Anda di halaman 1dari 2

Colgio Zepires Lista de Exerccios do 4 bimestre de 2011.

Disciplina: Fsica Professor: Wellington

Srie : Turma:_______ Turno:_________ Data:___/___/____ Nome:__________________________________________________ N-_______

1) Num dia ensolarado, um menino e um poste projetam sombras de tamanhos 2,00 m e 5,00 m, respectivamente. Calcule a altura do poste sabendo que a altura do menino 1,60m.

2) Num determinado instante, o Sol, a Terra e a Lua esto nas posies indicadas na figura abaixo. So tambm assinaladas as posies dos observadores A, B e C. a) Qual dos observadores est na regio da sombra? b) Qual dos observadores est na regio da penumbra? c) Que tipo de eclipse ocorre para o observador A? d) Que tipo de eclipse ocorre para o observador B? e) Que tipo de eclipse ocorre para o observador C?

3) Um lpis de comprimento 16,0 cm colocado em frente a uma cmara escura de orifcio, como mostra a figura. Calcule a altura h da imagem formada no fundo da cmara.

7) Um raio de luz incide em um espelho plano formando ngulo de 25, como mostra a figura. Calcule:

a) o ngulo de incidncia; b) o ngulo de reflexo; c) o ngulo a formado entre o raio refletido e o espelho; d) o ngulo entre os dois raios (refletido e incidente). 8) Um raio de luz passa por um ponto A, reflete-se em um espelho E e passa por um ponto B, como indica a figura abaixo. Calcule: a) a distncia x; b) o valor aproximado do ngulo formado entre o raio incidente e o espelho.

10) Em uma das paredes de uma sala h um relgio de ponteiros no qual, em vez de nmeros, h pequenos traos. Na parede oposta quela onde est o relgio existe um espelho plano. A figura abaixo mostra a imagem do relgio nesse espelho. Observe a imagem e diga: que horas so?

12) Em cada figura a seguir temos um objeto AB diante de um espelho esfrico de foco F. Determine as imagens.

13)(UF-RN)Um objeto real est a 60 cm de um espelho esfrico cncavo. A imagem desse objeto real, invertida e se localiza na mesma posio do objeto. A distncia focal do espelho, em cm, : a) 10 b)12 c) 15 d)30 e) 60 14) (UF-CE)Uma rvore de natal est enfeitada com algumas bolas de superfcie externa refletora.Uma criana aproxima e afasta de uma das bolas um pirulito disposto verticalmente. A respeito da imagem formada, podemos afirmar: a) pode ser real ou virtual,dependendo da posio do pirulito. b) virtual,direita e reduzida, qualquer que seja a posio do pirulito. c) real, invertida e aumentada, qualquer que seja a posio do pirulito. 17) Um objeto de altura o = 6 cm est sobre o eixo principal de um espelho esfrico convexo e a 36 cm do vrtice. Sabendo que o raio de curvatura do espelho mede 24 cm, determine as caractersticas da imagem. So dados:o = 6 cm; p = 36cm; R = 24 cm. 18) (Fuvest-SP) A imagem de um objeto forma-se a 40 cm de um espelho cncavo com distncia focal de 30 cm. A imagem formada situa-se sobre o eixo principal do espelho, real, invertida e tem 3 cm de altura. a) Determine a posio do objeto. b) Determine a altura do objeto. c) Construa o esquema referente questo, representando objeto, imagem, espelho e raios utilizados e indicando as distncias envolvidas. 26) Um raio de luz monocromtica passa de um meio A para um meio 8, como mostra a figura. Os ndices de refrao dos meios A e B para essa luz so nA = Calcule:

d) virtual, invertida e aumentada, qualquer que seja a posio do pirulito. e) real, direita e reduzida, qualquer que seja a posio do pirulito. 15) (Vunesp-SP) Um pequeno prego se encontra diante de um espelho cncavo, perpendicularmente ao eixo ptico principal, entre o foco e o espelho. A imagem do prego ser: a) real, invertida e menor que o objeto. b) virtual,invertida e menor que o objeto. c) real, direita e menor que o objeto. d) virtual,direita e maior que o objeto. e) real, invertida e maior que o objeto.

a) 0,67

b) 0,90 e) 1,48

c) 1,17

d) 1,34

3 .e nB = 2,5, respectivamente.

29) Um raio de luz monocromtica, propagando-se inicialmente no ar, incide na gua com ngulo de 50, formando-se um raio refletido (x) e um raio refratado (y). Sabe-se que o ndice de refrao da gua (para essa luz) igual a 1,33. Consultando uma tabela trigonomtrica ou utilizando uma calculadora eletrnica, determine os valores aproximados de: a) ngulo formado entre o raio refratado e a normal; b) desvio sofrido pelo raio incidente (i) ao passar para a gua; c) ngulo entre o raio refletido e o raio refratado.

a) o ngulo (X formado entre a normal e o raio refratado; b) a velocidade da luz em cada um dos dois meios. 27) (Vunesp-SP)A figura mostra a trajetria de um raio de luz que se dirige do ar para uma substncia X. Sabendo que sen 48 = 0,74 e sen 30 = 0,50, o ndice de refrao da substncia X em relao ao ar :

Anda mungkin juga menyukai