Anda di halaman 1dari 9

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 - UM APELO PARA A PRTICA DO QUINTO MANDAMENTO No matars!

(Ex 20,13)

Que a sade se difunda sobre a Terra!


(cf. Eclo 38, 8)

Geni Maria Hoss

Os apelos em prol de uma cultura de vida se fazem sentir sempre mais fortes entre aqueles que se reconhecem portadores de uma misso em prol da vida humana e de todas as formas de vida no planeta. Mais ainda este apelo se faz sentir nos espaos cristos onde se cr na gerao da vida por um ato de amor de Deus Criador. A narrao da criao (cf. Gn 1, 1-31) revela um mundo um mundo ordenado e constitudo de uma imensa diversidade de vida, o que implica diferentes formas de ser e estar no mundo. Criado imagem e semelhana de Deus, o ser humano chamado a cuidar de todas estas formas de vida, com elas e por elas, dar glrias a Deus pelas maravilhas que criadas. Cabe-lhe igualmente o cuidado hoje para que se rompa uma cultura que de diversas formas, por egosmo e inconseqncia, destri a vida em todos os mbitos. A Campanha da Fraternidade 2012 que a sade se difunda sobre a Terra! (cf. Eclo 38, 8) convida a olhar para a condio da vida humana no Brasil. Fato impossvel, se no sob um olhar amplo que inclui toda a complexidade que encerra Pgina

diversas formas de vida no mundo. A sorte e o destino de uns e de outros so os mesmos. A destruio ou cuidado das outras formas de vida, portanto, repercutem
1

Assessora na rea de Pastoral da Sade, Humanizao Hospitalar, Biotica. Doutoranda em Teologia Prtica. Bolsista CAPES.

o viver uma vez que se deve considerar as interdependncias e interconexes das

sobre si mesmo. No se pode pretender sade humana, se no h engajamento pela sade em todas as esferas da vida no planeta. A VIDA HUMANA UM CLAMOR POR DIGNIDADE A Igreja Catlica declara que a vida humana sagrada porque desde sua origem ela encerra a ao criadora de Deus e permanece para sempre numa relao especial com o Criador, seu nico fim.2 A sacralidade da vida a torna intocvel quando a inteno destru-la, de limitar seu pleno desdobramento aqui em funo de um depois, No entanto, sacralidade implica, sim, o empenho mximo nas diferentes esferas humanas para que esta vida seja vivida de forma plena na condio humana aqui e agora, em vista da f na vida eterna, o que tambm inclui interferncias, mas que sejam geradoras de mais vida, especialmente ali onde ela est ameaada e limitada. E neste campo que todos esto convidados a engajarse por condies mais favorveis de gerao e promoo de vida. Deus questiona a cada momento em cada lugar onde a vida menosprezada e eliminada: "Que fizeste? Ouo o sangue de teu irmo, do solo, clamar por mim! (Gn 4, 10). A dignidade da vida dada pelo criador, pelo prprio ato de criar. Ela independe de condicionantes e processos que podem ou no definir ou delimitar a existncia. Cabe ao ser humano a responsabilidade de acolh-la como ddiva e promover seu pleno desenvolvimento, na condio humana, ou seja, no modo prprio de ser e estar no mundo. Enquanto no Antigo Testamento encontramos a aplicao do mandamento divino aos justos e inocentes: No matars o inocente nem o justo" (Ex 23,7). Jesus ensina a amar at mesmo os inimigos. Oferecer-lhe a outra face (cf. Mt 5,39).
No matars!. Sabemos de Jesus que o 5 mandamento probe matar e todos os atos errados contra os outros, at mesmo palavro e mau pensamento. Ou seja: ele probe a destruio maliciosa ou indiferente da vida e tudo que, de uma forma ou de outra, pode influenciar a vida de modo 3 difcil ou problemtico.

fazemos. Ele traz um valor em si como criatura de Deus Criador, feito sua imagem
2 3

CATECISMO DA IGREJA CATLICA. Catecismo da Igreja Catlica. So Paulo: Loyola, 1999. JAHR, Fritz. Ensaios em Biotica e tica 1927-1947. Bioethikos, So Paulo: Centro Universitrio So Camilo, v. 35, n. 3, p. 242-275, 2011.

Pgina

O respeito pela dignidade do outro independe do juzo de valores que dele

e semelhana e Templo do Esprito Santo. No sabeis que sois templo de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? (1 Cor 3,16). No matars! (Ex 20, 13) geralmente se atribui ao respeito fraternal, no entanto, aplica-se tambm prpria vida, diante da qual temos compromissos ticos.
Quando falamos de obrigaes ticas entendemos geralmente compromissos para com as outras pessoas. Por via de regra no se lembra que a pessoas tambm tem obrigaes ticas em relao a si prprias e que estas so de grande importncia. A Religio Crist aponta 4 concretamente para as obrigaes ticas em relao a si mesmo.

Reconhecendo a prpria vida como graa e dom de Deus salutar que tudo seja empenhado para lev-la ao desdobramento. justo que seja defendida e promovida em qualquer circunstncia. O amor a si mesmo permanece um princpio fundamental da moralidade. Portanto, legtimo fazer respeitar seu prprio direito vida.5 Defender a prpria vida e reivindicar do Estado a proteo da vida direito fundamental e legtimo, portanto, corresponde dignidade da pessoa.

VIDA AMEAADA

De diversas formas a vida est ameaada hoje. A Campanha da Fraternidade 2012 prope o engajamento pela Sade Pblica como forma de promover a vida humana. Para tal preciso faz-lo com ateno complexidade que ela representa e suas interdependncias com as demais formas de vida. A Campanha da Fraternidade s alcanar seu objetivo se conseguir mover todos cristos ou no a engajar-se no servio fraterno em prol do enfermo, apoiando-o atravs de visitas solidrias nas instituies de sade ou em sua casa, a engajar-se na educao da comunidade por um estilo de vida saudvel e a tomada de conscincia da responsabilidade pela promoo e proteo da vida, Pgina

JAHR, Fritz. Aufstze zur Bioethik 1927 1938. Zentrum fr Medizinische EThik, Medizinische Materialien, Heft 187, 2010, p. 28 5 CATECISMO DA IGREJA CATLICA. Catecismo da Igreja Catlica. So Paulo: Loyola, 1999. 2264.

a engajar-se por um servio pblico de sade com qualidade de forma a garantir o acesso de todos a qualquer tipo de atendimento, desde a ateno bsica at aos procedimentos de alta complexidade. Ao falar de sade em todas as suas dimenses, preciso considerar amplamente os fatores que determinam as condies de sade-enfermidade individual e coletiva. O texto-base da Campanha da Fraternidade 2012 nos apresenta:
O processo sade-enfermidade de uma coletividade resultante de diversos fatores sociais, polticos, econmicos, ambientais e biolgicos. Destacam-se entre os determinantes sociais: a urbanizao; e a industrializao crescente, bem como as condies de moradia, de saneamento bsico, de nutrio e de alimentao, de escolarizao, de recreao e lazer, de acesso aos servios de sade de trabalho, de 6 emprego e de renda.

Fatores estes abordados de diversas formas por parte da Igreja, por documentos oficiais, ou at mesmo em Campanhas da Fraternidade anteriores ou por documentos especficos, especialmente no Compndio da Doutrina Social, o que mostra o quanto as diferentes esferas eclesiais devem dialogar entre si e com a sociedade para alcanar mudanas significativas em prol da sade das pessoas individual- e coletivamente.

Entre as formas de ameaa da vida no menos importante aquela que se d no mundo do trabalho. O trabalho, espao de co-criao do ser humano, pode tambm ser um espao de uma cultura de morte, onde a corrida desenfreada por ganhos e lucros rouba a sade das pessoas. D-se com freqncia que as condies de trabalho para homens, mulheres e crianas, especialmente nos pases em via de desenvolvimento, sejam to desumanas que ofendem a sua dignidade e prejudicam a sua sade.7 Por isso, as condies de trabalho esto igualmente sob responsabilidade das autoridades para a garantia da sade coletiva, cabendo ao trabalhador a sua parte de trabalhar segundo as prescries de proteo sade e Pgina
6 7

CNBB, Texo-base da Campanha da Fraternidade 2012.Brasilia: Ed. CNBB, 2011. Joo Paulo II. Compndio da Doutrina Social da Igreja. 2004. Roma: Librerie Editrice Vaticana, 2004, 301.

reivindicando as condies necessrias para um ambiente saudvel.

Para muitos especialistas no assunto, uma das grandes ameaas sade ao lado de infraestruturas precrias, especialmente no campo do saneamento bsico, a educao. O modo de viver determina em grande parte a sade individual e coletiva. Torna-se por isso necessria e urgente, uma grande obra educativa e cultural8 para que cada cidado tome conscincia da responsabilidade que tem pela sua prpria vida e o quanto importante um estilo de vida adequado para a sade pessoal e tambm coletiva. Est ainda a vida ameaada por inmeras formas de violncia.
assustador o alto nmero de acidentes de trnsito que acontecem pelo pas, ceifando milhares de vidas. Eles tambm deixam inmeros sobreviventes com sequelas irreversveis, que passam depender muito do sistema de sade e da famlia devido ao constante cuidado de que 9 precisam.

So violncias que, quando no matam, engrossam os nmeros de vtimas de trnsito, de armas de fogo... se tornam podem interferir substancialmente na qualidade de vida futuro das vtimas. Tornam-se um caso de Sade Pblica, pois requerem cuidados especiais e constantes do sistema, isto ainda sem considerar os desafios da pessoa e da famlia tambm da comunidade eclesial no cuidado para garantir o conforto possvel nestas condies. Aqui poderia se enumerar uma infinidade de condies e circunstncias em que a vida est ameaada. Cabe comunidade olhar para a realidade local e promover um amplo programa de formao para que se minimizem as condies geradoras de violncia. No basta aumentar as vagas nos centros de tratamento intensivo quando estes so em grande parte ocupados por vtimas de acidentes evitveis, o que seria superado atravs de uma postura tica e responsvel diante da prpria vida e da coletividade. preciso comear pela educao e, sobretudo, pela educao crist que suscita uma responsabilidade maior ainda a partir da f no Criador da vida.

8 9

Joo Paulo II, 2004, 376. CNBB, Texo-base da Campanha da Fraternidade 2012.Brasilia: Ed. CNBB, 2011.

Pgina

TECNOLOGIAS.

AVANOS BIOTECNOLGICOS: NOVOS DESAFIOS PARA O USO TICO DAS

imensurvel o bem que as Cincias trouxeram para a humanidade. A Igreja reconhece seu legtimo valor e autonomia e a aprecia medida que contribui para a sade e promoo da vida.
Existem duas ordens de conhecimento distintas, a da f e a da razo, e que a Igreja de modo algum probe que as artes e disciplinas humanas usem de princpios e mtodos prprios nos seus respectivos campos; reconhecendo esta justa liberdade, afirma por isso a legtima autonomia 10 da cultura humana e, sobretudo, das cincias.

inevitvel recorrer medicina quando, apesar de estilo de vida saudvel, do empenho por sade pessoal e coletivo, se acometido de enfermidade que, sem o auxlio da tecnologia, no poderia ser devidamente tratada. J na Bblia encontramos passagens onde esta condio reconhecida e recomendada.
Sabe-se, no entanto, que apesar do esforo e do cuidado para evitar doenas, a fragilidade do corpo e do esprito acabam se revelando. Eis o tempo de recorrer ao servio de sade, ao mdico, como cita o texto bblico (v.5), sem hesitaes, pois um dom de Deus para a sade. Tambm foi o Senhor quem deu ao homem a cincia (v.6), por meio da qual o mdico cura, elimina a dor e o farmacutico prepara as frmulas (cf. 11 Eclo 38,7).

A mesma tecnologia que cura tambm aquela que nos pode levar a questionamentos ticos em relao as possibilidades de interveno na vida humana. Estas questes se colocam desde a gestao quando, ao lado de intervenes teraputicas possveis e louvveis, se colocam possibilidades de eugenia, discriminao, rejeio da vida por nascer em funo dos resultados do diagnstico. O diagnstico pr-natal moralmente licito se respeitar a vida e a integridade do embrio e do feto humano, e se est orientado para sua salvaguarda ou sua cura individual.12 tambm questionvel o uso desproporcional de tecnologias para prolongar a vida de forma quase que artificial, prolongando tambm o sofrimento.

10

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II (1962-1965). Documentos do Conclio Ecumnico Vaticano II,Gaudium et Spes. So Paulo: Paulus, 2001, 59. 11 CNBB, Texo-base da Campanha da Fraternidade 2012.Brasilia: Ed. CNBB, 2011. 12 CATECISMO DA IGREJA CATLICA. Catecismo da Igreja Catlica. So Paulo: Loyola, 1999, 2274.

Pgina

A interrupo de procedimentos mdicos onerosos, perigosos, extraordinrios ou desproporcionais aos resultados esperados pode ser legtima. a rejeio da "obstinao teraputica". No se quer dessa maneira provocar a morte; aceita-se no poder impedi-la. As decises devem ser tomadas pelo paciente, se tiver a competncia e a capacidade para isso; caso contrrio, pelos que tm direitos legais, respeitando sempre 13 a vontade razovel e os interesses legtimos do paciente.

Importante aqui salientar que a colaborao voluntria para que cesse a vida, mesmo que sua inteno seja de eliminar sofrimentos (a eutansia) totalmente distinta da condio de prolongamento artificial da vida e condenvel. Antes, preciso promover cuidados paliativos humanizados para as pessoas que se encontram diante da possibilidade da morte prxima e no h mais sentido para intervenes teraputicas.

louvvel a possibilidade de tratamento de alta complexidade na recuperao da sade, mas questionvel quando este benefcio alcana somente alguns e a condio scio-econmica que determina o acesso a tais tratamentos. A SADE DA PESSOA A SADE DO MEIO AMBIENTE

Com o advento da industrializao, no sculo XVIII, o meio ambiente passou a sofrer alteraes marcantes, cada vez mais aprofundadas, conforme se desenvolveram os meios tecnolgicos e o consumo de bens industrializados. Na raiz deste processo, encontra-se a corrida desenvolvimentista desenfreada, liderada pelos pases detentores de capitais para investimento tecnolgico. Este movimento teve um efeito cascata negativo na natureza, ao expor a vida e o meio ambiente a elementos prejudiciais e agressores. Dentre tais consequncias esto a poluio dos mananciais de gua potvel; a disseminao de campos eletromagnticos; a poluio atmosfrica; a contaminao por agrotxicos; a contaminao de solos por resduos; a ocorrncia de desastres 14 ambientais.

No se pode pretender sade individual e coletiva sem que se tenha os mesmos cuidados com a sade do meio ambiente. E como ficar indiferentes diante

13

CATECISMO DA IGREJA CATLICA. Catecismo da Igreja Catlica. So Paulo: Loyola, 1999, 2274. 14 FILHO, J. K. A. et al. In. Neurobiologia, 73 (3) Julho/Setembro, 2010. Em: texto-base CF 2012, 45.

Pgina

das perspectivas dum desequilbrio ecolgico, que torna inabitveis e hostis ao homem vastas reas do planeta?15 A complexidade da vida no planeta, a interconexo entre as diversas formas de vida, requer, quando se trata da sade humana, um olhar para a sade do planeta, pois o impacto desta significativa sobre os seres humanos. Existe uma solidariedade entre todas as criaturas pelo fato de terem todas o mesmo Criador e de todas estarem ordenadas sua glria16 Esta solidariedade universal se aplica tambm s condies de vida. Todos esto sujeitos ao ambiente favorvel ou no para viver com sade. Em mbito global, as mudanas climticas um dos grandes desafios do momento. No entanto, h uma responsabilidade tica em relao ao entorno prximo de cada um que igualmente interfere na sade humana: Cuidados com o lixo domstico e hospitalar quanto produo e destinao correta; Uso racional e responsvel da gua; Evitar o uso ou, quando necessrio, manejo correto de agrotxicos... entre as inmeras condies desfavorveis sade que, com gestos simples, podem ser evitados ou, ao menos, amenizados.

CONSIDERAES
A vida e a sade fsica so bens preciosos doados por Deus. Devemos cuidar delas com equilbrio, levando em conta as necessidades alheias e o bem comum. O cuidado com a sade dos cidados requer a ajuda da sociedade para obter as condies de vida que permitam crescer e atingir a maturidade: alimento, roupa, moradia, cuidado da sade, ensino bsico, 17 emprego, assistncia social.

Muito se poderia dizer sobre a sade, as interconexes entre sade, violncia, condies scio-econmicas desfavorveis, .... Outras dimenses do Quinto Mandamento em relao vida nos so propostos pela Igreja, tais como: O aborto, suicdio .... Temas estes trabalhados tambm em anos anteriores que a cada dia nos desafiam a olhar para vida com Pgina

15

Joo Paulo II. Compndio da Doutrina Social da Igreja. 2004. Roma: Librerie Editrice Vaticana, 2004, 5. 16 CATECISMO DA IGREJA CATLICA. Catecismo da Igreja Catlica. So Paulo: Loyola, 1999, 344. 17 CATECISMO DA IGREJA CATLICA. Catecismo da Igreja Catlica. So Paulo: Loyola, 1999, 2288.

carinho e amor e decidir-nos sempre de novo pelo Reino, que construdo aqui e agora atravs de pequenos gestos de solidariedade, pela responsabilidade crist tica diante da vida e pela denncia proftica de inmeras condies que matam ou reprimem a vida em nosso meio.

Que Maria, Nossa Senhora da Sade, abenoe os enfermos e aos demais fortalea no compromisso cristo de solidariedade em prol dos irmos atravs da visita solidria aos enfermos e pelo engajamento por um sistema de sade mais humano e justo em nosso pas.

Referncias bibliogrficas

CATECISMO DA IGREJA CATLICA. Catecismo da Igreja Catlica. So Paulo: Loyola, 1999.

CNBB, Texo-base da Campanha da Fraternidade 2012.Brasilia: Ed. CNBB, 2011. JAHR, Fritz. Aufstze zur Bioethik 1927 1938. Zentrum fr Medizinische EThik, Medizinische Materialien, Heft 187, 2010, p. 28

Joo Paulo II. Compndio da Doutrina Social da Igreja. 2004. Roma: Librerie Editrice Vaticana, 2004.

Pgina

Anda mungkin juga menyukai