Anda di halaman 1dari 12

AP300

Pavimentadora de asfalto

Cat 3054C DINA Potncia bruta (SAE J1995) a 2200 rpm Potncia lquida (ISO 9249) a 2200 rpm Peso em operao com Rebocadora AS3173

52 kW/71 hp 47,4 kW/64,5 hp 7300 kg

Capacidade da tremonha Gama de pavimentao standard Rebocadora AS3173 Largura de pavimentao mxima Rebocadora AS3173 Largura de pavimentao mnima Rebocadora AS3173

3,8 m3 1700-3200 mm 4000 mm 650 mm

Pavimentadora de asfalto AP300: Produtividade e fiabilidade num pacote durvel


A AP300 oferece um desempenho superior, elevada velocidade de transferncia, excelente facilidade de manobra, facilidade de transporte e versatilidade de trabalho para maximizar a produtividade.
Motor Cat 3054C DINA O motor diesel de quatro cilindros arrefecido a lquido incorpora a tecnologia comprovada de motores de dimetro mdio e grande oferecendo um desempenho tranquilo, uma elevada fiabilidade e facilidade de assistncia. O motor tambm satisfaz os regulamentos europeus de emisses EU fase II. O sistema de arrefecimento de alta capacidade oferece ar de admisso fresco por forma a maximizar a eficincia de combustvel e minimizar as emisses. pg. 4 Sistema de accionamento hidrosttico Um sistema de propulso hidrosttico de circuito fechado oferece um controlo preciso da propulso. A bomba propulsora oferece uma cilindrada ptima aumentando a facilidade de manuteno. A traco dianteira auxiliar opcional aumenta a potncia de traco nas jantes oferecendo uma traco melhorada. pg. 4 Sistema de suspenso A AP300 est equipada com dois pneus motrizes de piso largo e quatro rodas bogie de direco em borracha macia que oferecem um excelente contacto com o solo e um funcionamento suave. pg. 6

Cabina de operao A AP300 inclui cabina de operao dupla com consola de controlo deslizante. As cabinas de operao podem ser posicionadas atrs do chassis da mquina para maior visibilidade quando necessrio um controlo preciso da pavimentao. pg. 5

As Pavimentadoras de Asfalto da Cat continuam a ser lderes da indstria e satisfazem os seus exigentes requisitos de trabalho.
Foram desenvolvidas muitas caractersticas e tecnologias fceis de utilizar de forma a orientar o seu pessoal na produo de tapetes de alta qualidade vezes sem conta. Contacte o seu Distribuidor Caterpillar hoje para mais informaes.

A versatilidade define a AP300


A AP300 tem um desempenho excelente numa vasta gama de aplicaes em que necessria flexibilidade mxima desde construes novas, renovao de pavimento e trabalhos de manuteno.
Sistema de manuseamento de materiais O AP300 oferece uma entrega da mistura precisa com monitorizao mnima do operador. A operao independente dos trados e transportadores reduz o desgaste dos componentes e minimiza o potencial de segregao da mistura. Os trados e transportadores reversveis do assistncia equipa reduzindo o trabalho manual e a limpeza. pg. 7 Sistema de gerador O gerador opcional oferece um controlo contnuo e simples em operaes de pavimentao para utilizao por parte da equipa de solo. Este gerador integrado fornece potncia simultnea aos elementos de aquecimento elctrico da rebocadora, fonte de alimentao elctrica e sistema de iluminao nocturna oferecendo uma elevada fiabilidade. pg. 6 Rebocadora A AP300 est disponvel com a rebocadora de asfalto extensvel de potncia hidrulica AS3173, disponvel com sistema de vibrao de freqncia varivel e sistema de aquecimento por GPL ou elctrico. A rebocadora AS3173 coloca o material com a largura e profundidade desejada enquanto oferece um acabamento suave com compactao inicial. pg. 9

Facilidade de Manuteno A AP300 assegura um excelente acesso a todas as peas da mquina que requerem manuteno agendada. Portas de servio grandes garantem uma inspeco rpida e fcil das peas principais. O motor baixo montado na transversal oferece um acesso ptimo s bombas hidrulicas. A cablagem do sistema elctrico est numerada e etiquetada com identificadores de componentes para simplificar o diagnstico de anomalias. pg. 8

Motor Diesel da Caterpillar


O modelo 3054C DINA um motor diesel de quatro cilindros arrefecido a lquido concebido para oferecer um desempenho tranquilo, elevada fiabilidade, facilidade de manuteno e economia de combustvel.
Motor Cat 3054C DINA. O motor 3054C oferece uma potncia bruta mxima nominal (SAE J1995) de 52 kW (71 hp) a 2200 rpm. Satisfaz os regulamentos de emisses de motores europeus EU Fase II. Motor baixo de montagem transversal. O motor baixo de montagem transversal oferece um desempenho de arrefecimento superior e um acesso fcil para manuteno. As portas de servio grandes garantem operaes de assistncia fceis e fcil acesso s bombas hidrulicas e aos componentes externos do motor. Sistema de arrefecimento. O sistema de arrefecimento de alta capacidade oferece ar de admisso fresco por forma a maximizar a eficincia de combustvel e minimizar as emisses. O sistema promove o conforto do operador extraindo o ar ambiente atravs do compartimento do motor e deixando-o escapar pelo lado direito da mquina, afastado do operador.

Sistema de accionamento hidrosttico


Um sistema de accionamento hidrulico eficiente elimina as correntes e as articulaes mecnicas entre o motor a diesel e os componentes da transmisso final.
Sistema de propulso hidrosttico de circuito fechado. Oferece um controlo preciso da propulso e uma operao de baixa manuteno. Bomba hidrosttica. O sistema de propulso da AP300 acciona as rodas traseiras com uma bomba de cilindrada varivel e motor com pistes axiais de cilindrada dupla directamente ligado a uma caixa de duas velocidades assistida. O sistema de diferencial 100% bloquevel a pedido impede o deslizamento em qualquer condio de inclinao. Traco dianteira auxiliar opcional. O sistema adiciona potncia de propulso a duas das rodas bogie dianteiras. A traco dianteira auxiliar aumenta a potncia de traco nas jantes oferecendo uma traco melhorada. Controlo de velocidade. Uma seleco de velocidade infinita dentro de quatro gamas de propulso: duas no modo de pavimentao e duas no modo de deslocao, para seleccionar a melhor gama de velocidades de acordo com os modos operativos. Controlo da propulso. Um controlo auxiliar electro-proporcional oferece arranque e paragem da mquina (para alimentao de asfalto, etc.) sem variao da velocidade pr-definida. 4

Cabina de operao
A cabina de operao dupla com consola de controlo deslizante favorece uma excelente conforto, visibilidade e facilidade de utilizao.

Cabina de operao dupla. A cabina de operao dupla incorpora uma consola de controlo deslizante e dois bancos com suspenso ajustveis encaixados em semi-plataformas deslizantes mecnicas. Visibilidade do operador. Os bancos do operador podem ser deslizados de um lado a outro e de frente para trs na estrutura do pedestal aumentando a visibilidade e a ergonomia. As cabinas podem ser estendidas para l do chassis da mquina para uma boa visibilidade quando as aplicaes de pavimentao requerem um controlo preciso. Com o motor montado na frente e em baixo no chassis o operador tem uma excelente visibilidade para a tremonha. O operador fica igualmente posicionado afastado do calor do motor e dos fumos de escape. Consola de controlo deslizante. Pacote de instrumentao completo da consola de controlo deslizante permite que o operador controle todos os sistemas principais com facilidade. Uma cobertura anti-vandalismo com tranca protege os comandos da consola. Opo de tejadilho. Esto disponveis dois tejadilhos opcionais: tejadilho de dobragem manual ou tejadilho de dobragem hidrulica. Ambos os tejadilhos oferecem largura total com duas alas de extenso lateral para ptimo conforto e proteco. Os tejadilhos podem ser baixados para facilidade de transporte.

Sistema de suspenso
A pavimentadora de asfalto de rodas oferece uma distribuio do peso e um esforo de traco ideais garantindo um excelente desempenho.
Tractor de rodas. A AP300 incorpora dois pneus de accionamento de piso largo para propulsionar a mquina e quatro rodas bogie de direco dianteiras. As quatro rodas bogie de direco dianteiras em borracha macia esto montadas nos balancins do eixo oscilante dianteiro para um contacto mximo com o solo e uma operao suave em pontos elevados e baixos. Entre-eixo. O entre-eixo comprido oferece esforo de traco melhorado e estabilidade em materiais suaves. Engrenagem planetria de duas velocidades. Um motor de cilindrada dupla acciona uma engrenagem planetria de duas velocidades por forma a oferecer uma seleco de velocidade infinitamente varivel.

Sistema de gerador opcional


Um design integrado de ciclo contnuo garante o desempenho de pico e uma elevada fiabilidade.
Gerador de A.C. industrial de fase nica. O gerador de bordo opcional oferece potncia simultnea aos elementos de aquecimento elctrico da rebocadora, s luzes auxiliares e s ferramentas de estaleiro. O gerador oferece potncia de 12 kW ao aquecimento elctrico da rebocadora, 220 V para o sistema de iluminao nocturna e 1.5 kW de fonte de alimentao elctrica. Interruptor de controlo simples. Um interruptor de controlo simples localizado na consola do tractor activa o gerador. Proteco corta-circuito. Vida til prolongada e um sistema interno de regulao de voltagem electrnico oferecem fiabilidade.

Sistema de manuseamento de materiais


Fornecimento e produtividade de mistura precisos atravs de um manuseamento avanado de materiais promovem uma operao que deixa as mos livres.
Produtividade ptima. O sistema de manuseamento de materiais permite que o operador mantenha um fluxo ininterrupto de material desde as tremonhas rebocadora. O sistema responsvel pela manuteno da altura certa de material o volume do asfalto em frente e atravs do comprimento da rebocadora.

Motores do trados montados fora de bordo e controlados independentemente

Trados de segmento dividido em liga Ni-Hard

Rampa transportadora e correntes em liga de ao

Motores dos transportadores de alimentao controlados independentemente

Tremonhas. O movimento independente das duas tremonhas oferecido pelos dois cilindros hidrulicos assegurando um fluxo de material eficiente. O ao resistente ao desgaste oferece aos transportadores e tremonha uma chapa base para uma longa vida de desgaste. Transportadores de alimentao. Dois transportadores de alimentao so independentemente controlados e accionados por dois sensores de ps. A rotao do transportador pode tambm ser invertida a partir de qualquer painel da consola de comando ou a partir das caixas de controlo da rebocadora traseira. Os transportadores tm correntes de accionamento para maximizar a rea de transporte til e reduzir a segregao na linha central. O design oferece igualmente maior facilidade de manuteno do sistema de accionamento do transportador. Por forma a controlar o fornecimento da mistura, o operador define uma velocidade para cada transportador que ir manter o nvel da mistura desejado nas cmaras esquerda e direita dos trados.

Montagem dos trados. Dois trados controlados independentemente espalham o material transportado por ambos os lados. A velocidade de rotao do trado pode variar automaticamente para garantir uma distribuio homognea do material frente da rebocadora. Dois detectores de ondas de ps controlam o movimento dos trados e podem ser ajustados a partir das caixas de controlo da rebocadora. O design dos transportadores e do trados elimina os espaos vazios sob a caixa da corrente para evitar a segregao. Os trados tm motores montados fora de bordo para facilidade de manuteno. Rolos de empuxe ajustveis. Os dois rolos de empuxe ajustveis oferecem um ponto de contacto entre a pavimentadora e o camio para centrar a carga e assistir na direco enquanto se descarrega.

Montagem do trado de altura ajustvel. Os trados so ajustveis reversivelmente e hidraulicamente em altura, oferecendo vantagens para a qualidade do acabamento e uma melhor distribuio do material na frente da rebocadora. A capacidade de elevar o trado simplifica o carregamento e descarregamento a partir de um veculo de transporte. Da mesma forma, quando se trabalha com misturas de pedras maiores, a segregao pode ser freqentemente eliminada ou minimizada elevando os trados para permitir que a mistura flua sem problemas sob o conjunto do trado.

Fiabilidade e facilidade de manuteno


Uma manuteno simplificada significa mais tempo a pavimentar e menos tempo gasto em manuteno.

Portas e painis de acesso grandes. Garantem uma inspeco fcil e rpida das peas principais. As portas e painis de servio oferecem igualmente uma facilidade de manuteno ao nvel do cho e um fcil acesso s bombas hidrulicas e componentes externos do motor. Motor baixo de montagem transversal. Oferece acesso ptimo s bombas hidrulicas montadas no lado direito do motor. O painel de assistncia dianteiro oferece uma nica porta larga com dobradias que permite uma manuteno fcil do filtro e das vlvulas de traco. Assistncia da bomba propulsora. A excelente cilindrada de bomba propulsora oferece manuteno melhorada. Cabina de operao ergonmica. A cabina de operao dupla com consola de controlo deslizante e bancos com suspenso ajustveis oferece um conforto ptimo e visibilidade a toda volta e controlo fcil durante as operaes da mquina. Manuteno dos motores hidrulicos. Os motores hidrulicos dos trados esto equipados fora de bordo para melhor acessibilidade e facilidade de manuteno. Os blocos de vlvulas solenides

auxiliares e da traco dianteira auxiliar foram convenientemente colocados centralmente simplificando a verificao e os ajustes. Mangueiras hidrulicas e cablagens elctricas. Orientadas de forma organizada e presas para reduzir o desgaste e proporcionar facilidade de assistncia. Mangueiras expostas. Equipadas com proteco de manga em nylon para reduzir a abraso. Tubagens hidrulicas do sistema de vibrao. A mangueiras Cat XT oferecem uma durabilidade ptima e uma excelente resistncia aos danos. Integridade do Sistema elctrico. garantida com a utilizao de componentes de alta qualidade. As normas elctricas da Caterpillar. Aumentam a fiabilidade e durabilidade, apresentam fios numerados e com cdigos de cores. Um envolvimento de entranado em nylon protege eficientemente os fios elctricos.

A pavimentadora de asfalto AP300 foi concebida para facilidade de assistncia e manuteno sendo dada especial ateno ao acesso aos componentes.

Rebocadora AS3173
Rebocadora de largura simples de extenso automtica com sistema de aquecimento de GPL ou elctrico aumenta a produtividade e reduz os custos de operao.

Rebocadora AS3173. A rebocadora de asfalto extensvel de potncia hidrulica est disponvel com um sistema de vibrao de frequncia varivel e com um sistema de aquecimento de GPL ou elctrico. Os painis de controlo da rebocadora incluem controlos de alimentao de material para uma utilizao fcil por parte da equipa de solo. Sistema de vibrao. Accionado automaticamente quando o AP300 avana seguindo uma rampa predefinida. A rebocadora AS3173 est equipada com ignio electrnica, ajuste automtico e independente da temperatura da placa de acabamento para a placa central e placas mveis. Sistema de aquecimento GPL. O sistema oferece queimadores de elevada eficincia e um controlo termosttico da temperatura ptimo. Sistema de aquecimento elctrico. O sistema oferece um gerador montado no tractor, elementos de aquecimento substituveis e controlos fceis de utilizar proporcionando um ambiente mais limpo. As caractersticas e vantagens incluem operao simples, tempo de aquecimento rpido, elementos de aquecimento de zonas mltiplas e controlo termosttico de todas as placas rebocadoras. Unidade de controlo de aquecimento da rebocadora reforada e fcil de utilizar com controlo de auto-diagnstico est posicionada na traseira da mquina para utilizao fcil por parte de equipa de solo. Ajuda da Mesa Vibratria. A AS3173 est equipada com a ajuda de mesa vibratria, um accessrio electrohidrulico que mantm a mesa com constante presso sobre a mistura betuminosa, independentemente da capacidade de carga da mistura e da largura que se est a pavimentar.

A rebocadora AS3173 pavimenta de 1700 mm a 3200 mm. Com extenses mecnicas adicionadas de ambos os lados, largura de pavimentao mxima de 4000 mm.

Equipamento opcional
A Caterpillar oferece muitas opes que permitem que a pavimentadora e a rebocadora sejam configuradas de acordo com a sua aplicao especfica. Contacte o seu distribuidor para mais pormenores.
Opes de tractor Sensores de Trados Sonic Proporcionais Certificado CE Sistema de lavagem ecolgico Traco dianteira auxiliar Sistema de gerador Tejadilho da cabina de operao de dobragem hidrulica Homologao para estrada italiana Sistema GPL Tejadilho da cabina de operao de dobragem manual Luz de sinalizao rotativa Controlos e orientaes de nivelao Nivelao automtica e controlo de inclinao Sensor de nivelao sem contacto Sensor de nivelao de contacto Patim rgido, 6 m Patim de nivelamento automtico, 6m Opes de rebocadora Reduo da largura de pavimentao para 0.65 m Extenses para: 3,60 m 4,00 m

Especificaes da Pavimentadora de asfalto AP300

Motor
Motor diesel Caterpillar 3054C DINA de quatro cilindros arrefecido a lquido. Satisfaz os regulamentos de emisses de motores europeus EU Fase II. Potncia bruta SAE J1995 Potncia lquida ISO 9249 EEC 80/1269 Dimetro interno Curso Cilindrada 2200 rpm 52 kW/71 hp 2200 rpm 47.4 kW/64.5 hp 47.4 kW/64.5 hp 105 mm 127 mm 4,4 litros

Transmisso
O sistema de accionamento utiliza um sistema de propulso hidrosttico de circuito-fechado. O sistema acciona as rodas traseiras com uma bomba de cilindrada varivel e motor com pistes axiais de cilindrada dupla directamente ligado a uma caixa de duas velocidades assistida. Caractersticas A bomba propulsora infinitamente varivel e electronicamente controlada com rampas de arranque e paragem ajustveis. A traco dianteira auxiliar opcional aumenta a potncia de traco nas jantes em duas das rodas bogie da direco dianteira. O diferencial com bloqueio automtico (sistema diferencial com bloqueio a 100% a pedido) e as engrenagens de reduo final de tipo molhado proporcionam uma operao eficiente de reduzida manuteno. Quatro gamas de velocidade ( frente e atrs) Pavimentao (1 velocidade) Pavimentao (2 velocidade) Deslocao (3 velocidade) Deslocao (4 velocidade)

Direco
O sistema hidrulico de direco assistida oferece uma direco suave de baixo esforo por intermdio de um volante no painel da consola de comando. Caractersticas Um volante da direco tipo automvel utilizado para controlar a direco. O volante da direco controla as quatro rodas atravs de um cilindro hidrulico modulado. As quatro rodas da direco dianteiras esto montadas em pares de bogies oscilantes, oferecendo o mximo de contacto com o solo e uma operao suave mesmo em terreno irregular. A seco de piso largo dos pneus traseiros assegura um manobrar ptimo e um elevado desempenho de traco em todos os tipos de terrenos e inclinaes. Raio de viragem Mnimo 3000 mm

Todas as potncias do motor so mtricas incluindo a capa. As classificaes de potncia lquida so testadas nas condies de referncia para o padro especificado. A potncia lquida anunciada a potncia disponvel no volante do motor quando o motor est equipado com alternador, purificador de ar, silenciador de escape e ventoinha.

0-40 mpm 0-85 mpm 0-10 km/h 0-16 km/h

Traves
Caractersticas do travo principal Um sistema hidrosttico de circuito fechado oferece uma travagem dinmica durante o funcionamento normal. Caractersticas do travo de estacionamento O accionamento hidrosttico funciona como o travo de servio e aplicado hidraulicamente e proporcionalmente atravs do pedal do travo ao lado da consola de comando da cabina de operao. Os traves de segurana e de estacionamento so traves mecnicos de discos mltiplos e carregados por mola. O travo de estacionamento automaticamente aplicado com a mquina no modo de stand-by. Sempre que necessrio, os traves podem ser libertados manualmente.

Sistema elctrico
O sistema elctrico de 12-volt DC foi concebido para melhorar a durabilidade, a fiabilidade e a facilidade de assistncia. Uma bateria de 12-volt e um alternador de 14-volt, 75-amp so utilizados no sistema. Caractersticas Os fios so tecidos com um entranado em nylon revestido a vinil para melhorar a integridade geral do sistema elctrico e proteger contra abraso. Um gerador de bordo opcional instalado quando a AP300 est equipada com a rebocadora elctrica AS3173. O gerador oferece potncia de 12 kW ao aquecimento elctrico da rebocadora, 220 V para o sistema de iluminao nocturno e 1.5 kW de fonte de alimentao elctrica.

Suspenso
Quatro rodas bogie de direco dianteiras, duas de cada lado, esto montadas em tandem nos eixos do bogie, equalizando a presso no solo. Pneus motrizes (nervuras, hidropneumticos) 2x 365/80 R20 Rodas de direco (borracha macia) 4x 455 mm x 260 mm Entre-eixo 1615 mm

10

Especificaes da Pavimentadora de asfalto AP300

Dimenses

J F
AP300

K L A B E C D

mm

mm

A Comprimento do tractor com rolo de empuxe B Comprimento com rolo de empuxe e rebocadora C Largura de transporte com taipais traseiros da rebocadora (tremonha elevada) Largura de transporte sem taipais traseiros da rebocadora (tremonha elevada) D Largura de operao do tractor (tremonha baixada) E Largura da bitola dos rastos F Altura de operao com tejadilho G Altura de transporte com tejadilho e tubo de escape baixado

4200 4820 1730 1670 3180 1620 3340 2960

H Altura de descarga do camio (nas tremonhas) I Largura de entrada do camio (nas tremonhas) J Comprimento da tremonha K Altura do rolo de empuxe L Distncia Capacidade da tremonha (com tneis transportadores) m3 Altura de descarga no centro Dimetro do trado

570 3200 1700 500 200 3.8 480 260

Capacidades de reabastecimento
Litros

Pesos
79.5 15 8,5 85 32 Pesos operacionais* AP300 com AS3173 Pesos de embarque ** Tractor apenas Tractor com rebocadora kg 7300 5800 7100

Reservatrio de combustvel Sistema de arrefecimento (total) leo do motor c/filtro Reservatrio de leo hidrulico Sistema de pulverizao de lavagem

Os pesos mostrados so aproximados e incluem: * operador de 75 kg, tejadilho, reservatrio de combustvel 50%, sistema de nivelamento, rebocadora de largura standard (1.70-3.20 m). ** mquina base, tejadilho baixado, reservatrio de combustvel a 10%, taipais da extremidade da rebocadora de srie.

Especificaes da Pavimentadora de asfalto AP300

11

Pavimentadora de asfalto AP300

Para informaes mais completas sobre os produtos Cat, os servios do distribuidor e as solues do sector, visite-nos na Web em www.cat.com. Os materiais e caractersticas tcnicas esto sujeitos a alteraes sem aviso prvio. As mquinas indicadas nas imagens podem estar equipadas com equipamento adicional. Consulte o seu distribuidor para mais informaes sobre as opes disponveis. 2007 Caterpillar Todos os direitos reservados

HPHG3660 (02/2008) hr

CAT, CATERPILLAR os seus respectivos logotipos e Amarelo Caterpillar, assim como o trade dress POWER EDGE e a identidade corporativa e de produtos aqui utilizada so marcas registadas da Caterpillar e no podem ser utilizadas sem autorizao.

Anda mungkin juga menyukai