questo deixa de citar a atuao popular junto ao poder pblico atravs de instrumentos constitucionais como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular, apenas para citar alguns exemplos. Item ERRADO. Fundamentao legal: CF/88, art. 1, pargrafo nico. II - Constitui princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil em suas relaes internacionais a concesso de asilo poltico, vedada a extradio. Comentrios: A primeira assertiva da questo esta correta, pois, de fato constitui princpio da Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais a concesso de asilo poltico. Entretanto, a segunda assertiva afronta de modo grosseiro a nossa carta poltica, ao afirmar que vedada a extradio. Tal vedao s alcana o Brasileiro nato e os estrangeiros condenados no exterior por cometimento de crimes polticos ou de opinio. J o estrangeiro que comete crimes que no sejam polticos ou de opinio e o Brasileiro naturalizado que antes naturalizao cometeu crime comum ou se envolveu comprovadamente em trfico ilcito de entorpecentes ou drogas afins, pode ser extraditado. Item ERRADO. Fundamentao legal: CF/88, art. 4, I e art. 5, LI e LII. III - A Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos estados, dos municpios, do Distrito Federal e dos territrios.

Comentrios: A repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel apenas dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal, no se incluindo na forma federativa de estado, os territrios, como o fez a questo. Item ERRADO. Fundamentao legal: CF/88, art. 1, caput. IV - Denomina-se constituio outorgada a elaborada e estabelecida com a participao do povo, normalmente por meio de Assembleia Nacional Constituinte. Comentrios: A constituio elaborada e estabelecida com a participao popular, por meio de Assembleia Nacional Constituinte classifica-se quanto a sua origem em constituio promulgada. A constituio outorgada aquela imposta ao povo pelo detentor do poder poltico e posta em vigor sem a participao popular. Item ERRADO. Fundamentao: Doutrina A) B) C) D) E) Todos os itens esto certos Apenas os itens I, II e III esto incorretos. Apenas o item III esta correto Os itens II, III e IV esto incorretos. Todos os itens esto incorretos.

02 Julgue os itens a seguir. I - A participao indireta do povo no poder ocorre com a representao. Nesta, o representante exerce um mandato e no fica vinculado vontade dos representados. Alm disso, o eleito no representa apenas os seus eleitores, mas toda a populao de um territrio. Desse modo, o mandato considerado livre e geral. Comentrios: A questo expressa fielmente as ideias do princpio da representao. A titularidade do poder pertence ao povo, entretanto, no tocante democracia indireta, o seu exerccio compete aos representantes do povo (deputados federais, estaduais, distritais e vereadores). O povo tambm exerce a democracia de forma direta atravs, dentre outros, dos institutos do plebiscito, referendo e da iniciativa popular. Item CERTO. Fundamentao legal: CF/88, art. 1, pargrafo nico. II - Toda constituio necessariamente escrita e representada por um texto solene e codificado. Comentrios: As constituies so classificadas quanto forma como constituies escritas ou no escritas, que tambm podem ser chamadas de costumeiras ou consuetudinrias. Item ERRADO. Fundamentao: Doutrina. III - As normas de eficcia plena no exigem a elaborao de novas normas legislativas que lhes completem o alcance e o sentido ou lhes fixem o contedo; por isso, sua aplicabilidade direta, ainda que no integral. Comentrios: As normas de eficcia plena segundo o mestre Jos Afonso da Silva so normas que no dependem da atuao do legislador infraconstitucional para

produzirem efeitos. A sua aplicabilidade direta e integral, ao contrrio do que afirmou a questo. Item ERRADO. IV - A Constituio Federal de 1988 apresenta os chamados princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, que incluem referncias a sua forma de Estado, forma de governo e regime poltico. Deduz-se do texto constitucional que a Repblica Federativa do Brasil um Estado de Direito, o que limita o prprio poder do Estado e garante os direitos fundamentais dos particulares. Comentrios: De fato o Ttulo I da CB/88 denominado dos princpios fundamentais e seu art. 1 traz em seu escopo a forma de estado federado, a forma de governo republicano e o regime poltico democrtico de Direito. Todos esses vetores so limitadores do poder do estado e garantidores dos direitos fundamentais dos administrados. Item CERTO. Fundamentao legal: CF/88, art. 1, caput. A) B) C) D) E) Todos os itens esto corretos. Apenas o item I est correto. Os itens I, III e IV esto incorretos. Os itens I e IV esto corretos. Todos os itens esto incorretos.

03 Julgue os itens a seguir. I - A dignidade da pessoa humana, um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, apresenta-se como direito de proteo individual em relao ao Estado e aos demais indivduos e como dever fundamental de tratamento igualitrio dos prprios semelhantes. Comentrios: De fato a dignidade da pessoa humana est inserida no rol dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, enumerados no inciso III do art. 1 da CR. Esse fundamento um dos pilares centrais da proteo dos indivduos contra investidas imperiosas e ilegais do Estado e tambm contra possveis arbitrariedades praticadas por seus pares. A dignidade da pessoa humana encarada como um dever de todos no tratamento igualitrio entre os semelhantes. Item CERTO. Fundamentao legal: CF/88, art. 1, III. II - Quanto ao modo de elaborao, a constituio dogmtica decorre do lento processo de absoro de ideias, da contnua sntese da histria e das tradies de determinado povo. Comentrios: Quanto ao modo de elaborao as constituies classificam-se em dogmticas ou histricas. A constituio dogmtica reunida em um s documento, elaborada em uma ocasio certa, por um rgo legislativo, geralmente uma Assembleia Legislativa. J a constituio histrica decorre do lento processo de absoro de ideias, da contnua sntese da tradio de um povo. Gabarito: ERRADO. Fundamentao: Doutrina.

III - Sob o ponto de vista da extenso, a constituio analtica consubstancia apenas normas gerais de organizao do Estado e disposies pertinentes aos direitos fundamentais. Comentrios: Quanto extenso, as constituies classificam-se em analticas e sintticas. As analticas so extensas, prolixas, largas e amplas. J as sintticas so breves, sumrias e concisas, versando apenas sobre normas gerais de organizao do Estado e disposies pertinentes aos direitos fundamentais. Item ERRADO. Fundamentao: Doutrina. IV - No tocante ao poder constituinte originrio, o Brasil adotou a corrente positivista, de modo que o referido poder se revela ilimitado, apresentando natureza pr-jurdica. Comentrios: O poder constituinte originrio considerado o instituidor do estado. Ele cria, atravs da organizao poltica do novo estado, a constituio. O poder constituinte ilimitado, no se submetendo a qualquer regramento jurdico anterior edio da constituio, por isso tem natureza pr-jurdica. Item CERTO. Fundamentao: Doutrina. A) B) C) D) E) Todos os itens esto corretos. Apenas o item I est correto. Os itens I, III e IV esto incorretos. Os itens I e IV esto corretos. Todos os itens esto incorretos.

04 Julgue os itens a seguir. I - As normas produzidas pelo poder constituinte originrio so passveis de controle concentrado e difuso de constitucionalidade. Comentrios: O poder constituinte originrio o responsvel por elaborar a constituio, geralmente atravs da Assembleia Nacional Constituinte e possui poderes ilimitados no sujeitos a controle de nenhuma espcie. Item ERRADO. Fundamentao: Doutrina. II - A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal (STF) entende que as normas constitucionais programticas obrigam os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio a atuar no sentido de concretizar as finalidades nelas contidas. Comentrios: Normas constitucionais programticas so aquelas que instituem programas de ao para o estado. So normas que trazem em seu escopo aes que atualmente o estado ainda no concretizou, mas que deve concretizar na medida do possvel. O STF entende sim, que as normas constitucionais programticas obrigam o poder pblico a atuar no sentido de concretiza-las. Item CERTO. Fundamentao: Doutrina e Jurisprudncia. III - A disposio constitucional que prev o direito dos empregados participao nos lucros ou resultados da empresa constitui norma de eficcia limitada.

Comentrios: Segundo a classificao do mestre Jos Afonso da Silva, as normas constitucionais so de eficcia plena, de eficcia contida e de eficcia limitada. As normas de eficcia plena so aquelas que desde a entrada em vigor da constituio esto aptas a produzir efeitos; as normas de eficcia contida so aquelas que possuem todos os elementos necessrios imediata produo dos seus efeitos, entretanto, admitem que exista regulamentao por parte da legislao infraconstitucional; as normas de eficcia limitada, por sua vez, so normas que necessitam da edio de legislao infraconstitucional para a sua plena produo de efeitos. Analisando o disposto no Art. 7, inciso XI da CF, conclumos que o legislador constitucional garantiu aos trabalhadores Brasileiros a participao nos lucros ou resultados da empresa, entretanto, delegou legislao infraconstitucional a tarefa de definir a matria conforme observamos na ltima delineao do inciso: conforme definido em lei. Item CERTO. Fundamentao: Doutrina e CF/88, art. 7, inciso XI. IV - A norma constitucional que estabelece a liberdade quanto ao exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso constitui norma de eficcia plena. Comentrios: Ao analisarmos o art. 5, inciso XIII da CF, conclumos que o legislador constitucional estabeleceu que livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, entretanto, delegou poderes legislao infraconstitucional para que procedesse a delimitao desse direito, como podemos observar na expresso: atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. No se trata nesse caso de norma de eficcia plena e sim de norma de eficcia contida, pois, o exerccio do direito garantido, desde a entrada em vigor da constituio, entretanto, o poder legislativo deve tecer restries, no mbito de sua competncia discricionria, para o exerccio do direito previsto na norma. Vale dizer que enquanto no sobrevier norma delimitadora desse direito ela se configura como norma de eficcia plena, entretanto, continua a ser classificada como norma de eficcia contida: Item ERRADO. Fundamentao: Doutrina e CF/88, art. 5, inciso XIII. A) B) C) D) E) Todos os itens esto corretos. Apenas o item I est incorreto. Os itens I, III e IV esto incorretos. Os itens II e III esto corretos. Todos os itens esto incorretos.

05 Julgue os itens a seguir. I - Embora polmica a existncia das chamadas normas programticas, a doutrina e a jurisprudncia prosseguem fazendo referncia a elas; essas normas juridicizam valores que cabe ao Estado realizar, e sua normatizao dirige-se ao Poder Legislativo ao qual cabe disciplinar os aspectos legais dos programas constitucionais , mas tambm se destina aos demais rgos do Estado. Comentrios: Conceito perfeito a respeito de norma programtica. Norma programtica pode ser definida como uma projeo para o futuro. algo que o estado ainda no alcanou no presente momento, entretanto, espera-se alcanar no futuro,

na medida do possvel. O STF entende que a existncia de norma programtica vincula o Estado a trabalhar para alcana-las. Item CERTO. Fundamentao: Doutrina. II - O Brasil adotou a teoria segundo a qual o poder constituinte originrio no totalmente ilimitado, devendo ser respeitadas as normas de direito natural. Comentrios: Assertiva equivocada. Pela aplicao da teoria adotada no Brasil, o poder constituinte ilimitado, no se sujeitando qualquer norma jurdica anteriormente consolidada. Assembleia Nacional Constituinte so dados amplos poderes para elaborar a constituio. Item ERRADO. Fundamentao: Doutrina. III - O poder de reforma inclui tanto o poder de emenda como o poder de reviso do texto constitucional. Comentrios: Assertiva perfeita. O poder de reforma inclui tanto o poder para emendar a constituio quanto o poder para revisa-la. Item CERTO. Fundamentao: Doutrina. IV - A Constituio Federal de 1988 (CF) considerada pela maior parte da doutrina constitucionalista como uma constituio rgida. H, no entanto, viso que atentando para o fato de a CF ter um ncleo imutvel, que no se submete a modificaes nem mesmo por emenda a classifica como super-rgida. Comentrios: Assertiva perfeita. ItemCERTO. Fundamentao: Doutrina. A) B) C) D) E) Todos os itens esto corretos. Todos os itens esto incorretos. Os itens I, III e IV esto corretos. Somente os itens I e IV esto corretos. Somente os itens III e IV esto corretos.

06 A Constituio de 1988 estabelece alguns princpios fundamentais que apontam um perfil estruturante do Estado brasileiro e que devem, portanto, ser observados pelos rgos de governo. Nesse sentido, caso o Governo Federal decidisse adotar medidas a partir das quais o Estado passasse a planejar e dirigir, de forma determinante, a ordem econmica do pas, inclusive em relao ao setor privado, essas medidas violariam o valor constitucional da: Comentrios: Pelo enunciado da questo, caso o Estado Brasileiro agisse dessa forma, estaria sendo atacado o princpio da livre iniciativa. Pela aplicao do referido princpio, livre o exerccio da atividade econmica, desde que respeitadas as regras do mercado financeiro. Caso o Estado tomasse para si, de forma determinante, o exerccio de toda a ordem econmica, no permitindo mais a abertura e o funcionamento de bancos privados, por exemplo, estaria sendo agredido o princpio da livre iniciativa. Gabarito: B. Fundamentao: CF/88, Art. 1, inciso IV.

A) soberania. B) livre iniciativa. C) Federao. D) Repblica. E) supremacia do interesse pblico.

07 Marque a opo correta. A) A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, geogrfica, poltica e educacional dos povos da Amrica Latina. B) Construir uma sociedade livre, justa e solidria um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. C) A cooperao entre os povos para o progresso da humanidade constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil. D) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. E) O repdio ao terrorismo e ao racismo princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais.

08 Marque a opo incorreta. A) So fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, entre outros, a soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana. B) So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. C) Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, entre outros, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. D) Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio. E) A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais exclusivamente pelo princpio da independncia nacional.

Ttulo II Dos princpios fundamentais

09 Julgue os itens a seguir. I - No h deportao nem expulso de brasileiro

Comentrios: Nos termos do art. 5, inciso LI da CB: nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;. Note que o inciso que trata da extradio comporta algumas excees em que o brasileiro naturalizado pode ser deportado: em caso de crime comum praticado antes da naturalizao ou de comprovado envolvimento com trfico de drogas, na forma da lei. importante definir o que extradio, deportao e expulso. Extradio o ato pelo qual um estado entrega um indivduo a outro estado, mediante pedido deste, em funo de crime praticado no territrio do estado requerente; Deportao o ato pelo qual um Estado, independentemente de qualquer pedido, devolve um estrangeiro ao exterior, pelo fato de ele no ter preenchido as condies de ingresso no pas e expulso o ato pelo qual um Estado, independente de qualquer pedido, retira de seu territrio um estrangeiro que nele praticou um atentado ordem pblica. Existe ainda a figura do banimento que vem a ser o ato pelo qual um estado expulsa de seu territrio um natural de seu prprio estado. Note-se que pelo ponto de vista tcnico impossvel a deportao e a expulso de Brasileiros, uma vez que so institutos aplicados apenas estrangeiros, entretanto, a CB/88 prev a possibilidade de extradio do Brasileiro naturalizado, mas nunca do Brasileiro nato, por razes obvias. O banimento figura completamente descabida no atual ordenamento jurdico Brasileiro, apesar de ter sido prtica muito comum no perodo da ditadura militar (1964-1985). Item CERTO. Fundamentao: Doutrina e CF/88, art. 5, inciso LI. II - A CF assegura a todos o direito de reunio pacfica em locais abertos ao pblico, desde que mediante autorizao prvia da autoridade competente e que no se frustre outra reunio prevista para o mesmo local. Comentrios: Nos termos do art. 5, inciso XVI da CF: todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente;. Note-se que prvia autorizao da autoridade competente no exigncia para o exerccio do direito da livre reunio. A CF/88 exigiu apenas uma prvia comunicao autoridade competente at mesmo para que no seja frustrada uma reunio anteriormente organizada no mesmo local e horrio, exigncia esta, tambm expressa no texto constitucional. Item ERRADO. Fundamentao: CF/88, art. 5, inciso XVI. III - A CF veda a interferncia do Estado no funcionamento das associaes e cooperativas. Comentrios: Nos termos do art. 5, inciso XVIII da CF: a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento;. Questo que se resolve pela literalidade do texto constitucional. Item CERTO. Fundamentao: CF/88, art. 5, inciso XVIII. IV - O princpio da legalidade no se confunde com o da reserva legal: o primeiro pressupe a submisso e o respeito lei; o segundo se traduz pela

necessidade de a regulamentao de determinadas matrias ser feita necessariamente por lei formal. Comentrios: Conceito perfeito dos princpios da legalidade e da reserva legal. Para o enriquecimento da elucidao plausvel citar o inciso II do art. 5 da CF, que diz: ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei;, inciso este que consagra em nossa constituio o princpio da legalidade. J o princpio da reserva legal configura-se no escopo do inciso XXXIX do art. 5 da CB: no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal;. Item CERTO. Fundamentao: CF/88, art. 5, inciso II e XXXIX. A) B) C) D) E) Todos os itens esto corretos. Os itens II e III esto corretos. Os itens I, III e IV esto corretos. Os itens I e IV esto corretos. Todos os itens esto incorretos.

10 Julgue os itens a seguir. I - Em seu art. 5., a Constituio Federal (CF) determina que ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante. Essa disposio uma norma de eficcia contida, pois, para se garantir a sua aplicao, necessria edio de normas infraconstitucionais. Comentrios: Nos termos do art. 5, inciso III da CF: ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.. O exposto no inciso demostra o total repdio que os integrantes da assembleia nacional constituinte de 1987/1988 trataram a tortura. Muitos de seus integrantes sofreram com as barbries do regime militar e trataram, portanto, com rigor essa prtica to comum no perodo que antecedeu a redemocratizao, em nosso pas. Trata-se de uma norma apta a surtir efeitos desde a promulgao da constituio, uma vez que o legislador constitucional no fez nenhuma meno necessidade de lei que disciplinasse a matria, dado ao seu carter fundamental para a dignidade da pessoa humana. O Citado inciso configura-se como norma de eficcia plena. Item ERRADO. Fundamentao: CF/88, art. 5, inciso III. II - O Ministrio Pblico pode determinar a violao de um domiclio para realizao de busca e apreenso de objetos que possam servir de prova em um processo. Comentrios: Nos termos do art. 5, inciso XI da CF/88: a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial;. Note-se que a Constituio blindou o domiclio do indivduo contra invases arbitrrias e descabidas, entretanto, existem algumas excees em que a casa pode ser violada, a saber, em caso de flagrante delito, desastre, para prestao de socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial. A questo afirmou ser o Ministrio Pblico autoridade competente para determinar a violao domiciliar, o que no merece acolhida. O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime

democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. (CF/88, art. 127, caput). Somente pode determinar a violao da casa do indivduo, um rgo do poder judicirio, no cabendo tal determinao ao Ministrio Pblico. Item ERRADO. Fundamentao: CF/88, art. 5, inciso XI e art. 127, caput. III - As pessoas jurdicas so beneficirias dos direitos e garantias individuais, desde que tais direitos sejam compatveis com sua natureza. Comentrios: Definio perfeitamente aceita pela doutrina e pela jurisprudncia Constitucionalista. Um bom exemplo a ser citado a aplicao do inciso X, do art. 5 da CF/88. O referido dispositivo trata do direito indenizao por dano moral ou material. Os tribunais tm decido reiteradamente que em alguns casos a aplicao do inciso X, do art. 5 da CF/88 se estende s pessoas jurdicas. Item CERTO. Fundamentao: Doutrina, jurisprudncia e CF/88, art. 5, inciso X. IV - Sendo os direitos fundamentais vlidos tanto para as pessoas fsicas quanto para as jurdicas, no h, na Constituio Federal de 1988 (CF), exemplo de garantia desses direitos que se destine exclusivamente s pessoas fsicas. Comentrios: Afirmao completamente equivocada. Logicamente existem direitos fundamentais que so exclusivamente destinados s pessoas fsicas, o que a regra. Alguns desses direitos so tambm extensivos s pessoas jurdicas, como mencionado na questo anterior. Um exemplo o prprio caput do art. 5 da CF/88 que consagra em seu escopo o direito vida (leia-se vida biolgica). Como seria possvel pensar em uma aplicao desse direito, que dos mais primitivos no universo jurdico, s pessoas jurdicas? Item ERRADO. Fundamentao: Doutrina. A) B) C) D) E) Todos os itens esto corretos. Os itens II e III esto corretos. Os itens I, III e IV esto incorretos. Somente o item III esta correto. Todos os itens esto incorretos.

11 Julgue os itens a seguir. I - O livre exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, desde que atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer, norma constitucional de eficcia contida; portanto, o legislador ordinrio atua para tornar exercitvel o direito nela previsto. Comentrios: Nos termos da CF/88, art. 5, inciso XIII: livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer;. De fato, trata-se de uma norma constitucional de eficcia contida, em que o legislador infraconstitucional, valendo-se do poder discricionrio, vai traar delimitaes restritivas execuo desse direito, com base na competncia discricionria do poder pblico. Enquanto o legislador infraconstitucional no define as restries impostas concretizao desses direitos, as normas de eficcia contida so exercidas sem qualquer limitao. Portanto, a atuao do legislador infraconstitucional, no ato da regulamentao da norma de eficcia contida no se d

10

no sentido de tornar exercitvel o direito nela previsto, uma vez que ele j exercitvel desde o momento da promulgao da Constituio. Cabe ao legislador ordinrio apenas atuar na restrio do direito previsto na norma de eficcia contida, com base na competncia discricionria do poder pblico. Questo de um nvel muito bom. Item ERRADO. Fundamentao: Doutrina (Classificao de Jos Afonso da Silva). II - Embora os direitos sociais no estejam relacionados especificamente no art. 5. da Constituio, , em geral, aceito pela doutrina que esses direitos integram os chamados direitos fundamentais e que no dizem respeito exclusivamente queles decorrentes do contrato de trabalho. Comentrios: Comentrio perfeito. A doutrina dominante entende que os direitos fundamentais so compostos pelos direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direito nacionalidade e direitos polticos. At por uma anlise literal da CF/88 chegamos a esta concluso, ao notarmos que o Ttulo II da CF refere-se aos direitos fundamentais e os direitos sociais compem o captulo II do Ttulo II, integrando, portanto, os direitos fundamentais. Item CERTO. Fundamentao: Doutrina e Titulo II da CF/88. III - Historicamente, os direitos que hoje se conhecem como fundamentais surgiram como limitaes ingerncia abusiva do Estado na esfera da vida individual; esses direitos, essencialmente ligados defesa da liberdade, so o que atualmente se denomina direitos de primeira gerao (ou de primeira dimenso). Comentrios: Conceito didtico e elucidativo, que define de forma peremptria a definio histrica dos direitos fundamentais. Dispensa maiores comentrios. Item CERTO. Fundamentao: Doutrina IV - Embora a jurisprudncia seja predominante quanto possibilidade de advogados poderem ser processados por crime contra a honra praticado no exerccio profissional, a aplicao de normas penais a essas condutas fere, a rigor, o direito liberdade de expresso, que tem assento constitucional e status de direito fundamental. Comentrios: De fato a CF/88 confere direitos de expresso, sendo esses direitos includos no rol de direitos fundamentais, a exemplo do inciso IV do art. 5. Entretanto, o abuso do direito da manifestao do pensamento no exime o autor de condenaes por prticas que incorrem na ilegalidade, a exemplo de condenao ao pagamento de indenizao por danos morais vitima ou mesmo condenaes por crimes contra a honra, ainda que praticado por advogados. Item ERRADO. Fundamentao: Doutrina, Jurisprudncia e CF/88, art. 5, inciso IV. A) B) C) D) E) Os itens II e III esto corretos. Os itens I, III e IV esto incorretos. Somente o item III esta correto. Todos os itens esto incorretos. Somente os itens II e III esto corretos.

11

12 Julgue os itens a seguir. I - Considerando que o art. 5., XII, da Constituio da Repblica, dispe que inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal, luz da teoria dos direitos fundamentais, tem-se a, no que tange regulamentao da quebra do sigilo de correspondncia e das comunicaes, exemplo de incidncia do princpio da reserva legal, o qual apresenta distino em face do princpio da legalidade. Comentrios: A questo trouxe um texto longo e ao final afirmou ser o exemplo citado aplicao do princpio da reserva legal. Logicamente, a assertiva incorre no absurdo, uma vez que o princpio da reserva legal definido nos termos inciso XXXIX do art. 5 da CF/88: no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal, dispositivo este que no guarda nenhuma possibilidade de ser aplicado no exemplo citado. A questo gerou muita polmica, pois, seu gabarito preliminar foi dado como correto, posteriormente sendo alterado para errado. Item ERRADO. Fundamentao: CF/88, art. 5, inciso XXXIX. II - O princpio constitucional da igualdade no veda que a lei estabelea tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distines de grupo social, de sexo, de profisso, de condio econmica ou de idade, entre outras; no se admite que o parmetro diferenciador seja arbitrrio, desprovido de razoabilidade, ou deixe de atender a alguma relevante razo de interesse pblico. Comentrios: Conceito perfeito do princpio da legalidade, que consiste em tratar os iguais de forma desigual e os desiguais de forma desigual, at mesmo, pois, ao dar-se tratamento igual aos desiguais, aumentariam ainda mais suas desigualdades. Item CERTO. Fundamentao: CF/88, art. 5, caput e doutrina. III - Historicamente, a origem do direito de propriedade imprimiu-lhe a caracterstica privatstica que at hoje possui, embora atenuada pela disciplina que o texto constitucional lhe impe. No entanto, o tratamento jurdico mais expressivo da propriedade limita-se a esses dois ramos do direito: o civil e o constitucional. Comentrios: A constituio estabeleceu no inciso XXIII do art. 5 que a propriedade atender a sua funo social, podendo o estado desapropriar a propriedade improdutiva, nos termos da lei, valendo-se de prerrogativas de direito pblico. Gabarito ERRADO. Fundamentao: CF/88, art. 5, inciso XXIII e Doutrina. IV - As associaes somente podem ser compulsoriamente dissolvidas por meio de deciso judicial transitada em julgado, considerando a vedao constitucional de interferncia do Estado em seu funcionamento. Comentrios: Nos termos do art. 5, inciso XVIII da CF: a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento;. Pela aplicao do disposto no

12

inciso, somente ser permitida a interveno estatal para dissolver associaes, aps o trnsito em julgado. Item CERTO. Fundamentao: CF/88, art. 5, inciso XVIII e Jurisprudncia. A) B) C) D) E) Os itens I, III e IV esto corretos. Somente o item III esta correto. Todos os itens esto corretos. Somente os itens I e III esto incorretos. Os itens II, III e IV esto corretos.

13 Com relao s garantias constitucionais, assinale a opo correta. A) O habeas corpus pode ser impetrado tanto contra ato emanado do poder pblico como contra ato de particular, sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo. B) O mandado de segurana pode ser interposto mesmo contra ato administrativo do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de cauo. C) O habeas data destina-se a assegurar o conhecimento de informaes pessoais constantes de registro de bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico, desde que geridas por servidores do Estado. D) O mandado de injuno tem como objeto o no cumprimento de dever constitucional de legislar que, de alguma forma, afete direitos constitucionalmente assegurados, sendo pacfico, na jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal (STF), que ele s cabvel se a omisso tiver carter absoluto ou total, e no parcial. E) O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por pessoas jurdicas, pblicas ou privadas, como as organizaes sindicais e as entidades de classe legalmente constitudas, mas no por partidos polticos.

14 Assinale a opo correta a respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos. A) Em razo do carter absoluto do princpio da isonomia, no se admite o estabelecimento de proibies relativas ao acesso em determinadas carreiras por critrio de idade. B) O dano moral, que atinge a esfera ntima da vtima, agredindo seus valores, humilhando e causando dor, no recai sobre pessoa jurdica. C) A garantia constitucional da inviolabilidade de domiclio abrange qualquer compartimento habitado, mas no os compartimentos onde algum exerce atividade profissional. D) A CF assegura a prestao de assistncia religiosa tanto s entidades hospitalares privadas quanto s pblicas, bem como aos estabelecimentos prisionais civis e militares. E) O sigilo das comunicaes telefnicas inviolvel, podendo ser rompido somente por autorizao judicial ou por deciso da autoridade policial responsvel

13

pelo inqurito, quando existirem fundados elementos reveladores da prtica de crime.

15 Juan, cidado argentino residente no Brasil, dirigiu-se ao Banco Central a fim de encaminhar uma petio dirigida a determinada autoridade, reclamando sobre a conduta abusiva de um funcionrio. Nesse caso, a Constituio: A) permite a Juan exercer tal direito. B) condiciona o exerccio deste direito ao pagamento de taxa correspondente ao servio. C) assegura esse direito apenas aos brasileiros (natos ou naturalizados). D) assegura esse direito apenas aos brasileiros no gozo dos direitos polticos. E) no assegura tal direito.

16 Marque a opo incorreta. A) O civilmente identificado pode ser submetido identificao criminal, nos termos da lei. B) Ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal. C) O Brasil admite a priso civil por dvida. D) A lei no poder restringir a publicidade dos atos processuais. E) O Brasil admite a pena de morte.

17 Marque a opo correta. A) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, entretanto, exige-se prvio aviso autoridade competente. B) Inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo o sigilo da correspondncia, por ordem judicial. C) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo, por determinao judicial aps as 18 horas e durante o dia para prestar socorro, em caso de flagrante delito ou desastre. D) Exige-se o trnsito em julgado da deciso judicial para que as associaes tenham suas atividades suspensas. E) Os tratados e convenes internacionais sobre direitos fundamentais que forem aprovados, no Congresso Nacional, sero equivalentes s emendas constitucionais.

18 A Constituio Federal estabelece em seu art. 5 os direitos e garantias fundamentais do cidado, assunto bastante comentado pela doutrina ptria. A respeito do tema, correto afirmar que: A) o princpio do juiz natural deve ser interpretado buscando no s evitar a criao de tribunais de exceo, mas tambm de respeito absoluto s regras

14

objetivas de determinao de competncia, para que no sejam afetadas a independncia e imparcialidade do rgo julgador. B) somente nas hipteses constitucionais ser possvel a concesso da extradio, sem possibilidade de legislao federal infraconstitucional determinar outros requisitos formais. C) a tutela jurdica do direito de reunio se efetiva pelo habeas corpus, vez que o bem jurdico a ser tutelado a liberdade de locomoo. D) o Supremo Tribunal Federal decidiu que impossvel a interceptao de carta de presidirio pela administrao penitenciria, por violar o direito ao sigilo de correspondncia e de comunicao garantido pela Constituio Federal. E) j est pacificado pelo Supremo Tribunal Federal que locais onde se exerce a profisso como escritrio profissional no domiclio para fins de aplicao do direito inviolabilidade domiciliar, pois apesar de fechado tem livre acesso ao pblico.

Questo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Gabarito B C

D X X X

E X

X X X X X X X X X X X X X

15

16

Anda mungkin juga menyukai