Anda di halaman 1dari 7

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico

(de acordo com 6 GefStoffV e Diretriz 91/155/EEC)

Fischer Silicone Multiuso


Preparada em: Verso: 24/08/2007 1.0 Revista on:

Nmero do artigo: Data de impresso: Pgina: 27.08.2007 1 of 7

1.

Identificao da substncia / preparao e empresa


1.1 Nome comercial: Silicone Multi-Uso Fischer

2.

Composio/informao sobre os ingredientes


2.1 Caracterizao qumica: Pasta tixotrpica. Mistura de leo de silicone polimetisioloxano, leo dimetilsiloxano, slica, silano actico, aquilado, sal de estanho, leo mineral e fungicida. Ingredientes ou impurezas que contribuam para o perigo: Em contato com o ar libera cido actico (CAS 64-19-7).

2.2 Componentes perigosos:

3.

Identificao de riscos
3.1 Descrio do risco: Xi Nocivo e Irritante

3.2 Informaes sobre riscos especficos para o homem e meio ambiente: Efeitos adversos Sade Humana: Toxicidade aguda: Efeitos locais: Irritante para a pele, olhos e vias respiratrias. Principais sintomas: Irritao no trato respiratrio superior e dor de cabea. No apresenta risco particular ao meio ambiente aps vulcanizao e, se respeitadas as disposies da seo 13 (consideraes sobre tratamento e disposies). Incndio e exploso: Combustvel. Durante a aplicao libera vapores inflamveis de cido Actico, que podem formar misturas explosivas com o ar. Libera vapores irritantes ao contato com o ar mido. Produto no classificado, segundo os critrios da CEE. Produto no classificado como perigoso, segundo os critrios da Resoluo 420- (ANTT- Agncia Nacional de Transporte Terrestre-12/02/2004). Pode aderir pele depois de secar.

Efeitos ambientais: Perigos fsicos e qumicos: Perigos especficos: Classificao do produto: Outras informaes:

4.

Medidas de primeiro socorros


4.1 Aps inalao: Remover a vtima para local arejado. Se a vtima no estiver respirando, aplicar respirao artificial. Se a vtima estiver respirando, mas com dificuldades, administrar oxignio a uma vazo de 10 a 15 litros/minuto. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. Retirar roupas e sapatos contaminados. Retirar imediatamente o excesso do produto em contato com a pele, utilizando um material absorvente limpo e macio. Lavar a pele com gua limpa em abundncia, por pelo menos 20 minutos, preferencialmente sob chuveiro de emergncia. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. Verifique se a vtima est com lentes de contato. Se estiver, remova-as e lavar os olhos com gua limpa em abundncia, por pelo menos 20 minutos, com as plpebras separadas. Usar preferencialmente, um lavador de olhos. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. No provocar o vmito. Se a vtima estiver consciente, lavar sua boca com gua limpa em abundncia. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. No d nada para beber se a vtima estiver inconsciente. No induza vmito e no a deixe sem ateno. n.a. = no aplicvel n.d. = no determinado lteraes esto marcadas com: #

4.2 Aps contato com a pele

4.3 Aps contato com os olhos:

4.4 Aps ingesto:

4.5 Quais aes devem ser evitadas:

n.s. = no submetido por fischer 2004 Componentes qumicos esto identificados por A, B, .... .

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico


(de acordo com 6 GefStoffV e Diretriz 91/155/EEC)

Fischer Silicone Multiuso


Preparada em: Verso: 24/08/2007 1.0 Revista on:

Nmero do artigo: Data de impresso: Pgina: 27.08.2007 2 of 7

4.6 Informao ao mdico:

O tratamento emergencial assim como o tratamento mdico aps a uma superexposio devem ser direcionados ao controle do quadro completo dos sintomas e s condies clnicas do paciente. Tratamento sintomtico. No h antdotos especficos.

5.

Medidas de combate a incndios


5.1 Meios de extino apropriados: Neblina dgua, p qumico seco ou dixido de carbono (CO2). 5.2 Meios de extino inapropriados por questes de segurana: 5.3 Riscos de exposio especiais provenientes da substncia ou da preparao, produtos da combusto, gases resultantes: 5.4 Equipamento de proteo contra incndios: 5.5 Mtodos especiais: Nenhum. Em caso de incndio nas proximidades, utilizar agentes extintores adequados aos materiais em combusto. Durante a combusto so liberados gases txicos, vapores inflamveis (risco de exploso!) e fumos nocivos. Sob a ao do calor, possvel o aumento da presso interna dos recipientes ou reservatrios hermeticamente fechados. Em situao de fogo deve ser usado um aparelho respiratrio autnomo e vesturio protetor completo. Em caso de grandes incndios nas proximidades, resfriar com neblina dgua todos os recipientes expostos ao fogo ou calor.

6.

Medidas de controle para derramamento e vazamento


6.1 Precaues pessoais: Isolar a rea. Manter afastadas as pessoas sem funo no atendimento emergncia. Sinalizar o perigo para o trnsito. Avisar as autoridades competentes. No inalar vapores e evitar o contato com a pele e mucosas. Usar botas, luvas e aventais de PVC impermeveis, culos de segurana hermticos (com ventilao indireta) para produtos qumicos e proteo respiratria adequada. Eliminar todas as fontes de ignio e calor. No fumar, no provocar fascas. Afastar o mais rpido possvel todos os materiais incompatveis. (cidos e materiais oxidantes). Evitar que o produto se espalhe. Impedir que o produto ou guas de atendimento emergncia atinja cursos dgua, canaletas, bueiros ou galerias de esgoto.

6.2 Meios de proteo:

6.3 Remoo de fontes de ignio:

6.4 Precaues ao meio ambiente:

6.5 Procedimentos para a limpeza / Interdio: absoro: No utilizar gua sem orientao especfica. Recuperao: Recolher mecanicamente o mximo possvel do produto recupervel em recipiente independente devidamente etiquetado e bem fechado. Conservar o produto recuperado para posterior eliminao. Neutralizao: Enquanto o produto estiver na forma pastosa (antes da reticulao), absorver o produto no recupervel com terra seca, vermiculita ou outro absorvente seco. Limpeza / descontaminao: Recolher o material absorvido, solo e materiais contaminados em outro recipiente independente. No jogar gua. Disposio: No dispor em lixo comum. A disposio final desses materiais dever ser acompanhada por especialistas e de acordo com a legislao ambiental vigente. Recomenda-se a incinerao em instalao autorizada.

7.

Manuseio e armazenagem
7.1 Manuseio:

7.1.1 Medidas Tcnicas:

Utilizar equipamentos de proteo individual (EPI) para evitar o contato do produto n.a. = no aplicvel n.d. = no determinado lteraes esto marcadas com: #

n.s. = no submetido por fischer 2004 Componentes qumicos esto identificados por A, B, .... .

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico


(de acordo com 6 GefStoffV e Diretriz 91/155/EEC)

Fischer Silicone Multiuso


Preparada em: Verso: 24/08/2007 1.0 Revista on:

Nmero do artigo: Data de impresso: Pgina: 27.08.2007 3 of 7

com os olhos, a pele, mucosas e trato respiratrio. 7.1.2 Preveno de incndio e exploso: 7.1.3 Precaues para o manuseio seguro: 7.1.4 Orientao para o manuseio seguro: 7.2 Armazenagem: 7.2.1 Condies de armazenamento adequadas: 7.2.2 Condies de armazenamento a evitar: 7.2.3 Produtos e materiais incompatveis: 7.2.4 Condies de embalagem: Manusear em local ventilado e afastado de fontes de ignio, devido liberao de cido actico. Evitar o contato com materiais incompatveis. Caso o produto seja derramado no cho ou na roupa, retirar o excesso dom uma esptula ou similar. Manipular respeitando as regras gerais de Segurana e Higiene Industrial. Respeitar os procedimentos e orientaes de emprego do produto (consultar ficha tcnica). Conservar o produto em sua embalagem original por at 18 meses, a partir da data de fabricao, bem fechada, em temperatura inferior a 40 C. Local seco, bem ventilado e ao abrigo do sol. Proximidade com fontes de ignio, calor, fogo ou materiais incompatveis. Agentes oxidantes fortes. 11, slidos inflamveis (VCI)

8.

Controles de exposio e proteo individual


8.1 Medidas de controle de engenharia: Assegurar boa ventilao no local de trabalho. Captar os vapores no ponto de emisso. 8.2 Componentes com limites de exposio que necessitam de monitoramento: Limite de exposio ocupacional -valor limite (Brasil, Portaria MTb 3214/78 NR15- Anexo11) -valores limite (EUA,ACGIH-2003) Substncia cido Actico (durante a aplicao produto) cido Actico (durante a aplicao produto) cido Actico (durante a aplicao produto) Limite de tolerncia (mdia ponderada) (At 48h/semana): 20mg/m3 (8ppm). TLV/TWA - (40 h/semana):25 mg/m3 (15 ppm). TLV/STEL - (15minutos): 37mg/m3 (15 ppm). REL/TWA- (40h/semana):25 mg/m3 (10ppm) REL/STEL- (15 minutos) 37 mg/m3 (15ppm). IDLH= 50ppm PEL/TWA- (40h/semana):25 mg/m3 (10ppm).

Valores limite (EUA,NIOSH-1997)

Valores limite (EUA-OSHA-1997)

cido Actico (durante a aplicao produto)

8.3 Procedimentos recomendados para monitoramento: Monitoramento ambiental e pessoal em intervalos regulares. Mtodo quantitativo para amostragem no ambiente de trabalho em perodos de tempos representativos de exposio. Referncia cido Actico (Mtodo OSHA#1603) 8.4 Equipamentos de proteo individual:

Proteo respiratria:

Respirador com filtro para vapores orgnicos em ambientes abertos e baixa concentrao do produto no ar. Respirador com suprimento de ar autnomo se a concentrao no ambiente for superior mxima concentrao de uso do conjunto respirador/filtro e /ou se houver deficincia de oxignio. Luvas.

Proteo para as mos:

Proteo aos olhos: culos de segurana hermticos (com ventilao indireta) para produtos n.s. = no submetido n.a. = no aplicvel n.d. = no determinado por fischer 2004 lteraes esto marcadas com: # Componentes qumicos esto identificados por A, B, .... .

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico


(de acordo com 6 GefStoffV e Diretriz 91/155/EEC)

Fischer Silicone Multiuso


Preparada em: Verso: 24/08/2007 1.0 Revista on:

Nmero do artigo: Data de impresso: Pgina: 27.08.2007 4 of 7

qumicos. Proteo ao corpo: Precaues especiais: Higiene industrial: Roupas e botas impermeveis, a depender do tipo de atividade. Chuveiro de emergncia e lavador de olhos. Higienizar roupas e sapatos aps o uso. Mtodos gerais de controle utilizados em Higiene Industrial devem minimizar a exposio ao produto. No comer, beber ou fumar ao manusear produtos qumicos.

9.

Propriedades fsico-qumicas
9.1 Aparncia: Estado fsico: Forma: Cor: Odor: 9.2 Parmetros de segurana: Densidade relativa: (gua=1) Solubilidade: gua: Solventes orgnicos: Limite de explosividade inferior: Limite de explosividade superior: Valor do pH: Ponto de ebulio : Ponto de fulgor: 9.3 Dados complementares: Velocidade de vulcanizao (23 e 65 C de umidade C relativa Aspecto do filme: Temperatura resistente: Tempo de formao de pele: Dureza (Shore A) Insolvel Solvel em ter, Hexano, Tetracloreto de Carbono, Tolueno e hidrocarbonetos. Insolvel em Acetona, Etanol e Metanol. No determinado. No determinado. No se aplica (produto insolvel em gua) No se aplica (produto slido aps a cura). no se aplica --2,0 mm em 1 dia; 6,5 mm em 3 dias ~0,97 Antes da cura: pasta. Aps a cura: slido. Antes da cura: pasta tixotrpica. Aps cura: borracha elstica. Incolor. Caracterstico de cido actico.

homogneo -30C a +120C 4-15 min. 10 min

10. Estabilidade e reatividade


10.1 Estabilidade: 10.2 Condies para serem evitadas: Estvel temperatura ambiente e sob condies normais de uso. Fontes de calor e ignio. n.a. = no aplicvel n.d. = no determinado lteraes esto marcadas com: #

n.s. = no submetido por fischer 2004 Componentes qumicos esto identificados por A, B, .... .

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico


(de acordo com 6 GefStoffV e Diretriz 91/155/EEC)

Fischer Silicone Multiuso


Preparada em: Verso: 24/08/2007 1.0 Revista on:

Nmero do artigo: Data de impresso: Pgina: 27.08.2007 5 of 7

10.3 Substncias a serem evitadas: 10.4 Produtos de decomposio perigosos: 10.5 Reaes perigosas:

Agentes oxidantes fortes. Dixido de silcio e Dixido de Carbono. Em contato com o ar libera cido Actico. No so conhecidas reaes perigosas sob condies normais de uso.

11. Informao toxicolgica


11.1 Efeitos locais agudos: 11.1.1 Inalao: 11.1.2 Contato com a pele: 11.1.3 Contato com os olhos: Irritante das vias respiratrias em caso de altas concentraes dos vapores (cido Actico). Pode causar irritao da pele em caso de contato prolongado ou repetido. Pode causar irritao das mucosas oculares.

12. Informaes ecolgicas


12.1 Efeitos ambientais, comportamentos e impacto do produto: 12.1.2 Compartimento alvo do produto: 12.1.3 Biodegradabilidade: 12.1.4 Bioacumulao: 12.2 Ecotoxicidade: 12.2.1 Efeitos sobre organismos aquticos: cido Actico: CE (24h) - Crustceo (Daphnia Magna): 150mg/l. Acido Actico: CL50 (96h) - Peixe (Pimephales Promelas):88 mg/L. Solo e sedimentos. Biodegradabilidade aerbica final: dados no disponveis, mas por analogia a um produto semelhante, apresenta-se como no biodegradvel. Coeficiente de separao octanol/gua: no disponveis, mas por analogia a um produto semelhante, apresenta-se como no bioacumulativo.

13. Consideraes sobre tratamento e disposio


Produto: 13.1 Restos do produto: 13.1.1 Interdio: 13.1.2 Descontaminao/ limpeza: 13.1.3 Destruio /eliminao: 13.2 Embalagens usadas: 13.2.1 Interdio: 13.2.2 Descontaminao/ limpeza: 13.2.3 Destruio/ eliminao: No reutilizar embalagens. Segregar e tratar separadamente os diferentes componentes da embalagem. Incinerar filmes plsticos em uma instalao autorizada. Encaminhar as embalagens de papelo no contaminadas para reciclagem em instalao autorizada. Encaminhar embalagens descartveis para incinerar em uma instalao autorizada. Atentar para a legislao ambiental e regulamentaes vigentes. Chama-se a ateno do utilizador para a possvel existncia de regulamentaes n.a. = no aplicvel n.d. = no determinado lteraes esto marcadas com: # No dispor em lixo comum. Deixar o produto reagir com a umidade do ar para se transformar em borracha de silicone, que inerte. Corta-lo e encaminha-lo para centro autorizado para recolhimento de resduo, de acordo com a legislao ambiental e regulamentos vigentes. O tratamento e a disposio do produto devem ser avaliados tecnicamente, caso a caso. Consultar a Rhodia.

13.3 Notas:

n.s. = no submetido por fischer 2004 Componentes qumicos esto identificados por A, B, .... .

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico


(de acordo com 6 GefStoffV e Diretriz 91/155/EEC)

Fischer Silicone Multiuso


Preparada em: Verso: 24/08/2007 1.0 Revista on:

Nmero do artigo: Data de impresso: Pgina: 27.08.2007 6 of 7

locais relativas eliminao, que lhe digam respeito.

14. Informaes sobre transporte


Regulamentaes nacionais: Transporte terrestre Resoluo 420 (ANTT- Agncia Nacional de Transporte Terrestre-12/02/2004). Produto no enquadrado na resoluo em vigor sobre transporte de produtos perigos. Regulamentaes internacionais: Via Martima/ Fluvial (cdigo IMO/IMDG-2002-verso 6.0) No regulamentado. Poluente Marinho: No. Via Area (OACI/IATA- DRG- Resoluo 618- edio 45a 2004) No regulamentado. Nota: As prescries regulamentares acima referidas so aquelas que se encontra em vigor no dia de atualizao da ficha, mas tendo em conta uma evoluo sempre contnua das regulamentaes que regem o transporte de matrias perigosas aconselhvel assegurar-se da validade da mesma junto de vossa agncia comercial.

15. Regulamentaes
15.1 Regulamentao conforme CEE: Etiquetagem obrigatria das preparaes perigosas (auto classificao): no aplicvel. Nota: As informaes regulamentares indicadas nesta seo referem-se unicamente as principais prescries especificamente aplicveis ao produto objeto da FISPQ. Chama-se a ateno do utilizador sobre a possvel existncia de outras disposies que complementem estas prescries. Recomenda-se ter em conta quaisquer tipos de medidas ou disposies, internacionais, nacionais ou locais de possvel aplicao. 15.1.1 Smbolos e indicaes de risco:

Xi Irritante e Nocivo 15.1.2 Frases R: 15.1.3 Frases S: 15.1.4 Classe de poluio da gua : Norma Brasileira NBR 14725 de 29 de julho de 2005 Decreto Lei 2657 de 03/07/1998 promulga a Conveno 170 e a recomendao 177 da OIT, aprovadas pelo Decreto Legislativo 67 do Senado Federal.

16. Outras informaes


16.1 Tipos de utilizao 16.1.1 Recomendaes: Pode ser utilizada em uma ampla variedade de aplicaes, como juntas de Box de banheiros, pias, vedao em caixilhos, colagem de vidro, vedao de pra-brisas, encanamentos, reparos caseiros, etc. Para maiores informaes consultar a ficha tcnica do produto Rhodia. No indicado para materiais passveis a ataque de cido actico. Para tais materiais aconselhvel o uso de Rhodiastic Neutro. No aceita pintura. O contato com borrachas vulcanizadas com enxofre pode causar amarelamento do produto. No recomendvel para aqurios e piscinas. No recomendvel para contato com alimentos. n.a. = no aplicvel n.d. = no determinado lteraes esto marcadas com: #

16.1.2 Restries:

n.s. = no submetido por fischer 2004 Componentes qumicos esto identificados por A, B, .... .

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico


(de acordo com 6 GefStoffV e Diretriz 91/155/EEC)

Fischer Silicone Multiuso


Preparada em: Verso: 24/08/2007 1.0 Revista on:

Nmero do artigo: Data de impresso: Pgina: 27.08.2007 7 of 7

16.2 Atualizao: 16.3 Referncias bibliogrficas:

Vide verso e data no cabealho. http//chemfinder,camsoft.com NTP Chemical Repository New Jersey Departament of Health and Snior Services Limites de Exposio (TLVs) para Substncias Qumicas e Agentes Fsicos & ndices Biolgicos de Exposio (BEIs)- ACGIH-2003 Pocket Guide To Chemical Hazards- NIOSH- OSHA 1997 Normas Regulamentadoras Comentadas - NR-Portaria 3214 de 08/06/1978- MT; Portaria 3.067 de 12/04/1988; Legislao Previdenciria Aplicada (Decretos, Portarias e Ordens de Servio do INSS).

n.s. = no submetido por fischer 2004 Componentes qumicos esto identificados por A, B, .... .

n.a. = no aplicvel

n.d. = no determinado lteraes esto marcadas com: #

Anda mungkin juga menyukai