Anda di halaman 1dari 8

A ltima hora na vida de um velho Nerd.

Por JBALVES (Conto desenvolvido para o site


http://www.olivrodofimdomundo.com.br/)

Finalmente aconteceu. No foi do jeito que eu imaginava, mas aconteceu. E agora, nem o protocolo Blue Hand, ou outras regras de sobrevivncia que j li podem me salvar. Nem mesmo em meus sonhos mais loucos ou nos livros mais estranhos de minha biblioteca eu pude imaginar que o dia terminaria do jeito que vai terminar. claro que Lovecraft e todo o seu Cthulhu Mythos ou mesmo Stephen King em todos os livros da Torre Negra sempre citaram sobre a possibilidade derradeira desse momento. Mas eu nunca imaginei que ele chegaria pra mim de maneira to sbita. O relgio na cozinha marca 16h15min. Exatamente uma hora antes do incio do fim. E enquanto sessenta minutos separam a mim e toda a humanidade de seu destino, s me resta ficar em casa e repensar sobre tudo o que vivi e tudo o que vou perder. E tento fazer isso lentamente, mesmo tendo to pouco tempo eu tento vaguear pela casa sem rumo, passeando por cada cmodo, tocando cada objeto e relembrando com profundidade cada uma de minhas inmeras e preciosas lembranas. claro que no consigo ficar meditando como um monge de vigsimo nvel do D&D. Ou mesmo como um clrigo de um deus neutro que aceita tudo com naturalidade e entrega seu corao s oraes. Eu sou um Nerd! E sendo assim, a minha maneira particular de repensar o passado repassar os olhos e manipular tudo o que tenho em casa, seja em minha biblioteca, minha coleo de quadrinhos, minhas miniaturas ou mesmo nos inmeros gadgets que ficam espalhados por todo o canto. engraado pensar que Asimov tinha razo quando disse que a espcie humana apenas se podia permitir uma guerra e essa guerra seria contra a prpria extino. Agora, infelizmente, essa guerra j est perdida. E pensar nisso me faz olhar para um abismo pessoal e ele, quando olha de volta s me envia um gemido fundo, um sussurro que contm a essncia de todos os viles que embalaram minha imaginao durante toda a vida. E nesse momento, entre a respirao entrecortada de Darth Vader e o grito do Xenomorfo Alien que eu escuto nitidamente a voz do Hannibal Lecter dizendo bem no fundo de minha mente que as cicatrizes servem para nos lembrar de que o passado foi real.

. Realmente. E eu tenho muitas. Sendo que algumas delas me perguntam sobre o que resta em mim para amar. E outras me dizem para nunca perder a esperana. E apenas por isso, motivado por essas cicatrizes de batalha que eu continuo vagueando por todo meu caern particular, enquanto espero pelo momento derradeiro. Com um sorriso eu folheio minhas colees de quadrinhos, tocando em obras como Lobo Solitrio, Maus, Cavaleiro das Trevas, Reino do Amanh, Ronin e Sandman. Mas exatamente em uma passagem de Watchmen que encontro uma passagem mais que perfeita para minha reflexo. quando Rorschach cita que as ruas so sarjetas dilatadas cheias de sangue e, quando os bueiros transbordarem, todos os vermes vo se afogar. E a imundcie de todo o sexo e matanas vai espumar at a cintura e os polticos e as putas vo olhar para cima gritando: Salvem-nos. E nesse momento ele vai olhar para baixo e dizer NO! Realmente, essa atitude dele no nem um pouco difcil de entender, principalmente porque, como a maioria dos outros Nerds e Geeks, eu acabo por acompanhar involuntariamente o verdadeiro circo de horrores que a humanidade desenvolve todos os dias. Em detalhes eu acompanho diariamente o pior que a humanidade tem a oferecer, seja atravs da televiso ou principalmente atravs de toda imensido digital formada pelas pginas, vdeos e redes sociais da internet que eu vejo as atrocidades e burrices cometidas por nossa espcie. triste pensar que nem mesmo filmes como Exterminador do Futuro, Matrix ou mesmo o Avatar de Cameron no conseguem superar a realidade nua e crua. Todos esses filmes trazem um aviso de reflexo, mas o que vejo so pessoas que se enganam dizendo que tudo est bem em um eterno ciclo de comportamento bovino. E assim que as coisas se desenrolam. Onde nenhum roteiro jamais esteve o terrorismo j chegou, e mesmo derrubando prdios nem mesmo ele j conseguiu superar toda a matana e explorao de pessoas que a nossa pretensa humanidade vivencia e patrocina todos os dias. tanta corrupo em nossos lderes e polticos que eu sempre me pergunto se ainda existe conscincia e respeito por parte deles. Isso sem pensar em toda poluio e desmatamento motivada somente por interesses econmicos mesquinhos contra tudo e contra todos. E nesse momento, minha derradeira pergunta no fica sem resposta. Pois parece que a nica resposta esse fim que se aproxima pra acabar com tudo, simplesmente raspando o p da humanidade para debaixo do tapete da existncia.

E infelizmente, quanto mais essa idia se apodera de meu crebro mais eu comeo a sentir que quase impossvel erradicar esses pensamentos cada vez mais escuros, e depressivos. E assim o medo comea a se apoderar de mim. Pois nesse momento eu no consigo pensar em nada onde possa me agarrar ou nada que possa me ajudar. Mas quando comeo a ceder para o desespero eu olho para minhas miniaturas e duas delas parecem me transmitir uma lio que sempre carreguei dentro de mim desde que as comprei. Enquanto vejo Yoda, eu posso quase escutar ele me dizendo que o medo o caminho para o Lado Negro. O medo leva a raiva, ao dio e ao sofrimento. E seu lado a miniatura de Paul Muad'Dib repete que no posso ter medo. Pois o medo o assassino da mente. O medo a pequena morte que traz a obliterao. Sendo assim, eu devo enfrentar o meu medo. Eu devo permitir que ele passe por mim. E onde o medo passou no haver nada. Apenas eu permanecerei. E foi assim, respirando e folheando lentamente as pginas do livro Senhor dos Anis que as palavras do mestre Tolkien saltam aos meus olhos quando ele diz que no existe triunfo sem perda, no h vitria sem sofrimento e no h liberdade sem sacrifcio. Restabelecendo meu controle, eu volto a refletir sobre em tudo o que vivi e como foi preciso chegar e esse derradeiro momento para poder um pouco mais sobre as coisas que vivenciei em minha infncia. Mesmo a palavra Nerd agora me traz tantas lembranas esquecidas por tanto tempo. Realmente eu nunca pensei que uma gria criada pelo Dr. Seuss iria se popularizar e se tornar mais um de meus vrios apelidos de criana que tive na escola tais como CDF, Cabea de ovo e, claro, quatro olhos. Hehe. E pensar que em ingls a gria nurt designa pessoas loucas, condio que sempre achei possuir, pois nunca quis ser normal e participar dessa insanidade que muitos chamam de realidade. Mas claro que por muito tempo eu no sabia o que era um nerd. Acho que foi s em 84 depois do filme a Vingana dos Nerds que eu aceitei e encontrei com orgulho minha designao. Lembro que me aceitar fez uma diferena tremenda, pois foi a partir da que um mundo todo de possibilidades surgiu. Pois apesar das classificaes jocosas ou mesmo das brincadeiras insensatas de quem no me entendia eu comecei a buscar ser algo mais, algum que sabia e queria participar cada vez mais desse universo Nerd.

E com o passar do tempo, esse comportamento considerado estranho por muitos comeou a ser sinnimo de sucesso, acho que principalmente por causa de Gates e Jobs, se tornando moda e at smbolo de reconhecimento. Situao essa que pode ser facilmente exemplificada por personagens como Sheldon Cooper ou mesmo pelo conceito do Nerd Power muito citado pelo Site Jovem Nerd. E isso que engraado. Pois apesar de todas as coisas ruins que vejo acontecendo, foram minhas escolhas de infncia e minha aceitao de ser um Nerd que me permitiram conhecer um pouco mais do que o mundo tem de melhor. Pois foi com Carl Sagan e Stephen Hawking que eu pude conhecer um pouco mais sobre o enorme universo que nos cerca. E juntamente com uma infinidade de outros cientistas eu aprendi a olhar o mundo com orgulho apesar de tudo, pois se tem uma lio que eles sempre repassaram que a humanidade ainda pode e deve se superar. Ainda somos uma espcie em evoluo, uma espcie pronta para encontrar seu real potencial se conseguiremos superar essa fase animalesca que vivemos nos dias de hoje, principalmente em relao a explorao desmedida de nosso planeta. He, He! Pensar nisso me fez imaginar uma cena clssica e agora engraada onde o planeta terra olha para um ser humano e grita: Tire suas mos sujas de mim seu macaco imundo! E claro, alm dos cientistas, diversos gnios da literatura tais como Clive Barker, Monteiro Lobato, Jlio Verne, Isaac Asimov, Clive Staples Lewis e tantos outros me abriram as portas da imaginao, do horror e da fantasia libertando as amarras do pensamento convencional ao me levarem para mundos desconhecidos e maravilhosos habitados por tantos seres grotescos e ao mesmo tempo fericos. E assim, quando menos esperava, foram estas obras que me permitiram apreciar o trabalho de tantos novos escritores. Tristemente alguns brasileiros talentosos comearam a se destacar justamente quando o mundo est para se acabar. Nomes como Andr Vianco, Raphael Draccon, Leandro Reis, Eduardo Spohr e Andrs Carreiro so apenas alguns dos inmeros exemplos presentes no Brasil que tentam, com suas histrias e exemplos, espremer pelas barras da ignorncia a pequena chave da imaginao que nos permitiria libertar a mente do ser humano comum. A alm destes, claro, nunca me esqueceria de enumerar todos os personagens dos quadrinhos que me acompanharam por todos esses anos Nerds. Personagens como como Wolverine, Conan, Batman, Hellboy e tantos outros heris ou mesmo anti-heris como Etrigan, Lobo e Hitman que me sempre me proporcionaram uma diverso insensata e despreocupada que agora me parece to longe diante da importncia deste momento. Mas, realmente, Jonh Constantine estava certo ao dizer que o verdadeiro segredo se encontra nos pequenos detalhes.

Detalhes? Que detalhes? O que significa todos esses pensamentos agora? O que essa reflexo em meus ltimos momentos? Como costumam dizer. Ser a minha vida est passando rapidamente frente a meus olhos? No como num filme, mas sim como um Game Massive Multiplayer Online onde os inmeros personagens coadjuvantes so todos aqueles que conheci, sejam verdadeiros ou no? Significa que voc deve apertar o cinto de segurana, Dorothy, porque Kansas vai sumir do mapa sussurra Cypher pra mim. Mas tambm significa que amanha voc no vai voltar, completa T800 me trazendo de volta a realidade. Que seja ento! Francamente, nesse momento eu no dou a mnima. Se as coisas vo ser assim, ok. Que o apocalipse v em frente e faa o meu dia! Pois no terei arrependimentos nessa hora de jeito nenhum. Nunca tive em toda a minha vida nerd e foi por isso que eu pude aproveitar ao mximo o meu tempo. Eu cresci assistindo Thundarr o Brbaro, Herculides, Os impossveis, Thundercats, Caverna do Drago, He-man e diversos outros! E junto com eles eu pude enfrentar todos os viles impossveis, fosse lutando ao lado da Liga da Justia, dos vingadores ou mesmo junto com Tom Strong, a Liga Extraordinria e o Monstro do Pntano. Eu aprendi a importncia das regras e da estratgia enquanto matava monstros e robs gigantes, exrcitos e drages armado apenas com lpis e papel, um monte de dados e toda a Gerao Xerox do RPG ao meu lado. Nem que pra isso eu precisasse me vestir de preto sem ser gtico, de colocar dentes de vampiro sem ser festa a Fantasia, apenas para participar de um live-action junto com meus amigos. E por fim, eu controlei e criei os maiores guerreiros digitais que me levaram a enfrentar desafios que muitas pessoas no conhecem fora dos jogos. Desde o Odissey e o Atari passando para recentemente os games de computador mais modernos como Mass Effect, Dragon Age, Fallout, Word of Warcraft, Silent Hill, Skyrim e diversos outros mais. E foi por isso, que em todos os lugares que estive eu sempre me orgulhei de ser Nerd, de que mais importante viver e deixar a imaginao fluir do que sobreviver em um mundo cinza e mesquinho sem alternativa vivel. Hehe. Realmente estou pensando no fim. E se vou morrer. Vou morrer orgulhoso de tudo o que fui, de tudo o que vivi e de tudo o que ajudei a criar. Como diria Scott McCloud, sou sincero com minha arte. Seja de apreciar os trabalhos de outros Nerds, seja de tentar criar como eles um mundo melhor. E agora que o tempo se esvai acho que acabei de escutar o Worf, sacando sua Bat'leth e gritando pra mim que hoje um bom dia para morrer.

Ento, como estou preso dentro de uma situao que no pode ser desfeita, vou fechar os meus livros, guardar minhas miniaturas, e colocar os quadrinhos nos lugares certos, porque mesmo diante do fim do mundo eu no consigo deixar de cuidar de minhas raridades. Por fim, volto para a sala onde minha esposa dorme no sof sem saber de nada. E no final isso acaba sendo a coisa mais difcil de todas. No poder contar tudo o que sei para ela. Contar principalmente que o mundo est acabando e que nos resta pouqussimo tempo juntos. duro isso! Em todos os meus anos de professor eu pude embalar meus alunos de faculdade com minhas idias e paixes, levando-os a imaginar que poderiam criar um mundo utpico com a tecnologia, quase uma federao de planetas. E foi essa mesma profisso que me permitiu encontrar gnios e loucos dividindo a mesma fita de jogo enquanto brigavam pelo pixel mais bonito ou pelo cdigo mais bem feito. Mas quem me embalava todos os dias? Quem me inspirava e me ajudava a superar os meus medos? Sempre foi ela. E no poder falar sobre o fim do mundo para minha companheira, a pessoa que mais admiro e gosto, uma pessoa que tambm sabe apreciar as coisas boas e nerds da vida, o que existe de mais difcil em toda essa situao. Mas talvez isso seja o melhor. Pois enquanto para ela hoje s mais uma sexta feira em que descansamos e planejamos as festas de final de ano, para mim nunca mais haver um natal, um ano novo ou mesmo um novo dia. E a falta desse novo dia no me permitir continuar a aproveitar e disseminar minha viso de mundo. No me deixar aproveitar a sensao de me fantasiar de zumbi e sair com meu filho pelas ruas no Halloween ou mesmo jogar com ele algum game clssico do Atari enquanto ele me chama de velho e diz que quer voltar para os seus hologramas do dia a dia. Sento no sof e a acordo devagar. Ela sorri pra mim e me pergunta se tem algo pra comer. Ignorando o seu pedido inicialmente eu digo que acontea o que acontecer amanh, ou para o resto da minha vida, agora estou feliz porque a amo. Ela pisca como se no entendesse a colocao inicialmente e abre um sorriso maior ainda e me manda para cozinha me chamando de marmota. claro que s uma nerd pra entender outro nerd. Assim, preparo a nossa ltima refeio na vida. Fao o suco, lavo as frutas e coloco no po um queijo derretido. E enquanto fao isso, penso que ser nerd me permitiu por inicialmente encontrar lugares pra esconder minha frustrao de ser considerado

diferente, mas tambm me deu as bases para aprender a apreciar as coisas simples da vida. Tal como um papo longo e sem sentido com os amigos numa lanchonete tomando Terer. Um bom jogo de tabuleiro em uma tarde quente no quintal da casa de um desconhecido que se torna mais tarde seu novo amigo. Uma noite de RPG regada a cerveja e muita pizza, ou mesmo um churrasco junto da piscina falando dos filmes dos anos 80 e dos games que saram no final de semana. Ah! Agora me bateu uma saudade e uma pontada de tristeza por no poder ver, abraar e dizer que amo meus pais e irmos. Mesmo que j tenha postado isso na internet e ligado pra eles no exato momento que fiquei sabendo o que vai acontecer. Na mesa do caf, falo pra minha esposa novamente que a amo e ela me responde com um sorriso que ilumina os ltimos minutos que nos restam. Penso ento em passar o maior tempo ao seu lado e resolvo colocar algo pra assistirmos na TV. Infelizmente Duna muito longo e o mundo vai acabar antes de aparecerem os Vermes de Areia. O filme De volta para o Futuro interessante, mas o Dr. Emmett Lathrop Brown ainda vai estar baleado e Martin no vai conseguir voltar no tempo a tempo. Por fim, sigo a indicao dela e coloco no DVD o ltimo episdio do quinto ano de Supernatural chamado de Cano do Cisne e que coincidentemente mostra a iminncia do Apocalipse para Sam e Dean e como eles tem de tomar decises diante disso. Para mim, super apropriado por sinal. E assim que passo os ltimos minutos da minha vida, abraado com minha esposa, assistindo uma srie que mostra muitos sentimentos parecidos com o que estou sentindo agora. Medo, desespero, incompreenso, raiva claro sempre acabam sendo os primeiros. Mas depois dessa casca, surge a esperana, o amor, a felicidade por tudo o que tenho e por fim a resignao. E enquanto Dean corre na televiso eu noto que o relgio do despertador que est na sala parou de funcionar. E por um instante, tenho a sensao que o tempo realmente relativo se soubermos como ignor-lo. Um abrao apertado pode durar muito mais tempo para quem busca um alento. Uma msica pode ser eterna pra quem sabe apreci-la. E quem sabe essa no seja a maior lio que eu precisava aprender em toda minha vida nerd. A de que devo aproveitar as coisas simples da vida, porque um dia elas nunca mais voltaro. No entanto, dependendo de como voc se esforar e guardar isso bem no fundo, elas nunca tero partido de verdade.

E novamente minha imaginao hiperativa comea a funcionar e na sala, j no estou sozinho com minha esposa, mas estamos acompanhados com todos os personagens que nos divertiram por tantos anos. Falo isso pra ela e j comeamos a imaginar juntos que Jack Sparrow briga por espao no sof com o Chewbacca. Que Ripley discute feminismo com a Arwen e que Peter Pan voa pela sala dando voltas em cima da cabea do Spock que, sisudo, explica que tudo isso no lgico. Enquanto ficamos rindo e brincando disso o tempo continua parecendo que no passa. Devagar, como se soubesse o que estou sentindo ela tambm fica em silncio e me olha bem no fundo dos olhos me perguntando se tudo vai ficar bem. No sabendo nem por onde comear eu s posso abraa-la e nesse exato momento, eu sinto sua respirao, seu calor e eu sei porque estive vivo e porque aprendi tudo o que aprendi. E num instante, eu escuto um suspiro que no vem dela ou de mim. Eu escuto um suspiro que vem do mundo, de toda a realidade a minha volta. Nesse exato momento o relgio marca 17:14 e Dean fala na Tv que o tempo de vida de um cisne de aproximadamente 25 anos, e que segundo a crena popular ele emite um lindo canto ao pressentir a proximidade de sua morte, surgindo da a expresso "canto do cisne" como metfora para as ltimas realizaes de uma pessoa. E enquanto sinto finalmente que o mundo est acabando eu finalmente consigo entender a real profundidade dessa citao. . .. ... Por fim, um silncio. E ento.

THE END Hasta la vista, baby. Live Long and Prosper.

Anda mungkin juga menyukai