Anda di halaman 1dari 13

CORAO

Sistema Cardiovascular

Apesar de toda a sua potncia, o corao, em forma de cone, relativamente pequeno, aproximadamente do tamanho do punho fechado, cerca de 12 cm de comprimento, 9 cm de largura em sua parte mais ampla e 6 cm de espessura. Sua massa , em mdia, de 250g, nas mulheres adultas, e 300g, nos homens adultos.

O corao fica apoiado sobre o diafragma, perto da linha mdia da cavidade torcica, no mediastino, a massa de tecido que se estende do esterno coluna vertebral; e entre os revestimentos (pleuras) dos pulmes. Cerca de 2/3 de massa cardaca ficam a esquerda da linha mdia do corpo. A posio do corao, no mediastino, mais facilmente apreciada pelo exame de suas extremidades, superfcies e limites. A extremidade pontuda do corao o pice, dirigida para frente, para baixo e para a esquerda. A poro mais larga do corao, oposta ao pice, a base, dirigida para trs, para cima e para a direita.

Limites do Corao: A superfcie anterior fica logo abaixo do esterno e das costelas. A superfcie inferior a parte do corao que, em sua maior parte repousa sobre o diafragma, correspondendo a regio entre o pice e aborda direita. A borda direita est voltada para o pulmo direito e se estende da superfcie inferior base; a borda esquerda, tambm chamada borda pulmonar, fica voltada para o pulmo esquerdo, estendendo-se da base ao pice. Como limite superior encontra-se os grandes vasos do corao e posteriormente a traquia, o esfago e a artria aorta descendente.

Limites do Corao

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Camadas da Parede Cardaca:

Pericrdio: a membrana que reveste e protege o corao. Ele restringe o corao sua posio no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentao para contraes vigorosas e rpidas. O pericrdio consiste em duas partes principais: pericrdio fibroso e pericrdio seroso.

O pericrdio fibroso superficial um tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelstico. Assemelha-se a um saco, que repousa sobre o diafragma e se prende a ele. O pericrdio seroso, mais profundo, uma membrana mais fina e mais delicada que forma uma dupla camada, circundando o corao. A camada parietal, mais externa, do pericrdio seroso est fundida ao pericrdio fibroso. A camada visceral, mais interna, do pericrdio seroso, tambm chamada epicrdio, adere fortemente superfcie do corao.

Saco Pericrdio

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Epicrdio: a camada externa do corao uma delgada lmina de tecido seroso. O epicrdio contnuo, a partir da base do corao, com o revestimento interno do pericrdio, denominado camada visceral do pericrdio seroso. Miocrdio: a camada mdia e a mais espessa do corao. composto de msculo estriado cardaco. esse tipo de msculo que permite que o corao se contraia e, portanto, impulsione sangue, ou o force para o interior dos vasos sangneos. Endocrdio: a camada mais interna do corao. uma fina camada de tecido composto por epitlio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfcie lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela. O endocrdio tambm reveste as valvas e contnuo com o revestimento dos vasos sangneos que entram e saem do corao.

Clique aqui para ver a ilustrao das Tnicas Cardacas

Configurao Externa: o corao apresenta trs faces e quatro margens: FACES Face Anterior (Esternocostal) - Formada principalmente pelo ventrculo direito. Face Diafragmtica (Inferior) - Formada principalmente pelo ventrculo esquerdo e parcialmente pelo ventrculo direito; ela est relacionada principalmente com o tendo central do diafragma. Face Pulmonar (Esquerda) - Formada principalmente pelo ventrculo esquerdo; ela ocupa a impresso crdica do pulmo esquerdo.

MARGENS Margem Direita - Formada pelo trio direito e estendendo-se entre as veias cavas superior e inferior. Margem Inferior - Formada principalmente pelo ventrculo direito e, ligeiramente, pelo ventrculo esquerdo. Margem Esquerda - Formada principalmente pelo ventrculo esquerdo e, ligeiramente, pela aurcula esquerda. Margem Superior - Formada pelos trios e pelas aurculas direita e esquerda em uma vista anterior; a parte ascendente da aorta e o tronco pulmonar emergem da margem superior, e a veia cava superior entra no seu lado direito. Posterior aorta e ao tronco pulmonar e anterior veia cava superior, a margem superior forma o limite inferior do seio transverso do pericrdio.

Externamente os stios atrioventriculares correspondem ao sulco coronrio, que ocupado por artrias e veias coronrias, este sulco circunda o corao e interrompido anteriormente pelas artrias aorta e pelo tronco pulmonar.

O septo interventricular na face anterior corresponde ao sulco interventricular anterior e na face diafragmtica ao sulco interventricular posterior. O sulco interventricular termina inferiormente a alguns centmetros do direita do pice do corao, em correspondncia a incisura do pice do corao.

O sulco interventricular anterior ocupado pelos vasos interventriculares anteriores. O sulco interventricular posterior parte do sulco coronrio e desce em direo incisura do pice do corao. Este sulco ocupado pelos vasos interventriculares posteriores.

Configurao Interna:

O corao possui quatro cmaras: dois trios e dois ventrculos. Os trios (as cmaras superiores) recebem sangue; os ventrculos (cmaras inferiores) bombeiam o sangue para fora do corao. Na face anterior de cada trio existe uma estrutura enrugada, em forma de saco, chamada aurcula (semelhante a orelha do co). O trio direito separado do esquerdo por uma fina divisria chamada septo interatrial; o ventrculo direito separado do esquerdo pelo septo interventricular.

Configurao Cardaca Interna

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TRIO DIREITO O trio direito forma a borda direita do corao e recebe sangue rico em dixido de carbono (venoso) de trs veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronrio. A veia cava superior, recolhe sangue da cabea e parte superior do corpo, j a inferior recebe sangue das partes mais inferiores do corpo (abdmen e membros inferiores) e o seio coronrio recebe o sangue que nutriu o miocrdio e leva o sangue ao trio direito. Enquanto a parede posterior do trio direito lisa, a parede anterior rugosa, devido a presena de cristas musculares, chamados msculos pectinados. O sangue passa do trio direito para ventrculo direito atravs de uma vlvula chamada tricspide (formada por trs folhetos - vlvulas ou cspides). Na parede medial do trio direito, que constituda pelo septo interatrial, encontramos uma depresso que a fossa oval. Anteriormente, o trio direito apresenta uma expanso piramidal denominada aurcula direita, que serve para amortecer o impulso do sangue ao penetrar no trio. Os orifcios onde as veias cavas desembocam tm os nomes de stios das veias cavas. O orifcio de desembocadura do seio coronrio chamado de stio do seio coronrio e encontramos tambm uma lmina que impede que o sangue retorne do trio para o seio coronrio que denominada de vlvula do seio coronrio.

TRIO ESQUERDO O trio esquerdo uma cavidade de parede fina, com paredes posteriores e anteriores lisas, que recebe o sangue j oxigenado; por meio de quatro veias pulmonares. O sangue passa do trio esquerdo para o ventrculo esquerdo, atravs da valva bicspide (mitral), que tem apenas duas cspides. O trio esquerdo tambm apresenta uma expanso piramidal chamada aurcula esquerda.

VENTRCULO DIREITO O ventrculo direito forma a maior parte da superfcie anterior do corao. O seu interior apresenta uma srie de feixes elevados de fibras musculares cardacas chamadas trabculas carnosas. No stio atrioventricular direito existe um aparelho denominado valva tricspide que serve para impedir que o sangue retorne do ventrculo para o trio direito. Essa valva constituda por trs lminas membranceas, esbranquiadas e irregularmente triangulares, de base implantada nas bordas do stio e o pice dirigido para baixo e preso s paredes do ventrculo por intermdio de filamentos. Cada lmina denominada cspide. Temos uma cspide anterior, outra posterior e outra septal.

O pice das cspides preso por filamentos denominados cordas tendneas, as quais se inserem em pequenas colunas crneas chamadas de msculos papilares. A valva do tronco pulmonar tambm constituda por pequenas lminas, porm estas esto dispostas em concha, denominadas vlvulas semilunares (anterior, esquerda e direita).

No centro da borda livre de cada uma das vlvulas encontramos pequenos ndulos denominados ndulos das vlvulas semilunares (pulmonares).

VENTRCULO ESQUERDO O ventrculo esquerdo forma o pice do corao. No stio atrioventricular esquerdo, encontramos a valva atrioventricular esquerda, constituda apenas por duas laminas denominadas cspides (anterior e posterior). Essas valvas so denominadas bicspides. Como o ventrculo direito, tambm tem trabculas carnosas e cordas tendneas, que fixam as cspides da valva bicspide aos msculos papilares. O sangue passa do trio esquerdo para o ventrculo esquerdo atravs do stio atrioventricular esquerdo onde localiza-se a valva bicspide (mitral). Do ventrculo esquerdo o sangue sai para a maior artria do corpo, a aorta ascendente, passando pela valva artica - constituda por trs vlvulas semilunares: direita, esquerda e posterior. Da, parte do sangue flui para as artrias coronrias, que se ramificam a partir da aorta ascendente, levando sangue para a parede cardaca; o restante do sangue passa para o arco da aorta e para a aorta descendente (aorta torcica e aorta abdominal). Ramos do arco da aorta e da aorta descendente levam sangue para todo o corpo. O ventrculo esquerdo recebe sangue oxigenado do trio esquerdo. A principal funo do ventrculo esquerdo bombear sangue para a circulao sistmica (corpo). A parede ventricular esquerda mais espessa que a do ventrculo direito. Essa diferena se deve maior fora necessria para bombear sangue para a circulao sistmica.

Grandes Vasos Cardacos

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Ciclo Cardaco Um ciclo cardaco nico inclui todos os eventos associados a um batimento cardaco. No ciclo cardaco normal os dois trios se contraem, enquanto os dois ventrculos relaxam e vice versa. O termo sstole designa a fase de contrao; a fase de relaxamento designada como distole.

Quando o corao bate, os trios contraem-se primeiramente (sstole atrial), forando o sangue para os ventrculos. Um vez preenchidos, os dois ventrculos contraem-se (sstole ventricular) e foram o sangue para fora do corao.
Valvas na Distole Ventricular Dinamismo das Valvas Valvas na Sstole Ventricular

Para que o corao seja eficiente na sua ao de bombeamento, necessrio mais que a contrao rtmica de suas fibras musculares. A direo do fluxo sangneo deve ser orientada e controlada, o que obtido por quatro valvas j citadas anteriormente: duas localizadas entre o trio e o ventrculo atrioventriculares (valva tricspide e bicspide); e duas localizadas entre os ventrculos e as grandes artrias que transportam sangue para fora do corao semilunares (valva pulmonar e artica). Complemento: As valvas e vlvulas so para impedir este comportamento anormal do sangue, para impedir que ocorra o refluxo elas fecham aps a passagem do sangue.

Sstole a contrao do msculo cardaco, temos a sstole atrial que impulsiona sangue para os ventrculos. Assim as valvas atrioventriculares esto abertas passagem de sangue e a pulmonar e a artica esto fechadas. Na sstole ventricular as valvas atrioventriculares esto fechadas e as semilunares abertas a passagem de sangue.

Sstole Ventrcular - Ao das Valvas trio-ventriculares

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Distole o relaxamento do msculo cardaco, quando os ventrculos se enchem de sangue, neste momento as valvas atrioventriculares esto abertas e as semilunares esto fechadas.

Distole Ventrcular - Ao das Valvas trio-ventriculares

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Em concluso disso podemos dizer que o ciclo cardaco compreende: 1- Sstole atrial 2- Sstole ventricular 3- Distole ventricular

Vascularizao: a irrigao do corao assegurada pelas artrias coronrias e pelo seio coronrio. As artrias coronrias so duas, uma direita e outra esquerda. Elas tm este nome porque ambas percorrem o sulco coronrio e so as duas originadas da artria aortas. Esta artria, logo depois da sua origem, dirige-se para o sulco coronrio percorrendo-o da direita para a esquerda, at ir se anastomosar com o ramo circunflexo, que o ramo terminal da artria coronria esquerda que faz continuao desta circundado o sulco coronrio. A artria coronria direita: da origem a duas artrias que vo irrigar a margem direita e a parte posterior do corao, so ela artria marginal direita e artria interventricular posterior. A artria coronria esquerda, de incio, passa por um ramo por trs do tronco pulmonar para atingir o sulco coronrio, evidenciando-se nas proximidades do pice da aurcula esquerda. Logo em seguida, emite um ramo interventricular anterior e um ramo circunflexo que da origem a artria marginal esquerda. Na face diafragmtica as duas artria se anastomosam formando um ramo circunflexo. O sangue venoso coletado por diversas veias que desembocam na veia magna do corao, que inicia ao nvel do pice do corao, sobe o sulco interventricular anterior e segue o sulco coronrio da esquerda para a direita passando pela face diafragmtica, para ir desembocar no trio direito. A poro terminal deste vaso, representada por seus ltimos 3 cm forma uma dilatao que recebe o nome de seio coronrio. O seio coronrio recebe ainda a veia mdia do corao, que percorre de baixo para cima o sulco interventricular posterior e a veia pequena do corao que margeia a borda direita do corao. H ainda veias mnimas, muito pequenas, as quais desembocam diretamente nas cavidades cardacas. Inervao: A inervao do msculo cardaco de duas formas: extrnseca que provm de nervos situados fora do

corao e outra intrnseca que constitui um sistema s encontrado no corao e que se localiza no seu interior. A inervao extrnseca deriva do sistema nervoso autnomo, isto , simptico e parassimptico. Do simptico, o corao recebe os nervos cardacos simpticos, sendo trs cervicais e quatro ou cinco torcicos. As fibras parassimpticas que vo ter ao corao seguem pelo nervo vago (X par craniano), do qual derivam nervos cardacos parassimpticos, sendo dois cervicais e um torcico. Fisiologicamente o simptico acelera e o parassimptico retarda os batimentos cardacos. A inervao intrnseca ou sistema de conduo do corao a razo dos batimentos contnuos do corao. uma atividade eltrica, intrnseca e rtmica, que se origina em uma rede de fibras musculares cardacas especializadas, chamadas clulas auto-rtmicas (marca passo cardaco), por serem auto-excitveis. A excitao cardaca comea no nodo sino-atrial (SA), situado na parede atrial direita, inferior a abertura da veia cava superior. Propagando-se ao longo das fibras musculares atriais, o potencial de ao atinge o nodo atrioventricular (AV), situado no septo interatrial, anterior a abertura do seio coronrio. Do nodo AV, o potencial de ao chega ao feixe atrioventricular (feixe de His), que a nica conexo eltrica entre os trios e os ventrculos. Aps ser conduzido ao longo do feixe AV, o potencial de ao entra nos ramos direito e esquerdo, que cruzam o septo interventricular, em direo ao pice cardaco. Finalmente, as miofibras condutoras (fibras de Purkinge), conduzem rapidamente o potencial de ao, primeiro para o pice do ventrculo e aps para o restante do miocrdio ventricular.

Sistema Eltrico do Corao

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

voltar

Copyright by Aula de Anatomia.::.Todos os Direitos Reservados Designed by Jonas Edison Wecker.::.jonas@auladeanatomia.com

Anda mungkin juga menyukai