Anda di halaman 1dari 2

ETOMIDATO:

Mecanismo de ao: O Etomidato deprime o sistema reticular ativador ascendente e simula os efeitos inibitrios do acido gama-aminobutrico.Ao contrrio dos barbitricos, o Etomidato pode ter efeitos estimulantes em algumas partes do sistema nervoso que controlam a atividade motora extrapiramidal.Esta estimulao responsvel por 30-60% da incidncia de mioclonia. Relao Estrutura-atividade: O Etomidato, que contm um imidazol carbocilado,no estruturalmente

relacionado com qualquer outro agente anestsico.O anel imidazlico prov a solubilidade na gua em solues cidas e solubilidade lipdica em PH fisiolgico.O Etomidato tem como solvente o propilenoglicol.Esta soluo com freqncia causa dor a injeo que pode ser diminuda com injeo prvia de lidocana. Farmacocintica A.Absoro: O Etomidato disponvel apenas para injeo intravenosa e usado principalmente para induo de anestesia geral. B.Distribuio:A despeito de uma elevada ligao s protenas plasmticas, o Etomidato se caracteriza por um incio de ao muito rpido devido sua alta solubilidade lipdica e a uma elevada frao no ionizada em pH fisiolgico.A redistribuio responsvel pela diminuio da concentrao plasmtica ate nveis em que se d o despertar. C.Biotransformao: As enzimas microssomais hepticas e as esterases plasmticas hidrolisam o etomidato,transformando-o em um metablito inativo.A velocidade de metabolizao(biotransformao) do etomidato cinco vezes maior que a do tiopental.

D.Excreo: O produto final da hidrolise primariamente na urina.

Efeitos nos rgos e Sistemas:

Cardiovascular: O etomidato tem efeitos mnimos no sistema cardiovascular.Uma reduo branda na resistncia vascular perifrica responsvel por uma pequena queda na presso arterial.A contratilidade do miocrdio e o debito cardaco geralmente permanecem inalterados.O etomidato no provoca a liberao de histamina.

Respiratrio:A ventilao menos afetada pelo etomidato que pelos barbitricos ou diazepnicos.Mesmo as doses de induo no costumam causar apnia a no ser que se tenha administrado opiides. Cerebral: O etomidato diminui a taxa do metabolismo cerebral, o fluxo sanguineo cerebral, e a presso intracraniana da mesma forma que o tiopental.Porque os efeitos cardiovasculares so mnimos, a presso de perfuso cerebral bem mantida.Apesar das alteraes do eletroencefalograma serem semelhantes s que ocorrem com o tiopental ,o etomidato aumenta os potenciais evocados somatossensrios.A nusea e o vmito ps-operatorios so mais comuns que nas indues feitas com o tio pental, mas podem ser atenuados por medicaes antiemeticas.O etomidato um hipntico sedativo que no possui propriedades analgsicas. Endcrino: As doses de induo do etomidato inibem transitoriamente as enzimas envolvidas na sntese de cortisol e aldosterona.As infuses de longa durao levam a depresso adrenocortical que pode estar associada com uma taxa de mortalidade aumentada em pacientes crticos, gravemente enfermos.

Anda mungkin juga menyukai