Anda di halaman 1dari 10

Escola Secundria com 3 Ciclo do Ensino Bsico de Ponte de Sor Realizado no mbito de Tecnologias e Processos 12 Ano, Turma F / Curso

Profissional de Energias Renovveis Variante de Sistemas Solares

Bombas de Calor
Professor orientador: Carlos Pinto Aluno: Nuno Brites Ano Lectivo 2011/2012

ndice
Introduo ........................................................................................................... 4 Bombas de calor ................................................................................................. 6 Modo de funcionamento ..................................................................................... 7 Vantagens e desvantagens ................................................................................ 8 Concluso ........................................................................................................... 9 Webgrafia ......................................................................................................... 10

Introduo
No mbito do Curso de Energias Renovveis Variante de Sistemas Solares, da Escola Secundria com 3 Ciclo do Ensino Bsico de Ponte de Sor foi proposto a elaborao de um trabalho com o termo Bombas de calor

No perodo de um ano, a energia que o sol envia para a Terra de 50 vezes superior ao consumo total de energia do nosso planeta. Ou seja, o sol uma grande potencial fonte de energia. Este tipo de energia pode ser sentido at na nossa pele nos dias de maior calor. At mesmo durante os dias frios de inverno e na noite conseguimos extrair a energia trmica e aproveit-la. Para o uso deste tipo de energia, usa-se a denominada bomba de calor.

Este tipo de extraco de calor muito usado em pases e regies como a Florida, no Sul da Europa e at mesmo em pases com temperaturas baixas como a Sucia ou a Noruega onde muito comum o uso das bombas de calor.

Hoje em dia, o aquecimento apenas elctrico no recomendvel. A electricidade demasiado valiosa para ser consumida em produo de calor directo. mais econmico e mais sensato para o ambiente utilizar uma pequena poro de energia elctrica (produzida a partir de centrais hidroelctricas e estaes elicas, complementadas por energia solar), e a restante energia absorvida gratuitamente do ambiente. exactamente isto que faz uma bomba de calor.

Neste trabalho ser detalhado o que uma bomba de calor, quais as suas vantagens/desvantagens, qual o seu uso e os seus inconvenientes que causam.

Ao longo deste trabalho ser feita uma breve definio de o que uma bomba de calor, o seu modo de funcionamento e as suas vantagens e desvantagens.

O trabalho composto por introduo, pela definio de Bombas de calor, o modo de funcionamento da bomba de calor, as vantagens e desvantagens, a concluso e webgrafia.

Bomba de calor
As bombas de calor so equipamentos que tm como propsito extrair o calor do exterior das habitaes (do ar, da gua ou da terra) e o transforma para uso domstico. Tal como j referi anteriormente na introduo, este sistema muito usado em pases como a Noruega ou a Sucia. 1/4 do calor produzido pelas bombas de calor provm da electricidade, e os restantes 3/4 so usados pela troca de energia com o exterior.

Existem diversos tipos de bombas de calor: os de tipo ar/ar, os de tipo ar/gua e os de tipo gua/gua. A sua energia pode ser extrada do ambiente (ar) ou da gua por furos ou por lenis-de-gua.

Ilustrao 1 - Bomba de calor

Modo de funcionamento
Uma bomba de calor apenas necessita de uma fonte de calor (ar exterior), dois permutadores de calor (um para absorver e outro para libertar o calor) e uma relativamente pequena quantidade de energia motriz para manter o sistema em andamento.

Temperatura-ambiente

Energia

Electricidade
Ilustrao 2 - Esquema do funcionamento da bomba de calor #1

Ilustrao 3 - Funcionamento de uma bomba de calor #2

Esta ilustrao explica o percurso do fluido realizado pela bomba de calor. O compressor (4) compressa o fluido; o fluido quente (1) d calor que percorre pela vlvula de expanso (2). O fluido arrefece (3) que depois volta a ser compresso e assim repetindo.

Vantagens e desvantagens
As bombas de calor tm um vasto leque de vantagens mas as desvantagens so praticamente inexistentes.

Vantagens: No gera gases poluentes; Produz muito calor com baixos consumos de electricidade; Necessita de pouco espao para a instalao, em alguns casos menos de 1m2; As bombas de calor tambm fazem arrefecimento durante o vero; Podem-se utilizar diversos sistemas de climatizao (pavimento radiante, radiadores a baixa temperatura, etc)

Desvantagens: Valor significativo no investimento inicial; Diferenas no uso a temperaturas muito altas e temperaturas exteriores abaixo de zero.

Ilustrao 4 - Esquema do uso da bomba de calor nas vrias seces da habitao

Concluso
Com a elaborao deste trabalho posso concluir que o uso das bombas de calor benfico para um aquecimento eficiente de habitaes porque tm uma margem de sucesso elevada no seu uso at mesmo em zonas onde as temperaturas so baixas. Alm disso, no polui o ambiente, rentvel na sua produo de energia a baixo consumo de electricidade, podem ser usados para o aquecimento de guas (piscinas, gua para consumo) e interiores e podem servir como uma boa alternativa ao ar condicionado.

Este trabalho permitiu-me adquirir e aprofundar os conhecimentos, no que diz respeito a bombas de calor e a importncia do seu uso.

Webgrafia
Aqui encontra-se disponvel todo o material consultado para a realizao deste trabalho. Internet: http://www.sanitop.pt/ins_contents.aspx?mc1=290&mc2=3804&mc3=38 74 http://altherma.daikin.pt/heat-pump-basics/default.jsp http://aminhaalegrecasinha.com/2009/01/bombas-de-calor.html http://www.plurienergia.pt/bombas-de-calor.html http://www.eco.edp.pt/pt/particulares/conhecer/equipamentoseficientes/ar-condicionado-bomba-de-calor http://www.gudenergy.pt/php/bombas_calor.php

10

Anda mungkin juga menyukai