Anda di halaman 1dari 4

Questo 01 A figura 1 retrata, em um dado instante, uma corda na qual se propagam, em sentidos opostos, dois pulsos transversais de mesma

forma, um invertido em relao ao outro. A figura 2 mostra a mesma corda no instante em que a superposio dos pulsos faz com que a corda esteja na horizontal. Esto marcados dois pontos da corda: A e B. a) A que distncia mnima da britadeira os trabalhadores podem permanecer sem proteo auditiva? b) A frequncia predominante do som emitido pela britadeira de 100 Hz. Sabendo-se que a velocidade do som no ar de 340 m/s, qual o comprimento de onda para essa frequncia? c) Qual a intensidade da onda sonora emitida pela britadeira a uma distncia de 50 m? Questo 04 A ilustrao a seguir reproduz a figura formada por uma onda estacionria, produzida na superfcie da gua colocada em uma cuba. A cuba foi construda de modo que a profundidade em uma parte diferente da profundidade na outra parte.

Tendo em conta o eixo transversal orientado representado na figura, cujo sentido positivo de baixo para cima, verifique se as velocidades escalares dos pontos A e B so positivas, negativas ou nulas. Justifique sua resposta. Questo 02 Quando colocamos uma concha junto ao ouvido, ouvimos um "rudo de mar", como muita gente diz, talvez imaginando que a concha pudesse ser um gravador natural. Na verdade, esse som produzido por qualquer cavidade colocada junto ao ouvido - a nossa prpria mo em forma de concha ou um canudo, por exemplo. a) Qual a verdadeira origem desse som? Justifique. b) Se a cavidade for um canudo de 0,30 m aberto nas duas extremidades, qual a frequncia predominante desse som? Dados: velocidade do som no ar: v = 330 m/s; frequncia de ondas estacionrias em um tubo de comprimento l , aberto em ambas as extremidades: f = nv/2 l . Questo 03 O nvel sonoro S medido em decibis (dB) de acordo com a expresso S = (10 dB) log (I/I0), onde I a -2 2 intensidade da onda sonora e I0 = 10 W/m a intensidade de referncia padro correspondente ao limiar da audio do ouvido humano. Numa certa construo, o uso de proteo auditiva indicado para trabalhadores expostos durante um dia de trabalho a um nvel igual ou superior a 85 dB. O grfico a seguir mostra o nvel sonoro em funo da distncia a uma britadeira em funcionamento na obra.
Aprovao em tudo que voc faz. 1

a) Qual a razo

f1 entre a frequncia f1 da onda na parte f2 1 da cuba e a frequncia f2 da onda na parte 2? b) Com base nas informaes contidas na figura, v1 determine a razo entre as velocidades de v2 propagao da onda v1 (na parte 1) e v2 (na parte 2).
Questo 05

Bruna afina a corda mi de seu violino, para que ela vibre com uma frequncia mnima de 680 Hz. A parte vibrante das cordas do violino de Bruna mede 35 cm de comprimento, como mostrado nesta figura:

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 04 - FSICA I - Mdulo 32

Questo 06 O rudo sonoro nas proximidades de rodovias resulta, predominantemente, da compresso do ar pelos pneus de veculos que trafegam a altas velocidades. O uso de asfalto emborrachado pode reduzir significativamente esse rudo. O grfico a seguir mostra duas curvas de intensidade do rudo sonoro em funo da frequncia, uma para asfalto comum e outra para asfalto emborrachado.

Frequncia (HZ)

290

440

494

Podemos afirmar corretamente que, os comprimentos dos tubos vermelho (Lvermelho), azul (Lazul) e roxo (Lroxo), guardam a seguinte relao entre si: a) Lvermelho < Lazul > Lroxo. b) Lvermelho = Lazul = Lroxo. c) Lvermelho > Lazul = Lroxo. d) Lvermelho > Lazul > Lroxo. e) Lvermelho < Lazul < Lroxo. Questo 09 Slvia e Patrcia brincavam com uma corda quando perceberam que, prendendo uma das pontas num pequeno poste e agitando a outra ponta em um mesmo plano, faziam com que a corda oscilasse de forma que alguns de seus pontos permaneciam parados, ou seja, se estabelecia na corda uma onda estacionria. A figura 1 mostra a configurao da corda quando Slvia est brincando e a figura 2 mostra a configurao da mesma corda quando Patrcia est brincando.

a) As intensidades da figura foram obtidas a uma distncia r = 10 m da rodovia. Considere que a P intensidade do rudo sonoro dada por I = , onde 4r 2 P a potncia de emisso do rudo. Calcule P na frequncia de 1000 Hz para o caso do asfalto emborrachado. b) Uma possvel explicao para a origem do pico em torno de 1000 Hz que as ranhuras longitudinais dos pneus em contato com o solo funcionam como tubos sonoros abertos nas extremidades. O modo fundamental de vibrao em um tubo aberto ocorre quando o comprimento de onda igual ao dobro do comprimento do tubo. Considerando que a frequncia fundamental de vibrao seja 1000 Hz, qual deve ser o comprimento do tubo? A velocidade de propagao do som no ar v = 340 m/s. Questo 07 Aps uma competio de natao, forma-se um padro de ondas estacionrias na piscina olmpica. Uma piscina olmpica oficial mede 50 metros. Se a distncia entre os ventres do padro de ondas de 50 centmetros, o nmero de ventres que aparecem na piscina e o comprimento das ondas propagantes de: a) 98 ventres e comprimento de onda de 1 metro b) 50 ventres e comprimento de onda de 50 centmetros c) 200 ventres e comprimento de onda de 2 metros d) 100 ventres e comprimento de onda de 1 metro Questo 08 Um aluno, com o intuito de produzir um equipamento para a feira de cincias de sua escola, selecionou 3 tubos de PVC de cores e comprimentos diferentes, para
Aprovao em tudo que voc faz. 2

Considerando-se iguais, nas duas situaes, as velocidades de propagao das ondas na corda, e chamando de fS e fP as frequncias com que Slvia e Patrcia, respectivamente, esto fazendo a corda oscilar, pode-se afirmar corretamente que a relao fS / fP igual a: a) 1,6. b) 1,2. c) 0,8. d) 0,6. e) 0,4. Questo 10 Um garoto que passeia de carro com seu pai pela cidade, ao ouvir o rdio, percebe que a sua estao de rdio preferida, a 94,9 FM, que opera na banda de frequncia de megahertz, tem seu sinal de transmisso superposto pela transmisso de uma rdio pirata de mesma frequncia que interfere no sinal da emissora do centro em algumas regies da cidade.
www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 04 - FSICA I - Mdulo 32

Considerando essas informaes, a) CALCULE a velocidade de propagao de uma onda na corda mi desse violino. b) Considere que a corda mi esteja vibrando com uma frequncia de 680 Hz. DETERMINE o comprimento de onda, no ar, da onda sonora produzida por essa corda. Velocidade do som no ar = 340 m/s

a confeco de tubos sonoros. Ao bater com a mo espalmada em uma das extremidades de cada um dos tubos, so produzidas ondas sonoras de diferentes frequncias. A tabela a seguir associa a cor do tubo com a frequncia sonora emitida por ele: Cor vermelho azul roxo

A figura abaixo mostra o modo fundamental de vibrao de uma corda:

Gabarito Questo 01 Nulas; pois no instante da interferncia destrutiva no h movimento dos pontos participantes. Questo 02 a) Mltiplas reflexes de sons do prprio ambiente. b) 550Hz Questo 03 a) Observe o grfico.

= 2L = 70cm = 0,7m 2 Como sabemos: V = f V = 0,7 680 = 476m / s b) A frequncia do som emitido a mesma de vibrao da corda. V = f 340 = 680 = 0,5m = 50cm
a) L = Questo 06
P . 4r2 Para o asfalto emborrachado e na frequncia de 1000Hz -6 2 a intensidade sonora l=3,0 x 10 W/m . . Aplicando os valores, vem: P P l= 3,0 106 = P 3,8 103 W 2 4r 4 ( ) 10 2

a) Como foi citado no texto l =

b) Como sabemos em uma onda V = f 340 = 1000 = 0,34m Do texto: "O modo fundamental de vibrao em um tubo aberto ocorre quando o comprimento de onda igual ao dobro do comprimento do tubo".

= 2L 0,34 = 2L L = 0,17m
Questo 07 [D] Dados: d = 50 cm = 0,5 m; L = 50 m. O nmero de ventres : L 50 N= = N = 100 d 0,5 Sabemos que a distncia entre dois ventres consecutivos meio comprimento de onda. Ento: = d = 2d = 2( ,5) = 1m 0 2 Questo 08 [D] Consideremos que os trs tubos estejam emitindo harmnicos de mesma ordem. A velocidade de propagao do som mesma, pois se trata do mesmo meio, no caso, o ar. Da equao fundamental da ondulatria: v v = f = (l) f Somente para demonstrao, consideremos o nsimo harmnico de um tudo aberto:
3 www.colegiocursointellectus.com.br

No grfico est mostrado o nvel sonoro suportvel (85dB) e este nvel atingido a 10m da britadeira. b) = f 340 = x 100 = 3,4m c) S = 10 log
I I I I 70 = 10 log 2 log 2 = 7 = 107 I0 10 10 102

I = 105 W / m2

Questo 04 a) A frequncia ser a mesma nas duas partes. Logo, temos f1 = 1. f2 v1 1f1 1 = = v2 2f2 2

b) v1 = 1f1 e v2 = 2f2. Dividindo, obtemos v1 2 4 = = . v2 1,5 3

A partir da figura do enunciado, vemos que 1 = 2 cm e 2 = 1,5 cm, de modo que

Aprovao em tudo que voc faz.

DOMUS_Apostila 04 - FSICA I - Mdulo 32

Considerando a situao apresentada, a rdio pirata interfere no sinal da rdio pirata interfere no sinal da rdio do centro devido : a) atenuao promovida pelo ar nas radiaes emitidas. b) maior amplitude da radiao emitida pela estao do centro. c) diferena de intensidade entre as fontes emissoras de ondas. d) menor potncia de transmisso das ondas da emissora pirata. e) semelhana dos comprimentos de onda das radiaes emitidas.

Questo 05

O comprimento de cada fuso, como mostrado, igual a meio comprimento de onda. Assim, para n fusos: L = n (ll) 2 Substituindo (I) em (II), vem: v nv L =n f L = 2 2f Dessa expresso, conclumos que o comprimento do tubo inversamente proporcional frequncia do som emitido. Na tabela de frequncias dadas: fvermelho < fazul < froxo. Ento: Lvermelho > Lazul > Lroxo Questo 09 [D] Slvia faz sua corda vibrar formando trs fusos, portanto, no 3 harmnico, trs vezes a frequncia do harmnico fundamental (f1); Patrcia faz sua corda vibrar no 5 harmnico, cinco vezes a frequncia do harmnico fundamental. Assim:
fs = 3f1 fp = 5f1 fs 3 = = 0,6 fp 5

Questo 10 [E] Da equao fundamental da ondulatria: Para a rdio do centro: v = c fc Para a rdio pirata: v = pfp Como a velocidade de propagao da onda a mesma, pois se trata do mesmo meio (ar), se as frequncias so iguais, os comprimentos onde tambm o so.

Aprovao em tudo que voc faz.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 04 - FSICA I - Mdulo 32

Anda mungkin juga menyukai