Anda di halaman 1dari 30

UNIVERSIDADE DE CUIAB FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS

FBIO DE OLIVEIRA RIBEIRO

Habilitao em Histria

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO I EM HISTRIA

CUIAB 2011

FBIO DE OLIVEIRA RIBEIRO

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO I EM HISTRIA

Relatrio de Estgio Supervisionado I, Apresentado como requisito para concluso do Curso de Histria Licenciatura Plena Universidade de Cuiab - UNIC. Sob as orientaes da Professora Ms Maria de Lourdes Fanaia Castrillon.

CUIAB 2011

DEDICATRIA

Dedico este trabalho a Deus que me possibilitou todas as condies para que eu pudesse ingressar na faculdade e usufruir de todos os benefcios do conhecimento que o curso proporciona. Dedico tambm a minha famlia, minha me Maria Aparecida, meus irmos, meus amigos da UNIC que ao longo do percurso me ajudaram com troca de experincias e conhecimento. Dedico em particular a minha esposa Clia Oliveira que o meu ponto de apoio nos momentos mais difceis, sempre compreensiva e animadora, meu amor para sempre. Aos meus filhos, Victor Hugo e Vincius Gabriel, presentes de Deus para minha vida, os quais sempre me do fora para continuar perseverando, com um simples sorriso no rosto todos os dias quando chego do trabalho ou da faculdade.

AGRADECIMENTO

Agradecimento a Deus pela oportunidade que me foi concedida, pois tudo est sob o seu controle. Aos professores que me proporcionaram agregar muito conhecimento, transmitindo muito mais do que contedo, mas experincias de vida, sempre com muita dedicao. Aos meus amigos de sala de aula, todos sem exceo, uma turma especial que me proporcionou momentos de muita alegria, em particular nas nossas viagens pelo interior. Agradeo aos meus familiares pelo apoio que recebi antes e durante a realizao do curso, de uma maneira ou de outra, todos fazem parte das minhas conquistas. Aos irmos em Cristo, que me incentivaram quando as possibilidades pareciam poucas. Agradeo em particular a meu Mestre Jesus Cristo, com o qual reaprendi a viver, a aproveitar a melhor parte da vida, a procurar ser o melhor Filho, o melhor Marido, o melhor Pai, o melhor amigo e o melhor aluno. Eu devo tudo a Ele.

Ser membro da comunidade humana situar-se com relao ao seu passado, passado este que uma dimenso permanente da conscincia humana, um componente inevitvel das instituies, valores e padres da saciedade. A Histria referncia. preciso, portanto que seja bem ensinada (Eric Hobsbawm)

SUMRIO

1. INTRODUO................................................................................................................... 07 2. METODOLOGIA................................................................................................................ 10 3. CRONOGRAMA................................................................................................................. 12 4. FUNDAMENTAO TERICA....................................................................................... 13 5. CONSIDERAES FINAIS............................................................................................... 22 6. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................................. 24 ANEXOS

1. INDRODUO

O presente relatrio, alm de ser requisito obrigatrio para a formao dos profissionais da educao (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n 9394/96)1, um importante instrumento que possibilita colocar em prtica parte da teoria assimilada em sala de aula. Trata-se do estgio supervisionado, oportunidade em que os acadmicos so encaminhados para escolas pblicas ou privadas a fim de iniciarem as aulas prticas, ter contato com o cotidiano do professor, conhecer os alunos com os quais passar boa parte do seu tempo futuro alm de conhecer na realidade prtica a estrutura da educao nacional. O objetivo principal do estgio e possibilitar que o acadmico tenha contato com a prtica. Durante o perodo terico em sala de aula, estudam-se os fundamentos principais da Histria e atravs de obras publicadas por professores e pesquisadores renomados tm-se um entendimento inicial desde o seu surgimento como cincia, passando por sua complexa definio, analisando a historiografia, os conceitos e a sua aplicabilidade nas escolas. Somente no estgio podem-se colocar em prtica os fundamentos necessrios para um entendimento mais completo, englobando teoria versus prtica. Existem alguns pontos (construes histricas) com relao disciplina Histria que ainda agem negativamente no processo de aprendizagem em sala de aula. O desinteresse na disciplina por parte dos alunos ainda notrio. Tais problemas comeam desde a concepo do que Histria, muitos professores ainda trabalham com a idia que Histria uma cincia do passado. Cincia do sentido positivista, pois detentora de verdades universais e definitivas, imutveis e indiscutveis, Do passado, pois a Histria no tem para muitos, nenhum compromisso com o presente, j que se preocuparia com o acontecido2. Contudo, sabe-se que essa concepo da disciplina na educao brasileira fortaleceu-se principalmente no perodo ditatorial, como destaca Assis:
O perodo entre 1964 a 1985 foi, sem dvida, um dos mais significativos e transformadores da histria educacional do Brasil. Uma poca marcada pela interveno militar, pela burocratizao do ensino pblico, por teorias e mtodos pedaggicos que buscavam restringir a autonomia dos educadores e educandos, reprimindo a fora qualquer movimento que se caracterizasse barreira para o pleno desenvolvimento dos ideais do regime poltico vigente, conduzindo o sistema de instruo brasileiro a uma submisso at o momento inigualvel3.
1

LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. LEI No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O.U. de 23 de dezembro de 1996. 2 PINSKY, Jaime. O Ensino de Histria e a Criao do Fato. So Paulo: Contexto, 1991, pg. 09 3 ASSIS, Lus Andr Oliveira. Rupturas e permanncias na histria da educao brasileira: do regime militar LDB/96. www.fja.edu.br/praxis/documentos/ensaio_02.pdf. Acessado em 14 de Outubro de 2010.

Essas construes distorcidas ao longo do processo de ensino nas escolas brasileiras permitiram que esteretipos fossem criados, desvalorizando a reflexo e a crtica, criando manuais didticos com contedos direcionados (livros didticos) na tentativa de substituir o papel do mestre na sala de aula, tornando os professores muitas vezes simples repetidores de contedos, aniquilando a produo de conhecimento, algo essencial para a formao do cidado, de uma sociedade mais justa, mais humana. No ano de 1929, dois historiadores idealizaram uma revista chamada Escola dos Annales que marcaria toda uma gerao, conforme relata Peter Burke:
Logo depois do foral da Primeira Guerra Mundial, Febvre idealizou uma revista internacional dedicada histria econmica, que seria dirigida pelo grande historiador belga Henri Pirenne. O projeto encontrou grandes dificuldades, tendo sido abandonado. Em 1928, foi Bloch quem tomou a iniciativa de ressuscitar os planos de uma revista (uma revista francesa, agora), obtendo sucesso em seu projeto4 [...]

A Histria, principalmente a gerao os historiadores descendente da Escola dos Annales5, partem do princpio onde todos so sujeitos histricos, ou seja, no somente os considerados grandes heris, mas tambm o escravo, o operrio, a mulher, o pobre, o doente e todos que de uma forma ou de outra se fizeram participar, conscientes ou no, incluindo os alunos. A partir do momento em que h essa conscientizao, o aluno passa a ter interesse em aprender e fazendo a relao passado-presente pode comear a compreender fatos da construo de sua vida, sua famlia, sua cultura, da nao, ou seja, estimula a reflexo. O presente relatrio resultado de uma experincia em sala de aula. Sou o acadmico Fbio de Oliveira Ribeiro, graduando do curso de Histria da Universidade de Cuiab UNIC. Tenho 33 anos, morador da cidade de Vrzea Grande-MT desde 1986, estudei os nveis fundamental e mdio em escolas pblicas, de maneira especial destaco o perodo entre 1995 1997, em que cursei trs anos na Escola Tcnica federal de Mato Grosso (Atual IFMT), onde tive o primeiro contato com um ensino mais dedicado, e que de certa forma despertou-me a vontade de saber um pouco mais. Aps a concluso do ensino mdio, o que somente ocorreu em 2006 devido necessidade de estar me dedicando ao trabalho, surgiu a oportunidade de entrar na faculdade e

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929 1989) A revoluo Francesa da Historiografia. 2 Ed. So Paulo: UNESP, 1992, pg. 41 5 Revista internacional de economia (1929-1939). Seus fundadores Lucian Febvre e Marc Bloch a princpio publicavam matrias visando criticar as correntes positivistas. Posteriormente ao longo de suas quatro fases, a revista foi alterando suas produes, proporcionando reflexo e reviso das correntes historiogrficas e culminou no seu pice com Jacques Le Goff na chamada Histria Nova (1978).

um dos cursos que sempre desejei fazer foi Histria, assim, depois de muitos esforos consegui ingressar na turma 2009/1 da UNIC, onde freqento nos ltimos dois anos e meio. O estgio supervisionado uma das disciplinas obrigatrias do curso de Histria, essa produo destina-se a sua primeira parte (Estgio Supervisionado I). Os principais pontos do cotidiano escolar em que estive participando do corpo de professores da Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, entre os dias 06 de Abril primeiro de Junho de 2011, esto relatados de maneira clara e objetiva. Alguns aspectos analisados so de grande importncia para o entendimento quanto evoluo do ensino pblico. Profissionais, relao aluno-professor, contedo, comprometimento da escola com a realidade da sociedade.

10

2. METODOLOGIA

A primeira etapa do estgio supervisionado I tem carga horria de 200 horas, sendo 20hs para pesquisa, 40hs para elaborao da proposta, 80hs para execuo em sala de aula, 50hs para elaborao do relatrio e 10hs para apresentao. Sob as orientaes da Prof. Ms Maria de Lourdes Fanaia castrilon, recebi as instrues necessrias para iniciar o contato com a escola, bem como a documentao necessria para firmar o contrato de estgio entre a UNIC e a instituio de ensino escolhida. No dia 05 de abril de 2011, aps um breve contato com a diretora da Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, Professora Marilde de Barros, e em posse da carta de apresentao, fechamos contrato para estgio supervisionado no nvel fundamental do perodo vespertino, englobando as 5 sries (6 ano) A e B, 6 srie (7 ano) A e a 7 srie (8 ano) A, num total de 10 aulas / horas semanais. A Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, situada na cidade de Cuiab-MT, utiliza o mtodo ciclado de ensino, usando o sistema de relatrios do progresso e desempenho do aluno, fugindo do mtodo tradicional de atribuies de notas (0 a 10) ao final do bimestre, conforme proposta de avaliao do Projeto Poltico Pedaggico:
No incio do novo milnio o Processo educacional alcana uma evoluo significativa no contexto social. A escola deixa de ser a transmissora do conhecimento. Neste contexto, a avaliao assume um papel importante na democratizao do ensino e aprendizagem: mudando resultado; garantindo aprendizagens; incluindo todos no processo; atendendo os alunos nas suas necessidades e promovendo a prxis humana-ao-reflexo-ao. Dentro desses princpios a Escola Djalma Ferreira de Souza est realizando a sua prtica, buscando atravs dos conselhos de classes discutirem com seriedade os avanos e desafios dos nossos educados, minimizando os desvios e injustias que permeiam as formas tradicionais de avaliao6.

Tendo conhecimento junto professora titular dos mtodos de ensino, procurei desempenhar a proposta conforme orientao da escola, utilizando: livro didtico atualizado (2011-2013), quadro negro com o uso de giz, recursos udios-visuais como data show, vdeos e filmes, msicas, dinmicas, internet, panfleto de propaganda, fotos, mapas e leitura de alguns artigos de escritores importantes, conforme orientaes dos PCNs: No estudo de Historia utilizando-se dos eixos temticos possveis que o professor consiga passar

Informaes retiradas do PPP. Projeto Poltico Pedaggico da Escola Djalma Ferreira de Souza - O PPP norteia as prticas escolares e definem a proposta pedaggica das escolas.

11

informaes as crianas com mais facilidade, pois o mesmo ir abordar os acontecimentos de diversas pocas7. As primeiras aulas foram de observaes gerais dentro da sala de aula. A professora Margarete, demonstrou muita habilidade para lidar com seus alunos, tendo em vista que o 7 ano A uma turma muito agitada, com uma mdia de 35 alunos, permaneceu durante esse perodo como nosso maior desafio, tanto para o controle e concentrao, como para assimilao do contedo. Dentre os mtodos utilizados, destaco a leitura silenciosa, onde os alunos conseguem de certa forma se concentrar na leitura. A leitura coletiva tambm muito interessante e por muitas vezes utilizamos, tendo em vista que os alunos gostam de se sentir teis, e atravs dessa leitura, de certa forma, se realizam. A leitura do livro didtico foi dividida pela professora de forma tal que ao trmino do ano letivo, todo o contedo tenha sido ministrado. Ao final de cada captulo ou tema, elaboramos atividades para fixao, sem ficar muito preso aos questionrios do manual didtico, procuramos transmitir os exerccios de acordo com as particularidades de cada turma, sendo que algumas necessitavam de mais ateno aos detalhes. Alm dos mtodos de leitura e exerccios citados, os recursos udios-visuais foram bem utilizados como complemento ao contedo. Em duas oportunidades foram utilizados filmes, em uma aula foi utilizada a msica, um panfleto de propaganda para reflexo quanto ao que se estava anunciando, alm de fotos e imagens nas datas comemorativas. Nas minhas primeiras aulas ministradas, procurei refletir junto com os alunos acerca do que Histria. Posteriormente perguntei por que estud-la. E ao final, qual a utilidade da Histria na minha vida hoje. Aps longa discusso e entendimento, muitos alunos se interessaram um pouco mais nas aulas, e assuntos como religio, guerras, mitos, discriminao racial, poltica, vieram a tona, comprovando que a relao passado-presente na disciplina de Histria, mais do que uma opo, uma necessidade e obrigao do professor. Apesar de permanecerem alguns laos com os mtodos tradicionais, a Escola Djalma Ferreira de Souza atravs de sua representante a professora Margarete, demonstrou que est buscando novos caminhos para o ensino, a comear nos seus mtodos declarados no PPP. A liberdade que tivemos para ministrar uma aula diferenciada (fugindo do manual), a facilidade em que obtivemos acesso a biblioteca, a sala de informtica e a flexibilidade do seu quadro de profissionais, comprovaram que esto buscando um diferencial positivo.

PCN Parmetros Curriculares Nacionais: Historia e geografia. 3 Edio, Braslia. 2001

12

3. CRONOGRAMA

ANO

2011

ATIVIDADE MS

FEV

MARO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

Orientao do Professor

Observao do estgio

Estudo do PPP

Planejamento

Regncia

Elaborao do relatrio

Correo do relatrio

Reviso e Entrega

13

4. FUNDAMENTAO TEORICA

Em junho de 2008 efetuei a inscrio no Enem, realizei a prova em novembro do mesmo ano e consegui obter boa pontuao. Atravs dessa pontuao consegui uma bolsa de estudos na Universidade de Cuiab, com 100 % de cobertura pelo Programa Universidade para Todos (Pro Uni), criado pelo Governo Federal com intuito de possibilitar o ingresso de um maior nmero de pessoas, em particular os mais carentes financeiramente, na Universidade. Ingressei na UNIC no incio de 2009 e a estrutura da instituio muito me impressionou. A Universidade de Cuiab UNIC foi inaugurada em 19 de abril de 19888 e foi a primeira faculdade de iniciativa privada da regio. Tem sua sede instalada na Avenida Beira rio, na cidade de Cuiab-MT, oferece cursos de Graduao, ps-graduao MBA, Graduao FGV, Ps-graduao MBA FGV, Expanso universitria e Idiomas9. A UNIC hoje referncia de ensino superior na capital e em muitas unidades do interior de Mato Grosso. Realizei o primeiro estgio supervisionado na Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, com sua sede no bairro Morada do Ouro em Cuiab:
[...] foi inaugurada em 12 de fevereiro de 1987, situa-se em uma rea de 7182 m, na Av. Djalma Ferreira de Souza, S/N setor oeste. O nome da escola uma homenagem ao funcionrio pblico e sindicalista Djalma Ferreira de Souza que participou da criao da Associao dos Servidores Pblicos do Estado de Mato Grosso (ASPEMAT) e participou como seu primeiro presidente eleito. Criou tambm a federao dos servidores Pblicos do Estado de Mato Grosso e a Cooperativa Habitacional dos Servidores Pblicos, deixando com sua morte, em construo, o Bairro Morada do Ouro, com 1045 unidades habitacionais, prioritariamente aos servidores pblicos do Estado.10

A escola funciona em dois turnos, matutino e vespertino, possui boa estrutura fsica, com salas climatizadas (ar condicionado no ensino primrio e ventiladores no

A UNIC foi implantada no dia 19 de abril de 1988 como a primeira Faculdade de iniciativa privada na regio, com o nome de Unio das Escolas Superiores de Cuiab. Os primeiros cursos eram Pedagogia, Cincias Econmicas e Matemtica, ocuparam, inicialmente, as instalaes do departamento de Ao Social Arquidiocesana (Colgio DASA), de propriedade da Cria Metropolitana. Depois8 de alguns anos, foram lanados ao mercado de trabalho 16.408 novos profissionais nas mais diversas reas do conhecimento, alm de mais de 200 pesquisas cientificas, hoje a UNIC conta com 55 cursos de graduao entre bacharelado, licenciatura e tecnolgico, somados os 49 cursos de ps-graduao lato sensu e MBA, alm dos cursos do Centro de Idiomas - Ingls, Espanhol, Alemo, Italiano, Francs e Portugus. Atualmente a Unic tem mais de 14.845 alunos. Seu quadro de professores constitudo por aproximadamente 523 professores, incluindo doutores, mestres e especialistas nas diversas reas do conhecimento. Alm disso, conta com 381 funcionrios tcnicos, e 11 administrativos que prestam apoio nos diversos rgos e setores da Universidade instalados em uma rea construda de 42.186,00 m2. 9 Informaes disponveis no site www.unic.com.br. Acesso em 17 de junho de 2011. 10 Informaes retiradas do PPP. Projeto Poltico Pedaggico da Escola Djalma Ferreira de Souza - O PPP norteia as prticas escolares e definem a proposta pedaggica das escolas.

14

fundamental), sala dos professores, biblioteca muito bem organizada, laboratrio de informtica, quadra esportiva coberta, cantina para merenda escolar (todos os dias ofereceu merenda diversificada), um amplo espao arejado com rvores e muita sombra que proporcionam algumas aulas de campo e uma curiosa rdio escolar que fica sob a responsabilidade dos alunos para interao e diverso nos intervalos (recreio). Atende alunos em sua maioria de famlias carentes, oferece educao primria e fundamental (at o 9 ano ou 3 fase do 3 ciclo). Tem como filosofia desenvolver o processo de mediao na formao de cidados com capacidade de pensar e agir mediante a elaborao de conhecimento cientfico, erudito e universal11. O perodo do estgio foi uma boa oportunidade para verificar a aplicabilidade dessa filosofia, sabendo que o trabalho de formao do aluno um dos pontos principais que deve ser repensado pelos educadores, como afirma Paulo Freire: formar muito mais do que treinar o educando no desempenho de destrezas12 [...] Saber que ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua prpria produo ou a sua construo13 [...] agir mediante conhecimento cientfico um desafio para os professores, em particular nas escolas pblicas. O meu desafio em particular, iniciou-se no dia 06 de abril de 2011, nas primeiras duas semanas de aula optei por ficar em observao. Durante esse perodo analisei o mtodo de aula utilizado pela Professora Margarete (Histria), sua relao com os alunos e a assimilao do contedo pelas crianas. Conforme j relatado anteriormente, a educadora demonstrou bom domnio da turma com uma relao afetiva e paciente, fazendo sempre oraes antes do incio de cada aula o que de certa forma acalmava a euforia inicial dos alunos. Aps esse breve perodo de anlise, consegui construir um perfil de cada turma, sendo: O 6 ano A a turma mais tranqila, com aproximadamente trinta alunos em sala de aula, na sua maioria dentro da mesma faixa etria, com boa assimilao de contedo, dedicao e concentrao exemplar, proporcionando aulas muito produtivas. O 6 ano B composto por alunos na sua maioria fora da faixa etria, ou seja, j com atraso na educao (repetentes). Nessa turma foram concentrados alguns alunos considerados de difcil relacionamento, na sua maioria com problemas de estrutura familiar,
11

Informaes retiradas do PPP. Projeto Poltico Pedaggico da Escola Djalma Ferreira de Souza - O PPP norteia as prticas escolares e definem a proposta pedaggica das escolas. 12 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia Saberes necessrios a prtica educativa. So Paulo: Paz e terra, 2009, pg. 14 13 Ibidem, p. 47

15

de certa forma a margem da sociedade, o que exige do professor muito mais dedicao e pacincia durante as aulas. As aulas para esses adolescentes tinham que ser muito bem planejadas, com algumas dinmicas para quebrar o gelo e chamar a ateno dos alunos. O contedo didtico muito bem detalhado e com explanaes em linguagem simples para conseguir atingir o maior aproveitamento possvel. A turma do 7 ano A foi o maior desafio, tendo em vista que a sala tem quase 40 alunos e alguns deles extremamente reativos. Para controlar os nimos muitas vezes a professora tinha que fazer uso dos bilhetinhos aos pais, solicitando a presena na escola para conversar acerca do comportamento dos filhos. Pela minha anlise entendi que a causa do mau comportamento de alguns, era a certeza da sua proteo como aluno, assim no respeitava muitas vezes seus colegas de sala de aula perturbando o ambiente, no se importavam com o comando do professor chegando at ao ponto de acionarem a coordenao, sob a direo da Professora Maria, para solucionarem os conflitos. O oitavo ano, composto de adolescentes um pouco mais maduros, no apresentou muitos problemas com relao ao comportamento. Nessa turma a principal estratgia utilizada foi controlar os grupinhos formados, principalmente pela atrao natural entre meninos e meninas que a fase de vida proporciona, ou seja, controlar os hormnios. Ministrei aulas em todas as turmas e o ponto principal de reflexo foi o interesse dos alunos nas aulas de Histria, pois embora a professora titular, na minha concepo tenha um bom desempenho na sala de aula, a concepo do que Histria ainda est distorcida entre professores e alunos da rede pblica. Na minha primeira oportunidade de ministrar aula, dia 13 de abril de 2011, na turma do 6 ano A, fizemos uma reflexo com os alunos sobre a disciplina, perguntei a alguns alunos: Em sua opinio o que Histria? As respostas foram as mais variadas possveis, por exemplo: Histria algo que aconteceu muito distante; Histria o passado; Histria aquilo que ns passamos e lembramos; so os povos antigos, outro tempo. Pode-se perceber pelas respostas que o conceito da disciplina continua distorcido, inclusive uma fala da prpria professora mostrou a sua opinio erronia, pois na tentativa de explicar as dificuldades do interesse dos alunos disse: Crianas vamos nos concentrar no contedo, pois diferente da Geografia, a Histria algo do passado, portanto mais difcil de entender14.

14

Ressalto que a frase da professora foi na inteno de que os alunos se concentrassem no contedo.

16

Na obra Histria na Sala de Aula: conceitos, prticas e propostas (2009), uma coletnea de artigos de escritores apaixonados pelo ofcio de professor, o autor procura trabalhar a quebra desses conceitos e com relao Histria afirma:
Histria no o passado. Porm, quem o recorta, escolhe, dimensiona e narra esse passado um homem do presente. Assim, uma vez produzido, todo texto histrico torna-se ele mesmo objeto de Histria, pois passa a representar uma viso de um indivduo sobre o passado15.

De acordo com Vavy Pacheco Borges:


A Histria procura especificamente ver as transformaes pelas quais passaram as sociedades humanas. A transformao a essncia da Histria; quem olhar para trs, na histria e sua prpria vida, compreender isso facilmente. Ns mudamos constantemente; isso vlido para o indivduo e tambm vlido para a sociedade. Nada permanece igual, e atravs do tempo que se percebem as mudanas16.

A partir dessas reflexes procurei elaborar aulas mais dinmicas no intuito de estimular o aluno a ter interesse na disciplina. Na turma do 6 ano, comecei trabalhando a histria da civilizao Egpcia. O livro didtico utilizado pela escola o Saber e Fazer Histria17 (PNLD 2011, 2012 e 2013), dos autores Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues (Primeiras Sociedades, Antiguidade e Idade Mdia), uma boa produo, tendo em vista que foram utilizados autores atualizados na sua maioria da Histria Nova, que procuraram incluir na obra muitas fontes para anlise, por exemplo: Imagens, Literaturas, Escritos no oficiais como cartas, pergaminhos, a Bblia Sagrada, histria de pessoas comuns como arquitetos e arteses, etc. Iniciamos os estudos da civilizao Egpcia fazendo a leitura silenciosa do contedo, procurei destacar as caractersticas dessa sociedade que ainda esto presentes em nossos dias. A parte mais interessante para abordagem foi com relao religio, cultura e economia, exemplificando o contraste dos povos monotestas e politestas, que em particular nessa sociedade conviveram juntos, sendo os Egpcios politestas e os Hebreus monotestas. A economia, atravs do plantio de lavouras no rio Nilo e o artesanato tambm foram temas que at os nossos dias se fazem presente, juntamente com os aspectos culturais. Para complemento das informaes, assistimos ao filme Os Dez

Mandamentos, uma obra prima de 1956 que mostra ambas as sociedades no perodo estudado. Os alunos se mostraram muito interessados nas questes religiosas e tinham muitas
15

KARNAL, Leandro. Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. So Paulo: Contexto, 2009, pg. 07 16 BORGES, Vavy Pacheco. O que Histria? 2 Ed. So Paulo: Brasiliense, 2007, pg. 50 17 COTRIM, Gilberto. RODRIGES, Jaime. Saber e fazer Histria Primeiras sociedades, Antiguidade e Idade Mdia. 5 Ed. So Paulo: Editora Saraiva, 2009.

17

dvidas com relao s prticas religiosas, foi uma boa oportunidade para refletirmos sobre a origem do Judasmo e Cristianismo, temas interessantes tendo em vista que coincidiu com as comemoraes da Pscoa, que foi celebrada pela primeira vez por Moiss e o povo Hebreu na sua sada do Egito. Foram aulas muito interessantes e produtivas, que proporcionaram a reflexo dos alunos com relao formao das sociedades. No 7 ano (a turma mais agitada), estvamos trabalhando o contedo relativo a reforma religiosa. Um assunto complexo tendo em vista que envolve a igreja Catlica e os seguidores do protestantismo. Utilizamos algumas aulas para leitura do contedo, em particular nessa turma, o mtodo de leitura coletiva teve mais eficincia, pois todos os alunos gostam de sentir-se em evidncia no momento da leitura e apesar das dificuldades de concentrao, foram concludas. Aps algumas aulas de leitura e exerccios de fixao elaborados manualmente, abrimos espao para que os alunos pudessem expor suas idias suas concepes relativas a religio, ao catolicismo e ao protestantismo. O assunto foi uma oportunidade de trabalharmos a questo das origens de muitas denominaes, foi estudado sobre Lutero, Joo Calvino e os principais motivos que os levaram ao rompimento com o catolicismo. Fazendo a relao passado-presente, podemos identificar a influncia da reforma religiosa no Brasil, nao de origem catlica que na atualidade divide espao com vrias denominaes protestantes, como os Batistas, os Presbiterianos e a igreja Assemblia de Deus, todos resultantes da reforma protestante. Apesar da difcil misso de dominar a sala de aula, tendo em vista os problemas de comportamento antes relatados, foi uma experincia animadora e prazerosa, pois esse deve ser o ofcio do professor, no apenas saber trabalhar com alunos obedientes e comportados, mas buscar ferramentas e meios para estimular o interesse daqueles considerados problemticos, como destaca Pinsky:
O quanto ainda no temos como referncia certos padres comuns de desempenho escolar que remontam o passado? O quanto no procuramos, ns tambm, pela nossa prtica, eliminar das nossas salas de aulas os enjeitados, os carentes os mais resistentes nossa influncia, os alunos problemticos, os analfabetos, para depois ento podermos trabalhar bem com aqueles mais dceis?18

Um aluno dessa turma se aproximou e perguntou com certa indignao: Professor, porque temos que estudar religio? No concordo com esses assuntos em sala de aula. Percebe-se notoriamente que ele est incomodado com a discusso e tem na sua concepo a construo de que esse assunto no de importncia para sua vida. Expliquei a
18

PINSKY, Jaime. O Ensino de Histria e a Criao do Fato. So Paulo: Contexto, 1991, pg. 28

18

particularmente a ele que todo assunto na grade curricular da escola tem o seu valor, a diferena ser justamente a forma com que essas informaes sero transmitidas. Posteriormente agendamos duas aulas para assistir o filme Elizabeth A Era de Ouro (2007) e atravs do contexto em que foi feita a produo os alunos puderam entender que a intolerncia religiosa causou muitos conflitos e guerras, principalmente no perodo medieval. Partindo dessa anlise, refletimos sobre os dias atuais, perguntei aos alunos se ainda existem conflitos oriundos de intolerncia religiosa. A resposta foi imediata e animadora, conversamos sobre os confrontos entre Judeus e Palestinos, Cristos e Muulmanos, Estados Unidos e Bin Laden, dessa forma o conhecimento foi estimulado e mesmo sem adeso de todos na sala de aula, conseguimos despertar o interesse de muitos alunos. Mesmo com todas as dificuldades, durante essas discusses calorosas que proporcionamos em sala de aula, entendi o desabafo de Jaime Pinsky referindo-se aos profissionais da educao acomodados em serem meros repetidores de contedo:
necessrio ter coragem de transformar em cinzas ou adubo pilhas e pilhas de livros didticos, lidos e relidos sem teso de qualquer tipo. necessrio ter coragem de superar e ignorar programas oficiais, burlar vigilncias, criar e aceitar novos desafios. necessrio ter coragem de lutar de todas as formas para que, na voz de seus profissionais, a histria ganhe respeito e importncia, mesmo quando isso parea impossvel. necessrio, em suma, ter coragem para aprender que at sobre um chumao de algodo alguma coisa pode ser criada19.

O que faz a diferena na sala de aula ainda o professor, sabemos que os salrios no so os melhores, que as condies de trabalho no so as ideais, que diretrizes para a educao foram aprovadas recentemente na LDB/96, mas que se discuta isso nas esferas competentes, o professor tem que estar totalmente comprometido com os seus alunos, sendo dentro das salas de aula ou analisando seu cotidiano familiar. A favor do conhecimento humanista, um pas cuja populao no gosta de ler, e quando se l, l pouco, e quando finalmente l, pouco entende, no tem muitas chances em mundo competitivo e exigente de qualificao de sua fora de trabalho20. No oitavo ano A, por exemplo, quando trabalhamos o captulo referente a independncia do Brasil, apesar do manual didtico estar bem atualizado, busquei artigos de outros autores para trabalhar mais afundo o cotidiano, o contexto mundial da poca, os interesses polticos por trs do sentimento da nao. O assunto to abrangente que foi uma

19 20

PINSKY, Jaime. O Ensino de Histria e a Criao do Fato. So Paulo: Contexto, 1991, pg. 41 KARNAL, Leandro. Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. So Paulo: Contexto, 2009, pg. 21

19

deixa para refletirmos sobre a formao do cidado brasileiro e todos os processos discriminatrios que foram construdos junto com a nossa sociedade. Realmente foi uma independncia? Qual o papel dos negros e dos ndios nesse contexto? Qual a base tnica de formao da sociedade brasileira? Por que ainda hoje existe tanta diferena de classes sociais? Na ltima questo, fiz uma ponte com a nossa capital. Perguntei aos alunos se aqui em Cuiab existe bairro de pobres e bairro de ricos. Imediatamente os alunos lembraram-se dos bairros: Santa Rosa, Jardim Cuiab, Alphaville entre outros que somente possibilitam residncias de pessoas de classes mdio-altas. J em contrapartida, os bairros considerados marginalizados e pobres foram muitos citados, os quais no convm cit-los, tendo em vista o carter discriminatrio que muitas vezes so construdos. O profissional da educao brasileira tem que se desdobrar em sala de aula para tentar atingir seus objetivos. Temos que nos lembrar que somos os mestres e que os alunos esperam que sejamos um ponto de referncia, no somente do ensino didtico, mas tambm como exemplos de vida. Na Prssia, por exemplo, o professor para ingressar na educao pblica passava por rigorosa avaliao:
[...] Por outro lado, os professores foram especialmente preparados pelo governo prussiano, pois eram eles os responsveis pela formao dos futuros cidados. Seu comportamento e atitude serviam de exemplo para os alunos e como modelo a ser imitado pelos demais membros da sociedade. Assim, esse cdigo educacional prescrevia que, para lecionar, qualquer indivduo deveria obter uma licena do conselho que, aps analisar as qualificaes morais do pretendente, admitia-o ou no21.

Durante o perodo do estgio, a professora titular, sempre que sobrava um tempinho ela se aproximava e me contava o histrico familiar de cada aluno. Os problemas familiares, independentemente da origem, afetam diretamente o rendimento da criana no colgio. Situaes como: Violncia domstica, Violncia ao pudor, Pais Viciados, Famlia envolvida em trfico de drogas, Pais que abandonaram seus filhos e so criados com muita dificuldade somente pela me, etc. Ocorreu na turma do 6 ano, um caso em que o aluno, de aproximadamente 10 anos de idade, tinha que ir estudar levando seu irmozinho de 02 anos de idade junto, porque a me tinha que trabalhar e no havia lugar para deix-lo. Como o aluno poderia se concentrar no estudo, tendo que cuidar do irmo? E a escola, deveria receber os dois? Somente o aluno?

21

SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Luzes e Sombras Modernidade e Educao Pblica em Mato Grosso. Cuiab: Edufmt, 2000, pg. 20

20

Ou deixar ambos para fora? Nesse caso especfico, a coordenadora recebeu ambos, alimentou o mais novo e posteriormente encontrou uma creche para deix-lo. Na turma do 8 ano, uma aluna, ex-usuria de drogas, foi violentada pelo prprio tio (caso narrado pela coordenadora). Alguns meses depois, o pai tentou suicdio, no morreu e ficou internado em estado de coma profundo. Analisando esses casos, podemos questionar: Mas no tem condies de o professor tratar de todos os problemas familiares e sociais dos alunos. Tudo bem verdade. Mas tambm no podemos ser indiferentes a essas situaes, a sensibilidade para identificar onde est a dificuldade e o desinteresse dos alunos faz parte do ofcio do educador. Usar as nossas habilidades humanas ser determinante para o nosso sucesso em sala. Alm do livro didtico, que se usa praticamente em todas as aulas, aproveitamos outros meios para quebrar a rotina, por exemplo: Anlise de fotos e imagens (imprimi fotos da Grcia antiga da internet), datas comemorativas (no aniversrio de Cuiab, fizemos redao e desenho), anlise de panfletos (no dia do trabalhador analisamos um panfleto do TRT), filmes (assistimos dois, conforme narrado anteriormente), dentre outras possibilidades, sua imaginao o limite, como defende Pinsky:
Por uma Histria prazerosa e conseqente. Que seja dito e repetido exausto: uma aula pode ser extremamente conservadora e ultrapassada contando com todos os mais modernos meios audiovisuais. Uma aula pode ser muito dinmica e inovadora utilizando giz, professor e aluno22.

Tambm acerca do livro didtico, muito questionado e criticado por muitos autores devido as ideologias, esteretipos e defasagens de contedo que muito prejudicou a educao brasileira, mas tambm com ele possvel produzir conhecimento, tendo em vista que as produes cientficas so em sua maioria de linguagem complexa, erudita, e os alunos teriam muita dificuldade para analisar, assim prope Bittencourt:
Ele portador de textos que auxiliam, ou podem auxiliar, o domnio da leitura escrita em todos os nveis de escolarizao, serve para ampliar informaes, veiculando e divulgando, com uma linguagem mais acessvel, o saber cientfico. Possibilita, igualmente, a articulao em suas pginas de outras linguagens alm da escrita, que podem fornecer ao estudante maior autonomia frente ao conhecimento23.

Dessa forma, juntamente com a professora titular, elaboramos uma ficha tcnica (anexa) para aproveitar melhor a anlise das civilizaes. Colocamos informaes a serem pesquisadas no livro didtico e preenchida na ficha, por exemplo: Antiga localizao,

22

KARNAL, Leandro. Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. So Paulo: Contexto, 2009, pg. 09 23 BITTENCOURT, Circe. O saber histrico na sala de aula. 11 Ed. So Paulo: Contexto, 2009, pg. 73

21

territrio atual, habitantes, principais comrcios, religio, curiosidades, invenes importantes que colaboraram com nossa sociedade, etc. O preenchimento da ficha foi bem aceito entre os alunos e tambm nos serviu como critrio de avaliao, o que os incentivou ainda mais. Sabemos que o livro didtico faz parte de um processo que envolve muitas esferas de poder, como destaca Selva Guimares Fonseca:
O livro didtico torna-se uma das mercadorias mais vendidas no campo da indstria editorial. Da a preocupao do Estado e das editoras em publicar os livros que estivessem em perfeita sintonia com os programas curriculares de Histria, Geografia e demais disciplinas. Uma outra novidade, visando aceitao maior do livro didtico, foi o lanamento dos manuais dos professores, pela Editora tica, em meados dos anos 60. Estes manuais alm de trazerem a resoluo de todos os exerccios propostos, forneciam (e alguns ainda o fazem) os planejamentos anuais e bimestres prontos para o professor. A Editora tica tornou-se, em vinte e poucos anos de existncia, a maior editora do pas24.

No entanto, hoje nas salas de aula, so as principais ferramentas que os alunos possuem. Para eles, no livro didtico contm todas as supostas verdades, portanto preciso que o professor saiba trabalhar o contedo, ensinando os alunos a irem alm do que est impresso, ou seja, estimular o pensamento crtico, a reflexo. O historiador, no pode se deixar acomodar pelas histrias prontas e acabadas. Jacques Le Goff, considerado pai da Histria Nova, questionava os detalhes e defendia um estudo mais totalizante:
Histria econmica, demogrfica, histria das tcnicas e dos costumes, no apenas histria poltica, militar diplomtica. Histria dos homens, de todos os homens, no unicamente dos reis e dos grandes. Histria das estruturas (grifo do autor), no apenas dos acontecimentos, Histria em movimento, histria das revolues e das transformaes, no histria esttica, histria quadro. Histria explicativa, no histria puramente narrativa, descritiva ou dogmtica. Histria Total, enfim25 [...]

Em sala, durante as aulas, a minha principal preocupao foi de atingir os alunos com uma explicao mais prtica e coerente, aproximar os alunos da histria, faz-los sentir-se parte do processo como sujeitos da histria. Apesar da notvel falta de interesse nas aulas de histria, quando a informao parece til, mais real, de maneira que possa fazer a diferena na vida dos alunos, mesmo que gradativamente podemos comear a construo de novos conceitos que possibilitaram aos nossos alunos almejar um novo tempo. A aplicao da teoria que aprendemos hoje no curso de Histria (sem hipocrisia) pode iniciar o renovo nas aulas de histria das escolas pblicas e privadas, alcanando inclusive outras disciplinas.

24

FONSECA, Selva Guimares. Caminhos da Histria Ensinada. 11 Ed. Campinas, SP: Papirus, 1993, pg. 139 25 LE GOFF, Jacques. A Histria Nova. 4 Ed. So Paulo: Martins Fontes, 1988, pg. 38

22

5. CONSIDERAES FINAIS

Quando iniciei o curso de Histria (2009) tinha uma idia a cerca do que eu iria estudar. Durante os dois anos e meio que estive envolvido nas aulas, no convvio e no estudo de toda teoria, percebi que a disciplina diferenciada, muito abrangente (tendo em vista que envolve muitas reas de cincia) e com uma particularidade determinante, nos ensina a pensar. No que outros cursos no produzam conhecimento, mas a funo principal do historiador promover a reflexo. No estgio foi possvel constatar o quanto ainda existe de dificuldade e atraso na educao brasileira, no entanto tambm no podemos deixar de ressaltar que houve progresso. Comparando a estrutura escolar, a qualidade dos professores, o material didtico e as condies gerais dos anos oitenta (quando estudei o nvel fundamental) com os dias atuais, poderemos notar significativa mudana. Na Estadual Djalma Ferreira de Souza, encontrei boa estrutura fsica, merenda escolar diversificada, excelente biblioteca, sala de informtica com computadores atuais, amplo espao arejado com sombra, alm de um quadro de profissionais dedicados (com algumas excees) e o me deixou mais animado: bons livros didticos. Os livros com os quais trabalhei, esto com obras de autores renomados, inclusive da corrente considerada Escola Nova. Possuem estrutura investigativa, anlise de imagens, pergaminhos, cartas e algumas histrias do cotidiano, por exemplo: trabalhando o Egito antigo, livro didtico trouxe informaes das brincadeiras que as crianas egpcias mais praticavam, descrevendo passo a passo todas elas. Foi uma boa experincia, aprendi muito com meus alunos. Aprendi a ter mais pacincia, a procurar conhecer a vida social de cada um, a busca pela compreenso de alguns comportamentos complicados, rebeldes. Entendi que o professor tem que manter a temperana, aplicar os contedos com dedicao e planejamento, mas tambm saber o momento de dialogar, escutar as reclamaes e as crticas. At mesmo com aqueles alunos mais calados ns aprendemos, mesmo que seja a observ-los somente. Algumas aulas que no estavam fluindo, principalmente naqueles dias em que a escola tem a 5 aula, onde os alunos j esto cansados, sem nimo ou interesse no contedo, a professora nos autorizava a levar a turma para quadra de esporte, dessa forma com uns trinta minutos de brincadeiras diversas, a turma aliviava o stress evitando muitos confrontos desnecessrios que somente desgastam tanto o professor quanto os alunos.

23

O estgio supervisionado uma excelente oportunidade para todos que almejam exercer com compromisso o ofcio de professor e historiador. Sabemos que como todas em todas as profisses existem os maus profissionais, no entanto entendi o quanto pesa a responsabilidade do educador, em nossa rea errar significa comprometer de forma considervel a vida de algum ou at de uma sociedade. Grandes cones da histria tambm foram alunos e com toda certeza foram impactados por idias e ideologias de seus professores, ou seja, o professor formador de opinio. A educao ainda o caminho para o despertar da sociedade, para a diminuio das injustias, para formao do cidado crtico que se preocupa com sua realidade e a realidade de seu pas, enfim, com a sua histria. Dessa forma devemos chamar a responsabilidade para si, sendo durante o estgio ou posteriormente do desempenho de nossas funes, o desafio est lanado a espera de profissionais competentes para venc-lo.

24

6. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. LEI No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O.U. de 23 de dezembro de 1996.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929 1989) A revoluo Francesa da Historiografia. 2 Ed. So Paulo: UNESP, 1992.

PCN Parmetros Curriculares Nacionais: Historia e geografia. 3 Edio, Braslia. 2001

PINSKY, Jaime. O Ensino de Histria e a Criao do Fato. So Paulo: Contexto, 1991.

ASSIS, Lus Andr Oliveira. Rupturas e permanncias na histria da educao brasileira: do regime militar LDB/96. www.fja.edu.br/praxis/documentos/ensaio_02.pdf. Acessado em 14 de Outubro de 2010

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia Saberes necessrios a prtica educativa. So Paulo: Paz e terra, 2009.

KARNAL, Leandro. Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. So Paulo: Contexto, 2009.

BORGES, Vavy Pacheco. O que Histria? 2 Ed. So Paulo: Brasiliense, 2007.

COTRIM, Gilberto. RODRIGES, Jaime. Saber e fazer Histria Primeiras sociedades, Antiguidade e Idade Mdia. 5 Ed. So Paulo: Editora Saraiva, 2009. SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Luzes e Sombras Modernidade e Educao Pblica em Mato Grosso. Cuiab: Edufmt, 2000. BITTENCOURT, Circe. O saber histrico na sala de aula. 11 Ed. So Paulo: Contexto, 2009. FONSECA, Selva Guimares. Caminhos da Histria Ensinada. 11 Ed. Campinas, SP: Papirus, 1993.

LE GOFF, Jacques. A Histria Nova. 4 Ed. So Paulo: Martins Fontes, 1988.

25

ANEXOS PLANO DE AULA TRABALHADO NA TURMA DO 3 FASE/2 CICLO 6 ANO A e B

TEMA: Egito Antigo

OBJETIVOS: Conhecer a sociedade Egpcia Conhecer o cotidiano da civilizao do Egito antigo Destacar as caractersticas que essa sociedade tinha e que herdamos atualmente. Compreender a diversidade religiosa, os conceitos politestas e as construes dessa realidade, no passado e no presente.

CONTEDOS: Egito Antigo Civilizaes as margens do rio Nilo Baixo e Alto Egito Sociedade e diviso de classe Trabalhos, jogos e brincadeiras Religio, arte e cultura

METODOLOGIA: Aula expositiva, estudos de textos, atividades individuais, imagens e filme.

RECURSOS UTILIZADOS: Livro didtico, quadro negro, giz, sala de udio e vdeo.

AVALIAO: Ser continua, onde sero observados a participao e o desempenho do educando.

26

PLANO DE AULA TRABALHADO NA TURMA DO 1 FASE/3 CICLO 6 ANO A e B

TEMA: Hebreus

OBJETIVOS: Analisar a civilizao Hebria Identificar as caractersticas dessa sociedade e seu territrio atual Comparar com outras sociedades a questo da cultura religiosa Analisar o que herdamos dessa sociedade

CONTEDOS: Hebreus, a herana cultural Perodos da histria hebria Governos dos Patriarcas, reis e juzes Vida religiosa Muro das lamentaes

METODOLOGIA: Aula expositiva, estudos de textos, atividades em grupos e individuais, filme e fotos.

RECURSOS UTILIZADOS: Livro didtico, quadro nego, giz, sala de udio e vdeo.

AVALIAO: Ser continua, onde sero observados a participao e o desempenho do educando

27

PLANO DE AULA TRABALHADO NA TURMA DO 3 FASE/3 CICLO 7 ANO A

TEMA: Renascimento Cultural

OBJETIVOS: Analisar o que significa renascimento cultural Quais as principais caractersticas Quais foram seus idealizadores, ou principais personagens Qual o impacto na vida, cultura e arte mundial

CONTEDOS: Renascimento, um modo de vida As novas telas e pinturas inspiradas pela poca Os artistas italianos A riqueza e expanso da Europa A Cincia e os novos valores

METODOLOGIA: Alua expositiva, estudos de textos, atividades individuais, trabalho com imagens.

RECURSOS UTILIZADOS: Livro didtico, quadro nego, giz, textos extras, imagens

AVALIAO: Ser continua, onde sero observados a participao e o desempenho do educando

28

PLANO DE AULA TRABALHADO NA TURMA DO 1 FASE/3 CICLO 7 ANO A

TEMA: Reformas religiosas

OBJETIVOS: Analisar o que foi a reforma religiosa Qual foi seu impacto nos pases catlicos Quem foram seus precursores Quais os motivos que levaram a ruptura religiosa

CONTEDOS: Reformas religiosas Reforma Luterana Joo Calvino e a predestinao

METODOLOGIA: Alua expositiva, estudos de textos, atividade individual e filme

RECURSOS UTILIZADOS: Livros, quadro nego, giz, sala de udio e vdeo

AVALIAO: Ser continua, onde sero observados a participao e o desempenho do educando

29

PLANO DE AULA TRABALHADO NA TURMA DO 3 FASE/3 CICLO 8 ANO A TEMA: A Independncia do Brasil

OBJETIVOS: Conhecer o contexto da independncia Entender os principais motivos que culminaram no rompimento com Portugal. Analisar a sociedade brasileira colonial, antes do desligamento. Refletir sobre todo o processo econmico social do Brasil.

CONTEDO: Independncia do Brasil. Populao e sociedade colonial Crise colonial e separao de poltica Famlia real na colnia brasileira Principais idealizadores da separao

METODOLOGIA: Aula expositiva, estudos de textos, atividades individuais, exerccios.

RECURSOS UTILIZADOS: Livro didtico, quadro negro, giz, textos extras.

AVALIAO: Ser continua, onde sero observados a participao e o desempenho do educando.

30

FICHA TCNICA

Escola: __________________________________________________________________________ Aluno: ________________________________________________________________ N: _______ Srie: __________________________ Turno: ___________________ Data: ____/ ____/ _______ Prof: ______________________________________ Bimestre: ____________________________

Tema em estudo: _____________________________________________________________________________ Localizao: ___________________________________________________ rea: ________________________ Territrio Atual: _____________________________________________________________________________ Formas de Governo: __________________________________________________________________________

Atividades Econmicas: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ Cidades Importantes: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ Inveno Espetacular: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ Meios de Transporte Comercial: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ Populao (Formao e diviso de Classes): ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

Curiosidades: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

Anda mungkin juga menyukai