Anda di halaman 1dari 4

Informativo do Sindicato dos Servidores Pblicos Federais na rea de C&T. Tel/fax: (12) 3941-6655. http://www.sindct.org.

br

SindCT

rapidinha

01/04/10

04

PARALISAO
Campanha Salarial

Dia 7 de abril (quarta-feira), na portaria do INPE/SJC a partir das 13h


Por uma nova tabela salarial Pela valorizao da carreira de C&T

Servidores do DCTA e INPE aprovam paralisao para o dia 7 de abril


Servidores do DCTA e INPE reunidos em assembleia neste dia 31 pela manh, decidiram, por unanimidade, paralisar suas atividades no prximo dia 7 de abril. O objetivo pressionar o governo para que avance nas negociaes em torno da implantao de uma nova tabela salarial para a carreira de C&T. Apesar de, juridicamente, projetos de lei concedendo reajustes salariais aos servidores poderem ser encaminhados ao Congresso at o incio de junho, o tempo poltico para se garantir estes reajustes bem menor (abril), em funo das articulaes para as eleies de outubro, desincompatibilizao de ministros, etc. Por isso a importncia de investirmos todas as nossas foras neste momento, aproveitando a reunio que temos, conrmada, com a secretaria de RH do Planejamento, para o dia 7 de abril. fundamental que toda a categoria esteja unida neste momento, engrossando a paralisao aprovada para o dia 7. As atividades iro se concentrar na portaria principal do Inpe (SJC). Haver jornais, msica, caf da tarde, alm de informes on line da reunio com o governo em Braslia. Participe, vista sua camiseta da campanha salarial, d sua contribuio nesta luta para a aprovao da nova tabela salarial! Converse com os colegas do seu setor, convide-os a participar da atividade no dia 7. Traga mais um para a luta que de todos.Vamos mostrar sociedade e ao governo a importncia estratgica da rea de C&T e a necessidade de se valorizar os servidores que nela atuam. A hora agora!

Campanha Salarial

Esclarecimento sobre matria de jornal


Recentemente o jornal O DIA do Rio de Janeiro, trouxe matria em seu jornal ON LINE sobre os reajustes do funcionalismo Federal. Nessa matria o jornal informa que o reajuste salarial de cerca de 660 mil servidores est garantido no oramento 2010. O que no cou claro na matria que esses reajustes so os que j tinham sido negociados em 2008 com as diversas carreiras. Em 2008 a nossa carreira conseguiu um reajuste que foi distribuido em 2008 e 2009. Ainda em 2008 cou o compromisso do governo abrir novas negociaes com a carreira de C&T em 2009, visando 2010. A manchete da matria informa que est garantido o que j foi negociado. No nosso caso, estamos ainda em negociao com o governo, buscamos uma nova tabela salarial que valorize a carreira de C&T e por isso temos nossas lutas e mobilizaes, inclusive com reunio no MPOG dia 7 de abril.

Pauta de Reivindicaes
SindCT cria e-mail para reivindicaes dos servidores J esto em funcionamento os endereos eletrnicos do SindCT criados para receber sugestes de reivindicao da categoria que iro compor uma pauta especca a ser negociada junto s direes do INPE e do DCTA. Os servidores que tiverem crticas, sugestes e propostas relacionadas melhoria das condies de trabalho ou denncias de abuso de poder ou assdio de qualquer natureza, devem envi-las ao sindicato via e-mail (pautacta@sindct.org.br, pautainpe@sindct.org.br) ou telefone (39416655). As fontes destas contribuies sero mantidas rigorosamente em sigilo. A ideia sistematizar todas estas contribuies at o nal do ms de abril, quando ento ser montada a pauta, a ser apresentada e aprovada em assembleia pela categoria. Queremos deixar claro que estes e-mails no so para reclamaes, so para sugerir reivindicaes que podem ser discutidas e resolvidas pelo INPE e pelo CTA, no dependendo de DIRAP, MCT, DEFESA ou nada.

DCTA

Assdio Moral na Prefeitura


Servidores do DCTA tm mais um motivo para carem desmotivados no local de servio. Perseguies, humilhaes, ordens descabidas tm sido relatadas ao sindicato e parecem que fazem parte do dia a dia dos servidores que trabalham na Prefeitura do DCTA. So chefes que cam por pouco tempo na chea devido progresso na carreira e por pseudo-chefes que querem se promover s custas do esforo dos servidores. As atitudes impulsivas de pessoas na chea em cima de servidores, pressionando psicologicamente, sem coerncia e falta de urbanidade no trato de seus subordinados, querendo uma estrela, tarja, tinha, cadeira de veludo ou qualquer outro destaque em cima de servidores, se caracterizam como ASSDIO MORAL, crime previsto em Lei. O SindCT est de olho nestes casos e pronto para representar estas cheas junto Delegacia do Trabalho (e mesmo atravs de ao judicial, se necessrio for), por assdio moral.

Se fazes o bem, Ganhas... Se fazes o mal, Tomas!

GQs

GQ II e GQ III sem regulamentao


A Lei n 11.907, de 02/02/2009, que reajustou a tabela salarial da rea de C&T e criou novas gratificaes de desempenho e titulao, em sua Seo VI, art. 56, instituiu a Gratificao de Qualificao (GQ) aos servidores de nvel intermedirio. Os valores da GQ so atribudos em trs nveis (GQ I, II e III). Fazem jus GQ I os servidores que demonstrarem ter cumprido no mnimo 360 horas de cursos de qualificao profissional na rea em que atuam. J para fazerem jus GQ II e III, a lei prev duas exigncias distintas: 1) para os que j vinham recebendo o chamado Adicional de Titulao at a data de 29/08/2008, por serem portadores do ttulo de mestre ou doutor, estes passaro a receber automaticamente a GQ II (mestre) e a GQ III (doutor); 2) para os servidores no enquadrados no caso anterior, podero passar a receber a GQ II ou III, bastando para isso que comprovem a participao em cursos de formao acadmica, observado no mnimo o nvel de graduao. Entretanto, a lei no estabelece os parmetros necessrios para se enquadrar o servidor na GQ II ou III, deixando este ponto para ser denido em regulamento prprio. Diante desta indenio da lei, a prpria secretaria de Recursos Humanos do ministrio do Planejamento emitiu Nota Tcnica reconhecendo que para fazer jus tanto GQ II, quanto GQ III, o servidor dever comprovar no mnimo o curso de graduao (item 8 da NT n 251/2009/COGES/DENOP/SRH/MP). Mais cedo ou mais tarde certamente sero denidos critrios para se enquadrar racionalmente o servidor na GQ II ou GQ III, entretanto, enquanto o regulamento no prever tal distino, o servidor de nvel intermedirio que possuir ttulo de graduao poder requerer, junto ao setor de RH do seu rgo, enquadramento tanto na GQ II, quanto na GQ III (mais recomendvel). Paralelamente, o SindCT ir continuar debatendo esta falha na lei, suas consequncias, informando categoria.

GDACT

Publicado Decreto que regulamenta a GDACT


Foi publicado no Dirio Ocial da Unio, de 19 de maro de 2010, o Decreto 7133, que regulamenta a graticao recebida pelos servidores da carreira de C&T. Os diretores e advogados do SindCT esto analisando o texto. Naturalmente devero ser melhor discutidos principalmente os pontos onde vemos perigo de retrocesso. Nossas concluses sero apresentadas ao Frum de C&T para que este tome providncias necessrias para no se estragar o que temos bem construdo e consolidado, evitando retrocessos na carreira. Em princpio no deve haver mudana numrica para a nossa carreira, pois a Lei que instituiu nossa GDACT e a Lei de nosso plano de carreira so signicativamente mais ecientes, democrticos e objetivas do que trata o decreto. O Decreto parece desconhecer a carreira de C&T e sua Lei de criao, 8691/93. Na prxima Rapidinha traremos maiores informaes e detalhamento acerca do Decreto 7133.

Aposentadoria Especial

Mandado de Injuno
Servidores do DCTA e INPE, sindicalizados, que entendam ter direito aposentadoria especial, devem agendar consulta junto ao departamento jurdico do SindCT atravs do telefone: (12) 39416655. Para o atendimento necessrio: 1.ter laudo individual (PPP ou SB40) fornecido pelo DCTA ou INPE 2.ter claramente (e no mnimo) 25 anos de tempo especial (atividades insalubres ou perigosas) 3.ser sindicalizado poca da deciso do nosso Mandado de Injuno 4.cpia do RG, CPF e ltimo holerite.

Exerccios Anteriores

Planejamento faz pagamento aos servidores


Na ltima semana muitos servidores do DCTA e do INPE receberam o pagamento de exerccios anteriores atravs de folha suplementar. Os valores depositados so referentes a passivos nanceiros devidos nos ltimos anos e que no foram efetuados no exerccio em que foram reconhecidos. No so referentes a aes judiciais, so administrativos, que o governo admite por si s a dvida. A idia do Governo Federal zerar os acertos de carter administrativo que se encontram pendentes, em alguns casos reconhecidos desde 1998 e que no foram acertados com o servidor. Segundo o SindCT apurou, os valores depositados em alguns casos chegam a at R$ 8.000,00. Para vericar se voce est includo nesse pagamento, acesse o portal do Siape: www. siapenet.gov.br ou veja sua conta bancria para saber se voc recebeu um algo a mais. Quem no recebeu nada (caso da maioria), porque nada tinha de administrativo a receber. Se voc tem algum passivo e no recebeu, o sistema falhou e voc deve consultar seu RH, mas s em caso de ter algo a receber que no veio.

Convnio Mdico

SindCT altera data do pagamento em abril


Devido a problemas ocorridos no processamento dos relatrios da Unimed e atrasos constantes nos Correios, excepcionalmente neste ms os boletos dos convnios Unimed e/ou Uniodonto tero suas datas de vencimento alteradas para o dia 13/04/2010. Estamos estudando novas medidas para melhorar as formas de pagamento dos boletos. Breve divulgaremos o que se conseguir melhorar.

R EUNIO

DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS
9 de abril (sexta-feira), s 14 horas, na sede do SindCT
(R. Santa Clara, 432, Vila Ady Anna)

re Compa

a !!!

SindCT

Mandato 2008-2011

E-mail: imprensa@sindct.org.br

Rapidinha uma publicao do Sindicato dos Servidores Pblicos Federais na rea de Cincia e Tecnologia do Vale do Paraba fundado em 30/08/1989
Caixa Postal 2.017, CEP: 12.243-970, So Jos dos Campos - SP Rua Santa Clara, 432, Vila Ady Anna, CEP 12.243-630, So Jos dos Campos - SP Tel/fax: (12) 3941-6655. Responsabilidade editorial: a diretoria Horrio de atendimento na sede: 8h30 s 17h30

JORNALISTA RESPONSVEL: Fernanda Soares Andrade MTB 29 972

TIRAGEM: 3.400 exemplares

2.000 assinantes eletrnicos

Anda mungkin juga menyukai