Anda di halaman 1dari 5

Escola Secundria de Alves Redol Ano Lectivo 2008-2009 Disciplina rea de Integrao Mdulo 3 Unidade Temtica Uma casa

sa comum : A Europa rea II A Sociedade Tema Problema

A Integrao no Espao Europeu

Prof: Leonor Neves Alves

1 Indique 3 datas importantes na historia da Unio Europeia . 2 Qual o tratado que deu origem CEE. 3 Dos pases seguintes, elimine dois como os no fundadores da EU. a)Reino unido b)Blgica c)Alemanha d)Frana e)Irlanda f)Itlia g)Luxemburgo h)Pases Baixos 4 Em que ano aderiu Portugal Comunidade? 5 Qual o numero de pases que neste momento fazem parte da UE. 6 Quais os dois maiores grupos polticos no Parlamento Europeu ? a)Verdes e Independncia/Democracia b) Esquerda e Unio para a Europa c) Partido Popular e Grupo Socialista d)Aliana dos democratas e Liberais 7 Indique o valor lgico ( verdadeiro ou falso ) das disposies do Tratado de Lisboa que se seguem :

7.1 Alargamento a um maior nmero de domnios da deciso por maioria qualificada no Conselho. 7.2 Definio mais clara da repartio de competncias e responsabilidades entre a Unio Europeia e os seus Estados-Membros 7.3 Reforo dos poderes legislativos e oramentais do Parlamento Europeu. 7.4 Atribuio aos parlamentos nacionais de competncias para assegurar o respeito do princpio da subsidiariedade. 7-5 Modernizar a economia europeia e torn la apta a concorrer no mercado mundial com outros grandes 7.6 -A acelerao dos progressos tecnolgicos e a utilizao cada vez maior da Internet esto a transformar as economias,. 7.7- A abolio dos direitos aduaneiros entre pases e a definio de polticas comuns, nomeadamente nos domnios do comrcio e da agricultura. 7.8 Um importante passo em frente, com as primeiras eleies para o Parlamento Europeu por sufrgio universal directo. 8 coloque os nomes de pases que faltam nas bandeiras.

Bulgria

Repblica Checa (Cesk Republika)

(/Balgarija) ) Estnia (Eesti)

Espanha (Espaa)

Itlia (Italia)

Chipre (Kypros-Kibris)

Luxemburgo(Luxem bourg)

Hungria (Magyarorszg)

Malta (Malta)

ustria (sterreich)

Polnia (Polska)

Portugal (Portugal)

Romnia (Romnia)

Eslovnia (Slovenija)

Reino Unido (United Kingdom)

9 Faa a ligao da instituio Europeia com as suas funes

Parlamento Europeu

Garante que as leis europeias so respeitadas. Tem sede no Luxemburgo. Protege os cidados e as empresas da UE contra a m administrao. Representa os cidados e por eles eleito. As sesses plenrias mensais tm lugar em Estrasburgo, as reunies das comisses realizam-se em Bruxelas e o secretariado-geral

Comisso Europeia Conselho da Unio Europeia

tem sede no Luxemburgo

Tribunal de Justia das Comunidades Europeias Tribunal de Contas Europeu Provedor de Justia Europeu

Fiscaliza as contas da Unio Europeia. Tem sede no Luxemburgo. Defende os interesses de toda a Unio. Tem sede em Bruxelas. Representa os Estados-Membros. Rene-se em Bruxelas, excepto em Abril, Junho e Outubro, meses em que as reunies passam a ser realizadas no Luxemburgo.

Anda mungkin juga menyukai