Anda di halaman 1dari 7

Republicao da Lei n.

74/98, de 11 de Novembro (publicao, identificao e formulrio dos diplomas)


Artigo 1. Publicao 1 - A eficcia jurdica dos actos a que se refere a presente lei depende da publicao. 2 - A data do diploma a da sua publicao. 3 - O Dirio da Repblica distribudo no dia correspondente ao da sua data. Artigo 2. Vigncia 1 - Os actos legislativos e os outros actos de contedo genrico entram em vigor no dia neles fixado, no podendo, em caso algum, o incio da vigncia verificar-se no prprio dia da publicao. 2 - Na falta de fixao do dia, os diplomas referidos no nmero anterior entram em vigor no 5. dia aps a publicao. 3 - A entrada em vigor dos mesmos diplomas ocorrer, nas Regies Autnomas dos Aores e da Madeira, no 15. dia aps a publicao e, no estrangeiro, no 30. dia. 4 - Os prazos referidos nos nmeros anteriores contam-se a partir do dia imediato ao da publicao do diploma, ou da sua efectiva distribuio, se esta tiver sido posterior. Artigo 3. Publicao na 1. srie do Dirio da Repblica 1 - A 1. srie do Dirio da Repblica compreende a parte A e a parte B. 2 - So objecto de publicao na parte A da 1. srie do Dirio da Repblica: a) As leis constitucionais; b) As convenes internacionais, os respectivos decretos presidenciais e avisos de ratificao, bem como os restantes avisos a elas respeitantes; c) As leis orgnicas, as leis, os decretos-leis e os decretos legislativos regionais; d) Os decretos do Presidente da Repblica; e) As resolues da Assembleia da Repblica; f) Os decretos dos Representantes da Repblica de nomeao e exonerao dos Presidentes e membros dos Governos Regionais dos Aores e da Madeira; g) Os regimentos da Assembleia da Repblica, do Conselho de Estado e das Assembleias Legislativas das Regies Autnomas; h) As decises e as declaraes do Tribunal Constitucional que a lei mande publicar na 1. srie do Dirio da Repblica; i) As decises de uniformizao de jurisprudncia do Supremo Tribunal de Justia e do Tribunal de Contas e as decises do Supremo Tribunal Administrativo a que a lei confira fora obrigatria geral; j) Os resultados dos referendos e das eleies para o Presidente da Repblica, a Assembleia da Repblica, as Assembleias Legislativas das Regies Autnomas e o Parlamento Europeu, nos termos da respectiva legislao aplicvel; l) A mensagem de renncia do Presidente da Repblica; m) As moes de rejeio do Programa do Governo, de confiana e de censura; n) Os pareceres do Conselho de Estado previstos nas alneas a) a e) do artigo 145. da Constituio e aqueles que o prprio Conselho delibere fazer publicar.

3 - So objecto de publicao na parte B da 1. srie do Dirio da Repblica: a) Os demais decretos do Governo; b) As resolues do Conselho de Ministros e as portarias que contenham disposies genricas; c) As resolues das Assembleias Legislativas das Regies Autnomas e os decretos regulamentares regionais; d) Os despachos normativos dos membros do Governo; e) As decises de outros tribunais no mencionados no nmero anterior s quais a lei confira fora obrigatria geral; f) Os resultados das eleies para os rgos das autarquias locais; g) Os oramentos dos servios do Estado que a lei mande publicar na 1. srie e as declaraes sobre transferncias de verbas; h) As declaraes relativas renncia ou perda de mandato dos deputados Assembleia da Repblica e s Assembleias Legislativas das Regies Autnomas. Artigo 4. Envio dos textos para publicao O texto dos diplomas enviado para publicao no Dirio da Repblica, depois de cumpridos os requisitos constitucionais ou legais, por intermdio dos servios competentes dos rgos donde provenha. Artigo 5. Rectificaes 1 - As rectificaes so admissveis exclusivamente para correco de erros materiais provenientes de divergncias entre o texto original e o texto impresso de qualquer diploma publicado na 1. srie do Dirio da Repblica e so feitas mediante declarao do rgo que aprovou o texto original, publicada na mesma srie e parte. 2 - As declaraes de rectificao devem ser publicadas at 60 dias aps a publicao do texto rectificando. 3 - A no observncia do prazo previsto no nmero anterior determina a nulidade do acto de rectificao. 4 - As declaraes de rectificao reportam os efeitos data da entrada em vigor do texto rectificado. Artigo 6. Alteraes e republicao 1 - Os diplomas que alterem outros devem indicar o nmero de ordem da alterao introduzida e, caso tenha havido alteraes anteriores, identificar aqueles diplomas que procederam a essas alteraes, ainda que incidam sobre outras normas. 2 - Quando a natureza ou a extenso da alterao o justificar, deve proceder-se republicao integral do diploma, em anexo. Artigo 7. Identificao 1 - Todos os actos so identificados por um nmero e pela data da respectiva publicao no Dirio da Repblica.

2 - Os actos normativos devem ter um ttulo que traduza sinteticamente o seu objecto. 3 - Os diplomas de cada uma das Regies Autnomas tm numerao prpria e so ainda identificados pelas letras A (Aores) e M (Madeira), a acrescentar indicao do ano. 4 - Os diplomas que tenham a mesma designao genrica devem ser identificados pela indicao da entidade emitente. Artigo 8. Numerao 1 - H numerao distinta para cada uma das seguintes categorias de actos: a) Leis constitucionais; b) Leis orgnicas; c) Leis; d) Decretos-leis; e) Decretos legislativos regionais; f) Decretos do Presidente da Repblica; g) Resolues da Assembleia da Repblica; h) Resolues do Conselho de Ministros; i) Resolues das Assembleias Legislativas das Regies Autnomas; j) Decises de tribunais; l) Decretos; m) Decretos regulamentares; n) Decretos regulamentares regionais; o) Decretos dos Representantes da Repblica para as Regies Autnomas; p) Portarias; q) Despachos normativos; r) Pareceres; s) Avisos; t) Declaraes. 2 - As decises de tribunais tm numerao distinta para cada um deles. Artigo 9. Disposies gerais sobre formulrio dos diplomas 1 - No incio de cada diploma indicam-se o rgo donde emana e a disposio da Constituio ou da lei ao abrigo da qual foi aprovado e publicado. 2 - Quando no procedimento tiverem participado, a ttulo consultivo ou deliberativo, por fora da Constituio ou da lei, outro ou outros rgos alm do rgo de aprovao final, ou tenha decorrido uma consulta aos cidados eleitores, faz-se referncia expressa a tal facto. 3 - As leis constitucionais e as leis orgnicas declaram expressamente a sua natureza, na frmula do diploma correspondente. 4 - Tratando-se de diploma de transposio de directiva comunitria, deve ser indicada expressamente a directiva a transpor. 5 - Os regulamentos devem indicar expressamente as leis que visam regulamentar ou que definem a competncia subjectiva e objectiva para a sua emisso. 6 - Aps o texto de cada diploma, devero constar a data da sua aprovao e de outros actos complementares, constitucional ou legalmente exigidos, bem como a assinatura das entidades competentes, nos termos da Constituio ou da lei.

7 - Sempre que o presente diploma se refere a ministros competentes, deve entender-se que so abrangidos aqueles cujos departamentos tenham, em razo da matria, interferncia na execuo do acto. Artigo 10. Decretos do Presidente da Repblica 1 - Os decretos do Presidente da Repblica obedecem ao formulrio seguinte: O Presidente da Repblica decreta, nos termos do artigo ... da Constituio, o seguinte: (Segue-se o texto.) 2 - Tratando-se de decretos de ratificao de tratados internacionais, o texto composto do seguinte modo: ratificado o ... (segue-se a identificao do tratado, com indicao da matria a que respeita, do local e data da assinatura e do nmero e data da resoluo da Assembleia da Repblica que o aprovou para ratificao). 3 - Tratando-se de decretos de nomeao e exonerao dos membros do Governo, deve ser feita meno expressa proposta do Primeiro-Ministro. 4 - Aps o texto de decreto, seguem-se, sucessivamente, a assinatura do Presidente da Repblica, com a meno da respectiva data e do local onde foi feita, caso no tenha sido em Lisboa, bem como, se estiver abrangido pelo n. 1 do artigo 140. da Constituio, a data da referenda e a assinatura do Primeiro-Ministro. Artigo 11. Diplomas da Assembleia da Repblica 1 - As leis da Assembleia da Repblica obedecem ao formulrio seguinte: A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea ... do artigo 161. da Constituio, o seguinte: (Segue-se o texto.) 2 - Tratando-se de lei constitucional ou orgnica, deve mencionar-se expressamente o termo correspondente, na parte final da frmula. 3 - Aps o texto, seguem-se, sucessivamente, a data da aprovao, a assinatura do Presidente da Assembleia da Repblica, a data da promulgao, a ordem de publicao e a assinatura do Presidente da Repblica, a data da referenda e a assinatura do Primeiro-Ministro. 4 - As resolues da Assembleia da Repblica obedecem ao formulrio seguinte: A Assembleia da Repblica resolve, nos termos da alnea ... do artigo 161. e do n. 5 do artigo 166. da Constituio, o seguinte: (Segue-se o texto.) 5 - Tratando-se de resolues de aprovao de tratados ou acordos internacionais, o texto composto do seguinte modo: Aprovar (para ratificao, no caso dos tratados) o ... (segue-se a identificao do tratado ou do acordo internacional em forma simplificada, com indicao da matria a que respeita, do local e data da assinatura, sendo o teor do respectivo instrumento publicado em anexo). 6 - Aps o texto das resolues, seguem-se, sucessivamente, a data da aprovao e a assinatura do Presidente da Assembleia da Repblica. 7 - Tratando-se de uma resoluo de aprovao de um acordo internacional em forma simplificada, assinatura do Presidente da Assembleia da Repblica seguem-se a ordem de publicao, a assinatura do Presidente da Repblica, com a meno da respectiva data, a data da referenda e a assinatura do Primeiro-Ministro. Artigo 12.

Diplomas legislativos do Governo 1 - Os decretos-leis obedecem ao formulrio seguinte: a) Decretos-leis previstos na alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: (Segue-se o texto.) b) Decretos-leis previstos na alnea b) do n. 1 do artigo 198. da Constituio: No uso da autorizao legislativa concedida pelo artigo ... da Lei n. .../..., de ... de ..., e nos termos da alnea b) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: (Segue-se o texto.) c) Decretos-leis previstos na alnea c) do n. 1 do artigo 198. da Constituio: No desenvolvimento do regime jurdico estabelecido pela Lei (ou Decreto-Lei) n. .../..., de ... de ..., e nos termos da alnea c) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: (Segue-se o texto.) d) Decretos-leis previstos no n. 2 do artigo 198. da Constituio: Nos termos do disposto no n. 2 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: (Segue-se o texto.) 2 - Aps o texto, seguem-se, sucessivamente, a data de aprovao em Conselho de Ministros, a assinatura do Primeiro-Ministro e dos ministros competentes, a data da promulgao, a ordem de publicao e a assinatura do Presidente da Repblica, a data da referenda e a assinatura do PrimeiroMinistro. Artigo 13. Propostas de lei 1 - As propostas de lei do Governo devem conter uma exposio de motivos e obedecem ao formulrio seguinte: Nos termos da alnea d) do artigo 197. da Constituio, o Governo apresenta Assembleia da Repblica a seguinte proposta de lei (com pedido de prioridade e urgncia, se for o caso): (Segue-se o texto.) 2 - Aps o texto, seguem-se, sucessivamente, a data da aprovao em Conselho de Ministros e a assinatura do Primeiro-Ministro e dos ministros competentes. Artigo 14. Outros diplomas do Governo 1 - Os outros diplomas do Governo obedecem ao formulrio seguinte: a) Decretos regulamentares: Nos termos da alnea c) do artigo 199. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: (Segue-se o texto.) b) Decretos previstos na alnea c) do n. 1 do artigo 197. da Constituio: Nos termos da alnea c) do n. 1 do artigo 197. da Constituio, o Governo aprova o ... (segue-se a identificao do acordo internacional em forma simplificada, com indicao da matria a que respeita, do local e da data da assinatura, sendo o teor do respectivo instrumento publicado em anexo). c) Decretos previstos na alnea c) do artigo 199. da Constituio: Nos termos da alnea c) do artigo 199. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: (Segue-se o texto.)

d) Resolues do Conselho de Ministros: Nos termos da alnea ... do artigo 199. da Constituio, o Conselho de Ministros resolve: (Segue-se o texto.) e) Portarias: Manda o Governo, pelo ... (indicar o membro ou membros competentes), o seguinte: (Segue-se o texto.) 2 - Aps o texto dos decretos mencionados na alnea a) do nmero anterior, seguem-se, sucessivamente, a data da aprovao em Conselho de Ministros, a assinatura do Primeiro-Ministro e dos ministros competentes, a data da promulgao, a ordem de publicao e a assinatura do Presidente da Repblica, a data da referenda e a assinatura do Primeiro-Ministro. 3 - Aps o texto dos decretos mencionados nas alneas b) e c) do n. 1, seguem-se, sucessivamente, a data da aprovao em Conselho de Ministros, a assinatura do Primeiro-Ministro e dos ministros competentes, a assinatura do Presidente da Repblica, com a meno da respectiva data, a data da referenda e a assinatura do Primeiro-Ministro. 4 - Aps o texto das resolues mencionadas na alnea d) do n. 1, seguem-se, sucessivamente, a data da aprovao em Conselho de Ministros e a assinatura do Primeiro-Ministro. 5 - Aps o texto dos diplomas mencionados na alnea e) do n. 1, segue-se a assinatura do membro ou membros do Governo que os emitem, com a indicao da respectiva data. 6 - Sendo vrios os membros do Governo a assinar os diplomas aludidos no nmero anterior, a data que releva a da ltima assinatura. Artigo 15. Decretos de nomeao e exonerao dos membros dos Governos Regionais 1 - Os decretos de nomeao e exonerao dos Presidentes dos Governos Regionais obedecem ao seguinte formulrio: Ao abrigo do n. 3 do artigo 231. da Constituio, nomeio (ou exonero): (Segue-se o texto.) Assinado em ... Publique-se. O Representante da Repblica para a Regio Autnoma ..., (assinatura). 2 - Os decretos de nomeao e exonerao dos membros dos Governos Regionais obedecem ao seguinte formulrio: Ao abrigo do n. 4 do artigo 231. da Constituio, nomeio (ou exonero), sob proposta do Presidente do Governo Regional: (Segue-se o texto.) Assinado em ... Publique-se. O Representante da Repblica para a Regio Autnoma ..., (assinatura). Artigo 16. Diplomas dos rgos de governo prprio das Regies Autnomas 1 - No incio de cada diploma das Assembleias Legislativas das Regies Autnomas ou dos Governos Regionais indica-se, para alm do rgo donde emana e da disposio constitucional ao abrigo da qual aprovado, o correspondente preceito do respectivo estatuto poltico-administrativo e, se for caso disso,

o acto legislativo a regulamentar. 2 - Os decretos legislativos regionais aprovados ao abrigo de uma autorizao legislativa, ou que desenvolvam para o mbito regional princpios ou bases gerais de regimes jurdicos contidos em leis que a eles se circunscrevam, devem invocar expressamente as respectivas leis de autorizao ou as leis cujos princpios ou bases desenvolvam. 3 - Nos decretos legislativos regionais e nos decretos regulamentares regionais da competncia das Assembleias Legislativas das Regies Autnomas, aps o texto seguem-se, sucessivamente, a data da aprovao, a assinatura do seu Presidente, a data da assinatura pelo Representante da Repblica, a ordem de publicao e a assinatura deste. 4 - Nos decretos regulamentares regionais da competncia dos Governos Regionais, aps o texto seguem-se, sucessivamente, a meno da aprovao pelo Governo Regional e da respectiva data, a assinatura do seu Presidente, a data da assinatura pelo Representante da Repblica, a ordem de publicao e a assinatura deste. Artigo 17. Registo da distribuio 1 - A verso electrnica do Dirio da Repblica inclui um registo de acesso livre e gratuito, do qual constam as datas da sua efectiva distribuio. 2 - O registo faz prova para todos os efeitos legais e deve abranger as edies do Dirio da Repblica desde 25 de Abril de 1974. Artigo 18. Norma revogatria So revogados os seguintes diplomas: a) Lei n. 6/83, de 29 de Julho; b) Decreto-Lei n. 337/87, de 21 de Outubro; c) Decreto-Lei n. 113/88, de 8 de Abril; d) Decreto-Lei n. 1/91, de 2 de Janeiro.

Anda mungkin juga menyukai