Anda di halaman 1dari 7

ALCPV N 70001390970 2000/CIVEL

RESPONSABILIDADE CIVIL DO MUNICPIO. AO ORDINRIA DE INDENIZAO. SUBMISSO DO AUTOR SITUAO HUMILHANTE. AUSNCIA DE PROVAS DO ABUSO PERPETRADO. EXERCCIO REGULAR DO DIREITO EXERCIDO PELA SMIC. SENTENA MANTIDA. APELO DESPROVIDO.

APELAO CVEL N 70001390970 VALDEMAR MARQUES MACHADO MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE

NONA CMARA CVEL EM REGIME DE EXCEO PORTO ALEGRE APELANTE APELADO(A)

A D O C R
Vistos, relatados e discutidos os autos. Acordam os integrantes da Nona Cmara Cvel, em regime de exceo, do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade, negar provimento ao recurso. Custas, na forma da lei. Participaram do julgamento, alm da signatria, os eminentes Senhores Desembargadores, Mara Larsen Chechi, Presidente, e Paulo de Tarso Vieira Sanseverino. Porto Alegre, 12 de setembro de 2001.

DR. ANA LCIA CARVALHO PINTO VIEIRA, Relatora.

ALCPV N 70001390970 2000/CIVEL

R L T R E A IO
DR. ANA LCIA CARVALHO PINTO VIEIRA (RELATORA) VALDEMAR MARQUES MACHADO ingressou com ao de indenizao contra MUNICPIO DE PORTO ALEGRE. Disse que no dia 18 de dezembro de 1997, quando caminhava na rua Vigrio Jos Incio, portando dez mapas, foi abordado por oito fiscais da Secretaria Municipal de Indstria e Comrcio de forma violenta e abusiva. Alegou ter sido revistado de forma arbitrria e questionado sobre a procedncia dos mapas, apresentando nota fiscal. No satisfeitos, os fiscais o ameaaram de priso por suspeita de comportamento criminoso. Alegou que o ru agiu por meio de seus representantes, com dolo, atingindo sua personalidade, honra, submetendo a situao vexatria e humilhante. Requereu a condenao ao pagamento de indenizao no valor no inferior a 300 salrios mnimos a ttulo de danos morais, com fundamento nos art. 5, inc. X, da CF e art. 159 do Cdigo Civil. Em contestao, o ru justificou que do procedimento relatado na inicial no consta qualquer ocorrncia na Secretaria Municipal de Indstria e Comrcio, mas apenas a apreenso de dez mapas, os quais, segundo informaes da Diretoria de Fiscalizao da Secretaria, foram recolhidos quando a pessoa que os portava comercializava sem licena municipal, afrontando o art. 5 da lei n 3.187/68 c/c art. 9, 1, do Decreto n 4.278/70. Abordado, o ambulante abandonou o material. Disse no existir prova nos autos das alegaes feitas pelo autor, pois a ocorrncia policial declarao unilateral que no se presta a prova contra terceiros. Quanto nota fiscal, esta tem data de emisso posterior 2

ALCPV N 70001390970 2000/CIVEL

data da entrega da mercadoria e no comprova os fatos que motivaram o pedido de indenizao, no justificando o autor a utilizao dos mapas. Argumentou que o valor pedido como indenizao por dano moral depende da anlise da extenso do dano experimentado, da represso e preveno dos atos que o ensejaram e que, no caso, no possibilitam uma pretenso indenizatria to elevada. Em audincia foi colhido o depoimento do autor e inquiridas as testemunhas. As partes apresentaram memoriais. O Ministrio Pblico opinou pela improcedncia da ao. Sobreveio sentena de improcedncia, porquanto a nota fiscal que legitimaria a posse dos mapas pelo autor tem sua autenticidade discutvel pelo equvoco grosseiro quanto data da emisso, 18.12.98, um ano aps o fato e alm de ter como emitente uma livraria que se intitula fornecedora de colees para revendedores. O autor foi condenado ao pagamento das custas e honorrios advocatcios, fixados em 5 URHs, suspensa em face do benefcio da gratuidade judiciria. Inconformado, o autor apelou. Alegou que a nota fiscal foi emitida com data errada, talvez por equvoco da funcionria da livraria, uma vez que no poderia ter sido emitida um ano aps a data do fato, se o nmero da mesma foi utilizado no registro da ocorrncia fls. 07. A prpria testemunha do ru informou que o autor argumentou que teria nota fiscal da mercadoria. Afirmou no restar qualquer dvida que a apreenso das mercadorias pelos fiscais da SMIC deu-se de forma ilcita, tendo em vista que o autor no realizava qualquer atividade de comrcio. O ru contra-arrazoou, requerendo a manuteno da r. sentena. Em parecer, o Ministrio Pblico opinou pelo improvimento do 3

ALCPV N 70001390970 2000/CIVEL

apelo.

o relatrio.

V T O O
DR. ANA LCIA CARVALHO PINTO VIEIRA (RELATORA)
No procede o apelo.

O autor alega ter sofrido abordagem indevida por fiscais da SMIC, ao ser revistado de forma agressiva e abusiva pelos agentes da Prefeitura, que questionaram a origem dos mapas que portava.
A demanda enseja pretenso indenizatria por danos morais contra a prefeitura de Porto Alegre o que, no presente caso, no se mostra devida, pois o autor no comprova suas alegaes. Para que exsurja a responsabilidade civil da Administrao Pblica, imprescindvel a demonstrao do nexo de causalidade entre o dano e o ato realizado pelo agente da administrao.

Oportuna, a respeito, a doutrina de Yussef Said Cahali, RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO, Malheiros Editores, ano 1996, 2 edio, anotando os ensinamentos acerca do nexo de causalidade. Diz o mestre, p.94:
"17. Nexo de causalidade material No captulo anterior, sustentou-se (n. 13, retro) "a causalidade como fundamento da responsabilidade objetiva do Estado": a obrigao de indenizar surge, para o ente pblico, da causao do dano injusto pelos seus agentes ; e no pargrafo seguinte (n. 14, retro) examinouse o reconhecimento da responsabilidade objetiva do Estado em funo do princpio da causalidade. Mas, conforme ali tambm foi visto, qualquer que seja o entendimento adotado (teoria do risco, teoria do risco integral, teoria do risco administrativo, teoria do risco social), a causa do dano coloca-se como pressuposto necessrio da responsabilidade civil do Estado.

ALCPV N 70001390970 2000/CIVEL

Assim, o prejuzo de que se queixa o particular tem que ser conseqncia da atividade ou omisso administrativa: "A responsabilidade da Administrao Pblica, desvinculada de qualquer fator subjetivo, pode, por isso, ser afirmada independentemente de demonstrao de culpa - mas est sempre submetida, como bvio, demonstrao de que foi o servio pblico que causou o dano sofrido pelo autor".

Como se observa nos autos, no houve qualquer abuso por parte dos fiscais da SMIC, pois obraram de acordo com as suas atribuies legais, quais so: coibir a venda de mercadorias sem licena e proteger o comrcio legal. So, estas atribuies, inerentes ao poder de polcia exercido por aquele rgo, agindo de acordo com o estrito cumprimento do dever legal, em consonncia com a legitimidade a qual atribuda esta instituio. A razo do poder de polcia fundamenta-se exclusivamente no interesse social, abrigando-se na proteo ao interesse pblico, resguardando interesses que ao Estado (no caso, o Municpio) incumbe velar. A discricionariedade atributo desse poder, traduzindo-se na livre escolha da oportunidade e convenincia do seu exerccio, aplicando sanes necessrias e empregando meios coercitivos a atingir o fim proposto, qual seja, a proteo a algum interesse pblico. Conforme expe Hely Lopes Meirelles, DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO, Malheiros Editores, ano 2000, 25 edio,...e desde que o ato de polcia administrativa se contenha nos limites legais e a
autoridade se mantenha na faixa de opo que lhe atribuda, a discricionariedade legtima.........A discricionariedade a liberdade de agir dentro dos limites legais.

Os agentes desta instituio apenas utilizaram-se do poder que lhes imbudo, qual seja, o de fiscalizao, que se restringe verificao da normalidade das atividades a qual incumbe a este ente fiscalizar. Com isto, o ensejo pretenso indenizatria pleiteada pelo autor no vinga, visto que no foi atingido seu patrimnio moral alegado no pedido 5

ALCPV N 70001390970 2000/CIVEL

inaugural, e se fossem hipoteticamente verdadeiros os fatos confirmados pelo autor, como sustentado pela r em contestao, no teriam repercusso capaz de ensejar pretenso indenizatria de to elevadas propores. O bom senso, dentro do ordenamento jurdico, recomenda que no se acobertem pedidos como este, sob pena de abrirem-se precedentes indstria do dano moral, que acabaria por incentivar pedidos indenizatrios desarrazoados. Neste contexto, precisa a manifestao do eminente Procurador de Justia Clvis Silva de Medeiros:
O pleito do autor cinge-se na alegao de que foi abordado de forma abusiva e violenta pelos fiscais da SMIC em uma rua do centro da cidade, quando, dirigindose para casa, carregava dez mapas, embrulhados, embaixo do brao. Refere que os mapas no estavam sendo comercializados, alegao que, data vnia, no convence. No convence por um simples motivo: o autor alega que necessitava dos mapas porque viaja por todo o Brasil, e precisa se localizar nos lugares por onde anda. Disse que viaja de carro, no mesmo momento que refere que foi ao Centro alienar seu automvel. Sabe-se a dificuldade encontrada pela fiscalizao da SMIC no centro da cidade. Entretanto, da mesma forma sabido que os fiscais no abordam os transeuntes, que carregam pacotes, ainda mais na poca do Natal. Conforme depoimentos, pego somente o que est exposto no cho. As testemunhas trazidas pelo autor so contraditrias, e no convencem. Na falta de prova robusta, capaz de gerar o dever da Administrao em indenizar o autor, no pode haver a responsabilizao da mesma.

Diante destes fatos, o voto o desprovimento do apelo, mantendo-se, na ntegra a r. sentena.

ALCPV N 70001390970 2000/CIVEL

DESA. MARA LARSEN CHECHI (PRESIDENTE E REVISORA) ACORDO.

DE

DES. PAULO DE TARSO VIEIRA SANSEVERINO DE ACORDO.

Apelao n 70001390970, de Porto Alegre: Negaram provimento ao recurso. Unnime. Decisor(a) de 1 Grau: Eduardo Uhlein.

Anda mungkin juga menyukai