Anda di halaman 1dari 2

Impacto do Behaviorismo na Educao

Cada professor tem alguma crena ou teoria sobre aprendizagem, que o elemento motor de sua estratgia de ensino. Professores que concordam com as afirmativas abaixo, so coerentes com os psiclogos que seguem a teoria comportamentalista:

Estudantes necessitam de notas, estrelas douradas e outros incentivos para aprender e cumprir as tarefas escolares Estudantes deveriam receber notas de acordo com padres uniformes de resultados alcanados que o professor estabeleceu para a classe Curriculum deve ser organizado por temas que so cuidadosamente organizado em seqncias

Professores que aceitam a perspectiva comportamentalista assumem que o comportamento dos estudantes uma resposta a seu ambiente passado e presente e que todo o comportamento aprendido. Como decorrncia, qualquer comportamento pode ser analisado em termos de seu histrico de reforos. Uma vez que a aprendizagem uma forma de modificao de comportamento, a responsabilidade do professor construir um ambiente em que o comportamento correto do estudante seja reforado.

Impacto do Behaviorismo na Educao - modificando comportamento no desejado


Os comportamentos no desejados do estudante na aula podem ser modificados usandose princpios de modificao de comportamento. Algumas recomendaes para eliminar comportamentos no desejados na aula so:

Reforar o comportamento desejado que seja oposto e que eventualmente substitua os padres do comportamento indesejado Enfraquecer o comportamento indesejado removendo os eventos de reforo que mantm aquele comportamento Usando a tcnica da saciao que o procedimento que encoraja uma pessoa a engajar-se num comportamento problema repetidamente at que se canse dele Mudando as condies de estmulo que influenciam aquele comportamento Usando punio para enfraquecer aquele comportamento

Impacto do Behaviorismo na Tecnologia Educacional


Os princpios do behaviorismo influenciaram o desenvolvimento de vrias estratgias de utilizao do computador da educao. Uma importante aplicao do condicionamento operante introduzido por Skinner no campo da instruo, a instruo programada. Nesta tcnica, o assunto subdividido em pequenas etapas, compreensveis, cada uma seguida por uma questo que o estudante pode quase sempre responder facilmente. O objetivo reforar o processo de aprendizagem atravs de uma resposta imediata e a recompensa de que est fazendo certo o trabalho. Existem duas estratgias de projeto para esta abordagem:

instruo programada linear - todos os estudantes seguem a mesma sequncia de etapas instruo programada ramificada - as respostas dos estudantes definem o apresentado a seguir.

A rpida proliferao dos microcomputadores criou condies para seu uso como mquina de ensinar e muitas linguagens e autorao de sistemas de CAI (Computer Aided Instruction) foram desenvolvidas. Tambm foram desenvolvidos sistemas integrados que apoiam e facilitam a construo de CBT-Computer Based Trainning. Tais sistemas costumam ser denominados courseware e via de regra tem um mdulo para editorao do material instrucional e outro mdulo para exibio do material instrucional. Alguns tem possibilidadede converso do material instrucional para exibio via navegador Internet. Exemplo de instruo programada linear criada com etapas curtas e questes com resposta objetiva. A correo das respostas feita atravs de Javascript .

Crtica e defesa do Behaviorismo


Os crticos dizem que o behaviorismo simplifica demasiado o comportamento humano e que v o ser humano como um autmata ao invs de uma criatura com vontade e metas. Independente do que os crticos dizem, a abordagem comportamentalista exerceu uma forte influncia na Psicologia aplicada, principalmente nos Estados Unidos levando ao estudo de problemas reais relativos a comportamento. E uma vez que aprendizagem uma forma de mudana de comportamento, o procedimento de modificao de comportamento desenvolvido pelos comportamentalistas foi til a muitos professores.

Anda mungkin juga menyukai