Anda di halaman 1dari 17

Converso Analgico-Digital ( ADC )

Conceitos Bsicos - Termos utilizados no PDS Processamento de Sinais: est relacionado com o tratamento cientfico e matemtico do sinal. Processador de Sinais: um equipamento eletrnico que realiza o processamento do sinal. Sinais Digitalizados: Representao numrica de sinais reais (som, luz, temperatura e etc...) Sinais Digitais: Dados que contem uma informao que no necessariamente representa um sinal. Exemplo: processamento de sinais atravs de letras do alfabeto, dgitos decimais e smbolos (ASCII). Tempo Real: quando uma amostra processada antes que a prxima amostra comece a ser processada. Tempo no-Real: quando eu armazeno vrias amostras, realizo o processamento destas e retorno o resultado final mais tarde.

Representao no Domnio da Freqncia Princpio de Fourier: - Qualquer sinal pode ser criado atravs de exponenciais complexas (senos e cossenos) ou qualquer sinal pode ser decomposto em uma soma de exponenciais complexas (senos e cossenos).

Domnio da Freqncia a) X ( )

F A cos( 2f1t )
X ( )

f1

f1

b) X ( )

F A cos( 2f1t ) B cos( 2f 2t )


X ( )

A B

f 2 f1 AB
f1 f2
f

f2

f1

Relao entre Tempo e Freqncia

Amplitude

Tempo

Fre q n

cia

Amplitude

f1 f 2

Freqncia

Amplitude

Tempo

Teorema de Amostragem A freqncia de amostragem (fs) deve ser no mnimo duas vezes maior que a maior freqncia do sinal para que a informao possa ser mantida aps a digitalizao. Quando essa regra no atendida, ocorre o fenmeno chamado de aliasing.

fs f f s 1,25 f fs 2 f

Converso Analgico para Digital

O diagrama abaixo mostra todos os componentes necessrios para realizar a converso analgico-digital e digital-analgico.

Vamos estudar nas prximas aulas cada subsistema envolvido neste processo.

A maioria dos sinais so contnuos como a intensidade da luz, tenso eltrica, reaes qumicas, temperatura e etc... Conversores Analgicos Digitais (ADC) e Conversores Digitais Analgicos so partes de um sistema que permite computadores digitais interagirem com sinais analgicos. A Informao Digital diferente da Contnua pois esta Amostrada e Quantizada. A quantidade de informao de um sinal dependente desses dois parmetros. Vamos aprender qual informao deve ser mantida e qual pode ser descartada atravs da anlise da freqncia de amostragem, nmero de bits e tipo de filtro, analgico ou digital, utilizado na converso analgico digital.

Amostragem: realizado pelo S/H, converte a varivel independente (tempo no exemplo) de contnuo para discreto. Quantizao: realizado pelo ADC, converte a varivel dependente (tenso no exemplo) de contnuo para discreto.

Erro de Quantizao

- Aumentar o nmero de bits de quantizao diminui o erro de quantizao. - O erro de quantizao pode ser modelado atravs do rudo randmico. - O erro mximo para uma amostra de LSB (Least Significative Bit Bit Menos Significativo), jargo para a distncia entre dois nveis de quantizao.

Como minimizar os problemas do erro de quantizao? Atravs da tcnica de Dithering, este soma um rudo randmico ao sinal analgico original antes da digitalizao.

Teorema da Amostragem
Teorema de Nyquist-Shannon ou de Amostragem: A freqncia de amostragem deve ser duas vezes maior que a maior freqncia do sinal contnuo original. Se a freqncia de amostragem for abaixo deste valor, ocorre um fenmeno chamado Aliasing. Este fenmeno tambm pode mudar a fase do sinal.

Sinal Amostrado completamente diferente do sinal analgico original No poder ser reconstrudo.

Mudana de fase devido ao Aliasing.


BOM ALIASING

Freq. Digital

f/fs
Fase do Sinal Digital (graus)

f/fs

Assim, devido a importncia da relao entre a freqncia de amostragem e a freqncia do sinal a ser tratado, o filtro antialiasing o primeiro tratamento que o sinal analgico recebe antes de ser digitalizado. Os filtros utilizados no ADC e DAC sero estudados mais adiante.

A seguir ser analisado a converso digital para analgico.

Digitalizao utilizando Simulink

Anda mungkin juga menyukai