Anda di halaman 1dari 4

duto da venda e no final do perodo repor mediante a compra de nova ao da mesma empresa investida.

Esse fato s seria detectado se o auditor estivesse atento ao . nmero da cautela da ao. Caso os ttulos estejam em poder de terceiros, obtenha confirmao do custodiante. A carta de confirmao deve cobrir os mesmos pontos mencionados no tpico 11.6.1 desse Captulo. No Quadro 11.1 dado um modelo de carta de confirmao. A coluna do papel de trabalho de cotao no mercado ou valor patrimonial da ao ou quota deve ser confrontada com publicaes das bolsas de valores, demonstraes financeiras das empresas investidas etc. Observe se os investimentos foram avaliados de acordo com os princpios de contabilidade. _ Converse com os administradores da empresa sobre a inteno de alienao dessas aplicaes. Verifique se essas aplicaes foram classificadas no ativo (circulante, realizvel a longo prazo e investimentos) de acordo com essa inteno. Inspecione as transaes incorridas aps a data de encerramento das demonstraes financeiras, a fim de se certificar de que nenhuma aplicao, classificada no ativo realizvel a longo prazo ou investimentos, foi alienada. _ Confira os lucros ou dividendos registrados como receita no perodo com a documentao comprobatria, e verifique se todos os valores devidos realmente foram contabilizados. Observe: publicaes peridicas das bolsas de valores; demonstraes financeiras da sociedade investida; atas de reunies de acionistas da sociedade investida; a necessidade de obter confirmao direta da empresa investida. _ Verifique se os investimentos esto penhorados (indagaes junto aos administradores em conexo com os procedimentos de confirmao fsica dos ttulos junto aos custodiantes e com a auditoria de passivos etc.).

11.6.3 Teste dos investimentos avaliados pelo mtodo de equivalncia patrimonial


_ Prepare ou obtenha da empresa auditada um papel de trabalho dando os seguintes detalhes: descrio de cada investimento (companhia, natureza da ao, percentual de participao etc.); saldo no incio do perodo (quantidade de aes e/oU quotas e o valor); aquisies no perodo (quantidade de aes e/ou quotas e o valor); baixas no perodo (quantidade de aes e/ou quotas e o valor);

Quadro 11.1 Modelo de carta de confirmao de ttulos.


de _________________ de ______

Prezados senhores: Para fins de simples conferncia, favor confirmar diretamente com os nossos auditores (colocar o nome e endereo dos auditores externos ou independentes) que os ttulos de nossa propriedade, abaixo relacionados, esto em sua custdia e livres de quaisquer nus em ________ de ____________ _ de --Adicionalmente, se algum titulo relacionado estiver em divergncia com os registros de v. Sas., pedimos indicar na coluna "OBSERVAES" a natureza da divergncia. Antecipadamente gratos, subscrevemo-nos, Atenciosamente, Assinatura e Carimbo

Confirmamos que os titulos abaixo relacionados, de propriedade de (nome da empresa auditada), esto em nossa custdia e livres de quaisquer nus em __ de de DESCRIO DO TTULO OBSERVAES de de Atenciosamente, Assinatura e Carimbo

dividendos recebidos ou creditados; ajuste de equivalncia patrimonial; saldo no final do perodo (quantidade de aes e/ou quotas e o valor); valor da venda dos investimentos baixados no perodo; lucro ou prejuzo na baixa de investimentos (valor da venda menos o valor contbil).

Obs.: Caso a empresa tenha conta de gio ou desgio, deve ser demonstrada no papel de trabalho a sua movimentao durante o exerccio social auditado (saldo inicial, adies, amortizaes e o saldo final). - Confira as somas das colunas do papel de trabalho. - Confira o saldo inicial com os papis de trabalho do ano anterior. - Confira o total das colunas do saldo (valor) do final do perodo e de lucro ou prejuzo na venda com o razo geral da contabilidade para a mesma data. - Confronte com os documentos-suportes as aquisies, baixas e valor da venda de investimentos.
- Inspecione fisicamente os ttulos representativos dos investimentos ou obtenha confirmao por escrito, caso os ttulos estejam em poder de terceiros. No Quadro 11.1 dado um modelo de carta de confirmao. - Para os dividendos pagos ou creditados, confira os clculos e inspecione documentao comprobatria, demonstraes financeiras auditadas e atas de reunies de acionistas. - Para o ajuste de equivalncia patrimonial execute os seguintes procedimentos: verifique se o investimento preenche todos os requisitos legais para ser registrado por esse mtodo. Observe se no existem outros investimentos, avaliados atualmente pelo mtodo tradicional, que deveriam ser avaliados por equivalncia patrimonial; obtenha demonstraes financeiras auditadas da sociedade investida; observe se as demonstraes financeiras da sociedade investida foram levantadas na mesma data do balano da sociedade investidora ou at sessenta dias antes; verifique se o patrimnio lquido da sociedade investida foi ajustado para as seguintes situaes, se aplicveis:

* fatos extraordinrios ocorridos no perodo compreendido da data do levantamento do


patrimnio lquido da sociedade investida at a data do encerramento das demonstraes financeiras da sociedade investidora; * critrios contbeis diferentes entre as sociedades (investidora e investida); * resultados no realizados. confira o clculo do ajuste de equivalncia patrimonial (patrimnio lquido ajustado da sociedade investida multiplicado pelo percentual de participao); identifique o valor do ajuste de equivalncia patrimonial na demonstrao do resultado.

- Caso seja a primeira avaliao pelo mtodo de equivalncia patrimonial, verifique se quando da aquisio do investimento foi feita a diviso do valor de aquisio em equivalncia patrimonial e gio ou desgio, confira os clculos correspondentes e inspecione demonstraes financeiras auditadas da sociedade in-

vestida. Verifique tambm se foi estabelecido o fundamento do gio. Para o gio ou desgio execute os seguintes procedimentos de auditoria: confira o saldo no incio do perodo com os noSSOS papis de trabalho do ano anterior; as adies do perodo so cobertas pela execuo do tpico anterior (desmembramento do valor de aquisio); verifique se as amortizaes esto sendo feitas com base no fundamento que gerou o gio ou desgio, confira os clculos e identifique o valor nas contas de resultado; confira o saldo no fim do perodo com o razo geral para a mesma data. _ Verifique se os investimentos esto penhorados.

11.7 PAPIS DE TRABALHO


A seguir apresentamos exemplos de papis de trabalho de auditoria, relacionados com aplicaes financeiras e participaes no capital social de outras empresas.

Anda mungkin juga menyukai