Anda di halaman 1dari 10

Construo da Guitarra

Uma das primeiras questes que podem surgir quando se pensa na construo de uma guitarra est relacionada com o tipo ou espcie de madeira a utilizar. Esta escolha depende da qualidade do instrumento que se pretende construir; h madeiras que se utilizam especificamente para determinadas partes ou peas da guitarra, que sero mencionadas no decorrer deste estudo. O processo da construo da guitarra comea pelo tampo. Este constitudo por duas placas de madeira, geralmente Cedro Canadiano, Tlia ou Pinho Flandres, que so aparadas de forma a encostarem de uma forma perfeita uma na outra, e atravs da Tbua de Juntar (tbua especfica dos Violeiros) so emendadas, utilizando cola de madeira na juno das duas.

As duas placas so prensadas atravs de cordas e talas de madeira de forma a exercer fora sobre as duas placas durante o tempo de secagem da cola. Depois deste processo, o tampo lixado de forma a no se notar a zona de colagem das duas placas. Na placa resultante vai ento ser riscada a forma do corpo da guitarra, para isso, utiliza-se um molde. Em seguida, a placa de madeira cortada numa mquina chamada Tico-Tico Manual e da resulta o tampo j com a forma do corpo da guitarra. Nesta fase limpa-se a madeira e acerta-se a espessura com uma mquina chamada Lixadeira. A espessura do tampo cerca de 3 mm. . Nesta fase, importante deixar uma margem a mais na espessura do tampo para quando se colocar o embutido se poder lixar novamente o tampo sem ultrapassar a espessura limite deste. Em seguida, fazem-se as marcaes do local exacto onde ser colocada a roseta com um compasso de metal.

Depois de cravada a forma da roseta no tampo, retira-se um pouco de madeira com um formo de forma a criar um pequeno afundamento no tampo, onde vai encaixar a roseta. Utilizando cola de madeira cola-se a roseta no seu respectivo encaixe, esta ter que secar durante duas a trs horas at que se possa lixar e retirar a cola em excesso e acertar ou planar a altura da madeira da roseta em relao do tampo. O prximo passo ser a abertura do orifcio da boca. Com o compasso metlico prensa-se a forma da boca e abre-se um pequeno furo na madeira por onde vai entrar a serra do Tico-Tico Elctrico (mquina com mais preciso que o Tico-Tico Manual) que retira um pedao de madeira em forma de roda, ficando assim aberto o orifcio da boca. Entretanto comea-se a trabalhar no brao da guitarra. Este comprado a um fornecedor especializado e vem com a forma que podemos ver na prxima figura. A madeira utilizada Mogno Brasileiro.

Na parte superior do brao encontramos um plano de madeira com uma ligeira inclinao, que vai dar origem cabea da guitarra. Esta construda utilizando um molde especfico. Na parte inferior do brao encontramos a alpatilha, esta parte vai ficar encaixada no interior da caixa de ressonncia.

Depois de acertada a madeira da alpatilha e antes de colar o brao no tampo, riscam-se as barras harmnicas na parte interior do tampo. Estas barras so responsveis pela projeco e rentabilizao da sonoridade do instrumento.

Existem vrios modelos de barras harmnicas:

Em seguida, cola-se o vergueiro no tampo da guitarra fixando-o com umas molas de ferro para consolidar a colagem. O vergueiro vai permitir mais tarde a juno das ilhargas bem como conferir rigidez caixa de ressonncia. Nesta altura tambm se cola o brao no tampo utilizando novamente as molas de ferro.

Nesta altura comea-se a trabalhar nas ilhargas que so duas barras de madeira (geralmente Mogno, Nogueira ou Pau Santo), que estabelecem a ligao entre o tampo e as costas da guitarra. As ilhargas tm a espessura de 2 mm mas depois de trabalhadas ficam com 1,5 mm de espessura.

As ilhargas so acertadas no tamanho, lixadas e "vergadas" atravs de calor, utilizando o Farol (espcie de um forno que aquece as paredes de um tubo metlico onde vo ser dobradas as ilhargas), de modo a encaixarem na forma do molde e no tampo. Depois das ilhargas dobradas necessrio at-las rapidamente com cordas para estas no perderem a forma que lhes foi dada enquanto arrefecem.

Entretanto cortam-se os escantilhes, pequenos tringulos de madeira que vo reforar a colagem entre as ilhargas e o tampo e tambm vo provocar uma maior difuso sonora dentro da caixa de ressonncia. As ilhargas, por sua vez, vo servir de suporte ao tampo quando se abrirem as ranhuras dos embutidos. Depois das ilhargas arrefecerem e serem retiradas as cordas que estavam a sustentar a sua forma, tm que ser coladas imediatamente no tampo, no vergueiro e na parte interior do brao, para evitar que estas se deformem. Para assegurar uma boa colagem utilizam-se vrias molas de ferro que vo exercer fora sobre as superfcies a colar. Nesta altura tambm se colam os escantilhes, sendo necessrio cerca de uma hora para garantir uma boa colagem.

Entretanto constroem-se as sanefas que so barras finas de madeira macia que vo ser coladas nas ilhargas e vo servir de suporte s costas da guitarra. Para dar forma s sanefas necessrio tornar a madeira mais malevel utilizando uma lima para se dar pancadas na sanefa de forma a "estalar". Entretanto constroem-se tambm as travessas que so barras de madeira macia, com os seus extremos oblquos e com a base de colagem larga. A parte de cima das travessas deve ser o mais fina possvel para no "criar barreira" s ondas sonoras. As travessas podem ser duas ou trs. A primeira serve de reforo escala e asegunda e terceira servem de reforo boca. Nesta altura colam-se as barras harmnicas, as travessas, as sanefas e os suportes das travessas do tampo. Estas ltimas so barras de madeira que se colocam verticalmente entre as travessas e as sanefas. Entretanto d - se a seguinte forma s barras harmnicas j coladas no tampo:

Nesta fase "desempena-se" a caixa, ou seja, acerta-se a altura das ilhargas. importante nesta fase deixar a altura da alpatilha ligeiramente mais alta, para que depois, em conjunto com as travessas das costas, se obtenha a forma um pouco arredondada nas costas. Para finalizar o interior da caixa de ressonncia, limam-se e cortam-se todas as arestas das sanefas. Nesta altura comea-se a construo das costas da guitarra. O processo idntico ao do tampo. As costas so duas placas de madeira de Mogno (geralmente da mesma madeira que as ilhargas), com um embutido de Pau Santo na juno das duas placas.

Na parte que fica dentro da caixa de ressonncia encontra-se o malhete, que uma tira que refora a juno entre as duas placas que formam as costas. Em seguida risca-se a forma da caixa na placa de madeira para se cortar no TicoTico Manual. Em seguida lixam-se as costas e acerta-se a espessura da madeira cerca de 2,5 mm. Em seguida constroem-se as travessas das costas que so trs barras de madeira, geralmente Chopo Americano ou Casquinha, porque so madeiras leves e assim reduz-se o peso do instrumento. Para as travessas das costas encaixarem na caixa de ressonncia necessrio cortar um pouco das sanefas de forma a que as travessas encaixem na zona do corte. Nas costas tambm se tem que cortar o malhete nos locais exactos onde passam as travessas. Em seguida colam-se as costas na caixa de ressonncia. Para fixar as costas durante a colagem utilizam-se cordas em torno da caixa de ressonncia reforadas com cunhas de madeira. Depois de seco, altura de aparar a madeira em excesso do tampo e das costas.

Com uma serra elctrica abre-se uma ranhura no tampo onde vai encaixar o embutido. Este constitudo por trs finas folhas de madeira dupla (pretas e brancas); utilizada cola de madeira e um martelo para martelar suavemente as folhas de madeira de forma a estas entrarem presso nas ranhuras abertas no tampo. A escala uma placa de madeira, geralmente Pau Preto, que cortada e ajustada ao brao. Antes de se colar a escala no brao, este tem que ser "desempenado" para acentar de uma forma perfeita e acertar a parte final da escala com a boca da guitarra. S ento se cola a escala com cola de madeira e

utilizam-se cordas e cunhas para reforar o contacto da escala com o brao durante a secagem. Agora altura de "fazer o brao e a alpatilha". Esta fase consiste em esculpir na madeira a forma circular na parte traseira do brao e acertar a sua espessura assim como a forma da alpatilha (da parte que fica de fora da caixa de ressonncia - quilha). Depois de se ter dado a forma ao brao, este tem que ser lixado para eliminar rugosidades que possam ter ficado; a cabea tambm lixada e os buracos onde se vo encaixar os carrilhes so limados.

A escala ter que ser desempenada, mas ter que ficar com uma ligeira curva que depois se endireita quando se colocarem os trastos devido presso que estes exercem sobre a escala. Com uma rgua marca-se o local exacto dos trastos. A colocao dos trastos tem que obedecer Regra dos Dezoito . Depois de marcada a localizao dos trastos, afundam-se as ranhuras utilizando uma pequena serra manual. Para facilitar os movimentos da serra e obter umas ranhuras mais perfeitas unta-se a lmina com sabo, e depois com uma lixa de gua lixa-se a escala. Os trastos so provenientes de um longo fio de metal em forma de "T" que so encaixados presso nas ranhuras abertas na escala. Para isso utiliza-se um martelo. Depois de colocados os trastos, so cortados e limados para evitar ranhuras indesejveis. Os trastos so comprados na Alemanha e existem vrias medidas para diversos instrumentos.

Em seguida abrem-se uns orifcios na parte lateral superior da escala com um furador para se colocar os pontos, no 3, 5, 7, 10 e 12 espaos. Estes pontos so feitos de pau acrlico que introduzido com um martelo presso no orifcio. Depois so cortados e lixados de forma a ficar com a mesma altura da madeira da escala. Em seguida coloca-se o pente ou pestana que geralmente feito de acrlico, marfim ou osso. cortado, lixado e colado no inicio da escala. necessrio abrir seis ranhuras de diferentes larguras, onde vo passar as respectivas cordas.

O verniz aplicado nas madeiras da guitarra muito importante pois influencia de uma forma determinante a sonoridade da guitarra - quanto mais fino for o verniz aplicado nas madeiras melhor ser a sonoridade do instrumento. H dois processos de envernizamento : o processo manual ou artesanal e o processo industrial. O processo manual ou artesanal o processo mais caro. Segundo este principio, aplicam-se trs camadas de Verniz Celuloso, trs camadas de Verniz Boneca Francs e no final Goma Laca. Com este processo

obtm-se um envernizamento mais fino. O processo industrial consiste em aplicar pistola uma camada de tapa poros e uma camada de verniz. Para terminar s falta colocar os cravelhames e as cordas.

Espaamento Entre Trastos e Compensao O espaamento entre os trastos da escala um problema interessante que surge aquando da construo da guitarra. Os trastos dividem a escala em intervalos de meio tom temperado, que corresponde a uma razo com uma frequncia de 1.05946 o que muito perto da razo 18:17, o que nos introduz a Regra dos Dezoito. Esta Regra dos Dezoito diz que cada trasto deve estar colocado a 1/18 da distncia restante (d) do ultimo trasto at ponte. Assim, o espaamento entre os trastos (x) vai diminuindo medida que se vai percorrendo a escala em direco ponte.

A partir do momento em que a razo 18/17 atinge 1.05882 em vez de 1.05946 ( um erro de 0.07 %) cada meio tom vai ficar ligeiramente mais pequeno. Na altura em que se atinge o dcimo segundo trasto a oitava vai estar 12 Cent (12/100 meios - tons) mais curta, que perceptvel ao ouvido humano. Ento, para se obter uma melhor afinao, deve-se usar o nmero 17,817 em vez de 18, ou seja, cada trasto deve ser colocado a 0.05613 da distncia restante ponte. Clculo do espao entre os trastos : X = d / 17.817 Em que : X - espao do trasto d - Distncia do ltimo trasto ponte Outro problema presente neste instrumento, que quando premimos uma corda contra o trasto estamos a aumentar ligeiramente a tenso da corda. Este

efeito mais evidente nas guitarras de cordas de ao que nas de nylon. Assim, as notas obtidas nos trastos tendem a ser ligeiramente mais agudas do que quando obtidas numa corda solta. Quanto maior for o espao, em altura, entre a corda e o trasto (ou seja a escala), maior ser o efeito de Sharpening. Para compensar esta alterao de tenso das cordas, provocada pela digitao das notas nos trastos, a distncia do pente ponte tornada ligeiramente maior do que o comprimento da escala usada para determinar o espaamento dos trastos. Este pequeno comprimento extra chamado de "string compensation" (compensao da corda), e est compreendido entre 1 a 5 mm.

Anda mungkin juga menyukai