Anda di halaman 1dari 44

Dezembro 2010 ano 12 N 48

Delcias doces e salgadas para fazer festas inesquecveis

Especial Natal e Rveillon

conhea os cdigos e regras de etiqueta que nunca saem de moda

Boas maneiras

Hoje dia de piquenique!

Dicas e receitas para curtir um passeio ao ar livre

Anncio

ndice Dezembro 2010


Celebrao Deliciosas e prticas receitas para
a ceia de Natal e o jantar de Ano-novo 05

08

23

Em famlia Sugestes

de lanches e tortas para um piquenique saudvel

20

30

32

04 Nossa palavra 05 Especial festas Receitas que


vo tornar seu fim de ano ainda mais saboroso e dicas para fazer deliciosas lembrancinhas de Natal

dedicado ao bem-estar e qualidade de vida das pessoas

32 Passear Explore a p as belezas


naturais e riquezas culturais de Belm do Par

23 Maggi com voc Receitas


fceis e prticas para um piquenique em famlia

34 Bem-estar Caminhar 30 minutos


por dia faz bem ao corpo e mente

16 Voc, leitor Cartas, e-mails e SMS 17 Nestl responde A empresa


esclarece suas dvidas

26 + Divertido Monte sua

36 Compartilhar Saiba como

18 Vida saudvel

Dicas sobre Nutrio, Sade e Bem-Estar o cardpio do dia a dia com o figo e o pepino

cesta de piquenique e veja algumas brincadeiras para divertir os pequenos ingredientes e prepare saladas com deliciosos molhos

tornar os quartos e salas de sua casa espaos sustentveis, e conhea o projeto TerraCycle servios da Nestl disponveis na internet e outros meios digitais produtos Nestl

19 Da estao Incremente

28 Harmonia mesa Combine 30 Comportamento Descubra


alguns truques para evitar gafes em ocasies especiais

39 Nestl on-line Contedos e 40 Novidades Lanamentos de

20 Raio X Parque das guas

de So Loureno: um patrimnio

42 Acontece Eventos e promoes


para o consumidor

nossa palavra

conselho editorial Ivan Zurita, Izael Sinem Jr., Daniela Lins, Mrcia Abreu, Alice Hirose colaboradores Clia Suzuki, Fernanda Fogaa, Fernanda Lopes, Miriam Chagas, Natlia Misumi, Renata Vallado, Thais Manzione, Yona Fonseca produo editorial Trade Comunicao Coordenador Pedro Frazo Editora Flvia Benvenga Projeto Grfico/Direo de arte Camila Sipahi Pires Atendimento Saulo Ribeiro de Mendona Equipe Thas Cechini (arte-finalista), Carol Ribeiro e Thas Ferreira (assistentes de arte), Ana Claudia Marigliani (reprter), Giuliano Agmont (texto), Kim Paiva (assistente de redao) colaboradores Claudia Yoshida (culinarista), Mrcia Asnis (produtora de objetos), Silas de Oliveira Silva (ilustrao), Mait Casacchi e Valria Thom (revisoras), Pipo Gialluisi (fotos externas), Trade Prepress (tratamento de imagens), Emprio Fotogrfico Sheila Oliveira e Bruno Carvalho (fotos), Clara Oh (assistente de fotografia) jornalista responsvel Flvia Benvenga (MTb 17.339) Lojas de So Paulo que gentilmente cederam material para a produo de fotos desta edio: Art Mix (11 3064-8991), Donatelli (11 3814-9958), M. Dragonetti (11 3846-8782), Nelise Ometto (11 3813-2395), Oren (11 3062-8669), Pepper (11 3073-0333), Projeto Terra (11 3034-3550), Roupa de Mesa (11 3814-1838), Spicy (11 30817544), Stella Ferraz (11 3845-2411), Tok&Stok (0800-7010161), Utilplast (11 3081-1014) capa Thinkstock impresso Oceano tiragem 300.000 exemplares Nestl com Voc uma publicao trimestral da Nestl, coordenada pela rea de Servio ao Consumidor, de distribuio gratuita, dirigida aos participantes do Programa de Relacionamento Nestl com Voc Todo Dia. Servio Nestl ao Consumidor Telefone: 0800-770-2411 Cartas: Caixa Postal 21.144, CEP 04602-970, So Paulo SP E-mail: falecom@nestle.com.br SMS: 25770 Site: www.nestle-comvocetododia.com.br

Caro Amigo,
Fim de ano poca de confraternizao. Tempo de Natal e Rveillon... Oportunidades mais que apropriadas para reunir quem se ama para celebrar a vida. Pensando nisso, preparamos uma saborosa novidade para esta ltima edio de 2010. Na seo Especial festas, inovamos as receitas mais pedidas por voc, leitor. Criamos pratos para a ceia ou o almoo de Natal que tm tudo para ficar na memria e no paladar dos grandes e dos pequenos. E tambm receitas para o jantar de Ano-novo, todas leves e rpidas, de acordo com a ocasio. Sucesso garantido!

Fim de ano poca tambm de agitao. Tempo de vero e frias! Aquele calor gostoso que nos d mais disposio para viver a vida. Os dias quentes e ensolarados da estao so um convite aos passeios ao ar livre. Ideais para piqueniques em famlia. Esse, alis, o tema das sees Maggi com voc e + Divertido. Nelas damos sugestes de como aproveitar um piquenique saudvel e se divertir com as crianas. Apresentamos tambm o Parque das guas de So Loureno, de que a Nestl cuida to bem, pois ali est o bero de uma das poucas guas do pas que j nascem naturalmente gasosas da fonte e ela ajuda a transformar a estncia em polo de qualidade de vida. E se voc gosta de andar, preparamos uma matria especial sobre caminhada na seo Bem-estar. Mostramos que meia hora de marcha por dia no s faz bem ao corpo e mente como tambm eleva nossa autoestima. Completamos o assunto sugerindo um tour a p pelas riquezas culturais e belezas naturais da capital do Par, Belm, na seo Passear. Imperdvel! Um forte abrao, boas-festas e feliz ano novo!

Equipe Nestl com Voc

Nestl com voc

Dezembro 2010

especial festas

Criamos receitas de pratos doces e salgados para voc e sua famlia saborearem no Natal e no Rveillon. Experimente!

Celebre com a gente!

Dezembro 2010

Nestl com voc

especial festas

Um Natal inesquecvel

As receitas mais esperadas da festa, com pitadas de criatividade e capricho, vo conquistar o paladar de toda a famlia. Bom apetite!

Foto: Sheila Oliveira Objetos: Rocambole de frango Oren (talher), Tok&Stok (prato), Acervo (bowl e toalha)

Foto: Sheila Oliveira Objetos: Arroz com ervas Roupa de Mesa (guardanapo), Acervo (bowl e colheres); Tomates recheados com ragu de pernil Donatelli (tecido), Tok&Stok (prato)

Dezembro 2010 S t

Nestl com voc

Finalizao Em uma frigideira, aquea a manteiga, refogue as cebolas, acrescente o acar e deixe dourar. Coloque o frango em uma travessa e decore com as cebolas e com os ramos de tomilho. Sirva acompanhado da farofa restante.

Rendimento: 12 pores | Preparo: 2h e 40min 534kcal/poro

Rocambole de frango recheado

Acrescente a polpa de tomate e cozinhe at apurar o molho. Reserve. Pur Em uma tigela, adicione a batata espremida com a manteiga, o Leite Molico e o sal. Reserve. Farofa Em um recipiente, misture a farinha de rosca com a manteiga at obter uma farofa. Reserve. Montagem Recheie os tomates primeiramente com o pur. Cubra com o ragu e polvilhe a farofa sobre eles. Coloque-os em uma assadeira (20 x 30cm) e leve ao forno mdio (180C), preaquecido, por cerca de 10 minutos para gratinar. Sirva.

Frango 3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente 1 frango desossado (cerca de 2kg) 3 colheres (sopa) de Caldo Lquido Maggi sabor galinha Farofa 2 colheres (sopa) de manteiga 2 cebolas picadas meia colher (sopa) de Caldo Lquido Maggi sabor galinha 2 colheres (sopa) de tomilho 1 pacote de Biscoito Salgado com gergelim tostines triturado 1 cenoura ralada Finalizao 1 colher (sopa) de manteiga 2 cebolas em ptalas 2 colheres (sopa) de acar ramos de tomilho para decorar Frango Em uma assadeira, espalhe a manteiga no frango e tempere com o Caldo Lquido Maggi. Cubra com papel-alumnio e leve geladeira por cerca de 1 hora, para tomar gosto. Farofa Em uma panela, aquea metade da manteiga e doure as cebolas. Acrescente o Caldo Lquido Maggi, o tomilho, o Biscoito Tostines, a cenoura e o restante da manteiga, misturando bem. Montagem Recheie o frango com metade da farofa. Com o auxlio de um barbante para uso culinrio, enrole o frango como um rocambole e prenda-o bem. Cubra com papelalumnio, leve ao forno mdio-alto (200C), preaquecido, por cerca de 1 hora. Retire o papel-alumnio e deixe dourar por cerca de 30 minutos. Modo de PreParo

INgredIeNteS

Rendimento: 8 pores | Preparo: 1h e 15min 337kcal/poro

Tomates recheados com ragu de pernil

tomates 6 tomates tipo caqui ragu 3 colheres (sopa) de azeite 600g de pernil sem osso 1 cebola picada 3 colheres (sopa) de Caldo Lquido Maggi sabor Carne Pur 2 batatas cozidas e espremidas 1 colher (sopa) de manteiga meia xcara (ch) de Leite Lquido Molico totalClcio quente meia colher (ch) de sal Farofa 1 xcara (ch) de farinha de rosca 2 colheres (sopa) de manteiga Modo de PreParo tomates Corte as tampas dos tomates, retire a polpa, deixando uma cavidade funda. Reserve a polpa. ragu Em uma panela de presso, aquea o azeite, acrescente o pernil e cozinhe at dourar. Adicione a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, por cerca de 3 minutos ou at que a cebola murche. Incorpore o Caldo Lquido Maggi. Junte duas xcaras (ch) de gua, tampe a panela e cozinhe por cerca de 40 minutos. Desligue o fogo e deixe sair toda a presso. Desfie a carne grosseiramente e retorne panela.

INgredIeNteS

Arroz com ervas


INgredIeNteS

Rendimento: 6 pores | Preparo: 35min 363kcal/poro

1 colher (sopa) de leo 1 cebola mdia ralada 2 xcaras (ch) de arroz meia xcara (ch) de aguardente 2 sachs de Maggi tempero para arroz 2 colheres (sopa) de manteiga meia xcara (ch) de amndoas torradas em lascas 1 colher (sopa) de alecrim fresco 2 colheres (sopa) de folhas de manjerico fresco Modo de PreParo Em uma panela, aquea o leo, doure a cebola e refogue o arroz. Acrescente trs xcaras e meia (ch) de gua fervente, a aguardente e o Maggi Tempero para Arroz. Cozinhe em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada por cerca de 15 minutos ou at o arroz secar. Desligue o fogo, acrescente a manteiga, as amndoas, o alecrim, o manjerico e deixe a panela tampada por cerca de 10 minutos, para que o arroz termine o cozimento no prprio vapor. Sirva.

Nestl com voc

Dezembro 2010

Fotos: Sheila Oliveira Objetos: Bruschetta de Panettone Moa Oren (sousplat dourada); Espumoni de Chocolate Nestl Classic Branco e figo Oren (sousplat vermelho), Acervo (colheres e copos)

Dezembro 2010

Nestl com voc

Bruschetta de Panettone Moa


INgredIeNteS Bruschetta 1 Panettone Moa 3 xcaras (ch) de frutas picadas (manga, abacaxi, kiwi e cereja) Cobertura 3 claras 1 xcara (ch) de acar 1 caixinha de Creme de Leite Nestl

(receitas da pgina anterior)

Rendimento: 12 pores | Preparo: 35min | 260kcal/poro

Presentes fofos e gostosos


Fotos: Sheila Oliveira Objetos: Guirlanda de bombons Suflair Acervo (alfinete, crculo de isopor e fita vermelha); Delcias de Natal Acervo (guardanapo)

Modo de PreParo Bruschetta Corte o Panettone Moa em 20 fatias e coloque em uma assadeira. Leve ao forno mdio (180C), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou at ficar levemente torrado. Reserve. Cobertura Em uma panela, misture as claras com o acar. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos. Transfira para uma batedeira e bata at dobrar de volume. Desligue a batedeira e misture delicadamente o Creme de Leite. Reserve em geladeira. Montagem Distribua as frutas em cada uma das fatias de Panettone e sirva com a cobertura. dica Para obter fatias iguais de Panettone, corte-o horizontalmente em seis discos e, depois, corte-os ao meio.

Que tal voc mesma fazer mimos natalinos para os seus amigos? Eles vo adorar receber uma lembrancinha de Natal ou uma guirlanda de bombons. Ento, mos obra!

Espumoni de Chocolate Nestl Classic Branco e figo


Rendimento: 8 pores | Preparo: 4h e 20min 327kcal/poro

INgredIeNteS

1 tablete de Chocolate Nestl Classic Branco 1 lata de Creme de Leite Nestl 3 claras 1 xcara (ch) de acar meio envelope de gelatina em p sem sabor (6g) 6 figos picados Modo de PreParo Em um recipiente refratrio, coloque o Chocolate Nestl Classic picado, leve ao fogo em banho-maria at derreter e misture o Creme de Leite at obter um creme homogneo. Reserve. Em uma panela, coloque as claras misturadas com o acar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos. Transfira para uma batedeira e bata at dobrar de volume. Reserve. Em um recipiente refratrio, adicione trs colheres (sopa) de gua gelatina e leve ao fogo em banho-maria at dissolver. Incorpore-a ao creme de chocolate e por ltimo s claras em neve reservadas. Misture delicadamente e divida em taas individuais, alternando com o figo picado. Leve geladeira por cerca de 4 horas ou at que esteja firme. Sirva.

10

Nestl com voc

Dezembro 2010

Guirlanda de bombons Suflair


Material (para uma guirlanda de 26cm de dimetro)
Um crculo de isopor de 26cm de dimetro x 5cm de largura 3m de fita de cor vermelha (6cm de largura) para encapar o crculo de isopor 1,20m de fita vermelha com detalhe dourado para fazer um lao Dois pacotes de bombom Suflair Pistola de cola quente Tesoura para tecido Um alfinete

Passo a passo

1. Coloque a ponta da fita de cor vermelha no centro do crculo de isopor e prenda-a com um alfinete. Em seguida passe a fita em volta do isopor, de modo que fique completamente encapado. 2. Finalize cortando o excesso da fita e tambm prenda essa ponta da fita no alfinete.

3. Aplique uma gota de cola quente na fita e, imediatamente, grude a base de um bombom Suflair. Repita o procedimento com todos os bombons, preenchendo apenas a frente e os lados da guirlanda. Ateno: no passe a cola diretamente na embalagem do bombom, pois pode derreter.

4. Faa um lao com a fita vermelha de detalhe dourado. Aplique uma gota de cola quente no n do lao e grude-o em uma embalagem de bombom.

Delcias de Natal
INgredIeNteS

Rendimento: 50 unidades | Preparo: 55min | 97kcal/unidade

Modo de PreParo Massa Derreta o Chocolate Nestl Classic com a manteiga em banho-maria. Retire do banho-maria, acrescente o Cereal Nestl Corn Flakes e misture as castanhas e os damascos. Mexa bem e abra a massa entre dois pedaos de filme plstico, com o auxlio de um rolo de macarro. Leve geladeira por cerca de 30 minutos. Retire o filme plstico e corte com cortador de sua preferncia. glac Em um recipiente, misture o acar com o Leite Ninho. Coloque em um saco de confeitar com bico perl e decore. Espere esfriar e sirva. dica Para presentear, embrulhe em saquinhos plsticos ou caixinhas de presente forradas com papel-manteiga ou guardanapos coloridos.

Massa 2 tabletes de Chocolate Nestl Classic Meio amargo picado 100g de manteiga amolecida 2 xcaras (ch) de Cereal Nestl Corn Flakes picado grosseiramente meia xcara (ch) de castanhas-do-par picadas meia xcara (ch) de pistaches picados meia xcara (ch) de nozes picadas meia xcara (ch) de damascos picados glac 1 xcara (ch) de acar de confeiteiro 3 colheres (sopa) de Leite Lquido Ninho Integral

especial festas

Comemore a chegada do ano novo, preparando uma ceia com pratos leves e rpidos. Como sobremesa, acompanhamentos variados para sorvetes Nestl

Bem-vindo, 2011!
Modo de PreParo Tempere os legumes e o cogumelo shimeji com o Maggi Meu Segredo e coloque-os sobre seis quadrados de papel-manteiga (15 x15cm) dispostos em uma assadeira. Regue com o azeite e feche como envelope unindo as pontas. Leve ao forno mdio (180C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e abra o papelmanteiga cuidadosamente. Sirva.

Papillote de legumes
INgredIeNteS 1 abobrinha em cubos 1 cenoura em cubos 1 mao de aspargo fresco picado 1 xcara (ch) de tomate cereja cortado ao meio 1 xcara (ch) de cogumelo shimeji 1 stick de Maggi Meu Segredo 2 colheres (sopa) de azeite

Rendimento: 6 pores | Preparo: 40min | 85kcal/poro

Faz Bem Saber Esse processo de cozimento conhecido como papillote. Ele feito embrulhando-se o alimento em papel-manteiga ou papelalumnio, antes de lev-lo ao forno. Trata-se de um processo que proporciona um cozimento quase sem perda de umidade ou disperso de aroma. Pode ser usado em carnes, vegetais ou frutas.

12

Nestl com voc

Dezembro 2010

Foto: Sheila Oliveira Objetos: Acervo (garfo, papillote, pratos e velinhas)

Cuscuz marroquino com camaro

Rendimento: 10 pores | Preparo: 1h e 30min 106kcal/poro

Foto: Sheila Oliveira Objetos: Spicy (bowl e pratos), Acervo (guardanapos e taas)

INgredIeNteS Cuscuz 1 xcara e meia (ch) de cuscuz marroquino 2 tabletes de Caldo Maggi de Legumes Camaro 3 colheres (sopa) de azeite 500g de camares mdios limpos 1 colher (ch) de sal 1 colher (sopa) de pimenta rosa triturada 2 colheres (sopa) de salsa picada 1 cebola roxa picada meia xcara (ch) de amndoas torradas em lascas Modo de PreParo Cuscuz Em um recipiente, coloque o cuscuz de molho no Caldo Maggi dissolvido em meio litro de gua quente. Cubra com filme plstico e deixe hidratar por cerca de 15 minutos.

Camaro Em uma frigideira, aquea o azeite, tempere os camares com o sal e grelhe at dourar. Reserve. Em outro recipiente, misture a pimenta rosa, a salsa, a cebola roxa, os camares e as amndoas. Acrescente o cuscuz e coloque em uma saladeira grande. Leve geladeira por cerca de 1 hora e sirva.
Dezembro 2010 Nestl com voc

13

Sorvete decorado
INgredIeNteS

Rendimento: 10 pores | Preparo: 30min

1. Napolitano com Chocolate


(72kcal/poro)

meia xcara (ch) de coco fresco ralado grosso 4. Creme com paoca (66kcal/poro) 10 minibolas de Sorvete de Creme Nestl (200g) meia xcara (ch) de paoca tipo rolha, esfarelada 5. Chocolate com pistache (83kcal/poro) 10 minibolas de Sorvete de Chocolate Nestl (200g) meia xcara (ch) de pistache picado 6. galak com Moa Flakes (47kcal/poro) 10 minibolas de Sorvete galak (200g) meia xcara (ch) de Cereal Moa Flakes triturado grosso

10 minibolas de Sorvete Napolitano Nestl (200g) meia xcara (ch) de Chocolate Nestl Classic ao Leite ralado

Passe as minibolas de Sorvete em suas respectivas coberturas. Leve ao congelador, at o momento de servir. dica Se desejar, utilize o Sorvete de Creme Nestl com qualquer uma das coberturas, pois seu sabor neutro combina com todas as opes.

Modo de PreParar

2. Molico com Nesfit (27kcal/poro) 10 minibolas de Sorvete Molico Creme (200g) meia xcara (ch) de Cereal Nestl Nesfit triturado grosso 3. abacaxi com coco (53kcal/poro) 10 minibolas de Sorvete de abacaxi Nestl (200g)

1.

4.

2.

5.

3.

6.

14

Nestl com voc

Dezembro 2010

Foto: Sheila Oliveira Objetos: Acervo (colheres, pratinhos e travessa)

voc, leitor

[cartas, e-mails & sms, mural]

Gostei da seo Vida Saudvel (edio 47), principalmente das matrias Massagem facial: faa voc mesma e Coma devagar.

Massagem facial

Leonice da Silva Wanke Campina Grande do Sul, PR

Achei interessante a matria Pampulha: arquitetura, paisagismo e diverso. Obrigada por dar o valor que a minha cidade merece.
Adriana dos Santos Belo Horizonte, MG

Pampulha

No mesmo dia que recebi a edio 47 fiz as tcnicas da massagem facial. Como gostoso olhar no espelho e no ver mais as olheiras e os olhos inchados.
Claudia Kozemekin Kato So Paulo, SP

Que bela a reportagem Nossos amigos fiis. Tenho quatro ces e dois gatos. Sei da importncia deles na vida de uma pessoa.
Renate Ursula Lampe Rosa Curitiba, PR

amigos fiis

Haver alguma edio especial para o Natal e o Ano-novo? Estou ansiosa para ver as dicas e receitas.

Festas de fim de ano

Bruna Gomes de Araujo Serra, ES

Querida Bruna, Elaboramos para esta edio o Especial Festas. Em Um Natal inesquecvel (pg. 6), confira as receitas que vo conquistar voc e seus familiares. Descubra ainda como comemorar o Ano-novo com pratos leves e rpidos em Bemvindo, 2011 (pg. 12).

Destaco a iniciativa da Nestl, na reportagem A Nestl vai at voc (edio 47), de levar seus produtos porta dos consumidores e aos quiosques. Nosso pas imenso, com muitas regies de difcil acesso. Consumidores, como eu, esto aplaudindo essa ao.
Marlene Betarelli Erkert Rio Claro, SP

Nestl at voc

Caros leitores, Continuem nos mandando suas dvidas e opinies. S assim podemos fazer uma revista que tem tudo a ver com o seu dia a dia, com receitas e informaes sob medida para voc, leitor.

Errata

Que tal uma matria sobre a decorao da casa, com dicas para todos os ambientes, incluindo cozinha, sala e copa?

Sugesto de decorao

Assim que recebi a edio 47, fui logo para a cozinha preparar o Mini muffin de cenoura e o Docinho de leite. Ambos ficaram maravilhosos.
Patricia Valeria da Silva Diadema, SP

delcias mesa

Na receita Po sem glten, seo Harmonia Mesa (pg. 12 e 13), edio 47 da revista Nestl com Voc, substitua o Fondor por sal a gosto para que a preparao seja isenta de glten.

Po sem glten

mural
Quero trocar receitas e fazer novos amigos.
Sara da Silva Franco Rua Nonato Faria s/n QD-L, LT 9, So Gonalo, RJ, CEP 24731-070

Jaqueline Garcia Silva Boa Esperana, MG

A receita Pav Classic de maracuj, das fichas da edio 47, agradou a toda a minha famlia.

Cara Jaqueline, Sua sugesto est anotada. Por enquanto, que tal conferir na seo Compartilhar (pg. 36) truques para tornar o seu quarto e a sua sala mais sustentveis? Temos certeza de que voc vai adorar.

Walace Nunes Murta Rodrigues Governador Valadares, MG

As receitas da seo Maggi com Voc (edio 47) so rpidas e saborosas. Tambm adorei a seo Nestl Online, j imprimi os fascculos de As 50 Receitas Mais Pedidas dos ltimos 50 Anos.
Suzete Akemi Anzai Itanham, SP

Gostaria de trocar receitas de trufas caseiras com leitoras.

Viviane Maria Domingues dos Santos Rua Armando Fernandes da Costa, 38, Suzano, SP, CEP 08664-720

Quero fazer amizades e trocar receitas.

Revista Nestl com Voc Caixa Postal 21.144, CEP 04602-970, So Paulo SP SMS: 25770 e-mail: falecom@nestle.com.br Site: www.nestle-comvocetododia.com.br

fale conosco

Querida Suzete, Nesta edio, no deixe de confer ir na seo Nestl Online (pg. 39) como baixar o quinto e ltimo fascculo de As 50 Receitas Mais Pedidas dos ltimos 50 Anos.

Simone Silva Rua Egidio Barbosa, 25, Santa Brbara dOeste, SP, CEP 13453-803

Gostaria de participar do mural para trocar informaes.

Marliete Soares da Silva Rua Mirtes Cordeiro, 2592, Fortaleza, CE, CEP 60540-605

16

Nestl com voc

Dezembro 2010

Nestl responde [suas dvidas esclarecidas por nossos especialistas]


O primeiro chocolate Nestl
Qual foi o primeiro chocolate Nestl produzido no Brasil?
Anelise de Novaes Silva, Trs Lagoas, MS

A Nestl no mundo
Em quantos pases a Nestl est presente, alm do Brasil?
Eudlia Prates, Jequi, BA

Em 1959, a empresa comeou a produo no pas do primeiro Chocolate com Leite com a marca Nestl. Era comercializado em dois formatos: o tubo (com chocolates redondos embrulhados um a um) e o tablete. O primeiro era composto por 12 croquetes (como o chocolate era chamado na poca), enquanto o tablete tinha dois tamanhos (45g e 80g). Esse, alis, produzido at hoje, mas desde o ano de 1997 tem o nome Classic, que uma linha bem variada. Conta com tabletes familiares e individuais nos mais diversos sabores, como o Classic ao Leite, Classic Branco, Classic Meio Amargo e o Classic Zero Acares. E, por ter um sabor tradicional e inconfundvel, a linha Classic se estendeu para sorvetes, biscoito minitorta e recheado.

A Nestl opera em 83 pases, dos cinco continentes frica, Amrica, sia, Europa e Oceania. No Brasil, a empresa atua desde 1921, quando instalou sua primeira fbrica, em Araras (SP), para a produo do leite condensado Milkmaid, que mais tarde receberia o nome Leite Moa. Hoje, a Nestl Brasil tem grande importncia no grupo, pois ocupa a posio de segunda colocada no volume de vendas e em faturamento, ficando atrs apenas dos Estados Unidos. Aqui a companhia atua em uma srie de segmentos de mercado, como achocolatados, biscoitos, cafs, cereais matinais, guas, chocolates, panettones, culinrios, lcteos, refrigerados, sorve-

tes, nutrio infantil, nutrio clnica, produtos base de soja, alimentos para animais de estimao, servios para empresas e profissionais da rea de alimentao fora do lar. A rede de distribuio dos produtos cobre mais de 1,6 mil municpios. A empresa, que est presente em 98% dos lares brasileiros*, conta com 30 unidades industriais espalhadas pelos estados de So Paulo, Minas Gerais, Bahia, Gois, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Esprito Santo. Emprega cerca de 18 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricao, comercializao e distribuio de mais de mil itens.
*Pesquisa Kantar Worldpanel

Embalagem do produto comercializada em 1975

Envie sua dvida para a seo Nestl Responde, Caixa Postal 21.144, CEP 04602-970, So Paulo, SP e-mail: falecom@nestle.com.br

Bebidas deliciosas
Qual a diferena entre o milk-shake e o smoothie?
Nerilton Xavier, Volta Redonda, RJ

Fotos: Thinkstock

As duas bebidas foram criadas nos Estados Unidos, apresentam consistncia semelhante, porm so elaboradas com ingredientes diferentes. O milk-shake combina sorvete de massa e leite batidos no liquidificador. servido em copos altos decorados com coberturas variadas, sempre acompanhado de um canudo. J o smoothie uma batida que leva frutas congeladas com sorbet (sorvete base de gua) ou com frozen yogurt (sorvete de iogurte). Os ingredientes devem estar congelados, para dar um toque mais refrescante bebida e conferir a cremosidaVeja, nas fichas, a receita de caracterstica. de Smoothie de manga.
Dezembro 2010 Nestl com voc

17

vida saudvel [dicas e novidades de nutrio, sade e bem-estar]

Conhecendo a soja
Um dos gros mais completos entre as leguminosas, a soja contm alto teor de protena, possui vitaminas do complexo B e rica em minerais como potssio, zinco e clcio, alm de importantes compostos que podem estar associados a benefcios sade. Seu consumo, como parte de uma dieta equilibrada, pode contribuir para manter os nveis de colesterol e prevenir doenas cardacas. E mais: quem sofre de intolerncia lactose encontra na bebida base de soja uma boa alternativa alimentar.

Fuja do estresse ao volante


O trnsito , para muitos, um grande causador de estresse. Uma forma de amenizar esse problema praticar alguns alongamentos enquanto se est parado em um congestionamento. Alm de fazer bem para o corpo, ajudam a relaxar a mente. Isso porque esses exerccios estimulam o crebro a liberar hormnios do bem-estar que se espalham pelo corpo, fazendo com que a pessoa se sinta revigorada. Confira quatro alongamentos simples, sem esquecer que eles nunca devem ser praticados com o carro em movimento. Pescoo: Mova lateralmente o pescoo para o lado esquerdo em direo ao ombro e mantenha a posio de 10 a 15 segundos. Repita o alongamento do lado direito. Punhos: Apoie o dorso das mos no meio das coxas e permanea de 10 a 15 segundos. Antebraos: Apoie a palma das mos no vidro dianteiro com os dedos voltados para baixo por um perodo de 10 a 15 segundos. Tronco: Apoie uma das mos ao lado do banco ou na coxa, gire o tronco (faa com cuidado, pois se perde a viso do trnsito) e permanea de 10 a 15 segundos na posio. Repita o alongamento do outro lado.
Fonte: Eduardo Okuhara Arruda, professor da Faculdade de Educao Fsica da Universidade Metodista de So Paulo

Quanto conSumir? De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), rgo norte-americano que regula os medicamentos e alimentos, a ingesto de pelo menos 25g de protena de soja por dia pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a alimentao equilibrada e hbitos de vida saudveis. Essa quantidade, tambm reconhecida e recomendada pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa), equivale a quatro colheres de sopa de soja ou uma concha pequena cheia de gros.

Fonte: Transformando Cincia em Benefcios para o Consumidor (publicao Nestl)

1 2 3
18

6 dicas sobre proteo solar para crianas

O melhor horrio para a exposio ao sol at as 10h e aps as 16h perodo de menor intensidade dos raios ultravioleta. Nesse intervalo, abuse de proteo extra: bon ou chapu, camiseta e guarda-sol. Com 2 meses, o beb j pode tomar banho de sol diariamente, por cerca de dez minutos, nas pernas, regio das fraldas e nos braos. Lembre-se de cobrir o rosto dele com um chapu e de respeitar o horrio de exposio solar. No aplique filtro solar no beb antes de ele completar 6 meses de idade, pois a pele dele sensvel e passvel de irritao.
Dezembro 2010

4 5 6

Aps o sexto ms de vida, preciso aplicar filtro solar na pele da criana. D preferncia a produtos de linha infantil, pois so dermatologicamente testados, o que evita o risco de alergia. Independentemente da cor da pele, o Fator de Proteo Solar (FPS) do filtro a ser usado em bebs e crianas de, no mnimo, 30. Aplique o produto no corpo inteiro, cerca de meia hora antes da exposio ao sol. No esquea as orelhas, a nuca e os ps. Reaplique o protetor a cada duas horas sobre a pele seca.
Fonte: Adriana Vilarinho, dermatologista

Nestl com voc

Ilustraes: Carol Ribeiro

da estao [frutas, legumes e verduras]

Figo e pepino para o vero


Incremente as receitas do dia a dia com estes vegetais, que, alm de deliciosos, so essenciais para uma alimentao saudvel
colonizadores espanhis e portugueses. rico em acares, fibras, antioxidantes e sais minerais como o clcio, o fsforo, o magnsio e o potssio. Hoje, duas variedades predominam no mercado brasileiro: o figo roxo e o figo branco (ou pingo de mel). Eles se diferenciam apenas pela cor da casca. O figo verde, muito usado para fazer compotas, no uma variedade; trata-se da fruta comercializada antes de ter atingido o estgio ideal de maturao.

Figo A fruta chegou ao Brasil no sculo 16, trazida pelos

Outros veg avel, cenoura etais da estao: ma nacion , cereja estrangeira, al manga, pera fuji e estrangeira, n nacional e es acional, pssego trangeiro, rom uva itlia, n igara e rub , i

Como comprar O figo maduro macio e firme, tem a casca meio

aveludada e ligeiramente enrugada. A pequena abertura (ostolo), na parte inferior, deve ter um tom que vai do vermelho ao vinho. Se essa regio estiver esverdeada, no consuma o produto. Descarte figos moles, amassados e com bolor.

Como conservar Se estiver verde, mantenha em temperatura ambiente, em local sem luz direta do sol para amadurecer. Quando maduro, conserve em geladeira por at dois dias. Envolva-o em papel toalha ou conserve em recipiente fechado, para que no fique ressecado nem absorva o cheiro dos outros alimentos. Como consumir O figo perfeito para ser apreciado ao natural, em salada de frutas ou de folhas, com presunto cru, como recheio de tortas e na preparao de mousses, cremes e molhos.

Foto: Sheila Oliveira

Veja, nas fichas, as receitas: Cuca de pera, Smoothie de manga, Relish de pepino e muito mais.

cultivado na ndia. Espalhou-se pelo mundo chegando s Amricas no sculo 15. No Brasil, se expandiu com a vinda de imigrantes do Oriente Mdio e do Japo. Nesta poca do ano, os tipos encontrados so o aodai (ou comum), com casca verde-escuro e lisa, e o caipira, com casca verde-claro, lisa e com estrias brancas. J a safra do pepino japons, de dimetro mais fino e com a casca verde-escuro, inicia em maro. Essa hortalia rica em fibras, boa fonte de potssio e cerca de 90% da sua composio gua. O pepino vai muito bem em pratos como saladas, sopas frias ou cozidas, e em conservas. Deve ser consumido ainda verde, pois quando amadurece se torna fibroso, perde a crocncia e as sementes ficam duras e speras. Para saber se est no ponto, a casca precisa ter cor viva e brilhante. Conserve-o em geladeira por at uma semana se estiver inteiro. Depois de fatiado, embale-o em um filme plstico e mantenha sob refrigerao por at 24 horas (um dia).
Fontes: Embrapa Hortalias (www.cnph.embrapa.br); Jair Costa Nachtigal, pesquisador da Embrapa Clima Temperado (www.cpact.embrapa.br); Nestl (www.nestle.com.br); e Sonia Lemos, extensionista rural da Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural do Distrito Federal (www.emater.df.gov.br)

Pepino Originrio da sia, o pepino comeou a ser

raio x

Parque das guas de So Loureno


Poucas guas do pas nascem naturalmente gasosas. Conhea o bero de uma delas e veja como ela ajuda a transformar a estncia em polo de qualidade de vida
Incrustada entre as belas paisagens do sul de Minas Gerais, a estncia hidromineral de So Loureno produz uma das poucas guas naturalmente gasosas do Brasil. Com sabor leve e suaves borbulhas, a gua So Loureno apura o paladar para a degustao de pratos e vinhos e harmoniza com qualquer refeio. No por acaso ganhou status de a gua da boa mesa. Essa joia rara brota atravs de rochas ricas em substncias, como o carbonato e o sulfato de clcio, e leva o sabor da natureza aos consumidores. por isso que a Nestl cuida to bem do Parque das guas de So Loureno, local de origem dessa riqueza mineral presente nos melhores restaurantes. Ponto de referncia desde a poca dos bandeirantes, a cidade de So Loureno comeou a surgir em 1675. Naquele ano, Loureno Castanho Tazques derrotou os ndios cataguases que habitavam a regio e fundou um pequeno acampamento, chamado de Pouso do Loureno. Somente em 1891, o lugar recebeu o nome de So Loureno. Na poca, o comendador Bernardo Saturnino adquiriu algumas terras e ali fundou a Companhia das guas Minerais de So Loureno, selando o destino 20
Nestl com voc Dezembro 2010

da regio que, dali por diante, passaria a ser conhecida como bero de guas puras e especiais.

Vocao turstica
Hoje, So Loureno tem no turismo sua principal vocao. O municpio conta com uma populao flutuante de cerca de 20 mil pessoas, que se acomodam, principalmente, nos quase 6 mil leitos de sua rede hoteleira a segunda maior de Minas Gerais. E o Parque das guas, que chega a receber at 15 mil visitantes por dia em feriados como o Carnaval e o Ano-novo, o principal destino desses turistas. As condies subterrneas da regio permitiram a formao de um aqufero com caractersticas singulares. Dele brotam guas ricas em minerais, as quais os visitantes podem provar e conhecer as diferenas entre as nove fontes distribudas pelo parque. Tambm, esto disponveis no Centro Hidroterpico duchas, ofurs e banheiras para relaxar ou se refrescar. O ingresso para visitar o Parque das guas de 5 reais por pessoa no h fins lucrativos, todo dinheiro reinvestido no local.
Fotos: Oficina Arte & Fotografia Antnio Carlos Carreiro

Da esq. para a dir.: o prdio do balnerio junto do lago; o caminho que leva recepo do balnerio; e uma das diversas reas verdes do parque

Convite ao bem-estar
Fontes o Parque das guas
Veja por que o Parque das guas uma das principais atraes tursticas de So Loureno
no Balnerio, ou Centro Hidroterpico, h banheiras em estilo vitoriano, ofurs, reas de repouso, saunas e salas de massagens. O espao tambm oferece profissionais capacitados para a aplicao de tcnicas de bem-estar e prticas termais. Entre as opes esto os banhos relaxantes; a ducha escocesa, que usa a presso de gua para aliviar tenses; a sauna, tanto seca como mida, que renova a pele; e as massagens, que utilizam pedras quentes e frias, bambus e tcnicas indianas, entre outras. apresenta uma riqueza nica no que diz respeito biodiversidade. Local de origem de nove fontes diferentes de gua mineral, os templos espalhados pelo parque possibilitam que os visitantes desfrutem das propriedades minerais de cada uma dessas guas. Fonte Oriente:
gua Mineral Gasosa Natural

Relaxar e repor as energias

Amores. O parque conta ainda com restaurante especializado em comida tpica mineira, lanchonetes e lojas de produtos artesanais e souvenirs.

Fonte Andrade Figueira: Fonte Vichy:


gua Mineral Alcalina

gua Mineral Magnesiana

Fonte Ferruginosa: Fonte Alcalina:

gua Mineral Ferruginosa gua Mineral Alcalina

gua Mineral Sulfurosa

Fonte Jaime Sotto Mayor:

Fonte Jos Carlos de Andrade:


gua Mineral Carbogasosa

Fonte Sufurosa II: Fonte Primavera:

gua Mineral Sulfurosa gua Mineral Ferruginosa

Passear alm de visitar as nove fontes e conhecer suas propriedades minerais, o visitante pode fazer uma caminhada na vasta rea de rvores nativas, dentre elas o Pau-Brasil, e apreciar os animais soltos na natureza. Como opo h, tambm, o grande lago com pedalinhos e o acesso Ilha dos

Contemplar e fotografar rico em belezas naturais, com aves das mais variadas espcies, rvores exuberantes e at macacos, o Parque das guas homenageou os 100 anos da imigrao nipnica para o Brasil com a criao de um vistoso jardim japons. A arquitetura de muitas de suas construes antigas tambm merece destaque. Praticar esportes o local dispe de uma estrutura completa para a prtica de atividades esportivas. Oferece pista de corrida, aparelhos de ginstica, quadras de bocha, peteca, vlei e poliesportiva, campo de futebol society e barcos para remar.
Dezembro 2010 Nestl com voc

21

Fazer atividade fsica orientada outra iniciativa do Parque

das guas o Projeto Health and Wellness/Guardio, uma parceria com a Unimed So Loureno. Depois de exame fsico com medio de peso, altura e presso sangunea, os participantes passam por avaliao cardiovascular individual e ingressam em um programa orientado com caminhada, alongamento, ginstica localizada, aerbica e corrida, alm de prticas orientais como aulas de tai chi chuan, ioga, lian gong e qi gong.

gue. Ele conta com espreguiadeiras em um deck de madeira e um sistema duplo de ducha.

Descansar e se refrescar uma das reas prediletas dos visitantes, sobretudo no vero, o solarium com ducha de gua mineral, lanchonete e lago com pesque-pa-

Cultivar a f o turismo religioso e esotrico mais uma das marcas de So Loureno. No Parque das guas est a Igreja Ermida Bom Jesus do Monte, a primeira do municpio, construda no final do sculo 19. L acontece todo dia 6 de cada ms uma missa que sucede a Bno das guas, cerimnia religiosa em que o proco da cidade d uma bno especial na Gruta Nossa Senhora dos Remdios. Alm disso, possvel limpar a aura nos trs pilares de granito que equilibram e trocam energia entre o cosmo e a terra, prtica conhecida por litopuntura.

Brincar os pequenos tambm tm muitas opes de diverso. A principal delas o playground ecologicamente correto, feito de madeira de reflorestamento. Assistir a shows a chamada catedral de bambu uma rea reservada a espetculos musicais. Em breve, o local deve receber uma concha acstica, palco e mais assentos para a plateia. Participar de eventos o Parque das guas promove uma srie de eventos esportivos e culturais. Os principais so o Festival de Inverno, com trs semanas de shows e oficinas de msica, pintura, teatro e literatura; cursos sobre termalismo; e datas temticas, como a Semana do Meio Ambiente.
Em sentido horrio: rea de repouso, no balnerio; recantos verdes para passear; e fontes de guas minerais

No Centro Hidroterpico, ofur (abaixo) e garrafas da gua So Loureno

Os nmeros
rea 490 mil m2 Alamedas 8 mil m2 Lago 90 mil m2 Fontes 9 Entrada R$ 5,00 Visitantes 30 mil por ms Eventos 10 por ano

Para saber mais, acesse o site www.parquedasaguassaolourenco.com.br

22

Nestl com voc

Dezembro 2010

Maggi com voc

Oba! hora do lanche!


Na poca de frias, nada melhor que preparar receitas fceis e gostosas, que podem ser servidas no fim da tarde e ainda compor a cesta de piquenique...

Rendimento: 6 unidades | Preparo: 40min 184kcal/unidade

Ciabatta com legumes ao pesto

INgredIeNteS

Legumes 1 berinjela em rodelas 1 abobrinha em rodelas 1 tomate em rodelas 1 colher (sopa) de Fondor Maggi 2 colheres (sopa) de azeite Pesto 1 xcara (ch) de manjerico 5 nozes meia xcara (ch) de ricota 2 colheres (sopa) de azeite meia colher (ch) de sal Montagem 3 ciabattas cortadas ao meio
Foto: Sheila Oliveira Objetos: Acervo (cesta, guardanapos, prato e toalha)

Legumes Em uma assadeira, coloque os legumes, polvilhe com o Fondor Maggi e regue com o azeite. Leve ao forno mdioalto (200C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Reserve. Pesto Em um processador de alimentos, bata os ingredientes. Reserve. Montagem Passe uma camada de molho pesto em cada ciabatta e faa camadas dos legumes. Sirva.
Faz Bem Saber Cada vez mais a berinjela vem ganhando espao na alimentao das pessoas, no somente pelo sabor, mas tambm pela qualidade nutricional. Rica em fibras e vitaminas A, B1, riboflavina, niacina e cido ascrbico, a berinjela pode contribuir com o equilbrio nutricional!
Dezembro 2010 Nestl com voc

Modo de PreParar

23

Minissanduche de presunto
INgredIeNteS
Foto: Sheila Oliveira Objetos: Acervo (toalha); Minissanduche de presunto Art Mix (pratos); Torta caprese Acervo (guardanapo e pote plstico)

Rendimento: 15 unidades | Preparo: 25min 153kcal/unidade

1 xcara (ch) de presunto picado 1 lata de Creme de Leite Nestl 1 envelope de Maggi tempero e Sabor para Legumes, Verduras e arroz 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada 1 pacote de minipo srio 1 mao de alface 15 fatias de queijo branco (cerca de 200g) Modo de PreParo Em um liquidificador, bata o presunto com o Creme de Leite, o Maggi Tempero e Sabor e a cebolinha verde. Reserve. Abra o po srio ao meio, passe o pat de presunto, coloque folhas de alface e fatias de queijo branco. Sirva.

Torta Caprese
INgredIeNteS

Rendimento: 16 pores | Preparo: 50min | 222kcal/poro

Massa 2 xcaras (ch) de Leite Lquido Molico totalClcio 2 xcaras (ch) de farinha de trigo 4 ovos meia xcara (ch) de queijo parmeso ralado 1 colher (sopa) de fermento em p 1 colher (sopa) de Fondor Maggi 1 xcara (ch) de leo

recheio 1 xcara (ch) de mussarela de bfala 1 xcara (ch) de tomate cereja cortado ao meio 2 colheres (sopa) de manjerico 1 colher (ch) de Fondor Maggi 1 colher (ch) de organo 2 colheres (sopa) de queijo parmeso ralado para polvilhar

Modo de PreParo

Massa Em um liquidificador, bata os ingredientes da massa e reserve. Em um refratrio retangular (22 x 35 x 33cm), untado com manteiga e polvilhado com farinha de trigo, despeje metade da massa e reserve.

recheio Misture todos os ingredientes e distribua sobre a massa. Cubra com o restante da massa reservada. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno mdio (180C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva.

24

Nestl com voc

Dezembro 2010

Folhado de frango ao curry


INgredIeNteS 1 colher (sopa) de manteiga 500g de frango cozido e desfiado 2 tomates sem pele e sem sementes picados 1 colher (sopa) de Caldo Lquido Maggi sabor galinha meia colher (ch) de pimentado-reino moda meia colher (ch) de curry 1 pacote de massa folhada laminada 1 gema para pincelar

Rendimento: 12 unidades | Preparo: 1h e 15min | 165kcal/unidade

Bem conservado
Armazene bebidas e alimentos corretamente no transporte de casa ao piquenique para deix-los fresquinhos e gostosos
Cooler, mala trmica e caixa de isopor so timas opes de conservao. Escolha um deles para levar os produtos, principalmente bebidas como Nestea, Fast e Sollys, para serem consumidas geladas. Para manter as bebidas e os alimentos gelados por mais tempo, lance mo de gelos reutilizveis ou bolsas trmicas (gua ou gel). A Torta Caprese e os lanches devem ser colocados em recipientes plsticos tampados. Para levar as frutas, lave, seque, embrulhe em filme plstico ou guarde-as em saco prprio para alimentos. Frutas mais sensveis, como a ameixa e a cereja, vo em potes plsticos separados e tampados. No vero, o chocolate derrete com mais facilidade, por isso tambm deve ser armazenado. Coloque-o em um saco plstico prprio para alimentos. Biscoitos, pes e at mesmo bolos, que no necessitam de refrigerao, podem ficar nas embalagens originais ou em recipientes plsticos. Os alimentos delicados, como frutas, tortas, lanches e bolos, devem ser acondicionados por ltimo, em cima de todos os outros, para que no sejam amassados ou batidos.
Dezembro 2010 Nestl com voc

Foto: Sheila Oliveira Objetos: Art Mix (canudos e copos), Acervo (bolsas trmicas, bowls e guardanapo)

Modo de PreParo Em uma panela, aquea a manteiga e refogue o frango e os tomates. Junte o Caldo Lquido Maggi, a pimenta-doreino e o curry. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos e reserve. Corte a massa folhada em 12 quadrados de 10 x 10cm e recheie com o frango. Feche e pincele com a gema. Leve ao forno mdio (180C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou at dourar. Sirva.

25

+ divertido

Hoje dia de piquenique!


Toalha xadrez, cesta com lanches, um gramado bonito... Todos esses ingredientes, prprios de um piquenique, tm gostinho de alegria. Vale a pena organizar um passeio para fazer um lanche e curtir ao ar livre

Para brincar a valer


Um piquenique deve ter, tambm, muita brincadeira. Veja algumas para divertir os pequenos

Me da rua

Sorteie quem ser a me da rua e divida o grupo em duas equipes. Cada uma ficar de um lado e a me da rua, no meio. Todos devem atravessar a rua pulando em um p s e ao mesmo tempo fugindo da me da rua. Aqueles que forem pegos podem correr com os dois ps e comeam a ajudar a capturar os outros. O primeiro a ser pego ser a prxima me da rua. A brincadeira termina quando a turma toda for capturada.

Barra-manteiga
Fotos: Sheila Oliveira Objetos: Utilplast (talheres) e Acervo (cesta de piquenique, peteca e pipa)

Dois grupos de crianas ficam a cerca de 8 metros de distncia. Uma das participantes vai at o grupo adversrio e bate, de leve, nas mos de todas as crianas. Quem receber um tapa forte corre atrs da que bateu. Se conseguir pegar, leva-a para a sua equipe e se torna a prxima a desafiar o outro grupo. Ganha a equipe que ficar maior.

Pular elstico

Pega-se uma tira de elstico com aproximadamente 5 metros de comprimento e amarra-se uma ponta na outra. Duas crianas em p, frente a frente, colocam o elstico em volta dos tornozelos, formando um retngulo. O elstico deve ficar bem esticado. Uma terceira criana faz uma sequncia de saltos, pulando para dentro, sobre e para fora do elstico. O objetivo do jogo fazer tudo sem tropear.
Fonte: Brincadeiras para Crianas de Todo o Mundo (Allucci & Associados Comunicaes e Unesco) e Manual de Brincadeiras da Mnica (Editora Globo)

Dezembro 2010 S t

Nestl com voc

27

harmonia mesa

Festa de sabores para o vero


A combinao de ingredientes como requeijo, mostarda e mel resulta em deliciosos molhos que deixam folhas e legumes irresistveis
Rendimento: 10 pores | Preparo: 25min 369kcal/poro

Salada Caesar

INgredIeNteS Frango 1 colher (sopa) de leo 1 peito de frango em tiras (cerca de 500g) 1 mao de alface americana rasgada 1 xcara (ch) de queijo parmeso ralado grosseiramente 2 xcaras (ch) de crotons Molho 1 colher (ch) de Fondor Maggi 1 copo de requeijo Cremoso Nestl meia xcara (ch) de queijo parmeso em lascas Modo de PreParo Frango Em uma frigideira, aquea o leo e doure o frango por cerca de 5 minutos. Em uma saladeira, disponha as folhas de alface, o frango, o queijo parmeso e os crotons. Molho Em um recipiente, misture os ingredientes. Sirva sobre a salada.

INgredIeNteS Feijo Branco 500g de feijo branco Molho 2 tomates sem pele e sem semente picados meia xcara (ch) de azeite 2 colheres (sopa) de salsa 1 envelope de Maggi tempero e Sabor para Feijo, ovos e arroz 1 colher (ch) de sal meio mao de agrio Modo de PreParo Feijo Branco Em uma panela de presso, coloque o feijo com dois litros de gua e cozinhe em fogo alto por cerca de 30 minutos, aps iniciar fervura. Desligue o fogo, deixe sair toda a presso e retire o feijo da panela. Escorra o caldo e reserve. Molho Em uma tigela, misture os ingredientes. Acrescente o feijo. Cubra com filme plstico e leve geladeira por cerca de 1 hora. Sirva acompanhado das folhas de agrio.

Fotos: Sheila Oliveira Objetos: Salada Caesar Pepper (bowls); Salada de feijo branco Projeto Terra (bowl de madeira)

Rendimento: 10 pores | Preparo: 1h e 55min | 254kcal/poro

Salada de feijo branco

Faz Bem Saber As verduras podem ser excelentes fontes de nutrientes como vitamina A, K, folato, ferro e fibras.

Salada multi

Rendimento: 10 pores Preparo: 40min | 28kcal/poro (salada)

INgredIeNteS Folhas meio mao de alface lisa meio mao de rcula meio mao de alface fris 1 mao de radicchio Modo de PreParo Folhas Coloque as folhas em uma travessa de servir. Molhos Para os molhos de gengibre e hortel, coloque os ingredientes em um processador de alimentos ou liquidificador e triture at ficar homogneo. Para os molhos de aceto e mostarda, coloque os ingredientes em uma tigela e misture bem. Sirva os molhos com a salada.

Molho de gengibre
(77kcal/poro)

Fotos: Sheila Oliveira Objetos: Art Mix (minipotinhos), Acervo (saladeira de vidro)

Molho de aceto com Morango (76kcal/poro)

3 rodelas de gengibre meia xcara (ch) de azeite meia colher (sopa) de Fondor Maggi 2 colheres (sopa) de vinagre

meia xcara (ch) de aceto balsmico meia xcara (ch) de azeite meia xcara (ch) de morangos amassados 1 stick de Maggi Meu Segredo

Molho de mostarda e mel


(34kcal/poro)

4 colheres (sopa) de mostarda 2 colheres (sopa) de mel 1 pote de Iogurte Natural Integral Nestl 1 colher (ch) de sal

Molho de Hortel
(78kcal/poro)

meia xcara (ch) de hortel 1 dente de alho 3 colheres (sopa) de suco de limo meia xcara (ch) de azeite meia colher (ch) de Fondor Maggi
Dezembro 2010 Nestl com voc

29

comportamento

E agora, o que eu fao?


O melhor presente, a roupa adequada, a atitude correta. Conhecer certas regras fundamental para enfrentar com elegncia e educao algumas situaes sobretudo na poca das festas e frias de final de ano
Para muitos, a agenda de dezembro e janeiro costuma ficar cheia: comemorao do amigo secreto do trabalho, ceia de Natal na casa dos tios, frias com amigos... Ufa! um perodo de encontros, com os mais diferentes tipos de pessoas e, tambm, de oportunidades para surgir saias justas e at gafes. Como se vacinar contra inconvenientes? Saber quais so os principais cdigos de comportamento e etiqueta fundamental para o bom convvio. E, tenha certeza, as boas maneiras continuam na moda! A etiqueta muito mais que um conjunto de pegadinhas traioeiras feitas para deixar a pessoa de saia justa, escreve a consultora de moda e comportamento Gloria Kalil, no livro Chic[rrimo] (Ediouro). Etiqueta uma parente prxima da tica, uma pequena tica do cotidiano que vai se modificando ao longo dos tempos. Para aproveitar como se deve todos os compromissos, sejam profissionais, sejam sociais, os especialistas no assunto Fbio Arruda, Maria Aparecida Arajo e Claudia Matarazzo respondem s principais dvidas sobre o que fazer nas mais variadas situaes. Confira!

A arte de presentear
Recebi um presente de uma pessoa que no presenteei. O que fao?

Relaxe! Agradea com simpatia e jamais diga No precisava. No necessrio retribuir a gentileza imediatamente. Porm, assim que surgir uma oportunidade, oferea algo pessoa. Qual o presente mais indicado a pessoas com as quais no tenho intimidade, como meu chefe ou o professor do meu filho?

Fui convidada para uma festa de Natal na casa de amigos. Devo comprar presente para todos ou s para os anfitries?

Voc no erra se optar por algo pequeno e impessoal. Aposte em um vaso de flor, uma caixa de bombons ou uma garrafa de vinho. Se souber o gosto do chefe, vale escolher um livro.

No deixe de levar mimos para os anfitries e os filhos deles. uma demonstrao de cuidado e ateno. Mas, se voc puder, compre lembrancinhas para cada convidado. Nesse caso, tenha certeza de no esquecer ningum!

Ceia de Natal e festa de Reveillon


Devo levar comes e bebes na festa para a qual fui convidada? Vou receber convidados em casa. Onde deixo meu animal de estimao? Ops... perguntei a uma prima distante sobre o marido e ela me respondeu que haviam se separado. Como saio dessa?

Mesmo sabendo que a maioria das pessoas curte os pets, o ideal mantlos em um local separado enquanto a festa durar. 30
Nestl com voc Dezembro 2010

Para no errar, pergunte ao anfitrio antes de tomar qualquer deciso. Entretanto, mesmo que ele diga no, evite chegar de mos vazias. Compre algo simples, por exemplo, um bolo de Natal.

Nada melhor que pedir desculpas e no questionar nada sobre o ocorrido, para no constrang-la. Mas, se ela quiser desabafar, seja toda ouvidos.

Festa de final de ano da empresa


A escolha da produo depende da proposta do convite. Num almoo, o melhor uma roupa casual, mas nem por isso pode ir de tnis. No churrasco beira da piscina, aposte em um jeans. J em festas noturnas, o mais comum o traje passeio, que pede uma roupa levemente soQue tipo de roupa devo vestir? fisticada. Ou seja, para mulheres: blusas, tnicas, vestidos, tailleurs ou terninhos. Para homens: terno de cor clara com ou sem gravata; ou blazer escuro com cala, com ou sem gravata. E no esquea: a celebrao uma extenso do seu trabalho, por isso nada de decote, transparncia, minissaia e roupa muito justa. Posso danar? Sim! Dance, divirta-se com seus colegas, porm no exagere nos gestos e rebolados. Se houver uma pessoa com uma roupa igual minha, o que fao?

Em meio festa, posso propor um brinde a meu chefe?

Nem pense nisso! Por questo de hierarquia, ele o lder e deve erguer o brinde em uma comemorao. deselegante recusar o convite para participar do amigo secreto da empresa? Sim! A brincadeira um bom momento para voc se integrar com os colegas e at mesmo fazer novas amizades. Mas, se por timidez ou outra razo voc no participar, justifique-se de forma simptica.

Encare a situao com bom humor. Convide-a para tirar uma foto! Posso ficar at o final da festa?

H problema em levar um acompanhante?

Divirta-se, mas use o bom senso. Ao perceber que seus chefes se retiraram, voc tambm pode ir. S no saia da festa antes do pronunciamento do presidente, se houver. Est liberado tomar bebida alcolica?

No, desde que o convite oferea essa possibilidade. Lembre-se de escolher muito bem o seu par, pois ele pode estragar a sua reputao, caso no tenha boas maneiras.

O ideal evitar, principalmente se voc no tiver certeza de que controla os efeitos do lcool. Mas, se quiser beber, seja moderado.

Como ser um bom hospede

Sim, mesmo que haja empregados, procure ajudar nas tarefas. E mais: ao sair, deixe seu quarto e banheiro impecveis.

Devo me oferecer para ajudar nos servios da casa?

Presenteio um amigo que me convidou para passar as frias na casa dele?

Leve um mimo para ele e durante a estadia convide o anfitrio para jantar. uma forma simptica de agradecer pela estadia.

Ilustraes: Silas de Oliveira Silva

Combine com o dono da casa, antecipadamente e sem restries, como funcionar sua estadia. Se for necessrio, no se esquea de colocar esses itens na bagagem.

Preciso levar roupa de banho e de cama?

Mesmo que as frias estejam divinas, respeitar a data marcada para ir embora ainda a melhor forma de ser convidado novamente.
Dezembro 2010 Nestl com voc

Posso ficar mais tempo que o combinado?

31

passear

Belm do Par e do Brasil


A capital paraense fica s margens do Rio Guam, na foz do Rio Amazonas. uma espcie de porta da Amaznia e guarda verdadeiras joias naturais, culturais e arquitetnicas. A cidade, fundada em 1616, revitalizou partes da orla fluvial, como a Estao das Docas, que transformou a rea porturia em polo cultural e gastronmico. Conhea os principais pontos tursticos do centro de Belm, que podem ser explorados a p

Estao das Docas Inaugurada em 2000, um importante complexo gastronmico e cultural. O espao dividido em trs boulevares, que surgiram a partir da restaurao dos antigos armazns do porto da cidade. O Boulevard das Artes possui memoriais que conservam a rica histria do porto de Belm e do Forte de So Pedro Nolasco, local em que foi construdo um anfiteatro. H tambm uma galeria de arte, barracas de artesanato, quiosques de comidas regionais, bares e lojas de servios. O Boulevard da Gastronomia oferece seis restaurantes e uma sorveteria com especialidades feitas de frutas regionais. J o Boulevard das Feiras e Exposies tem um hall para grandes eventos e o Teatro Maria Sylvia Nunes. Av. Marechal Hermes, s/n, tel. (91) 3212-5525 32
Nestl com voc Dezembro 2010

Fotos: Taiana Laiun

Igreja de Santo Alexandre Construda no final do sculo 17, a igreja foi um importante complexo jesuta na poca do Brasil colnia. Atualmente, abriga tambm o Museu de Arte Sacra do Par, oferecendo ainda mais riqueza cultural aos visitantes, que podem apreciar a espetacular arquitetura maneirista do edifcio. Pa. Frei Caetano Brando, s/n, tel. (91) 4009-8802 Catedral de Belm (Catedral da S) Primeira igreja da cidade, Forte do Castelo Trata-se de uma antiga construo militar que se tornou ponto turstico quando foi tombada em 1962, aps ser palco de inmeras batalhas. Atualmente, abriga o Museu do Encontro, que conta a histria da cidade e da conquista da Amaznia. Pa. Frei Caetano Brando, 117, tel. (91) 4009-8828

a Catedral de Belm j passou por uma reconstruo por volta de 1750, quando ganhou um perfil barrocorococ, com algumas caractersticas do neoclassicismo. Merece destaque o seu imponente rgo, o maior da Amrica Latina. Pa. Frei Caetano Brando, s/n, tel. (91) 3223-2362

Casa das 11 Janelas um edifcio histrico que se tornou museu em 2001, quando foi comprado pelo governo estadual. Transformou-se em um espao de difuso da arte contempornea brasileira. Na parte exterior, h atraes interessantes como o Jardim de Esculturas e o Navio Corveta. Pa. Frei Caetano Brando, s/n, tel. (91) 4009-8825

Mangal das Garas Inaugurado em 2005, um belo parque ecolgico com rea de 40 mil metros quadrados. O local, privilegiado pelas riquezas naturais do ambiente amaznico, abriga ainda o Farol de Belm, com 47 metros de altura, e o Viveiro dos Pssaros, onde os visitantes tm contato com dezenas de espcies de aves. Passagem Carneiro da Rocha, s/n (ao lado do Arsenal da Marinha), tel. (91) 3242-5052 Ver-o-Peso Um dos smbolos da cidade, o mercado Ver-o-Peso faz parte da histria local h mais de 300 anos. Foi construdo em 1625, no porto do Piri, para que a coroa portuguesa pudesse conferir o peso das mercadorias que passavam pela cidade da o nome. Desde ento, o espao foi se adaptando s necessidades da economia local e se tornou um complexo composto por diferentes mercados e outras atraes, por exemplo, a Praa do Relgio. Hoje, o Ver-o-Peso considerado a maior feira livre da Amrica Latina. Boulevard Castilhos Frana, 208, tel. (91) 3241-2022
Dezembro 2010 Nestl com voc

33

bem-estar

Caminhada: 30 minutos por dia


A prtica regular desse exerccio faz bem ao corpo, mente, autoestima e, ainda, tira a pessoa do grupo dos sedentrios
tempos voc pretende deixar de ser sedentria, mas no gosta de ir a uma academia? Pois saiba que a caminhada uma atividade fsica democrtica pode ser adotada por qualquer pessoa, independentemente da faixa etria , que oferece mltiplos benefcios sade fsica e emocional. A partir do momento em que uma pessoa se dispe a mexer o corpo, os exerccios de baixa intensidade, como a caminhada, so as melhores formas de se ter uma vida mais ativa. Basta uma roupa confortvel e um par de tnis apropriado para treinar em qualquer lugar do mundo, afirma a fisioterapeuta e fisiologista Gerseli Angeli, coordenadora cientfica do Centro de Medicina da Atividade Fsica e do Esporte (Cemafe), rgo ligado Universidade Federal de So Paulo (Unifesp). Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), os benefcios j so sentidos a partir de 30 minutos de caminhada diria. Por ser um exerccio aerbio usa o oxignio no processo de gerao de energia dos msculos , a prtica constante ajuda a controlar a presso arterial e muito mais: uma atividade que contribui para o gasto calrico a partir, principalmente, da queima de gorduras, ajudando a manter o peso, a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, informa Gerseli. De quebra, auxilia tambm na manuteno da boa forma o corpo se torna mais rijo e flexvel e do bom humor. Exercitar-se faz o crebro liberar endorfinas no organismo, hormnios que proporcionam a sensao de prazer e de bem-estar. 10 mil passos Atualmente, uma mania saudvel a contagem de passos. Segundo uma pesquisa recente divul-

gada pelo American College of Sports Medicine (ACSM), o uso do pedmetro (contador de passos colocado junto ao corpo) estimula um maior nvel de atividade fsica, ou seja, o aparelho ajuda a pessoa a lembrar de caminhar mais. De acordo com o ACSM, devem-se dar 10 mil passos diariamente. Vale tudo para atingir a meta: ir ao supermercado a p, trocar o elevador pela escada, buscar um cafezinho para o colega, levar o cachorro para passear etc. Animou-se? Ento calce um par de tnis confortvel, vista roupas leves, que permitam a evaporao do suor, e p na estrada. Se for caminhar ao ar livre, na rua ou no parque, evite os horrios mais quentes e use sempre protetor solar. Mesmo se o cu estiver cinzento, as nuvens no barram a ao dos raios ultravioleta. Beba bastante gua para manter o organismo hidratado e jamais saia para caminhar em jejum. Aps a atividade, consuma alimentos que contenham carboidratos e protenas para repor as energias. Por fim, um aviso muito importante: antes de iniciar qualquer atividade fsica, consulte um mdico e faa um checkup. De acordo com o cardiologista e coordenador do Sport Checkup do Hospital do Corao de So Paulo (HCor), Nabil Ghorayeb, o incio da prtica sem uma avaliao prvia pode trazer problemas de sade. O exerccio, dependendo do nvel de intensidade e de exigncia fsica, desencadeia uma srie de reaes no organismo e, se a pessoa tiver alguma doena silenciosa ou inicial, o esforo poder elevar os riscos de complicaes, explica Ghorayeb. Por isso, aps receber o sinal verde do mdico, d os primeiros passos. Sua sade agradece.

34

Nestl com voc

Dezembro 2010

Comece j!
Confira o programa bsico inicial, para um ms, preparado pela educadora fsica Heloisa Teixeira, da Universidade de Taubat (Unitau), no interior de So Paulo:

Alongamento
Faa 15 minutos antes e 15 minutos depois da caminhada. O alongamento necessrio para aquecer e relaxar a musculatura. De p, afaste as pernas, deixe-as estendidas ou semiflexionadas. Tente tocar os ps com as mos, esticando as costas. Se no conseguir, toque os joelhos. Permanea nessa posio por 20 segundos. Ainda com as pernas separadas, toque o p direito com as mos, para trabalhar a parte posterior da coxa. Depois, faa o mesmo com o p esquerdo. Toque cada p por 20 segundos. Apoie as mos na perna direita, flexione-a para a frente e mantenha a perna esquerda esticada, atrs. Permanea assim por 20 segundos e troque o lado.

Caminhada
Primeira semana (treinar 3 ou 4 vezes) Nos trs primeiros dias, caminhe 20 minutos, a passos rpidos, mas sem correr. Mantenha a coluna ereta e o abdome contrado, nunca ande na ponta dos ps. No quarto dia, caso no se sinta ofegante, pode aumentar o tempo para 25 ou 30 minutos. Segunda semana (treinar 4 ou 5 vezes) Comece a segunda semana caminhando 30 minutos. V aumentando medida que o flego der, mas no ultrapasse os 40 minutos. Terceira semana (treinar 4 ou 5 vezes) Aumente o tempo para 40 ou 50 minutos. Fique atenta respirao: inspire e expire. Quarta semana (5 vezes) Aps trs semanas de prtica, j se pode caminhar por at uma hora. No recomendvel treinar mais que cinco vezes por semana nesse primeiro ms. Mais que isso seria exagero para quem era sedentrio, diz a expert Heloisa.

Foto: Getty Images

Dezembro 2010

Nestl com voc

35

compartilhar [casa sustentvel]

Viver, sonhar e respeitar a natureza


A sala e os dormitrios so os espaos da casa em que permanecemos mais tempo. onde nos divertimos, convivemos com a famlia, enfim, relaxamos, sonhamos e por que no? respeitamos o meio ambiente. Para que os espaos fiquem mais aconchegantes e em perfeita sintonia com a natureza, vale a pena tomar pequenas atitudes sustentveis. Veja!

Economia de energia
Mantenha as lmpadas apagadas sempre que possvel. Opte por cortinas translcidas (que permitem a passagem de luz) para aproveitar ao mximo a luminosidade do sol. Evite acender as lmpadas durante o dia. Abra janelas e cortinas enquanto estiver claro. Isso tambm ajuda a ventilar o ambiente e a evitar umidade e mofo. Use o ar-condicionado com moderao. Esse equipamento um dos que mais consomem energia eltrica em uma residncia. Prefira lmpadas fluorescentes, que gastam muito menos energia que as lmpadas tradicionais. A economia de energia chega a 80%.

Pintura das paredes


Use tintas minerais ( base de cal, por exemplo), que no emitem gases txicos e deixam as paredes transpirarem, mantendo a umidade em um nvel adequado. 36
Nestl com voc Dezembro 2010

Opte por cores claras especialmente o branco , pois os tons escuros exigem lmpadas mais potentes para conseguir uma boa luminosidade.

Decorao
Ao escolher estofados, roupas de cama e tapetes, busque preferencialmente os que so feitos com materiais naturais, pois poluem menos o meio ambiente quando so produzidos. Procure comprar mveis feitos com madeira certificada e/ou de reflorestamento. Aproveite os espaos vazios e decore com algumas plantas para aumentar a umidade relativa do ar e deixar o ambiente mais fresco sobretudo em cidades muito quentes.

Eletroeletrnicos
Ao comprar eletroeletrnicos, d preferncia aos aparelhos que possuem o selo Procel (Programa de Conservao de Energia Eltrica). Ele indica que o produto est entre os que consomem menos energia. Retire os eletroeletrnicos da tomada quando no esto sendo usados. Somente assim possvel apagar as luzes que ficam acesas (modo stand by) e tambm gastam energia. Conserve os eletroeletrnicos para que durem o maior tempo possvel e no se transformem em lixo em pouco tempo de uso. Quando um aparelho tiver algum problema, procure consert-lo em vez de comprar um novo. Se um eletroeletrnico no tem nenhuma possibilidade de conserto, encaminhe-o para o descarte de forma consciente. O Museu do Computador de So Paulo (www.museudocomputador.com.br), por exemplo, aceita qualquer tipo de doao. Outros endereos de lugares que recebem lixo eletrnico podem ser obtidos no site www.e-lixo.org. Basta digitar o CEP e o tipo de equipamento que voc pretende descartar.
Fontes: Francisco Lima, arquiteto e consultor do programa Ecoprtico (www.ecopratico.com.br), da TV Cultura; www.akatu.org.br; www.sustentabilidade.org.br
Dezembro 2010 Nestl com voc

Ilustrao: Silas de Oliveira Silva

37

compartilhar

Embalagens viram peas fashion


Recolhidas pelo consumidor, embalagens dos chocolates Nestl ganham destino sustentvel ao serem reutilizadas na fabricao de bolsas, roupas e outros itens da moda
As embalagens dos chocolates Nestl ajudam a cuidar do planeta e, de quebra, ingressam no mundo fashion. Graas a uma parceria com a TerraCycle, empresa lder na coleta e reuso de resduos psconsumo, as embalagens de chocolates descartadas passam a ser recolhidas e transformadas em produtos sustentveis, que substituem parte da matriaprima virgem em sua fabricao. A ao leva a assinatura da campanha Nestl Chocolover e incentiva a coleta de embalagens de chocolates no ps-consumo. O objetivo dar destino sustentvel a esses materiais, permitindo que sejam reaproveitados como insumo para fabricao de novos produtos, como bolsas, sacolas, mochilas e estojos, a serem comercializados pela TerraCycle no prprio site da empresa e em lojas de redes de supermercado. Os resduos no aproveitados so derretidos para a fabricao de produtos de plstico injetado, como baldes e pallets, e utilizados na prpria linha de produo da fbrica de chocolates da Nestl em Caapava (SP). Displays de exposio, assim como outros itens de comunicao no ponto de venda, tambm sero elaborados com base nesses materiais, colaborando para o fechamento do ciclo de reuso dos resduos plsticos. Por enquanto, a parceria contempla somente as embalagens de chocolates. Para formar uma brigada, que pode ser composta por membros de uma comunidade, basta que um representante do grupo tenha mais de 18 anos e se cadastre no site da TerraCycle. Depois de ativar o grupo, o processo simples. Basta juntar 100 embalagens de chocolates Nestl usadas, coloc-las em uma caixa, fechar bem, colar a etiqueta pr-paga para envio e entregar o pacote em uma agncia dos Correios. A cada 0,8 grama de embalagem enviada, a TerraCycle destina R$ 0,02 a uma instituio ou organizao social sem fins lucrativos que o lder indicar. Aproveite essa iniciativa e faa sua parte, pois, com esse programa de reciclagem, todos ganham: o consumidor, que vai dar um destino correto s embalagens e ajudar a cuidar da natureza; as instituies sociais, que sero beneficiadas pelo lder da brigada; e as instituies parceiras da TerraCycle, que fazem os produtos, ampliando o alcance social do projeto. O envolvimento em aes voltadas para a sustentabilidade e o meio ambiente no novidade para a Nestl. Apoiada nos pilares de Nutrio, Sade e Bem-Estar, a companhia promove desde sua origem, no Brasil e no mundo, a Criao de Valor Compartilhado. O conceito se fundamenta na premissa de que, para o sucesso dos negcios no longo prazo, importante gerar valor para todos os pblicos e para a sociedade em que a empresa est inserida. Dentro desse modelo, as aes de Responsabilidade Social da Nestl so focadas em trs temas: Nutrio, gua e Desenvolvimento Rural. Essas temticas orientam as polticas de responsabilidade social da Nestl e tambm o investimento social da companhia. Em todos os programas, a educao utilizada como estratgia para colaborar para a transformao das comunidades. A TerraCycle surgiu nos Estados Unidos em 2007 e est presente em outros quatro pases: Brasil, Inglaterra, Mxico e Canad. Entre os norte-americanos, o projeto conta com mais de 10 milhes de pessoas e j evitou o desperdcio de cerca de 1 bilho e meio de embalagens.

Fique por dentro

Como funciona a TerraCycle?


A brigada coleta as embalagens usadas

Os resduos so enviados TerraCycle, que doa o dinheiro s instituies indicadas pelo lder da brigada
Ilustrao: Thas Ferreira Foto: Arquivo Nestl

O dinheiro retorna TerraCycle para sua manuteno

O lixo convertido em produto, que vendido

Peas feitas com embalagens Nestl: guarda-chuva, chapu, jaqueta...

38

Nestl com voc

Dezembro 2010

Nestl on-line

Truque de chef
Esta para quem quer aprender a cozinhar ou aperfeioar as tcnicas culinrias. Acesse a rea Aprendendo a Cozinhar, do site Cozinha Nestl (www.nestle.com. br/site/cozinha/aprendendo/ video-aulas.aspx), e confira os vdeos que ensinam, de maneira simples e prtica, como preparar receitas doces e salgadas. H pratos clssicos, para o dia a dia, como Bolo de Carne, e sobremesas, como Mousse de Maracuj, alm de acompanhamentos e muito mais para voc arrasar na cozinha.

Cafeteria em casa
Nescaf Dolce Gusto, nica mquina do mercado brasileiro a oferecer vrias opes de bebidas quentes e frias, conta agora com uma loja on-line. No site www.nescafe-dolcegusto.com.br, voc adquire e recebe em casa cpsulas, xcaras, colheres, copos e at mesmo as mquinas Melody e Circolo. Cadastre-se para se tornar membro do Clube de Fidelidade e transformar suas compras em pontos, que podem ser trocados por cpsulas ou acessrios. Veja tambm receitas saborosas para incrementar ou acompanhar o seu caf. E no deixe de clicar em Diverso Grtis (na barra superior da pgina): um jogo da memria animado e cartes virtuais esperam por voc.

Complete sua coleo

leite Moa interativo


Marque um segundo. Marcou? Acredite, enquanto voc olhava para seu relgio, mais sete unidades de Leite Moa passaram por um caixa de supermercado. Queridinho do Brasil, o leite condensado mais famoso do pas ganha espao agora na internet, com muitas novidades. Em www.leitemoca.com.br, os fs da marca encontram histrias e curiosidades do produto, receitas e, ainda, podem responder pergunta: O que te deixa feliz de verdade? O comentrio publicado no site e tambm compartilhado automaticamente no perfil de Moa no Twitter (@LeiteMocaNestle) e Facebook (Leite Moa Nestl). Alm disso, o site classifica quais so os assuntos que mais deixam as pessoas felizes de verdade.

Depois de se deliciar com as quatro primeiras edies de As 50 Receitas Mais Pedidas dos ltimos 50 Anos, voc no pode perder o quinto e ltimo fascculo. So dez pratos, entre salgados e doces, para encher sua cozinha de sabor. Acesse o site www.nestle-semprecomvoce. com.br, clique em Receitas e confira como baixar mais esse presente que a Nestl traz para voc. Em tempo: os fascculos anteriores continuam disposio no site para download e impresso.
Dezembro 2010 Nestl com voc

39

novidades

Para saborear e presentear


Lanamentos Nestl vo encher sua vida de sabor e alegria neste fim de ano
Sucesso na sua ceia
A Nestl traz mais magia para o seu Natal atravs dos sabores exclusivos e inconfundveis da sua linha de panettones! Escolha o seu: Nestl Classic Elaborado com o tradicional Chocolate ao Leite Nestl.

Nestl Classic Duo A massa traz deliciosas gotas do Chocolate ao Leite Nestl com um surpreendente recheio de chocolate branco.

Nestl Frutas Panettone com a tradicional receita que leva uvas-passas e frutas cristalizadas.

Nestl Frutas com Leite Moa Inovao que s a Nestl pode oferecer com frutas cristalizadas e recheio de Leite Moa. Prestgio Panettone elaborado com o tradicional recheio de chocolate com coco.

Alpino Singular e inconfundvel, com gotas e recheio de chocolate. Disponvel nas verses 500g e 700g (lata), ideal para presentear.

Por esta ningum esperava. A Nestl traz mais uma novidade para presentear no Natal: Cestas Natalinas. Disponveis nos tamanhos pequeno e grande, oferece uma combinao de produtos que s a Nestl poderia trazer para o Natal! Com Panettone, Leite Moa, Caixa de Especialidades, Nescaf, Passatempo, entre outros.

Mais por menos

Sorvete de iogurte com baixas calorias


Para quem deseja um produto refrescante e saudvel para a estao mais quente do ano, a pedida certa o novo Molico Yogo, nos sabores Natural ou Calda de Frutas Vermelhas. Delicioso, este sorvete feito com iogurte, sem adio de acares e tem 0% de gordura. Esta nova sensao do vero tem apenas 37 calorias por poro. Experimente! 40
Nestl com voc Dezembro 2010

Famosa por sua pureza e leveza, a gua Mineral Petrpolis chega ao mercado com nova embalagem. A beleza das montanhas e cachoeiras da chamada cidade imperial ocupam mais espao no rtulo, aproximando o consumidor da natureza serrana de Petrpolis. O novo rtulo, com detalhes transparentes, reala a qualidade e as caractersticas de leve e cristalina da gua Mineral Petrpolis, comercializada exclusivamente no estado do Rio de Janeiro.

Nova embalagem bonita por natureza

Mais por menos


Um prato tamanho famlia. O macarro instantneo Maggi Lmen (300g) oferece maior rendimento com menor desembolso. Fcil de preparar, ele pode receber ingredientes e molho a sua escolha, j que vem sem o sach de tempero. Tudo em apenas trs minutinhos, mais prtico, impossvel. Experimente e invente! Maggi Caldo Lquido vai conquistar sua cozinha! Disponvel nos sabores Galinha e Carne, o produto tem consistncia lquida e por isso no precisa ser diludo. Destaque para seus mltiplos usos. Alm de refogar, Maggi Caldo Lquido pode ser utilizado para grelhar, temperar e assar. Outro grande diferencial a possibilidade de dosagem de acordo com a necessidade do consumidor.

Lquido e na dose certa

A Farinha Lctea, que j era rica em nutrientes fundamentais para a sade e a qualidade de vida, ganha nova verso com aveia. O gro fonte de fibras e favorece o bom funcionamento do intestino. Nestl Farinha Lctea com Aveia tem embalagem em sach (230g) e traz sugestes de receitas que ampliam seu modo de preparo, alm do tradicional mingau.

Chegou Farinha Lctea com Aveia

Maggi Receitas Mgicas um tempero para assar frango, disponvel nos sabores Caipira e Ervas Finas. Cada embalagem contm um tempero e uma bolsa plstica. Basta colocar

Frango assado, forno limpo

cerca de 1kg de frango na bolsa, misturlo ao tempero e levar ao forno que se mantm limpo pela praticidade do produto.

A exemplo dos Leites Molico, a linha de Iogurtes Molico tambm TotalClcio, em que apenas duas pores do produto satisfazem 100% das necessidades dirias de clcio. Pronto para ser consumido todos os dias, o Iogurte Molico TotalClcio encontrado em garrafa de 850g nos sabores Morango e Mel, e garrafa de 170g nos sabores Morango e Mamo. Disponveis tambm nas opes com pedaos de frutas em embalagens com quatro unidades (400g) nas verses Ameixa e Frutas Vermelhas e bandeja com seis unidades (600g) com sabores variados.
Dezembro 2010 Nestl com voc

Mais clcio no seu dia

O petit suisse que voc j conhece, rico em vitaminas e clcio, fonte de ferro e zinco, ganhou nova embalagem, ainda maior. Chamyto Super Big (90g) uma verso com 30g a mais de sabor, disponvel em embalagens com quatro unidades, nos exclusivos sabores Uva e Tutti-Frutti, alm de Morango. Outra novidade

Chamyto Super Big

o Iogurte Lquido Chamyto (170g), ideal para a hora do lanche. So duas verses supergostosas e com misturas geniais de sabores: Morangurte (morango e iogurte) e Larancuj (laranja e maracuj). Sua frmula tambm contm Lactobacillus paracasei, que ajudam a proteger a flora intestinal. Comercializado apenas no estado de So Paulo.

41

novidades / acontece Promoo Picol Premiado agita o vero

Renovao Wafers Nestl


A Nestl renova sua linha de biscoitos wafers. Os produtos ganham trs camadas de recheio aerado, muito mais cremoso, e casquinha crocante. As embalagens tambm esto de cara nova. A partir de agora, alm dos deliciosos sabores Prestgio, Negresco e Galak, a Nestl lana o Wafer Classic. o inconfundvel sabor do tradicional chocolate Nestl agora tambm em wafer! 42
Nestl com voc dezembro 2010

Ficou mais fcil levar para casa os filhotes de pelcia inspirados na srie Galera Animal, da Nestl. Para o Natal, a participao est ainda mais simples: basta apresentar o comprovante de compra de um nico produto Nestl* (de qualquer valor) e pagar mais seis parcelas de R$ 4,50 no carto**. A escolha dos filhotes da Galera Animal pode ser feita nos postos de troca ou pela internet, no site www.galeranimal.com.br. Na troca pela internet, o valor a ser pago acrescido do custo de envio das pelcias, que sero entregues na casa do consumidor. A promoo vlida at o dia 26/12/2010 ou enquanto durarem os estoques.
Promoo vlida de 1/10/2010 a 26/12/2010 ou enquanto durarem os estoques das pelcias. Sujeito a disponibilidade de modelos por loja ou no site: www.galeranimal.com.br. Imagem ilustrativa. Em cumprimento Lei n 11.265/06, que dispe sobre a comercializao de alimentos para lactentes, no participam da promoo os seguintes produtos: Alfare, FM 85, Nan 1 Pro, Nan 2 Pro, Nan A.R., Nan Comfor 1, Nan Comfor 2, Nan H.A., Nan Sem Lactose, Nan Soy, Nestogeno 1, Nestogeno 2, Nestogeno Plus e Pre Nan. Consulte o regulamento completo no site. *Em cupom fiscal ou ticket de compras. **Exceto para pagamento na rede lotrica.

Para o Natal, pelcia da Galera Animal

O MINISTRIO DA SADE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECES E ALERGIAS E RECOMENDADO AT OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS.

O MINISTRIO DA SADE INFORMA: APS OS 6 (SEIS) MESES DE IDADE, CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREA NOVOS ALIMENTOS.

Com o sabor irresistvel de Passatempo Leite e o exclusivo NutriActive, composto de nutrientes essenciais, como clcio, zinco e magnsio, vitais para o desenvolvimento infantil, a Nestl lana uma linha de biscoitos secos e doces com deliciosas coberturas de glac nos sabores de frutas de que as crianas mais gostam. So eles Passatempo Junior Morango, Passatempo Junior Banana e Passatempo Junior Frutas (ma, banana e mamo).

A famlia Passatempo cresceu

Para refrescar seu vero e deix-lo ainda mais gostoso, a Nestl apresenta a promoo Picol Premiado, que distribuir 6 milhes de picols La Frutta, perfeitos para a estao mais quente do ano. A mecnica simples: caso encontre um palito premiado em qualquer picol Nestl, voc ganha um La Frutta Limo, Uva ou Abacaxi. A troca pode ser realizada nos pontos de venda que comercializam o produto, conforme a disponibilidade. No fique fora dessa, aproveite uma das maiores delcias do vero! A promoo vlida para todo o Brasil e vai at o dia 28 de fevereiro. Para obter mais informaes, acesse o site www.nestle.com.br.
Promoo vlida de 15/10/2010 a 28/2/2011 ou enquanto durar o estoque de brindes oferecidos na promoo. Sujeito a disponibilidade de sabores nos postos de trocas. No participam da promoo os sorvetes cujas embalagens so copos, potes ou cones. Consulte o Regulamento completo no site www.nestle.com.br. C.A. CAIXA N 2-1051/2010.

Anda mungkin juga menyukai