Anda di halaman 1dari 4

1

DIREITO DAS COISAS Cdigo Civil: artigos 1.196 a 1.510 Resumo 1

DO DIREITO DAS COISAS Noes Gerais Conceito: direito das coisas o complexo das normas reguladoras das relaes jurdicas referentes s coisas suscetveis de apropriao pelo homem (Clvis Bevilqua Direito das Coisas 1:9). Abrange: bens materiais, isto a propriedade e seus desmembramentos. Alguns incluem no direito das coisas, os direitos imateriais, como os direitos autorais, como a propriedade literria, cientfica e artstica; outros classificam esses direitos entre os direitos de personalidade, como por exemplo o Professor Washington de Barros Monteiro (Curso de Direito Civil, vol 3:1-2). Interesse dos direito das coisas: no campo jurdico somente interessam as coisas que podem ser apropriadas pelo homem, quer sejam mveis ou imveis. Coisas inesgotveis (ex., oceano, luz solar, o ar), que so destinadas ao uso comum da humanidade, no interessam ao direito das coisas. Evoluo: antigamente a propriedade, caracterizava-se pelo carter individual, sagrado e absoluto. O titular desse direito podia desfrutar de forma que lhe conviesse, sem restrio de qualquer ndole. Esse carter absoluto, no entanto, evoluiu e deu lugar ao interesse coletivo ou pblico, cuja evoluo veio do direito constitucional e do direito administrativo. Fases da evoluo: 1 Antigamente a propriedade do solo compreendia, alm da superfcie, o espao areo e o subsolo. Mas, o Cdigo de Minas veio a regular a esse respeito e obrigou o proprietrio ou possuidor do solo a respeitar o direito de pesquisa outorgado a terceiro. O Cdigo de guas regulou a respeito das quedas de guas e outras fontes de energia eltrica, declarando-as coisas distintas e no integrantes das terras em que se encontram. A CF de 1988, art. 176, dispe que as jazidas, em lavra ou no, e demais recursos minerais e potenciais de energia hidrulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de explorao ou aproveitamento, e pertencem Unio, garantida ao concessionrio a propriedade do produto da lavra e assegurada ao proprietrio do solo participao nos resultados da lavra.

2 2 O Poder Pblico pode impor restries para construir em terrenos urbanos (atravs do chamado zoneamento). Ex. construo de prdios de vrios andares em local prximo ao aeroporto. 3 A CF no art. 170, III, dispe a respeito da funo social da propriedade. Significa que o titular do direito pode exercer o seu direito, mas de acordo com os direitos dos outros cidados. O CC de 2002 tambm adotou esse princpio no art. 1.228, pargrafo 1. . 4 Ampliao de novos direitos reais. O compromisso de compra e venda de bens imveis passou a constituir nova modalidade de direitos reais (CC , art. 1.417). 5 O CC de 2002 regulamentou nos artigos 1.331 e seguintes o condomnio nos prdios de apartamentos. O CC de 1916 no tratou desse assunto (foi objeto de legislao ordinria: Lei 4.591, de 16-12-64). Classificao: 1 Direito das coisas clssico: compreende o estudo do domnio, das servides, da superfcie, da enfiteuse, do penhor e da hipoteca; 2 Direito das coisas cientfico: igual ao direito das coisas clssico, mais trabalhado e alargado pela doutrina; 3 Direito das coisas legal: determinado pela situao jurdica da propriedade, em determinada poca e lugar; aquele que vem regulado pela legislao. o direito das coisas objeto de nosso estudo. Resume-se assim: POSSE; PROPRIEDADE; DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS (direitos reais de GOZO = superfcie, que substitui a enfiteuse, servido, usufruto, uso, habitao e o direito do promitente-comprador e direitos reais de GARANTIA = penhor, anticrese e hipoteca). Distines entre Direitos Reais e Direitos Pessoais Direitos Reais definio de Lafayette: o que afeta a coisa direta e imediatamente, sob todos ou sob certos respeitos e a segue em poder de quem quer que a detenha (Direito das Coisas, pargrafo 1.) Confere ao titular a possibilidade de ir buscar a coisa onde quer que se encontre, para sobre ela exercer seu direito.

3 Direito Pessoal relao jurdica atravs da qual ao sujeito ativo assiste o poder de exigir do sujeito passivo determinada prestao, positiva ou negativa. Idia bsica: DIREITO REAL = relao jurdica entre uma coisa, ou conjunto de coisas, e um ou mais sujeitos. Ex.: propriedade de um imvel. DIREITO PESSOAL = vincula dois ou mais sujeitos. Ex.: obrigao de pagar certa quantia. Diferenas entre os direitos reais e os direitos pessoais: 1 Direito real recai diretamente sobre a coisa e exercitvel erga omnes. Configura-se pela aderncia do titular coisa. Seu exerccio no depende da colaborao de terceiro. Direito pessoal uma prestao que somente pode ser exigida do devedor. Seu exerccio depende da colaborao do devedor, espontnea ou forada. 2 Direito real tem apenas um titular. Mesmo no caso de condomnio, a propriedade continua ser exclusiva, mas com vrios titulares. Direito pessoal um sujeito ativo (credor), um sujeito passivo (devedor) e a prestao. 3 Direito real sua caracterstica principal o direito de SEQUELA (= titular pode perseguir, ir buscar a coisa com quem quer que esteja). Por isso que se diz que o direito real oponvel erga omnes, isto contra todos. Direito pessoal inexiste o direito de seqela. O credor quando executa o devedor tem apenas a garantia do patrimnio deste. 4 Direito real ainda que debatido pela doutrina, o nmero de direitos reais limitado pela lei (CC , art. 1.225). Direito pessoal o nmero ilimitado.

Teorias Explicativas. Duas teorias procuram explicam a diferena entre direitos reais e direitos pessoais. Teoria clssica (ou monista-objetiva) = direito real = poder imediato e absoluto de um sujeito sobre determinada coisa. Teoria personalista = direito real = relao jurdica na qual havia uma obrigao passiva universal de absteno de ofensa ao direito do titular sobre a coisa.

Classificao

4 Segundo a extenso dos poderes, os direitos reais podem ser classificados: 1 Direitos de posse, uso, gozo e disposio = PROPRIEDADE 2 Direitos de posse, uso, gozo e disposio, sujeitos, porm a restries decorrentes do direito de outrem = ENFITEUSE, substitudo pelo CC pela SUPEFCIE 3 Direitos de posse, uso, gozo, sem disposio = USUFRUTO E ANTICRESE 4 Direitos limitados a certas utilidades da coisa = SERVIDES, USO, HABITAO. 5 Direitos de garantia = PENHOR, ANTICRESE E HIPOTECA. 6 O direito do promitente comprador do imvel.

Anda mungkin juga menyukai