Anda di halaman 1dari 3

Aula Prtica IV IV IDENTIFICAO DE ELEMENTOS PELO TESTE DE CHAMA

A) INTRODUO A chama tem um papel muito importante em qumica. A Figura 1 ilustra um esquema de uma chama, mostrando as principais regies e suas temperaturas aproximadas. O teste da chama baseia-se no fato de que o fornecimento de energia a um elemento faz com que eltrons da camada de valncia absorvam esta energia passando para um nvel excitado. O retorno desses eltrons ao estado fundamental emite uma quantidade de energia com comprimento de onda caracterstico do elemento e da mudana do nvel eletrnico de energia. Assim, a cor resultante da chama usada para identificar o referido elemento.

Figura 1. A chama e suas regies. a) parte oxidante; b) parte redutora; c) parte neutra. Uma das mais importantes propriedades dos eltrons que suas energias so "quantizadas", isto , um eltron ocupa sempre um nvel energtico bem definido e no um valor qualquer de energia. Se, no entanto um eltron for submetido a uma fonte de energia adequada (calor, luz, etc.), pode sofrer uma mudana de um nvel mais baixo para outro de energia mais alto (excitao). O estado excitado um estado de curtssima durao e, portanto, o eltron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitao ento emitida na forma de radiao visvel do espectro eletromagntico que o olho humano capaz de detectar. Como o elemento emite uma radiao caracterstica, ela pode ser usada como mtodo analtico. Em geral, os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos so os elementos cujos eltrons exigem menor energia para serem excitados; por isso foram escolhidos sais de vrios destes elementos para a realizao deste experimento. Como j foi dito a radiao caracterstica de cada elemento pode ser utilizada na identificao de amostras, ou seja, como mtodo analtico destinado a caracterizao de amostras desconhecidas. Uma das tcnicas que se destaca, neste sentido, a espectrometria de emisso de chama, tambm chamada de fotometria de chama. Essa a tcnica mais antiga utilizada para realizar anlises qumicas sem o uso de procedimentos qumicos tradicionais. Nessas anlises a amostra atomizada quantitativa e reprodutivelmente. tomos gasosos do analito so produzidos na atomizao e excitados para estados qunticos resultantes das transies eletrnicas envolvendo seu(s) eltron(s) de valncia. Como resultado, produz-se um espectro

constitudo de linhas (ou raias) estreitas e caractersticas do tomo do elemento. A intensidade da radiao eletromagntica emitida pelos tomos diretamente proporcional concentrao do analito para uma determinada faixa de concentrao. B) OBJETIVOS Identificar os metais pela colorao produzida em uma chama de alta temperatura. C) MATERIAIS E REAGENTES Solues de: cloreto de clcio, cloreto de ltio, cloreto de brio, cloreto de sdio, cloreto de estrncio e cloreto de potssio; HCl 6 mol.L-1; 8 tubos de ensaio; 1 fio de nquel cromo; Pina de aquecimento; Bico de Bunsen; Fsforo D) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Limpeza do fio de nquel-cromo O fio de nquel-cromo deve ser aquecido na chama oxidante do bico de Bunsen at adquirir colorao rubra. Em seguida deve ser mergulhado em uma soluo de HCl 6 mol L-1 (contida em um tubo de ensaio) e aquecer novamente. Este procedimento dever ser repetido at que a chama no apresente colorao alguma quando o fio for colocado na chama. Teste da chama 1 Adicione, em um tubo de ensaio, 10 gotas de soluo concentrada de cloreto de clcio. Em seguida, mergulhe a ponta do fio de nquel-cromo na soluo e leve zona oxidante da chama. Observe a cor da chama e anote. 2 Repita o procedimento anterior com as solues dos cloretos de brio, cloreto de estrncio, cloreto de potssio, cloreto de ltio e cloreto de sdio. No se esquea de limpar o fio de nquel-cromo aps cada anlise, de acordo com o item Limpeza do fio de nquel-cromo. OBS: Deixe a amostra de cloreto de sdio para ser analisada por ltimo. 3 Anote as cores observadas e organize uma tabela com os resultados obtidos e as substncias utilizadas.

E) DADOS E RESULTADOS 1 Completar a TABELA. Soluo Ca(NO3)2 BaCl2 SrCl2 KCl LiCl NaCl Pb(NO3)2 Cu(NO3)2 Bi(NO3)2 Brax (Na2B4O7) Cor observada da Chama on Ca2+ Ba2+ Sr2+ K+ Li+ Na+ Pb2+ Cu2+ Bi2+ Na+ B4O72Cor esperada Vermelho-tijolo Amarelo-esverdeado Vermelho-carmim violeta(extingue rapidamente) Vermelho-roseo amarelo-intenso azul plida verde esmeralda branco-azulada Verde (Borato) + amarelo intenso (Na)

BIBLIOGRAFIA Referncia: Qumica Inorgnica. Shriver, D. F., Atkins P. W. 3a edio. Traduo: Maria Aparecida B. Gomes. So Paulo. Ed. Bookman. 2003. Laboratory Manual for Principles of General Chemistry, J. A. Beran, 5 Ed., John Wiley and Sons, Inc., 1994.

Anda mungkin juga menyukai