Anda di halaman 1dari 63

Textos

Ilustraes

Projeto grfico e ilustraes Luda Lima Textos Juliana Cunha Editores Fernanda Carvalho e Renata Nascimento Reviso Semiramis Oliveira Gaveta de Bolso 2011 Alguns direitos reservados LUDA LIMA, JULIANA CUNHA e PRLOGO SELO EDITORIAL Prlogo Selo Editorial www.prologoseloeditorial.com.br
Esta obra est protegida sob licena CreativeCommons e pode ser usada por terceiros, desde que os crditos sejam citados e no haja fins lucrativos.

L698g

Lima, Luda. Gaveta de Bolso / Luda Lima, Juliana Cunha. -So Paulo: Prlogo Selo Editorial, 2011. 120 p. : il. ISBN 978-85-99349-52-6 1. Anotaes. 2. Ilustraes. 3. Textos. I. Cunha, Juliana. II Carvalho, Fernanda Barros, Nascimento, Renata (Editor). III. Oliveira, Semiramis (Reviso). IV. Ttulo. CDU - 806.90

Gaveta de Bolso um livro interativo com alguns desenhos, atividades e textinhos para te distrair enquanto fala ao telefone, espera o amigo que no chega, economiza a bateria do celular, aguarda o chefe parar de surtar, o cachorro acabar de ser tosado ou a serenidade voltar a habitar o seu corpo.

Quando as coisas ficam inadministrveis, eu me mudo. De relacionamentos, de apartamentos. Nada de reparos. J mudei de apartamento duas vezes porque o anterior ficou inadministrvel. Na verdade, tambm mudei de cidade por isso. O meu apartamento em Salvador, que eu amava muito, ficou cheio de cupins. Srio, ficou cheio de tal forma que um belo dia o armrio despencou em cima da porta do banheiro e eu fiquei presa. Da eu mudei de cidade. Acho que eu sou tipo o Jeca Tatu que muda de casa para no fazer reparos. Remendo Para qu? Se uma casa dura dez anos e faltam apenas nove para que ele abandone aquela?, dizia o Jeca. Acho que estou inserida em toda uma tradio nacional.

O fato de um personagem ser idiota no significa que o filme/livro/pea seja idiota e muito menos que o autor/ator/ diretor seja idiota. Colocar um personagem idiota, com ideias idiotas em uma tela e fazer voc se identificar com ele, se importar com ele, me parece um exerccio de fico muito mais legal do que colocar um tipinho, assim, meio parecido com o que voc quer ser, soltando meia dzia de piadas que voc gostaria de soltar e puf. Se eu fizesse qualquer tipo de fico no Brasil, escolheria personagens marcianos. Eles seriam azuis e teriam olhos na sola do p, para ningum fazer uma conexo com o ET Bilu e dizer que eu estou criticando os rumos da ufologia no pas. Eles falariam tico e s citariam autores marcianos. Essa seria minha tentativa, minha ltima tentativa, para ver se as pessoas deste pas compreendem o que fico e o quanto esta no se interessa em ser fascista ou profunda ou em abarcar toda a realidade de mil nuances de uma sociedade.

Ajude o amigo sem noo a compreender onde fica o fim da fila.

Caminhos errados: a. procurar um conhecido no meio da fila; b. fingir que vai pedir uma informao e por l ficar; c. mancar.

Seinfeld disse que o casamento era sempre a festa de uma noiva com um cara qualquer. A noiva importava, o cara nunca. Todos os casamentos legais que conheo so fictcios. Acho que isso diz alguma coisa. Eu nunca fui a uma nica festa de casamento legal, sempre um ritual chato onde uma megalomanaca com sonhos de princesa tardios se diverte enquanto as pessoas olham para ela. Algum com todas as faculdades mentais intactas produziria uma festa inteira com o nico objetivo de ser olhada? Essas pessoas conhecem o Fotolog? Facebook, talvez?

O Tigre e a Neve (Roberto Benigni): Um casamento que s acontece nos sonhos com presena de Tom Waits cantando You Can Never Hold Back Spring", um noivo de cueca e uma exmulher como noiva. Mais bonitinho impossvel. Kill Bill (Quentin Tarantino): Piranhas coligadas do ex-namorado invadem o casrio, matam noivo e convidados. Depois de um longo coma, noiva volta para se vingar. Quando for assim, convidem-me.

Quando eu fazia anlise, meu analista passou um exerccio muito maldoso que, por pura falta de gosto, refao periodicamente. O exerccio em questo uma lista de pessoas com as quais voc se estranhou na vida. A pegadinha do Mallandro era a seguinte: ele te perguntava se, na sua opinio, voc era uma pessoa fcil de conviver. Pode parecer brinks, mas eu me considero bem fcil de conviver. Meu namorado tambm me considera. Quando eu morava em repblica tambm me consideravam. Claro que depois que voc respondia sim, ele vinha com esse lance da lista. E claro que a minha lista era longa. Mas o que eu venho formulando desde ento que o fato da sua lista ser longa no significa absolutamente nada.

Perceba que existem pessoas que so to caricatas, to arquetpicas, que elas nem se constituem como indivduos. So tipo uma massa amorfa que se configura ora como Maria, depois de uns meses surge das cinzas como Joaquina e todas elas me detestam, com todas elas eu tenho problemas, mas no acho que elas possam contar mais de uma vez na minha lista e baixar o meu score de legalzice, sabe. Acho que precisa ter tipo um contador de acessos nicos para essa questo, seno voc fica contando os F5 que as mocreias deram.

Seria legal se as pessoas parassem de se admirar loucamente e voltassem a ser amigas. Quando no tinha internet, quando passagem era cara, ngo tinha que calar a boca e ser amigo do vizinho. E que se dane se o vizinho no tinha nada a ver com voc. Da, veio a Gol, veio o Netscape e o legal admirar. Acho lindo, acho perfeito, mas no basta. Basta? No tem como bastar. Observe que o princpio da amizade que voc ser amado mesmo sendo uma toupeira enquanto o princpio da admirao que voc ser amado por no ser uma toupeira. To bvio que no vai prestar. To bvio que voc uma toupeira.

Tenho conseguido no comprar demais. O fato de praticamente no ter dinheiro ajuda, mas o mrito de no contrair emprstimos no caixa eletrnico nem usar o carto de crdito meu, todo meu. Meu carto de crdito j foi congelado (literalmente), enterrado (tambm literalmente) e cancelado (ficcionalmente). Depois de tudo isso, ele sempre surge desenterrado da prpria cova, tipo Kill Bill, pronto pra fazer sua cara mais irnica e berrar: No autorizado.

Voc era original at a internet se popularizar. Desde 2004, quando o Orkut criou uma comunidade com vinte mil fulanos reivindicando para si cada aspecto da sua personalidade, est difcil inventar algo novo. Cada uma de nossas ideias de um milho de dlares j foi pensada por um asitico, que inclusive postou fotos do prottipo no blog dele.

Por volta de 2005, um amigo designer passou milhares de horas no computador, saiu de l com uma foto de Paris parecendo uma maquete. Ele jurava que tinha inventado uma tcnica de transformar fotos de cidades em brinquedinhos. Uma rpida busca no Google mostrou pra ele que a tcnica tinha nome, tutorial e uma lista imensa de adeptos. Era o tilt shift.

Eu vejo muita gente falando que tem problemas com sogras, mas reparem que no existem mais de quinze tipos de sogra, sendo que cinco tipos praticamente monopolizam o mercado sogreiro. Ento, se voc namorou cinco pessoas e teve problema com as cinco sogras, isso no necessariamente significa que o problema est em voc: provavelmente elas eram todas a mesma. Um dia voc ter a sorte de tirar um tipo diferente de sogra, vai se dar bem com ela e as pessoas diro que voc mudou. No foi voc que mudou, foi a primeira sogra que finalmente foi embora.

No comeo, os professores amam os alunos por sua originalidade, o que no dura muito porque, n, alunos no so originais, todo ano vem uma nova leva de pessoas bem parecidas. Depois, na prpria repetio dos tipos que se concentra o amor do professor. Porque, se a cada ano surgissem pessoas inteiramente novas, seria muito difcil se apegar a elas e mais difcil ainda v-las ir embora no fim do ano. O fato de serem sempre os mesmos que te deixa pronto para amar imediatamente aquele aluno barulhento do fundo da sala sob a luz do amor que sentimos por todos os outros barulhentos que vieram antes dele.

Sabe aquela piada velha sobre o dicionrio do lisboeta? Algo assim: o lisboeta vai procurar narrao no dicionrio. Vai l e encontra: Narrao: ato ou ao de narrar. Ele coa o queixinho sujo de empadinha e fala: Mas ora pois, eu no sei o que narrar. Da ele procura no dicionrio o que narrar: ato ou ao de produzir uma narrativa. E o portugus fica horas passando de um termo ao outro sem achar patavina da explicao. A pegadinha do Mallandro que isso existe mesmo. Pelo menos quando se trata de palavres em grego. Se voc procurar um palavro desses usados nas peas do Aristfanes no dicionrio de grego, ele pega e, em vez de traduzir para o ingls, traduz para o latim. Da voc pega o dicionrio de latim e, em vez dele traduzir para o ingls, traduz para o grego. Legal, n? O palavro que originou a descoberta foi euriprktos. Aquele de nus vasto, na traduo do meu professor de estudos clssicos. Cuzo, na minha adaptao livre.

Um dos maiores dilemas da pessoa que escolhe ser freela que, para sua me, famlia, sogros e grande parte da sociedade, voc sempre ser um loser desempregado. Se estiver ganhando bem, eles mudam de opinio, pensam que traficante de drogas.

- Como ele est? - Ah, no muito bem. Tenho sido uma vaca com ele, mas j o fiz achar que o fato de eu estar sendo uma vaca coisa da cabea dele e que na verdade ele que est errado por mil motivos. - Ento vai ficar tudo bem? - Sim, sim, claro.

Acho que toda pessoa que pretende se definir como reprter deveria cobrir Cotidiano por pelo menos um ms na vida. Assim como toda pessoa que pretende se definir como adulta deveria lavar pelo menos uma cala jeans na mo. Claro que isso deixaria o mundo com bem poucos adultos na classe mdia e bem poucos reprteres cobrindo Moda, e essa seria apenas uma das maravilhas da aplicao da minha teoria.

Nenhuma banda - a no ser, sei l, o Radiohead -, faz um CD inteiro s com msica de fossa. At o Oasis, que acha tranks chutar f na cara, importa-se com a nossa sade o suficiente para pontuar a fossa com umas msicas mais para cima. Por isso, quando voc est na fossa, quando voc quer curtir uma posio fetal no cho da cozinha, tem que fazer sua prpria playlist. A minha playlist de fossa costuma comear com Bewitched, Bothered and Bewildered e acabar comigo cantando Karma Police em tom ameaador na parte do This is what you get when you mess with us. Ou cantando I Will Survive na verso do Cake, virando o cachorro e empurrando a bundinha dele em direo porta na parte do Just turn around now you're not welcome anymore. Bewitched, Bothered and Bewildered, Ella Fitzgerald A Kiss to Build a Dream On, Louis Armstrong I'll Never Fall in Love Again, Dionne Warwick Save Me, Aimee Mann Take the Box, Amy Winehouse Loser, Beck All by Myself, Sheryl Crow I Will Survive, Cake Hapiness is a Warm Gun, The Beatles Karma Police, Radiohead

Antes as pessoas me convidavam para as coisas, eu avaliava, emitia uma opinio interna, procurava o endereo no Google Maps, consultava o papel tosco preso na parede da minha mesinha - que podemos chamar aqui de agenda - e ento no ia. De uns tempos para c, notei que eu nunca ia mesmo, gostando ou no gostando, sendo perto ou sendo longe, estando folgada ou apertada, com dinheiro ou sem dinheiro. E, a partir de ento, parei de avaliar. Ngo convida. Eu no vou. Sem tantos passos para chegar ao mesmo lugar (cozinha, no caso), tenho mais tempo para me sentir mal por no atender aos convites, por no dar ateno aos meus amigos e por ser uma maleta sem ala presa dentro de casa.

Aos poucos, vou aplicando a mesma lgica a outros campos da vida. Chocolate, por exemplo. Parei de olhar o preo, achar caro, olhar as calorias, achar gordo, levar para a casa, fingir que vou comer um quadradinho por dia porque isso ser equilibrada e, s depois de todo esse lenga-lenga, comer a barra de uma sentada. Agora assim: olhei, abri, comi na fila do caixa. Percebo que a falta de reflexo intil prvia libera espao para mais reflexo intil no ps-ato. No isso que o Feng Shui ensina?

Juliana Cunha, 23 anos, reprter e estuda letras. Mora em So Paulo, mas de Salvador. Gosta de ler, escrever, comer e dormir. Para todo o resto responde, assim como Bartleby, que preferiria no fazer.

Luda Lima ilustradora de Braslia, embora more em So Paulo. Faz trabalhos para veculos como a Folha de S.Paulo, Editora Abril e a Revista UMA. Ela sempre usa aquarela porque uma tinta que exige uma mo bem levinha, que de dureza j basta a vida mesmo.

Gaveta de Bolso 1 edio tem uma tiragem de 300 exemplares. A impresso foi feita pela grafica RR Donnelley em papel plen 90g, em So Paulo, no ms de setembro de 2011.

www.prologoseloeditorial.com.br

Caderno de anotaes genricas para quem tem pnico de pgina em branco. Dirio de gravidez para no grvidas. Sonhrio para no hippies. Uma forma moderna e eciente de engavetar suas ideias logo que elas surgem, coletando da fonte. Com a frustrao a gente trabalha depois. Lentamente.

Anda mungkin juga menyukai