Anda di halaman 1dari 11

ADMINISTRAO PBLICA

Modalidade: Educao a Distncia

1. HABILITAO: Bacharelado em Administrao GRAU ACADMICO: Bacharel em Administrao PRAZO PARA CONCLUSO: Mnimo = 4 anos Mximo = 6 anos

2. HISTRICO DO CURSO O curso de Administrao Pblica, na modalidade de educao distncia, faz parte do Programa Nacional de Formao de Administradores Pblicos, da Universidade Aberta do Brasil UAB. O Projeto Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo Ministrio da Educao, em 2005, no mbito do Frum das Estatais pela Educao, para a articulao e integrao de um sistema nacional de educao superior a distncia, em carter experimental, visando sistematizar as aes, programas, projetos, atividades pertencentes s polticas pblicas voltadas para a ampliao e interiorizao da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil. O Curso de Bacharelado em Administrao Pblica ser ofertado pela Universidade Estadual de Maring, num total de 650 vagas, distribudas em 13 Plos Regionais de Educao a Distncia, conforme o mapa a seguir:

A implementao do curso de Administrao Pblica, na modalidade de educao distncia, est prevista para o segundo semestre do ano de 2009.

3. OBJETIVO/PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO O curso de Administrao Pblica visa a formao de profissionais com perfil aderente quele demandado pelas organizaes pblicas contemporneas, permitindo, por meio de disciplinas obrigatrias, da linha de formao especfica, dos seminrios temticos, do estgio supervisionado e do Trabalho de Concluso de Curso, a formao de competncias que preparem o egresso s contingncias da gesto pblica. As organizaes pblicas modernas buscam o administrador generalista, integral e integrado, notadamente um agente de mudanas, que gere novos conhecimentos e caminhos para o aprimoramento e o desenvolvimento socioeconmico, poltico, tcnico e cultural. Em outras palavras, um profissional autodidata, detentor de amplo portiflio de conhecimento, consciente da contnua necessidade de aprofundamento do conhecimento da Administrao Pblica e atualizao das interfaces entre esta e outras reas relacionadas, especialmente as afins, sem perder de vista as descobertas daquelas correlatas, uma vez que qualquer que seja o objeto de trabalho, estar inserido no contexto integral de uma sociedade globalizada. Para atender s expectativas dessa sociedade emergente, o curso Bacharelado em Administrao Pblica procura formar profissionais de competncia slida e moderna, em condies plenas de atuao eficiente e eficaz, preocupados com a relevncia social do produto de seus trabalhos, apresentando habilidades para pr-atividade e criatividade; raciocnio lgico, crtico e analtico; viso sistmica e estratgica para negociaes, tomada de deciso, liderana e trabalhos em equipe.

4. COMPETNCIAS E HABILIDADES O egresso do curso de Administrao Pblica estar apto a: i. ii. Atuar e desenvolver atividades especficas da gesto nas organizaes pblicas e participar da elaborao, do planejamento, da coordenao e do controle de polticas pblicas; Compreender de forma sistmica o meio social, poltico, econmico e cultural onde est inserido e assim tomar decises em um contexto diversificado e interdependente da rea pblica, promovendo o estreitamento das relaes entre Governo e Sociedade Civil; Empreender e promover transformaes de forma interdisciplinar, compreendendo a necessidade do contnuo aperfeioamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiana, participando da modernizao e inovao das estruturas e funcionamento do Servio Pblico; Expressar-se e comunicar-se com clareza e assertividade; Promover com determinao e vontade poltica e administrativa a educao continuada de servidores pblicos; Liderar processos de mudana das desigualdades e de excluso econmica e social; Adequar os recursos financeiros, fsicos e tecnolgicos visando o bem-estar coletivo e promover processos democrticos participativos no mbito estatal que possibilite a iniciativa e o desenvolvimento pleno das pessoas; Reconhecer e definir problemas, equacionar solues, pensar estrategicamente, introduzir modificaes nos processos organizacionais, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de deciso; Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produo de servios pblicos, compreendendo sua posio e funo na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento; Desenvolver raciocnio lgico, crtico e analtico para operar com valores e formulaes matemticas presentes nas relaes formais e causais entre fenmenos produtivos, administrativos e de controle em diferentes contextos organizacionais e sociais; Elaborar, implementar e consolidar projetos, realizar consultoria e auditoria, elaborar pareceres e percias administrativas em organizaes pblicas.

iii.

iv. v. vi. vii.

viii.

ix. x.

xi.

SERIAO DOS COMPONENTES CURRICULARES


MDULO COMPONENTE CURRICULAR
TER.

CARGA HORRIA
PRT.
TERICOPRTICA

TOTAL

Introduo Educao a Distncia Filosofia e tica Teorias da Administrao I Introduo Economia Psicologia Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administrao Seminrio Integrador Cincia Poltica Teorias da Administrao II Macroeconomia Contabilidade Geral Matemtica para Administradores Seminrio Temtico I Optativa Teorias da Administrao Pblica Sociologia Organizacional Economia Brasileira Contabilidade Pblica Instituies de Direito Pblico e Privado Seminrio Temtico II Teorias das Finanas Pblicas Processo Administrativo e Tomada de Deciso Sistema de Informao e Comunicao no Setor Pblico Estatstica Aplicada Administrao Direito Administrativo Seminrio Temtico III Planejamento e Programao na Administrao Pblica Gesto de Pessoas no Setor Pblico Gesto de Operaes e Logstica I Matemtica Financeira e Anlise de Investimento Legislao Tributria e Comercial Seminrio Temtico I na Linha de Formao Especfica Trabalho de Concluso de Curso I Oramento Pblico Administrao Estratgica Gesto de Operaes e Logstica II Elaborao e Gesto de Projetos Responsabilidade Social e Terceiro Setor Seminrio Temtico II na Linha de Formao Especfica Trabalho de Concluso de Curso II Auditoria e Controladoria Negociao e Arbitragem Tecnologia e Inovao Marketing Governamental Gesto da Regulao Seminrio Temtico III na Linha de Formao Especfica Trabalho de Concluso de Curso III Polticas Pblicas e Sociedade Gesto Ambiental e Sustentabilidade Relaes Internacionais Empreendedorismo Governamental Seminrio Temtico IV na Linha de Formao Especfica Trabalho de Concluso de Curso IV

30 60 60 60 60 60 30 60 60 60 60 60 30 60 60 60 60 60 30 60 60 60 60 60 30 60 60 60 60 60 30 75 60 60 60 60 30 30 75 60 60 60 60 30 30 75 60 60 60 60 30 75

30 60 60 60 60 60 30 60 60 60 60 60 30 60 60 60 60 60 60 30 60 60 60 60 60 30 60 60 60 60 60 30 75 60 60 60 60 30 30 75 60 60 60 60 30 30 75 60 60 60 60 30 75 150 3.060

Atividades Acadmicas Complementares TOTAL DA CARGA HORRIA DO CURSO

EMENTAS E OBJETIVOS DOS COMPONENTES DO CURSO DE GRADUAO EM

ADMINISTRAO PBLICA
Modalidade de Educao a Distncia

ADMINISTRAO ESTRATGICA Ementa: Estudo dos fundamentos e vertentes estratgicas. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Estudar a evoluo do pensamento estratgico; Caracterizar e discutir as diversas correntes que tratam de estratgia organizacional; Apresentar os principais modelos de anlise do ambiente interno e externo. (Res. 065/2009-CI/CSA) AUDITORIA E CONTROLADORIA Ementa: Estudo da Controladoria Governamental como instrumento de gerao de informaes para o processo de tomada de deciso no contexto da administrao pblica. (Res. 065/2009CI/CSA)

Objetivos: Possibilitar conhecimentos bsicos sobre os fundamentos da Controladoria Governamental, de forma que os graduandos apresentem caractersticas de solidez conceitual, formao prtica e capacidade de idealizar mecanismos operacionais, buscando melhoria da qualidade das atividades na administrao pblica. (Res. 065/2009-CI/CSA) CINCIA POLTICA Ementa: Caracterizao dos conceitos de poltica e da ao humana no contexto pblico organizacional. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Estudar o pensamento poltico e a ao humana no Estado e na Sociedade; Apresentar os atores polticos e os sistemas eleitorais. (Res. 065/2009-CI/CSA) CONTABILIDADE GERAL Ementa: Estudo dos conceitos de Contabilidade e das Demonstraes Contbeis. (Res. 065/2009CI/CSA)

Objetivos: Proporcionar conhecimento sobre os conceitos de Contabilidade, a estrutura das Demonstraes Contbeis e a interpretao dessas demonstraes. (Res. 065/2009-CI/CSA) CONTABILIDADE PBLICA Ementa: Estudo da contabilidade pblica, suas tcnicas e caractersticas de contabilizao e elaborao das demonstraes legais e gerenciais. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Possibilitar conhecimento da Contabilidade Pblica, levando a reflexo quanto importncia e alcance na gerao de informaes por meio das demonstraes contbeis para controle gerencial e social sobre as riquezas, dos gastos pblicos e das fontes que o financiam, fundamentadas luz da legislao vigente. (Res. 065/2009-CI/CSA) DIREITO ADMINISTRATIVO Ementa: Estudo da Constitucionalizao e Principiologia da Administrao Pblica no mbito Federal, Estadual e Municipal; dos Autos e Contratos Administrativos 0 Lei 8.666/93; dos Servios Pblicos; da Responsabilidade Civil e do Poder Pblico; e da Responsabilidade Penal dos Agentes Pblicos Decreto-lei 201/67 e Lei 8.429/92 Improbidade Administrativa. (Res.
065/2009-CI/CSA)

Objetivos: Demonstrar aos acadmicos do curso de Administrao Pblica a importncia do Estudo do Direito Administrativo como instrumento de concretizao dos direitos fundamentais e pleno exerccio de cidadania. (Res. 065/2009-CI/CSA)

ECONOMIA BRASILEIRA Ementa: Estudo sobre a economia brasileira. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Apresentar a evoluo histrica da economia brasileira no perodo republicano; Apresentar a evoluo recente da economia brasileira: agricultura e indstria; comrcio exterior; inflao; relaes intersetoriais e regionais; Estudar os temas emergentes na economia brasileira.
(Res. 065/2009-CI/CSA)

ELABORAO E GESTO DE PROJETOS Ementa: Estudo dos aspectos concernentes elaborao e gesto de projetos. (Res. 065/2009CI/CSA)

Objetivos: Apresentar os elementos da elaborao e gesto de projetos e sua importncia para a estratgia da organizao; Estudar as habilidades de gerente de projetos e equipes de projetos.
(Res. 065/2009-CI/CSA)

EMPREENDEDORISMO GOVERNAMENTAL Ementa: Estudo de aes governamentais empreendedoras. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Estudar aes governamentais empreendedoras, capazes de criar e apontar solues e multiplicar benfeitorias; Estudar a gesto de redes e cooperao na esfera pblica. (Res.
065/2009-CI/CSA)

ESTATSTICA APLICADA ADMINSITRAO Ementa: Conceitos e mtodos estatsticos na anlise de dados. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Proporcionar ao aluno os conhecimentos de estatstica bsica e inferencial a serem aplicados a dados experimentais. (Res. 065/2009-CI/CSA) FILOSOFIA E TICA Ementa: Estudo da histria e evoluo do pensamento filosfico e cientfico, a moral e a tica e sua integrao no contexto da Administrao Pblica. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Apresentar o pensamento e os fundamentos, bem como a lgica e a objetividade de valores; Estudar a tica na sociedade e nas organizaes, assim como o lucro e a responsabilidade social sob o prisma tico. (Res. 065/2009-CI/CSA) GESTO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Ementa: Estudo da questo ambiental no contexto da sustentabilidade e suas influncias nas organizaes. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Apresentar a evoluo da conscincia ambiental; Estudar o sistema de gesto ambiental; Estudar as questes ambientais globais e acordos internacionais. (Res. 065/2009CI/CSA)

GESTO DA REGULAO Ementa: Estudo do Direito e Economia da Regulao e da Concorrncia. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Estudar os aspectos gerais do Direito e Economia da Regulao e da Concorrncia; Apresentar o poder regulatrio do Estado e Concesso de servios pblicos; Apresentar polticas e estrutura da regulao no Brasil, bem como as agencias reguladoras no Brasil; Proporcionar conhecimentos sobre defesa do consumidor e da concorrncia. (Res. 065/2009-CI/CSA) GESTO DE OPERAES E LOGSTICA I Ementa: Estudo dos conceitos, ferramentas e tcnicas fundamentais para o gerenciamento de materiais, compras, logstica e cadeia de suprimentos. (Res. 065/2009-CI/CSA)

Objetivos: Apresentar a evoluo e conceitos de logstica e de administrao de materiais; Estudar previso de demanda interna de bens e servios; Estudar a gesto de materiais, estoques, compras e cadeia de suprimentos; Apresentar a integrao do sistema logstico com os demais sistemas da unidade; Estudar os princpios, tcnicas e metodologias de administrao de recursos patrimoniais e materiais apropriados especificidades das organizaes pblicas e correlatas e de acordo com os critrios de eficincia econmica e sustentabilidade socioambiental.
(Res. 065/2009-CI/CSA)

GESTO DE OPERAES E LOGSTICA II Ementa: Estudo dos conceitos, ferramentas e tcnicas fundamentais para a gesto de operaes de servio. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Estudar os sistemas e processos de servio, bem como organizao do posto de trabalho e ergonomia; Estudar arranjo fsico e fluxo, localizao de instalaes e gesto de filas; Proporcionar conhecimentos sobre gesto da capacidade e da demanda, melhoria operacional e planejamento e gesto da rede de operaes e servio. (Res. 065/2009-CI/CSA) GESTO DE PESSOAS NO SETOR PBLICO Ementa: Estudo da gesto de pessoas no setor pblico. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Estudar a evoluo e tendncias da gesto de pessoas; Compreender os conceitos e funo da gesto de pessoas; Estudar o processo de gesto de pessoas no setor pblico: planejamento estratgico de recursos humanos; admisso e dispensa de servidores pblicos; cargos e salrios, programas de incentivos e benefcios, prmios e recompensa; poltica de desenvolvimento de servidores, avaliao de desempenho; sistemas informatizados de administrao de pessoal; higiene, segurana e qualidade de vida no trabalho. (Res. 065/2009CI/CSA)

INFORMTICA PARA ADMINISTRADORES Ementa: Estudo da tecnologia de captura, armazenamento, recuperao, tratamento e exibio e transmisso de informaes e dos sistemas que a empregam, visando apoiar o planejamento, controle, coordenao e o processo decisrio nas organizaes. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Caracterizar o conhecimento sobre tecnologia da informao, fundamentalmente caracterizada pelo hardware, software e recursos de comunicao; Apresentar os aspectos tcnicos e organizacionais dos sistemas de informao, visando a aplicabilidade nos procedimentos inerentes administrao; Demarcar as possibilidades de inovao e os impactos nas organizaes advindas das tecnologias da informao. (Res. 065/2009-CI/CSA) INSTITUIES DE DIREITO PBLICO E PRIVADO Ementa: Estudo do poder, direito e sociedade. Teoria Geral do Estado e do Direito. (Res. 065/2009CI/CSA)

Objetivos: Promover os conhecimentos bsicos de Direito, necessrios ao desempenho do administrador pblico; Apresentar noes bsicas de direito, em especial aquelas que dizem respeito ao atendimento dos interesses pblicos; Estudar o conceito, origem e formao, elementos, poder e funes do Estado; Estudar as formas e sistemas de governo; Analisar a Constituio Federal Brasileira; Apresentar os direitos e garantias individuais e coletivos, com especial nfase nas liberdades pblicas. (Res. 065/2009-CI/CSA)

INTRODUO ECONOMIA Ementa: Estudo dos conceitos e princpios da economia e evoluo do pensamento econmico.
(Res. 065/2009-CI/CSA)

Objetivos: Apresentar conceitos e princpios da economia e a evoluo do pensamento econmico; Apresentar noes de microeconomia e macroeconomia. (Res. 065/2009-CI/CSA)

INTRODUO EDUCAO DISTNCIA Ementa: Estudo dos fundamentos da Educao a Distncia. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Apresentar os conceitos e organizao da Educao a distncia; Estudar a relao dos sujeitos da prtica pedaggica no contexto da Educao a Distncia; Apresentar os ambientes virtuais de aprendizagem. (Res. 065/2009-CI/CSA) LEGISLAO TRIBUTRIA E COMERCIAL Ementa: Estudo e discusso da legislao tributria federal, estadual e municipal, bem como do direito comercial. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Estudar as normas constitucionais relativas ao sistema tributrio nacional; Contextualizar e discutir os aspectos fundamentais do direito comercial. (Res. 065/2009-CI/CSA) MACROECONOMIA Ementa: Estudo dos fundamentos da anlise macroeconmica, os problemas e modelos macroeconmicos. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Apresentar os fundamentos da macroeconomia e os modelos macroeconmicos; Discutir os problemas macroeconmicos; Apresentar o papel do governo e as relaes com o exterior. (Res. 065/2009-CI/CSA)

MARKETING GOVERNAMENTAL Ementa: Estudo das tcnicas e ferramentas de divulgao das aes do governo em suas diversas reas. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Estudar as tcnicas e ferramentas para divulgar as aes do governo em suas diversas reas; Apresentar estruturas de comunicao, sistemas de pesquisas, de articulao e de mobilizao, de forma a garantir s administraes as ferramentas bsicas para aproximar a esfera pblica dos cidados. (Res. 065/2009-CI/CSA) MATEMTICA FINANCEIRA E ANLISE DE INVESTIMENTO Ementa: Apresentao das ferramentas e tcnicas da matemtica financeira e anlise de investimento como apoio ao processo decisrio. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Apresentar e aplicar as ferramentas e tcnicas quantitativas para a anlise de investimentos e financiamentos: capitalizao simples e composta, descontos simples e compostos, rendas certas e variveis, equivalncia de fluxo de caixa, amortizao de emprstimo, correo monetria; Estudar os critrios de anlise de investimento: payback, retorno contbil, VPL, TIR. IL.
(Res. 065/2009-CI/CSA)

MATEMTICA PARA ADMINISTRADORES Ementa: Estudo da matemtica aplicada Administrao. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Apresentar os conceitos sobre a teoria dos conjuntos, sistemas e equaes lineares, funes, limites, continuidade e derivadas; Possibilitar a aplicao do clculo matemtico em problemas administrativos. (Res. 065/2009-CI/CSA)

METODOLOGIA DE ESTUDO E DE PESQUISA EM ADMINISTRAO Ementa: Caracterizao dos pressupostos, mtodos e tcnicas de pesquisa. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Contextualizar as bases para a construo do conhecimento cientfico; Apresentar as tcnicas de leitura, interpretao e escrita de textos cientficos. (Res. 065/2009-CI/CSA) NEGOCIAO E ARBITRAGEM Ementa: Estudo dos conceitos e princpios da negociao e arbitragem. (Res. 065/2009-CI/CSA)

Objetivos: Apresentar as noes gerais sobre ADR (Alternative Dispute Resolution); Estudar os princpios e fundamentos da negociao e da arbitragem. (Res. 065/2009-CI/CSA) ORAMENTO PBLICO Ementa: Estudo do oramento pblico, seus fundamentos, suas tcnicas e caractersticas de planejamento, execuo e controle. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Possibilitar conhecimento do Oramento Pblico, levando a reflexo sobre seus fundamentos e aspectos legais quanto ao planejamento, execuo e controle, assim como instrumento de gesto democrtica dos recursos pblicos. (Res. 065/2009-CI/CSA) PLANEJAMENTO E PROGRAMAO NA ADMINISTRAO PBLICA Ementa: Estudo sobre planejamento e programao na Administrao Pblica. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Compreender as teorias e modelos de planejamento governamental; Estudar as caractersticas, etapas, mtodos e tcnicas de planejamento; Estudar as tcnicas de programao governamental; Possibilitar conhecimento sobre a avaliao e acompanhamento de aes governamentais, bem como sobre a construo de indicadores de desempenho governamental. (Res.
065/2009-CI/CSA)

POLTICAS PBLICAS E SOCIEDADE Ementa: Estudo das polticas pblicas e seu impacto na sociedade. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Apresentar os conceitos fundamentais de polticas pblicas, sua implementao e avaliao; Proporcionar conhecimento sobre o Estado do Bem-Estar Social, a formao da cidadania moderna e o desenvolvimento da democracia; Estudar a formao da agenda pblica, a questo da deciso e da no-deciso; Estudar o efeito da globalizao para as polticas pblicas. (Res.
065/2009-CI/CSA)

PROCESSO ADMINISTRATIVO E TOMADA DE DECISO Ementa: Estudo do processo administrativo e tomada de deciso organizacional. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Compreender os condicionantes e componentes da estrutura organizacional; Estudar os tipos de deciso, bem como os mtodos, processos e instrumentos de tomada de deciso.
(Res. 065/2009-CI/CSA)

PSICOLOGIA Ementa: Fenmenos psicolgicos da relao ser-humano-trabalho. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Propiciar ao aluno conhecimento sobre os fenmenos psicolgicos implicados nas relaes de trabalho. (Res. 065/2009-CI/CSA) REDAO OFICIAL Ementa: Estudo das caractersticas formais do texto administrativo: a linguagem burocrtica; tipologia de atos administrativos; prtica de elaborao de atos administrativos. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Apresentar os tipos de Correspondncia Oficial; Estudar a linguagem utilizada nos atos e expedientes oficiais; Possibilitar a prtica sobre a redao oficial. (Res. 065/2009-CI/CSA) RELAES INTERNACIONAIS Ementa: Estudo das relaes internacionais no contexto da gesto pblica. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Analisar as relaes internacionais no perodo contemporneo e verificar como se encontra estruturado o sistema internacional; Estudar temas como globalizao, regionalizao, interdependncia e aqueles que tem ocupado a agenda dos governantes dos anos 90, como as organizaes internacionais, meio ambiente, direitos humanos, conflitos tnicos e religiosos, os nacionalismos, o terrorismo e a resoluo pacfica dos conflitos internacionais. (Res. 065/2009-CI/CSA)

RESPONSABILIDADE SOCIAL E TERCEIRO SETOR Ementa: Estudo das aes relacionadas Responsabilidade Social e Terceiro Setor. (Res.
065/2009-CI/CSA)

Objetivos: Apresentar conceitos inerentes Responsabilidade Social no contexto das organizaes pblicas, demonstrando a necessidade de desenvolver valores de cooperao social na gesto pblica; Promover uma viso gerencial e estratgica dos processos de gesto social responsvel, atravs da apresentao e anlise dos instrumentos administrativos, organizacionais, estratgicos e legais na formulao de programas e projetos de Responsabilidade Social; Estudar o perfil do terceiro setor no Brasil. (Res. 065/2009-CI/CSA) SEMINRIO INTEGRADOR Ementa: Desenvolvimento de um trabalho cientfico, integrando os conceitos estudados no Mdulo I. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Proporcionar o desenvolvimento de processos de pesquisa sobre e no cotidiano das prticas administrativas; Promover a insero e a integrao do estudante com o curso de Administrao Pblica na modalidade distncia. (Res. 065/2009-CI/CSA) SEMINRIO TEMTICO I Ementa: Pesquisa e diagnstico sobre o campo de LFE I Linha de Formao em Gesto Pblica da Sade. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Aplicar os contedos estudados; Oportunizar vivncias na gesto das organizaes pblicas; Possibilitar a compreenso macro da Linha de Formao em Gesto Pblica da Sade.
(Res. 065/2009-CI/CSA)

SEMINRIO TEMTICO II Ementa: Pesquisa e diagnstico sobre o campo da LFE II Linha de Formao em Gesto Municipal. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Aplicar os contedos estudados; Oportunizar vivncias na gesto das organizaes pblicas; Possibilitar a compreenso macro da Linha de Formao em Gesto Municipal. (Res.
065/2009-CI/CSA)

SEMINRIO TEMTICO III Ementa: Pesquisa e diagnstico sobre o campo da LFE III linha de Formao em Gesto Governamental. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Aplicar os contedos estudados; Oportunizar vivncias na gesto das organizaes pblicas; Possibilitar a compreenso macro na Linha de Formao em Gesto Governamental.
(Res. 065/2009-CI/CSA)

SEMINRIO TEMTICO I NA LINHA DE FORMAO ESPECFICA Ementa: Elaborao de um projeto de pesquisa na Linha de Formao Especfica. (Res. 065/2009CI/CSA)

Objetivos: Aplicar os conceitos estudados no curso; Elaborar um projeto de pesquisa na Linha de Formao Especfica. (Res. 065/2009-CI/CSA) SEMINRIO TEMTICO II NA LINHA DE FORMAO ESPECFICA Ementa: Elaborao da pesquisa na Linha de Formao Especfica. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Aplicar os conceitos estudados no curso; Elaborar pesquisa na Linha de Formao Especfica. (Res. 065/2009-CI/CSA)

SEMINRIO TEMTICO III NA LINHA DE FORMAO ESPECFICA Ementa: Elaborao da pesquisa na Linha de Formao Especfica. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Aplicar os conceitos estudados no curso; Elaborar pesquisa na Linha de Formao Especfica. (Res. 065/2009-CI/CSA) SEMINRIO TEMTICO IV NA LINHA DE FORMAO ESPECFICA Ementa: Elaborao e apresentao da pesquisa na Linha de Formao Especfica. (Res.
065/2009-CI/CSA)

Objetivos: Aplicar os conceitos estudados no curso; Elaborar pesquisa na Linha de Formao Especfica e apresentar os resultados da mesma. (Res. 065/2009-CI/CSA) SISTEMA DE INFORMAO E COMUNICAO NO SETOR PBLICO Ementa: Estudo dos conceitos de tecnologia e sistemas de informao e seus impactos na administrao pblica. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Estudar a estruturao da tecnologia e comunicao no setor pblico; Compreender as tecnologias emergentes e suas aplicaes empresariais; Entender a legislao e polticas de tecnologia da informao para prestao de servios pblicos; Estudar a gesto do conhecimento.
(Res. 065/2009-CI/CSA)

SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL Ementa: Estudo das relaes sociais e das organizaes no mbito da sociedade moderna. (Res.
065/2009-CI/CSA)

Objetivos: Apresentar os tipos de organizaes: formal e informal; Estudar o comportamento, identidade e cultura organizacional; Possibilitar conhecimento sobre o processo de organizao do trabalho frente aos novos modelos de gesto; Apresentar os processos de filiao e sindicalizao. (Res. 065/2009-CI/CSA) TECNOLOGIA E INOVAO Ementa: Estudo da tecnologia e inovao e seu impacto nas organizaes. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Apresentar as novas tecnologias e suas implicaes sociais; Estudar a importncia, definies e modelos de inovao, bem como financiamento para a inovao no Brasil; Proporcionar conhecimentos sobre a gesto da inovao tecnolgica. (Res. 065/2009-CI/CSA) TEORIA DAS FINANAS PBLICAS Ementa: Estudo das finanas pblicas no Brasil. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Apresentar as teorias, conceitos e evoluo das finanas pblicas; Apresentar as Instituies Financeiras Brasileiras; Estudar a poltica fiscal e distribuio de renda; Estudar a necessidade de financiamento do setor pblico; Estudar o problema previdencirio no Brasil, bom como a reforma e federalismo fiscal. (Res. 065/2009-CI/CSA)

TEORIAS DA ADMINISTRAO I Ementa: Estudo da Administrao, de organizaes, do papel do administrador e da evoluo do pensamento administrativo. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Apresentar a Administrao como cincia social; Discutir o papel do administrador e das organizaes na sociedade atual; Contextualizar a evoluo do pensamento administrativo. (Res.
065/2009-CI/CSA)

TEORIAS DA ADMINISTRAO II Ementa: Estudo do Processo Administrativo. (Res. 065/2009-CI/CSA)

Objetivos: Apresentar os conceitos de estrutura organizacional e o processo de organizao; Estudar os processos e tcnicas de planejamento, organizao, direo e controle; Contextualizar a gesto por funo e por processos, bem como a mudana organizacional. (Res. 065/2009-CI/CSA)

TEORIAS DA ADMINISTRAO PBLICA Ementa: Estudo da evoluo, estrutura e funo da administrao pblica, bem como as reformas administrativas e programas de desburocratizao. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Apresentar a evoluo da administrao pblica brasileira, Estudar a estrutura e funo da administrao pblica; Estudar as reformas administrativas e programas de desburocratizao. (Res. 065/2009-CI/CSA) TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO I Ementa: Realizao de pesquisas e prticas profissionais integradas ao Seminrio Temtico I na Linha de Formao Especfica. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Proporcionar trocas de prticas e saberes; Fazer um elo entre teoria e prtica, entre o mundo acadmico e profissional, entre o vivido no mundo do trabalho e o olhar crtico sobre ele.
(Res. 065/2009-CI/CSA)

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO II Ementa: Realizao de pesquisas e prticas profissionais integradas ao Seminrio Temtico II Linha de Formao Especfica. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Proporcionar trocas de prticas e saberes; Fazer um elo entre teoria e prtica, entre o mundo acadmico e profissional, entre o vivido no mundo do trabalho e o olhar crtico sobre ele.
(Res. 065/2009-CI/CSA)

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO III Ementa: Realizao de pesquisas e prticas profissionais integradas ao Seminrio Temtico III na Linha de Formao Especfica. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Proporcionar trocas de prticas e saberes; Fazer um elo entre teoria e prtica, entre o mundo acadmico e profissional, entre o vivido no mundo do trabalho e o olhar crtico sobre ele.
(Res. 065/2009-CI/CSA)

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO IV Ementa: Realizao de pesquisas e prticas profissionais integradas ao Seminrio Temtico IV na Linha de Formao Especfica. (Res. 065/2009-CI/CSA) Objetivos: Proporcionar trocas de prticas e saberes; Fazer um elo entre teoria e prtica, entre o mundo acadmico e profissional, entre o vivido no mundo do trabalho e o olhar crtico sobre ele.
(Res. 065/2009-CI/CSA)

Anda mungkin juga menyukai