Anda di halaman 1dari 3

Alemanha busca engenheiros do Brasil para suprir escassez

http://www.valor.com.br/carreira/1147184/alemanha-busca-engenheiros-do-brasil-para-suprirescassez?utm_source=newsletter_manha&utm_medium=21122011&utm_term=alemanha+busca+engenheiros+do+brasil+para+sup rir+escassez&utm_campaign=informativo&NewsNid=1146592

Por Adriana Fonseca | De So Paulo

Ampliar imagem

Fabio Amaral, gerente de RH da Bosch, diz que a expatriao de brasileiros para a Alemanha comum na companhia Embora o mercado esteja aquecido para os engenheiros no Brasil, h profissionais optando por sair do pas para fazer carreira na Alemanha. Dados levantados pela Associao de Engenheiros Brasil-Alemanha mostram que faltam de 77 mil engenheiros atualmente no pas europeu. A maior escassez, segundo Edgar Horny, presidente da associao, est na indstria mecnica e nas montadoras (32 mil). Tambm h grande dficit no setor eltrico (18 mil) e na construo civil (9 mil). Ir para a Alemanha neste momento pode ser positivo para o desenvolvimento da carreira de um engenheiro, mas no h perspectiva de ganhos financeiros elevados. Snke Bge, diretor da consultoria de recrutamento executivo Boyden, afirma que a grande vantagem de trabalhar no pas se aperfeioar e aprender tcnicas avanadas. "A engenharia alem est salvando o pas da crise. A tecnologia desenvolvida l nesse segmento inovadora", diz. Segundo o consultor, os salrios dos engenheiros nos primeiros cinco anos de formados so equivalentes no Brasil e na Alemanha. Mas, para os mais experientes, com mais de cinco anos de mercado, a remunerao aqui entre 20% e 40% superior. "Vale a pena ir para l no incio da carreira para aprender e ganhar experincia. Depois de algum tempo, porm, mais vantajoso financeiramente trabalhar no Brasil", diz. Formado em engenharia de controle e automao industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina, Rodrigo Isleb decidiu comear sua carreira no pas germnico. Em 2007, prestes a concluir a graduao, ele foi para a Alemanha desenvolver seu projeto de concluso de curso. Ao terminar a faculdade, recebeu algumas ofertas de trabalho para permanecer no pas.

Aceitou o convite feito pela Nestl, onde ficou at abril de 2011, envolvido com a construo de uma nova fbrica para a produo de leite em p. Como tinha propostas de trabalho na Europa, Isleb nem pensou em comear sua carreira no Brasil. "Queria ter uma experincia profissional internacional forte e achei que conseguiria um bom aprendizado trabalhando na Alemanha", afirma. Aps concluir a implementao da fbrica da Nestl, Isleb recebeu uma nova proposta de trabalho e, desde maro deste ano, atua como consultor na Altran. Sediado em Ingolstadt, no Sul da Alemanha, o executivo trabalha atualmente no planejamento de uma nova fbrica da Audi na Hungria. Agora, com 33 anos e aps alcanar ampla experincia no exterior, Isleb no descarta regressar ao Brasil. "Ainda no comecei um movimento de retorno, mas estou atento aos investimentos recebidos pelo pas para construo de novas fbricas. Essa a minha rea de atuao", ressalta. Bge, da Boyden, afirma que os brasileiros so bem recebidos para trabalhar na Alemanha, mas ressalta que importante saber pelo menos um pouco do idioma local para se candidatar a uma vaga. "Encontrar um trabalho l sem falar a lngua deles muito difcil", diz. Isleb concorda. O executivo, que j sabia alguma coisa do idioma quando decidiu se mudar, conta que usa o alemo na empresa desde o primeiro dia de trabalho. "No preciso ser fluente, mas fundamental saber se comunicar na lngua deles", afirma Isleb, que diz ter levado dois anos para dominar o idioma. A falta de engenheiros na Alemanha tambm fez com que Robinson Silva, 32 anos, deixasse Campinas rumo Europa. Cerca de um ano atrs, a Bosch precisava de algum para ocupar o cargo de gerente de produtos da diviso de reposio automotiva na sede da companhia, na Alemanha. A vaga foi anunciada para todos os funcionrios da empresa no mundo e ele foi considerado o mais preparado para ocupar o cargo. "Os profissionais brasileiros se destacam na rea de gerenciamento de produtos. Enquanto na Alemanha os engenheiros trabalham focados no desenvolvimento de novas tecnologias, os brasileiros tm uma viso mais sistmica dos produtos e do mercado", afirma Fabio Amaral, gerente de recursos humanos da Bosch. Silva foi para a matriz justamente para direcionar o departamento mais para o mercado, redefinindo a forma como os produtos so oferecidos aos clientes. "A vaga tinha como pr-requisito algum que entendesse bem as necessidades dos clientes. Ns, que trabalhamos no Brasil, atuamos naturalmente dessa maneira", explica Silva. O executivo revela que sua transferncia para a Alemanha no trouxe benefcios financeiros. O que pesou na deciso, segundo ele, foi a oportunidade de se desenvolver profissionalmente e de proporcionar uma experincia internacional para suas duas filhas, de 11 e 5 anos. "Recebi apenas uma correo de salrio para manter o mesmo padro de vida que tinha no Brasil, alm de auxlio para moradia e educao das meninas."

Silva ingressou na Bosch como estagirio, enquanto ainda cursava a escola tcnica. Foi efetivado e ali traou sua carreira com a concluso da faculdade de engenharia. Hoje, avalia que a experincia adquirida no cho de fbrica pesou na escolha da companhia para expatri-lo. "Depois da faculdade, fui direcionado para a rea de marketing de produto. Tenho um conhecimento tcnico dos produtos que desenvolvemos e tambm comercial", afirma. A expatriao de brasileiros para a Alemanha algo comum na Bosch. Em 2010, a unidade brasileira enviou 93 funcionrios para o exterior. Neste ano, foram 99. Amaral explica que o intercmbio de profissionais muito valorizado pela companhia como forma de ampliar o entendimento de outras culturas e estilos de trabalho, alm de estabelecer uma rede internacional de contatos e aprender a trabalhar com sucesso em um ambiente diferente. "A experincia dos engenheiros na Alemanha tambm uma tima forma de capacitao, j que na matriz que so desenvolvidas as principais tecnologias que, posteriormente, chegam no resto do mundo", afirma o gerente de RH da Bosch.

Anda mungkin juga menyukai