Anda di halaman 1dari 4

Tutorial Adobe Premiere Como fazer um DVD com menus? Como fazer um DVD no Adobe Premiere?

Essa uma das dvidas que mais recebo por e-mail. Como estou devendo essa resposta, para muita gente, acabei decidindo compilar os passos necessrios em um tutorial. Ento vamos aos passos necessrios, para elaborar esse DVD. Antes de mais nada, devo dizer que o Premiere no a ferramenta mais indicada, para elaborar DVD`s, ele consegue fazer muita coisa, mas para uma estrutura mais sofisticada, e menus com efeitos especiais, recomendo usar uma ferramenta prpria, como o Encore ou DVD-Lab Pro. Ento vamos ao que interessa. Esse tutorial baseado no Premiere PRO 2.0. O objetivo mostrar o processo de criao de um DVD, para mais detalhes sobre cada ferramenta, sugiro consultar a documentao prpria do Premiere ou me mande uma mensagem, com eventuais dvidas. Para comear, vamos entender os trs tipos de DVD que o Premiere consegue criar:

DVD sem menu, com reproduo automtica DVD com menu, mas sem captulos DVD com menu principal e menus secundrios para captulos

A escolha do tipo do DVD est condicionada a maneira com que adicionamos um elemento muito importante, na timeline do Premiere. Esse elemento se chama marcador. Depois de adicionar algum clipe de vdeo na timeline, precisamos adicionar alguns marcadores. Existem duas maneiras de fazer isso. A primeira envolve o uso de um menu, chamado Marker, em que precisamos escolher a opo Set DVD Marker.

Outra maneira de fazer isso, na prpria timeline, existe um pequeno boto em forma de disco, com uma seta que aponta para baixo. Clique nela, assim um menu ir aparecer, para escolhermos o tipo de marcador desejado.

Existem trs tipos de marcadores: Main menu: Esse marcador determina o incio de um novo filme. Ele ser usado na criao dos menus, para determinar um link para esse ponto do filme. Scene: Aqui podemos adicionar uma marcao, voltada a segmentar um filme. So os famosos captulos. Caso existam marcadores desse tipo, na hora que adicionamos o menu, o Premiere adiciona um menu secundrio, para seleo desses captulos. Stop: Com esse marcador, podemos determinar que naquele ponto do filme, o espectador deve ser direcionado para o menu principal.

Organize os seus marcadores, de maneira a estruturar o DVD. Assim que todos os marcadores estiverem posicionados, nos seus devidos lugares. Podemos partir para a criao dos menus. Para fazer isso, usamos o menu DVD Layout, localizado no menu Window.

Depois de acionar esse menu, uma janela com as opes de escolha para o menu do DVD aparecer. Por padro ele mostra o DVD como sendo de reproduo automtica. Para mudar esse layout, clique na opo Change Template. Nela poderemos determinar, se o DVD ser de reproduo automtica, ou com menus. Caso voc escolha usar menus, selecione a segunda opo.

O prximo passo escolher algum menu pronto, que j acompanha o Premiere. Assim que escolher, esse menu ser usado como estrutura para o seu DVD. No se preocupe com os elementos grficos, podemos customizar praticamente tudo nos menus.

Para editar um menu, clique na imagem do menu, na parte inferior da janela. Selecionando um texto, podemos editar o seu contedo, assim como a sua formatao, na janela effects controls.

Se voc quiser alterar o plano de fundo do menu, o processo extremamente simples. Importe alguma imagem ou vdeo para o Premiere, depois arraste e solte esse grfico no menu. Ele ir se ajustar como plano de fundo do menu. Podemos usar at vdeos para isso! Agora precisamos apenas testar o nosso DVD. Pra isso use o boto Preview DVD, navegue pelos menus e escolhas todas as opes necessrias para avaliar o seu DVD. Quando tudo estiver concludo, pressione o boto Burn DVD. Com ele podemos realizar trs aes:

Gravar o DVD, usando um gravador de DVD Compilar os arquivos do DVD para uma pasta no disco rgido Compilar os arquivos do DVD para uma imagem ISSO

Escolha a melhor opo para o seu projeto, depois s assistir ao seu DVD em um aparelho de mesa. Essas so as opes bsicas para elaborar um DVD no Premiere, agora s explorar um pouco mais as opes da ferramenta, para melhorar a suas produes.

Anda mungkin juga menyukai