Anda di halaman 1dari 15

Smario

Capa...................................... Pag 1 Sumrio .................................Pag 2 Introduo .............................Pag 3 e 4 Desenvolvimento MRP 1........Pag 4 10 Desenvolvimento MRP 2........Pag 10 14 Concluso .............................Pag 14 e 15 Referencias ...........................Pag 15 e 16

Introduo (MRP - Planejamento das necessidades dos materiais)


O predecessor do MRP foi uma metodologia titulada de sistema de solicitao trimestral, que foi aprofundada por George Plossl e Oliver Wight em 1967. Durante o fim da segunda guerra mundial e meados de 1950, vrias indstrias produtivas desenvolviam planos de produo baseados apenas na carteira de pedidos firmes dos clientes. Neste perodo a economia americana estava ruim devido escassez deixada pela guerra. O aumento da procura lanava uma enorme quantidade de pedidos pendentes, e por vezes era frequente 12 a 18 meses de pedidos colocados. Esta circunstncia apropriada fez com que as indstrias trabalhassem com base em trimestres, sendo por isso o sistema assim denominado. Os pedidos pendentes serviam de previso a procura que, por serem muitos, no necessitavam ser previstos, apenas estudados numa base trimestral e ser colocados na produo. No fim da dcada de 1950 e incio de 1960, esta situao chega ao fim e, a previso da procura torna-se cada vez mais importante, visto que os pedidos comeavam a faltar e as empresas necessitavam antecipar a futura procura, ou seja, as empresas comearam a produzir para criar estoques. No ano de 1958 Magee retrata trs elementos bsicos que encara como necessrios para um sistema de controle da produo: Previso da procura, expressa em unidades de capacidade de produo; Ordens de produo ou oramento inicial; Metodologia de controle para deciso da velocidade de reposio dos estoques nos nveis oramentados, quando ocorrem falhas na procura, originando excessos ou falta dos mesmos. A partir desta data surgiram muitas tcnicas entre estas, o CPM, PERT, PLC, ROP etc. No incio de 1960 o planejamento da produo e controle dos stocks estava pronto para o MRP. As tcnicas e a documentao eram ento conhecidas e os computadores avanavam tecnologicamente permitindo acesso aos dados necessrios. Os marcos importantes do desenvolvimento do MRP fora ento: 1959: American Bosch Company desenvolve o primeiro sistema de MRP em lotes; 1961 1962: J. I. Case desenha o primeiro sistema de re-planejamento seletivo com a direo do ento diretor de produo, Dr. Joseph A.Orlicky; 1965 G. R. Gedye declara que a finalidade da empresa na busca pelo lucro devia ser: Utilizar da melhor forma possvel para tornar mnimo o tempo perdido; Alcanar o cumprimento do mximo de pedidos dos clientes honrando as promessas; Conservar o trabalho em processo e os estoques de produtos acabados no mnimo de forma consistente com os objetivos dos dois itens anteriores.

Nas dcadas seguintes, surgem evolues at uma poca chamada de cruzada do MRP. O sistema foi discutido em corporaes locais, regionais e at nacionais nos Estados Unidos, e os artigos viram frequentes a partir de 1970. At que surge o MRP II, atualmente conhecido como ERP, tendo, dentro de si, os respectivos mdulos MRP e CRP.

Desenvolvimento MRP 1

O MRP um sistema computarizado de controle de inventrio e produo que assiste a otimizao da gesto de forma a minimizar os custos, mas mantendo os nveis de material adequados e necessrios para os processos produtivos da empresa. Este sistema possibilita s empresas calcularem os materiais dos diversos tipos que so necessrios e em que momento, assegurando os mesmos que sejam providenciados no tempo certo, de modo a que se possa executar os processos de produo. O MRP utiliza como informao de input os pedidos em carteira, assim como a previso das vendas que so provm da rea comercial da empresa.

Componentes de um sistema MRP


Sistema computadorizado; Sistema informativo de produo; Inventrio de produo;

Calendrio de produo; Sistema de gesto de 'inputs' (entrada) para produo. Sistema de previso de falhas produtivas

Parmetros fundamentais
Os parmetros fundamentais em que um sistema MRP assenta (MRP - Planejamento das necessidades dos materiais): Polticas e dimenso do lote: poltica de lotes mnimos poltica de lotes mximos poltica de perodos firmes

Stock de Segurana Lead time

Dados de Entrada do MRP


Os dados utilizados num sistema MRP provm: Plano Director de Produo (PDP); Inventrio geral; Estrutura dentada dos produtos.

Exmplo1.

Plano Diretor de Produo (PDP)


O plano diretor de produo permite-nos saber: O que produzir; Quando produzir; O plano de produo alcanado atravs de previses de vendas e encomendas firmes; A dimenso suficiente do horizonte temporal de planejamento de modo a englobar os [lead time|lead-times] de todos os componentes integrantes nos produtos finais.

Inventrio Geral
O inventrio geral contm informao sobre: As existncias disponveis em armazm; Necessidades brutas; Recepes programadas; Incio das encomendas/ordens de fabrico dos produtos; Tamanho dos lotes; Lead-times; Nveis de estoques de segurana; Nveis limite de produtos defeituosos; Alteraes dirias.

Estrutura dentada dos produtos


Todos os produtos da linha de produo devem ser "expandidos" ao nvel dos seus componentes, subcomponentes e peas (Conceitos bsicos de MRP, MRPII e ERP). A estrutura dentada dos produtos possui: Dados sobre cada componente ou grupo necessrio para a produo de produtos finais, discriminando: Referncia; Descrio; Quantidades.

Definir a partir da necessidade do produto, as necessidades dos componentes.

Estrutura de materiais de nvel nico Este tipo de estrutura possui: nico Nvel; Itens; Quantidades dos itens filhos.

Estrutura de materiais escalonado Este tipo de estrutura possui: Vrios nveis; Itens iguais em diversos pontos da estrutura; Itens processados;

Item adquiridos; Lista de materiais do planejamento agregado.

Dados de sada do MRP


Os dados que um sistema MRP tem como output: Para o planejamento (Plano Diretor da Produo); Concluses da simulao de um Plano Diretor da Produo; Informao da ordem de encomendas por satisfazer.

Para a gesto; ndices de performance.

Para o CRP; Dados sobre novas de ordens de fabrico.

Para Compras e a Produo; Confirmao das ordens de fabrico.

Quando utilizar o MRP


Os sistemas MRP so usualmente implementados quando uma ou mais condies das seguintes se verificam: Quando a utilizao (procura) de material descontinua ou altamente instvel durante o ciclo normal de operao de uma empresa. Esta situao tipicamente classificada como produo intermitente ou operao job shop, ao contrrio de um processo continuo de produo ou mesmo produo em srie; Quando a procura de material depende diretamente da produo de produtos acabados ou de outro inventrio especfico. O MRP I pode ser visto como componente primrio do planejamento da produo onde, a procura pelos componentes ou materiais depende da procura do produto final; Quando o departamento de compras e os seus fornecedores, bem como as prprias unidades de produo da empresa possuem a flexibilidade para satisfazer encomendas e entregas semanalmente.

Vantagens do MRP
Algumas das vantagens de um sistema MRP: Diminuio dos estoques; Controle Melhor da produo e das encomendas; Processo Hierrquico; Integrao das vrias reas funcionais (ERP); Estrutura formal de dados e procedimentos;

Simulaes; Integrao JIT/MRP;

Desvantagens do MRP
O MRP I tem alguns contratempos e desvantagens que devem ser examinados minuciosamente por qualquer empresa que considere adotar o sistema em questo. O MRP I no tem tendncia a otimizar os custos de aquisio dos materiais. Como os nveis de stock so estabelecidos ao mnimo possvel, os materiais tm que ser comprados em quantidades pequenas e de uma forma mais frequente, o que resulta num incremento dos custos de aquisio (ou tambm conhecidos como custos de aprovisionamento). Maiores custos de transporte so causa efeito visto que, a empresa est menos apta a descontos de encomendas de grandes quantidades. A empresa tem que comparar antecipadamente a reduo nos seus custos de posse de material em stock face aos aumentos nos custos associados a encomendas frequentes e de pequenas quantidades. Outra desvantagem do MRP I o potencial perigo de uma reduo ou mesmo paragem da produo que pode adver de fatores como problemas de entrega no previstos e escassez de material. A existncia de um stock de segurana fornece produo alguma proteo contra imprevistos. Como os stocks de segurana so reduzidos, este nvel de proteo perdido. A desvantagem final do MRP I devido utilizao de pacotes de software standard que, podem ser dificeis de adaptar a situaes especficas de produo de uma determinada empresa. O software tem ento que ser adaptado e modificado pela empresa de forma a que consiga satisfazer as necessidades nicas de determinada situao. Estas desvantagens podem ser facilmente eliminadas atravs de uma parametrizao do software utilizado. Nele podem ser definidos estoques de seguranca e lotes minimos de compra, que reduziriam dramaticamente os efeitos citados acima.

Aplicao Prtica
Numa melhor compreenso da aplicao do MRP a um determinado produto, podemos observar os tpicos relevantes que integram o processamento do produto, nomeadamente : Itens pais e itens filhos (um produto deriva ou necessita de um componente; Estrutura do produto; Lista de materiais; Detalhe das necessidades brutas dos materiais; Previses das vendas; Clculo de necessidades lquidas de materiais.

Realizando a sua aplicao prtica a uma caneta e aos seus componentes:

Estrutura dentada do produto

Registo bsico no MRP

Relaes hierrquicas no MRP e movimentao de existncias

Desenvolvimento MRP II
O MRP I ainda usado nos dias de hoje por bastantes empresas mas, este tem vindo a ser desenvolvido, adaptado e expandido de forma a incluir elementos de compras, financeiros, e marketing. Esta nova verso chamada MRP II (manufacturing resource planning).O MRP II (manufacturing resource planning ou planejamento dos recursos de produo) inclui um

conjunto completo de atividades envolvendo o planejamento e controle de operaes de produo.

Componentes de um sistema MRP II


O MRP II consiste numa variedade de mdulos e funes que incluem: Planejamento de produo; Planejamento das necessidades; Calendrio geral de produo; Planejamento das necessidades dos materiais (MRP I); Shop floor control (SFC); Compras.

Vantagens do MRP II
Reduo de stocks; Maior rotao de stocks; Maior consistncia nos tempos de entrega ao cliente; Reduo nos custos de aquisio de material; Reduo nos tempos de mo-de-obra.

Aplicao de um Sistema MRPII


A implementao de um sistema MRP II no se constitui, no seu mago, e na generalidade, uma tarefa inteligvel, compreendendo, na maioria das vezes, um espao temporal de aprendizagem que poder alcanar os 24 meses. Os dados oficialmente reconhecidos designam uma taxa de xito (classe A de acordo com a classificao da consultora norteamericana Oliver Wight) nas implementaes de apenas 25%. Nesta etapa, a empresa estar habilitada a executar simulaes do tipo what-if, sendo que o sistema MRP proporciona um melhor entendimento das inter-relaes estabelecidas em atividades como vendas, finanas, produo e suprimento. No entanto, para que uma empresa alcance este limiar, tem de procurar subjugar diversos fatores crticos, os quais se constituem a partir de uma composio limtrofe de aspectos tcnicos e humanos, entre os quais: Apoio dos altos cargos das empresas e organizaes; Definio translcida de metas e objetivos; Cooperao e comunicao interdepartamental; Visibilidade da implementao; Programa de treino profissionalmente construtivo e educao; Staff comprometido e motivado; Conhecimento dos princpios de MRP II, especialmente pelos elementos constituintes do setor de vendas;

10

Adequao de hardware e software; Validade e incorruptibilidade dos dados; Expertise em Tecnologia de Informao;

Apoio da alta gerncia


Se a necessidade permitir o cumprimento dos prazos de entrega dos pedidos dos clientes com mnima formao de estoques, planejando as compras e a produo de itens componentes para que ocorram apenas nos momentos e nas quantidades necessrias, nem mais, nem antes, nem depois. O sistema MRP II, essencialmente pela sua exigncia no cumprimento dos prazos de entrega dos pedidos dos clientes, claro, com o mnimo aprovisionamento e stocks, deve ser constantemente acompanhado e edificado sob uma base sustentvel. Para isso, deve estar comprometida, quando a implementao do sistema, a criao de um comit diretor, havendo o destacamento para um lder do projeto. Esta escolha deve ser cautelosa e consciente, sendo que devem ser tomados em considerao os seguintes aspectos: Prtica em cargos de chefia de distintos departamentos da organizao como os de produo, abastecimento e vendas; Elevada credibilidade em toda a organizao.

Alm da escolha do lder do projeto, os altos cargos devem tambm assumir as seguintes responsabilidades: Convocar reunies cclicas para avaliao da equipa responsvel pelo projeto; Deciso para alocao de recursos financeiros de grande porte; Estabelecimento de um cronograma completo para a realizao do projeto;

Definio clara de metas e objetivos


As metas e objetivos que pretendem ser alcanados com a implementao do MRP II devem ser, indubitavelmente, propagados por toda a organizao, sendo que, s dessa forma se pode evitar que seja estabelecida uma percepo distorcida da representatividade deste novo sistema, alm, claro, de permitir uma tomada de deciso mais eloquente no que concerne aos aspectos tcnicos do sistema relativamente ao software e hardware.

Comunicao e coordenao interdepartamental


Inmeras vezes surgem conflitos provindos da inexistncia de canais eficientes de coordenao e comunicao entre os vrios departamentos que constituem uma organizao, sendo que , obviamente, fundamental para a vitalidade da empresa, evitar tais pleitos. , assim, essencial, para tornar executvel um fluxo de informaes necessrias edificao de dados externamente relevantes ao sistema MRP II, bem como para haver a possibilidade de previso de vendas e planejamento da produo, a estruturao de um fluxo intercomunicacional entre departamentos.

11

Visibilidade da implementao
muitas vezes sintomtico que as grandes organizaes considerem desnecessrias certas medidas de transparncia, j que muitas delas podem, sob uma perspectiva imediata, mostrarse to claras que seria quase invivel a sua demonstrao. No entanto, nem todos os membros de uma organizao possuem a mesma disponibilidade mental e perceptiva para determinados entendimentos, sendo que, para evitar a ocorrncia de surpresas desagradveis, imprescindvel fornecer uma viso clara das mudanas que um sistema MRP II implica, e divulgar todas as etapas de implementao, de forma detalhada, aos membros da organizao, fomentando tambm, dessa forma, o aparecimento de uma discusso global acerca das mudanas e a possibilidade de um maior entrosamento nas mesmas.

Treino e educao
Dois dos principais responsveis pelas implementaes executadas com sucesso so, indubitavelmente, o treino do staff e a sua educao. De fato, ambos devem atingir criteriosamente, no mnimo, 80% do total de todos os componentes da organizao, pelo menos na fase primria da implementao (Habeck, 1996). Os envolvidos no s devem compreender a parte do sistema com a qual vo ter contato, mas tambm a lgica global do sistema para que concebam a importncia de fatores como a entrada precisa de dados e atualizao dos sistemas em tempo real. Deve-se procurar conceber um ambiente formal onde existam agendas, objetivos e registros dos fatos, auxiliando na criao de equipes de trabalho auto-dirigidas e auto-suficientes. Assim, as simulaes so altamente recomendveis para que os membros da organizao possam ter um acesso mais direto ao sistema antes da sua efetiva implementao.

Staff comprometido e motivado


A motivao do staff crtica j que so esses os principais utilizadores e alimentadores dos dados do dia-a-dia do sistema. necessrio, portanto, criar um ambiente de responsabilidade, dentro da organizao, para a mudana. Para isso, deve-se tomar algumas medidas como o estmulo para que os funcionrios assumam riscos junto com a aceitao de eventuais problemas que isto possa significar. Alm disso, totalmente repreensvel atitudes como a represso a fracassos, j que isso inibe, totalmente, a participao das pessoas no processo.

Conhecimento dos princpios de MRP II por parte do sector de vendas


O entendimento, por parte do sector de vendas, de alguns princpios bsicos do sistema MRP II suprimiria pleitos potenciais com o sector de produo da empresa. A origem e o contedo destes conflitos so descritos por Melo (1995) e dizem respeito a questes de planejamento e controle da produo no curto prazo. Por outro lado, a previso e o planejamento de vendas de uma empresa num sistema MRP II no incumbncia nica do sector de vendas, devendo seus membros enfrentar com despretenso a mudana do desgnio de responsabilidades.

Adequao de hardware e software


12

Algumas das principais caractersticas no que concerne ao hardware e software necessrios a uma implementao bem sucedida de um sistema MRP II. Hardware: o sistema deve ser capaz de funcionar tanto em sistemas de grande porte, como em computadores ligados diretamente ao banco de dados e MRP; Software: deve facultar facilmente a execuo de determinadas tarefas, como o caso da transferncia de dados, atualizao e registrar das listas de materiais, determinao das paradas para preparao e manuteno de mquinas, e sobretudo, permitir a execuo de cenrios do tipo what-if, comparando diversos programas de produo com base na eficincia, nveis de stock e servio ao cliente.

Validade e integridade dos dados


Um sistema MRP II para ser efetivo carece de uma base da dados vlida e atualizada. Comear a utilizar o MRP II antes de serem obtidos nveis de validao de dados da ordem de 95%, no mnimo, relativamente s estruturas de produtos, registros de stock e lead-times, corresponde a assumir um grande risco de no obter conceito sobre o sistema junto aos seus utilizadores. O esforo de se alcanar altos nveis de validade de dados pode conduzir a um longo e exaustivo processo de mudanas de rotinas e procedimentos, as quais podem passar pela implantao de um regime de inventrios cclicos ou, ento, eliminao de hot-lists.

Expertise em Tecnologia de Informao


imprescindvel a existncia de uma pessoa com as capacidades tcnicas suficientes para interferir na seleo do hardware e software mais indicados para a implementao do sistema, podendo, dessa forma, evitar-se dispndios exagerados na compra destes componentes.

A importncia dos projetos-piloto


A aplicao de projetos-piloto na execuo de um sistema MRP II extraordinariamente importante, na medida em que, dessa forma, pode-se percorrer a curva de aprendizagem do sistema sem que ocorram problemas nefastos, como por exemplo a queda de eficincia ou a perda da confiana por parte dos membros da organizao.

Concluso
MRP permite que as empresas com base na deciso de produo dos produtos finais, seja determinado quanto, o que e quando produzir e comprar os diversos componentes e matrias-primas. Contribuindo assim a gesto de materiais. J o MRP II que nasceu a partir do MRP, alm de atender a diversas necessidades de informao passou a atender s necessidades de informao para tomada de deciso gerencial sobre outros recursos de manufatura.

Referncias

13

BARBASTEFANO, Rafael Garcia Barbastefano - Fatores crticos na implementao de sistemas mrp IIs [Em linha]. Rio de Janeiro, 1996. [Consult. 29 Mai. 2008]. Disponvel em WWW: <URL:http://www.centrodelogistica.com.br/new/fs-public.htm>.

Breve Histria do MRP [Em linha]. Brasil: Instituio Toledo de Ensino. [Consult. 24 Mai. 2008]. Disponvel em WWW: <URL:http://www.ite.edu.br/apostilas/resumo_mrp.doc>

CARRAVILLA, Maria Antnia - MRP & CRP. In PCP 1999/2000 [Em linha]. Porto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 1997. [Consult. 31 Maio 2008]. Disponvel em WWW: <URL:http://paginas.fe.up.pt/~mac/ensino/docs/PCP19992000/AMrpCrp.ppt>

Conceitos bsicos de MRP, MRPII e ERP [Em linha]. [S.l.]: Prodel. [Consult. 21 Mai. 2008]. Disponvel em WWW: <URL:http://www.prodel.com.br/conceitoerpmrp.htm>

MESQUITA, Marco Aurlio de Mesquita - Enterprise Resources Planning - ERP [Em linha]. [S.l.]: EPUSP-PRO. [Consult. 03 Jun. 2008].

MRP - Manufacturing Resource Planning [Em linha]. [S.l.]:Log-Ba. [Consult. 30 Mai. 2008]. Disponvel em WWW: <URL:http://www.geteq.ufsc.br/controle/upload/arquivos/OP1406.pdf>

MRP - Planejamento das necessidades dos materiais [Em linha]. So Paulo: Editora Atlas. [Consult. 20 Mai. 2008]. Disponvel em WWW: <URL:http://www.salaviva.com.br/livro/ppcp/arquivos/transp/Cap%2003%20MRP%20planej amento%20das%20necessidades%20de%20materiais.ppt>

Resumo MRP [Em linha]. [S.l.]: Getec. [Consult. 21 Mai. 2008]. LOCKE, Dick - Global supply management: a guide to international purchasing . Chicago, IL: Irwin, 1996. ISBN 0-7863-0797-8

Em ingls ANG, James S. K. et. al. - Critical Success Factors in Implementing MRP and Government Assistance: A Singapore Context. Vol. 29. Amsterdam: Elsevier Science Publishers B. V., 1995. CURRAN, T.; KELLER, G.; LADD, A. - Sap r/3 business blueprint: understanding the business process reference model. New Jersey: Prentice Hall, 1997. ISBN 978-0-13085340-0 HABECK, Milton et al. - Restructuring your business to maximize your profits and satisfy your customers. California: Unbeaten Path International, 1996. LEENDERS, Michiel R.; JOHNSON, P. Fraser; FLYNN, Anna E.; FEARON, Harold E. Purchasing and supply management. 13. ed. Nova Iorque:McGraw-Hill, 2006. ISBN 0-07124966-4

14

TAYLOR, Mac Exon - Beyond mrp: the development of a modern scheduling system", logistics information management. Vol.8, No.1. 1995.

Em portugus CARR, David K.; LITTMAN, Ian D. - Excelncia nos servios pblicos: gesto da qualidade total na dcada de 90. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1990. ISBN 978-85-85360-31-3 CORRA, Henrique L.; GIANESI, Irineu G. N. - Just in time: mrp II e opt - um enfoque estratgico. So Paulo: Atlas, 1993. ISBN 978-85-224-1058-3 CORRA, Henrique L.; GIANESI, Irineu G. N.; CAON, M. - Planejamento, programao e controle da produo: MRP II / ERP: conceitos, uso e implantao. So Paulo: Atlas, 2001.ISBN 978-85-224-2782-6 MELO, Denise A. - Discusso sobre a problemtica na interface entre as funes marketing e produo. Vol.5, No.1. Produo, 1995. PINTO, Joo Paulo - Gesto de operaes - na indstria e nos servios. Lisboa: Edio Portuguesa, 2006. ISBN 978-972-757-432-2

15

Anda mungkin juga menyukai