Anda di halaman 1dari 31

CPI Requisitos Objeto: Fato certo, determinado. No pode CPI para apurar fato genrico, inespecfico.

No para apurar a inescrupulosidade do Executivo, Legislativo, ou a corrupo. um fato especifico: um desvio de verba pblica, uma determinada situao especfica. Prazo certo. Nada impede que ela seja prorrogada. Mas mesmo assim tem que se determinar o prazo que ela vai durar. Concluses da CPI: so encaminhadas para o Ministrio Pblico. CPI no pode impor penalidade, no comina pena. Por isso diz-se que acabam em "pizza". Pela CPI s se apuram os fatos. Muitas vezes, sequer encaminham para o MP. Mas uma vez encaminhada para o MP, este sim vai entrar com a ao devida, ou no. Poder instrutrio: O art. 58, 3 diz que a CPI tem um poder investigatrio de autoridade judicial. O que , na realidade, uma "mentira", visto que a autoridade judicial no tem poder investigatrio. Quem tem este poder a Policia e o MP. O Constituinte colocou "poder investigatrio", mas quis dizer "instrutrio", pois o juiz instrui o processo. Para tanto, adota algumas medidas: diligncias, percias, vistorias, anlises de documentos, convocar autoridades para depor em juzo, convocar Ministros de Estado, etc. Obs.: Se a CPI convocar um Ministro para depor na CPI ele e no for, comete o crime de responsabilidade. Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas tero comisses permanentes e temporrias, constitudas na forma e com as atribuies previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criao. 1 - Na constituio das Mesas e de cada Comisso, assegurada, tanto quanto possvel, a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa. 2 - s comisses, em razo da matria de sua competncia, cabe: I - discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competncia do Plenrio, salvo se houver recurso de um dcimo dos membros da Casa; II - realizar audincias pblicas com entidades da sociedade civil; III - convocar Ministros de Estado para prestar informaes sobre assuntos inerentes a suas atribuies; IV - receber peties, reclamaes, representaes ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omisses das autoridades ou entidades pblicas; V - solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidado; VI - apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer.

3 - As comisses parlamentares de inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, sero criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. 4 - Durante o recesso, haver uma Comisso representativa do Congresso Nacional, eleita por suas Casas na ltima sesso ordinria do perodo legislativo, com atribuies definidas no regimento comum, cuja composio reproduzir, quanto possvel, a proporcionalidade da representao partidria. CPI tem poder instrutrio de autoridade judicial, mas no autoridade judicial. CPI no pode determinar diligncias que se submetem a clusula de reserva de jurisdio. Determinadas medidas somente o Judicirio pode determinar e CPI no Poder Judicirio. O que a CPI pode ou no pode determinar: Determinar priso: no pode. "ningum ser preso salvo em flagrante ou por ordem judicial fundamentada". CPI s pode determinar priso em uma situao, que na realidade no por ser uma CPI, mas pela situao em si, qual seja: a priso em flagrante. Como, por exemplo, em caso de falso testemunho. Por isso o sujeito j chega para depor com um HC para ter salvo conduto na CPI porque, provavelmente, ele corre o risco de cometer o crime de falso testemunho, em sede de CPI. Medidas cautelares (sequestro, arresto, indisponibilidade de bens...): no pode. Isto se submete a clusula de reserva de jurisdio. Interceptao telefnica: no pode. No confundir interceptao telefnica com quebra de sigilo de dados telefnicos. A primeira diz respeito ao contedo da conversa telefnica. se colocar uma escuta e saber exatamente o que se conversou. Isso s pode ser feito pelo judicirio. A CPI, entretanto, pode quebrar o sigilo de dados telefnicos. Ele diz respeito a dados pretritos, s informaes relativas s ligaes recebidas e feitas pela pessoa: para quem ligou, a que hora, a durao da ligao, quem ligou pra ele, onde ele estava quando ligou, etc. Isso a CPI pode determinar a quebra. Dado telefnico sigilo de dado, que pode ser quebrado pela CPI. J a interceptao telefnica diz respeito ao contedo da conversa e isso s o juiz pode determinar. Nem o MP pode. Sigilo fiscal e sigilo bancrio: pode. tem previso expressa na Lei Complementar 105 de 2001, em seu art. 4 Art. 4o O Banco Central do Brasil e a Comisso de Valores Mobilirios, nas reas de suas atribuies, e as instituies financeiras fornecero ao Poder Legislativo Federal as informaes e os documentos sigilosos que, fundamentadamente, se fizerem necessrios ao exerccio de suas respectivas competncias constitucionais e legais.

1o As comisses parlamentares de inqurito, no exerccio de sua competncia constitucional e legal de ampla investigao, obtero as informaes e documentos sigilosos de que necessitarem, diretamente das instituies financeiras, ou por intermdio do Banco Central do Brasil ou da Comisso de Valores Mobilirios. 2o As solicitaes de que trata este artigo devero ser previamente aprovadas pelo Plenrio da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, ou do plenrio de suas respectivas comisses parlamentares de inqurito.

Direitos dos depoentes na CPI Do indiciado: Tem direito a um advogado e ter audincia com este a qualquer momento na CPI; Direito ao silncio e pode at mentir, pelo princpio de que "ningum obrigado a produzir prova contra si mesmo", proveniente do Pacto de So Jos da Costa Rica, do qual o Brasil signatrio; Ex: Caso de Marcos Valrio na CPI do Mensalo, at a esposa dele teve o direito de ficar calada. Das testemunhas: No pode mentir, nem ficar em silncio, com uma ressalva: se em seu depoimento tiver algo que puder incrimin-la, ela pode no responder com relao a isso, para no se auto-incriminar. Aplicando-se, tambm, o Pacto de So Jos da Costa Rica.

Pode a CPI investigar fato que j objeto de inqurito judicial? Pode, pelo seguinte: a CPI tem natureza poltico-administrativa e no judicial. So planos distintos.

Magistrado STF diz: que ele tem que comparecer Prerrogativas como magistrado Assegura a ele o direito a um advogado; Direito ao silncio, sempre que tiver... : o sigilo decorrente da sua funo, ou seja, as informaes de quando ele como magistrado atuou num processo, enquanto sigilosas, ele poderia se resguardar no sigilo.

A CPI tem, portanto, competncia para convocar autoridades: Ministros de Estado, juzes, mas no pode abusar: se o juiz est atuando na causa, envolvido na causa, no pode, porque viola a prerrogativa de juiz de independncia funcional, autonomia. Mas se est afastado, com a questo j elucidada, no tem problema algum. Princpio da inafastabilidade de jurisdio submete todas as questes ao Poder Judicirio, ou quase todas. Existem situaes que no se submetem a um controle jurisdicional, como por exemplo, atos polticos: so atos tpicos de determinado poder atribudos diretamente pela Constituio. Por exemplo: a investigao realizada pela CPI. Em regra isso ato poltico, ato do Legislativo, o Judicirio no tem que estar se envolvendo. Agora, ainda atos de natureza poltica devem/podem ser controlados sempre que: Venha a ferir o princpio da proporcionalidade: na atuao tpica do Poder Haja flagrante inconstitucionalidade. Ainda que seja ato poltico, tem que ser atribudo pela Constituio. Se esse ato desrespeita a CF, pode ser controlado pelo Judicirio, que a ltima instncia que guardi da CF.

Informativo 604 do STF Conflito de atribuies Conflito de Atribuies e Pronaf O Plenrio resolveu conflito negativo de atribuio entre o Ministrio Pblico do Estado de So Paulo e o Ministrio Pblico Federal, no sentido de reconhecer a atribuio do segundo para conduzir as investigaes de supostas irregularidades na execuo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf em municpio paulista e promover as medidas judiciais eventualmente cabveis. Considerou-se a presena de verbas pblicas federais, as quais decorreriam de convnios, para o Pronaf. ACO 1281/SP, rel. Min. Crmen Lcia, 13.10.2010. (ACO-1281) Conflito de Atribuies e Fundef O Plenrio iniciou julgamento de ao cvel originria em que o Ministrio Pblico Federal suscita conflito negativo de atribuio relativamente ao Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte para a investigao de supostas irregularidades concernentes gesto de recursos oriundos do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio Fundef. No caso, fora instaurado inqurito civil, a pedido do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundef, pelo parquet estadual da Comarca de Joo Cmara/RN, visando apurar a existncia de irregularidades no Municpio de Bento Fernandes/RN no tocante s ordens de despesas conta do Fundef. O Min. Marco Aurlio, relator, reconheceu a atribuio do Ministrio Pblico Federal. Aduziu que o fato de no haver aporte de recursos federais, a ttulo de complementao, no afastaria a sua atribuio, porquanto tal fundo composto de valores decorrentes do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI proporcional s importaes e de quota alusiva desonerao de exportaes. Aps, pediu vista dos autos o Min.

Ricardo ACO 1394/RN, rel. Min. Marco Aurlio, 13.10.2010. (ACO-1394)

Lewandowski.

Questo de competncia A disputa : Ministrio Pblico Estadual e Ministrio Pblico Federal: quem competente para investigar uma situao de desvio de verba pblica? STF decidiu: 1 verbas relativas ao Pronaf (programa do Governo Federal) 2 verbas relativas ao Fundef (fundo, com valores decorrentes de imposto Federal, o IPI) Sempre que tem verba pblica federal envolvida, a competncia para investigar, assim como a para julgar, consequentemente, vai ser do Ministrio Pblico Federal e ao vai ser na Justia Federal. Situao em Roraima, grande caso de servidores pblicos: O governo supostamente contratava uma srie de servidores pblicos que no existiam. Pegava-se todos os dados da pessoa, colocava como servidor pblico ("laranjas"), como se tivesse recebendo e este dinheiro ficava para o grupo que estava controlando o esquema. Envolveram, no meio desse desvio de verba, um repasse de verbas vindas da Unio. A ento a Policia Federal entrou na jogada, para investigar. Consequentemente, quem investigou foi o MPF, por ter verba pblica federal envolvida.

Cancelamento de Naturalizao Cancelamento de Naturalizao e Via Jurisdicional - 1 O Plenrio iniciou julgamento de recurso ordinrio em mandado de segurana no qual se discute a possibilidade, ou no, de o Ministro de Estado da Justia, por meio de ato administrativo, cancelar a concesso de naturalizao quando embasada em premissas falsas (erro de fato). Trata-se, na espcie, de recurso ordinrio interposto contra acrdo do STJ que denegara pedido de anulao da Portaria 361/2008, daquela autoridade, que cancelara a naturalizao do recorrente. Essa Corte, com fundamento no Enunciado 473 da Smula do STF, afirmara que a Administrao poderia rever o ato administrativo a qualquer tempo, pois eivado de vcio insanvel. No caso, o Ministrio de Estado da Justia, em virtude de pleito extradicional formulado pelo pas de origem do recorrente, instaurara processo administrativo em que constatado que ele emitira declarao falsa, consistente na omisso da existncia de condenao em momento anterior a sua naturalizao, razo pela qual anulara esta. RMS 27840/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 13.10.2010. (RMS-27840) Cancelamento de Naturalizao e Via Jurisdicional - 2

O Min. Ricardo Lewandowski, relator, desproveu o recurso por reputar possvel o aludido cancelamento pela via administrativa, quando descobertos vcios no seu processo. Inicialmente, enfatizou que a naturalizao, em sua forma ordinria (CF, art. 12, II, a), caracterizar-se-ia por ser ato discricionrio da Administrao relativamente queles que atendam aos requisitos estabelecidos na Lei 6.815/80 (Estatuto do Estrangeiro). Em seguida, aduziu que, poca do advento do mencionado estatuto, havia a previso de que o Presidente da Repblica decretasse a perda da nacionalidade brasileira obtida em fraude contra a lei (CF/69, art. 146, pargrafo nico), no sendo a norma repetida pela CF/88. Nada obstante, isso no significaria a sua extirpao do ordenamento jurdico e tampouco a no recepo do art. 112, 2 e 3, da Lei 6.815/80 ("Art. 112. So condies para a concesso da naturalizao: ... 2 Verificada, a qualquer tempo, a falsidade ideolgica ou material de qualquer dos requisitos exigidos neste artigo ou nos arts. 113 e 114 desta Lei, ser declarado nulo o ato de naturalizao sem prejuzo da ao penal cabvel pela infrao cometida. 3 A declarao de nulidade a que se refere o pargrafo anterior processar-se- administrativamente, no Ministrio da Justia, de ofcio ou mediante representao fundamentada, concedido ao naturalizado, para defesa, o prazo de quinze dias, contados da notificao."). Observou que a nova ordem constitucional estabelecera que a naturalizao vlida somente poderia ser perdida, mediante sentena judicial, em razo de atividade nociva aos interesses nacionais ("Art. 12. ... 4 - Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: I - tiver cancelada sua naturalizao, por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional;"). RMS 27840/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 13.10.2010. (RMS-27840) Cancelamento de Naturalizao e Via Jurisdicional - 3 Em divergncia, o Min. Marco Aurlio proveu o recurso para assentar que, uma vez formalizado o deferimento da naturalizao, seu desfazimento apenas poderia ocorrer mediante processo judicial. Asseverou que a clusula do inciso I do 4 do art. 12 da CF seria abrangente no que revelaria que o cancelamento da naturalizao deveria ocorrer por sentena judicial e que a referncia feita em sua parte final, ao apontar uma causa, seria simplesmente exemplificativa, haja vista a infinidade de situaes que podem surgir, a desaguarem no cancelamento da naturalizao. O Min. Dias Toffoli seguiu a divergncia. Consignou expressamente a no-recepo, pela CF/88, do art. 112, 2 e 3 da Lei 6.815/80 e proveu o recurso para o fim de declarar nula a Portaria 361/2008, do Ministro da Justia, restabelecendo, assim, a situao do recorrente como brasileiro naturalizado em todos os rgos pblicos, sem prejuzo de que sua condio de naturalizado seja analisada judicialmente, nos termos do art. 12, 4, I, da CF. Aps, pediu vista a Min. Crmen Lcia. RMS 27840/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 13.10.2010. (RMS-27840) O Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815 de 1980) prev uma situao na qual pode ser cancelada a naturalizao por ato administrativo. A CF, em seu artigo 12, 4 fala em cancelamento da naturalizao por sentena judicial: Art. 12. So brasileiros: (...) 2 - A lei no poder estabelecer distino entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituio. 3 - So privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da Repblica;

II - de Presidente da Cmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomtica; VI - de oficial das Foras Armadas. VII - de Ministro de Estado da Defesa(Includo pela Emenda Constitucional n 23, de 1999) 4 - Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: I - tiver cancelada sua naturalizao, por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional; II - adquirir outra nacionalidade, salvo no casos: (Redao dada pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994) a) de reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira; (Includo pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994) b) de imposio de naturalizao, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condio para permanncia em seu territrio ou para o exerccio de direitos civis; (Includo pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994) Tem-se um cidado com sua naturalizao cancelada por um ato administrativo. Fundamento: Smula 473 do STF: A administrao deve anular seus atos sempre que identificadas nulidades. um poder-dever da Administrao.
Smula 473

A ADMINISTRAO PODE ANULAR SEUS PRPRIOS ATOS, QUANDO EIVADOS DE VCIOS QUE OS TORNAM ILEGAIS, PORQUE DELES NO SE ORIGINAM DIREITOS; OU REVOG-LOS, POR MOTIVO DE CONVENINCIA OU OPORTUNIDADE, RESPEITADOS OS DIREITOS ADQUIRIDOS, E RESSALVADA, EM TODOS OS CASOS, A APRECIAO JUDICIAL. A naturalidade pode ser: 1) Originria 1.1) 2 critrios 1.1.1) ius soli 1.1.2) ius sanguinii A nacionalidade originria independe da vontade do indivduo. Ela surge com o prprio nascimento. A partir do nascimento aquela pessoa j nacional daquele pas. Obs.: Originalmente, o Brasil adota o critrio do ius soli, mas, atualmente, se fala que o Brasil adota um critrio misto. Vejamos:

1.2) Casos Art. 12. So brasileiros: I - natos: a) os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas; b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil; c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 54, de 2007) 1.2.1) Quem Brasileiro, nasce no Brasil. Desde que os pais no estejam a servio no pas. Art. 12, I, "a" ius soli 1.2.2) Art.12, I, "b" ius sanguinii 1.2.3) Art. 12, I, "c" ius sanguinii Pergunta: Nasceu no estrangeiro, de pais brasileiros (ou um s). Com 5 anos de idade vem morar no Brasil. Enquanto no completa 18 no brasileiro? Seria brasileiro nato at completar 18 anos. uma situao resolutria. Quando completa 18 anos, deixa de ser brasileiro nato, porque ainda tem que optar. A, por exemplo, quando faz 23 anos, opta pela nacionalidade. Retroage at o nascimento dele: como se tivesse sido brasileiro desde o nascimento dele. Ou seja, completou 18 anos deixa de ser brasileiro at que opte pela nacionalidade brasileira. Quando ele optar, retroage at seu nascimento, isso porque a nacionalidade originria surge com o nascimento da pessoa. Outra questo: procedimento de opo tem que ser judicial, uma ao. 2) Adquirida ou Derivada ou Secundria (Naturalizao) Essa depende da vontade do indivduo e da aquiescncia do Estado. No nasce com ele, ele adquire. 2.1) Naturalizao (tipos) 2.1.1) Ordinria Preenchidos os requisitos legais, determinados pelo Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815 de 1980) Art. 112. So condies para a concesso da naturalizao: (Renumerado pela Lei n 6.964, de 09/12/81)

I - capacidade civil, segundo a lei brasileira; II - ser registrado como permanente no Brasil; III - residncia contnua no territrio nacional, pelo prazo mnimo de quatro anos, imediatamente anteriores ao pedido de naturalizao; IV - ler e escrever a lngua portuguesa, consideradas as condies do naturalizando; V - exerccio de profisso ou posse de bens suficientes manuteno prpria e da famlia; VI - bom procedimento; VII - inexistncia de denncia, pronncia ou condenao no Brasil ou no exterior por crime doloso a que seja cominada pena mnima de priso, abstratamente considerada, superior a 1 (um) ano; e VIII - boa sade. 1 no se exigir a prova de boa sade a nenhum estrangeiro que residir no Pas h mais de dois anos. (Includo pela Lei n 6.964, de 09/12/81) 2 verificada, a qualquer tempo, a falsidade ideolgica ou material de qualquer dos requisitos exigidos neste artigo ou nos arts. 113 e 114 desta Lei, ser declarado nulo o ato de naturalizao sem prejuzo da ao penal cabvel pela infrao cometida. (Renumerado e alterado pela Lei n 6.964, de 09/12/81) 3 A declarao de nulidade a que se refere o pargrafo anterior processar-se- administrativamente, no Ministrio da Justia, de ofcio ou mediante representao fundamentada, concedido ao naturalizado, para defesa, o prazo de quinze dias, contados da notificao. (Renumerado pela Lei n 6.964, de 09/12/81) 2.1.1) Extraordinria 2 requisitos: 15 anos residindo ininterruptamente no Brasil No ter condenao penal Art. 12. So brasileiros: II - naturalizados: a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral; b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na Repblica Federativa do Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.(Redao dada pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994) Obs.: No confundir com a Quase Nacionalidade: (1 do art. 12) 1 Aos portugueses com residncia permanente no Pas, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, sero atribudos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituio.(Redao dada pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994) Neste caso, independentemente da naturalizao, so assegurados os mesmo direitos dos brasileiros, em casos de reciprocidade (e h).

Perda da nacionalidade (2 formas): 1) Cancelamento da naturalizao por sentena judicial, por atividade nociva 2) Quando voc adquire outra nacionalidade, desde que: Essa segunda nacionalidade no seja originria (ex: voc brasileiro, mas tambm espanhol nato filho de espanhis). Quando se naturaliza, por direitos mnimos, em outro pas (ex: jogadores de futebol, que s podem jogar no estrangeiro, por exemplo, se naturalizando) Caso em tela: "Perda da nacionalidade por ato administrativo" O Estatuto do Estrangeiro prev essa possibilidade, mas a CF fala em sentena judicial. Lei anterior Constituio, para saber se ela tem valor ou no, deve ser observada de acordo com o Princpio da Recepo. O Estatuto do Estrangeiro, neste dispositivo do cancelamento por ato administrativo, foi recepcionado ou no? Segundo o Princpio da Recepo: Normas anteriores Constituio, com ela compatveis so automaticamente recepcionadas, portanto vlidas e legtimas. Norma anterior Constituio, com ela materialmente incompatvel no so recepcionadas, portanto revogadas. Obs.: "materialmente": Norma compatvel, aferir compatibilidade de acordo com o novo ordenamento jurdico, ou seja, de acordo com a nova Constituio. Se verifica em 2 nveis: 1 Vlida e vigente de acordo com a Constituio anterior, tanto material como formalmente. 2 Aferindo a validade de acordo com a nova Constituio. Analisa-se apenas o aspecto material, ou seja, se o contedo dela no viola a nova Constituio. Isso pois com relao ao aspecto formal no tem problema. A nova CF recepciona esta norma com a nova roupagem. Exemplo clssico: CTN. Ele foi editado sob a gide da CF/46 como Lei Ordinria. Na poca, norma geral de Direito Tributrio podia ser editada como Lei Ordinria. Vem a CF/88 e diz que norma geral de Direito Tributrio s por Lei Complementar. CTN era Lei Ordinria. Ele no foi revogado, mas recepcionado com status, natureza, de Lei Complementar. Inconstitucionalidade e No Recepo Assim, h que se analisar se o Estatuto do Estrangeiro foi ou no recepcionado. No se fala em constitucionalidade ou inconstitucionalidade, mas sim em recepo ou no recepo. o que diz o STF. Uma norma anterior Constituio no pode ser inconstitucional, mas sim recepcionada ou no recepcionada. Para o STF no existe inconstitucionalidade superveniente, ou seja, o Estatuto de 1980 era constitucional, a vem a CF/88 e o torna inconstitucional? No. O que pode ocorrer apenas uma "no recepo". A constitucionalidade de uma norma aferida em seu nascimento. Posteriormente pode ser apenas recepcionada ou no recepcionada.

No caso em tela: Reviravoltas. Comea com o voto do relator no sentido de que foi recepcionada, portanto poderia ser anulada, mas depois indica-se que no foi, ou seja, o cancelamento no poderia se dar por ato administrativo, mas apenas por sentena judicial. Ainda no teve julgamento final quanto a isso. H um pedido de vista.

CNJ Deciso Judicial e Suspenso de Efeitos pelo CNJ O Conselho Nacional de Justia - CNJ, sob pena de atuao ultra vires, no pode interferir em atos de contedo jurisdicional, emanados de quaisquer magistrados ou de Tribunais da Repblica. Com base nesse entendimento, o Plenrio desproveu agravos regimentais em que se pretendia a desconstituio de decises liminares, proferidas pelo Min. Celso de Mello, em mandados de segurana dos quais relator. As decises impugnadas suspenderam a eficcia de deliberaes administrativas emanadas do Corregedor Nacional de Justia, cujo dispositivo declarara ineficazes julgamentos de tribunal de justia concessivos de mandados de segurana impetrados perante a referida Corte. Preliminarmente, rejeitou-se a alegao de prejudicialidade de um dos writs, porquanto a desistncia homologada nos autos referir-se-ia a outra impetrao e no presente, favorvel a uma das ora agravadas. No mrito, reputou-se que, embora o CNJ esteja includo na estrutura constitucional do Poder Judicirio, sua natureza seria meramente administrativa e sua competncia teria sido definida, de modo rgido, pela EC 45/2004, que introduzira o art. 103 - B na CF. Salientou-se que esse artigo, em seu 4, II, estabelece que o referido rgo tem o poder de "apreciar, de ofcio ou mediante provocao, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou rgos do Poder Judicirio". Aduziu-se que as deliberaes administrativas, objetos dos casos em apreo, seriam impregnadas de contedo jurisdicional e que o Supremo j assentara posicionamento no sentido de no caber quele rgo nenhuma competncia cujo exerccio fosse capaz de interferir no desempenho da funo tpica do Poder Judicirio (ADI 3367/DF, DJU de 25.4.2005). Competir-lhe-ia, porm, dentre outras atribuies, fiscalizar o exerccio dos deveres funcionais por parte do magistrado, e no a atividade jurisdicional dele. Outros precedentes citados: MS 27148/DF (DJe de 25.5.2010) e MS 28537 MC/DF (DJe de 21.5.2010). MS 28598 AgR-MC/DF, rel. Min. Celso de Mello, 14.10.2010. (MS-28598) MS 28611 AgR-MC/MA, rel. Min. Celso de Mello, 14.10.2010.(MS-28611) O CNJ, atravs de seu corregedor, torna ineficaz deciso judicial proferida por um magistrado. O CNJ (Conselho Nacional de Justia) pode fazer isso? Tem atribuio para isso? O CNJ integra o Poder Judicirio. Apenas o Judicirio decide de forma definitiva, faz coisa julgada. Cabe a ele resolver os conflitos, a pacificao social, decidir definitivamente. O CNJ tem natureza jurisdicional tpica do Poder Judicirio ou no? No. Apesar de integrar o Judicirio, tem natureza administrativa. Sua funo:

Controle da atuao administrativa e financeira do Judicirio; Controle do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes; Zelar pela autonomia e independncia e pelas prerrogativas do Poder Judicirio. Se a atuao do CNJ administrativa, ou seja, no tem poder jurisdicional, uma deciso sua pode suspender, anular, tornar ineficaz uma deciso judicial? Jamais. A instncia administrativa que se submete judicial, jamais o contrrio. O CNJ administrao, ajuda no controle interno do Judicirio. As decises do CNJ que se submetem ao Judicirio, no o contrrio. Quem tem competncia para julgar ao do (sic) CNJ o STF.

Informativo...(pgina 5?) Concurso do Ministrio Pblico e prtica jurdica Para ingressar na carreira do MP e de magistratura so necessrios 3 anos de prtica jurdica. O que prtica jurdica? A previso do art. 129, 3 diz: 3 O ingresso na carreira do Ministrio Pblico far-se- mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realizao, exigindose do bacharel em direito, no mnimo, trs anos de atividade jurdica e observando-se, nas nomeaes, a ordem de classificao. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 1) A partir de quando contam os 3 anos? A partir da graduao no curso de Direito, ou seja, do bacharelado. Se voc j exercia algum cargo relacionado ao Direito antes de se formar no pode contar. O prazo s conta a partir do bacharelado. 2) Qual o momento que se deve aferir se o candidato tem os 3 anos? O momento da inscrio definitiva. No o momento da posse ou da nomeao ou da entrada em exerccio, como muitos querem. Esse momento, portanto, pode variar em cada concurso. Obs.: H concursos, como o da Defensoria Pblica, por exemplo, que se exige prtica forense (diferente de prtica jurdica): neste caso conta antes do bacharelado, como por exemplo, estgio, contam cargos que esto ligados rea jurdica, como tcnico judicirio, etc. 3) Pode no ter sido aceita

Caso concreto interessante: Sujeito passou para o MPE logo aps de ter se formado em Direito, isso antes da Emenda 45 (que trouxe a exigncia dos 3 anos de prtica). Ficou menos de 2 anos no MPE e passou para o MPF. Quando chegou l, no foi aceito, porque no tinha os 3 anos de prtica. Recorreu. Foi para no STF. STF decidiu, neste caso: Como ele j era do MPE, pelo princpio da Unidade do Ministrio Pblico, poderia ingressar no MPF. No teria como dizer que um promotor estadual no teria condies de ser promotor federal, porque o MPF no melhor do que o MPE. O Ministrio Pblico uno. A diviso s por questes prticas, para facilitar. uno como a Magistratura. So rgos regidos pelo princpio da unidade. Alm disso, h que se respeitar a forma federativa do Estado. O Federal melhor do que o Estadual? No. So entes diversos. Se ele tem condies de exercer o MPE, tambm tem condio de exercer no MPF. A questo dos 3 anos tem objetivo de provar que voc tem condies de exercer seu cargo. Se ele j exercia o cargo, j estaria comprovado. Foi "sorte" do indivduo de no ter tido que ter os 3 anos. No caso em questo (Informativo): No MP do Rio Grande do Sul, exercia o cargo que no era privativo do bacharel em Direito, diferentemente de todos os outros estados da Federao. STF entendeu que o cargo era privativo de bacharel em Direito, mas que naquele caso ele poderia sim exercer. Outra questo: ele j estava exercendo o cargo, por liminar. STF veio dizer que era questo de fato consumado. Por segurana jurdica, no se podia tirar isso do sujeito.

Processo Legislativo Conjunto de regras e normas previsto na CF que rege o processo de elaborao das leis. Art. 59. O processo legislativo compreende a elaborao de: I - emendas Constituio; II - leis complementares; III - leis ordinrias; IV - leis delegadas; V - medidas provisrias; VI - decretos legislativos; VII - resolues.

Pargrafo nico. Lei complementar dispor sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao das leis. Em regra, o processo de elaborao da norma compreende 3 fases: 1) Iniciativa ou Introdutria 2) Constitutiva -Deliberao Parlamentar (discusso e votao) -Deliberao Executiva (sano ou veto) -Apreciao do Veto (ocorre excepcionalmente quando h o veto. O Parlamento averigua se mantm ou afasta o veto) 3) Complementar ( promulgao e publicao) Lei ordinria assim que se faz. Excepcionalmente, outras leis podem ter fases distintas, ou deixar de ter uma fase ou outra. Por exemplo: Medida Provisria: quem faz lei provisria o presidente, que a faz de imediato ao Congresso. Lei Delegada: o Presidente solidifica no Congresso a delegao e elabora um projeto de lei. Emenda Constitucional: quem faz a mesa da cmara... a mesa do Congresso Nacional. No passa pelo Presidente. Ou seja, cada uma tem um meio de se formar. O Poder Legislativo Ordinrio, que o mais estudado, o mais comum, constitudo pelas trs fases acima. Fase iniciativa ou introdutria Quem tem iniciativa de lei no Brasil, legitimado: Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos nesta Constituio. 1 - So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis que: I - fixem ou modifiquem os efetivos das Foras Armadas; II - disponham sobre: a) criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta e autrquica ou aumento de sua remunerao; b) organizao administrativa e judiciria, matria tributria e oramentria, servios pblicos e pessoal da administrao dos Territrios; c) servidores pblicos da Unio e Territrios, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria;(Redao dada pela Emenda Constitucional n 18, de 1998) d) organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio, bem como normas gerais para a organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios;

e) criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica, observado o disposto no art. 84, VI (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) f) militares das Foras Armadas, seu regime jurdico, provimento de cargos, promoes, estabilidade, remunerao, reforma e transferncia para a reserva.(Includa pela Emenda Constitucional n 18, de 1998) 2 - A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles. Tem um que no est no artigo 61, mas que aceito pela jurisprudncia: Tribunal de Contas. A iniciativa pode ser: Geral quando o legitimado pode dispor sobre qualquer matria Pode se dar por parte do Presidente, membro da Cmara, membro Senado, comisso da Cmara, comisso do senado e cidados. Restrita quando o legitimado s pode dispor sobre matrias especficas. Tem iniciativa restrita, o STF, Tribunais Superiores, PGR e TCU. A iniciativa pode ser, ainda: Concorrente - quando mais de um legitimado pode dispor sobre a matria Reservada/privativa/exclusiva a matria s pode ser proposta por um determinado legitimado (NO CONFUNDIR iniciativa geral e restrita com iniciativa concorrente e iniciativa reservada. So classificaes distintas!) Na iniciativa restrita, h um legitimado. PGE, por exemplo. Ele s pode dispor sobre uma matria: a organizao do MPU. PGE s vai falar disso. Ele no vai falar sobre matria tributria, sobre Direito Civil, sobre Processo Civil... A iniciativa reservada s pode ser iniciada por UM legitimado. A matria reservada. O legitimado restrito. Exemplo: servidor pblico federal. A nica pessoa que pode iniciar esse projeto de lei o Presidente. , portanto, uma matria reservada somente ele. O PGE no pode dispor sobre isso. Ele s pode dispor sobre o MPU. Por outro lado, isso no significa que o Presidente, por exemplo, no possa responder sobre o MPU. Ele est restrito essa matria, mas a matria no est restrita ele, porque esta de competncia concorrente (mais de um legitimado pode dispor sobre a matria). Reservado diferente. O Presidente, obviamente, pode dispor para alem da matria do servidor pblico. Sua iniciativa geral. Outro exemplo: STF. S dispe sobre Judicirio. Mas o Judicirio pode sofrer iniciativas por outros legitimados. Situao oposta: um caso do julgado.

H um processo de iniciativa exclusiva do Presidente. A vem um parlamentar, um deputado, e inicia um projeto de lei pelo servidor pblico. O projeto vai, passa por todas a fases, aprovado e vai para sano e veto do Presidente. O Presidente v obviamente, que o projeto no foi iniciativa dele, mas fica de acordo com o projeto e resolve sancion-lo. Isso pode? No pode. O projeto de lei j nasce com inconstitucionalidade que no pode ser suprida. Violou a Constituio, no tem sano do Presidente que d jeito a isso. No supre. De nada adianta o Presidente reconhecer que o projeto no foi autoria dele, mas que ele est de acordo e, por isso, resolver sancionar. inconstitucional. Esses casos so muito recorrentes no caso das leis oramentrias, leis tributrias, etc. Lei de iniciativa reservada pode sofrer emenda parlamentar? Quando se diz que s o Presidente pode iniciar projeto de lei respeito do servidor pblico federal, isso se deve ao fato de que ele que est de posse da previso oramentria. Como os custos da lei prevista em questo so de responsabilidade do Executivo, nada mais prudente do que ele prprio, e somente ele, dar incio ao projeto de lei. A pode-se pensar o papel da emenda no meio disso. O Presidente faz um projeto de lei prevendo inclusive, financeiramente - a criao de 05 cargos, a vem um parlamentar com uma emenda que sobe o nmero de cargos pra 200. A emenda proposta por um parlamentar, mas quem sabe se o aumento de cargos, no caso, vivel financeiramente, o Executivo e somente ele. Por isso, se admite emenda de lei de iniciativa reservada, mas com alguns requisitos: 1) Tem que haver pertinncia com a matria. Um parlamentar no poder colocar direito civil, ou direito penal, no meio de um projeto de lei que diz respeito aos servidores pblicos. 2) S pode implicar em aumento de despesas desde que esteja de acordo com a lei de diretriz oramentria e indique a origem do recurso. Art. 63. No ser admitido aumento da despesa prevista: I - nos projetos de iniciativa exclusiva do Presidente da Repblica, ressalvado o disposto no art. 166, 3 e 4; II - nos projetos sobre organizao dos servios administrativos da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, dos Tribunais Federais e do Ministrio Pblico. Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. 1 - Caber a uma Comisso mista permanente de Senadores e Deputados: I - examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da Repblica; II - examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio e exercer o acompanhamento e a fiscalizao oramentria, sem prejuzo da atuao das demais comisses do Congresso Nacional e de suas Casas, criadas de acordo com o art. 58. 2 - As emendas sero apresentadas na Comisso mista, que sobre elas emitir parecer, e apreciadas, na forma regimental, pelo Plenrio das duas Casas do Congresso Nacional.

3 - As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso: I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III - sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. 4 - As emendas ao projeto de lei de diretrizes oramentrias no podero ser aprovadas quando incompatveis com o plano plurianual. 5 - O Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificao nos projetos a que se refere este artigo enquanto no iniciada a votao, na Comisso mista, da parte cuja alterao proposta. 6 - Os projetos de lei do plano plurianual, das diretrizes oramentrias e do oramento anual sero enviados pelo Presidente da Repblica ao Congresso Nacional, nos termos da lei complementar a que se refere o art. 165, 9. 7 - Aplicam-se aos projetos mencionados neste artigo, no que no contrariar o disposto nesta seo, as demais normas relativas ao processo legislativo. 8 - Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa.

--No processo legislativo se aplica o princpio da simetria. Se a matria de iniciativa reservada do Presidente, na esfera estadual vai ser do governador e na esfera municipal, do prefeito. Outra questo refere-se ao Tribunal de Contas. Um parlamentar iniciou um projeto de lei respeito da organizao do Tribunal. O STF classificou o projeto como inconstitucional. Quem faz esse tipo de projeto de lei o prprio Tribunal de Contas. Apesar de no constar no artigo 61, o Tribunal de Contas inicia projeto de lei dispondo sobre sua organizao e funcionamento.

Informativo 602 Eleio e dupla identificao Dupla Identificao do Eleitor e Princpios da Proporcionalidade e da Razoabilidade - 1

Por vislumbrar aparente ofensa aos postulados da proporcionalidade e da razoabilidade, e ressaltando a iminncia das eleies marcadas para o dia 3.10.2010, o Tribunal, por maioria, concedeu medida cautelar em ao direta de inconstitucionalidade, ajuizada pelo Diretrio Nacional do Partido dos Trabalhadores, para, mediante interpretao conforme conferida ao art. 91A da Lei 9.504/97, na redao dada pela Lei 12.034/2009 e ao art. 47, 1, da Resoluo TSE 23.218/2010 , reconhecer que somente a ausncia de documento oficial de identidade com fotografia trar obstculo ao exerccio do direito de voto. Os dispositivos impugnados determinam que, no momento da votao, sejam apresentados o ttulo de eleitor e um documento de identificao com foto. Aps breve retrospecto da legislao brasileira sobre essa dupla exigncia, consignou-se que ela j teria sido inserida no ordenamento ptrio (Lei 9.100/95, art. 75), sendo posteriormente revogada, ante a dificuldade excessiva ao eleitorado. Registrou-se a problemtica no sistema eleitoral relativamente identificao dos eleitores. Salientou-se, nesse sentido, a inexistncia de unificao entre as identidades civil e eleitoral ou de um ttulo eleitoral com foto. Citou-se, inclusive, manifestao do TSE em processo administrativo que ensejara a expedio da aludida Resoluo 23.218/2010 quanto possibilidade de se admitir o exerccio do voto pelo eleitor que apenas apresentasse o documento comprobatrio de identidade, em razo do extravio, perda ou inutilizao de seu ttulo aps o trmino do prazo para a solicitao de 2 via. Aquela Corte assentara a necessidade do incremento dos esforos de ampla divulgao da novidade legal, bem como o seu imediato aparelhamento para que os ttulos eleitorais extraviados ou inutilizados fossem reimpressos. ADI 4467 MC/DF, rel. Min. Ellen Gracie, 29 e 30.9.2010. (ADI-4467) Dupla Identificao do Eleitor e Princpios da Proporcionalidade e da Razoabilidade - 2 Afirmou-se, ainda, que a apresentao do ttulo de eleitor, nos moldes estabelecidos hoje, no ofereceria garantia de lisura nesse momento crucial de revelao da vontade do eleitorado e que as experincias das ltimas eleies demonstrariam maior confiabilidade na identificao aferida com base em documentos oficiais de identidade com foto. Aduziu-se que os preceitos adversados, embora objetivassem maior segurana no reconhecimento dos eleitores, estabeleceriam uma exigncia desmedida, a qual afastaria a finalidade que a norma pretendera alcanar. Asseverou-se no ser cabvel tomar-se o art. 91-A da lei em apreo como impedimento ao voto do eleitor que, ainda que se encontrasse apto a prestar identificao mediante apresentao de um documento oficial com fotografia, no estivesse portando, naquele momento, seu ttulo de eleitor. Concluiu-se que se deveria apresentar, no momento da votao, tanto o ttulo de eleitor como documento oficial de identificao com fotografia. Contudo, enfatizou-se que apenas a frustrao na exibio deste ltimo que teria o condo de impedir o exerccio do voto. O Min. Dias Toffoli, ao ressaltar que no concedia a cautelar com fundamento nos princpios referidos, porquanto eles seriam tcnicas de soluo, reputou que o dispositivo restringiria o exerccio da cidadania, em afronta ao art. 1, II, c/c o art. 14, caput, ambos da CF. Vencidos os Ministros Gilmar Mendes e Cezar Peluso, Presidente, que indeferiam a concesso da medida cautelar por considerar que o porte obrigatrio do ttulo de eleitor no esvaziaria ou restringiria o direito fundamental ao voto de forma desarrazoada ou desproporcional, tendo o legislador atuado dentro de sua margem de ao, sem ofensa ao texto constitucional. ADI 4467 MC/DF, rel. Min. Ellen Gracie, 29 e 30.9.2010. (ADI-4467) A lei proposta pelo TSE exigia a dupla identificao do eleitor no momento do voto. Alm da apresentao do documento com voto, a lei exigia do eleitor a apresentao do ttulo. O STF decidiu que no havia necessidade da dupla identificao.

A questo chegou como: Segurana do Processo Eleitoral X Direito ao Voto e Cidadania De um lado a dupla identificao pra garantir a segurana do processo eleitoral, para que houvesse fraude. Do outro, o direito ao voto do cidado, cerceado por perda ttulo, extravio, que impossibilitariam, com a lei, o exercimento da cidadania. O STF, nesse caso, disse o seguinte: se h um choque de direitos e princpios constitucionais, h necessidade de se resolver com o princpio da proporcionalidade (amplamente utilizado pelo STF). STF: O procedimento eleitoral brasileiro exemplo no mundo. um dos procedimentos mais avanados (...) Alis, o Brasil exporta a tecnologia na rea de eleio (...) Nosso sistema de tecnologia reconhecido internacionalmente. Ora...ento o processo eleitoral brasileiro no confivel por que? H algum indcio de que no h segurana nesse processo? Nenhum. Ento o STF entendeu o seguinte do caso: pelo princpio da proporcionalidade, no h necessidade de dupla identificao. A apresentao do documento com foto j garante a lisura do procedimento. Isso em prol da prpria democracia do voto e da cidadania. Prevaleceu, nesse caso, a cidadania. Lembrando que quando h choque entre princpios constitucionais, um no aniquila o outro. Um prevalece sobre o outro naquele caso especfico. O princpio da proporcionalidade s incide sobre um caso concreto. No h como atender proporcionalidade em abstrato. O que mais importante: o direito ao voto ou a segurana do processo eleitoral? No possvel responder abstratamente, em geral. Tem que se pensar a partir do caso, que o seguinte: quer-se exigir dois documentos para garantir a segurana de um processo eleitoral que j seguro, que j exemplo internacional, criando a possibilidade de muitos cidados no votar por no possurem os dois documentos. Qual deve prevalecer? Princpio da proporcionalidade. Princpio da Proporcionalidade: necessidade, adequao e proporcionalidade strictu sensu. Qual o mais necessrio? Qual indispensvel? Qual o mais adequado? Qual o mais til? Qual traz mais benefcio com menos custo? Para chegar a uma concluso, utiliza-se a tcnica da ponderao de interesses. Pesa-se na balana as questes do princpio da proporcionalidade. E o STF chegou concluso de que nesse caso concreto (no significa que um v sempre prevalecer sobre o outro) o direito ao voto prevalece sobre a questo da segurana do processo eleitoral. Este ultimo, temporariamente, vai deixar de incidir. O primeiro, em contrapartida, ter maior incidncia pra que o direito cidadania prevalea, nesse caso. E assim se resolve choque entre princpios constitucionais.

Informativo 600 Tributrio: remisso e anistia tributrias Matria Tributria e Delegao Legislativa - 1 O Tribunal julgou procedente pedido formulado em ao direta proposta pelo Procurador-Geral da

Repblica para declarar a inconstitucionalidade dos vocbulos remisso e anistia, contidos no art. 25 da Lei 6.489/2002, do Estado do Par, que autoriza o Governador a conceder, por regulamento, remisso, anistia, transao, moratria e dao em pagamento de bem imvel. Reputaram-se afrontados os princpios da separao de Poderes e da reserva absoluta de lei em sentido formal em matria tributria de anistia e remisso, uma vez que o Poder Legislativo estaria conferindo, ao Chefe do Executivo, a prerrogativa de dispor, normativamente, sobre tema para o qual a Constituio impe lei especfica (CF, art. 150, 6). ADI 3462/PA, rel. Min. Crmen Lcia, 15.9.2010. (ADI-3462) Uma lei de determinado Estado delegava ao governador a possibilidade de conceder a remisso (perdo da dvida atravs de lei) e anistia (excluso do crdito, mais especificamente em relao a multa, tambm concedida por lei) tributrias. De acordo com o 6, artigo 150: remisso e anistia s por lei especfica. 6. Qualquer subsdio ou iseno, reduo de base de clculo, concesso de crdito presumido, anistia ou remisso, relativos a impostos, taxas ou contribuies, s poder ser concedido mediante lei especfica, federal, estadual ou municipal, que regule exclusivamente as matrias acima enumeradas ou o correspondente tributo ou contribuio, sem prejuzo do disposto no art. 155, 2., XII, g. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 3, de 1993) Ai vem uma lei geral dizendo que governador pode conceder remisso e anistia. No lei especfica tratando do tema, atribui ao governador a possibilidade genrica de por ato administrativo, ou seja, do governador, emitir remisso e anistia. J violou o artigo 150. Questo tributria parte, na esfera Constitucional, isso levou uma separao de poderes. Quando a Constituio afirma que vai ser por lei especfica, ela quer que o legislador conceda a remisso e anistia. Se o legislador no exerce sua funo em conceder e delega pro Executivo, ele est burlando a Constituio. A CF no diz que cabe ao Executivo conceder, mas sim o legislador. Nesse caso, ento, a separao de poderes seria inconstitucional.

Informativo 419 Controle concentrado de constitucionalidade RELATOR: MINISTRO CARLOS VELLOSO EMENTA: CONSTITUCIONAL. SERVIDOR PBLICO: PROVIMENTO DERIVADO: INCONSTITUCIONALIDADE: EFEITO EX NUNC. PRINCPIOS DA BOA-F E DA SEGURANA JURDICA. I. - A Constituio de 1988 instituiu o concurso pblico como forma de acesso aos cargos pblicos. CF, art. 37, II. Pedido de desconstituio de ato administrativo que deferiu, mediante concurso interno, a progresso de servidores pblicos. Acontece que, poca dos fatos - 1987 a 1992 -, o entendimento a respeito do tema no era pacfico, certo que, apenas em 17.02.1993, que o Supremo Tribunal Federal suspendeu, com efeito ex nunc, a eficcia do art. 8, III; art. 10, pargrafo nico; art. 13, 4; art. 17 e art. 33, IV, da Lei 8.112, de 1990, dispositivos esses que foram declarados inconstitucionais em 27.8.1998: ADI 837/DF, Relator o Ministro Moreira Alves,

"DJ" de 25.6.1999. II. - Os princpios da boa-f e da segurana jurdica autorizam a adoo do efeito ex nunc para a deciso que decreta a inconstitucionalidade. Ademais, os prejuzos que adviriam para a Administrao seriam maiores que eventuais vantagens do desfazimento dos atos administrativos. III. Precedentes do Supremo Tribunal Federal. IV. RE conhecido, mas no provido. Relatrio: O acrdo recorrido, proferido, em apelao cvel, pela Quarta Turma do eg. Tribunal Regional Federal da 4 Regio, est assim ementado: "AO CIVIL PBLICA. DESCONSTITUIO DE ATO ADMINISTRATIVO. PROVIMENTO DERIVADO. SERVIDORES DO TRT DA 4 REGIO. CONCURSO PBLICO. AGRAVO RETIDO REJEITADO. PRELIMINARES REJEITADAS. 1. Agravo retido rejeitado. 2. A legitimao do MP, a partir da promulgao da Carta Magna de 1988, deve ser interpretada de modo a alargar o rol previsto no art. 1 da Lei n. 7.347/85, meramente exemplificativo. No caso, o MPF busca a desconstituio de ato administrativo que reputa em desacordo com a ordem jurdica constitucional. 3. Rejeitada a preliminar de prescrio anual, uma que no se est a discutir o resultado do concurso e sim o empossamento dos candidatos. Desacolhida a preliminar de prescrio qinqenal, eis que no se imputa exclusivamente ao autor a demora na citao dos rus, bem como a pretenso do autor contra a posse dos servidores nos novos cargos e no contra o resultado do concurso que os habilitou. 4. No restam dvidas de que a Constituio de 1988 instituiu o concurso pblico como forma universal de acesso aos cargos pblicos. Todavia, no menos certo que, poca dos fatos (entre 1987 e 1992), esse no era um entendimento pacfico, inclusive no mbito do Supremo Tribunal Federal. Apenas em 17 de fevereiro de 1993 o STF (na Medida Cautelar na ADIn n 837-4) suspendeu a eficcia do art. 8, III e do art. 10, X, pargrafo nico, da Lei n 8.112/90, passando a prevalecer o entendimento de que o concurso interno no poderia mais ser realizado. In casu, os prejuzos que adviriam para a Administrao, alm dos servidores, seriam maiores que eventuais vantagens do desfazimento destes atos. Prevalece o princpio da segurana jurdica e da boa-f, como tem entendido a jurisprudncia." (Fls. 920-921) Da o recurso extraordinrio, interposto pelo MINISTRIO PBLICO FEDERAL, fundado no art. 102, III, a, da Constituio Federal, com alegao de ofensa ao art. 37, II, da mesma Carta, sustentando, em sntese, que "qualquer forma de investidura, seja inicial ou derivada, requer a 'aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos'" (fl. 926). Admitido o recurso (fl. 1.043), subiram os autos.

A Procuradoria Geral da Repblica, em parecer lavrado pela ilustre Subprocuradora-Geral da Repblica, Dra. Sandra Cureau, opinou pelo provimento do recurso (fls. 1.056/1.061). Autos conclusos o em 24.11.2005. relatrio.

Voto: - Tal como informa o Ministrio Pblico Federal, no parecer de fls. 1.056/1.061, da ilustre Subprocuradora-Geral, Dra. Sandra Cureau, a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal no admite a ascenso funcional, espcie de provimento derivado vertical, pelo que tem declarado a

inconstitucionalidade de dispositivos de leis e de Constituies estaduais que admitem essa forma de provimento derivado vertical. Indico, entre os muitos precedentes, a ADI 3.030/AP, de minha relatoria, citado, alis, no parecer da Procuradoria Geral da Repblica. No julgamento da ADI 806MC/DF, tambm de minha relatoria, outro no foi o decidido pela Corte Suprema (RTJ 156/801). No mesmo sentido: ADI 245/RJ, Ministro Moreira Alves, RTJ 143/391; ADI 248/RJ, Ministro Celso de Mello, RTJ 152/341; ADI 231/RJ, Ministro Moreira Alves, RTJ 144/24; ADI 1.476MC/PE, Ministro Seplveda Pertence, "DJ" de 1.3.2002; ADI 368/ES, Ministro Moreira Alves, "DJ" de 02.5.2003. Aqui, entretanto, estamos diante de ao do processo subjetivo. E, conforme deixa expresso o acrdo, os atos impugnados ocorreram sob o plio de lei que os autorizava, Lei 8.112, de 1990, art. 8, III; art. 10, pargrafo nico; art. 13, 4; art. 17 e art. 33, inciso IV, dispositivos esse que somente foram declarados inconstitucionais na ADI 837/DF, Relator o Ministro Moreira Alves, julgamento realizado em 27.8.1998, publicado o acrdo no "DJ" de 25.6.1999. A suspenso cautelar de tais disposies legais ocorreu em 1993, com efeito ex nunc (ADI 837-MC/DF). Por isso mesmo, acentuou o ilustre Desembargador Edgard Lippman Jnior, no voto em que se embasa o acrdo recorrido: "(...) Atualmente, certo que no restam dvidas de que a Constituio de 1988 instituiu o concurso pblico como forma universal de acesso aos cargos pblicos. Todavia, no menos certo que, poca dos fatos, esse no era um entendimento pacfico, inclusive no mbito do Supremo Tribunal Federal. Veja-se que, entre outros destacados autores, sustentavam a permanncia do concurso interno CELSO ANTNIO BANDEIRA DE MELLO, MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO, DIGENES GASPARINI, HELY LOPES MEIRELLES e ADILSON ABREU DALLARI. Praticamente todos os Tribunais, inclusive esta Corte e o prprio STF, fizeram concursos internos depois de 1988. Apenas em 1993, depois das designaes aqui contestadas, que o STF suspendeu a eficcia do art. 8, III e do art. 10, X, pargrafo nico, da Lei n 8.112/90, passando a prevalecer o entendimento de que o concurso interno no poderia mais ser realizado. No se pode, portanto, aplicar mecanicamente a norma constitucional agitada na pea vestibular. No tocante declarao judicial de ineficcia dos atos administrativos nascidos de forma irregular, em texto trazido pelos apelantes (fl. 730), MIGUEL SEABRA FAGUNDES j advertia: 'pode acontecer que a situao resultante do ato, embora nascida irregularmente, torne til quele mesmo interesse (pblico)', de modo tal que 'tambm as numerosas situaes pessoais alcanadas e beneficiadas pelo ato vicioso podem aconselhar a subsistncia de seus efeitos'. Assim, no julgamento do caso, deve-se considerar tanto o interesse pblico quanto as situaes individuais envolvidas. Primeiro, o interesse pblico foi manifestado pelo prprio ru, a Unio Federal, em nome do Tribunal Regional do Trabalho da 4 Regio, que informa que seus servios seriam amplamente prejudicados pela interrupo do exerccio dos servidores ascendidos h mais de uma dcada. Como estes funcionrios teriam que retornar a seus cargos anteriores, tambm no teria o Tribunal como contornar a situao daqueles outros servidores que foram convocados, via concurso pblico, para preencher tais cargos. A situao seria de verdadeiro tumulto administrativo, se no de atingimento da esfera individual de terceiros no presentes no feito. Segundo, quando as situaes individuais, seria injusto fazer retornar aos cargos anteriores funcionrios que, pelo longo tempo transcorrido, atingiram elevado grau de especializao nas novas funes e estruturaram suas vidas, pessoais e familiares, a partir dos novos patamares remuneratrios. Os servidores, de boa-f, foram convocados pela Administrao, que tambm agiu de boa-f, a participarem de concurso interno, nos mesmos moldes de concurso pblico, com igual grau de

dificuldade, para preencher certo nmero de vagas reservadas com essa finalidade, de acordo com a Lei n 8.112/90, a Lei n 5.645/79 e o Decreto n 85.654/81. Logo, entendo ser inadequado, mais de uma dcada depois, simplesmente negar validade a tais atos, construdos, naquele momento, dentro de uma aparente legalidade e em estrito cumprimento de norma legal que se tinha por vigente, desconsiderando os efeitos concretos que advieram. No caso, os prejuzos que adviriam para a Administrao, alm dos servidores, seriam maiores do que eventuais vantagens do desfazimento destes atos. Deve prevalecer, pois, o princpio da segurana jurdica e da boa-f, como tem entendido a jurisprudncia. (...)." (Fls. 906-907) Na mesma linha, com argumentos igualmente consistentes, voto do ilustre Desembargador Valdemar Capelletti (fls. 912-917), que registrou que o Supremo Tribunal Federal, quando apreciou o pedido de suspenso cautelar dos dispositivos acoimados de inconstitucionais, na ADI 837MC/DF, por consagrarem formas de provimento derivado vertical, dispositivos da Lei 8.112/90, deferiu a citada cautelar, fazendo-o, entretanto, com efeito ex nunc. Est na ementa do referido acrdo do Supremo Tribunal:

"(...) 'Ao direta de inconstitucionalidade. Dispositivos impugnados por admitirem a ascenso, o acesso, a progresso ou o aproveitamento como formas de provimento de cargos pblicos. - Ocorrncia, no caso, de relevncia jurdica e de convenincia da suspenso da eficcia requerida. Pedido liminar deferido, suspendendo-se, ex nunc, a eficcia do artigo 4 da Lei 7.707, de 1988, e da Lei 7.719, de 1989, do artigo 10 da Lei n 7.727, de 1989, do artigo 17 da Lei 7.746, de 1989, dos artigos 8, III, e das expresses 'acesso e ascenso' do artigo 13, pargrafo 4, 'ou ascenso' e 'ou ascender' do artigo 17, e do inciso IV do artigo 33, todos da Lei n 8.112, de 1990, bem como dos artigos 3, 15, 16, 17, 18, 19 e 20 do ato Regulamentar n 1, e do artigo 2, II, 'a', da Resoluo n 14, ambos de 1992, editados pelo Tribunal Regional Federal da 2 Regio.' (deciso 11/02/93, unnime, DJ 23/04/93) (...)." (Fls. 915-915-v) Decidiu, depois, o Supremo Tribunal, o mrito da mencionada ADI 837/DF, no ano de 1998, acrdo publicado no "DJ" de 25.6.1999: "EMENTA: Ao direta de inconstitucionalidade. Formas de provimento derivado. Inconstitucionalidade. - Tendo sido editado o Plano de Classificao dos Cargos do Poder Judicirio posteriormente propositura desta ao direta, ficou ela prejudicada quanto aos servidores desse Poder. - No mais, esta Corte, a partir do julgamento da ADIN 231, firmou o entendimento de que so inconstitucionais as formas de provimento derivado representadas pela ascenso ou acesso, transferncia e aproveitamento no tocante a cargos ou empregos pblicos. Outros precedentes: ADIN 245 e ADIN 97. - Inconstitucionalidade, no que concerne s normas da Lei n 8.112/90, do inciso III do artigo 8; das expresses ascenso e acesso no pargrafo nico do artigo 10; das expresses acesso e ascenso no 4 do artigo 13; das expresses ou ascenso e ou ascender no artigo 17; e do inciso IV do artigo 33. Ao conhecida em parte, e nessa parte julgada procedente para declarar a inconstitucionalidade dos incisos e das expresses acima referidos." Abrindo o debate, esclarea-se que a ordem jurdico-constitucional brasileira consagra, em termos de jurisdio constitucional, o controle misto. dizer, temos o controle de constitucionalidade

difuso, a partir da 1 Repblica, segundo o modelo norte-americano, institudo a partir do clebre Madison vs. Marbury case, de 1803, e o controle concentrado, em abstrato, a partir da EC 16, de 1965, que conferiu competncia ao Supremo Tribunal Federal para julgar a representao de inconstitucionalidade de atos normativos federais e estaduais, legitimado o Procurador-Geral da Repblica para o seu aforamento. O modelo adotado foi o dos Tribunais Constitucionais europeus. Intituiu-se, pois, a partir da, a ao direta genrica. O controle difuso, segundo o modelo norte-americano, realiza-se no caso concreto, em qualquer ao, incidentalmente ou por via de exceo; a sentena declaratria, com efeito retroativo, ex tunc e inter partes. J o modelo europeu continental, que surgiu sob a inspirao de Kelsen, na Constituio da ustria de 1920, aperfeioado com a reforma de 1929, d-se em abstrato, numa ao direta, que ser aforada apenas em um Tribunal, o Tribunal Constitucional. O acrdo tem natureza constitutiva-negativa ou descontitutiva; a eficcia erga omnes e o efeito fixado pro tempore: ex tunc, ex nunc ou pro futuro. O ato inconstitucional anulvel e no nulo. Bem por isso e em boa hora, veio a lume a Lei 9.868, de 10.11.1999, que, no seu art. 27, estabeleceu que ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social, poder o Supremo Tribunal, por maioria de 2/3 de seus membros, restringir os efeitos da declarao, decidir que ela s ter eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado. Isto no deve ter sabor de novidade.

Na ptria do efeito ex tunc, nos Estados Unidos, a Suprema Corte admite o teor poltico do controle de constitucionalidade e que o ingrediente poltico da deciso tomada no controle de constitucionalidade pode relativizar o princpio da retroao ex tunc. O trabalho doutrinrio do professor Srgio Resende Barros bastante esclarecedor ("O N Gordio do Sistema Misto", in "Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental: Anlises Luz da Lei 9.882/99", Ed. Atlas, 2001, p. 180). No caso Linkletter vs. Walker, de 1965, "a Suprema Corte reconheceu que a questo da retroatividade ou prospectividade dos efeitos do judicial review no corresponde a um princpio exarado na Constituio, mas a uma prtica jurisprudencial, que pode ser alterada, portanto, pela prpria jurisprudncia, se necessrio" (Srgio Resende de Barros, ob. cit.). Nos casos Stevall vs. Denno e Gedeo, a Suprema Corte reiterou o entendimento. Anota a Desembargadora Maria Isabel Gallotti, em excelente artigo de doutrina ("A Declarao de Inconstitucionalidade das Leis e seus Efeitos", RDA 170/18), que, "nos pases que aderem doutrina da eficcia ex tunc", "a retroao dos efeitos da declarao de inconstitucionalidade, se levada a extremos, por dar margem a srias injustias, bem como a perigosa insegurana nas relaes jurdicas, econmicas e sociais". E acrescenta a ilustre magistrada que "a realidade que, como poder Lcio Bittencourt, 'os efeitos de fato que a norma produziu no podem ser suprimidos, sumariamente, por simples obra de um decreto judicirio'". (Lcio Bittencourt, "O controle jurisdicional de constitucionalidade das leis", Rio de Janeiro, Forense, 1949, p. 148). E, invocando Willoughby, "conquanto a lei inconstitucional deva, sob o ponto de vista estritamente lgico, ser considerada como se jamais tivesse tido fora para criar direitos ou obrigaes, consideraes de ordem prtica tm levado os tribunais a atribuir certa validade aos atos praticados por pessoas que, em boa-f, exercem os poderes conferidos pelo diploma posteriormente julgado ineficaz" (Maria Isabel Gallotti, ob. e loc. cits.). Essa posio, registra Maria Isabel Gallotti, foi sustentada pelo Ministro Leito de Abreu, no RE 79.343/BA, destaco do voto do eminente e saudoso Ministro:

"(...) Coincidentes as opinies quanto aos efeitos da declarao de inconstitucionalidade, efeitos distintos conforme se tratar de declarao de invalidade incidenter tantum ou de declarao de nulidade em tese, a questo segunda, que se apresenta, tocante nulidade ou anulibilidade da lei, isto , da sua nulidade ab initio ou a partir do ato declaratrio da invalidade, no recolhe, quanto ao seu deslinde, total consenso dos tribunais e de parte da doutrina. O Corpus Juris Secundum, reportando-se ao direito norte-americano, assim compendia a diretriz a dominante: 'Em sentido amplo, uma lei inconstitucional nula, em qualquer tempo, e a sua invalidade deve ser reconhecida e proclamada para todos os efeitos ou quanto a qualquer estado de fato. No lei ou no uma lei; algo nulo, no se reveste de fora, no possui efeito ou totalmente inoperante. Falando do modo geral, a deciso, pelo tribunal competente, de que a lei inconstitucional tem por efeito tornar essa lei nula e nenhuma; o ato legislativo, do ponto de vista jurdico, to inoperante como se no tivesse sido emanado ou como se a sua promulgao no houvesse ocorrido. considerado invlido ou nulo, desde a data da promulgao e no somente a partir da data em que , judicialmente, declarado inconstitucional'. Exposta, assim, a orientao dominante, acrescenta, todavia, o mesmo repositrio, explicitado os termos em que se coloca a opinio divergente: 'Por outro lado' - prossegue - 'tem sido sustentado que essa regra geral no universalmente verdadeira; que existem muitas excees ou que certas excees tm sido reconhecidas a esse respeito; que essa teoria temperada por diversas outras consideraes; que uma viso realista vem corroendo essa doutrina; que asseres to amplas devem ser recebidas com reservas e que, mesmo uma lei inconstitucional, um fato eficaz, ao menos antes da determinao da constitucionalidade, podendo ter conseqncias que no lcito ignorar. Tem sido sustentado, por isso: que a lei inconstitucional no nula, mas somente anulvel, ou que inexecutvel em vez de nula, ou nula no sentido de que inexecutvel, porm no no sentido de que anulada ou abolida; que a lei inconstitucional permanece inoperante enquanto a deciso que a declara invlida mantida e que, enquanto essa deciso continua de p, a lei dorme, porm no est morta' (...) (Corpus Juris Secundum, v. 16, 101). (...)." Depois de citar Kelsen, que enfrentou o problema na sua "General Theory of Law and State", dando pela anulabilidade e no pela nulidade da lei inconstitucional, pelo que a deciso que declara a inconstitucionalidade um ato constitutivo, concluiu o Ministro Leito de Abreu: "(...) 2. Acertado se me afigura, tambm, o entendimento de que no deve ter como nulo ab initio ato legislativo, que entrou no mundo jurdico munido de presuno de validade, impondo-se, em razo disso, enquanto no declarado inconstitucional, obedincia pelos destinatrios dos seus comandos. Razovel a inteligncia, a meu ver, de que se cuida, em verdade, de ato anulvel, possuindo carter constitutivo a deciso que decreta a nulidade. Como, entretanto, em princpio, os efeitos dessa deciso operam retroativamente, no se resolve, com isso, de modo pleno, a questo de saber se mister haver como delitos do orbe jurdico atos ou fatos verificados em conformidade com a norma que haja sido pronunciada como inconsistente com a ordem constitucional. Tenho que procede a tese, consagrada pela corrente discrepante, a que se refere o Corpus Juris Secundum, de que a lei inconstitucional um fato eficaz, ao menos antes da determinao da inconstitucionalidade, podendo ter conseqncias que no lcito ignorar. A tutela da boa f exige que, em determinados circunstncias, notadamente quando, sob a lei ainda no declarada inconstitucional, se estabeleceram relaes entre o particular e o poder pblico, se apure, prudencialmente, at que ponto a retroatividade da deciso, que decreta a inconstitucionalidade, pode atingir, prejudicando-o, o agente que teve por legtimo o ato e, fundado nele, operou na presuno de que estava procedendo sob o amparo do direito objetivo. (...)."

Em diversos recursos extraordinrios oriundos do Estado do Amazonas, sustentei, com o apoio dos meus eminentes Colegas da 2 Turma, que "a lei inconstitucional nasce morta. Em certos casos, entretanto, os seus efeitos devem ser mantidos, em obsquio, sobretudo, ao princpio da boa-f" (RE 328.232-AgR/AM, "DJ" de 02.9.2005). Destaco do voto que proferi:

"(...) A deciso de ser mantida. Conforme nela acentuado, no se est reconhecendo a constitucionalidade superveniente. O que se reconhece, no caso, que os efeitos do ato da administrao do Estado do Amazonas devem ser mantidos, em obsquio, sobretudo, ao princpio da boa-f, certo que esses efeitos, na hiptese sob julgamento, viram-se convalidados pela Constituio de 1988. O tema traz ao debate o princpio da segurana jurdica, que foi versado de forma superior pelo Ministro Gilmar Mendes, no julgamento, pelo Plenrio, do MS 22.357/DF (Plenrio, 27.5.2004, 'DJ' de 05.11.2004). Invocou o Ministro Gilmar Mendes o clssico estudo de Almiro do Couto e Silva sobre a aplicao do princpio da segurana jurdica em direito comparado (Revista da Procuradoria Geral do Estado, v. 18, n 46, 1988, ps. 11-29) e lio de Miguel Reale ('Revogao e anulamento do ato administrativo', Forense, 2 ed., 1980, ps. 70-71) para concluir que 'considera-se, hodiernamente, que o tema tem, entre ns, assento constitucional (princpio do Estado de Direito) e est disciplinado, parcialmente, no plano federal, na Lei 9.784, de 29 de janeiro de 1999 (v.g. art. 2)'. O princpio da segurana jurdica assenta-se, sobretudo, na boa-f e na necessidade de estabilidade das situaes criadas administrativamente. No caso, no custa repetir, o ato administrativo embasase no princpio da boa-f, tanto do rgo administrativo que deferiu a vantagem, como, e principalmente, do servidor pblico, o que recomenda a manuteno dos efeitos do ato, efeitos esses que, de resto, conforme linhas atrs foi dito, se viram convalidados pela Constituio de 1988. (...)." O Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE 197.917/SP, Relator o Ministro Maurcio Corra, julgou inconstitucional o pargrafo nico do art. 6 da Lei Orgnica n 226, de 1990, do Municpio de Mira Estrela/SP - caso do nmero de vereadores -, mandando, entretanto, que se respeitasse o mandato dos atuais vereadores. dizer, emprestou efeito pro futuro deciso ("DJ" de 07.5.2004). Destaco do voto proferido pelo Ministro Gilmar Mendes, no sentido do efeito pro futuro: "(...) interessante notar que, nos prprios Estados Unidos da Amrica, onde a doutrina acentuara to enfaticamente a idia de que a expresso 'lei inconstitucional' configurava uma contradictio in terminis, uma vez que "the inconstitutional statute is not law at all" (Willoughby, Westel Woodbury. The Constitutional Law of the United States, New York, 1910, v. 1, p. 9/10; cf. Cooley, Thomas M., Treaties on the Constitutional Limitations, 1878, p. 227), passou-se a admitir, aps a Grande Depresso, a necessidade de se estabelecerem limites declarao de inconstitucionalidade (Tribe, Laurence. The American Constitutional Law, The Foundation Press, Mineola, New York, 1988). A Suprema Corte americana vem considerando o problema proposto pela eficcia retroativa de juzos de inconstitucionalidade a propsito de decises em processos criminais. Se as leis ou atos inconstitucionais nunca existiram enquanto tais, eventuais condenaes nelas baseadas quedam ilegtimas, e, portanto, o juzo de inconstitucionalidade implicaria a possibilidade de impugnao

imediata de todas as condenaes efetuadas sob a vigncia da norma inconstitucional. Por outro lado, se a declarao de inconstitucionalidade afeta to-somente a demanda em que foi levada a efeito, no se h que cogitar de alterao de julgados anteriores. Sobre o tema, afirma Tribe: 'No caso Linkletter v. Walker, a Corte rejeitou ambos os extremos: 'a Constituio nem probe nem exige efeito retroativo.' Parafraseando o Justice Cardozo pela assertiva de que 'a constituio federal nada diz sobre o assunto', a Corte de Linkletter tratou da questo da retroatividade como um assunto puramente de poltica (poltica judiciria), a ser decidido novamente em cada caso. A Suprema Corte codificou a abordagem de Linkletter no caso Stovall v. Denno: 'Os critrios condutores da soluo da questo implicam (a) o uso a ser servido pelos novos padres, (b) a extenso da dependncia das autoridades responsveis pelo cumprimento da lei com relao aos antigos padres, e (c) o efeito sobre a administrao da justia de uma aplicao retroativa dos novos padres'. (Tribe, American Constitutional Law, cit., p. 30) (...)." Depois de consideraes outras, acrescentou o Ministro Gilmar Mendes:

"(...) A jurisprudncia americana evoluiu para admitir, ao lado da deciso de inconstitucionalidade com efeitos retroativos amplos ou limitados (limited retrospectivity), a superao prospectiva (prospective overruling), que tanto pode ser limitada (limited prospectivity), aplicvel aos processos iniciados aps a deciso, inclusive ao processo originrio, como ilimitada (pure prospectivity), que sequer se aplica ao processo que lhe deu origem (Palu, Oswaldo Luiz. Controle de constitucionalidade, So Paulo 2a. ed., 2001, p. 173; Medeiros, Rui. A Deciso de Inconstitucionalidade, Universidade Catlica Editora, Lisboa, 1999). V-se, pois, que o sistema difuso ou incidental mais tradicional do mundo passou a admitir a mitigao dos efeitos da declarao de inconstitucionalidade e, em casos determinados, acolheu at mesmo a pura declarao de inconstitucionalidade com efeito exclusivamente pro futuro (Cf. a propsito, Sesma, El Precedente, cit., p. 174 s). De resto, assinale-se que, antes do advento da Lei n 9.868, de 1999, talvez fosse o STF, muito provavelmente, o nico rgo importante de jurisdio constitucional a no fazer uso, de modo expresso, da limitao de efeitos na declarao de inconstitucionalidade. No s a Suprema Corte americana (caso Linkletter v. Walker), mas tambm uma srie expressiva de Cortes Constitucionais e Cortes Supremas adotam a tcnica da limitao de efeitos (Cf. v.g. Corte Constitucional austraca (Constituio, art. 140), a Corte Constitucional alem (Lei Orgnica, 31, 2 e 79, 1), a Corte Constitucional espanhola (embora no expressa na Constituio, adotou, desde 1989, a tcnica da declarao de inconstitucionalidade sem a pronncia da nulidade. Cf. Garcia de Enterra, Justicia Constitucional, cit., p. 5), a Corte Constitucional portuguesa (Constituio, art. 282, n. 4), o Tribunal de Justia da Comunidade Europia (art.174, 2 do Tratado de Roma), o Tribunal Europeu de Direitos Humanos (caso Markx, de 13 de junho de 1979. Cf. Siqueira Castro, Carlos Roberto. Da Declarao de Inconstitucionalidade e seus efeitos em face das Leis n 9.868 e 9882/99, in: Sarmento, Daniel, O Controle de Constitucionalidade e a Lei 9.868/99 (organizador), Rio de Janeiro, 2001)). No que interessa para a discusso da questo em apreo, ressalte-se que o modelo difuso no se mostra incompatvel com a doutrina da limitao dos efeitos. (...)." Em caso semelhante, MS 22.357/DF, Relator o Ministro Gilmar Mendes, o Supremo Tribunal Federal, pelo seu Plenrio, decidiu: "EMENTA: Mandado de Segurana. 2. Acrdo do Tribunal de Contas da Unio. Prestao de

Contas da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroporturia - INFRAERO. Emprego Pblico. Regularizao de admisses. 3. Contrataes realizadas em conformidade com a legislao vigente poca. Admisses realizadas por processo seletivo sem concurso pblico, validadas por deciso administrativa e acrdo anterior do TCU. 4. Transcurso de mais de dez anos desde a concesso da liminar no mandado de segurana. 5. Obrigatoriedade da observncia do princpio da segurana jurdica enquanto subprincpio do Estado de Direito. Necessidade de estabilidade das situaes criadas administrativamente. 6. Princpio da confiana como elemento do princpio da segurana jurdica. Presena de um componente de tica jurdica e sua aplicao nas relaes jurdicas de direito pblico. 7. Concurso de circunstncias especficas e excepcionais que revelam: a boa f dos impetrantes; a realizao de processo seletivo rigoroso; a observncia do regulamento da Infraero, vigente poca da realizao do processo seletivo; a existncia de controvrsia, poca das contrataes, quanto exigncia, nos termos do art. 37 da Constituio, de concurso pblico no mbito das empresas pblicas e sociedades de economia mista. 8. Circunstncias que, aliadas ao longo perodo de tempo transcorrido, afastam a alegada nulidade das contrataes dos impetrantes. 9. Mandado de Segurana deferido." ("DJ" de 05.11.2004) A questo dos efeitos ex nunc ou pro futuro da deciso que decreta a inconstitucionalidade de lei no tem, conforme vimos, sabor de novidade no Supremo Tribunal Federal. que, anotei no voto que proferi no citado RE 328.232-AgR/AM, "uma das razes mais relevantes para a existncia do direito est na realizao do que foi acentuado na Declarao da Independncia dos Estados Unidos da Amrica, de 1776, o direito do homem de buscar a felicidade. Noutras palavras, o direito no existe como forma de tornar amarga a vida dos seus destinatrios, seno de faz-la feliz". Do exposto, conheo do recurso, mas lhe nego provimento.

* acrdo pendente de publicao -----Controle de Constitucionalidade Controle concentrado: concentrado num nico rgo, o STF. O controle de constitucionalidade tambm abstrato porque visa atacar a lei em tese, abstratamente considerada, independentemente de caso concreto. Em regra, o Judicirio s realiza controle repressivo de constitucionalidade. O controle realizado pelo Judicirio aps a lei virar lei. Lei no sentido amplo: medida provisria, lei complementar, ordinria, etc. Isto porque o Legislativo e o Executivo fazem um controle preventivo de constitucionalidade. Antes da lei se tornar lei, o Legislativo faz este controle na Comisso de Constituio e Justia. Ela vai analisar se o projeto de lei constitucional ou no. O Executivo faz este controle no veto jurdico, pelo Presidente. Veta porque no est de acordo com o interesse pblico (veto poltico) ou porque entende que o projeto de lei inconstitucional (veto jurdico). Controla a constitucionalidade mesmo antes de virar lei (quando ainda projeto), ou seja, controle preventivo. Em regra, no se admitia o controle preventivo por parte do Judicirio. A vem a seguinte questo: O art.60 diz que no poder haver projeto de emenda tendente a abolir clusula ptrea

Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. 1 - A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. 2 - A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. 3 - A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. 5 - A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

Exceo: mandado de segurana Digamos que eu, Deputado, me depare com um projeto de emenda nesta situao. Eu, Deputado, tenho o direito liquido e certo de no participar de projeto de emenda tendente a ferir clusula ptrea, porque a CF no deixa. Ento eu, deputado, por meu direito liquido e certo violado, posso entrar com um mandado de segurana, no STF. Eu tenho direito de participar de um projeto de emenda rgido, que no seja inconstitucional. Pelo mandado de segurana judicial j h um controle preventivo de constitucionalidade. Isto no muito comum, mas vem sendo aceito tranquilamente pelo STF. Neste caso estaramos diante de um controle concentrado (porque no final vai parar no STF), mas no abstrato. Seria concentrado e concreto. Mas isso uma super exceo. Obs.: controle difuso: feito por qualquer juiz ou Tribunal Controle concreto: aquele em que o pedido principal no o controle da constitucionalidade. A declarao de inconstitucionalidade uma questo prejudicial, incidental. O pedido feito s vai ser concedido se reconhecer a inconstitucionalidade da lei. O controle difuso em regra concreto e o controle concentrado em regra abstrato. No controle concreto, o pedido principal no o controle de constitucionalidade. O controle difuso, que normalmente concreto, diz que qualquer juiz ou tribunal pode declarar a inconstitucionalidade da lei. Nesse caso ai no qualquer tribunal, mas o STF. O controle concentrado, em regra, objetivo por causa da abstrao e no por ser concentrado. O STF decide a constitucionalidade ou inconstitucionalidade de uma lei em um caso concreto.

Todo processo que se instaura, ainda que pelo poder concentrado, tem legitimado. A partir do momento que ele instaura esse processo, que ele se torna objetivo. Normalmente, concentrado objetivo. uma nova Constituio. Mas no confundir o fato de ser abstrata com o fato de ser concentrada. Ou de ser concreto com difuso.

Efeitos: Gerais, erga omnes Se aplicam indistintamente a todos aqueles que esto sob a gide da lei. Declarada a nulidade da lei, o efeito deve ser geral, no se restringir a determinadas partes. Retroativos, ex tunc A lei nasce inconstitucional. Nasce nula. Vinculantes Vincula o Executivo, o Judicirio. Jurisprudncia do STF e controle de constitucionalidade: Princpio do Inconcebvel Fenmeno da Fossilizao Constitucional. As decises do STF vinculam Executivo e Judicirio, mas no inclui o Legislativo, sob pena de violao separao dos Poderes. O Legislativo, na sua funo tpica, no pode ser petrificado pelas decises do STF para que ele possa atualizar a CF. O Legislativo no pode ficar preso, seno a Constituio fica petrificada, ou fossilizada.

Princpio da Modulao dos Efeitos Excepcionalmente, a deciso de constitucionalidade ou inconstitucionalidade da lei pode ter seus efeitos modulados. O STF pode modular ou graduar no tempo os efeitos da declarao de constitucionalidade ou inconstitucionalidade da lei. Ele pode dizer que, em que pese a lei ser inconstitucional, em que pese o efeito ser retroativo, pelo princpio da segurana jurdica, pelo princpio da boa f, etc., eu no vou retroagir a novidade da lei at o incio. Eu vou retroagir at um momento especfico no tempo para garantir segurana jurdica, direito adquirido, etc.. Ento, o STF modula no tempo e diz a partir de quando aquela deciso vai produzir efeitos, ou seja, a partir de quando aquela lei vai ser considerada nula. Ele modula no tempo. Pra isso, ele precisa do voto de 2/3 dos membros do Congresso, vide o artigo 27, da lei 9868 Art. 27. Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social, poder o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois teros de seus membros, restringir os efeitos daquela declarao ou decidir que ela s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado. Situao:

Para declarar inconstitucionalidade da lei, maioria absoluta dos membros clusula de reserva de plenrio. Para declarar a modulao, 2/3. STF: O procedimento de modulao dos efeitos bifsico, escalonado. Funciona da seguinte forma: ele separado da deciso, atendendo ao mrito. Primeira fase: maioria absoluta. Decide o mrito. Decide se a lei constitucional ou inconstitucional. clusula de reserva de plenrio. Segunda fase: modulao dos efeitos. Por 2/3. Inclusive, diz o STF que no precisa ser realizada a sesso. Pode separar, porque pode ser que na sesso no estejam presentes todos os Ministros. Pode fazer a votao em mais de um dia, pra chegar todo mundo.

Medida Provisria ditada pelo Presidente, com fora de lei ordinria. S pode ser ditada sob dois pressupostos constitucionais: relevncia e urgncia. Entende-se, tradicionalmente, que esse requisito de relevncia e urgncia mrito do Presidente. Ele julga a convenincia e a oportunidade. Ele julga se relevante e se urgente a matria. O Judicirio no controla, ele apenas submete ao Congresso, que ir analisar se os pressupostos esto corretos. Tradicionalmente, portanto, o Judicirio no pode adentrar os pressupostos constitucionais da medida provisria. Em regra. O MPF se pronunciando sobre o tema, excepcionalmente, o Judicirio vai apreciar. Nesse caso concreto, aplica-se o princpio da proporcionalidade. Se flagrantemente desproporcional, o Judicirio pode analisar a constitucionalidade da medida provisria com relao aos pressupostos. A relevncia e urgncia s pode ser apreciada pelo Judicirio excepcionalmente. A questo material e formal da medida provisria se submete normalmente ao Judicirio, assim como todas as leis. Agora, a relevncia e urgncia, s excepcionalmente.

Anda mungkin juga menyukai