Anda di halaman 1dari 19

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

QUESTES CORRIGIDAS FORA MAGNTICA NDICE


VETORIAIS: REGRA DA MO1 ALGBRICOS: MDULO DA FORA MAGNTICA8 MOVIMENTO CIRCULAR NUM CAMPO MAGNTICO UNIFORME16

Vetoriais: regra da mo
1.
(UFMG 2006) Em algumas molculas, h uma assimetria na distribuio de cargas positivas e
negativas, como representado, esquematicamente, nesta figura:

Considere que uma molcula desse tipo colocada em uma regio onde existem um campo eltrico E e

um campo magntico B , uniformes, constantes e mutuamente perpendiculares. Nas alternativas abaixo, esto indicados as direes e os sentidos desses campos. Assinale a alternativa em que est representada CORRETAMENTE a orientao de equilbrio dessa molcula na presena dos dois campos.

www.fisicanovestibular.com.br

2 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna CORREO: questo inteligente, que engana o aluno, e seleciona! Molculas polares fazem parte do contedo da Qumica. A fora magntica dada por: F = q.v.B.sen, onde v a velocidade. A molcula fica em Equilbrio (de novo) depois de colocada, veja que no foi lanada! Assim, colocada, sua velocidade zero, e a fora magntica nula. O magnetismo, nesse caso, no influi! Por DEFINIO, o vetor campo eltrico sai da carga positiva e chega na negativa! Portanto, a carga positiva tende a se mover a favor do campo eltrico, e a negativa no sentido contrrio. A molcula se orienta desta forma! Pode-se especular e argumentar que no instante em que ela se mover, orientando-se de acordo com o Campo Eltrico, ter velocidade e sentir o Campo Magntico. Mas, num instante pequeno, logo a molcula entra em Repouso (Equilbrio), orientada pelo Campo Eltrico, e a fora magntica some novamente. Melhor nem viajar na maionese... H uma excelente descrio de um fenmeno semelhante, no livro Curso de Fsica, Beatriz Alvarenga e Antnio Mximo, Vol. 3, no Tpico Polarizao de um isolante.

OPO: B. 2. Um eltron penetra, com velocidade V , numa regio do espao onde existe um campo magntico B representado pelo smbolo , que significa saindo do plano da pgina. Qual das opes seguintes melhor representa o sentido da Fora Magntica que age sobre esta carga?

B
a) b) c) d) CORREO Aplique a regra da mo, utilizando a ESQUERDA, pois eltron carga negativa. OPO: A. 3. (UFMG/94) Na figura a seguir, trs partculas carregadas M, N e P penetram numa regio onde e

existe um campo magntico uniforme B (vetor), movendo-se em uma direo perpendicular a esse campo. As setas indicam o sentido do movimento de cada partcula. A respeito das cargas das partculas, pode-se afirmar que

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna a) M, N e P so positivas. b) N e P so positivas. c) somente M positiva. d) somente N positiva.

CORREO
Novamente a regra da mo, porm para fora. Coloquei um desenho para lhe lembrar. E, o smbolo significa que o campo magntico est para dentro da pgina. Como ilustrei a mo direita e a fora saiu para cima, veja que N positiva, M negativa veja pelas costas da mo direita ou use a esquerda e P negativa tambm note que inverti a mo direita para lhe mostrar a fora sobre P seria para baixo se ela fosse positiva. Tenho uma aula sobre a regra da mo. Se quiser baix-la, v no link: http://www.fisicanovestibular.xpg.com.br/aulas/forca_magnetica.rar

OPO: D.

4. (UFOP) Um feixe de eltrons em um tubo de raios catdicos propaga-se horizontalmente, projetando-se


no centro O da tela do tubo. Estabelecem-se, no interior do tubo, um campo magntico ( B ) , vertical, de baixo para cima, e um campo eltrico ( E ) , vertical, de cima para baixo (veja figura abaixo). Nessas condies, podemos afirmar que o feixe de eltrons se desvia para:

a) b) c) d)

um ponto na regio 1. um ponto na regio 2 um ponto na regio 3. um ponto na regio 4.

CORREO
tima questo, que tem a ver com o funcionamento de uma tv de tubo de imagem, bem como mistura os campos eltricos e magnticos, como a experincia de Thomson. Veja o link: http://quantizado.blogspot.com/search/label/Thomson . www.fisicanovestibular.com.br

4 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Decoreba fundamental: o campo eltrico sai do mais e chega no menos. Logo, o eltron vai para cima, contra o campo. Usando a mo esquerda, porque carga negativa, e lembrando: os 4 dedos acompanham o campo, para cima; o dedo acompanha a velocidade, para a direita; a palma da mo esquerda mostra a fora para dentro da pgina. Juntando pra cima e pra dentro, d a regio 1!

B
+

OPO: A.

5. (PUC-RS/2001) A figura abaixo representa um fio metlico longo e retilneo, conduzindo corrente eltrica i, perpendicularmente e para fora do plano da figura. Um prton move-se com velocidade v, no plano da figura, conforme indicado.

Represente a fora magntica que age sobre o prton. CORREO Regra da mo direita duas vezes, primeiro para achar o campo, depois a fora magntica. Veja: abraando o fio com o dedo seguindo a corrente, para fora, os outros dedos mostram o campo para cima. Agora, a fora sobre o prton, positivo, mo direita. A palma da mo saiu miio torta mostra uma fora magntica para fora do plano do papel.

FMag

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

6.

(UFMG/00-modificado) A figura mostra parte da trajetria descrita por um feixe de prtons na presena de um campo magntico. As setas indicam o sentido do movimento dos prtons.

Nas alternativas, o sinal representa um vetor perpendicular ao papel e "entrando" nele e o sinal perpendicular, mas "saindo" do papel. Assinale a alternativa em que esto representados corretamente a direo e o sentido do campo magntico de prtons.

, um vetor tambm que atua nesse feixe

CORREO: A questo envolve a Fora Magntica, o que fica claro pelo campo magntico B citado no enunciado. Como uma questo vetorial, sem preocupao com o mdulo valor devemos usar a regra da mo. Pelo desenho, nota-se que as cargas positivas prtons se movem + para a esquerda velocidade, dedo da mo direita. Com se desviam para baixo, a fora para baixo palma da mo. Os 4 dedos restantes mostram o

campo magntico entrando, ou seja,

Fmag

OPO: A.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

7. (UFMG/01) Na figura, esto representadas duas placas metlicas paralelas, carregadas com cargas de mesmo valor absoluto e de sinais contrrios. Entre essas placas, existe um campo magntico uniforme B , perpendicular ao plano da pgina e dirigido para dentro desta, como mostrado, na figura, pelo smbolo .

Uma partcula com carga eltrica positiva colocada no ponto P, situado entre as placas. Considerando essas informaes, assinale a alternativa em que melhor est representada a trajetria da partcula aps ser solta no ponto P.

CORREO Devemos lembrar que o magnetismo vem do movimento das cargas eltricas (Oersted - http://quantizado.blogspot.com/search/label/oersted ). Enquanto a carga estiver parada, ela no sentir nenhuma fora magntica. Porm, ela vai se mover devido fora eltrica. Mais apaixonado por menos! Para cima, no caso. A regra da mo direita, para fora em cargas positivas, com o dedo seguindo a velocidade para cima, os quatro dedos seguindo o campo para dentro , mostra uma fora magntica para a esquerda, pela palma da mo.
www.fisicanovestibular.com.br

Fmag

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

A combinao de uma velocidade para cima com uma fora para a esquerda d uma curva para cima e para a esquerda, como mostrado. Basta lembrar-se de um projtil, por exemplo, lanado para frente, sob ao do peso, para baixo. Ele se curva para baixo... OPO: C.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

Algbricos: mdulo da fora magntica


8. (UFMG 2006)
Em um experimento, Andr monta um circuito em que dois fios retilneos . K e L , paralelos, so percorridos por correntes eltricas constantes e de sentidos opostos. Inicialmente, as correntes nos fios so iguais, como mostrado na Figura I. Em seguida, Andr dobra o valor da corrente no fio L, como representado na Figura II.

Sejam FK e FL , respectivamente, os mdulos das foras magnticas nos fios K e L. Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que A) na Figura I B) na Figura I C) na Figura I D) na Figura I , FK = FL , FK = FL , FK = FL , FK = FL

= 0 e, na Figura II, FK FL.


0 e, na Figura II, FK FL . = 0 e, na Figura II, FK = FL 0. 0 e, na Figura II, FK = FL 0 .

CORREO: a questo envolve o conhecimento bsico de Magnetismo: quando a corrente eltrica circula em um fio, ele se comporta como um m, isto , cria um campo magntico em torno de si. Dois fios (ms) prximos ou se atraem ou se repelem. Ento, haver fora, nos dois casos! Na situao mostrada, inclusive, iro se repelir (usar duas vezes a regra da mo: para encontrar o campo de cada fio e a fora em cada um), o que no relevante resoluo. Finalmente, a questo cobra a 3 Lei de Newton: Ao x Reao! Este par de fora SEMPRE tem o mesmo mdulo! Ao dobrar a corrente, a fora magntica aumenta, mas no foi o que a questo cobrou! A fora aumenta em relao figura I, mas continua com valores iguais nos dois fios! a velha estria repetida tantas vezes em sala: se um m atrai a geladeira, ela tambm atrai o m, com fora de mesmo mdulo! S que a estria veio numa roupagem sofisticada, e um aluno mais distrado, apesar de certamente conhecer de cor a 3 Lei, erra, infelizmente. Muitas pessoas trabalham com a idia errada de que fora do maior sobre o menor maior que a do menor sobre o maior. E no : so iguais! OPO: D.

(UFMG/2007) QUESTO 06 (Constituda de trs itens.) Trs partculas R, S e T , carregadas com carga de mesmo mdulo, movem-se com velocidades iguais, constantes, at o momento em que entram em uma regio, cujo campo magntico constante e uniforme. A trajetria de cada uma dessas partculas, depois que elas entram em tal regio, est representada nesta figura: www.fisicanovestibular.com.br

9.

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

Esse campo magntico perpendicular ao plano da pgina e atua apenas na regio sombreada. As trajetrias das partculas esto contidas nesse plano. Considerando essas informaes, 1. EXPLIQUE por que as partculas S e T se curvam em direo oposta da partcula R. Suponha que o raio da trajetria da partcula T mede o dobro do raio da R. 2. DETERMINE a razo entre as massas dessas duas partculas. Em um forno de microondas, a radiao eletromagntica produzida por um dispositivo em que eltrons descrevem um movimento circular em um campo magntico, como o descrito anteriormente. Suponha que, nesse caso, os eltrons se movem com velocidade de mdulo constante e que a freqncia da radiao produzida de 2,45 x 109 Hz e igual freqncia de rotao dos eltrons. Suponha, tambm, que o campo magntico constante e uniforme. 3. CALCULE o mdulo desse campo magntico.

CORREO
1. Nesta questo sobre Fora Magntica, a primeira pergunta foi tranqila. O sentido da fora magntica depende do sinal da carga: + ou - . Logo, S e T, que se desviaram no mesmo sentido, possuem cargas de mesmo sinal, enquanto R, que se desviou no sentido contrrio, possui sinal contrrio s outras duas partculas. 2. Lembrando que a Fora Magntica, nesse caso, faz o papel de Fora Centrpeta, chega-se a uma relao comentada em sala e nos livros didticos: R =

mv . As partculas Bq

tm mesma carga q, mesma velocidade v e entram no mesmo campo B dobro do raio significa dobro da massa!

mT =2. mR

3.

O movimento dos eltrons Circular e Uniforme v = 2Rf. Substituindo na relao anterior: R =

m2 R f m2 f B= . Temos a massa e carga do eltron na primeira Bq q

pgina. A freqncia foi dada e 3,14. A nica conta chata da prova, at ento! www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

10

9,1x1031 x 2 x3,14 x 2, 45 x109 B= = 8,8.102 T 1, 6 x1019


10.
(UFVJM/2008) Observe esta figura.

. O jeito calcular a mo!

Nessa figura, duas barras metlicas fixas e separadas por uma distncia d igual a 20 cm formam um plano, cuja inclinao em relao ao plano horizontal igual a = 30. No espao, tem-se um campo magntico uniforme ( B ) igual a 1,5 T, perpendicular ao plano inclinado e entrando nele, conforme demonstrado na figura. As duas barras so ligadas por um resistor com resistncia R igual a 2 . Outra barra metlica, de massa m = 100 g, desloca-se sobre as barras fixas, a partir do repouso e dos extremos superiores das barras inclinadas e tambm sem atrito. Suponha que as resistncias das barras sejam desprezveis e a acelerao da que a barra gravidade no local seja igual a 10 m/s2. ASSINALE a alternativa que contm o valor correto do instante em em movimento atinge a velocidade terminal. A) 5,00 segundos. B) 1,00 segundo. C) 4,00 segundos. D) 2,22 segundos.

CORREO
Ave Maria! De hora em hora o trem piora! Agora temos Magnetismo misturado com Leis de Newton. Quero ver um aluno da escola da zona rural l de Minas Novas, escola que j visitei, por sinal, fazer esta questo... Ou do Ensino Mdio da escola do distrito de So Gonalo do Rio das Pedras! Acreditava que, enquanto a escola pblica vai melhorando aos poucos, estes alunos tambm deveriam ter chance de entrar na UFVJM! Mas j vi que no isto o que a COPEVE quer, absolutamente... Nada de questes conceituais e bem ilustradas, que valorizam muito mais a capacidade de interpretao do aluno. O negcio e falar menos e corrigir mais. Vamos l! A teoria: medida em que a barra cilndrica rola descendo o plano, a rea para fluxo magntico no interior do circuito varia, gerando uma fora eletromotriz que provoca uma corrente eltrica. Pela Lei de Lenz, contrariar a causa que a causou, aparecer uma fora magntica que tende a equilibrar www.fisicanovestibular.com.br

11 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna a componente do peso da barra paralela ao plano, tangencial, fazendo com que ela desa em MRU, na velocidade chamada de terminal. S isto! Questo boa tambm, para o IME, talvez... E mais: o desenho est mal feito! Se o campo magntico est entrando no plano, no pode ser desenhado paralelo barra cilndrica! Partimos do desenho:

Fmag = Ptang Bi l.sen = mg .sen


Se precisar, revise o plano inclinado, sua decomposio da fora peso. Da:

Bi l .sen90 = mg .sen30 2 Bi l = mg

O campo est perpendicular corrente i . S na teoria, como eu disse, no desenho no! Da Lei de Ohm: i = V / R = / R .

Fmagntica

corrente i ( Lenz )

2B

l = mg . Mas, da Lei de Faraday,

Ptangencial

para uma barra que se move num campo B : = l BV. E l = d neste caso!

lBV Peso 2B l = mg . Agora precisamos de uma aproximao: supondo que a barra desa em R
Movimento Uniformemente Variado, teremos V = at partiu do repouso e num plano inclinado a = gsen, no caso, a = gsen30 = g/2 . Confira a acelerao num plano inclinado sem atrito. Porm, trata-se de uma aproximao, afinal, a fora magntica depende da velocidade, que aumenta at a terminal na descida! Logo, no um MUV! Se a fora varia, a acelerao tambm varia! Mas, feita esta aproximao grosseira, teremos:

Rm g 2 B 2 d 2 at = mg t = R 2 B 2 d 2 g sen30
Finalmente, poderemos substituir os valores e fazer as contas:

At aumentei o tamanho para ficar mais visvel! Acho que estamos quase l.

2.0,1 Rm 1 t= 2 2 = 2 = 2 Bd 2, 25.0, 2 1,5 .0, 2


20

1 100 = 2, 22s t= = 0, 45 45
9

www.fisicanovestibular.com.br

12 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Questo terrvel! Extremamente complexa, com uso de muitas, sem a menor necessidade! No seleciona: ser acertada no chute e errada pela maioria! Aposto, mas no poderemos conferir visto que a UFVJM no divulga estatsticas de acertos, como o ndice de discriminao. E, se divulgasse, veramos que a qualidade deste tipo de questo para l de questionvel! Duas coisas que estranhei muito nesta questo e chego a achar que ela esta errada, do ponto de vista da Fsica: a primeira que o resultado no depende da gravidade (!?) e a segunda foi a aproximao do MUV, a meu ver completamente incorreta. Talvez haja uma forma mais simples de resolv-la. Aguardo quem quiser tentar! E, pela dificuldade, sei que gente vai ver a resoluo sem entender...

OPO: D.

11.

(UFVJM/2008) Esta figura apresenta a configurao do vetor campo magntico, B .

Um fio retilneo, de comprimento

l = 10 cm, colocado perpendicularmente ao campo magntico uniforme, de

mdulo igual a 0,5 T. Uma corrente eltrica de intensidade i = 60 A percorre o fio, no sentido positivo de y. Sobre a fora magntica no fio, ASSINALE a alternativa correta. A) B) C) D) 3,0 N, perpendicular ao papel e entrando nele. 300 N, perpendicular ao papel e saindo dele. 3,0 N, perpendicular ao papel e saindo dele. 300 N, perpendicular ao papel e entrando nele.

CORREO
Questo biz, afinal trata do mesmo assunto da anterior: Fora Magntica! Tambm acho ruim repetir assunto numa prova curta! Pela regra da mo, podemos descobrir primeiro o sentido da fora. Vejamos o desenho e a regra.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

13

Crditos: Google, 15/01/08.

Vemos que, para uma corrente para cima e um campo magntico para a direita, a fora magntica ser para dentro da pgina. Coloque a mo na posio e perceba! Sobram A e D. Quanto ao mdulo da fora, frmula e conta direta:

Fmag = Bi l .sen = 0, 5.6 0 .

1 .sen90 = 3, 0 N 10

OPO: D.
(UFOP/2o 2007) Assinale abaixo a alternativa incorreta: A) O trabalho exercido sobre uma partcula carregada eletricamente por parte de foras magnticas nulo. B) O mdulo do campo eltrico e o potencial eltrico criado por uma carga eltrica puntiforme so proporcionais, respectivamente, ao inverso do quadrado da distncia carga e ao inverso da distncia carga. C) O movimento de uma carga puntiforme entre as placas carregadas de um capacitor de placas paralelas de velocidade constante. D) Um nutron penetrando em uma regio de campo eltrico uniforme no sofre nenhuma deflexo.

12.

CORREO Questo misturada sobre Eletromagnetismo. Vrios temas, da Eletrosttica a Fora Magntica. a) Regra da mo: a Fora Magntica sempre perpendicular ao movimento da partcula. Foras perpendiculares fazem o papel de centrpeta! No alteram o mdulo da velocidade! = F.d.cos, cos90 = 0 . Foras perpendiculares ao deslocamento no realizam trabalho! Certo!

b)

kQ E = o2 d

kQ V= o e d

, logo, est correto.

c) Veja a figura: um campo uniforme, criado por um capacitor. Ao se mover l dentro, um eltron sofre uma fora constante, que provoca uma acelerao constante!

+ + + + + +

F
-

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

14

E=

F , E = k F = k , F = m a a = k! q

Aceleraes constantes do origem a movimentos uniformemente variados! Errada a alternativa! d) Claro que um nutron no sofre fora eltrica, pois no tem carga! Certo! OPO: C.

13.

(UFMG/2010) Reaes nucleares que ocorrem no Sol produzem partculas algumas eletricamente carregadas , que so lanadas no espao. Muitas dessas partculas vm em direo Terra e podem interagir com o campo magntico desse planeta. Nesta figura, as linhas indicam, aproximadamente, a direo e o sentido do campo magntico em torno da Terra:

Nessa figura, K e L representam duas partculas eletricamente carregadas e as setas indicam suas velocidades em certo instante. Com base nessas informaes, Alice e Clara chegam a estas concluses: Alice - Independentemente do sinal da sua carga, a partcula L ter a direo de sua velocidade alterada pelo campo magntico da Terra. Clara - Se a partcula K tiver carga eltrica negativa, sua velocidade ser reduzida pelo campo magntico da Terra e poder no atingi-la. Considerando-se a situao descrita, CORRETO afirmar que A) apenas a concluso de Alice est certa. B) apenas a concluso de Clara est certa. C) ambas as concluses esto certas. D) nenhuma das duas concluses est certa.

CORREO www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

15

A Fora Magntica, cobrada para duas partculas em circunstncias distintas. Lembra-se da regra da mo: o vetor fora magntica perpendicular ao plano formado pelos vetores campo magntico e velocidade (ou corrente). D uma olhada num esqueminha, s para lembrar. Costumo aconselhar os alunos a usarem as duas mos: a destra para cargas positivas e a sinistra para cargas negativas. Tm outros que preferem a regra do revlver, que a mesma... Bem, L tem uma velocidade perpendicular ao campo, o que inclusive facilita achar a fora. Mas a pergunta no para onde a fora aponta: L sofre fora? Sim! E foras, segundo Newton, provocam acelerao (2 Lei). Alteram a velocidade.

Agora, a frmula da fora magntica: F = qvBsen . O , cujo seno est na relao, o ngulo formado entre os vetores velocidade e Campo Magntico. K se move na direo do campo, com = 0 e sen 0 = 0. Logo, L no sofre fora. Partculas que se movem na direo do campo nunca sofrem. Costumo frisar em sala, inclusive, como uma observao relevante.

OPO: A.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

16

Movimento circular num campo magntico uniforme


14.
(UFSJ 2 2006) Nesta figura, o smbolo X representa um campo magntico uniforme B penetrando perpendicularmente no plano do papel.

Se um prton de carga Q, velocidade V constante, lanado dentro desse campo de modo que a direo do vetor velocidade seja perpendicular direo do vetor B, esse prton fica sujeito ao de uma fora magntica que A) provoca uma acelerao para fora do campo. B) no exerce influncia sobre a sua trajetria. C) faz com que ele descreva um movimento circular. D) aumenta o valor da sua velocidade.

CORREO
Quem assiste aula sobre este assunto deve lembrar que cargas em campos magnticos sofrem foras que tendem a faz-las descrever movimentos circulares. Difcil vai ser desenhar a mo, para a regra da mo!

F : sentido B : 4 dedos
do tapa

: dedo

+
mo direita

Pela posio do desenho, v-se que pela regra da mo o prton, ao entrar no Campo B, sofrer uma fora (em vermelho) para cima, que tende a desvi-lo num arco de circunferncia para cima. No me lembro se j sugeri, acho que sim, em outra correo, mas se no, quem quiser ver uma aplicao interessantssima deste tipo de movimento d uma olhada no funcionamento do acelerador de partculas Ciclotron, no site PET FSICA, DA UEM: - http://www.pet.dfi.uem.br/animacoes/elmag/elmag009/index.html .

OPO: C.
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

17

15. Quando uma partcula carregada penetra em uma regio do espao onde existe um campo magntico uniforme perpendicular sua velocidade, sua tendncia descrever uma trajetria: a) retilnea. b) parablica. c) circular. d) hiperblica. CORREO O campo magntico no capaz de alterar o mdulo da velocidade, apenas sua direo. E, no caso de um campo uniforme, a trajetria circular. OPO: C. 16.
(UNESP/95) Uma partcula de pequena massa e eletricamente carregada, movimenta-se da esquerda para a direita com velocidade constante v1 , entra uma regio que h um campo magntico uniforme. Devido ao desse campo sobre a carga, a partcula descreve uma semicircunferncia e retorna para a esquerda com velocidade v2 , paralela a v1 , com v1 = v2 , como mostra a figura a seguir.

a) Qual a direo das linhas desse campo magntico? b) Explique por que v1 = v2 .

CORREO
Questo interessante, sobre movimento de cargas em um campo magntico. Sua compreenso ajuda a entender o funcionamento de um acelerador de partculas como o ciclotron: http://www.pet.dfi.uem.br/anim_show.php?id=170 . A questo no fala o sinal da carga, e tambm no pergunta o sentido do campo. Mas, veja que a fora claramente para baixo... Foi para baixo que a partcula se curvou... Veja uma mo colocada para lhe ajudar a entender o campo, pela regra. Como ilustrei a mo direita, temos o campo pra dentro, a velocidade pra direita e a fora pra cima. Mas, a fora pra baixo, logo a carga teria que ser negativa! Ou, um campo para fora com a carga positiva tambm daria a fora pra baixo. Coloque a www.fisicanovestibular.com.br

18 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna mo e veja. O campo pode ser pra dentro ou pra fora, mas, sempre na direo perpendicular ao plano da pgina. E, como ocorre sempre, a fora magntica faz o papel de fora centrpeta, apenas. A regra da mo j mostra uma fora perpendicular velocidade. Neste caso, curva a carga, alterando a direo de sua velocidade, mas sem alterar seu valor.

17. O LHC, grande colisor de hdrons, considerado a maior mquina do mundo. Ele possui 27 km de extenso, e um enorme acelerador de partculas. Ele est quase pronto para entrar em funcionamento novamente! Nas primeiras tentativas, houve vazamento de gs Hlio. Veja uma foto.

Fonte: Wikipedia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Colisor_de_H%C3%A1drons , acesso em 26/10/09.

Seu formato circular e a combinao de foras eltricas e magnticas so capazes de acelerar um prton at energias estupendas, de 7 TeV ( tera eletron-volts). As foras magnticas cumprem um papel fundamental nesta tecnologia, da qual se espera grandes avanos e novas descobertas na fronteira da Cincia. Sobre a atuao dos campos magnticos nos prtons acelerados correto afirmar que: a) provocam foras magnticas que aumentam o mdulo da velocidade das partculas. b) mantm a temperatura abaixo de 200 C. c) fornecem energia atravs de reaes nucleares, continuamente. d) proporcionam a curva, j que a fora magntica faz o papel de fora centrpeta. CORREO A regra da mo um macete para o que na verdade um produto vetorial. Por ela, v-se que a fora magntica sempre atua como centrpeta, provocando curvas. E no aumentando a velocidade, papel este da fora eltrica. Veja a experincia de Thomson http://quantizado.blogspot.com/search/label/Thomson e a Aurora http://quantizado.blogspot.com/search/label/aurora . So exemplos da fora magntica proporcionando curvas.
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

19

OPO: D.

www.fisicanovestibular.com.br

Anda mungkin juga menyukai