Anda di halaman 1dari 5

INFLUNCIA DA REMOO DO TEGUMENTO DA SEMENTE NA EMERGNCIA DAS PLNTULAS DE JACARAND-DO-PAR

Glcia Silvania Pedroso Nascimento1;Breno Pinto Rayol2;Ftima Silva Mekdece3


Estudante de Graduao em Engenharia Florestal do Instituto de Biodiversidade e Floresta (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Par (UFOPA). Rua Vera Paz, s/n - Sal, CEP: 68035-110; glicia_cacauzinha@hotmail.com 2Engenheiro Florestal, M.Sc., Professor Assistente do Instituto de Biodiversidade e Floresta (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Par (UFOPA). Rua Vera Paz, s/n - Sal, CEP: 68035-110; bprayol@yahoo.com.br 3Engenheira Florestal, Assistente do Instituto de Biodiversidade e Floresta (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Par (UFOPA). Rua Vera Paz,s/n Sal, CEP: 68035-110.
1

RESUMO Dalbergia spruceana Benth, conhecida como Jacarand-do-Par uma espcie da famlia Fabaceae que apresenta grande interesse econmico. O presente trabalho avaliou os aspectos biomtricos de frutos e sementes e o efeito da retirada de tegumento das sementes no tempo e emergncia de plntulas. Para tanto, determinou-se a descrio dos frutos, analisando: o nmero de sementes por fruto, percentagem de sementes danificadas por insetos e dimenses, com o auxilio de um paqumetro digital. Para as sementes foram analisados comprimento, largura e espessura e a semeadura foi realizada em substrato de terra preta, em cinco repeties de 20 sementes. Os tratamentos foram: semeadura das sementes intactas e semeadura das sementes com a retirada do tegumento, sendo monitoradas diariamente. O fruto uma vagem cujo comprimento, largura e espessura variaram de 33,12mm a 87,31mm, 9,20mm a 18,24 e 0,12 a 1,27mm, respectivamente. O nmero de sementes por fruto variou de um a trs, com 15% delas predadas. O comprimento, largura e espessura das sementes variaram de 6,43mm a 12,67mm, 3,03mm a 6,81mm e 0,30mm a 1,49mm, respectivamente. Sementes intactas e sem tegumento apresentaram percentagem de germinao de 52% a 38% durante os dias 13 e 11, respectivamente. PALAVRAS-CHAVE: Dalbergia spruceana Benth; caracterizao morfolgica; espcies nativas; sementes florestais. ABSTRACT Dalbergia spruceana Benth, known as Jacarand-do-Par is a specie of the Fabaceae family that presents great economic interest. The current work evaluated the biometric aspects of the fruits and seeds and the effect of the withdrawal of the integument of the seeds in the emergency time of seedling. In such a way, it determined the description of the fruits, analyzing: the number of seeds per fruit, percentage of the seeds damaged by insects and dimensions, with the help of a digital vernier caliper. The seeds length, width and thickness were analyzed and the sowing was done in substratum of black dirt, in five repetitions of twenty seeds. The treatments were: sowing the intact seeds and sowing the seed with the integument removed, being monitored daily. The fruit is a green bean whose length, width and thickness varied from 33.12mm to 87.31 mm, 9.20mm to 18.24mm and 0.12mm to 1.27mm, respectively. The number of seeds per fruit varied from one to three, with 15% of them predated. The length, width and thickness of the seeds varied from 6.43mm to 12.67mm, 3.03mm to 6.81mm and 0.30mm to 1.49mm, respectively. Intact seeds presented a germination percentage of 52% a 38% to 13 e 11 during the days, respectively. KEY WORDS: Dalbergia spruceana Benth; Characterization morphology, native species, forest seed.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

INTRODUO

Independente da espcie vegetal utilizada, e da rea de trabalho em que ela ser inserida seja a famlia das Fabaceae ou no, torna-se indispensvel o estudo prvio de suas particularidades. O no conhecimento das caractersticas biomtricas e germinativas prejudicar a obteno do maior potencial do vegetal na atividade empregada, e assim, diminuir a possibilidade de acertos na identificao botnica em manejos florestais; inventrios ou outra atividade e deixar de auxiliar na base de comercializao da semente. O estudo de germinao de sementes um dos passos fundamentais na prtica da conservao dos recursos florestais, uma vez que proporciona o manejo deste recurso, tanto do ponto de vista econmico, como do ponto de vista ecolgico, possibilitando a recuperao de reas florestais degradadas (FIGUEIRA, 2000). Segundo Rodrigues et al. (2007) o tegumento das sementes serve para a proteo contra abrases e choque, funciona como uma barreira para a entrada de microrganismos e regulador das trocas gasosas e em alguns casos pode promover a dormncia tegumentar. Partindo desse pressuposto, submeteu-se as sementes a tratamentos divergentes na presena ou no do tegumento, objetivando verificar qual a sua influncia no que concerne ao ndice de velocidade de germinao e vigor de sua plntulas. Em sntese o conhecimento biomtrico e as anlises do tempo mdio de emergncia das plntulas so ferramentas de grande utilidade para identificao e melhor manuseio destas. Logo o presente trabalho visou avaliar os aspectos biomtricos de frutos e sementes e o tempo mdio de emergncia do Jacarand - do - Par. Atentando para o poder germinativo das sementes em casa de vegetao em diferentes tratamentos.

MATERIAL E MTODOS

Os frutos e as sementes utilizados neste estudo foram coletados de rvores matrizes selecionadas de forma aleatria na rea da Universidade Federal do Oeste do Par, Campus de Santarm. De uma amostra de cem frutos, foram observados caracteres do fruto tais como: dimenses, colorao e nmero de sementes por fruto e o percentual de predao da amostra. Para as medies biomtricas foi utilizado um paqumetro digital (AMARO et al., 2006). Foram escolhidas, aleatoriamente, cem sementes para medies de comprimento, largura e espessura, realizadas com paqumetro digital; e anotadas as medidas mximas e mnimas. Para o comprimento, foi considerada a medida do pice base, enquanto que para a
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

largura e espessura, a regio mediana da semente. Para o teste com a ausncia de tegumento as sementes foram manualmente extradas do fruto. Aps anlise biomtrica, as sementes foram postas para germinar em caixas contendo terra preta como substrato e monitoradas em casa de vegetao, onde foram submetidas a dois tipos de tratamentos, o primeiro com a presena do tegumento na semente (sementes intactas) e o segundo com a ausncia do tegumento na semente, com 5 repeties de 20 sementes em cada caixa. O monitoramento aconteceu diariamente, permitindo o acompanhamento detalhado do processo germinativo (MELO ; VARELA, 2006), e dos dados obtidos foram calculados percentagem e velocidade de emergncia da plntula atravs de planilhas eletrnicas. Os dados do percentual de emergncia foram convertidos para arc sen raiz de alfa.

RESULTADOS E DISCUSSO

Os frutos de Jacarand-do-Par so do tipo vagem achatada, com colorao castanho claro, semelhante aos dados descritos por Lorenzi et al.(1949). O comprimento, largura e espessura dos frutos variaram de 33,12mm a 87,31mm, 9,20mm a 18,24 e 0,12 a 1,27mm, respectivamente. O comprimento, largura e espessura das sementes variaram de 6,43mm a 12,67mm, 3,03mm a 6,81mm e 0,30mm a 1,49mm, respectivamente. O nmero de sementes por fruto variou de uma a trs, sendo que 29%, 56% e 15% dos frutos representaram uma, duas e trs sementes, respectivamente. Cerca de 15% das sementes devido a disperso,apresentaram sintomas de ataques de insetos (tabela 1). Tabela1 - Frequncia de sementes por fruto e predao de frutos de Dalbergia spruceana Benth. Santarm/PA, 2010.
Caractersticas Sementes por fruto* Sementes com predao * Uma, duas e trs sementes por fruto, respectivamente (%) 29, 56 e 15 15

As sementes de jacarand-do-Par apresentaram pequena percentagem de emergncia mesmo para as sementes sem tegumento, provavelmente, tenha ocorrido em decorrncia que alguns frutos foram coletados no solo, sendo assim possvel que algumas sementes j estivessem em estado de deteriorao (figura 1).

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Figura1: Germinao de sementes com tegumento (intactas) e sem tegumento de Dalbergia spruceana Benth. Santarm/PA, 2010.

Os testes de emergncia com e sem tegumento demonstraram diferenas altamente significativas na anlise do tempo mdio de emergncia, sendo favorvel a semeadura de sementes sem tegumento. No entanto, o percentual de emergncia das sementes sem tegumento no apresentou diferena significativa (tabela 2).

Tabela 2 - Efeito da retirada do tegumento e tempo mdio de germinao em sementes de Dalbergia spruceana benth. Santarm/PA, 2010.9
Tratamentos Sementes intactas Sementes sem tegumento Germinao (%) 52 38 NS TMG (dias) 11.9745 0.3455 ** CV(%) 0,17 0,39

( NS) no diferiu significativamente e (**) foi altamente significativo pelo teste t de Student(p 0,05)

CONCLUSES

Os frutos e sementes de Jacarand-do-Par apresentam ampla variabilidade nas suas caractersticas biomtricas. Com base em resultados obtidos nesse estudo se o intuito for um tempo de emergncia menor utiliza-se as sementes sem tegumento. Porm, em relao ao percentual de emergncia por no ocorrer diferena significativa entre os tratamentos, a retirada do tegumento um mtodo pouco eficiente para um ndice maior de sementes germinadas.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Germinao (%) Dias aps a semeadura

LITERATURA CITADA

AMARO, M. S.; FILHO, S. M.; GUIMARES, R. M.; TEFILO, E. M. Morfologia de frutos, sementes e de plntulas de Janaguba (Himatanthus drasticus (MART.) PLUMEL. APOCYNACEAE). Revista Brasileira de Sementes, v. 28, n. 1, p. 63-71, 2006. FIGUEIRA, A. M. S. Germinao de sementes de Dipteryx odorata Willd (Cumar) em diferentes ambientes e substratos. 44 f. Monografia (Trabalho de Concluso de Curso) Universidade Federal do Par, Santarm, 2000. RODRIGUES, B.R.M; MEIADO, M.V; SIMABUKURO, E.A. Influncia da luz e do tegumento na germinao de Hippeastrum stylosum Herb. (Amaryllidaceae). Revista Brasileira de Biocincias, Porto Alegre, v. 5, supl. 2, p. 603-605, jul. 2007.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Anda mungkin juga menyukai