Anda di halaman 1dari 29

Sistemas Fluido Mecnico III

Pneumtica
Experincia 7: Comandos Seqenciais Objetivo: Elaborar projetos de comandos seqenciais e identificar as possveis utilizaes. Componentes Utilizados: - Vlvulas Direcionais 5 vias e 2 posies com duplo piloto; - Vlvulas Direcionais 3 posies e 2 vias com comando por rolete; - Vlvulas Direcional 3 posies e 2 vias com comando por boto; - Cilindros de dupla ao; Esquema da Experincia: A seguir, apresentamos o sistema hidrulico montado na experincia 6:

Figura 1: Montagem da Experincia

Ao acionar o boto de partida (vlvula 3x2 vias), o ciclo tem incio fornecendo um sinal de piloto vlvula memria, a qual alimenta o Grupo I. Com isso, fornecido um sinal de piloto vlvula 5x2 vias do cilindro A, permitindo o avano do cilindro. Ao avanar, o fim de curso A+ atingido, fornecendo um piloto vlvula 5x2 vias do cilindro B, avanando-o. Ao atingir B+, a vlvula memria pilotada, transferindo a alimentao do Grupo I para o Grupo II. 1

Sistemas Fluido Mecnico III


Ento, a vlvula 5x2 vias do cilindro B pilotada, gerando o retorno do cilindro B. Este libera B+ e atinge B-, pilotando a vlvula 5x2 vias do cilindro A, proporcionando o retorno de A. Com isso, A+ liberado e A- atingido, fornecendo um piloto vlvula memria que s ser liberado quando pressionar o boto. Concluso: Para realizar aes seqenciais utilizando este circuito, indispensvel o uso da vlvula memria. Ela possui este nome por permanecer na posio at que seja dado outro piloto para seu deslocamento, devido ausncia da centragem automtica feita pelas molas. Atravs de uma combinao de seqncias, a vlvula memria ir comandar, de acordo com sua posio, as vlvulas de acionamento de cada cilindro, sendo ainda que para cada ao a ser realizada, a ao anterior cancelada.

Sistemas Fluido Mecnico III


Hidrulica
Introduo Bibliogrfica
O termo Hidrulico vem do grego hydor (gua) e aulos (conduo) e, por essa razo, uma parte da fsica que se dedica ao estudo de comportamento dos lquidos em movimento e em repouso. o responsvel pelas leis que regem o transporte, a converso de energia, a regulagem e o controle do fluido agindo sobre suas variveis (presso, vazo, temperatura, viscosidade etc.). Nas experincias do nosso curso, buscamos compreender os funcionamentos de vrios importantes e fundamentais elementos da Hidrulica para, enfim, entender a composio de vrios sistemas hidrulicos montados e as suas principais aplicaes.

Figura 2: Sistema Hidrulico utilizado nas experincias

Assim, para familizar-se com os sistemas hidrulicos das experincias, vamos apresentar uma introduo terica de vrios elementos estudados no nosso curso. Cilindro Hidrulico

Figura 3: Simbologia do Cilindro Hidrulico Diferencial

Sistemas Fluido Mecnico III


O cilindro hidrulico um componente que recebe fluido, sob presso, de uma linha de alimentao. No cilindro, o fluido atua sobre um pisto para realizar trabalho numa direo retilnea, avanando ou retornando o mesmo. Portanto, a principal finalidade de um cilindro hidrulico consiste em converter a energia hidrulica em energia mecnica. Os cilindros so atuadores lineares, ou seja, o trabalho realizado em linha reta, usado em operaes de prender e/ou prensar, ou para realizar movimentos de avanos rpido e/ou lento. Os cilindros hidrulicos so classificados em simples ou dupla ao. No primeiro caso, o fluido exerce presso em apenas um lado do cilindro, sendo o seu retorno por ao de uma mola. No segundo caso, o fludo exerce presso em ambos os lados do cilindro, de forma que trabalho possa ser realizado em ambos os sentidos.

Figura 4: Cilindro Hidrulico

Vlvula Direcional 4/3 Vias com Centro Bloqueado

Figura 5: Simbologia da Vlvula Direcional 4/3 Vias com Centro Bloqueado

Nesse tipo de vlvula, por possuir 3 posies, h uma posio intermediria que serve para satisfazer uma necessidade ou condio do sistema (as outras posies de lados extremos so diretamente relacionados 4

Sistemas Fluido Mecnico III


com os movimentos do atuador). No caso de uma vlvula direcional com centro bloqueado, a passagem de um fluxo na posio central bloqueada. Portanto, aplicada para sistemas que necessite levantar uma carga e mant-la erguida, sem permitir o retorno involuntrio da mesma.

Figura 6: Vlvula Direcional

Medidor de Fluxo

Sistemas Fluido Mecnico III


Figura 7: Medidor de Fluxo

um equipamento que tem como finalidade medir o fluxo no sistema. O princpio de funcionamento do medidor de fluxo consiste em levantar um peso graduado na posio vertical pelo fluido, que entra por baixo do tubo e sai por cima. Assim, a medio feita atravs do levantamento do peso a uma altura proporcional ao fluido. O tacmetro pode ser calibrado tanto em l/min (lpm) como em RPM.

Figura 8: Simbologia Medidor de Fluxo

Manmetro O manmetro um aparelho que mede um diferencial de presso.

Figura 9: Simbologia Manmetro

Vlvula Redutora de Vazo A sua utilizao consiste em controlar a vazo no sistema, cuja regulagem feita atravs de um registro, permitindo desde a passagem totalmente livre at a sua restrio total. As vlvulas controladoras de vazo so aplicadas em sistemas hidrulicos quando se deseja obter um controle de velocidade em determinados atuadores, o que possvel atravs da diminuio do fluxo que passa por um orifcio.

Figura 10: Simbologia Vlvula Redutora de Vazo

Sistemas Fluido Mecnico III


Vlvula Controladora de Fluxo

Figura 11: Simbologia Vlvula Controladora de Fluxo com Retorno Livre

Consiste em uma vlvula controladora de vazo descrita anteriormente e mais a funo de uma vlvula de reteno simples em by pass. Com essa combinao possvel obter fluxo reverso livre, sendo de grande aplicao na hidrulica industrial.

Figura 12: Vlvula Controladora de Fluxo com Retorno Livre

Vlvula Limitadora de Presso

Sistemas Fluido Mecnico III


Figura 13: Vlvula Limitadora de Presso

A vlvula limitadora de presso exerce uma importante funo de garantir segurana do sistema hidrulico contra sobrecarga atravs da limitao e/ou controle de presso. As vlvulas de controle de presso so normalmente fechadas e a presso na sua entrada ajustada pela fora da mola. Assim, a vlvula ser aberta quando a fora da mola for superada pela devida presso de entrada dessa vlvula, e o fluxo desviado para o tanque. conhecida tambm como alvio de presso ou de vlvula de segurana.

Figura 14: Simbologia Vlvula de Limitadora de Presso

Motor Hidrulico

Figura 15: Simbologia Atuador Rotativo

O motor hidrulico utilizado nos sistemas hidrulicos para converter energia hidrulica fornecida pela passagem do fluido em energia mecnica. Existe uma grande variedade de tipos de motores hidrulicos, sendo que vamos estudar apenas o motor hidrulico de palhetas, utilizado na experincia 11.

Sistemas Fluido Mecnico III

Figura 16: Atuador Rotativo

O motor hidrulico de palheta, tambm chamado de atuador rotativo, recebe a energia hidrulica e transforma em mecnica sob a forma de torque e rotao.

Figura 17: Atuador Rotativo

As palhetas, que esto ligadas a um rotor, seguem o princpio do funcionamento de uma roda de gua: o fluido, ao passar pelo interior do motor atravs de orifcios, encontra com as palhetas, que movida atravs da presso e velocidade exercida pelo fluido, at que a prxima palheta atingida e movida em seqncia. Assim, promovido o giro do eixo pela presso do fluido, gerando energia mecnica.

Sistemas Fluido Mecnico III


Vlvula de Reteno Pilotada Com o auxlio da vlvula de reteno, o fluido somente passa em uma direo. Quando a presso do sistema na entrada da vlvula for muito alta, o suficiente para vencer a mola que segura o assento, este deslocado para trs, permitindo a sua passagem. Isso conhecido como fluxo direcional livre da vlvula de reteno. Se o fluido for impelido a entrar pela via de sada, o assento empurrado contra a sua sede, bloqueando sua passagem. Segue uma ilustrao de funcionamento de uma vlvula de reteno:

Figura 18: Ilustrao do funcionamento da vlvula de reteno

No caso de uma vlvula de reteno operada por piloto, permitida a passagem do fluxo em uma direo. Na direo contrria, o fluxo pode passar quando a vlvula piloto deslocar o assento de sua sede no corpo da vlvula. Segue as ilustraes de funcionamento da vlvula de reteno pilotada:
1. A vlvula de reteno operada por piloto permite um fluxo livre da via de entrada para a via de sada, igual a uma vlvula de reteno comum.

2. O fluido impelido a passar atravs da vlvula, pela via de sada para a via de entrada, pressiona o assento contra a sua sede. A passagem desse fluxo bloqueada, igual a uma vlvula de reteno comum.

3. Quando uma presso suficientemente alta age sobre o pisto do piloto, a haste avana e desloca o assento da sua sede. Assim, a passagem do fluxo anteriormente bloqueada liberada pelo piloto.

10

Sistemas Fluido Mecnico III

Figura 19: Simbologia Vlvula de Reteno Pilotada

Experincias
Experincia 8: Cilindro Hidrulico Diferencial Objetivo: Conhecer os elementos hidrulicos no laboratrio e compreender o funcionamento bsico de um cilindro hidrulico diferencial, suas caractersticas e suas aplicaes. Componentes Utilizados: - Cilindro de ao dupla; - Vlvula direcional 4/3 vias, acionamento por alavanca e retorno por mola; - Medidor de vazo; - Vlvula redutora de vazo; - Mangueiras; - Vlvula limitadora de presso. Montagem da Experincia: A seguir, apresentamos o sistema hidrulico montado na experincia 8:

11

Sistemas Fluido Mecnico III

Figura 20: Montagem da Experincia

Dimenses do Cilindro: haste = 25 mm camisa = 54 mm s haste = 129 mm Exerccios: A) Explique o funcionamento do cilindro hidrulico, sua classificao quanto fixao e quanto a sua construo. Funcionamento: ao ligarmos a bomba, pelo fato de a bomba ter apenas 2 posies e ser NA (normalmente aberta), permitida a passagem do fluxo de P para B, mantendo preenchida de leo a cmara dianteira e, portanto, o cilindro recuado. Pressionando o boto, alterada a posio da vlvula, o que permite a passagem do fluxo de P para A e, assim, avanando o cilindro. Classificao: por presilha. Construo: por tirante.

12

Sistemas Fluido Mecnico III


B) Determine a velocidade de avano e de retorno variando a vazo como mostrado na tabela anexa. Q [lpm] 2 4 6 8 10 Tempo de Tempo de Vel. Avano Vel. Retorno Avano [s] Retorno [s] [mm/s] [mm/s] 27 20 4,78 6,45 13 10 9,92 12,90 6 5 21,50 25,80 3 2 43,00 64,50 2 1 64,50 129,00
Tabela 01

C) Qual a potncia exigida da bomba em cada vazo do item anterior? Q [lpm] 2 4 6 8 10 D) Determine matematicamente. as p [bar] 45,20 44,30 43,00 42,00 37,60 Ptil [kw] 0,15 0,30 0,43 0,56 0,63 aproximadas Pmotor [kw] 0,19 0,37 0,54 0,70 0,78 do cilindro e confronte

Tabela 02

dimenses

D2 Q = v A = v 4

2 64,50 100 D 0,010 = . 60 4 D=

E) Verificar possveis erros na montagem do sistema. A vlvula reguladora de fluxo est apresentada de forma incorreta, pois uma vlvula de sentido bidirecional, sendo que o correto uma de sentido unidirecional. Concluso: 13

Sistemas Fluido Mecnico III


Devido diferena de rea das cmaras traseira e dianteira, nota-se uma diferena de velocidade no movimento com comportamento inversamente proporcional a esta diferena. Sendo assim, o cilindro retorna mais rpido e avana mais lentamente. Experincia 9: Curva de potncia de uma bomba hidrulica Objetivo: Compreender o funcionamento de uma bomba hidrulica de engrenagens, suas principais caractersticas e levantar a sua curva de potncia, alm de calcular o seu rendimento. Enfim, entender o funcionamento de novos elementos hidrulicos. Componentes Utilizados: - Medidor de vazo; - Vlvula controladora de fluxo; - Mangueiras; - Vlvula limitadora de presso. - Transdutor de presso. Montagem da Experincia: A seguir, apresentamos o sistema hidrulico montado na experincia 9:

14

Sistemas Fluido Mecnico III

Figura 21: Montagem da Experincia

Dados da placa do motor eltrico Rotao de Trabalho: 1730 rpm Potncia do motor: 2,2 KW Dados da bomba de engrenagens Hidrodinmica HCE0052 CH: 11102006000 Exerccios: A) Levante a curva de p (presso) x Q (vazo) da bomba de engrenagem

15

Sistemas Fluido Mecnico III


p [bar] Q [lpm] 38,3 2 37,3 4 35,5 6 33,6 8 30 10 14,5 11,1
Tabela 03

P [kW] 0,13 0,25 0,35 0,45 0,50 0,27

Grfico 01

B) Determine a vazo mxima terica da bomba sabendo que Vg = 8cm.


Q =V g n Q = 8 cm 3 rot 1730 [rpm ] Q =13 .840 cm 3 m in Q =13 ,8 lpm

C) Determine o rendimento volumtrico da bomba.


vol =
Qreal 11,1 = = 80,4% Qterico 13,8

D) Varie o comprimento da mangueira que conecta a bomba vlvula estranguladora de vazo e verifique se existe variao de presso. Justifique. Quando variamos os comprimentos das mangueiras, constatamos que nas mangueiras maiores a leitura do manmetro apresentava presses 16

Sistemas Fluido Mecnico III


sensivelmente menores do que nas mangueiras menores . Portanto, podemos concluir que quanto maior for o comprimento da mangueira, maior ser a perda de presso. E) Determine a perda de carga causada pela vlvula estranguladora totalmente aberta. Presso na entrada da vlvula 11 bar Presso na sada da vlvula 7 bar A perda de carga calculada atravs da diferena de presses medidas na entrada e sada da vlvula:
=11 7 p = 4 bar p

F) Determine o consumo de potncia da bomba.


Vd p 2 8 cm 3 rot 23 ,8 [bar ] T = 10 5 10 6 2 T = 3,03 Nm T =

2 n 60 2 1730 [ rpm ] = 60 = 28 ,83 rad seg

P = T P = 28 ,83 [ Nm ] 3,03 [ rad seg ] P = 87 ,36 W

G) Verificar possveis erros na montagem do sistema. A vlvula reguladora de fluxo est apresentada de forma incorreta, pois uma vlvula de sentido bidirecional, sendo que o correto uma de sentido unidirecional. Alm disso, uma vlvula medidora de presso est incorreta; o certo , em vez do manmetro, deveramos colocar um medidor de fluxo. Concluso: Ao estrangularmos a vlvula reguladora de fluxo, ocorre um aumento na presso do sistema (detectada pelo manmetro montado antes da vlvula), cujo comportamento pode ser verificado no grfico da bomba. 17

Sistemas Fluido Mecnico III


Experincia 10: Perda de Carga em uma vlvula direcional Objetivo: Entender o que uma perda de carga e levantar a sua curva em uma vlvula direcional, verificando a diferena de perda entre os prticos da vlvula. Alm disso, conhecer e entender o funcionamento de novos elementos hidrulicos. Componentes Utilizados: - Vlvula Direcional 4/3 Vias com centro fechado e extremos ligados por mola e alavanca; - Medidor de vazo; - Vlvula controladora de fluxo; - Mangueiras; - Vlvula limitadora de presso; - Transdutor de presso. Esquema da Experincia: A seguir, apresentamos o sistema hidrulico montado na experincia 10:

Figura 22: Montagem da Experincia

Exerccios: A) Verifique se no existe erro na simbologia e/ou na montagem do sistema. 18

Sistemas Fluido Mecnico III


A vlvula reguladora de fluxo est apresentada de forma incorreta, pois uma vlvula de sentido bidirecional, sendo que o correto uma de sentido unidirecional. B) Explique o funcionamento da vlvula 07. A vlvula reguladora de fluxo de sentido unidirecional funciona basicamente com a variao da rea Ao (ilustrado na figura abaixo), na qual o carretel deslizante (agulha) unido a uma rosca que permite o controle preciso da rea de passagem do fluido, resultando numa reduo de vazo. A reteno determinada pelo conjunto esfera e mola. No sentido de reteno o fluido empurra a esfera contra a sua sede, bloqueado passagem do fluido. No sentido oposto, a partir de uma presso mnima, o fluido empurra a esfera contra a mola e a passagem liberada.

Figura 23: Vlvula Reguladora de Fluxo

C) Levante a curva p x Q da vlvula direcional para: P-A e P-B. D) Fazer o mesmo procedimento para: A-T e B-T. De "P" para "A" Q [lpm] pe [bar] ps [bar] p [bar] 2 38,3 38,2 0,1 4 37,2 37,2 0 6 35,8 35,7 0,1 8 34,2 32,9 1,3 10 30,6 29,8 0,8
Tabela 04

19

Sistemas Fluido Mecnico III

Grfico 02

De "P" para "B" Q [lpm] pe [bar] ps [bar] p [bar] 2 37,9 37,1 0,8 4 37 36,7 0,3 6 35,6 35,3 0,3 8 34,2 33,1 1,1 10 31 29,6 1,4
Tabela 05

20

Sistemas Fluido Mecnico III

Grfico 03

De "A" para "T" Q [lpm] pe [bar] ps [bar] p [bar] 2 38,1 37,8 0,3 4 37,1 36,8 0,3 6 36 35,5 0,5 8 33,9 33,4 0,5 10 30,7 29,8 0,9
Tabela 06

21

Sistemas Fluido Mecnico III

Grfico 04

De "B" para "T" Q [lpm] pe [bar] ps [bar] p [bar] 2 38,1 38 0,1 4 37,2 37,1 0,1 6 35,9 35,4 0,5 8 33,9 33 0,9 10 31,2 29,7 1,5
Tabela 07

22

Sistemas Fluido Mecnico III

Grfico 05

Concluso: Dentre as vrias possibilidades de comunicao entre os prticos da vlvula, aquele que apresentou maior perda de carga foi o sentido de A para T, devido ser aquele em que o fludo percorre o maior caminho dentro da vlvula. Experincia 11: Acionamentos Rotativos Objetivo: Calcular o deslocamento geomtrico do motor, alm do torque para cada faixa de vazo e a potncia consumida da bomba. Componentes Utilizados: - Medidor de vazo; - Conjunto bomba/ vlvula de segurana/manmetro; 23

Sistemas Fluido Mecnico III


- Vlvula reguladora de vazo com reteno; - Tacmetro; - Transdutor de presso. Esquema da Experincia: A seguir, apresentamos o sistema hidrulico montado na experincia 11:

Figura 24: Montagem da Experincia

Exerccios: A) Determine a rotao do motor para vazes de 2 em 2 l / min. Q [lpm] pe [bar] ps [bar] n [rpm] 2 39,30 37,70 36,30 4 38,20 36,40 147,70 6 36,70 33,00 293,40 8 33,90 29,00 537,40 10 30,30 23,50 838,80 11 19,90 13,10 1015,00
Tabela 08

24

Sistemas Fluido Mecnico III


B) Determine o volume geomtrico do motor hidrulico para cada vazo do item anterior. Q [lpm] 2 4 6 8 10 11 Qt [lpm] 1,9 3,8 5,7 7,6 9,5 10,45 pe [bar] 39,30 38,20 36,70 33,90 30,30 19,90 ps [bar] 37,70 36,40 33,00 29,00 23,50 13,10 n [rpm] Vg [cm/rot] 36,30 52,34 147,70 25,73 293,40 19,43 537,40 14,14 838,80 11,33 1015,00 10,30

Tabela 09

C) Determine o Torque do motor para cada vazo escolhida no item A. Q [lpm] Qt [lpm] 2 1,9 4 3,8 6 5,7 8 7,6 10 9,5 11 10,45 pe [bar] 39,30 38,20 36,70 33,90 30,30 19,90 ps [bar] 37,70 36,40 33,00 29,00 23,50 13,10 p [bar] n [rpm] Vg [cm/rot] T [N.m] 1,60 36,30 52,34 13,34 1,80 147,70 25,73 7,37 3,70 293,40 19,43 11,45 4,90 537,40 14,14 11,03 6,80 838,80 11,33 12,26 6,80 1015,00 10,30 11,15

Tabela 10

D) Qual a potncia exigida da bomba em cada vazo do item anterior? Q [lpm] Qt [lpm] 2 1,9 4 3,8 6 5,7 8 7,6 10 9,5 11 10,45 Concluso: 25 ps [bar] 37,70 36,40 33,00 29,00 23,50 13,10 P [kW] 0,12 0,23 0,31 0,37 0,37 0,23

Tabela 11

Sistemas Fluido Mecnico III


Atravs da coleta de dados do funcionamento do circuito (Presso, Vazo, Rotao, etc.), nota-se que ao aumentar a vazo, a resposta no motor ser o aumento de rotao devido ter que dar mais voltas para coletar e expulsar uma maior volume de fluido que est vindo na mesma unidade de tempo. Experincia 12: Vlvula de Reteno Pilotada Objetivo: Compreender o funcionamento de uma vlvula de reteno pilotada num sistema hidrulico e as suas principais aplicaes. Componentes Utilizados: - Vlvula controladora de fluxo; - Mangueiras; - Vlvula limitadora de presso. - Transdutor de presso; - Vlvula de reteno; - Cilindro hidrulico. Esquema da Experincia: A seguir, apresentamos os sistemas hidrulicos montados na experincia 12:

26

Sistemas Fluido Mecnico III


Figura 25: Montagem da Experincia

Exerccios: A) Explique o funcionamento dos trs sistemas relacionando o controle de velocidade com a funo de vlvula de reteno pilotada. Esta vlvula permite que sistemas hidrulicos sejam automatizados, como por exemplo, sistemas de segurana e controle de equipamentos. B) Explique o funcionamento dos trs sistemas relacionando o controle de velocidade com a funo de vlvula de reteno pilotada.

Figura 26: Sistemas com Vlvula de Reteno Pilotada

Circuito 1 Quando ligamos a bomba, o pisto do cilindro hidrulico se desloca at o final do seu curso, cujo fluido entra no atuador de forma livre, isto , sua vazo no regulada. Porm, quando acionamos a vlvula 04 (2 posies / 4 vias) para a sua segunda posio, no ocorre o retorno do pisto do cilindro hidrulico. Isso se deve ao fato de haver uma vlvula de reteno pilotada que se encontra com a ligao de piloto aberta, ou seja, no existe uma presso que 27

Sistemas Fluido Mecnico III


poderia abrir a passagem no sentido inverso nessa vlvula. Assim, essa vlvula funciona como se fosse uma vlvula de reteno comum, que impede o retorno do fluido do cilindro hidrulico. Circuito 2 Dessa vez, temos no circuito uma vlvula de reteno pilotada. Ao ligarmos a bomba, o atuador move-se para a direita, sem ter a vazo regulada na entrada do atuador, isto , tem uma passagem livre. Ao acionarmos a vlvula 04 (2 posies / 4 vias) para a sua segunda posio, ocorre um retorno do pisto. Isso se deve de haver uma linha de pilotagem na vlvula de reteno pilotada. Em outras palavras, com a vlvula 04 acionada na segunda posio, permitindo a passagem de P para B, existe uma vazo e presso no sentido contrrio do cilindro que pilota a vlvula de reteno, o que libera a passagem do fluido no sentido inverso dessa vlvula de reteno. Assim, o fluido que est dentro do atuador tem a sua passagem liberada para retornar e fazer esse atuador retornar. Mais uma observao: a vazo do fluido que sai do atuador regulada pela vlvula controladora de fluxo para regular a velocidade de retorno do pisto. Circuito 3: O funcionamento similar com o circuito 2, com a nica diferena: a vlvula de reteno pilotada se encontra no avano do pisto. Assim, a regulagem do fluido realizada na entrada do fluido no cilindro (quando a vlvula est acionada na primeira posio) e, conseqentemente, podemos controlar a velocidade de avano. C) possvel utilizar dois sistemas simultaneamente? Quais so eles e por qu? Sim possvel utilizar os sistemas 2 e 3 simultaneamente, sendo que a regulagem ser feita tanto no retorno como no avano do cilindro. Porm, a presso do fluido na regulagem do avano e no retorno do cilindro tem que ser maior que a necessria para abertura da vlvula de reteno. Concluso: Com a utilizao desta vlvula, no funcionamento normal do circuito, ela permite apenas a passagem de fluido em um sentido e o bloqueia no outro. Porm, com o aumento da presso no sistema, permite a abertura parcial da 28

Sistemas Fluido Mecnico III


vlvula no sentido de bloqueio atravs da ao do piloto, permitindo a passagem do fluxo e controlando assim, por exemplo, velocidades de deslocamento de atuadores.

Concluso Final
Podemos identificar que os sistemas hidrulicos desempenham funes com maior fora e menor velocidade se comparados ao sistema pneumtico. Em virtude disso, os acessrios e equipamentos so mais robustos e devem ter um tratamento especial por trabalharem com um fludo incompressvel.

Bibliografia
- SENAI SP Comandos hidrulicos: informaes tecnolgicas Srgio Nobre Franco - www.sorocaba.unesp.com.br - www.academicos.cefetmg.br - www.laship.ufsc.br - www.ucs.br

29

Anda mungkin juga menyukai