Anda di halaman 1dari 4

05/09/2011

Flexo
a solicitao que provoca, ou tende a provocar, curvatura nas peas. O esforo solicitante responsvel por este comportamento chamado de momento fletor, podendo ou no ser acompanhado de esforo cortante e fora normal.

As foras aplicadas externamente fazem com que internamente o elemento se comporte como se estivesse sujeito a um par de momentos, que o fazem se curvar.

05/09/2011

Flexo Simples
O sistema de foras (juntamente com o peso prprio), causar uma tendncia de se deformar, formando uma flecha no meio da barra:

A flexo existente na barra horizontal faz com que a sua metade superior sofra um aperto, um encurtamento, que caracteriza a compresso. J a metade inferior da barra sofre um estiramento, como se o material estivesse sendo alongado, que caracteriza a trao.

Momento Fletor
No dimensionamento de peas submetidas flexo, admitem-se somente deformaes elsticas. A tenso de trabalho fixada pelo fator de segurana, atravs da tenso admissvel. A frmula da flexo aplicada nas seces crticas, ou seja, nas seces onde o momento fletor mximo Mmx. O momento fletor mximo de uma viga, pode ser determinado atravs dos diagramas obtidos pelo mtodo das seces. ou atravs de tabelas que apresentam expresses para estas grandezas.

05/09/2011

Hipteses
Os modelos de flexo utilizados em nosso estudo de resistncia dos materiais baseiam-se nas seguintes hipteses:
SOBRE O CORPO SLIDO
O material considerado homogneo e isotrpico; A viga admite um plano de simetria; O corpo formado por um conjunto de fibras unidas entre si e paralelas ao plano longitudinal. As foras atuam no plano de simetria; As foras atuantes so perpendiculares ao eixo, portanto trata-se de um problema de flexo simples;

Hipteses
SOBRE DEFORMAES
Hiptese de Bernoulli: Os slidos sob flexo so elsticos longitudinalmente e rgidos transversalmente

Hiptese de Navier: existe uma superfcie intermediria onde a deformao (x) e a tenso (x) para as fibras nela sentidas tornam-se nulas, isto , no se encurtam e nem se alongam. Esta superfcie chamada de superfcie neutra. A superfcie neutra intercepta uma dada seco transversal da barra segundo uma reta chamada linha neutra.

05/09/2011

Hipteses
Os esforos de trao e compresso aumentam medida que se afastam da superfcie neutra, atingindo sua intensidade mxima nas fibras mais distantes a ela. O material obedece a Lei de Hooke (regime elstico). Em uma viga com seo transversal constante, a linha neutra passa pelo centro de gravidade desta seo.

Tenso de Flexo
A tenso normal F, provocada quando a barra se flexiona, chamada de tenso de flexo.

onde
I o momento de inrcia da seco transversal em relao linha neutra.
O momento de inrcia uma caracterstica geomtrica que fornece uma noo da resistncia da pea. Quanto maior for o momento de inrcia da seco transversal de uma pea, maior ser sua resistncia.

A tenso de flexo assume seu valor mximo na superfcie mais distante da linha neutra, ou seja, no maior valor de y. Em vigas com seo simtrica (em relao a linha neutra), as tenses de trao e compresso produzidas durante a flexo tero o mesmo valor. Nas vigas com sees assimtricas, a tenso mxima ocorrer na superfcie mais distante da linha neutra.

Anda mungkin juga menyukai