Anda di halaman 1dari 11

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR1


Juliana Martins Ferreira* Helenice Maria Tavares**

RESUMO Este artigo foi proposto a partir de observaes informais do cotidiano e, tambm, de discusses intensas sobre o tema da agressividade e violncia nas escolas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliogrfica por meio do estudo de autores, como: Amoretti (1992); Cardoso (1967); Fernandez (1994); Maluf (2009); Ramos (2008). O texto foi desenvolvido atravs de anlises sobre o que se diz sobre bullying e agressividade, o papel da escola e da famlia diante dos comportamentos agressivos, e ainda, quais as causas mais comuns de agresso no ambiente escolar, bem como, as influncias que o comportamento agressivo pode ter no processo ensino-aprendizagem. Todas estas anlises foram explicadas constatando o objetivo de nosso trabalho, que possibilitar a compreenso e esclarecimento do que o bullying no ambiente escolar e as possveis transformaes de atitude agressiva em atitudes de companheirismo e solidariedade, respeito e amizade. A partir destas anlises verifica-se a necessidade de desenvolvimento de aes de preveno ao agressor e que a famlia e os educadores estejam atentos a qualquer sinal de ao agressiva, pois se observa que no h mtodos diagnsticos prontos para se determinar o bullyinista, mas pode-se utilizar nas escolas o desenvolvimento de aes preventivas que visam a converso de ambientes violentos em espaos de convivncia amigvel. PALAVRAS-CHAVES: Bullying. Agresso. Violncia. Escola. Famlia.

O tema deste trabalho foi estabelecido a partir de observaes informais no nosso cotidiano e, tambm, no dia-a-dia das escolas. Verifica-se que h uma discusso intensa sobre o tema da agressividade e da violncia, no s na sociedade em geral, mas tambm, nas instituies escolares, atravs do bullying, onde a presena de comportamentos agressivos tem sido cada vez mais forte. Diante desse contexto, avalia-se a necessidade urgente no s de debatermos e compreendermos o bullying como tambm elaborarmos, em conjunto, aes que possam ser desenvolvidas junto aos alunos, s suas famlias, s escolas e sociedade de modo mais amplo, a fim de minimiz-lo. O primeiro contato com o conceito de bullying surpreendeu-nos, devido s diversas formas de violncia que hoje encontramos nas escolas. Para tanto, apontamos como questes norteadoras deste trabalho, as seguintes perguntas: Qual o conceito que se tem sobre bullying?
Trabalho apresentado como requisito parcial para concluso do curso de Licenciatura em pedagogia da Faculdade Catlica de Uberlndia. * Aluna do Curso de Graduao em Pedagogia na Faculdade Catlica de Uberlndia. Sob a orientao da prof Helenice Maria Tavares. ** Orientadora deste trabalho. Professora da Faculdade Catlica de Uberlndia. 187
1

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 1, n. 2, p. 187-197, 2009 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Que aes a escola deve desenvolver diante dos comportamentos agressivos na instituio? Qual o papel da famlia diante dos comportamentos agressivos? Quais as causas mais comuns de agresso no ambiente escolar? Responderemos a estas perguntas considerando a sentena profundamente significativa de Comte: a violncia gera a violncia; s o amor constri para a eternidade (CARDOSO, 1967, p. 39). Pois, segundo a autora, a agressividade pode ser uma resposta do educando a vrias questes que o incomodam, tais como: timidez, medo, clera, etc; dado que o homem , sobretudo um reflexo do ambiente em que passou sua infncia; este lhe imprimiu sua marca para toda a vida (CARDOSO, 1967, p. 40). Diante desta situao, este artigo possui como objetivo, conscientizar aos pais, professores e demais profissionais da educao sobre a importncia da construo de aes preventivas, diagnsticas e de atuao comportamentos de bullying nas escolas, transformando atitudes agressivas em companheirismo e solidariedade, respeito e amizade. Alm de orientar os mesmos quanto ao enfrentamento a esta violncia, habilitando os agressores a uma convivncia social sadia e segura. Para concretizar este objetivo, apresenta-se como proposta metodolgica a pesquisa bibliogrfica, a qual possibilita um amplo alcance de informaes e permite a utilizao de dados na construo do texto. Segundo Gil:
A pesquisa bibliogrfica desenvolvida a partir de material j elaborado, constitudo principalmente de livros e artigos cientficos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, h pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliogrficas (1999, p. 65).

Devido o bullying evidenciar-se no ambiente escolar, entendemos este comportamento como uma forma de o indivduo se reafirmar ou de se impor diante das regras da instituio e das pessoas com quem convive. Para o melhor entendimento do tema consideramos imprescindvel abordar o conceito de bullying, descrever e apontar os conhecimentos acerca da agressividade no ambiente escolar, tendo como ponto de partida a prpria raiz do termo, abordando algumas razes da agressividade. Bullying, palavra de origem inglesa que tem como raiz o termo bull, um termo utilizado para designar pessoa cruel, intimidadora e/ou agressiva (GUIMARES, 2009, s.p.). Este termo ganha importncia no sculo XXI, aps anos de existncia. O bullying se apresenta enquanto prtica de violncia sem motivo aparente e que possui como local

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 1, n. 2, p. 187-197, 2009 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

188

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

especfico, as escolas. Entretanto, esta violncia pode ser mascarada pelas brincadeiras (mesmo que de mau gosto) ou informadas pelos agressores como acidentes. Mas, o que se presencia so cenas de terror e agresses graves exercidas sobre outros alunos e preocupa educadores, pais e juristas. O ato bullying ocorre quando um ou mais alunos passam a perseguir, intimidar, humilhar, chamar por apelidos cruis, excluir, ridicularizar, demonstrar comportamento racista e preconceituoso ou, por fim, agredir fisicamente, de forma sistemtica, e sem razo aparente, um outro aluno (RAMOS, 2008, p. 1). Diante desse conceito necessrio que pais e educadores no ignorem o bullying. justia, cabe intervir a fim de manter os princpios morais e sociais que todo cidado tem direito (GUIMARES, 2009, s.p.), pois conforme descreve o artigo 5 da Constituio Federal de 1988: todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade (BRASIL, 1988, s.p.). Todavia, importante ressaltarmos que a cultura a qual pertencemos possui grande influncia em nosso comportamento, e portanto, pode influenciar nas agresses relatadas pelas vtimas de bullying. Diante desta situao, coloque-se em evidncia o entendimento do que cultura para Amoretti (1992, p. 122) e que se identifica com o ato bullying. A cultura deve ser entendida:
Como sendo o conjunto de sentidos e significaes, de valores e padres, incorporados e subjacentes aos fenmenos perceptveis de ao e comunicao de um grupo humano concreto. Este conjunto vivido pelo grupo e por ele assumido como expresso prpria de sua realidade humanosocial. um conjunto que passa de gerao a gerao, conservado como foi recebido, ou transformado, efetiva ou pretensamente, pelo prprio grupo (AMORETTI, 1992, p. 122).

Com este conceito entendemos que a cultura da violncia pode ser empreendida em uma sociedade ou em um grupo social que dissemine este tipo de comportamento. Este conjunto que disseminado pode ser crescente nas escolas provocando a prtica violenta caracterizada pelo bullying. Neste sentido, podemos atentar se as condutas exasperadas so de ordem sociais, familiares ou outro problema de distrbio de ordem psicolgica por parte do agressor.

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 1, n. 2, p. 187-197, 2009 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

189

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Percebendo tal interrogao, e a necessidade de demonstrarmos que o exemplo e o ambiente em que o indivduo vive podem desempenhar um grande papel em sua vida, consideramos o que defende Papalia (1981), na medida em que para ela, o comportamento agressivo das crianas incentivado pelo grito dos pais, a humilhao e a provocao que esta criana pode receber. Observamos claramente, que segundo Papalia, estas crianas reagiro mais agressivamente s pessoas e situaes de seu cotidiano se tiverem estmulos a este comportamento. dentro deste contexto que nos permitimos perguntar e questionar a existncia de enormes, abrangentes e altamente sofisticados aparelhos repressivos. (AMORETTI, 1992, p. 127) Eles disseminam a violncia em nossa sociedade e so retransmitidas a outros agredidos atravs dos agressores atuais (mas agredidos em outrora). atravs da legitimao desta violncia, tida como forma de segurana para a sociedade e de bem-estar para a populao que pode se iniciar os fomentos para as prticas de bullying nas escolas. Alm deste contexto, h outro de grande importncia que se mostra pela violncia domstica, pois atravs da vivncia e do exemplo de carter agressivo, a criana adquire estes hbitos e os transforma em forma de poder nas escolas atravs da prtica do bullying. nesta ordenao social ou familiar que se desenvolve o criatrio do bullying que se desencadeia nas escolas. Outro fator que pode gerar a violncia diariamente:
o comportamento violento em programas televisivos ou filmes; e o bombardeio ideolgico constante dos meios de comunicao que por um lado exaltam o ser violento (destrutivo) [...] e, por outro, no permitem diferenciar esses atos agressivos e destrutivos, da agressividade sadia e necessria para desconstruir-se e reconstruir-se como sujeito autor da prpria histria (FERNANDEZ, 1994, p. 122).

Neste contexto, alm dos fatores acima descritos, Maluf (2009, s.p.) descreve que a cada dia que passa, as crianas esto se tornando mais agressivas e neste sentido, muitos estudos mostram que h grande nmero de fatores que elevam o risco do aparecimento de condutas violentas e de jovens envolvidos para que o bullying se desenvolva, como: ter vivido cenas violentas ou sofrido violncia, abuso sexual, fsico, excessiva exposio violncia atravs de jogos, televiso, uso de drogas e lcool, fatores scio-econmicos prejudicados, famlia desestruturada, problemas psiquitricos, entre outros.

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 1, n. 2, p. 187-197, 2009 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

190

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Nesta perspectiva, o comportamento agressivos de vrias crianas no ambiente escolar pode ser uma resposta a comportamentos agressivos que sofrem dos pais ou de qualquer ambiente em que convivem continuamente, demonstrando apenas que sofreram as influncias das agresses sofridas e que aprenderam a se defender observando o tratamento de outros dado a ela mesma. Por este motivo, faz-se imprescindvel acrescentar que a punio fsica por agresso pode ter a conseqncia paradoxal de aumentar a agresso, porque o pai ou me que pune serve de modelo para a agresso sob circunstncias altamente emocionais (ROSS, 1979, p. 151). Diante disso, contrariamente agresso, o apoio necessrio para evitar que essas crianas sejam futuros delinqentes ou adultos desajustados. Pois, conforme destaca Tierno (1996, p. 37):
nas condutas agressivas [...] subjaz um sentimento de inferioridade que a pessoa tenta anular pelo mecanismo de compensar a inferioridade, precisamente mostrando-se agressiva. Sendo que, quase todos os comportamentos crnicos [...] so a expresso de sentimentos de profunda insegurana, carncia afetiva, frustrao, dificuldades e problemas escolares, sentimento de incompetncia, pouca auto-estima etc.

Assim, cabe aos pais ajudar seu filho independente se ele for agressor ou vtima. J escola, enquanto forma de prevenir as prticas de bullying, deve ser capaz de:
Gerar um pensamento e uma ao crtica e reflexiva sobre o processo da sociedade, se antecipando moral e pedagogicamente a ponto de distinguir nas tendncias e nas alternativas histricas o trao permanente de uma valorizao do homem como cidado de seu tempo (AMORETTI, 1992, p. 133).

Por isso, este apoio e incremento a ser realizado pela escola deve se colocar como forma preventiva do bullying e como formadora de uma educao que gere nas crianas e jovens comportamentos contrrios conduta no bullyinismo, pois formas agressivas de controle estes ataques no so eficazes, dado que a violncia gera violncia e tratar pacificamente o ato de bullying uma das melhores solues agresso. importante ressaltar que o tratamento preventivo do bullying pode ser uma ao eficaz e importante, pois a sua vtima ao sofrer s agresso leva consigo por toda a sua vida a agresso sofrida.

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 1, n. 2, p. 187-197, 2009 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

191

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Para Silva (2006, s.p.), o bullying um problema srio que pode levar desde o suicdio, homicdio e dificuldades de aprendizado por parte da vtima. Ela sofre calada, tem dificuldades de relacionamento, sente-se inferior diante dos outros, provoca fobia social, psicoses, depresso e principalmente baixo rendimento escolar. No acostumados com esta situao de exposio e humilhao as vtimas de bullying sofrem as agresses muitas vezes caladas e se recolhem em todas as atividades com medo de serem expostos e ridicularizados. Assim, aes de:
Envolvimento de professores, pais e alunos fundamental para a implementao de projetos de reduo do bullying. A participao de todos visa estabelecer normas, diretrizes e aes coerentes. As aes devem priorizar a conscientizao geral; o apoio s vtimas de bullying, fazendo com que se sintam protegidas; a conscientizao dos agressores sobre a incorreo de seus atos e a garantia de um ambiente escolar sadio e seguro (NETO, 2005, p. 169).

Por conseguinte, imprescindvel que os pais e professores estejam atentos s crianas em casa ou na escola, sejam elas vtimas do bullying ou autores do mesmo, a fim de que percebam o problema no princpio e atuem sobre ele imediatamente, para que expostos, as vtimas ou agressores no sofram conseqncias graves advindas do bullying, pois, tais comportamentos de risco podem comprometer no apenas os vitimados ou agressores, mas colegas no agressivos, professores e os responsveis pelo apoio pedaggico da instituio, porque se tornam indivduos em locais de risco constante. Isto porque no podemos pormenorizar o resultado de aes agressivas por parte dos autores, nem tampouco, qualquer alterao de comportamento por parte da vtima. Perante disso, o bullying tem sido um problema importante e crescente no mundo, com diversas e srias conseqncias individuais e sociais. importante, evitar a agresso e diminuir os impactos minimizando os fatores que contribuem para a violncia no ambiente escolar, a qual pode ser detectada desde a infncia, como conseqncia de problemas familiares ou sociais. O comportamento bullyinista freqentemente comea quando a criana ou adolescente no quer aceitar uma diferena, podendo envolver religio, raa, estatura fsica, peso, cor dos cabelos, deficincias visuais, auditivas e vocais; ou uma diferena de ordem psicolgica, social, sexual e fsica; ou relacionado fora, coragem e habilidades.

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 1, n. 2, p. 187-197, 2009 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

192

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Este comportamento de bullying por ser agressivo e desrespeitoso, bem como, anti social inclui conflitos interpessoais e atos criminosos, cujas intervenes podem estar alm da competncia e capacidade das escolas. Todavia, neste ambiente (escola) que o bullying ocorre e deve ser transformado de espao violento em ambiente de disciplina, amizade e cooperao, contrariamente de um ambiente de violncia, sofrimento e medo. Diante desta breve anlise pergunta-se: por que tem havido um aumento do nmero de agressividade no ambiente escolar por parte dos educandos? O que tem acontecido no interior e exterior das escolas? O que tem impulsionado a agressividade nesta instituio e quais as funes da escola, da famlia e da sociedade para tentar diminuir a agresso no ambiente escolar? importante ressaltar que muitos comportamentos agressivos, baseiam-se nas condies scio-histricas das crianas. Alm disso, estas reaes agressivas e violentas refletem sua base de formao e na relao dos educandos fora da escola. Para tanto, baseamo-nos em fundamentos evidentes para o debate sobre o bullying no ambiente escolar. Todavia, deve-se desfocar esta atitude agressiva, e trabalhar a transformao do educando com base no respeito e na sensibilidade, motivando-o a compartilhar e, alm disso, ensinando-lhe habilidades sociais para que suas atitudes violentas faam oposio ao equilbrio e ao respeito. O comportamento agressivo atravs do bullying, produz tristes conseqncias para a aprendizagem do agressor e da vtima, bem como, transtornos psicolgicos graves. Devido agressividade na escola ser um problema universal, no sendo apenas um problema da instituio, mas tambm da famlia e da sociedade, ela deve compreender que o agressor e a vtima de bullying pode ter conseqncias negativas imediatas ou tardias. Portanto, torna-se necessrio que a escola passe a enxergar o problema do bullying como uma entidade separada e que trabalhe atravs de intervenes e projetos estimulando os talentos e valores dos agressores; a fim de mudar o foco do mesmo, passando-o de aluno problema para talento especial, como os demais. Isto seria uma nova forma de tratamento, fazendo que se sinta importante como as demais crianas. Este estmulo e a construo desse respeito, passa a reavivar a memria destas crianas para a no agresso. Assim, destaca-se uma ao efetiva dos educadores no tratamento destes alunos com integridade, demonstrando que as interaes reproduzem respeito e transformamse em experincias vividas necessrias e importantes para toda a vida.

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 1, n. 2, p. 187-197, 2009 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

193

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

De tal modo, o objetivo do educador deve ser de construir nestas crianas idias de igualdade e cooperao, sob um aspecto transformador e justo, que demonstrem que bons atos valem mais do que palavras. Conseqentemente, deseja-se que as escolas sejam ambientes seguros e saudveis que desenvolvam potenciais intelectuais e sociais, atravs de uma educao entendida como um meio de prover o pleno desenvolvimento do educando e preparando-o para o pleno exerccio da cidadania. De tal modo, principal contribuio uma anlise diria do educador em relao ao educando, despertando nele os sentimentos de companheirismo, amor e ateno. Alm disso, incentivar sempre a famlia ao convvio na instituio, no apenas quando houver comportamentos agressivos das crianas, mas tambm atravs de atividades destinadas aos familiares. Este estmulo famlia, deve ocorrer como medida preventiva em relao aos comportamentos agressivos e como um estreitamento dos laos entre os educandos e a escola. Portanto, fundamental que as instituies invistam nestas formas de atrair os familiares ou responsveis para a escola, pois com esta parceria, h grande possibilidade de transformao dos comportamentos agressivos e do ambiente escolar, alm de uma (re) orientao aos educandos. a partir destas interaes e do trabalho social de exteriorizao do problema da violncia que a escola passa a reconhecer que eles no so indicativos do que os alunos desejam ser, mas conforme reporta Beaudoin; Taylor (2006) so reaes das quais eles procuram fugir e podem aprender a controlar. Diante disso, possvel perceber que a escola tem a tarefa histrica de gerar um pensamento e uma ao crtica e reflexiva sobre o processo da sociedade e da violncia, principalmente no ambiente escolar, se antecipando moral e pedagogicamente a fim de ajudar na construo e valorizao do homem como cidado do seu tempo. Por conseguinte, a escola tem a funo de no manter a agresso, mas sim, tentar reverter com o apoio da famlia e da sociedade a agresso em comportamento amigvel, atravs de intervenes e conversas, estruturando o problema da violncia de forma que o ele se situe na interao do conflito, e no nos agressores. Portanto, a importncia de aes interventivas de exteriorizao dos problemas est baseada no fato de que eles se desenvolvem inmeras vezes, devido a uma srie de circunstncias da vida; que devem ser observadas pela famlia, pela escola e pela sociedade, a

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 1, n. 2, p. 187-197, 2009 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

194

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

fim de evitarmos os comportamentos violentos e as relaes de desrespeito, pois o melhor e benfico caminho aumentar as perspectivas de mudana de aes comportamentais agressivas em aes de respeito com o envolvimento da famlia. Imediatamente, cabe instituio escolar estimular o acompanhamento das famlias na escola, pois, a questo do bullying ultrapassa as barreiras institucionais e reflete uma estrutura psicolgica e formativa que est alm do ambiente escolar. Logo, a exteriorizao dos problemas de violncia, alm de construir comportamentos amistosos promovem a responsabilidade, pois todo agressor ou bullyinista deve ser responsvel por sua relao com o desrespeito e a agressividade. Igualmente, necessrio criar uma doutrina na qual os agressores, reflitam sobre sua fase agressiva, na infncia ou adolescncia, e sejam ajudados pelos responsveis, escolas e profissionais a mudar esse comportamento. Em termos especficos, diante desta realidade escolar, os problemas relacionados violncia devem ser tratados e apresentados com nova roupagem, a fim de fortalecer os agentes agressores e proteger as vtimas das aes externas relacionados ao agressor e violncia. Por conseguinte, a escola a partir desta realidade no deve tratar de maneira igual os desiguais, deve sim, apreciar a diversidade com a inteno de ensinar e valorizar os aspectos que refletem as diferenas existentes nas salas de aula; tratando os alunos com respeito, apesar de suas diferenas, pois s assim podero adquirir valores necessrio para seu desenvolvimento na vida. Portanto, fundamental que as instituies invistam em formas de atrair os familiares ou responsveis pelos agressores para a escola, para que com esta parceria, haja grande possibilidade de transformao dos comportamentos agressivos e do ambiente escolar, alm de uma (re) orientao aos educandos. A escola deve buscar contextualizadamente alcanar seus objetivos determinados nos casos de prtica de bullying visando a realidade e o cotidiano do aluno agressor ou a vtima, a fim de estabelecer ideais de comportamentos positivos, observando-se a realidade cultural e social do educando. CONSIDERAES FINAIS

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 1, n. 2, p. 187-197, 2009 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

195

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

O bullying deve ser tratado com grande importncia pela escola, famlia e sociedade por ser um fator de violncia que demonstra desigualdade e injustia social, alm de presses psicolgicas ou fsicas por parte do agressor, desacatando e degradando as diferenas, bem como, conseqncias fsicas e emocionais de curto e longo prazo, as quais podem causar dificuldades acadmicas, sociais, emocionais e legais. Assim sendo, necessrio que se estabelea aes a serem desenvolvidas objetivando as aes do agressor e as conseqncias na vtima. importante, que os educadores e famlia, principalmente, estejam atentos a qualquer sinal de ao agressiva, pois no h mtodos diagnsticos prontos para se determinar o bullyinista necessrio que esteja todos cautelosos s crianas mais propensas agredirem ou comportamentos anti-sociais, a fim de se verificar qualquer prtica de bullying. REFERNCIAS
AMORETI, R (org.). Psicanlise e Violncia: Metapsicologia clnica cultura. 1. ed. Petrpolis: Vozes, 1992. 152p. BEAUDION, M; THAYLOR, M. Bullying e Desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. 1. ed. Porto Alegre: Artmed. 2006. 232p. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. promulgada em 1988. Braslia, DF. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 01 out. 2009. CARDOSO, O. B. Problemas na Infncia. 5. ed. So Paulo: Edies Melhoramentos, 1967. 211p. FERNANDEZ, A. A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedaggica do ser mulher, da corporalidade e da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. 182p. GIL, A.C. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1999. GUIMARES, J. R. Violncia escolar e o fenmeno bullying. A responsabilidade social diante do comportamento agressivo entre estudantes. 2009. Disponvel em: <http://jusvi.com/artigos/41126>. Acesso em: 16 set. 2009. MALUF, M. I. Bullying: O Tringulo da Agressividade. 2009. Disponvel em: <http://www.nota10.com.br/novo/web/artigos_view.php?id_artigos=420>. Acesso em: 04 out. 2009.

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 1, n. 2, p. 187-197, 2009 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

196

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

NETO, A. A. L. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, v. 81, n. 5 (supl.), p. S164-S172. 2005. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/jped/v81n5s0/v81n5Sa06.pdf>. Acesso em: 04 out. 2009. PAPALIA, D. E. O mundo da criana: da infncia adolescncia. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1981. 640p. RAMOS, A. K. S. Bullying: A Violncia Tolerada na Escola. 2008. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/802-4.pdf>. Acesso em: 03 out. 2009. ROSS, A. O. Distrbios Psicolgicos na Infncia: uma abordagem comportamental teoria, pesquisa e teraputica. 1. ed. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979. 285p. SILVA. G. J. Bullying: quando a escola no um paraso. Jornal Mundo Jovem, ed. 364, p. 2-3, maro/2006. Disponvel em: <http://www.mundojovem.pucrs.br/bullying.php>. Acesso em: 16 set. 2009. TIERNO, B. Ajudar os filhos em seus problemas. 1. ed. So Paulo: Paulinas, 1996. 222p.

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 1, n. 2, p. 187-197, 2009 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

197

Anda mungkin juga menyukai