Anda di halaman 1dari 4

Legislao - Lei n 6.

496/77
Institui a "Anotao de Responsabilidade Tcnica" na prestao de servios de Engenharia, de Arquitetura e Agronomia; autoriza a cria o, pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA, de uma Mtua de Assist ncia Profissional, e d outras providncias. O Presidente da Repblica, Fa o saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 - Todo contrato, escrito ou verbal, para a execuo de obras ou prestao de quaisquer servi os profissionais referentes Engenharia, Arquitetura e Agronomia fica sujeito "Anotao de Responsabilidade Tcnica" (ART). Art. 2 - A ART define para os efeitos legais os responsveis tcnicos pelo empreendimento de engenharia, arquitetura e agronomia. 1 - A ART ser efetuada pelo profissional ou pela empresa no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), de acordo com Resoluo prpria do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA). 2 - O CONFEA fixar os critrios e os valores das taxas da ART "ad referendum" do Ministro do Trabalho. Art. 3 - A falta da ART sujeitar o profissional ou a empresa multa prevista na alnea "a" do Art. 73 da Lei n 5.194, de 24 DEZ 1966, e demais cominaes legais. Art. 4 - O CONFEA fica autorizado a criar, nas condies estabelecidas nesta Lei, uma Mtua de Assist ncia dos Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, sob sua fiscalizao, registrados nos CREAs. 1 - A M tua, vinculada diretamente ao CONFEA, ter personalidade jurdica e patrim nio prprios, sede em Braslia e representaes junto aos CREAs. 2 - O Regimento da M tua ser submetido aprova o do Ministro do Trabalho, pelo CONFEA. Art. 5 - A M tua ser administrada por uma Diretoria Executiva, composta de 5 (cinco) membros, sendo 3 (trs) indicados pelo CONFEA e 2 (dois) pelos CREAs, na forma a ser fixada no Regimento. Art. 6 - O Regimento determinar as modalidades da indicao e as funes de cada membro da Diretoria Executiva, bem como o modo de substituio, em seus impedimentos e faltas, cabendo ao CONFEA a indicao do Diretor-Presidente e aos outros Diretores a escolha, entre si, dos ocupantes das demais funes. Art. 7 - Os mandatos da Diretoria Executiva tero durao de 3 (trs) anos, sendo gratuito o exerccio das funes correspondentes. Art. 8 - Os membros da Diretoria Executiva somente podero ser destitudos por decis o do CONFEA, tomada em reunio secreta, especialmente convocada para esse

fim, e por maioria de 2/3 (dois teros) dos membros do Plenrio. Art. 9 - Os membros da Diretoria tomaro posse perante o CONFEA. Art. 10 - O patrimnio da M tua ser aplicado em ttulos dos Governos Federal e Estaduais ou por eles garantidos, Carteiras de Poupana, garantidas pelo Banco Nacional da Habilitao (BNH), Obrigaes do Tesouro Nacional, im veis e outras aplicaes facultadas por Lei para rgos da mesma natureza. Pargrafo nico - Para aquisio e alienao de imveis, haver prvia autorizao do Ministro do trabalho. Art. 11 - Constituiro rendas da M tua: I - 1/5 (um quinto) da taxa de ART; II - uma contribuio dos associados, cobrada anual ou parceladamente e recolhida, simultaneamente, com a devida aos CREAs; III - doaes, legados e quaisquer valores adventcios, bem como outras fontes de renda eventualmente institudas em Lei; IV - outros rendimentos patrimoniais. 1 - A inscrio do profissional na M tua dar-se- com o pagamento da primeira contribuio, quando ser preenchida pelo profissional sua ficha de Cadastro Geral, e atualizada nos pagamentos subseqentes, nos moldes a serem estabelecidos por Resoluo do CONFEA. 2 - A inscrio na M tua pessoal e independente de inscrio profissional e os benefcios s podero ser pagos aps decorrido 1 (um) ano do pagamento da primeira contribuio. Art. 12 - A M tua, na forma do Regimento, e de acordo com suas disponibilidades, assegurar os seguintes benefcios e prestaes: I - auxlios pecunirios, temporrios e reembolsveis, aos associados comprovadamente necessitados, por falta eventual de trabalho ou invalidez ocasional; II - peclio aos c njuges suprstites e filhos menores associados; III - bolsas de estudo aos filhos de associados carentes de recursos ou a candidatos a escolas de Engenharia, de Arquitetura ou de Agronomia, nas mesmas condi es de carncia; IV - assistncia m dica, hospitalar e dentria, aos associados e seus dependentes, sem carter obrigatrio, desde que reembolsvel, ainda que parcialmente; V - facilidade na aquisio, por parte dos inscritos, de equipamentos e livros teis ou necessrios ao desempenho de suas atividades profissionais; VI - aux lio funeral.

1 - A M tua poder financiar, exclusivamente para seus associados, planos de frias no Pas e/ou de seguros de vida, acidentes ou outros, mediante contratao. 2 - Visando satisfao do mercado de trabalho e racionalizao dos benefcios contidos no item I deste artigo, a M tua poder manter servios de colocao de m ode-obra de profissionais, seus associados. 3 - O valor pecunirio das prestaes assistenciais variar at o limite mximo constante da tabela a ser aprovada pelo CONFEA, nunca superior do Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS). 4 - O aux lio mensal ser concedido, em dinheiro, por perodos no superiores a 12 (doze) meses, desde que comprovada a evidente necessidade para a sobreviv ncia do associado ou de sua fam lia. 5 - As bolsas sero sempre reembols veis ao fim do curso, com juros e corre o monetria, fixados pelo CONFEA. 6 - A ajuda farmacutica, sempre reembols vel, ainda que parcialmente, poder ser concedida, em carter excepcional, desde que comprovada a impossibilidade momentnea de o associado arcar com o nus decorrente. 7 - Os benefcios sero concedidos proporcionalmente s necessidades do assistido, e os peclios em razo das contribui es do associado. 8 - A M tua poder estabelecer conv nios com entidades previdencirias, assistenciais, de seguro e outros facultados por Lei, para o atendimento do disposto neste Artigo. Art. 13 - Ao CONFEA incumbir, na forma do Regimento: I - a superviso do funcionamento da M tua; II - a fiscalizao e aprovao do Balano, Balancete, Oramento e da Prestao de Contas da Diretoria Executiva da M tua; III - a elaborao e aprovao do Regimento da Mtua; IV - a indicao de 3 (trs) membros da Diretoria Executiva; V - a fixao da remunera o do pessoal empregado pela Mtua; VI - a indicao do Diretor-Presidente da M tua; VII - a fixa o, no Regimento, da contribuio prevista no item II do Art. 11; VIII - a soluo dos casos omissos ou das divergncias na aplicao desta Lei. Art. 14 - Aos CREAs, e na forma do que for estabelecido no Regimento, incumbir: I - recolher Tesouraria da Mtua, mensalmente, a arrecadao da taxa e contribuio prevista nos itens I e II do Art. 11 da presente Lei;

II - indicar os dois membros da Diretoria Executiva, na forma a ser fixada pelo Regimento. Art. 15 - Qualquer irregularidade na arrecadao, na concesso de benefcios ou no funcionamento da Mtua, ensejar a interveno do CONFEA, para restabelecer a normalidade, ou do Ministro do Trabalho, quando se fizer necessria. Art. 16 - No caso de dissoluo da M tua, seus bens, valores e obrigaes sero assimilados pelo CONFEA, ressalvados os direitos dos associados. Pargrafo nico - O CONFEA e os CREAs respondero, solidariamente, pelo dficit ou dvida da Mtua, na hiptese de sua insolvncia. Art. 17 - De qualquer ato da Diretoria Executiva da Mtua caber recurso, com efeito suspensivo, ao CONFEA. Art. 18 - De toda e qualquer deciso do CONFEA referente organizao, administra o e fiscalizao da M tua caber recurso, com efeito suspensivo, ao Ministro do Trabalho. Art. 19 - Os empregados do CONFEA, dos CREAs e da prpria Mtua podero nela se inscrever, mediante condies estabelecidas no Regimento, para obteno dos benefcios previstos nesta Lei. Art. 20 - Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contr rio.

Braslia, 7 DEZ 1977; 156 da Independncia e 89 da Repblica. ERNESTO GEISEL Arnaldo Prieto Publicada no D.O.U. de 09 DEZ 1977 - Seo I - Pg. 16.871.

>> Site do CONFEA

Anda mungkin juga menyukai