Anda di halaman 1dari 16

ORDEM:

INSCRIO: NOME:

IDENTIDADE:

SETOR: SALA:

C.P.F.: SETOR: LOCAL:

DATA DE NASCIMENTO:

PROVA TIPO: A

CONCURSO PBLICO PARA O CARGO DE ANALISTA BANCRIO


EDITAL N 1-2007/001 BANCO DO NORDESTE, DE 10 DE JANEIRO DE 2007

PROVA OBJETIVA

ANALISTA BANCRIO
INSTRUES
Verifique se este caderno contm 60 questes, sendo 23 de Conhecimentos Bancrios, 15 de Lngua Portuguesa, 12 de Matemtica e 10 de Conhecimentos Gerais. Verifique, na Folha de Respostas, se o seu nome e nmero do documento de identificao esto corretos. Em cada questo, voc deve assinalar somente uma das alternativas. Ser anulada a questo que contiver emenda, rasura ou, ainda, a que apresentar mais de uma alternativa assinalada na Folha de Respostas. Ao marcar a alternativa na Folha de Respostas, use caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, ponta grossa. Ao terminar a prova, entregue, obrigatoriamente, ao Fiscal de Sala a sua Folha de Respostas e o Caderno de Provas, contendo a folha de rascunho. Voc s poder levar o caderno de provas ao trmino do horrio previsto para a concluso das provas.

DATA: 25/02/2007

HORRIO: 14 s 18 horas

DURAO: 4 horas

Concurso Pblico para o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Analista Bancrio

Conhecimentos Bancrios
01 A Constituio Federal, norma de maior hierarquia no ordenamento jurdico do Estado, ocupou-se, em captulo especfico, de estabelecer o regramento bsico do Sistema Financeiro Nacional (SFN). A despeito de tal Sistema, a Carta Magna dispe que ser: a) regulado por leis ordinrias que disporo quanto aos interesses da coletividade e a promoo do desenvolvimento econmico e social do Pas. b) estruturado de modo a promover o desenvolvimento socioeconmico do Pas e abranger os sistemas cooperativos. c) regulado por lei complementar que dispor quanto s cooperativas de crdito e a participao de capitais nas instituies que o integram. d) regulado por lei complementar, exclusivamente, no que couber participao de capitais estrangeiros nas instituies que o integram. e) estruturado de modo a promover o desenvolvimento equilibrado do Pas e a servir aos interesses da coletividade. 02 Analise as assertivas apresentadas, classificandoas em V (verdadeira) ou F (falsa) e marque a opo correspondente. ( ) O Sistema Financeiro Nacional (SFN) composto por um conjunto de instituies pblicas e privadas e tem como rgo normativo mximo o Conselho Monetrio Nacional (CMN). ( ) O SFN envolve dois grandes subsistemas: um normativo e outro de intermediao financeira, sendo que este ltimo composto por instituies que estabelecem diretrizes de atuao das instituies financeiras operativas, como a Comisso de Valores Mobilirios, por exemplo. ( ) O CMN reveste-se de amplas atribuies, inclusive da formulao da poltica de moeda e do crdito, com o objetivo de resguardar os interesses econmico-sociais do Pas. ( ) Um sistema financeiro, grosso modo, pode ser entendido como um conjunto de instituies e instrumentos que, em ltima anlise, se ocupa da transferncia de recursos dos agentes econmicos superavitrios para os agentes deficitrios. ( ) Como regra, as instituies financeiras so classificadas como bancrias ou monetrias e no bancrias ou no monetrias. Como exemplos destas ltimas esto as sociedades corretoras, os bancos de investimentos e os bancos mltiplos.

a) b) c) d) e)

VVFFV VFFVV VFVVF VVVVV FFVVV

03 Dentre as opes apresentadas abaixo, uma no guarda coerncia com as competncias do Banco Central do Brasil (BACEN) e suas atribuies. Assinale-a. a) b) Atua como recebedor dos depsitos compulsrios das instituies financeiras. Supervisiona os servios de compensao de cheques e outros papis entre as instituies financeiras. Fiscaliza as instituies financeiras, aplicando, se necessrio, as penalidades prescritas em lei. Regulamenta as operaes de cmbio e fixa as diretrizes das operaes de redesconto. Constitui-se no principal executor das polticas monetrias traadas pelo CMN.

c)

d) e)

04 Julgue as afirmativas abaixo em V (verdadeira) ou F (falsa) e assinale a opo correspondente. ( ) O Banco do Brasil, sociedade annima de capital misto cujo controle acionrio pertence Unio, considerado pelo CMN uma autoridade monetria, pois pode atuar na emisso de moeda. ( ) O Banco do Brasil executa a poltica de comrcio exterior do Governo, financiando bens de exportao e atuando como agente pagador e recebedor no exterior. ( ) O Banco do Brasil o principal instrumento de financiamento do Governo Federal, de mdio e longo prazos, voltado para o reequipamento e o fomento dos setores industrial e social considerados vitais ao desenvolvimento do Pas. ( ) A Caixa Econmica Federal, pelo fato de ser considerada uma instituio financeira com funo claramente social, est proibida de efetuar operaes de arrendamento mercantil, embora administre, com exclusividade, os servios das loterias esportivas e o penhor. ( ) Os bancos comerciais so instituies financeiras constitudas obrigatoriamente sob a forma de sociedades annimas e tm como uma das suas principais caractersticas a criao de moeda escritural, mediante depsitos vista captados no mercado. a) b) c) d) e) FVFFV VVVVV FVVVV VVFFF VVVFV

Concurso Pblico para o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Analista Bancrio

05 Acerca da responsabilidade dos scios, nas sociedades empresariais, leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a opo correta. I. Na sociedade annima o capital se divide em quotas denominadas aes e cada scio responsvel ilimitadamente pelas obrigaes sociais. II. Na sociedade em nome coletivo, formada somente por pessoas fsicas, todos os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais. III. Na sociedade limitada, cada scio responder sempre pelas obrigaes sociais at o valor da sua quota parte. Est correto o que se afirma em: a) b) c) d) e) I, II e III. II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. III, apenas.

08 Acerca das operaes de crdito, em geral, assinale a alternativa correta. a) nota promissria uma ordem de pagamento vista. b) cheque especial um cheque que tem garantia de pagamento at um certo valor, por ttulo emitido, independente de disponibilidade de fundos na conta corrente. c) cheque, cdc e nota promissria so ttulos de crdito. d) cheque especial uma operao de crdito atravs da qual os bancos concedem aos seus clientes um limite de crdito rotativo. e) o crdito pessoal tem sua aplicao vinculada finalidade que foi pr-determinada no ato da contratao do mesmo. 09 Sobre a operao de desconto, correto afirmar: a) Essa operao tem as mesmas caractersticas do emprstimo. b) O cliente do banco o emitente do ttulo. c) O cliente do banco , originalmente, o credor do ttulo descontado. d) Essa operao no necessita de qualquer garantia. e) O banco efetua o endosso. 10 Dentre as opes apresentadas abaixo, apenas uma verdadeira. Assinale-a. a) O CDB e o RDB, se negociados pr-fixados, se constituem em ttulos de renda fixa. Se negociados ps-fixados, representam ttulos de renda varivel. A hipoteca o direito real de garantia institudo sobre bem mvel em geral, por escritura pblica, a qual deve ser registrada na circunscrio imobiliria a que pertencer o bem hipotecado. O Certificado de Depsito Bancrio (CDB) um ttulo de renda fixa emitido por instituies financeiras, que tem como caractersticas a reaplicao ou renovao automtica e a impossibilidade de transferncia a terceiros. Contrariamente ao CDB, o Recibo de Depsito Bancrio (RDB) pode ser negociado antes do seu vencimento. Mas, neste caso, o valor de resgate dever ser negociado com a nova instituio financeira adquirente do ttulo. O risco do crdito difere do risco da operao, pois a probabilidade final de recebimento depende da forma de contratao, das garantias oferecidas e de outras variveis que no se relacionam diretamente deciso de deferir o crdito.

06 So consideradas operaes bancrias acessrias aquelas de carter complementar, destinadas ao atendimento de particulares, do governo e das empresas, mediante servios tipicamente bancrios. Dentre as opes abaixo, uma contempla somente operaes classificveis como acessrias. Assinale-a. a) b) c) d) e) Ordens de pagamento e cobrana. Custdia de ttulos, crdito rural e recebimento de contas de energia eltrica. Aplicao em ttulos e valores mobilirios, depsitos e cheques de viagem. Administrao de carto de crdito e abertura de crdito em conta corrente. Cheques de viagem, recebimentos de INSS e de depsitos.

b)

c)

07 s instituies financeiras comum o ganho com a reteno temporria de recursos de terceiros. Por exemplo, um banco pode receber certa quantia em cobrana do ttulo de um cliente, sendo o valor creditado na conta do titular dois dias aps a cobrana. O banco, nesse intervalo de tempo, obtm receita financeira pela aplicao da quantia recebida. A operao acima descrita comumente denominada de: a) b) c) d) e) Hot money Warrants bancrio Factoring bancrio Floating bancrio Rentabilidade compulsria em papers

d)

e)

Concurso Pblico para o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Analista Bancrio

11 No constitui objetivo do Crdito Rural: a) estimular os investimentos rurais. b) favorecer o oportuno e adequado custeio da produo. c) possibilitar a recuperao de capitais investidos. d) incentivar a introduo de mtodos racionais no sistema de produo. e) elevar os padres de produo e produtividade na atividade agropecuria. 12 Entre as alternativas abaixo, marque aquela em que s figuram beneficirios do Crdito Rural. a) Produtores rurais, suas cooperativas e sindicatos. b) Produtores rurais, suas cooperativas e empresas de medio de lavoura. c) Produtores rurais, seus sindicatos e empresas de pesquisa de smen. d) Produtores rurais, ndios assistidos pela Funai e sindicatos. e) Produtores rurais residentes no Brasil e no exterior. 13 Nas linhas do crdito voltadas para o setor industrial, constitui(em)-se finalidade(s) passvel(is) de financiamento: a) Aquisio de imveis para instalao de unidades industriais. b) Saneamento financeiro de empresas. c) Recuperao de capital investido em obras j realizadas. d) Implantao, ampliao e modernizao de indstrias. e) Implantao de motis e saunas. 14 Nas operaes destinadas ao comrcio e servios, no permitido financiar: a) Benfeitorias e instalaes em imveis de terceiros. b) Capital de giro associado ao investimento fixo. c) Flat e motis, nos casos de empreendimentos imobilirios. d) Mquinas e equipamentos importados. e) Veculos de transporte de carga.

15 O Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) um fundo vinculado ao Ministrio do Trabalho e Emprego e destinado ao custeio de programas especficos. As principais aes de emprego financiadas com recursos do Fundo esto estruturadas por meio de duas vertentes: o Programa do Seguro-Desemprego e os Programas de Gerao de Emprego e Renda. Com relao ao FAT, so apresentadas cinco assertivas. Classifique-as em V (verdadeira) e F (falsa) e marque a opo correspondente. ( ) O Seguro-Desemprego inclui as aes de qualificao e requalificao profissional e de orientao e intermediao de mo-de-obra. ( ) O FAT aporta recursos no PROGER Rural, uma linha de especial de crdito que financia proprietrios rurais, posseiros, arrendatrios que utilizam, preponderantemente, mo-deobra familiar. ( ) O Fundo gerido por um Conselho Deliberativo (CODEFAT), rgo colegiado, de carter tripartite e paritrio, composto por representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo. ( ) Os recursos do FAT advm, em grande parte, das contribuies devidas ao PIS e ao PASEP. ( ) O FAT um fundo de natureza contbilfinanceira. a) b) c) d) e) FFVVV VVVVV FFVVF FVVVF VVFVV

16 Subsidiria do BNDES, a Agncia Especial de Financiamento Industrial FINAME opera com diversas linhas de financiamento. Com relao a FINAME, falso afirmar que a Agncia: a) Opera diretamente com os beneficirios dos financiamentos ou atravs de agentes financeiros credenciados. Pode financiar transportadores autnomos rodovirios de carga, para a aquisio de caminhes, chassis e carrocerias de caminhes de fabricao nacional. Pode financiar pessoas fsicas que sejam domiciliadas e residentes no pas, como os produtores rurais, por exemplo. Na linha FINAME no limita valor mximo de financiamento, pois o limite funo do valor do equipamento e da capacidade de pagamento do beneficirio. Nas suas operaes possvel o estabelecimento de carncia.

b)

c)

d)

e)

Concurso Pblico para o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Analista Bancrio

17 O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF tem suas aes orientadas pelas seguintes diretrizes, exceto: a) atuar em funo das demandas estabelecidas nos nveis municipal, estadual e federal pelos agricultores familiares e suas organizaes. melhorar a qualidade de vida no segmento da agricultura familiar, mediante promoo do desenvolvimento rural de forma sustentada. fomentar o aprimoramento profissional do agricultor familiar, proporcionando-lhe novos padres tecnolgicos e gerenciais. proporcionar o aumento da capacidade produtiva, a gerao de empregos e a melhoria de renda. proporcionar a manuteno das tecnologias empregadas, mediante estmulos pesquisa, desenvolvimento e difuso de tcnicas adequadas agricultura familiar.

b)

emitido. Por sua vez, o Banco, atual credor do ttulo, alega a inexistncia de vnculo com a operao de compra e venda e aciona Leo para honrar o ttulo, informando que se ele desejar desfazer a operao de compra da TV dever demandar diretamente contra Mrcia. A situao narrada ilustra uma caracterstica comum aos ttulos de crdito. Assinale a opo que a contempla. a) b) c) d) e) Executividade Cartularidade Co-obrigao Autonomia Causalidade

c)

d)

e)

20 Leia as afirmativas abaixo, acerca de alguns instrumentos de formalizao do crdito, e a seguir responda: I. a cdula de crdito uma promessa de pagamento, emitida pelo devedor, em razo de um financiamento concedido pelo credor. II. a nota de crdito um ttulo, em tudo assemelhado cdula de crdito. Porm, diferente da nota, a cdula utilizada quando so oferecidos bens em garantia, cuja relao a integra. III. a nota de crdito s pode ser usada para financiamentos rurais. Est correto o que se afirma em: a) b) c) d) e) I, II e III. II e III, somente. I e II, somente. I e III, somente. II, somente.

18 Com relao ao Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), operacionalizado pelo Banco do Brasil, so apresentadas cinco afirmativas: I. Qualquer banco pode fornecer a seus clientes a informao quanto incluso do seu nome no CCF, vedada a cobrana de qualquer tarifa por esta pesquisa. II. Constitui motivo para incluso do nome do correntista no CCF a devoluo de um cheque sem fundos na sua 1 apresentao. III. Constitui motivo para incluso do nome do correntista no CCF a devoluo de um cheque por cancelamento de talonrio pelo sacado. IV. Pelas normas atuais, quando se trata de conta corrente e conjunta, so includos no CCF os nomes e CPF de todos os titulares da conta conjunta. V. No caso de cheque devolvido por insuficincia de fundos, alm da cobrana de tarifas, o banco pode cobrar do correntista uma taxa de ressarcimento. So verdadeiras: a) b) c) d) e) I e V, apenas. I, II, IV e V, apenas. I e IV, apenas. I, II e IV, apenas. I, II, III, IV e V.

21 Sobre os contratos correto afirmar: a) Contrato a conveno estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relao jurdico-patrimonial. b) Para sua validade o contrato exige: acordo de vontades, agente capaz, objeto ilcito, dentre outros. c) O contrato de emprstimo divide-se em contrato de cesso e de mtuo. d) Os contratos atendero sempre forma prescrita em lei. e) Os contratos se submetem aos princpios da boa-f, da probidade e da supremacia da ordem pblica, dentre outros.

19 Leo compra uma TV na loja da Mrcia e, no tendo dinheiro para pagar vista, emite um ttulo de crdito tendo como beneficiria Mrcia. Esta, satisfeita com a venda, mas necessitando do dinheiro o quanto antes, desconta o ttulo num Banco. Todavia, a TV apresenta defeitos e Leo, insatisfeito, procura por Mrcia para desfazer o negcio e desobrigar-se do pagamento do ttulo

Concurso Pblico para o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Analista Bancrio

22 Julgue corretamente as afirmativas abaixo em V (verdadeira) ou F (falsa) e assinale a opo correspondente. ( ) A validade do negcio jurdico requer a existncia de trs requisitos: agente capaz, objeto prescrito em lei e testemunha. ( ) vlido o negcio jurdico quando seu objeto lcito e os agentes capazes, ainda que, por erro, no se revista de forma obrigada em lei. ( ) Salvo disposio legal em contrrio, a cesso de um crdito abrange tambm os seus acessrios. ( ) proibido ao credor recusar o recebimento de prestao diversa da que lhe devida, quando aquela for mais valiosa. ( ) O contrato de compra e venda admite por objeto coisa atual ou futura. a) b) c) d) e) VVVVV FFVFV FFFFF FFVVV VFVFF

Lngua Portuguesa
Considere o texto a seguir, para responder s questes de 24 a 32.

Essa nota faz falta?


e tempos em tempos, os financistas cultivam um novo fetiche. O atual algo que, no idioma de economistas e operadores, recebe o nome de grau de investimento (investment grade, em ingls, como eles preferem). um indicador usado pelas agncias internacionais de classificao de risco para definir os pases que, em tese, merecem a confiana dos investidores. So aqueles que, em princpio, tm um ambiente poltico-econmico mais estvel que os demais e pagam em dia seus compromissos externos. At agora, apesar da consistncia da poltica econmica praticada no pas nos ltimos anos, o Brasil ainda no conseguiu nota suficiente para ser aprovado no vestibular. Continua a ser classificado como um pas vulnervel a cenrios econmicos adversos. Com a ressalva de que hoje tem condies de pagar suas dvidas. Muitos analistas passaram a encarar a obteno do grau de investimento como uma panacia, algo indispensvel para garantir um futuro brilhante para o Brasil. Ser? claro que melhor ser promovido que no ser. E alguns fundos de penso de grandes empresas estrangeiras, proibidos de investir em pases que no receberam o tal grau de investimento, poderiam faz-lo. Mas, fora isso, h poucos efeitos prticos. O grau de investimento ajuda a mostrar que o Brasil um mercado confivel, mas no determinante para a maioria das decises dos investidores internacionais, diz Octvio de Barros, diretor de pesquisas econmicas do Bradesco, No mais to importante quanto j foi, diz Eduardo Assis, diretor do HSBC e ex-diretor do Banco Central. Mesmo sem a bno das agncias de classificao de risco, o gio praticado em emprstimos ao Brasil caiu ao menor nvel em todos os tempos. E o Brasil hoje um dos pases emergentes que mais recebem investimentos diretos (que no inclui o capital especulativo). Historicamente, o Brasil tambm sobressai nos investimentos. O total recebido em todos os tempos chega a 25,4% do Produto Interno Bruto (PIB) mais que ndia (5,8%), China (14,3%) e a mdia global (22,7% do PIB). Sem nunca ter colado grau.
(poca, 12 de fevereiro de 2007)

23 Com base nas caractersticas apresentadas a seguir, assinale a opo que contempla o ttulo de crdito em referncia. Figuram como partes o subscritor ou promitentedevedor, que o emite, e o beneficirio ou promissrio-credor. No se confunde com uma ordem de pagamento, mas como promessa de pagamento, direta e unilateral, determinada pessoa, de certa quantia em certa data e a sua emisso no exige causa legal especfica, no necessitando, portanto, a indicao expressa do motivo que lhe deu origem. a) b) c) d) e) Anticrese Cheque Letra de Cmbio Ttulo inominado Nota Promissria

Concurso Pblico para o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Analista Bancrio

24 Considerando o contexto, correto afirmar: a) a expresso um novo fetiche (1 pargrafo) se relaciona, pelo sentido sugerido, palavra bno (4 pargrafo). o termo demais (1 pargrafo) inclui os pases estabilizados financeiramente, do ponto de vista dos critrios arrolados para essa condio. a palavra ressalva (2 pargrafo) ratifica o sentido da expresso pas vulnervel (2 pargrafo). a expresso claro (3 pargrafo) inicia um ponto de vista reafirmado adiante pelo sentido presente na orao Mas, fora isso, h poucos efeitos prticos (3 pargrafo). a frase interrogrativa Ser? (2 pargrafo) provoca uma reposta em sintonia com a idia expressa na frase anterior, conforme se pode constatar na seqncia textual.

c)

d)

b)

e)

c)

So aqueles que, em princpio, tm um ambiente poltico-econmico mais estvel que os demais e pagam em dia seus compromissos externos. At agora, apesar da consistncia da poltica econmica praticada no pas nos ltimos anos, o Brasil ainda no conseguiu nota suficiente para ser aprovado no vestibular. Muitos analistas passaram a encarar a obteno do grau de investimento como uma panacia, algo indispensvel para garantir um futuro brilhante para o Brasil.

d)

27 Conforme sugere o texto, a ltima frase Sem nunca ter colado grau revela um(a): a) b) c) d) e) lamento hostil. elogio tendencioso. reclamao grosseira. inveja velada. descontentamento exagerado.

e)

25 Em uma das opes, h uma expresso em que o sentido, preservando-se o contexto, est corretamente indicado. Assinale-a. a) apesar da consistncia da poltica econmica praticada no pas nos ltimos anos (2 pargrafo) = a despeito da efemeridade da economia vivida no pas recentemente De tempos em tempos (1 pargrafo) = extemporaneamente para ser aprovado no pargrafo) = para obter categoria vestibular (2 a selecionada

28 Considerando o contexto em que os termos destacados esto empregados, correto afirmar: a) o emprego de tal, em o tal grau de investimento (3 pargrafo), caracteriza o papel vago e impreciso do pronome relativo. a conjuno que, presente em que no ser (3 pargrafo), classifica-se como explicativa em referncia ao fato da orao anterior. em mas no determinante para a maioria das decises [...] (3 pargrafo), o adjetivo destacado refere-se palavra Brasil. o emprego de faz-lo (3 pargrafo) denota uso adequado de um verbo vicrio. em E alguns fundos de penso de grandes empresas estrangeiras, proibidos de investir em pases [...], o termo proibidos estabelece uma adequao de sentido e de concordncia gramatical com o vocbulo grandes.

b) c)

b)

c)

d)

o gio praticado em emprstimos ao Brasil (4 pargrafo) = a queda praticada em emprstimos ao Brasil E o Brasil hoje um dos pases emergentes que mais recebem investimentos diretos (4 pargrafo) = E o Brasil hoje um dos pases eminentes que mais se destacam nas Bolsas de Investimentos

d) e)

e)

26 A argumentao textual est organizada, principalmente, em torno do sentido de restrio. Assinale a opo em que o termo destacado estabelece uma relao com esse mesmo sentido. a) um indicador usado pelas agncias internacionais de classificao de risco para definir os pases que, em tese, merecem a confiana dos investidores. O atual algo que, no idioma de economistas e operadores, recebe o nome de grau de investimento.

29 No texto, a expresso fora isso (3 pargrafo) pode ser substituda, sem mudar o sentido da frase, por: a) b) c) d) e) alis. alm disso. outrossim. mesmo isso. salvo isso.

b)

Concurso Pblico para o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Analista Bancrio

30 Alguns verbos do texto foram empregados em outros contextos lingsticos. Assinale a opo que apresenta um desses verbos utilizados em conformidade com o padro culto da lngua. a) b) c) d) Os pases classificados pagam em dia os credores. Preferimos um pas honesto e organizado a um pas graduado e desestabilizado. Promove-se os melhores pases, de acordo com limitados critrios. Se houvessem critrios mais amplos de avaliao, os pases emergentes poderiam ser graduados. bom que ns investimos na gerao jovem, para que seja garantido um futuro brilhante para o Brasil.

33 Do fragmento a seguir, propositadamente, foram retirados os sinais de pontuao. Atentamente, faa a pontuao devida e, em seguida, assinale a opo correta.

O mercado est recebendo um bando de nefitos que so srios candidatos a sofrer uma carnificina disse o americano Jim Rogers um dos gurus do mundo dos investimentos.

a)

e)

b)

31 Na lngua, a concordncia diz respeito acomodao da flexo das palavras que se relacionam entre si, como no exemplo: Os financistas cultivam um novo fetiche. Com base nessa informao, assinale a frase cuja concordncia se faz corretamente. a) b) c) d) e) Mais de duzentos clientes saram satisfeitos do Banco. Um e outro teria que investir na Bolsa de Valores. Haja visto a orientao da Diretoria do Banco, todos os clientes foram bem informados. Acontece coisas estranhas nas agncias bancrias dos municpios brasileiros. Por falta de funcionrios, foi suspensa as experincias e os estudos sobre investimentos bancrios.

c)

d)

e)

O mercado est recebendo um bando de nefitos, que so srios candidatos, a sofrer uma carnificina, disse Jim Rogers, um dos gurus do mundo dos investimentos. O mercado est recebendo um bando de nefitos, que so srios candidatos a sofrer uma carnificina disse o americano Jim Rogers um dos gurus, do mundo dos investimentos. O mercado, est recebendo um bando de nefitos que so srios candidatos, a sofrer uma carnificina disse o americano Jim Rogers, um dos gurus do mundo dos investimentos. O mercado est recebendo um bando de nefitos, que so srios candidatos, a sofrer uma carnificina, disse o americano Jim Rogers, um dos gurus, do mundo dos investimentos. O mercado est recebendo um bando de nefitos que so srios candidatos a sofrer uma carnificina, disse o americano Jim Rogers, um dos gurus do mundo dos investimentos.

32 Seja o seguinte fragmento extrado do texto:

34 Considere o uso de sufixos presentes nos seguintes perodos: I. II. Naquele Banco no havia nem um orelho. O gerente do Banco sorria do narigo do diretor. III. Meu Banco um paizo para mim. IV. O funcionrio da Carteira de Investimentos foi chamado de santarro pelo cliente. Em que opo os itens indicam perodos cujos sufixos no expressam apenas significao de tamanho? a) b) c) d) e) I e II I, III e IV II e IV I e IV II e III

So aqueles que, em princpio, tm um ambiente poltico-econmico mais estvel que os demais [...]
Flexionando-se no plural o substantivo e os adjetivos, tem-se como correta, de acordo com a gramtica normativa, a seguinte opo: a) So aqueles que, em princpio, tm ambientes polticos-econmicos mais estvies que os demais [...] So aqueles que, em princpio, tm ambientes poltico-econmico mais estvis que os demais [...] So aqueles que, em princpio, tm ambientes poltico-econmicos mais estveis que os demais [...] So aqueles que, em princpio, tm ambientes polticos-econmicos mais estveis que os demais [...] So aqueles que, em princpio, tm ambientes polticos-econmico mais estvis que os demais [...]

b)

c)

d)

e)

Concurso Pblico para o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Analista Bancrio

35 Seja o seguinte perodo: Em 2006, o ndice Shanghai Composite, da Bolsa de Valores de Shanghai, na regio sudoeste do pas, subiu 130%.
(poca, 12 de fevereiro de 2007)

38 Considere o seguinte perodo: A Televiso Central da China, de controle estatal, transmitiu na semana passada um show com o objetivo de alertar os telespectadores para no dar suas casas e carros em garantia para emprstimos feitos para compra de aes.

Pode-se reescrever o mesmo perodo, sem alterarlhe o sentido, usando-se outra forma de pontuao e mantendo-se a correo gramatical, conforme se fez em: a) O ndice Shanghai Composite, da Bolsa de Valores de Shanghai, na regio sudoeste do pas, em 2006, subiu 130%. Na regio, sudoeste do pas, o ndice Shanghai Composite da Bolsa de Valores em Shanghai, subiu 130%, em 2006. Subiu 130%, o ndice Shanghai Composite da Bolsa de Valores, de Shanghai, na regio sudoeste do pas, em 2006. O ndice Shanghai Composite da Bolsa de Valores, de Shanghai, subiu, 130%, na regio sudoeste do pas. Em 2006, subiu 130% o ndice, Shanghai Composite, da Bolsa de Valores, de Shanghai, na regio, sudoeste do pas.

A orao destacada expressa circunstncia de: a) b) c) d) e) tempo. conformidade. conseqncia. condio. finalidade.

b)

c)

d)

Matemtica
39 Considere a seqncia numrica na qual a1 = 3 e

e)

ak +1 = 2ak + 5 , seqncia : a) b) c) d) e) 89 123 108 85 91

k 1.

O quinto termo dessa

36 Marque a opo que preenche os espaos encontrados nos perodos a seguir, obedecendo seqncia correta. S no ano passado, as _________ chinesas _________ cerca de US$53 bilhes nas Bolsas de Shanghai e Hong Kong. As autoridades chinesas comearam a se _________, pois foram _________ com o fato. a) b) c) d) e) emprzas; capitaram; acautelar; surprendidas emprezas; captaram; acaltelar; surpreendidas emprsas; capitaram; acautelar; surpreendidas empresas; captaram; acautelar; surpreendidas empresas; captaram; acaltelar; surprendidas

40 Um servidor federal recebeu o seu salrio referente ao ms de janeiro de 2007 e planejou seus gastos de acordo com a planilha a seguir:
OPO Pagar dvidas Gastar no Carnaval Poupar Gastar nas frias Outros TOTAL VALOR (em percentual) 49,0 14,0 15,0 16,0 6,0 100,0

37 Em Novas operaes do gnero foram proibidas, a concordncia obedece aos preceitos gramaticais normativos. Marque a opo em que tambm se observa essa obedincia. a) b) c) d) e) Deveria ser necessrio a presena do gerente nas operaes bancrias dos clientes. Ficam proibida as entradas de clientes nesta sala. necessrio disciplina para o desempenho de uma funo bancria. Pode ser bom a visita do auditor fiscal em nossa agncia bancria. Sempre preciso vrios seminrios ao ms sobre os investimentos bancrios.

Sendo R$ 1.800,00 o salrio lquido recebido por esse servidor, a quantia gasta por ele no carnaval foi: a) b) c) d) e) R$ 441,00 R$ 270,00 R$ 288,00 R$ 108,00 R$ 252,00

Concurso Pblico para o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Analista Bancrio

41 Um objeto, aps um aumento de 35%, passou a custar R$ 3.322,08. O preo do objeto sem o aumento :

45 A tabela a seguir indica a distribuio de freqncia das estaturas das crianas de um acampamento infantil.
ESTATURA FREQNCIA PONTO MDIO

a) b) c) d) e)
42 O

R$ 2.460,80 R$ 2.832,18 R$ 2.780,12 R$ 3.012,60 R$ 3.060,80 nmero racional

(cm) 120 129 129 138 138 147 147 156 156 165

x tem as seguintes y caractersticas: a soma dos quadrados dos termos x e y igual a 241 e o quadrado da soma dos termos x e y 361. Logo, o produto de x por y igual a: a) b) c) d) e) 45 30 60 90 75

(fi) 6 12 16 13 7 fi = 54

(xi) 124,5 133,5 142,5 151,5 160,5

xi.fi 747,0 1602,0 2280,0 1969,5 1123,5 xifi = 7722

A altura mdia das crianas desse acampamento : a) b) c) d) e) 145 cm 143 cm 147 cm 153 cm 138 cm

43 Para construir

2 de uma obra, 16 operrios, 3 trabalhando 6 horas por dia, completaram a tarefa em 20 dias. Em quantos dias 20 operrios, trabalhando 8 horas por dia, completaro a obra, supondo que estes operrios tenham a mesma capacidade que os primeiros e as mesmas condies de trabalho?

46 Um capital de R$ 5.000,00 aplicado taxa de juros simples 7,5% a.a., obteve um rendimento de R$ 843,75. O tempo correspondente aplicao foi de:

a) b) c) d) e)

2 anos e 2 meses 1 ano e 11 meses 2 anos e 1 ms 1 ano e 5 meses 2 anos e 3 meses

a) b) c) d) e)

5 dias 3 dias 8 dias 6 dias 4 dias

47 O desconto comercial de um ttulo igual a

3 de 4 seu valor nominal. Determinar a taxa de desconto, sabendo-se que o resgate desse ttulo teve 5 meses de antecipao.

44 Dentre os servios que um BANCO presta comunidade, h trs pelos quais cobra as taxas X, Y e Z em reais. Ao final do expediente de um dia de trabalho, os caixas A, B e C anotaram os valores recebidos referentes s taxas supracitadas:

a) b) c) d) e)

2% ao ms 2,5% ao ms 1,5% ao ms 15% ao ms 0,15% ao ms

A 5X + 4Y + 7Z = 127,90 B X + 2Y + Z = 77,50 C 3X + 3Y + Z = 113,20 Logo, a soma das taxas X + Y + Z , em real, igual a: a) b) c) d) e) 35,40 46,20 44,70 33,80 36,70

48 Se aplicarmos R$ 25.000,00 a juros compostos de 6% ao trimestre, teremos aps 3 anos, em real, a importncia correspondente a:

a) b) c) d) e)

25.000(1,06)12 25.000(1,02)9 25.000 (1,06)12 25.000(1,02)12 25.000(1,02)9

Concurso Pblico para o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Analista Bancrio

49 Joo aplica ao final de cada ms R$ 1.000,00 em um fundo de investimentos que paga juros compostos de 5% ao ms. O montante que ficar disposio de Joo imediatamente aps o 10 depsito ser: Use: (1,05)10 = 1,63

Conhecimentos Gerais
51 A invaso do Iraque por foras militares de vrios pases, sob o comando dos EE.UU., deuse oficialmente porque aquele pas: a) estava em guerra civil. b) planejava a destruio de Israel. c) era o nico pas do Oriente que possua armas nucleares. d) aliou-se Coria do Norte. e) possua um arsenal de armas de destruio em massa. 52 O mundo assiste hoje ao que, comumente, chamado de globalizao. Nesse processo, massas enormes de capital financeiro, comandadas por grandes empresas/grupos, circulam entre pases. Da decorre que: a) todos os pases participam igualmente da globalizao. b) fronteiras nacionais no mais existem. c) o comrcio e o investimento internacionais so cada vez mais dominados por grandes grupos (oligoplios). d) a rivalidade econmica cessou entre grupos e pases em razo da crescente interdependncia econmica. e) fome e desemprego no mundo globalizado no mais existem. 53 Acreditar que a natureza inesgotvel constitui erro ainda hoje muito difundido. Essa crena constitui a base da justificativa daqueles que a exploram de forma predatria. Para manter o equilbrio, porm, entre Homem e Natureza no necessrio: a) respeitar as interdependncias existentes entre as estruturas de numerosas espcies animais, vegetais e de talfitos, no interior de um mesmo espao vital. b) submeter as consideraes econmicas de custo e eficincia necessidade de preservao da natureza. c) promover uma educao ecolgica e ambiental. d) limitar a explorao dos recursos naturais a nveis previamente determinados por estudos tcnicos. e) conscientizar as empresas acerca de suas responsabilidades para com o meio ambiente.

a) b) c) d) e)

R$ 12.300,00 R$ 11.200,00 R$ 12.500,00 R$ 11.800,00 R$ 12.600,00

50 A tabela abaixo, apresentando algumas clulas sem valores numricos, refere-se a um emprstimo bancrio de R$ 12.000,00 entregue no ato da assinatura do contrato, taxa nominal 12% ao ano; para pagamento em 6 meses sem carncia pelo Sistema Price.
n 0 1 2 3 4 5 6 Prestao Juros Amortizao 100,49 80,79 60,90 Saldo Devedor 12.000,00 10.049,42 6.089,54 4.079,86

1.989,79 2.009,68

Com relao a essa situao, julgue os itens a seguir: I. Imediatamente aps o pagamento da segunda prestao, o saldo devedor ser inferior a R$ 8.100,00. II. O valor da quinta prestao ser superior a R$ 2.100,00. III. O valor correspondente aos juros pagos na sexta prestao ser inferior a R$ 30,00. Assinale a opo correta de resposta. a) b) c) d) e) Os itens I e III esto certos. Os itens I e II esto certos. Os itens II e III esto certos. Apenas o item II est certo. Todos os itens esto certos.

10

Concurso Pblico para o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Analista Bancrio

54 O padro energtico mundial d mostras de esgotamento. Faz-se necessrio substitu-lo por outro: a) com base no petrleo e no carvo. b) renovvel e no poluente. c) que use exclusivamente a fora do vento e das mars. d) de trao animal e humana. e) proveniente da queima das biomassas hoje existentes. 55 So atividades econmicas tradicionais do Nordeste: a) b) c) d) cana, pecuria, algodo e cacau. microeletrnica, calados, fumo e bebidas. siderurgia, algodo, cana e pecuria. papel e celulose, minerao, indstrias metalmecnicas e alimentos. e) calados, vesturio, indstria qumica e farmacutica e leos vegetais. 56 A seca, provavelmente, o fenmeno que mais caracteriza o Nordeste no imaginrio popular. A esse respeito, pode-se afirmar: a) A seca a principal causa da pobreza do Nordeste. b) A seca atinge toda a regio nordestina. c) As secas ocorrem somente no Serto nordestino. d) As secas so, tambm, a principal causa da migrao rumo ao centro sul, independentemente da estrutura fundiria da regio. e) Por causa da seca, no Serto concentramse os maiores problemas sociais da regio. 57 Em 1951, o governo federal estabeleceu uma rea de 950.000 km2, que foi denominada Polgono das Secas. Essa rea abrange: a) os estados do Piau, Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco e Alagoas. b) uma rea contnua que vai do Cear at a Bahia. c) os estados do Cear, Rio Grande do Norte, Paraba e Sergipe. d) os estados da Paraba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. e) desde o Piau at o Norte de Minas, incluindo Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

58 O Nordeste no uma regio homognea. Nela convivem 4 sub-regies nordestinas, que so: a) Zona da Mata, Serto, Agreste, Mata de Cocais. b) Zona da Mata, Caatinga, Serto, MeioNorte. c) Zona da Mata, Serto, Pr-Amaznia, MeioNorte. d) Zona da Mata, Serto, Agreste, Meio-Norte. e) Caatinga, Pr-Amaznia, Mata de Cocais, Mangue. 59 No cumprimento de sua misso de apoiar o desenvolvimento do Nordeste, os programas do BNB apiam prioritariamente empreendimentos e iniciativas que: a) alcancem as maiores taxas de rentabilidade possvel. b) geram emprego e renda para os nordestinos. c) ofeream as maiores garantias reais ao Banco. d) fortaleam a atual estrutura fundiria da regio. e) contribuam prioritariamente para resolver os problemas do balano de pagamento do Pas. 60 As pequenas e mdias empresas tm uma contribuio decisiva para a criao da ocupao e renda no Nordeste. Por isso, o BNB direciona sua ao visando apoiar, em primeiro lugar, a) as pequenas e mdias empresas nordestinas. b) os grandes exportadores de soja do sul do Maranho. c) a grande empresa regional. d) as empresas com uma grande relao capital/produto. e) as empresas poupadoras de mo-de-obra.

11

Concurso Pblico para o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Analista Bancrio

12

Concurso Pblico para o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Analista Bancrio

13

Concurso Pblico para o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Analista Bancrio

14

Anda mungkin juga menyukai