Anda di halaman 1dari 5

ESPIRITISMO - CARTA IMPRENSA

Espiritismo: O que na verdade ! Autor: Alamar Rgis Carvalho


Partindo do princpio que o objetivo de todo jornalista tico e sensato o de informar bem, com coerncia, honestidade, dignidade e imparcialidade, preocupando-se sempre com o indispensvel conhecimento da causa que leva a reportar, venho apresentar-lhes uma contribuio em cima de um assunto que muitos profissionais do jornalismo, embora bem intencionados, terminam cometendo equvocos lamentveis, por uma inexplicvel ignorncia que compromete os seus nomes bem como o dos veculos por onde vinculam as suas matrias ou reportagens. Falo com respeito ao assunto Espiritismo, tema este que invariavelmente visto apenas no campo religioso, o que na verdade no , e sobretudo, o que mais lamentvel, sempre enfocado com afirmativas de conceitos absurdos, oriundos do 'achismo' e tambm de uma cultura criada na cabea das pessoas, pela intolerncia e a desonestidade religiosa. No objetivo aqui defender crena ou f nenhuma, porque no isto que est em questo. S quero mesmo prestar contribuio ao gigantesco segmento honesto do jornalismo acerca de uma coisa, como ela realmente , para que ele esteja melhor informado, sem a menor pretenso de querer fazer com que nenhum profissional o aceite, concorde com os seus postulados e, muito menos, se converta. Vamos aos assuntos: Espiritismo No Igreja Em princpio corrijam a conceituao inicial: Espiritismo no simplesmente religio. Ele no veio ao mundo com objetivo nenhum de ser religio. Trata-se de uma doutrina filosfica, com base calcada na racionalidade, na lgica e na razo, apenas com conseqncias religiosas, haja vista que os seus adeptos ficam livres da submisso a qualquer religio, por no serem obrigados a coisa nenhuma e nem serem proibidos de nada. H centros espritas que se portam como se fossem igrejas, mas isto produto da concepo equivocada dos seus dirigentes, que ainda sentem a necessidade da rezao, em que pese o Espiritismo ser algo muito acima disto. No existe 'Kardecismo', existe 'Espiritismo' O jornalista equivocado costuma utilizar-se da expresso 'kardecismo', para identificar algo que ele imagina ser uma 'ramificao' do Espiritismo, achando que Espiritismo um 'monto de coisas' que existe por a, quando na realidade no . A palavra 'Espiritismo' foi criada, ou inventada, como queiram, pelo senhor Allan Kardec, exclusivamente, para denominar a doutrina nova que foi trazida ao mundo, por iniciativa de Espritos, e que tem os seus postulados prprios. Portanto, qualquer crena ou prtica religiosa que utiliza-se da denominao 'Espiritismo', fora desta que se enquadre nos seus postulados, est utilizando-se indevidamente de uma denominao, mergulhando no campo da fraude. Da a verdade que o nome disto que vocs chamam de 'kardecismo', verdadeiramente 'Espiritismo'.

Apenas para clarear o campo de conhecimento dos que ainda tm dvidas, em achar que Candombl, Cartomancia, Necromancia, Umbanda e outras prticas espiritualistas Espiritismo, vai aqui uma pequena tabela, exemplificando algumas prticas de alguns segmentos, para apreciao daqueles que consideram relevante o uso da inteligncia e do bom senso, a fim de um discernimento mais coerente e responsvel. Veja quem adota e quem no adota o qu: Procedimentos, Prticas e Rituais Altares Imagens Velas Incensos e Defumaes Paramentos e Vestes Especiais Obrigaes aos participantes Proibies aos participantes Ajoelhar, Sentar e Levantar-se em Cultos Bebidas Alcolicas em Cultos Sacerdcio Organizado Sacramentos Casamentos e Batizados Amuletos, Ptuas, Escapulrios, Rosrios Hinos, Canticos e Pontos Cantados Crena em Satans Umbanda Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Catolicismo Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim No Sim No Sim No Sim Espiritismo No No No No No

Como pode, ento, um profissional que tem a obrigao de estar bem informado, poder afirmar que Espiritismo e Umbanda so a mesma coisa? No seria mais coerente dizer que tem mais semelhanas com o Catolicismo, embora no seja tambm a mesma coisa? O esprita no tem a menor pretenso de diminuir ou desvalorizar o adepto da Umbanda que, por sua vez, tem tambm a sua denominao prpria que Umbanda, e no Espiritismo, apenas quer deixar claro que Espiritismo Espiritismo e Umbanda Umbanda, assim como Catolicismo Catolicismo, Protestantismo Protestantismo. A afirmativa que alguns fazem, em dizer que tudo a mesma coisa, com a diferena de que na Umbanda se renem negros e pobres e no tal 'Kardecismo' se renem o que chamam de elites, extremamente leviana, desonesta e irresponsvel. O Espiritismo no faz qualquer discriminao de raas, cor ou padro social, j que em seu movimento existem inmeros negros, mulatos, brancos e de todas as etnias. Allan Kardec no inventou o Espiritismo Allan Kardec no inventou ou criou Espiritismo nenhum. A proposta veio de Espritos, atravs de manifestaes espontneas, consideradas como fenmenos, na poca, e ele, que nada tinha a ver com aquilo, foi convidado por alguns amigos para examinar e analisar os tais fenmenos, em suas casas, oportunidade em que foi convidado, pelos Espritos, pela sua condio de pedagogo e educador criterioso, a organizar aqueles ensinamentos em livros e disponibilizar para a humanidade.

Ele foi to honesto e consciente de que a obra no era de sua autoria, que evitou colocar o seu nome famoso na Europa antiga (Denizard Rivail) como autor dos livros e preferiu utilizar-se de um pseudnimo. bom que se saiba que o tal professor Rivail era autor famoso de livros didticos e que tudo o que aparecia com seu nome vendia muito, no apenas na Frana como em toda a Europa. Atentem para o detalhe: Os Espritos optaram por um pedagogo, um professor, e no por um padre, um religioso, o que nos convida a entender que o Espiritismo escola e no igreja. Sobre a Reencarnao No patrimnio exclusivo do Espiritismo e no foi inventada pelo Espiritismo, posto que algo conhecido pela maior parte da humanidade, por milnios, muito antes do Espiritismo, que tem apenas 151 anos de idade. O esprita, depois de estudar a reencarnao, no cr na reencarnao, ele passa a SABER a reencarnao, o que diferente. Exemplificando: Voc cr que a Lua existe ou voc sabe que ela existe? Afinal, voc pode v-la e comprovar, inclusive cientificamente? isto a. Portanto a afirmativa de que os espritas crem na reencarnao infantil e sem sentido. Sobre a Mediunidade Tambm no patrimnio exclusivo e nem foi inventada pelo Espiritismo. uma faculdade humana normal e independe de crena religiosa, j que a pessoa pode possula, com maior ou menor intensidade, acredite ou no. O Espiritismo apenas se dispe a estud-la, educar e disciplinar as pessoas que a possuem, para que o seu uso possa ser benfico a elas e aos outros, absolutamente dentro dos elementares padres de moralidade. Segundo os postulados espritas ela no deve ser comercializada, nunca, e deve ser utilizada gratuitamente; todavia praticada comercialmente em alguns lugares do mundo, por pessoas que so mdiuns, inclusive honestas, mas nada sabem sobre Espiritismo, numa comprovao de que ela existe fora do meio esprita. Qualquer afirmativa do tipo que 'algum tem mediunidade e precisa desenvolver' vinda de pessoas inconseqentes, mesmo algumas que se auto rotulam espritas, posto que o Espiritismo prope que a faculdade deve ser educada e no desenvolvida. Sobre o Carter do CENTRO ESPRITA um local que deve atuar como escola e no como igreja. A sua proposta de estudos, sobretudo da matria que trata da reforma ntima das pessoas, dando cincia do papel de cada um de ns na terra, da nossa razo de existir enquanto criaturas teis ao nosso prximo, esclarecimento da nossa condio espiritual no presente e no futuro e, principalmente, a nossa conduta moral. Recomenda a prtica da Caridade, sim, mas de forma ampla no sentido de orientar e informar aos outros sobre os meios de libertaes dos conflitos, das amarguras, das incompreenses e do sofrimento em si e no esse entendimento estreito de que Caridade se resume apenas a dar prato de sopa ou roupas usadas para pobres, para qualificar o doador como bonzinho.

Adota Jesus, sim, inclusive como o maior modelo e guia que temos para seguir, concebendo o seu Evangelho como a bula coerente a nos conduzir, e no como sendo ele o prprio Deus. Enfim. O centro esprita um local de estudo e no de rezao. Sobre Quem Reencarnao de Quem Recentemente vimos um jornalista afirmar, nas pginas da VEJA, que os espritas juram que Fulano reencarnao de Sicrano, o que se constitui em um absurdo. Em princpio, esprita no adota jura nenhuma. Segundo, que no consta da atividade esprita a preocupao de quem reencarnao de quem, uma vez que esta discusso irrelevante, no tem razo nenhuma, no acrescenta absolutamente nada na proposta esprita para a criatura humana, em que pese alguns espritas, apenas alguns, (nem todos entendem bem a proposta da doutrina) se ocuparem com esse tipo de discusso. Falar em quem ou talvez possa ser reencarnao de quem, conversa amena de momentos de descontrao de espritas, apenas em nvel de curiosidade ou especulao, jamais tema de estudo srio da casa esprita. Ainda que possa existir, em alguns locais de estudos mais profundos e pesquisas espritas, interesses em trabalhar as questes da reencarnao, os estudiosos apenas sugerem que fulano possa ser a reencarnao de algum, mas nunca afirmam, apesar de evidncias marcantes e inquestionveis, quando a conduo da pesquisa sria e criteriosa. Quem anda dizendo que a reencarnao de reis, de rainhas e de personagens poderosas do passado no so os espritas, so apenas alguns bobos que esto no Espiritismo sem conscincia do seu papel. Apologia ao Sofrimento Matrias de revistas e jornais, dentro deste equvoco que nos referimos, chegaram a afirmar, diversas vezes, que o Espiritismo ensina as pessoas a serem acomodadas em relao ao sofrimento e at chegarem a dizer que o sofrimento bom. No condiz com o coerente ensinamento do Espiritismo. Se algum esprita chega a dizer isto, certamente vtima do masoquismo e, provavelmente, deve praticar um ritual em sua casa, quando, talvez uma vez por semana, colocar a mo sobre uma mesa e dar uma martelada em seu dedo. Sofrimento no condio fundamental para a evoluo de ningum, embora entendamos que, ao passar por ele, muitas pessoas terminam acordando para a realidade da vida e mudando de conduta, sobretudo no campo do orgulho, do egosmo e da presuno. Mesa Branca No existe espiritismo mesa branca, alto espiritismo, baixo espiritismo ou qualquer ramificao do Espiritismo, que um s. O hbito de forrar mesas com toalhas de cor branca, na maioria dos centros espritas, nada mais que um hbito de alguns espritas, de certa forma at equivocados tambm, uns talvez achando que a cor branca da toalha ou das roupas das pessoas tem algum significado virtuoso, quando na verdade no existe esta orientao no Espiritismo. Muito pelo contrrio, seria prefervel utilizar toalhas (por que tem sempre que ter toalhas nas mesas ?) de outras cores, posto que tecidos em cor branca tm maior facilidade de sujar. Portanto a citao de 'espiritismo mesa branca' mais uma expresso da ignorncia popular, o que no se admite nos jornalistas.

Terapia de Vidas Passadas No procedimento esprita, em que pese ser recomendvel em alguns casos, porm em consultrios de profissionais especializados, geralmente psiclogos ou mdicos. fato, existe, comprovado, tem resultados cientificamente respaldados, mas no prtica esprita. Cromoterapia, Piramidologia etc... Se algum usa uma dessas prticas no espao fsico de uma casa esprita, por pura deliberao da direo da casa, que se considera livre para fazer o que quiser, at mesmo dar aulas de arte culinria, corte e costura, curso de ingls, informtica ou o que quiser, que so atividades teis, sem dvidas. Mas no tem a ver diretamente com o Espiritismo. Sucessor de Chico Xavier Isto nunca existiu no Espiritismo, em que pese vrios jornalistas terem colocado em matrias diversas, quando o Chico Xavier 'morreu', e ainda repetem, talvez querendo estabelecer alguma comparao do Espiritismo (que vem apenas como religio) com a Igreja Catlica, que tem sucessores dos papas, quando morrem. Chico Xavier nunca foi uma espcie de papa, de cardeal ou de qualquer autoridade eclesistica dentro do movimento esprita. Divaldo Pereira Franco nunca foi sucessor do Chico, nunca teve essa pretenso, ningum no movimento esprita fala nisto, que coisa apenas de pginas de revistas desinformadas sobre o que verdadeiramente o Espiritismo. A sua Relao com a Cincia Faz parte da formao esprita a seguinte recomendao: 'Se algum dia a Cincia comprovar que o Espiritismo est errado em algum ponto, cumpre aos espritas abandonarem imediatamente o ponto equivocado e seguirem a orientao da Cincia'. Mas isto no quer dizer que o que afirma determinadas criaturas, como o padre Quevedo, que se apresenta presunosamente como cientista, deva ser entendido como Cincia, j que ele no unanimidade e nem ao menos aceito pela maioria dos cientistas coisa nenhuma. Ele padre, nada mais do que padre, com um tipo de postura que no aceita nem pela maioria do seio catlico, quanto mais pelo cientfico. No pseudocincia ou a opinies pessoais de um ou outro elemento, que se diz de Cincia, que o Espiritismo se submete, com esta recomendao, a Cincia, como um todo, em descobertas inquestionveis. At agora a Cincia no conseguiu apontar e muito menos comprovar erro em um ensinamento esprita, sequer. Se algum exige, por exemplo, querer provas por parte dos que afirmam que existe vida fora da Terra, por questo de bom senso deve ter tambm provas de que no existe. Ser que tem?

Anda mungkin juga menyukai