Anda di halaman 1dari 8

11o - AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS

AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS

1 - INTRODUO

Segundo o nosso mestre, na obra supra referida: nenhuma validade prtica tm os direitos do homem se no se efetivarem determinadas garantias em sua proteo.

As declaraes enunciam os principais direitos do homem, enquanto as garantias constitucionais so os instrumentos prticos ou os expedientes que asseguram os direitos enunciados.

Citando Attilio Brunialtti: ...as garantias protegem e amparam o exerccio dos direitos do homem.

As Garantias Constitucionais Gerais so as prprias tcnicas da organizao dos poderes pblicos, que segundo Luigim Palma: a verdadeira garantia constitucional est na organizao poltica e administrativa, a saber, na prpria organizao poltica e administrativa, a saber, na prpria organizao dos poderes pblicos, gizada de tal sorte, pela Constituio e pelas leis, que cada um deles encontre na sua ao freios capazes de det-los, de constrang-los a permanecer na ordem jurdica, segundo os casos, de moder-los, de elimin-los, de proteger o cidado contra os arbtrios, as precipitaes, os abusos, e reparar-lhes os agravos sofridos.

Do Curso de Direito Constitucional de Paulino Jacques, traz a classificao das Garantias Constitucionais Especiais, a saber:

a) as garantias criminais preventivas, que so a legalidade da priso, a afianabilidade do delito, a comunicabilidade da priso, o habeas corpus, a plenitude da defesa, a inexistncia de foro privilegiado e de tribunais de exceo, a legalidade do processo e da sentena, o jri;

b) as garantias criminais repressivas, que abrangem a individualizao, a personalizao e a humanizao da pena, a inexistncia de priso civil por dvida, multa ou custas, e a inexistncia de extradio de brasileiro e de estrangeiro por crime poltico ou de opinio c) as garantias tributrias, que abarcam a legalidade do tributo e a de sua cobrana;

d) as garantias civis, abrangendo o mandado de segurana, a assistncia jurdiciria gratuita, o rpido andamento dos processos nas reparties pblicas, a cincia dos despachos e informaes respectivas, a expedio de certides, o direito de representao e a ao popular. Entre essas garantias esto ainda a irretroatividade da lei e do controle judicirio das leis, amparando as liberdades privadas do cidado.

A Constituio cidad de 1988 priorizou o respeito pessoa humana e ampliou as garantias civis com novos remdios processuais, como: o mandado de segurana coletivo, o mandado de injuno e o habeas data. As declaraes de direito anunciam as liberdades, so os grandes textos enunciativos da liberdade. As garantias Constitucionais so os remdios assecuratrios das liberdades. Direitos e garantias se complementam. Canotilho em seu Direito Constitucional, fala dos PRINCPIOS-GARANTIA, que se traduzem no estabelecimento direto de garantias para o cidados. lhes atribuda a densidade de autntica norma jurdica e em fora determinante, positiva e negativa. Depois de mais de 20 anos de asfixia dos direitos de cidadania pelo "bonapartismo autoritrio" a constituio brasileira de 05 outubro de 1988 uma das mais avanadas do mundo na parte referente aos direitos individuais e coletivos. Aos direitos se justapem os novos instrumentos processuais para garanti-los, como o habeas corpus, mandado de segurana, habeas data, o mandado de injuno, a ao de inconstitucionalidade, a ao civil pblica, a qual somente existia na legislao infraconstitucional.

2 - HABEAS CORPUS

A garantia do habeas corpus inegavelmente a mais importante das garantias criminais. Segundo Rui Barbosa, O habeas corpus a ordem dada pelo juiz ao coator a fim de fazer cessar a coao. O habeas corpus vai garantir ao indivduo o direito de no sofrer constrio na sua liberdade de locomover-se em razo de violncia ou coao

ilegal. J Albert Puttneys, autor de grande renome nos Estados Unidos diz que: "habeas corpus um dos remdios para as garantias do direito liberdade pessoal".

Sua origem remonta ao direito romano, como uma ordem que o pretor dava para trazer o cidado ao seu julgamento apreciando a legalidade da priso. O interdictum de homini libero exhibendo e o interdictium de liberis exhibendis, garantiam ao cidado romano de ir, vir e ficar (o direito de locomoo), a plena liberdade pessoal. Mas tarde surge na Inglaterra destinado a proteger a liberdade, a princpio amparando os bares e nobres, cuja priso, a Carta Magna de 1215 no admitia sem julgamento, no protegendo o homem comum, como se suceder posteriormente.

O habeas corpus passou por um processo de transformao ao longo dos tempos. A constituio de 1824 silenciou sobre habeas corpus, regulado pelo cdigo de processo criminal de 1823, que estendeu s a brasileiros, como remdio repressivo, deu-lhe depois a Lei n. 2033, de 29.09.1871 carter representativo e o ampliou para estrangeiros. Na constituio de 1891, o habeas corpus foi elevado as garantias constitucionais, no artigo 72, em que a sua interpretao atinge a proteo dos direitos pessoais e no s da liberdade fsica.

A reforma constitucional de 1926 restringiu o habeas corpus como sendo apenas a proteo da liberdade pessoal. As constituies brasileiras posteriores determina o habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. Nas transgresses disciplinares no cabe o habeas corpus.

A constituio de 1988, em seu art. 5o, LXVIII, preceitua que: "conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder".

3 - MANDADO DE SEGURANA

O mandado de segurana protege direito lquido e certo, no aparado por habeas data ou habeas corpus; seu objeto a correo de ato comissivo ou omissivo de autoridade, marcado pela ilegalidade do abuso de poder, quando a autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies de poder pblico.

Foi a partir da constituio de 1934 que o Mandado de Segurana tomou sua posio definitiva no Brasil; considerado o remdio pelo qual se promove a efetividade de tal direito lquido e certo.

O direito lquido e certo aquele que por si s, afirma sua transparncia, j que se expe sem necessidade de grande esforo de compreenso.

pressuposto do mandado de segurana o direito lquido e certo, no amparado por Habeas Corpus e ato praticado por autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de suas atribuies.

Existe um prazo mximo de 120 dias para impetr-lo, sendo contado aps o desrespeito do direito lquido e certo do interessado. Se este prazo prescrever ou se seu direito no for lquido, o cidado poder utilizar uma ao judicial normal, pois o mandado uma proteo rpida do direito.

O Mandado de Segurana considerado a defesa mais eficaz contra a ilegalidade ou abuso do poder, que atinge os direitos fundamentais do homem, por parte da autoridade.

4 - MANDADO DE SEGURANA COLETIVO

Este mandado de segurana coletivo impetrado por partido poltico com representao do congresso nacional e organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e que esteja funcionando por pelo menos um ano em defesa dos interesses de seus membros ou associados.

Tem este de ser impetrado por entidades poltico-partidrias que tenham representantes no Congresso Nacional, organizaes sindicais, entidades de classes (OAB, conselho nacional, etc.) e associaes em geral que tem como prioridade promoverem a defesa de direitos ou interesses gerais da coletividade ou classe de pessoas que representam em seu prprio nome cooperativo.

5 - MANDADO DE INJUNO

A palavra Injuno vem do latim (INJUNCTIO, ONIS) que significa "ordem formal, imposio". Procede de INJUGERE (MANDAR, ORDENAR, IMPOR UMA OBRIGAO). A palavra surge em nossa Constituio por iniciativa do constituinte senador Virglio Tvora, sendo aprovada pela comisso de sistematizao e logo aps pelo plenrio.

Um dos problemas fundamentais do direito constitucional moderno est em encontrar meios adequados para tornar efetivos direitos, que por ausncia de uma legislao integradora, permaneam incuos. A constituio vigente, na tentativa de coibir excessos de inaplicabilidade, vem inovar com esse remdio, sem precedente -. ART. 5o, LXXI conceder-se- o Mandado de Injuno sempre que a falta de norma regulamentadora tornar invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania, cidadania.

Assim aquele que se considerar titular de qualquer direito, liberdade ou prerrogativa, invivel por falta de norma regulamentadora exigida ou imposta pela Constituio, poder utilizar-se deste remdio.

5.1 - FINALIDADE DO MANDADO DE INJUNO:

O Mandado de Injuno toma por finalidades exigveis e acionveis os DIREITOS HUMANOS E SUAS LIBERDADES que a Constituio no protege por falta de norma regulamentadora.

Sendo o modo pelo qual se pode exigir a viabilidade do exerccio dos direitos e das legalidades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, cidadania, soberania, na falta de norma regulamentadora. O Mandado de Injuno, visa determinar a sua compulsoriedade.

A tutela da Mandado de Injuno alcana os direitos submetidos ao ttulo II da Constituio, a includos obviamente os direitos de nacionalidade, os polticos e tambm os relativos soberania nacional, um direito individual dela extrado.

5.2 - OBJETIVO DO MANDADO DE INJUNO:

Com relao ao Mandado de Injuno, sendo ele procedente, dar-se- cincia ao rgo incumbido de elaborar a norma regulamentadora faltante, sob penalidade de, no a elaborando dentro do prazo estabelecido, sofrer alguma espcie de sano, desde que esta seja possvel.

6 - AO POPULA R

Conceito: Garantia constitucional que tem por objetivo invocar a atividade jurisdicional do Estado na proteo do patrimnio pblico, sempre que sua gesto no esteja em conformidade com a legalidade e moralidade.

Requisitos: Pode impetrar Ao Popular qualquer cidado. bom notar o termo cidado, no texto constitucional, sabendo-se que no basta ter nacionalidade, mas tambm estar em plena posse de seus direitos polticos. Da mesma forma, as pessoas fsicas que no adquiriram suas prerrogativas cvicas, ou delas decaram, mesmo provisoriamente, so incapazes de impetrar Ao Popular. Para interpor a Ao Popular, tambm necessrio que a medida tenha por objetivo invalidar ato ilegal que seja lesivo ao patrimnio pblico. Da mesma forma, qualquer ao que seja danosa ao patrimnio pblico, certamente ser automaticamente ilegal, uma vez que a Administrao Pblica no est, nem poderia estar, autorizada a desfalcar a coisa pblica.

A caracterstica da ilegalidade imprescindvel, pois s mediante essa circunstncia possvel anular um ato jurdico. Esse carter de ilegalidade pode residir em aspectos exteriores, como por exemplo, a causa. O processo de Ao Popular isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia, ressalvados os casos em que o instrumento tenha sido usado com outros fins que no o da efetiva defesa do patrimnio pblico. As leses ao meio ambiente, patrimnio histrico, artstico e cultural tambm podem ser contidas por Ao Popular, por se tratarem de bens de toda a coletividade.

7 - AO CIVIL PBLICA

Apesar da Ao Civil Pblica no estar prevista no captulo dedicado aos direitos e garantias fundamentais, no deixa de constituir-se em uma das garantias instrumentais dos direitos constitucionalmente assegurados. Esta modalidade de ao, alm de proteger os valores elencados na Lei no 7.347/85, teve seu objetivo amplamente alargado ao estabelecer no art. 129, III, da Constituio Federal, que compete ao Mistrio Pblico promover a Ao Civil Pblica para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. Por outro lado a lei no 7.347/85, em seu art. 6o estabelece que: "Qualquer pessoa poder e o servidor pblico dever, provocar a iniciativa do Ministrio Pblico ministrando-lhe informaes sobre fatos que constituem objeto da Ao Civil e indicando-lhe os elementos de convico." O Ministrio Pblico o nico incondicionalmente legitimado para prop-la uma vez que as demais pessoas devem demonstrar legtimo interesse para poder agir, no podendo ir alm daqueles interesses descritos na lei.

A Ao Civil Pblica consagrou-se a como meio de defesa de interesses indisponveis do indivduo e da sociedade. A referida lei 7.347/85 ao disciplinar que "A Ao Civil Pblica de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direito de valor artstico, esttico, histrico, turstico, paisagstico" objetiva a indenizao pelo dano causado; indenizao esta que se destina a reconstituio do bem lesado. Mas esta ao pode tambm ter por objetivo o cumprimento de uma obrigao de fazer ou no fazer. A regra jurdica constitucional transfere a defesa dos interesses individuais e sociais indisponveis para rea de competncia do Ministrio Pblico, a quem cabe defend-los. 8 - HABEAS DATA O HABEAS DATA no regime constitucional brasileiro surgiu por inspirao do professor Jos Afonso da Silva na comisso provisria de estudos constitucionais. Em seguida foi aprovada na Assemblia Constituinte que de origem Constituio vigente. Est escrito, em seu art. 5o, LXXII: Conceder-se- habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados, de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

O habeas data possibilitou ao indivduo saber se tem ficha em rgo de informao, o que nele consta, e se necessrio, mandar fazer retificaes. um instrumento constitucional capaz de assegurar ao indivduo o acesso s referncias e informaes sobre a sua pessoa e entidades pblicas e privadas e de tambm garantir a retificao dos dados incorretos. o conjunto de direitos que garantem o controle da identidade informtica, implica o reconhecimento do direito de conhecer, do direito de correo, de subtrao ou anulao, e de agregao sobre os dados depositados num fichrio eletrnico. Esse elenco de faculdades, que derivam do princpio de acesso aos bancos de dados constitui a denominada "liberdade de informtica" ou direito ao controle dos dados que dizem respeito ao prprio indivduo (biolgico, sanitrios, acadmicos, familiares, sexuais, polticos e sindicais) 9 - CONCLUSO Portanto as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao direta, imediata, tratando-se de uma maneira prtica de proteger o indivduo contra o Poder Estatal.

Anda mungkin juga menyukai