Anda di halaman 1dari 4

03. SAUDAO E ACOLHIDA 04.

ATO PENITENCIAL
05. CANTO PENITENCIAL 1. Senhor, que viestes salvar os coraes arrependidos. Ref.: Piedade, piedade, piedade de ns. (bis) 2. Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados. 3. Senhor, que intercedeis por ns, junto a Deus Pai que nos perdoa.

Celebrao Dominical - Ano XXXIX - N 2225


SOLENIDADE DA SANTA ME DE DEUS MARIA 01 de janeiro de 2012 Ano B - Branco Dia Mundial da Paz Quanto Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu corao.

RITO INICIAL

01. AMBIENTAO Coment.: O ano civil terminou, um novo comea. E como desejamos que ele seja de paz e de fraternidade!!! Por isso abrimos o ano com a celebrao do Dia Mundial da Paz em companhia de Maria, a Me do Filho de Deus, ele que o Prncipe da paz. Ela o carregou em seu ventre com amor nico; acompanhou-o sempre, meditando os fatos relacionados a ele em seu corao, como nos diz o Evangelho de hoje. Ela o modelo dos construtores da paz. Ela recebeu, de modo particular, a bno contida na primeira leitura, com a qual Deus mandou que fossem abenoados os filhos de Israel. Por graa do Filho que dela nasceu, pelo Esprito Santo, ns tambm nos tornamos filhos de Deus, com direito herana eterna, podendo cham-lo de Abb-pai!

06. GLRIA Ref.: Glria! Glria! Anjos no cu! Cantam todos seu amor! E na terra, homens de paz: Deus merece o louvor! 1. Deus e Pai, ns vos louvamos, adoramos, bendizemos, damos glria ao vosso nome, vossos dons agradecemos! 2. Senhor nosso, Jesus Cristo, Unignito do Pai; vs, de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai! 3. Vs que estais junto do Pai, como nosso intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor! 4. Vs somente sois o Santo, o Altssimo, o Senhor, com o Esprito Divino, de Deus Pai no esplendor!
07. ORAO DO DIA

Presid.: Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes humanidade a salvao eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercesso, pois ela nos trouxe o autor da vida. Por N.S.J.C... LITURGIA DA PALAVRA
08. PRIMEIRA LEITURA (Nm 6,22-27) Coment.: Nada melhor que comear o ano novo com a bno toda especial com a qual Deus ordenou que fossem abenoados os filhos de Israel.

02. CANTO INICIAL 1. Companheira Maria, perfeita harmonia, entre ns e o Pai; modelo dos consagrados, nosso sim ao chamado do Senhor confirmai. Ref.: Ave Maria, cheia de graa, plena de raa e beleza, queres com certeza que a vida renasa. Santa Maria, me do Senhor, que se fez po para todos, criou mundo novo s por amor. 2. Intercessora Maria, perfeita harmonia entre ns e o Pai; justia dos explorados, combate o pecado, torna os homens iguais. 3. Transformadora Maria, perfeita harmonia entre ns e o Pai; espelho de competncia, afasta a violncia, enche o mundo de paz.

09. LEITURA DO LIVRO DOS NMEROS O Senhor falou a Moiss, dizendo: Fala a Aaro e a seus filhos: ao abenoar os filhos de Israel, dizei-lhes: O Senhor te abenoe e te guarde! O Senhor faa brilhar sobre ti a sua face, e se compadea de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te d a paz! Assim invocaro o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abenoarei. Palavra do Senhor.

10. SALMO RESPONSORIAL Sl 67(66) (Melodia: Quem semeia entre lgrimas) Ref.: Que Deus nos d a sua graa e sua bno. 1. Que Deus nos d a sua graa e sua bno, e sua face resplandea sobre ns! Que na terra se conhea o seu caminho e a sua salvao por entre os povos. 2. Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justia; os povos governais com retido, e guiais, em toda a terra, as naes. 3. Que as naes vos glorifiquem, Senhor, que todas as naes vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abenoe, e o respeitem os confins de toda a terra! 11. SEGUNDA LEITURA (Gl 4,4-7) Coment.: Quando tudo estava preparado, Deus enviou seu Filho, nascido de Maria, para nos tornar tambm seus filhos, cheios do Esprito Santo. 12. LEITURA DA CARTA DE SO PAULO AOS GLATAS Irmos: Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos Lei e para que todos recebssemos a filiao adotiva. E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos coraes o Esprito do seu Filho, que clama: Ab - Pai! Assim, j no s escravo, mas filho; e se s filho, s tambm herdeiro: tudo isso por graa de Deus. Palavra do Senhor.

E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu corao. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. Quando se completaram os oito dias para circunciso do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido. Palavra da Salvao. 16. HOMILIA - PROFISSO DE F (Creio) 17. ORAO DOS FIIS LITURGIA EUCARSTICA 18. CANTO DAS OFERENDAS 1. Cristos, vinde todos, com alegres cantos, oh, vinde, oh, vinde at Belm. Vede nascido vosso rei eterno. Ref.: Oh! Vinde, adoremos! Oh! Vinde, adoremos! Oh! Vinde, adoremos o Salvador! 2. Humildes pastores deixam seu rebanho e, alegres, acorrem ao rei do cu. Ns, igualmente, cheios de alegria. 3. O Deus invisvel, de eternal grandeza, sob vus de humildade podemos ver. Deus pequenino, Deus envolto em faixas. 4. Nasceu em pobreza, repousando em palhas, o nosso afeto lhe vamos dar. Tanto amou-nos! Quem no h de am-lo? 19. ORAO SOBRE AS OFERENDAS
(Apostila 87 Encontro)

13. EVANGELHO (Lc 2,16-21) Coment.: Os pastores avisados pelos anjos so os primeiros a conhecer o Filho de Deus encarnado. E Maria meditava em seu corao todos os fatos para melhor conhecer as maravilhas operadas por Deus.
14. ACLAMAO AO EVANGELHO Ref.: Aleluia! Ao Deus Santo, aleluia, aleluia! Aleluia! Mil hosanas, aleluia! 1. No ardor divino o Deus menino, to pequenino, vinde aclamar. E o nosso canto, de puro encanto, ao Deus to santo, vem exaltar. 2. A Deus to terno, o Deus menino, louvor eterno cantai, cus. E o mundo alcana toda esperana no Deus criana, Emanuel. 15. PROCLAMAO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO LUCAS Naquele tempo, os pastores foram s pressas a Belm e encontraram Maria e Jos, e o recmnascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino.

Presid.: Deus, que levais perfeio os vossos dons, concedei aos vossos filhos, na festa da Me de Deus, que, alegrando-se com as primcias da vossa graa, possam alcanar a sua plenitude. Por Cristo, nosso Senhor.
ATENO, DICONOS E MINISTROS: A partir daqui, seguir livreto parte. 20. PREFCIO DA VIRGEM MARIA (MR p. 445) Presid.: Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, e, na solenidade da Santa Me de Deus, Maria, sempre Virgem, celebrar os vossos louvores. sombra do Esprito Santo, ela concebeu o vosso Filho nico e, permanecendo virgem, deu ao mundo a luz eterna, Jesus Cristo, Senhor nosso. Por ele, os anjos cantam vossa grandeza, os santos proclamam vossa glria. Concedei-nos

tambm a ns associar-nos a seus louvores, cantando (dizendo) a uma s voz: Santo, Santo, Santo...

Apstolos e todos os santos, que no cessam de interceder por ns na vossa presena. Todos: Fazei de ns uma perfeita oferenda! Presid.: E agora, ns vos suplicamos, Pai, que este sacrifcio da nossa reconciliao estenda a paz e a salvao ao mundo inteiro. Confirmai na f e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o papa Bento, e nosso bispo Celso Antnio, com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes. Todos: Lembrai-vos, Pai, da vossa Igreja! Presid.: Atendei as preces da vossa famlia, que est aqui, na vossa presena. Reuni em vs, Pai de misericrdia, todos os vossos Filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro. Todos: Lembrai-vos Pai dos vossos filhos! Presid.: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmos e irms que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos tambm ns saciar-nos eternamente da vossa glria, por Cristo, Senhor nosso. Todos: A todos saciai com vossa glria! Presid.: Por ele dais ao mundo todo bem e toda graa. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. Todos: Amm!
RITO DA COMUNHO

21. ORAO EUCARSTICA III (MR p. 482) Presid.: Na verdade, vs sois santo, Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela fora do Esprito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e no cessais de reunir o vosso povo, para que vos oferea em toda parte, do nascer ao pr-do-sol, um sacrifcio perfeito. Todos: Santificai e reuni o vosso povo! Presid.: Por isso, ns vos suplicamos: santificai pelo Esprito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistrio. Todos: Santificai nossa oferenda, Senhor! Presid.: Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o po, deu graas, e o partiu e deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o clice em suas mos, deu graas novamente, e o deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS PARA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Eis o mistrio da f! Todos: Salvador do mundo, salvai-nos, vs que nos libertastes pela cruz e ressurreio. Presid.: Celebrando agora, Pai, a memria do vosso Filho, da sua paixo que nos salva, da sua gloriosa ressurreio e da sua ascenso ao cu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, ns vos oferecemos em ao de graas este sacrifcio de vida e santidade. Todos: Recebei, Senhor, a nossa oferta! Presid.: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifcio que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Esprito Santo e nos tornemos em Cristo um s corpo e um s esprito. Todos: Fazei de ns um s corpo e um s esprito! Presid.: Que ele faa de ns uma oferenda perfeita para alcanarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, me de Deus, os vossos

Celebrao dominical 01 de janeiro de 2012

22. Todos: Pai Nosso... Presid.: Livrai-nos de todos os males, Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericrdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperana, aguardamos a vinda do Cristo Salvador. Todos: Vosso o reino, o poder e a glria para sempre. Presid.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. No olheis os nossos pecados, mas a f que anima vossa Igreja, dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vs, que sois Deus, com o Pai e o Esprito Santo. Todos: Amm. Presid.: A paz do Senhor esteja sempre convosco. Todos: O amor de Cristo nos uniu. (Abrao da paz)

23. CANTO DE COMUNHO 1. Cristo, quero ser instrumento de tua paz e do teu infinito amor. Onde houver dio e rancor, que eu leve a concrdia, que eu leve o amor. Ref.: Onde h ofensa que di, que eu leve o perdo; onde houver a discrdia, que eu leve a unio e tua paz. 2. Mesmo que haja um s corao que duvida do bem, do amor e do cu, quero com firmeza anunciar a palavra que traz a clareza da f. 3. Onde houver erro, Senhor, que eu leve a verdade, fruto da tua luz. Onde encontrar desespero, que eu leve a esperana do teu nome, Jesus. 4. Onde encontrar um irmo a chorar de tristeza, sem ter voz e nem vez, quero bem no seu corao semear alegria pra florir gratido. 5. Mestre, que eu saiba amar, compreender, consolar e dar sem receber. Quero sempre mais perdoar, trabalhar na conquista e vitria da paz. 24. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Presid.: Deus de bondade, cheios de jbilo, recebemos os sacramentos celestes; concedei que eles nos conduzam vida eterna, a ns que proclamamos a Virgem Maria, Me de Deus e Me da Igreja. Por Cristo, nosso Senhor. RITO FINAL Exortaes Finais e Bno BNO DO INCIO DO ANO Presid.: O Senhor esteja convosco. Todos: Ele est no meio de ns. Presid.: Que o Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda a bno, vos conceda a sua graa, derrame sobre vs as suas bnos e vos guarde sos e salvos todos os dias deste ano. Todos: Amm. Presid.: Que ele vos conserve ntegros na f, pacientes na esperana e perseverantes at o fim na caridade. Todos: Amm.

Presid.: Que ele disponha em sua paz vossos atos e vossos dias, atenda sempre as vossas preces e vos conduza vida eterna. Todos: Amm. Presid.: Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Esprito Santo. Todos: Amm. 25. CANTO FINAL 1. Obrigado pelo ano que passou, obrigado pela luz que nos iluminou; obrigado pela vida e pela graa de viver, Deus de todos, Pai amigo, ns queremos merecer. Feliz ano novo ao planeta, que brilhem as luzes de alegria, trazendo sade e poesia aos coraes! Feliz ano novo a toda a terra, que toda pureza cale a guerra, que toda criana seja livre pra sonhar. Ref.: Deus de todos, Pai maior, nos abenoa pra um ano bem melhor! Deus de todos, Pai maior, nos abenoa pra um ano bem melhor! Amm! 2. Obrigado pelo ano que passou, obrigado pela luz que nos iluminou; obrigado pela vida e pela graa de viver, Deus de todos, Pai amigo, ns queremos merecer. Feliz ano novo ao planeta, que soem os cantos de esperana, trazendo fartura, o sal, o trigo, a gua, o po. Feliz ano novo a toda terra; que em todos os mares, matas, terras, renove-se a vida, e a vida seja esta orao. TEXTOS BBLICOS PARA A SEMANA:
2 Br - 1 Jo 2,22-28; Sl 97(98); Jo 1,19-28 3 Br - 1Jo 2,29-3,6; Sl 97(98); Jo 1,29-34 4 Br - 1Jo 3,7-10; Sl 97(98); Jo 1,35-42 5 Br - 1Jo 3,11-21; Sl 99(100); Jo 1,43-51 6 Br - 1Jo 5,5-13; Sl 147(148); Mc 1,7-11 ou Lc 3,23 Sb Br - 1 Jo 5,14-21; Sl 149(150); Jo 2,1-11

Responsvel: Grfica Diocesana Comentrios e oraes: Mons. Roberto Carrara Cantos: Maestro Adenor Leonardo Terra Diaconais: Dicono Durvalino Bertasso Diagramao: Jos Luiz Mendes Impresso: Grfica Diocesana SUGESTES E INFORMAES: (43) 3424-5251 mons.carrara@gmail.com

PULSANDO LITRGICO - Diocese de Apucarana

Fone/fax: (43)

Materiais de Construo
Fone:(43) 3422-3874

3423-7080

Av. Minas Gerais, 2520 - Vila Nova Apucarana-PR - E-mail: maltamc@hotmail.com

Anda mungkin juga menyukai