Anda di halaman 1dari 12

JOR50

TCNICO DE NVEL SUPERIOR A


COMUNICAO SOCIAL (HABILITAO EM JORNALISMO) Tcnico de Comunicao Social
INSTRUES GERAIS
Voc recebeu do fiscal: Um caderno de questes contendo 70 (setenta) questes de mltipla escolha da Prova Objetiva e tema da Redao; Um carto de respostas personalizado para a Prova Objetiva; Um caderno de respostas personalizado para a Redao. responsabilidade do candidato certificar-se de que o cdigo informado nesta capa de prova corresponde ao cdigo informado em seu carto de respostas. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no caderno de questes se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Voc dispe de 4 (quatro) horas para fazer a Prova Objetiva e a Redao. Faa-as com tranqilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcao do carto de respostas e o desenvolvimento da Redao. Aps o incio da prova, ser efetuada a coleta da impresso digital de cada candidato (Edital 14/2006 Item 8.11 alnea a). Somente aps decorrida uma hora do incio da prova, entregar o seu caderno de questes e seu caderno de respostas da Redao, e retirar-se da sala de prova (Edital 14/2006 Item 8.11 alnea c). Somente ser permitido levar seu caderno de questes ao final da prova, desde que o candidato permanea em sua sala at este momento (Edital 14/2006 Item 8.11 alnea d). No ser permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no carto de respostas ou no caderno de respostas da Redao (Edital 14/2006 Item 8.11 alnea e). Aps o trmino de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o carto de respostas devidamente assinado e o caderno de respostas. Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos. Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite a presena do responsvel pelo local.

INSTRUES - PROVA OBJETIVA


Verifique se os seus dados esto corretos no carto de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata de Aplicao de Prova. Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O carto de respostas NO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas cobrindo, fortemente, com caneta esferogrfica azul ou preta, o espao a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

INSTRUES - PROVA DE REDAO


Verifique se os seus dados esto corretos no caderno de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata de Aplicao de Prova. Efetue a desidentificao do caderno de respostas destacando a parte onde esto contidos os seus dados. Somente ser objeto de correo da Prova de Redao o que estiver contido na rea reservada para a resposta. NO ser considerado o que estiver contido na rea reservada para rascunho. O caderno de respostas NO pode ser dobrado, amassado, manchado, rasgado ou conter qualquer forma de identificao do candidato. Use somente caneta esferogrfica azul ou preta.

CRONOGRAMA PREVISTO
Atividade Divulgao do gabarito - Prova Objetiva (PO) Interposio de recursos contra o gabarito (RG) da PO Divulgao do resultado do julgamento dos recursos contra os RG da PO e o resultado final das PO Data 05/09/2006 06 e 07/09/2006 25/09/2006 Local www.nce.ufrj.br/concursos www.nce.ufrj.br/concursos ou fax at as 17 horas www.nce.ufrj.br/concursos

Demais atividades consultar Manual do Candidato ou pelo endereo eletrnico www.nce.ufrj.br/concursos

Concurso Pblico - 2006

Concurso Pblico - 2006

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO UM BASTA A HIPOCRISIA Rodrigo Constantino Os fatos no deixam de existir pelo simples fato de serem ignorados. Aldous Huxley Infelizmente, a hipocrisia abunda no mundo, principalmente nas elites. Em troca do status de um nobre homem, pessoas vendem a alma ao diabo, traindo escancaradamente sua prpria conscincia e bom senso. A cretinice assume grau espantoso nos debates, e qualquer um que esteja mais preocupado com a verdade que com as aparncias de suas intenes perde a pacincia ao notar que est dando murro em ponta de faca. O interesse dessa elite prfida no a busca sincera pela verdade e resultados; mas, sim, o conforto psquico de apresentar ser bem intencionado. O mensageiro que traz a notcia, que destaca os fatos verdadeiros, que demonstra o absurdo das teorias romnticas, esse o culpado, um insensvel, egosta. A hipocrisia, aliada ignorncia de muitos, acaba vencendo a lgica e a verdade. A necessidade da mente humana de acreditar em explicaes simplistas, culpar fatores exgenos e bodes expiatrios, e buscar conforto mesmo que na mentira alimenta bastante essa hipocrisia. Esse texto um apelo para darmos um basta a isso. So tantos exemplos de debates hipcritas que mal sei por onde comear. Talvez o caso recente de cotas em universidades seja interessante. Com a constatao da existncia de muitos negros miserveis no pas, logo surgem as solues milagrosas, que encobrem atrs de uma nobre embalagem um objetivo populista eleitoreiro, que trar resultados catastrficos. Debater com seriedade o tema poucos querem, pois envolve estudo, a clara culpabilidade do prprio governo, maior causador da misria que vivemos, e medidas que depositam nos prprios indivduos parte da soluo. Mais fcil confundirem correlao com causalidade, e apontarem o racismo como culpado pela situao dos negros. E assim partimos para a soluo hipcrita das cotas, que representam discriminao, injustia e abuso de poder do governo. Os membros da elite ficam satisfeitos com a aparncia de que tal medida representa um ato de justia. Hipocrisia pura! 1 - O segundo perodo do texto, em sua relao argumentativa com o primeiro, estabelece: (A) (B) (C) (D) (E) uma exemplificao da hipocrisia referida; um esclarecimento sobre o que foi dito anteriormente; uma explicao metalingstica do que seja hipocrisia; uma razo da existncia da hipocrisia como fenmeno social; uma retificao de algo que pode gerar ambigidade de sentido.

3 - A alternativa em que a troca de posio de certos elementos pode alterar o sentido original do segmento do texto : (A) Em troca do status de um nobre homem em troca do status de um homem nobre; (B) pessoas vendem a alma ao diabo pessoas vendem ao diabo a alma; (C) A cretinice assume grau espantoso nos debates A cretinice, nos debates, assume grau espantoso; (D) traindo escancaradamente sua prpria conscincia e bom senso traindo escancaradamente seu bom senso e a prpria conscincia; (E) O interesse dessa elite prfida no a busca sincera pela verdade essa elite prfida no tem por interesse a busca sincera pela verdade. 4 - A expresso dar murro em ponta de faca se refere a uma ao: (A) de que no se pode prever os resultados; (B) cujos resultados so medocres; (C) que contrria ao bom senso; (D) cuja utilidade demonstrar dedicao intensa; (E) a que se atribuem resultados prejudiciais. 5 - que demonstra o absurdo das teorias romnticas; tais teorias so caracterizadas por: (A) apegarem-se a valores religiosos; (B) indicarem qualidades infelizmente abandonadas; (C) estarem ultrapassadas pela tecnologia moderna; (D) demonstrarem valores da sociedade patriarcal; (E) distanciarem-se da realidade dos fatos. 6 - Em troca do status de um nobre homem; a mesma idia contida nesse segmento do texto aparece repetida em: (A) (B) (C) (D) (E) vendem a alma ao diabo; aparentar ser bem intencionado; destaca os fatos verdadeiros; culpar fatores exgenos e bodes expiatrios; demonstra o absurdo das teorias romnticas.

7 - A alternativa em que o sinnimo ou termo equivalente da palavra sublinhada est INCORRETO : (A) Em troca do status de um nobre homem condio; (B) O interesse dessa elite prfida desonesta; (C) culpar fatores exgenos externos; (D) Este texto um apelo solicitao; (E) a hipocrisia abunda no mundo existe em grande escala. 8 - NO uma explicao plausvel para a hipocrisia: (A) estar mais preocupado com as aparncias que com a verdade; (B) buscar conforto na mentira; (C) demonstrar o absurdo das posies romnticas; (D) no acreditar em explicaes simplistas; (E) encontrar bodes expiatrios.

2 - A orao abaixo em que a forma sublinhada NO corresponde ao gerndio : (A) A hipocrisia vem crescendo no seio das elites; (B) Falando sobre qualquer coisa, os homens querem parecer mais do que so; (C) Nem todos os exemplos de hipocrisia tm vindo das elites; (D) Partindo dos argumentos apresentados, o autor se posiciona contra a hipocrisia; (E) Nem todos os artigos deste livro esto tratando de problemas sociais.

Concurso Pblico - 2006

9 - O mensageiro que traz a notcia, que destaca os fatos verdadeiros, que demonstra o absurdo das teorias romnticas, esse o culpado, um insensvel, egosta; a opinio sobre o mensageiro mostra o ponto de vista do(da): (A) (B) (C) (D) (E) prprio mensageiro; receptor da notcia; elite hipcrita; nobre homem; autor do texto.

14 - O caso das cotas universitrias s NO funciona no texto como: (A) (B) (C) (D) (E) prova de que a hipocrisia no existe s na nossa sociedade; exemplo de um caso, entre muitos, de hipocrisia social; caso em que se atribui a culpa tambm a fatores exgenos; fato atual em que a soluo apresentada hipcrita; elemento que apia os argumentos do autor do texto.

LNGUA INGLESA
10 - A hipocrisia, segundo o texto, NO inclui entre seus aliados: (A) a necessidade de apoio psicolgico; (B) a ignorncia de grande parte da populao; (C) o conforto psquico de bem aparentar; (D) a busca de resultados; (E) a atribuio alheia de culpa. 11 - alimenta bastante essa hipocrisia; a frase em que a forma bastante est empregada ERRADAMENTE : (A) Os atos hipcritas so bastante incmodos para os sinceros; (B) A necessidade de encontrar culpados traz bastante sofrimentos psquicos; (C) Os hipcritas aparecem bastante nos debates pblicos; (D) So bastante problemticos os encontros de polticos em campanha; (E) Os polticos bastante experientes trazem a hipocrisia no sangue. 12 - Este texto um apelo para darmos um basta a isso; declarada essa finalidade do texto, podemos dizer que sua inteno prioritria : (A) (B) (C) (D) (E) informar; ensinar; prever; alertar; convencer. READ TEXT I AND ANSWER QUESTIONS 15 AND 16: TEXT I Contrary to popular belief, hydroelectric power can seriously damage the climate. Proposed changes to the way countries climate budgets are calculated aim to take greenhouse gas emissions from hydropower reservoirs into account, but some experts worry that they will not go far enough. The green image of hydro power as a benign alternative to fossil fuels is false, says ric Duchemin, a consultant for the Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Everyone thinks hydro is very clean, but this is not the case, he says. Hydroelectric dams produce significant amounts of carbon dioxide and methane, and in some cases produce more of these greenhouse gases than power plants running on fossil fuels. Carbon emissions vary from dam to dam, says Philip Fearnside from Brazils National Institute for Research in the Amazon in Manaus. But we do know that there are enough emissions to worry about.
(adapted from http://www.newscientist.com, June 21, 2006)

15 The text suggests that hydroelectric power can be: (A) (B) (C) (D) (E) safe; trustworthy; harmful; innocuous; reliable.

13 - que mal sei por onde comear; esse segmento demonstra: (A) (B) (C) (D) (E) a dificuldade do autor em selecionar um caso entre muitos; o problema de distinguir o caso de maior hipocrisia; a dvida entre o que e o que no exemplo de hipocrisia; a difcil estruturao de um texto argumentativo; a facilidade de exemplificar a hipocrisia.

16 The main function of this text is to: (A) (B) (C) (D) (E) praise; warn; entertain; complain; advertise.

Concurso Pblico - 2006

READ TEXT II AND ANSWER QUESTIONS 17 TO 21: TEXT II Brazils biofuel success story
1

20 The phrase The flight from fossil fuels (l.10 ) indicates a movement: (A) (B) (C) (D) (E) upwards; away; towards; beyond; downwards.

Brazilians are choosing to pump ethanol into their cars, reducing the countrys dependency on petrol and setting a worldwide example on how to reduce greenhouse emissions from transport. More than 183600 flexi-fuel cars, which run on petrol or ethanol made from sugar cane, were sold in December in Brazil more than 70% of all cars sold there. In total, 33% of all fuel used is now made from sugar.

21 The underlined expression in To keep pace with overseas demand (l. 17-18 ) can be replaced by: (A) (B) (C) (D) (E) avoid; stop; meet; curb; withdraw.

Cost is the driving factor ethanol fuel is 60% of the price of gasoline but there is also growing understanding that Brazil 1 0 is leading the world in the flight from fossil fuels. President Lula da Silva describes Brazils use of biodiesel as the countrys energy revolution But there are some who doubt Brazil will be able to keep up with foreign demand for ethanol China and Africa have displayed interest. A recent study by So Paulos sugar cane agro-industry union, Unica, indicated that ethanol production would have to increase by 10 billion litres by 2010 to keep pace with overseas demand.
(adapted from Guardian Newspapers 2006 in http://www.mg.co.za/articlePage.aspx?articleid=262545&area=/ insight/insight__economy__business/)

RACIOCNIO LGICO
22 - Um torneio disputado por 18 equipes em turno e returno, ou seja, cada equipe joga duas vezes com cada uma das demais. O nmero total de jogos desse torneio igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 212; 264; 294; 306; 612.

15

17 According to the text, Brazilians are setting an example because they are ultimately: (A) (B) (C) (D) (E) using more petrol for transport; producing all the necessary sugar; becoming more dependent on oil; promoting greenhouse effects; helping improve the environment.

23 - Se a cada elemento X corresponde ao menos um elemento Y ento: (A) (B) (C) (D) h mais elementos Y do que X; h menos elementos Y do que X; pode haver tantos elementos Y quanto h elementos X; o nmero de elementos Y no mnimo o dobro do de elementos X; (E) o nmero de elementos Y no mximo o dobro do de elementos X. 24 - Observe a seqncia: 2187 , 729 , 243 , 81 , ... O prximo termo :

18 This text ends in a note of: (A) (B) (C) (D) (E) irony; enthusiasm; denial; uncertainty; hope.

19 choosing (l.1) is to choice as: (A) (B) (C) (D) (E) practicing is to practice; closing is to closed; organizing is to organize; computing is to compute; frightening is to frighten.

(A) (B) (C) (D) (E)

9; 18; 21; 27; 33.

Concurso Pblico - 2006

25 - Uma capicua um nmero que lido de trs para diante igual ao nmero original. Por exemplo, 1881 uma capicua, 134 no capicua. Usando apenas os algarismos 1, 2 e 3 , alm de 11111, 22222 e 33333, h a seguinte quantidade de nmeros de cinco algarismos que so capicuas: (A) (B) (C) (D) (E) 6; 12; 16; 20; 24.

CONHECIMENTOS GERAIS
29 - Sobre os efeitos da grande volatilidade do atual sistema financeiro internacional de inspirao liberal, INCORRETO afirmar que: (A) provoca alteraes nas polticas macroeconmicas dos pases; (B) agrava a vulnerabilidade externa das economias nacionais; (C) provoca mudanas abruptas na quantidade e no preo do capital externo; (D) fora a implementao de polticas contracionistas, com reduo dos gastos pblicos; (E) torna os agentes pblicos os principais agentes de regulao da economia, em detrimento do mercado. 30 - A soja tem sido um smbolo da modernizao e do sucesso do agronegcio no Brasil. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir: I. A produo da soja resulta de iniciativas privadas associadas aos resultados da pesquisa e desenvolvimento realizados por instituies governamentais como a Embrapa. II. A produo da soja utiliza o modelo de produo qumicomecnico americano, dominado pelas multinacionais, produtoras de mquinas e equipamentos agrcolas. III. A produo de soja vem promovendo, nas ltimas dcadas, o deslocamento da fronteira agrcola graas ao das empresas agrcolas que empregam numerosa mo-de-obra. A(s) afirmativas(s) correta(s) /so somente: (A) (B) (C) (D) (E) I; II; I e II; II e III; I e III.

26 - A sentena Salta est para Atlas assim como 25435 est para ... melhor completada pelo seguinte nmero: (A) (B) (C) (D) (E) 53452; 23455; 34552; 43525; 53542.

27 - Roberto Carlos inventou o jogo da Roca. Nesse jogo, cada roca que um jogador faz pode valer 1, 2 ou 5 pontos. Numa famosa partida, Cafuringa fez um total de 11 pontos. Nesse caso, avalie as quatro afirmativas a seguir: I - Cafuringa com certeza fez ao menos uma roca de 1 ponto. II - Cafuringa fez no mnimo 3 rocas. III - Cafuringa fez no mximo 11 rocas. IV - Cafuringa fez no mximo uma roca de 2 pontos. Esto corretas somente as afirmativas: (A) (B) (C) (D) (E) I e II; I e III; II e III; II e IV; III e IV.

28 - Nas palavras codificadas abaixo h um algarismo omitido (substitudo por um ponto de interrogao). MACRO - A2C3M1O5R4 BALIDO - A2B1D5I4L3O6 FUNDO - D4F1N?O5U2 O algarismo omitido o: (A) (B) (C) (D) (E) 1; 2; 3; 4; 5.

31 - Sobre o povoamento da Amaznia, INCORRETO afirmar que: (A) at o sculo XX, a economia extrativa estabelecia o traado da rede fluvial como regra para a disposio geogrfica do povoamento; (B) durante a economia da borracha, os fluxos migratrios procedentes do Nordeste dispersaram-se pela floresta mas mantiveram os rios como eixos de circulao; (C) na segunda metade do sculo XX, a implantao de uma rede viria com o objetivo de integrao territorial direcionou novos fluxos migratrios para a Amaznia; (D) os recursos destinados expanso e equipamento das cidades desorganizaram as redes urbanas pr-existentes e diminuram a ao polarizante das capitais; (E) nas ltimas dcadas, as estradas pioneiras construdas na terra-firme passaram a atrair as frentes de expanso, alterando a disposio do povoamento.

Concurso Pblico - 2006

32 - Em cerimnia no plenrio da Cmara dos Deputados, em 5 de outubro de 1988, o deputado Ulysses Guimares, presidente da Constituinte, declarou promulgada a nova Constituio. Sobre a Constituio Brasileira, analise as afirmativas a seguir:

34 - Com o colapso da Unio Sovitica, em 1991, e o fim da bipolaridade, iniciou-se um novo ciclo nas relaes internacionais. So tendncias que passaram a marcar os novos tempos: I. o avano do processo de integrao econmica e poltica da Unio Europia, aps o Tratado de Maastricht; II. a exploso de numerosos conflitos nacionalistas com origem em reivindicaes de natureza tnica ou religiosa; III. as intervenes polticas e econmicas dos Estados Unidos reforando a sua posio de potncia hegemnica. A(s) afirmativas(s) correta(s) /so somente: (A) (B) (C) (D) (E) I; III; I e II; II e III; I, II e III.

I.

Estabeleceu o Estado de direito, ou seja, uma estrutura poltica e jurdica a servio da liberdade e dos direitos individuais. II. Decidiu que os representantes do Poder Executivo, do Legislativo e do Judicirio seriam eleitos pelo voto direto e secreto dos cidados brasileiros. III. Criou o Ministrio Pblico que tem, entre suas atribuies, a defesa da sociedade contra os abusos do poder pblico. IV Aprovou medidas com vistas a reduzir as desigualdades . socioeconmicas, como a ampliao dos direitos trabalhistas. As afirmativas corretas so somente: (A) (B) (C) (D) (E) 33 I e III; II e IV; I, II e III; I, III e IV; I, II, III e IV.

35 - Na operao do Sistema Interligado Nacional SIN, so considerados: (A) a otimizao do uso dos recursos eletromagnticos para o atendimento de parte dos requisitos da carga, sem considerar as condies tcnicas e econmicas para o despacho das usinas; (B) as necessidades de energia dos agentes; (C) os mecanismos de biossegurana; (D) o custo da matriz energtica internacional; (E) o mecanismo de realocao de energia para mitigao do risco financeiro.

O autor do desenho que representa Dom Quixote de la Mancha e o seu fiel escudeiro Sancho Pana considerado um dos maiores artistas do sculo XX. Indique-o, na relao a seguir: (A) (B) (C) (D) (E) Pablo Picasso; Cndido Portinari; Juan Mir; Marc Chagall; Paul Klee.

Concurso Pblico - 2006

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
36 - Entre os modelos tericos da Comunicao figura a hiptese de agenda setting. Trata-se de: (A) anotar e explicar as estratgias de comunicao que iro motivar o pblico a situar-se ante questes de seu interesse; (B) identificar e descrever os modos pelos quais a mdia estabelece a ordem de importncia de temas noticiveis; (C) definir e encaminhar processos de insero da mdia no tratamento de temticas de natureza social e poltica; (D) inerir e tipificar as formas de codificao adotadas pelos meios de comunicao em seus noticirios cotidianos; (E) explicar e justificar as distintas formas pelas quais o pblico adota posturas crticas quanto a temas do dia-a-dia. 37 - No mbito terico da Comunicao, entende-se por gatekeeping: (A) modo especfico de contextualizao das notcias que encerrem contedos de maior impacto; (B) recurso tcnico utilizado para melhorar a transmisso de mensagens em seu trnsito por um canal selecionado; (C) copidesque cuidadosamente feito por um editor especializado na redao de notcias; (D) procedimento pelo qual toda mensagem a ser veiculada deve passar por escrutnios obrigatrios; (E) reunio de pauta que deve contar com representantes de todas as editorias de um dado veculo de difuso coletiva. 38 - O newsmaking se acha relacionado a teorias da Comunicao por constituir: (A) procedimento comunicacional que supe a seleo matutina de notcias que formaro o noticirio vespertino; (B) a relao de no-ambigidade de um ocorrido noticivel e que est claramente expresso em uma notcia; (C) uma lgica inerente ao processo de hierarquizao peculiar a um noticirio, definida pela noticiabilidade; (D) certo ponto de equilbrio necessrio a todo noticirio, obtido pela mescla de notcias locais s de alcance nacional; (E) a lgica relativa consonncia e conformidade de um noticirio ao contexto em que se situe seu pblico-alvo. 39 - Uma das principais caractersticas dos cdigos comunicacionais das novas mdias diz respeito ao fato de seus objetos: (A) suporem uma composio que faz uso de cdigos digitais e introduz representaes numricas; (B) situarem-se entre uma emisso analgico-mecnica e uma recepo eletrnico-digital; (C) deixarem-se definir por sua absoluta arbitrariedade e sua expresso comunicacional autnoma; (D) valerem, em si mesmos e por si mesmos, como simulacros codificados de uma realidade virtual; (E) os modos de sua percepo e sua codificao analgica atualizarem o padro informativo que os organiza.

40 - Em radiojornalismo, a decupagem um processo que visa facilitar e agilizar o trabalho de: (A) apurao; (B) redao; (C) edio; (D) locuo; (E) transmisso. 41 - Em telejornalismo, o trecho de uma entrevista gravada que selecionado na edio de uma notcia, confirmando ou complementando o texto do reprter, chamado: (A) insert; (B) flash; (C) entrefala; (D) sonora; (E) passagem. 42 - Em relao ao documentrio, observe as seguintes afirmativas: I. Baseia-se em situaes verdicas, aspectos da natureza e da vida humana. II. Seus objetivos so principalmente cientficos, culturais, informativos e didticos. III. Alm de registrar fatos e ambientes, pode propor interpretaes sobre o tema abordado. A(s) afirmativa(s) correta(s) /so somente: (A) I; (B) III; (C) I e II; (D) I e III; (E) I, II e III. 43 - Mudanas significativas vm sendo introduzidas, em esferas de atividade profissional tais como o jornalismo e a publicidade, com advento da multimdia. O significado deste ltimo conceito : (A) convergncia tecnolgica do telefone ao computador e televiso; (B) novo formato que tecnologias da comunicao vm assumindo; (C) uniformizao e confluncia de novas linguagens tcnicas; (D) expresso da moderna mdia de massa, como j se passa com a TV digital; (E) meios de comunicao hipercodificados pela computao grfica.

Concurso Pblico - 2006

44 - Instrues, diretrizes e atividades de propaganda institucional fazem supor que se trate de: (A) processo disseminador de idias, crenas e convices que, convenientemente propostas, amoldam instituies a imagens; (B) propsitos de divulgao, imediata e de amplo alcance, de imagens pblicas das quais nenhuma empresa pode hoje prescindir; (C) comunicao persuasiva, incisivamente veiculada por parte de grandes corporaes em defesa pblica de sua imagem de marca; (D) ao planejada e racional, desenvolvida por meio de veculos de comunicao, tendo por objetivo promover uma empresa; (E) atividade planejada e levada a termo por uma instituio para, a curto e mdio prazos, pr em marcha uma campanha promocional. 45 - A redao publicitria faz supor a utilizao de textos verbais, que, para tal finalidade, admitem as seguintes caractersticas: (A) termos escolhidos e referncias norma culta da lngua, bem como uso criterioso de registros formais de fala; (B) expresses do dia-a-dia, fortemente conotadas, resultantes de uma seleo estilstica de palavras usuais; (C) formas de lngua que servem a pblicos visados, com amplo recurso a palavras de ordem, curtas e incisivas; (D) frases de imediato impacto e poder encantatrio, mesclando descries e denotaes do que se anuncia; (E) expresso lingstica viva e atual, que privilegia hbitos de fala de um pblico-alvo. 46 - Como ambiente miditico, a internet faculta ao jornalismo possibilidades de expresso distintas daquelas inerentes aos veculos impressos. Entre os recursos oferecidos pela rede mundial de computadores est a chamada convergncia das mdias, que permite: (A) o trfego integrado de bits para converter informaes digitais em dados analgicos; (B) o uso de diferentes veculos como portas de entrada para a mesma base de contedos; (C) a centralizao do foco de interesse do usurio medida que ele navega de um hipertexto a outro; (D) o surgimento de novos espaos de convivncia social delimitados por parmetros geogrficos; (E) o emprego de um sistema prprio de processamento e distribuio de sinais para cada meio de comunicao. 47 - Em jornalismo, a expresso artigo de fundo quer dizer o mesmo que: (A) matria de gaveta; (B) retranca; (C) locuo em off; (D) editorial; (E) nota de rodap.

48 - O texto jornalstico conhecido como suelto tambm chamado de: (A) artigo ou resenha; (B) crnica ou feature; (C) tpico ou vria; (D) glosa ou folhetim; (E) nota ou carta. 49 - Observe as afirmativas a seguir, em relao reportagem: I. Obedece na redao forma da pirmide invertida, narrando os fatos em sucesso, por ordem de importncia. II. O testemunho do reprter que participa dos acontecimentos torna-se importante, por conferir maior realismo e credibilidade ao relato. III. Apia-se em dados que lhe conferem fundamentao, apresentando as informaes de maneira objetiva, acompanhadas de citaes que complementam e esclarecem o assunto tratado. As descries acima se referem, respectivamente, s reportagens: (A) factual, exploratria e comprovativa; (B) noticiosa, personalizada e investigativa; (C) de fatos, de ao e documental; (D) informativa, interpretativa e opinativa; (E) de efeito, de revelao e de documentao. 50 - O modo de falar e de se comportar do entrevistado, o ambiente em que vive, suas roupas, seus traos pessoais, gostos e planos so particularmente relevantes na modalidade de entrevista conhecida como: (A) testemunhal; (B) exclusiva; (C) coletiva; (D) enquete; (E) perfil. 51 - Pingue-pongue a entrevista que se distingue: (A) pelo modo como o material colhido redigido e editado; (B) pelas circunstncias em que agendada e realizada; (C) pelos fins metodolgicos aos quais se prope; (D) pelo tipo de entrevistado em foco; (E) pelo tempo de sua durao. 52 - Em jornalismo, o antettulo curto, sustentado por um fio, chamado de: (A) coroa; (B) chapu; (C) corpete; (D) jaqueta; (E) sombrinha.

Concurso Pblico - 2006

53 - O olho recurso utilizado em jornalismo, aparecendo comumente inserido em espao aberto no texto, emoldurado ou no por fios. A este ltimo elemento grfico se d o nome de: (A) janela; (B) lacuna; (C) recorte; (D) decote; (E) buraco. 54 - Numa pgina de jornal, o fio corredor serve para: (A) facilitar a dobragem; (B) contornar blocos de texto; (C) separar duas colunas; (D) apoiar informaes do cabealho; (E) isolar anncios de rodap. 55 - Por iluso de tica, o uso de retcula permite produzir gris, ou seja, efeito de: (A) meios-tons; (B) granulaes; (C) baixo-relevo; (D) alto-relevo; (E) ofuscamento. 56 - Quanto escolha de itens lxicos, a linguagem jornalstica, de um modo geral, rejeita: (A) palavras do registro formal; (B) vocbulos do registro coloquial; (C) verbos conjugados na terceira pessoa; (D) neologismos e expresses populares; (E) adjetivos e advrbios de modo. 57 - O texto jornalstico radiofnico difere do veiculado em jornal impresso por no admitir: (A) a repetio da partcula que na mesma frase; (B) o emprego de aspas e de parnteses; (C) o uso de pronome pessoal como objeto direto; (D) a formulao de frases no singular; (E) a utilizao de artigo antes de nome prprio. 58 - A redao de nmeros, no rdio e na TV, exige regras especficas para facilitar a leitura a ser feita pelo locutor. So frases redigidas em conformidade com tais regras, EXCETO: (A) O municpio tem dois teros de sua populao desabrigada. (B) No compareceram s urnas 12 vrgula 7 por cento dos eleitores. (C) A solenidade de posse est marcada para as dez e meia da manh. (D) Esto aptas a receber o benefcio 52 mil pessoas j cadastradas. (E) O prazo para inscrio no concurso termina em 16 de agosto.

59 - Conforme normas especficas adotadas pelos principais jornais impressos do Pas, assinale a sigla ou o acrnimo que NO est corretamente grafado: (A) Varig; (B) Masp; (C) Aids; (D) Inpe; (E) Une. 60 - A frase em que a regncia verbal est correta : (A) Reabriram-se as negociaes. (B) A longa viagem derrotou-lhe. (C) Procedeu a contagem dos votos. (D) Desobedeceu a ordem do ministro. (E) Interpretou demisso como represlia. 61 - So verbos que tm dois particpios, EXCETO: (A) acender (acendido/aceso) (B) expulsar (expulsado/expulso) (C) surpreender (supreendido/surpreso) (D) pegar (pegado/pego) (E) chegar (chegado/chego) 62 - Sobre o papel das assessorias de imprensa nos rgos pblicos, observe as afirmativas a seguir: IV A comunicao de governo precisa ser vista como poltica . pblica, fundamental e necessria, porque o Estado responde pela administrao de uma srie de servios pblicos. V A importncia da assessoria de imprensa nos rgos . pblicos diretamente proporcional necessidade de assegurar transparncia s aes do governo. VI. O fato de o governo estar no centro dos assuntos pblicos exige a adoo do modelo do assessor de imprensa nico, capaz de desempenhar funes polticas e de carter personalista. A(s) afirmativa(s) correta(s) /so somente: (A) I; (B) II; (C) I e II; (D) I e III; (E) I, II e III. 63 - Se o preo de um produto subiu de R$120 para R$360, o aumento foi de: (A) 67%; (B) 130%; (C) 200%; (D) 240%; (E) 300%.

10

Concurso Pblico - 2006

64 - Se a loja A vende determinada mercadoria por R$54 e a loja B vende o mesmo artigo por R$270, pode-se dizer que: (A) A vende o produto por 80% do preo de B; (B) A vende o produto 20% mais barato que B; (C) A vende o produto por 1/6 do preo de B; (D) B vende o produto por oito vezes o preo de A; (E) B vende o produto pelo quntuplo do preo de A. 65 - So caractersticas do house organ, EXCETO: (A) dirigir-se aos funcionrios da organizao e seus familiares; (B) apresentar, usualmente, periodicidade quinzenal, mensal ou bimestral; (C) ser elaborado em funo dos objetivos da empresa que o financia; (D) substituir recursos de intranet nas aes de comunicao administrativa; (E) incluir, freqentemente, entrevistas de interesse humano ou administrativo. 66 - A comunicao publicitria recorre concepo de campanhas, que se destinam promoo de uma marca, um produto ou um servio. A criao de slogans constitui importante etapa destas campanhas, assim se conceituando o slogan: (A) frase laboriosa, encorpada e de agradvel citao; (B) frase expressiva, longa, evocativa e difcil de esquecer; (C) frase de valor usual, simples, altissonante e iterativa; (D) frase original, eufnica, de rpida e fcil memorizao; (E) frase de estilo, complexa, ajustada e interpelante. 67 - Etapa final de um esforo de comunicao, o clipping tem por finalidade consolidar o processo de: (A) interao da empresa ou entidade com determinado veculo de comunicao; (B) filtragem dos interesses e compromissos da mdia no tocante organizao; (C) avaliao comparativa do trabalho profissional realizado em diferentes redaes; (D) projeo de uma imagem institucional positiva perante pblicos especficos; (E) conformao da opinio pblica ao conjunto de valores e princpios corporativos. 68 - O clipping eletrnico caracteriza-se por: (A) utilizar equipamentos informatizados para a elaborao de bancos de dados; (B) automatizar o trabalho de monitoramento dos meios de comunicao; (C) empregar dispositivos tecnolgicos para a medio de ndices de audincia; (D) ter como foco de interesse programas de TV ou de rdio e sites da internet; (E) coletar unidades informativas compatveis com formatos audiovisuais.

69 - O comunicado se distingue da nota oficial por: (A) ter sua utilizao restrita a instituies pblicas; (B) ser seu uso reservado a empresas privadas; (C) referir-se a assunto de interesse pblico; (D) comportar divulgao por escrito; (E) poder ser transmitido oralmente. 70 - Na produo de releases, importante apresentar sempre um gancho, ou seja: (A) opinio pessoal transcrita entre aspas, com indicao de autoria; (B) motivo que d ensejo divulgao de um texto jornalstico; (C) resumo no qual se destacam datas e horrios em que os fatos ocorrem; (D) frase redigida em maisculas que desempenha a funo de ttulo; (E) depoimento de fonte fidedigna que acresa credibilidade mensagem.

REDAO TEMA
Um fenmeno difcil de explicar nas eleies brasileiras a pouca influncia de escndalos que envolvem polticos sobre os resultados eleitorais: a que se deve essa indiferena? Por que o eleitor brasileiro continua votando em candidatos acusados de corrupo e alguns mesmo que renunciaram a seus mandatos para no terem seus direitos polticos cassados? Ser essa atitude fruto da ignorncia e da falta de informao ou ser proveniente de um colossal desprezo pela coisa pblica em geral? Poder tambm ser fruto da fora formidvel das campanhas dos candidatos? Discuta esses e outros aspectos desse distanciamento e atribua um ttulo a sua redao (mximo de 30 linhas).

11

INFORMAES ADICIONAIS

Ncleo de Computao Eletrnica Diviso de Concursos

Endereo: Prdio do CCMN, Bloco C Ilha do Fundo - Cidade Universitria - Rio de Janeiro/RJ Caixa Postal: 2324 - CEP 20010-974 Central de Atendimento: 0800 7273333 ou (21) 2598-3333 Informaes: Dias teis, de 9 h s 17 h (horrio de Braslia) Site: www.nce.ufrj.br/concursos

Anda mungkin juga menyukai