Anda di halaman 1dari 4

Questo 05 Duas cargas puntiformes q1 = 2,0 10

-6

C e

Exerccio 28
Questo 01 Considere as cargas puntiformes colocadas nos vrtices do quadrado (Figura I) e nos vrtices do tringulo equiltero (Figura II). Desenhe o campo eltrico resultante (direo, sentido e o valor do ngulo com a reta AB) para: a) A carga em (A) da figura (I). b) A carga em (A) da figura (II).

q2 = 1,0 10 C esto fixas num plano nas posies dadas pelas coordenadas cartesianas indicadas a seguir. Considere K = = 9,0 109 NC
-2

-6

m .

Calcule o vetor campo eltrico na posio A indicada na figura, explicitando seu mdulo, sua direo e seu sentido. Questo 02 Questo 06 Duas partculas com carga 5 x 10 C cada uma esto separadas por uma distncia de 1 m. 9 2 2 Dado K = 9 x 10 Nm /C , determine a) a intensidade da fora eltrica entre as partculas. b) o campo eltrico no ponto mdio entre as partculas. Questo 03 Uma carga Q1 = +q est posicionada na origem do eixo horizontal, denominado aqui de x. Uma segunda carga Q2 = +2q colocada sobre o eixo na posio x=+ 2,0 m. Determine: a) o mdulo, a direo e o sentido da fora que a carga Q1 faz sobre a carga Q2; b) o mdulo, a direo e o sentido do campo eltrico na origem do eixo horizontal (x=0); c) em que ponto do eixo x, entre as cargas Q1 e Q2, o campo eltrico nulo. Questo 04 Trs cargas eltricas idnticas (Q = 1,0 x 10 C) se encontram sobre os vrtices de um tringulo equiltero de lado L = 1,0 m. Considere k =
2 2 -9 -6

Uma pequena esfera, com carga eltrica positiva Q = 1,5 10 C, est a uma altura D = 0,05 m acima da superfcie de uma grande placa condutora, ligada Terra, induzindo sobre essa superfcie cargas negativas, como na figura 1. O conjunto dessas cargas estabelece um campo eltrico que idntico, apenas na parte do espao acima da placa, ao campo gerado por uma carga +Q e uma carga -Q, como se fosse uma "imagem" de Q que estivesse colocada na posio representada na figura 2. a) Determine a intensidade da fora F, em N, que age sobre a carga +Q, devida s cargas induzidas na placa. b) Determine a intensidade do campo eltrico E0, em V/m, que as cargas negativas induzidas na placa criam no ponto onde se encontra a carga +Q. c) Represente, no diagrama da figura 3, no ponto A, os vetores campo eltrico + e -, causados, respectivamente, pela carga +Q e pelas cargas induzidas na placa, bem como o campo resultante, A . O ponto A est a uma distncia D do ponto O da figura e muito prximo placa, mas acima dela. d) Determine a intensidade do campo eltrico resultante EA, em V/m, no ponto A. NOTE E ADOTE F = k Q1Q2/r ; E = k Q/r ; onde k = 9 10 N . m /C 1 V/m = 1 N/C
9 2 2 2 2 -9

1 0 = 9,0 x 109 4

Nm /C . a) Calcule o campo eltrico e o potencial no baricentro (centro) do tringulo. b) Suponha que a carga de dois dos vrtices dobrada (2Q) e a carga sobre o terceiro vrtice permanece constante igual a Q. FAA UM DESENHO do campo eltrico no baricentro do tringulo e calcule seu mdulo.

Aprovao em tudo que voc faz.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 03 - FSICA II - Mdulo 52 (Exerccio 28)

Considerando as informaes do texto e os conceitos fsicos, pode-se afirmar que os componentes a) metlicos, submetidos ao campo eltrico, sofrem menor ao deste por serem de maior condutividade eltrica. b) metlicos, submetidos ao campo eltrico, sofrem maior ao deste por serem de maior condutividade eltrica. c) metlicos, submetidos ao campo eltrico, sofrem menor ao deste por serem de menor condutividade eltrica. d) no-metlicos, submetidos ao campo eltrico, sofrem maior ao deste por serem de maior condutividade eltrica. e) no-metlicos, submetidos ao campo eltrico, sofrem menor ao deste por serem de maior condutividade eltrica. Questo 07 Uma barra isolante possui quatro encaixes, nos quais so colocadas cargas eltricas de mesmo mdulo, sendo as positivas nos encaixes claros e as negativas nos encaixes escuros. A certa distncia da barra, a direo do campo eltrico est indicada na figura 1. Uma armao foi construda com quatro dessas barras, formando um quadrado, como representado na figura 2. Se uma carga positiva for colocada no centro P da armao, a fora eltrica que agir sobre a carga ter sua direo e sentido indicados por: Desconsidere eventuais efeitos de cargas induzidas. Questo 09 Quatro cargas puntiformes de mesmo valor +q so colocadas nos vrtices de um quadrado de lado L.

O vetor campo eltrico resultante no centro do lado assinalado com :

Questo 10 Questo 08 Leia o texto a seguir. Tcnica permite reciclagem de placas de circuito impresso e recuperao de metais Circuitos eletrnicos de computadores, telefones celulares e outros equipamentos podero agora ser reciclados de forma menos prejudicial ao ambiente graas a uma tcnica que envolve a moagem de placas de circuito impresso. O material modo submetido a um campo eltrico de alta tenso para separar os materiais metlicos dos no-metlicos, visto que a enorme diferena entre a condutividade eltrica dos dois tipos de materiais permite que eles sejam separados.
(http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=01 0125070306, acessado em 04.09.2009. Adaptado.)

Duas cargas puntiformes Q e q so separadas por uma distncia d, no vcuo (veja figura). Se, no ponto P, o campo eltrico tem mdulo nulo, a relao entre Q e q igual a Dado: 9 2 2 K0 = 9 x10 Nm /C

a) b) c) d)
www.colegiocursointellectus.com.br

Aprovao em tudo que voc faz.

DOMUS_Apostila 03 - FSICA II - Mdulo 52 (Exerccio 28)

GABARITO: Questo 01 Observe a figura a seguir: Questo 02 a) A figura mostra as foras de interao entre as duas cargas.

Questo 05 Como as distncias do ponto A a cada uma das cargas q1 e q2 so iguais, e q1 = 2q2 , podemos concluir que Utilizando a Lei de Coulomb, temos

Utilizando a regra do paralelogramo, obtemos:

Direo: tg =

, onde

o ngulo

trigonomtrico que EA faz com o eixo 0x. Sentido: de afastamento da origem, a partir do ponto A. b) A figura mostra os campos gerados pelas cargas no ponto mdio. Questo 06 a) 2,0 10 N b) 1,35 10 V/m c) Observe a figura:
3 6

Como as cargas tem o mesmo valor e as distncias ao ponto mdio so iguais os campos tem a mesma intensidade. O campo resultante nulo. Questo 03 a) horizontal, no sentido positivo de x, com mdulo 2 kq /2. b) kq/2 ; na direo horizontal no sentido negativo do eixo x. c) 0,8285m Questo 04 a) Por simetria, o campo nulo. O potencial ser V = 3 x 9 x 10 Q/d, onde d = L Assim, V = = 47 V. d) EA b) Neste caso, o campo total corresponda soma do campo gerado por 3 cargas +2Q (gerando campo nulo no centro) onde superpomos uma carga -Q sobre um dos vrtices. 9 2 9 O mdulo deste arranjo ser E = 9 10 Q/d = 27 10 Q = 27 N/C. Um dos trs possveis arranjos mostrado na figura a seguir.
9

= 0,58 m.

3,8 103 V/m

Questo 07 Letra B Resoluo A carga positiva colocada em P ser mais repelida pelo canto superior direito do que pelo canto inferior esquerdo. Alm disso, ser mais atrada pelo canto superior esquerdo do que pelo canto inferior direito. Assim a resultante dever estar apontando para a esquerda.
3 www.colegiocursointellectus.com.br

Aprovao em tudo que voc faz.

DOMUS_Apostila 03 - FSICA II - Mdulo 52 (Exerccio 28)

Questo 08 Letra B Comentrio: materiais metlicos apresentam maior condutividade eltrica, por isso so mais facilmente polarizados e atrados por campos eltricos externos. Questo 09 Letra B Chamemos de A, B, C e D esses vrtices. As cargas so positivas ento criam campos eltricos de afastamento. Como se mostra na figura a seguir, os campos tm mesma direo e sentidos opostos anulando-se. Restam os campos que ,somados vetorialmente, tm campo resultante , horizontal e para esquerda.

Questo 10 Letra C

As cargas devem ter sinais contrrios e

Aprovao em tudo que voc faz.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 03 - FSICA II - Mdulo 52 (Exerccio 28)

Anda mungkin juga menyukai