Anda di halaman 1dari 8

CICLO DE DESNVOLVIMENTO DE PROJETOS AGROINDUSTRIAIS

1. Introduo O termo agroindstria, segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), se refere a "... o subconjunto de procedimentos de fabricao que se refere ao processamento de matrias-primas e produtos intermedirios derivados do setor agrcola" (FAO, 1997). Ou seja, agregar valor a uma matriaprima de origem agrcola, produzidas pelos setores florestal e de pesca (AUSTIN,1992). A obteno e processamento das matrias-primas utilizadas em agroindstrias esto sujeitos a limitaes incomuns em outras indstrias de transformao. Pode-se citar entre estas limitaes a sazonalidade, a perecibilidade, a variabilidade, e ainda as mltiplas alternativas de produto utilizando uma mesma matria-prima, restries quanto a localizao e custo das matrias-prima. O desenvolvimento de um projeto agroindustrial segue um ciclo do projeto que dividido em 3 fases: a de pr-investimento, a de investimento e a operacional, que sero descritas a seguir. 2. Ciclo de desenvolvimento do projeto 2.1. Fase de pr-investimento A fase de pr-investimento constituda de quatro etapas: identificar oportunidades, analisar alternativas de projeto, preparao do projeto e avaliao do projeto. Na identificao de oportunidades de projeto, so colhidas informaes para se identificar as oportunidades de investimento que merecem ser melhor estudados. Estas oportunidades esto associadas a vrios fatores, que incluem disponibilidade de matriaprima a baixo custo, incentivos do governo local para a implementao de unidades agroindustriais e a atratividade das perspectivas de demanda para produtos processados.

Com o objetivo de identificar oportunidade de investimento que seja potencialmente atrativa de forma a justificar esforos futuros, uma anlise de alternativas de projetos deve ser feita, evitando a perda de tempo e de recursos para preparar um projeto que no ser atrativo. De forma a apoiar, apropriadamente, a deciso de implementao de uma agroindstria, a preparao do projeto deve ser feita, como um estudo de viabilidade, envolvendo a anlise das informaes coletadas objetivando oferecer todas as informaes necessrias para uma deciso quanto ao investimento. A anlise de mercado deve ser feita para identificar quem so os consumidores em potencial para o produto, quantos so e quanto eles esto dispostos a comprar, quando, onde e a que preo, ou seja, estimar a demanda atual e futura para a produo. Tambm uma alternativa para se ter informaes sobre os competidores. Sendo assim, passa a ser uma ferramenta indispensvel para que o projeto seja bem sucedido. Uma deciso a ser tomada o tamanho de uma agroindstria que pode ser medido tanto em termos de capacidade de processamento de matria-prima quanto de capacidade de produo durante um dado perodo de operao. Pode-se argumentar que a economia deve ser o principal condutor para este processo de deciso, porm geralmente as alternativas de tamanho de custo mnimo ou lucro mximo no so compatveis com as restries que um projeto pode enfrentar. Entre elas pode-se citar 4 classes gerais: restries tecnolgicas, restries financeiras, restries de mercado, e restries legais. O tamanho de fbrica ideal deve pertencer interseco entre essas classes, isto , o conjunto na qual todas as restries so atendidas. Em face de todas as alternativas possveis de escolha, uma unidade industrial deve ser instalada em um local que permita a empresa maximizar seus lucros. Na maioria dos casos, ao analisarmos os fatores locacionais, torna-se claro que uma fora combinada de atrao levar a fbrica para locais prximos s fontes de matria-prima. Isto ocorre porque processos agroindustriais tipicamente reduzem o peso ou o volume de matrias-primas perecveis. Quanto menor a distncia entre os fornecedores e os locais de produo, menores sero os custos de transporte. Se um produto ganha peso ou volume aps o processamento ou se o produto final muito perecvel, os fatores iro favorecer um local prximo aos mercados finais.

Relacionado aos investimentos pode-se ter os investimentos fixos e o capital de giro. O investimento fixo destinado s imobilizaes com terreno, construo da unidade industrial, equipamentos e outros gastos complementares, ou seja, so os utilizados para construir a estrutura fsica do projeto. Para calcular o investimento necessrio em construo ou reformas utilizam-se, normalmente, preos mdios de construo por m2 para todas as instalaes, e incluem-se os custos referentes a estudos e projetos de engenharia e superviso de construo, que so estimados por um percentual sobre os custos de construo civil da rea edificada. Capital de giro a estimativa do investimento necessrio operao normal de um empreendimento considera itens que envolvem estoques mnimos de matria-prima e materiais secundrios, estoque de produtos acabados e em processo, reserva de caixa para compromissos de salrios, quantias necessrias para cobrir um percentual das vendas que so realizadas a prazo e um desconto para reduzir as necessidades de capital de giro, correspondente a negociao de crditos com sistemas bancrios. Cada item pode ser calculado com base na quantidade mnima necessria para prover a indstria durante um determinado prazo. Quanto aos financiamentos, primeiro, devemos conhecer a quantidade de recursos que podem ser realmente comprometidos com o negcio proposto por empreendedores e seus perspectivos financiadores. Este nvel mximo de capital a ser investido determina um limite para a variedade de opes tecnolgicas a serem consideradas. Deve-se levar em conta que o investimento total inclui despesas com terreno, construes de equipamentos, montagem, preparao do projeto, outros custos pr-operacionais, e a necessidade de capital de giro. Os custos devem ser estimados para cada produto individualmente, partindo do principio que a lucratividade de um produto dada, fundamentalmente, pela diferena entre o preo de venda e o seu custo. Os itens de custo podem ser separados em custos fixos e variveis. Os custos variveis englobam as despesas que variam de acordo com a quantidade de matria-prima processada que incluem despesas com pessoal operacional, material de escritrio, gua, diesel, eletricidade, matrias-primas principais e secundrias, manuteno e custos financeiros, enquanto que os custos fixos, exemplificados por salrios administrativos e despesas gerais, aluguis, impostos sobre a propriedade, seguro de edificaes, direitos fixos de patente e outras taxas de licenciamento e depreciao,

permanecero inalterados, independentemente do grau de utilizao da capacidade. O custo de produo total pode ser entendido como a soma do custo varivel com o custo fixo, ou seja, a soma dos custos que variam com a quantidade de matria prima processada com aqueles que no variam. comum que todos os custos levantados em determinado projeto sejam computados de forma a fornecer valores anuais para serem utilizados no fluxo de caixa necessrio para a estimativa da rentabilidade do empreendimento. Uma anlise financeira deve ser realizada objetivando constatar que a partir de um dado investimento inicial em uma planta industrial definida, resultem, tanto quanto possvel, l fluxos de caixa operacional positivo que comprovem a viabilidade de um projeto, avaliados atravs dos indicadores econmico-financeiros: Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Lquido (VPL), Tempo de Retorno (Payback) e Ponto de Equilbrio (Break-even Point). (HOMEM, 2004). A Taxa Interna de Retorno (TIR) um indicador da rentabilidade do projeto, e deve ser comparada com a taxa mnima de atratividade do investidor. Esta taxa mnima de atratividade a taxa correspondente melhor remunerao que poderia ser obtida com o emprego do capital em um investimento alternativo. Sendo a TIR superior taxa de atratividade, a anlise deve recomendar o investimento no projeto. O Valor Presente Lquido (VPL), quando maior que zero, indica que a rentabilidade do investimento superior taxa mnima de atratividade considerada, para o desconto do fluxo de caixa. Valor presente lquido a frmula matemtico-financeira de se determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estaria valendo atualmente. Temos que considerar o conceito de valor do dinheiro no tempo, pois, exemplificando, R$ 1 milho hoje, no valeria R$ 1 milho daqui a uma ano, devido ao custo de oportunidade de se colocar, por exemplo, tal montante de dinheiro na poupana para render juros. O Tempo de Retorno de Capital (TRC) corresponde ao tempo esperado para a recuperao do capital investido. O investidor deve avaliar se este tempo favorvel s suas condies. O Ponto de Equilbrio (PE) um indicador da flexibilidade da operao. Em outras palavras, o ponto em que as receitas se igualam aos custos. Quanto mais baixo for este

ponto mais flexvel o investimento, demonstrando at que ponto a indstria pode operar abaixo da sua capacidade operacional sem colocar o empreendimento em risco. Abaixo encontra-se um exemplo de um grfico de anlise do PE, sendo que a partir deste podemos observar que o PE desta empresa encontra-se em torno de 50%.
Figura1: Grfico de Ponto de Equilbrio

Para melhor avaliar o impacto das variaes dos parmetros mais sujeitos as incertezas,
60.000.000

50.000.000

40.000.000

Receita Custo Fixo Custo Variavel Custo Total

30.000.000

20.000.000

10.000.000

0% 20% 40% 60% 80% 100% 120%

uma anlise de sensibilidade realizada nos itens relevantes do projeto: Receita, Custo de

Produo, Investimento Fixo e Capital de Giro. Desse modo, so normalmente alterados individualmente os valores de cada parmetro, que sofreram a variao de uma escala entre -20% a 20%. A cada variao obtm-se um novo valor para a TIR que, plotados em um grfico gera, por exemplo, a Figura 2.

Anlise de sensibilidade
50.00% 45.00% 40.00% 35.00% 30.00% 25.00% 20.00% 15.00% 10.00% 5.00% 0.00% -20%-15%-10% -5% 0% 5% 10% 15% 20% Variao

Investimento Fixo Capital de Giro Custos de Produo Receitas

TIR

Figura 2: Anlise de Sensibilidade. A inclinao das linhas indica o grau de sensibilidade de cada varivel, dentro da faixa de variaes consideradas. Desse modo, as linhas que apresentam baixa inclinao representam investimentos menos sensveis s alteraes dos parmetros considerados e vice-versa. Na avaliao dos riscos e incertezas de tomada de deciso pela realizao dos investimentos, observa-se que o exemplo deste projeto apresenta maior sensibilidade variao dos custos de produo, dado ser em valores elevados, sugerindo que este fator concentra maior suscetibilidade sobrevivncia do empreendimento. Evidencia-se na anlise que a capacidade de realizao das receitas aliada manuteno das premissas de preos das aquisies de matria-prima pode conduzir o negcio ao sucesso.

A etapa de avaliao do projeto tem como base o estudo de viabilidade que consultada por investidores, concessores de emprstimos e outras partes interessadas, para conduzir anlises que sustentaro decises em relao implementao do projeto. 2.2. Fase de investimento Aps a concluso da fase de pr-investimento, a deciso quanto a implementao do projeto j foi feita e pode-se iniciar a fase de investimento buscando a definio dos arranjos legais, organizacionais e financeiros para a implementao do projeto, as especificaes de engenharia, aquisio de terreno, contratao de trabalhos civis, marketing de pr-produo, recrutamento e treinamento de pessoal, autorizao da fbrica e incio das atividades. 2.3. Fase operacional Nesta ltima fase ocorre a operao normal da indstria e todo planejamento de produo colocado a prova. 3. Concluso Pode-se considerar a agregao de valor no setor agrcola atravs da

agroindustrializao como uma das polticas mais eficientes que podem ser implementadas para se atingir o desenvolvimento econmico sustentvel. 4. Referncias AUSTIN, J.; Agroindustrial Project Analysis: Critical Design Factors. John Hopkins, Baltimore,1992. BUARQUE, C. Avaliao econmica de Projetos. Rio de Janeiro: Campus, 1984. 266p. CLEMENTE, A. Projetos empresariais e pblicos. So Paulo: Atlas, 1998. 341p.

FAO (FOOD AND AGRICULTURAL ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS) The State of Food and Agriculture, Rome, 1997 HOMEM, G. R. Avaliao tcnica econmica e anlise locacional de unidade processadora de soro de queijo em Minas Gerais, 2004.

Anda mungkin juga menyukai