Anda di halaman 1dari 3

ERGONOMIA Prof.

Ricardo

LER / DORT 1. O que LER/Dort? As LER/Dort (Leses por Esforos Repetitivos/Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) englobam cerca de 30 doenas, das quais a tendinite, a tenossinovite e a bursite so as mais conhecidas. As LER/Dort so responsvel pela alterao das estruturas osteomusculares - tendes, articulaes, msculos e nervos. 2. Como so causadas as LER/Dort? O problema provocado normalmente por atividades desenvolvidas no trabalho, pelo excesso de uso do sistema msculo-esqueltico. A repetio de atividades, a postura incorreta e o excesso de fora podem obstruir a circulao sangunea, impossibilitando a irrigao de estruturas importantes como as artrias e os nervos. Quando isso ocorre, h a fibrose que desencadeia processos inflamatrios nos msculos - bursite e tendinite. por isso que o ambiente de trabalho inadequado pode ser uma inesgotvel fonte de problemas. Falta de organizao, mobilirio no adaptado, repetio das atividades, m diviso das tarefas, cobrana por produtividade, presso no ambiente de trabalho e sobrecarga fsica so alguns dos fatores que levam o profissional a desenvolver alguma das doenas das LER/Dort. 3. Quais so os sintomas das LER/Dort? O primeiro sinal a dor. Depois a pessoa comea a sentir formigamento e dormncia -espcie de insensibilidade ou fraqueza para segurar objetos. Nesse ponto, a inflamao pode comear a percorrer o corpo. 4. Quais so as fases das LER/Dort? As LER/Dort tm quatro estgios: Primeira fase: A dor aparece durante os movimentos e difusa, ou seja, no possvel definir exatamente que parte do corpo est doendo. Segunda fase: nesse estgio a dor mais persistente, mas o quadro ainda leve. Se as condies de trabalho forem alteradas ainda possvel reverter o quadro. Terceira fase: a partir desse estgio a doena crnica, sendo, portanto, irreversvel. H perturbao durante o sono, em razo das dores, e as inflamaes se tornam um processo degenerativo, que pode afetar os nervos e os vasos sanguneos de maneira prejudicial. Nessa fase a dor sentida em pontos definidos e no cede mesmo durante perodos de relaxamento e repouso. A dor aparece sobre a forma de pontadas e choques.

ERGONOMIA Prof. Ricardo

Quarta fase: entre o penltimo estgio e esse, os processos infecciosos podem causar deformidades, como cistos, inchaos e perda de potncia (fora). A dor pode se tornar insuportvel, e at atividades comuns da vida diria, como escovar dentes e cabelos, tornam-se impraticveis. Nessa ltima fase, muitos pacientes recebem injeo de morfina para aliviar a dor e alguns chegam at a passar por cirurgias. 5. Quais so os tratamentos utilizados? O tratamento depende do estgio de evoluo da leso, mas independentemente da fase indispensvel o tratamento interdisciplinar - acompanhamento mdico, fisioteraputico, terapia ocupacional, acupuntura e psicolgico (nos casos onde h traos de depresso). Remdios antiinflamatrios tambm so prescritos durante o tratamento. Recursos alternativos como o Lian Gong - ginstica teraputica chinesa - a hidroterapia e o Do-in tambm so indicados. No terceiro estgio, em substituio fisioterapia deve-se optar pela hidroterapia, acompanhada do shiatsu. Isso ocorre porque a fisioterapia pode provocar dores no paciente. A caminhada outro timo recurso, j que ajuda a estimular a liberao de endorfina, responsvel pelo alvio da dor e pelo relaxamento do corpo. 6. Como prevenir as LER/Dort? O melhor jeito de evitar as doenas das LER/Dort cuidar das questes da ergonomia, ou seja, organizar o trabalho em funo da relao entre o homem e a mquina, para que o profissional no force o corpo adotando uma postura errada. Ter mobilirio adequado outro ponto importante. A organizao e ritmo de trabalho tambm devem ser adequados para que o trabalhador no fique sobrecarregado. Deve-se evitar o excesso de carga horria, e quando isso ocorrer, procurar compensar o esforo de outras formas. 7. Qual a postura correta diante do computador? O monitor deve ficar na linha dos olhos e nunca mais baixo. Desta forma, a coluna no ficar curvada. O teclado deve ser posicionado de maneira que o brao forme com o antebrao um ngulo de 90. Hoje, h tambm teclados com um design mais moderno que tm disposio adequada das teclas para cada uma das mos. O uso de apoiadores de mo arredondados e macios, que so colocados entre o teclado e a borda da mesa, evitam a obstruo da circulao sangunea. Um bom mousepad tem a borda arredondada e macia. 8. Qual o jeito correto de sentar-se enquanto trabalha? O bumbum no deve ficar na ponta da cadeira deixando as costas envergadas. A coluna precisa ficar ereta, mas no excessivamente tensa.

ERGONOMIA Prof. Ricardo

Um apoio nos ps, espcie de mini degrau, ajuda a manter a postura, no deixando que haja presso na rea da coluna. Evite ficar com as pernas cruzadas ou sentar-se sobre elas. Essa prtica pode dificultar a circulao do sangue, causando formigamento e incmodo. 9. Que acessrios so indispensveis no ambiente trabalho? O monitor do computador deve ser reclinvel para que cada um o adapte da melhor maneira. Apoiadores para os punhos, placa arredondada macia para o teclado e mousepad com borda tornam a digitao um exerccio menos pesado. As cadeiras devem ter regulagem de altura para o encosto, o acento e os braos - que so indispensveis. O apoio para os ps tambm deve ser regulvel. Boa iluminao e ventilao no ambiente so desejveis. Mas o excesso de refrigerao (arcondicionado muito forte) pode contribuir para a ocorrncia da LER, j que afeta a circulao. Logicamente, os acessrios mudam de acordo com a profisso e com o ambiente de trabalho. Por exemplo, para quem fala muito ao telefone e digita ao mesmo tempo o uso de fone de ouvido indispensvel. 10. importante ter pausas durante o expediente? Sim, isso deve ocorrer em qualquer funo onde haja repetio de movimentos e tambm para pessoas que ficam muito tempo na mesma posio. A pausa deve ser de 10 minutos a cada 50 trabalhados. Nesse tempo, o profissional precisa fazer exerccios de relaxamento, alto massagem, como o do-in, alongar os dedos das mos, ps, braos e movimentar o pescoo e as pernas. Esses movimentos exercitam o que ficou parado, irrigando os tecidos. Quem fica muito tempo de p deve, nesse tempo de descanso, sentar um pouco para descansar as pernas e os ps.

Anda mungkin juga menyukai