Anda di halaman 1dari 11

Resumo O tema competio sempre alimentou grandes discusses, ocasionalmente polarizadas entre os que eram favorveis e aqueles no-favorveis.

Na perspectiva de superar essas discusses, nos propomos a fazer uma reflexo da competio enquanto elemento fundamental do esporte e apresentar uma proposta para a ao educativa a partir de suas virtudes. A proposta que defendemos, para as competies escolares, est impregnada com a responsabilidade da educabilidade do sujeito, sistematizada por princpios pedaggicos e metodolgicos. Preconizamos uma ao educativa para a participao democrtica de todos, diminuindo a nfase sobre o produto, para acentuar a preocupao de um processo para o sujeito que aprende na e por meio da competio. Palavras-chave: competio jogos escolares Pedagogia do Esporte.

INTRODUO A competio, principalmente no mbito escolar, por muito tempo esteve polarizada, sendo alimentada base de contradies e, conseqentemente, repelindo qualquer possibilidade de dilogo. Os plos que alimentaram as discusses sobre competies, em diferentes abordagens, viveram, ou vivem refns da apresentao de seus aspectos positivos de um lado e dos negativos do outro. Dentre os principais fatores que contriburam para as contradies dessas discusses, temos sua negao pela Educao Fsica, quando analisamos o nmero de obras que discutem a competio no espao escolar. Idntico modo acontece com a Pedagogia do Esporte que, mesmo reconhecendo o significativo avano promovido pelas principais abordagens atuais, ainda so poucos os autores e obras que se dedicam efetivamente ao estudo da teoria e prtica da competio escolar. Reverdito e Scaglia (2006), no estudo das principais abordagens em Pedagogia do Esporte no Brasil, comprometidas com a ruptura ideolgica e paradigmtica do modelo tecnicista, destacam que elas no apresentam ou no aprofundam discusses referentes s competies. Foram encontradas propostas metodolgicas para o ensino e aprendizagem dos esportes, exemplos de aulas e de jogos educativos, porm nenhum tipo de organizao de competies ou ainda princpios gerais que possam nortear uma competio pedaggica, sem neg-la. A competio elemento fundamental do esporte, que d sentido a sua existncia, e nela que a manifestao do esporte se realiza em sua plenitude. Portanto, qualquer ao orientada para o ensino e aprendizagem do esporte no est desvinculada da necessidade de se aprender a competir. Seja nas aulas de Educao Fsica escolar (ensino formal) ou nas Escolas de Esportes ou Centros de Treinamento (ensino no-formal) (SCAGLIA; MONTAGNER; SOUZA, 2001; SCAGLIA; GOMES, 2005). Goste-se ou no, a competio e a concorrncia so a alma e o grande motor do desporto e da vida, segundo Bento (2006, p. 14). Deste modo, no podemos neg-la e nem dar a ela um valor inferior. Porm, no se trata de qualquer competio.1 E se estamos falando de uma competio escolar, a qual pressupe seu compromisso com a educabilidade do sujeito, entendemos que esta deve estar consciente de suas particularidades e funo. Logo, seus princpios e condutas pedaggicas tero de responder os motivos (por que), para quem, o qu, quando e

como a competio ser apresentada ensinada, conforme Scaglia e Souza (2004) e Santana e Reis (2006). A competio no se encerra apenas nas fronteiras das prticas esportivas corporais, mas assume e transcende plenitude da prpria condio humana e de humanizao ao reconhecer os competidores competindo. Por fim, acreditando que a competio em si no boa ou m, ela o que fazemos dela, segundo Ferraz (2002, p. 37), propomos, neste trabalho, uma reflexo das competies no interior da escola, sustentadas na ao, e apresentamos uma proposta pedaggica em que acreditamos e defendemos, enquanto referencial para as competies pedaggicas.

A REFLEXO NA AO: OS JOGOS INTERCLASSES

Os jogos interclasses um evento organizado e promovido no mbito escolar entre as turmas e sries. Cada escola detm particularidades na organizao do evento, o qual varia de acordo com a disponibilidade de espao fsico, recursos humanos, materiais e calendrio. De modo geral, uma poca em que as atividades de sala de aula do lugar s atividades esportivas. Um dos principais problemas relacionados manifestao do esporte escolar so as dvidas quanto a sua funo educacional, principalmente pelo fato de no se perguntar para quem o esporte, e pela falta de um enfoque educativo claro. (SCAGLIA; MONTAGNER; SOUZA, 2001; BARBIERI, 2001; TURPIN, 2002). Essas dvidas esto geralmente relacionadas ao modelo de competio esportivizada, reproduzido no interior da escola, e resultaram em srias crticas ao esporte escolar. Segundo Paes (2001, 2002), esse modelo se caracteriza pela repetio fechada de fundamentos e gestos tcnicos de diferentes modalidades, descomprometida com as intenes e os respectivos objetivos do cenrio em que est acontecendo. Na tentativa de reproduzir, no interior da escola, o modelo de esporte de rendimento, no qual se depara com uma srie de fatores que no permite seu inteiro desenvolvimento, acaba se sustentando apenas como uma atividade esportivizada, com um fim em si mesmo. Os problemas desse modelo esto geralmente associados viso do adulto em detrimento dos anseios do prprio aluno, tendo ele (o aluno) que se adaptar aos padres estruturais e organizativos de grandes eventos esportivos institucionalizados. (DE ROSE Jr., 2002; FERRAZ, 2002; SCAGLIA; GOMES, 2005). Segundo Ferreira (2000), existe, nesse modelo, uma demasiada nfase na competio, sendo seu principal fim e mecanismo avaliativo a vitria, acarretando muitas vezes encontros violentos entre turmas e sries, transformando-se em verdadeiras guerras. Essa situao antecede at mesmo ao prprio evento, nas aulas de Educao Fsica regular. As aulas acabam se tornando verdadeiros espaos de treinamento para as equipes representantes de cada turma. Os protagonistas so exclusivamente os melhores e quase sempre reduzidos a um seleto grupo, alimentando esteretipos e acarretando a eliminao de qualquer possibilidade da participao de outros alunos.

Fator que sustenta esses problemas o tratamento que a disciplina de educao fsica e os eventos, relacionados aos seus contedos, recebem da escola, em que quase sempre ficam fora do Projeto Poltico-pedaggico. Ou tambm, quando marcada por elementos antipedaggicos, so apenas tratadas como atividades extracurriculares. (PAES, 2001; TURPIN, 2002). Dificilmente esses eventos se encontram nesse documento, pelo fato de ter na escola um carter de importncia inferior. Via de regra, os dias ou semana dos jogos interclasses servem apenas como interposto para os professores de outras disciplinas sarem da rotina de sala de aula e colocarem seus afazeres em dia. Tambm extremamente til para fazer os alunos virem escola, motivados pelo ambiente do jogo, para que sejam cumpridos os dias letivos exigidos. A ausncia de princpios e procedimentos pedaggicos claros e especficos s caractersticas do grupo escolar e da escola outro fator que contribui para esse modelo. Quando os princpios pedaggicos so inexistentes, ou pouco claros, dificilmente ser possvel antever para onde a ao educativa ser conduzida. Por conseguinte, os procedimentos pedaggicos dificilmente sero claros. Ademais, o que nos apresenta a necessidade urgente de transformao do cenrio em que se encontram as competies escolares, especialmente no interior da escola. preciso uma reflexo sustentada na ao e uma ao sustentada na reflexo, para ser capaz de romper com esse modelo alienante e obsoleto de competio. Portanto, necessrio criar um ambiente facilitador de relaes sociais, sustentado por princpios e procedimentos pedaggicos. Comprometidos com a urgncia em romper com esse modelo ideolgico e pragmtico de competio, nos lanamos ao desafio de apresentar, a seguir, alguns princpios e procedimentos didtico-metodolgicos, respondendo a alguns conceitos fundamentais para a compreenso do esporte e das competies escolares, comprometidos com seu tratamento educativo. E partindo do pressuposto de Scaglia, Montagner e Souza (2001), Barbieri (2001), Scaglia e Gomes (2005), para os quais, o problema no est na competio esportiva, mas est nas mos daqueles que a partir dela estabelecem seus fins, entendemos que, atravs dos eventos esportivos, possvel promover a restaurao do humano, em face da necessidade de construirmos um mundo melhor, a partir das virtudes educativas existentes na competio pedaggica.

A PROPOSTA PEDAGGICA QUE DEFENDEMOS PARA AS COMPETIES ESCOLARES

Ao defender uma proposta pedaggica para as competies escolares, nos posicionamos e apresentamos nossa compreenso em relao a sua manifestao na escola. Para isso, ser necessrio repensar o sistema de competio atual e prtica esportiva, dentro da escola. Todavia, no poder ser feita de forma perifrica, considerando apenas um nico foco. Como verificamos e que nos faz divergir de Bassani, Torri e Fernandez Vaz (2003), em relao s prticas esportivo-corporais na escola. Segundo os autores, a manifestao das prticas esportivo-corporais na escola, principalmente nas aulas de Educao Fsica, o principal alimentador dos rituais de disciplinamento

corporal. O problema que Bassani, Torri e Fernandez Vaz (2003) esqueceram-se de perguntar, em sua investigao, se os rituais de disciplinamentos encontrados foram realmente culpa do esporte ou se foram dos professores de Educao Fsica investigados, incapazes de iniciar uma reflexo, alienados e acomodados com o sistema vigente, reproduzindo modelos obsoletos de competies, que reforam as caractersticas altamente competitivas do mundo, do individualismo e da seletividade. Desse modo, entendemos que mais importante que tentar compreender a competio, compreender o sujeito que compete, assim como os sujeitos que especificam seus fins (GARCIA, 2002). Para apresentarmos a proposta que defendemos para as competies pedaggicas na escola, sobressai, inicialmente, a necessidade de elucidar um problema conceitual com relao aos eventos esportivos escolares: os jogos interclasses um evento da escola ou na escola? Aparentemente essa uma questo ultrapassada e suficientemente gasta nas discusses em Pedagogia do Esporte. Contudo, temos motivos suficientes para acreditar que a escola (ensino formal) ainda no conseguiu romper com a reproduo do modelo de competio na escola, pelo fato de ainda mant-la por meio dos esteretipos das competies institucionalizadas, pela ausncia de um tratamento pedaggico comprometido com a educabilidade do sujeito e pela falta de compromisso da escola com as competies no ambiente escolar. Quando a competio apenas acontece na escola, no existe um comprometimento intrnseco aos seus objetivos e funo. Nesse caso, ela apenas reproduz um sistema espetacularizado. O compromisso exterior aos objetivos e funo da escola, atendendo apenas aos anseios do sistema competitivo institucionalizado e suas transgresses, repelindo de si qualquer responsabilidade pedaggica e valorizando a escravido pelos resultados. O modelo de competio que defendemos est conceitualmente impregnado com a responsabilidade da educabilidade do sujeito. Por isso, a defendemos como uma competio da escola, integrada ao Projeto Poltico-Pedaggico curricular; um projeto maior global e orientado para o processo, enquanto instrumento para o sujeito. (FERREIRA, 2000; TURPIN, 2002; MOTA, 2003). Portanto, as competies ou eventos esportivos estaro integrados no programa curricular, como produto do Projeto Poltico-Pedaggico da escola, desenvolvido na rea de conhecimento e objeto de estudo da disciplina de Educao Fsica, de forma interdisciplinar ou transdisciplinar, pautado nos iderios filosficos educacionais da escola. Um projeto contextualizado e referenciado pelo tema central da escola, permitindo ser abordado por diferentes disciplinas e contedos. Desse modo, o tratamento pedaggico, para uma educao comprometida com a transformao das competies escolares, tem que partir de um novo olhar sobre as formas de organizao, intenes educativas e metodologia, assim como seus contedos e critrios de avaliao, priorizando o sujeito no processo (TURPIN, 2002; DE ROSE Jr.; KORSAKAS, 2006). Partindo dos pressupostos pedaggicos existentes na competio, os quais podero ser explorados, o objetivo da competio pedaggica na escola dever ser em torno de maximizar os aspectos positivos e minimizar os efeitos negativos. Os valores de humanizao, nas relaes interpessoais, a busca pelo equilbrio entre as relaes de prtica e resultado, o valor scio-cultural na coexistncia, so aspectos importantes a serem acentuados (SCAGLIA; MONTAGNER; SOUZA, 2001).

PRESSUPOSTOS METODOLGICOS PARA UMA PROPOSTA DE COMPETIO PEDAGGICA PARA OS JOGOS DA ESCOLA

Ao pensar em uma proposta de competio pedaggica, Turpin (2002) nos diz que o elemento fundamental deve ser a colaborao, e que deveremos faz-la a partir da compreenso de trs conceitos: competio, cooperao e valores sociais. Segundo o autor, mais importante que considerar isoladamente cada conceito, o fundamental identificar suas interlocues. De tal modo, necessrio que o ensino se concretize de forma competitivo-colaborativa, facilitando uma significativa melhora no grau de cooperao entre companheiros e adversrios, para que, assim, todos possam apropriar-se dos benefcios da competio. Pensando nos princpios que poderiam nortear uma competio pedaggica, Barbieri (2001), Scaglia, Medeiros e Sadi (2006) e De Rose Jr. e Korsakas (2006) sugerem alguns princpios, como: totalidade do sujeito, cuja emoo, pensamentos e aes, distingue sua identidade, individualidade, limites e diversidade; co-educao a partir de trocas recprocas de experincias na aprendizagem; cooperao favorecendo no ambiente das aes que o individual seja suspenso em funo do coletivo, sem negar a individualidade; participao em todo o processo como agentes responsveis pela ao; autonomia reconhecida na dependncia de forma inseparvel, possam exerc-la com liberdade e formar uma reflexo crtica; e, pluralidade cultural preservando, valorizando e respeitando as diversas manifestaes culturais. Segundo Scaglia, Montagner e Souza (2001), o primeiro princpio pedaggico referencial ensinar a todos competir. Pressupe-se, segundo os autores, que a competio deve ser oferecida de forma equilibrada, permitindo aos alunos, constantemente, se depararem com situaes complexas e desafiadoras a serem resolvidas. Todos devem ter oportunidades iguais, visto que a competio um dos contedos abordados nos esportes, e vivenciar um tempo suficiente para explorar as possibilidades reveladas no jogo. Na condio de mediador, o professor deve ensinar mais que competir, facilitando um ambiente em que o aluno possa deparar com situaes que iro gui-lo para uma aprendizagem de comportamentos e atitudes. Nesse sentido, o professor deve ser capaz de ensinar o aluno a gostar de esporte, para que possa pratic-lo por toda a sua vida. De acordo com Scaglia, Montagner e Souza (2001), Barbieri (2001), Turpin (2002) e Mota (2003), no podemos pensar em competio, principalmente para crianas e jovens, sem que sejam conhecidos seus pressupostos e princpios pedaggicos. a partir deles que especificaremos aquilo que ir ser valorizado na ao da prtica educativa, no delineamento procedimental e didtico-metodolgico. Assim comeamos por trs aspectos fundamentais: a anlise dos critrios especificados para a organizao do evento, as intenes educativas e a proposta metodolgica. O critrio referencial para a organizao, de acordo com Paes (2006), De Rose Jr. e Korsakas (2006), deve ser a oportunidade de todos apresentarem o quanto evoluram e a possibilidade de triunfo, priorizando o mximo de jogos. A rigor, o sistema organizacional ter a incumbncia de facilitar e priorizar um processo em que as caractersticas do grupo sejam respeitadas e referenciais para o competir. Do mesmo modo, esse sistema responsvel pela maximizao de fatores positivos ou negativos da competio.

A organizao corresponde a todo o processo de periodizao, especificao e execuo do cronograma de atividades em cada perodo, recursos humanos, atividades propostas, materiais necessrios, espaos, estruturas a serem modificadas e adaptaes, assim como participao direta e indireta dos alunos, demais professores, pais e comunidade na organizao e execuo, critrios para premiao e avaliao do evento. A organizao da competio no pode ter um fim nela mesma, mas um meio para a educao. Por isso, segundo Scaglia, Medeiros e Sadi (2006), a competio no se inicia apenas quando o rbitro apita para comear, ou encerra quando termina o jogo, mas desde a preparao do evento marcando o sentido de congraamento e responsabilidade entre os alunos, passando por uma srie de manifestaes de relaes sociais e culturais, garantindo a participao ativa e motivante de todos, em seu desenvolvimento. O balizador para as intenes educativas oferecer a todas as crianas experincias desafiadoras, que possam contribuir para a afirmao de suas competncias. Ou seja, o referencial o prprio aluno, jogando com algum e consigo mesmo, como marco para sua auto-avaliao. Nesse aspecto, Scaglia, Montagner e Souza (2001), Barbieri (2001) e Turpin (2002) destacam que a competio deve ser equilibrada, para que todos os participantes tenham condies efetivas de triunfar. Outro aspecto a ser destacado jogar com o colega adversrio ao invs de contra. mais importante competir com ou contra? Entendemos que reconhecer o outro e valorizar aquilo que ele fez de melhor para ser apresentado fundamental, principalmente revelado na necessidade de cooperao com o adversrio para existir a competio. A metodologia responde como (ou aos comos)2 se desenvolve o evento, especificando os procedimentos para vivenciar os contedos relacionados competio pedaggica. O primeiro aspecto a considerarmos em relao participao efetiva de outras disciplinas. Infelizmente a escola ainda organiza o conhecimento de forma compartimentada em um sentido linear e transversal. As disciplinas pouco se relacionam, tornando-se estranhas a elas mesmas. A realizao do evento no apenas de responsabilidade da disciplina Educao Fsica, mas responsabilidade da escola. Por isso a interdisciplinaridade essencial. Por meio da interdisciplinaridade, a competio pode ser abordada por diferentes reas do conhecimento. Assim capaz de sustentar objetivos comuns e solucionar inmeras situaes problemas a partir de diferentes pontos de vista, trocando informaes fundamentadas nas aes (FAZENDA, 2003). A co-participao valoriza a participao ativa dos alunos em todo o processo do evento, garantindo sua interferncia como agente construtor e responsvel pela cogesto, co-responsabilidade e integrao, de tal modo, que favorea seu comprometimento, gerenciando situaes de interesses individuais e coletivos. Por exemplo, na organizao das tabelas, na especificao dos itens que compem o regulamento, divulgao, arbitragem, comisso de alunos para tratar de situaes pertinentes s competies, contribuindo para a aquisio de valores como cooperao, solidariedade, convivncia, entre outros (BARBIERI, 2001; MOTA, 2003; DE ROSE Jr.; KORSAKAS, 2006). A co-participao deve se estender comunidade em geral, para que ela tambm possa conhecer e se inteirar dos princpios que regem esses eventos. Segundo Mota (2003), h um espao aberto para a comunidade envolvente, comprometida com a troca de experincias educativas e scio-culturais.

O evento no pode deixar de ser proposto contextualizado ao programa pedaggico da escola, abordando assuntos emergentes em sua comunidade e datas ou perodos de festividades populares. Ou seja, o projeto deve fazer parte de um processo maior de ensino e aprendizagem, no qual o aluno possa abordar o tema proposto de forma crtica e reflexiva. A organizao desses eventos deve levar em considerao as necessidades da comunidade, onde a escola est inserida. Deste modo, teremos um empenho maior e uma participao mais efetiva da comunidade em geral e mesmo das outras disciplinas, como por exemplo, levando os jogos interclasses para alm dos muros da escola; trazendo a comunidade para dentro da escola; refletindo sobre o objetivo real dos jogos interclasses, que vai alm do jogar por jogar. A organizao do sistema de competio precisa privilegiar o mximo de encontros possveis. Para isso, existe possibilidade no encontro da diversidade e multiplicidade do conjunto de atividades, combinando jogos esportivos tradicionais, jogos modificados e gincanas de jogos da cultura popular e expressivo. Isto , estabelecer diferentes formatos de jogos, para atender s diversas intenes e motivaes, para que todos participem do evento (TURPIN, 2002). Do mesmo modo, a organizao do evento deve apresentar diferentes tipos de tarefas individuais, cooperativas e de oposio. A inteno de se propor vrios tipos de tarefas permitir que o aluno vivencie diferentes situaes problemas de carter aberto, considerando que as caractersticas de uma prova individual diferem em muito de uma atividade de cooperao ou oposio. Por exemplo, alguns alunos no suportam, na competio, o fato de suas aes determinarem o resultado do jogo, ou seja, a derrota ou a vitria. Mas nas atividades individuais, tanto na vitria quanto na derrota, no existe sobre o aluno a presso dos resultados dos demais colegas. Ou seja, a vitria ou a derrota foram apenas conseqncias de sua ao, no havendo responsabilidade sobre a resultante dos demais colegas. Nesse caso, o desafio e a busca pela auto-superao so os mecanismos referenciais de avaliao do aluno. A mesma preocupao se volta para as estruturas e objetos que intermedeiam os jogos. Turpin (2002) e Scaglia, Medeiros e Sadi (2006) apresentam algumas modificaes pedaggicas possveis sobre variveis temporais: durao da competio, nmero de interrupes, durao do jogo; variveis espaciais: geografia e dimenses do terreno; variveis mveis: aumento ou diminuio do tamanho dos obstculos, do peso, manipulao da forma e da cor; variveis de jogadores: aumento ou diminuio do nmero de jogadores; variveis de resultados: pontuao e recompensas. Assim sendo, preconizamos a organizao, as intenes educativas e metodolgicas para a participao democrtica de todos nas competies, diminuindo a nfase sobre o produto e acentuando a preocupao de um processo para o sujeito que aprende na e por meio da competio.

CONSIDERAES FINAIS

na escola que encontramos, se no a maior, uma das maiores manifestaes das prticas esportivas. Por isso a escola no pode neg-las. O problema que a escola

ainda no acredita na possibilidade e funo educativa do esporte, sobretudo na competio. Esse fato se confirma quando consideramos o nmero de obras e autores que aprofundam as discusses sobre as competies escolares. O esporte encontra na escola uma grande representatividade. A competio um dos contedos do esporte, logo a escola no pode negar nem o esporte e nem a competio. Porque ambos emanam e compem a essenciabilidade complexa de um fenmeno sciocultural. Um sem o outro perderiam em essncia o que os caracteriza. Concordamos com Scaglia, Montagner e Souza (2001) que se pretendemos ensinar o esporte em sua plenitude, temos de ser capazes de ensinar nossos alunos a competir. E somente se aprende competir, competindo. Entretanto, no se trata de qualquer modelo de competio. Referimo-nos s competies pedaggicas cientes de suas particularidades e funo educacional. Logo, esse modelo de competio tem o desafio de romper com a ideologia e o paradigma reducionistas, que sustentam os sistemas atuais, em que prevalece o iderio de ganhar a qualquer custo, o individualismo e a escravido dos resultados. As reflexes e aes sobre as competies escolares tero de superar os modelos esportivizados, a viso do adulto em detrimento dos anseios da criana e seu carter secundrio e inferior dentro da escola. Com o propsito de contribuir para o desafio da urgncia nas transformaes dos modelos de competio, defendemos uma proposta pedaggica para as competies escolares conceitualmente proposta, enquanto evento da escola e integrado ao Projeto Poltico-Pedaggico, impregnado com a responsabilidade da educabilidade do sujeito. Como pilares dessa proposta de competio pedaggica, destacamos os conceitos de cooperao, os valores sociais e a competio de forma interconectada. Para ento, sustentar os princpios de totalidade, co-educao, cooperao, participao, autonomia e pluralidade cultural, na anlise da organizao, das intenes educativas e sua proposta metodolgica. A partir desses princpios pedaggicos e conceitos, acreditamos que aprender pela competio possvel (DE ROSE Jr.; KORSAKAS, 2006, p. 260). Contudo, mais uma vez salientamos que essa afirmao no se sustenta sem que seja por meio de um tratamento pedaggico, em que as intenes educativas, as condutas e os princpios pedaggicos alimentem a prtica educativa. Portanto, a competio no boa e nem ruim, ela aquilo que especificamos para seus fins, tornando-nos responsveis pelo ambiente pedaggico que satisfaa as necessidades e desejos de crianas e adolescentes. E que, alm de fazer diferente, possamos fazer a diferena na escola. School Competitions: reflection and action in the Sport Pedagogy to make the difference at school ABSTRACT The competition theme always fed big discussions, opportunity polarized between the ones that were favorable and the ones werent favorable. In the perspective to surpass these discussions, propose us to make a reflection of the competition while fundamental element of the sport and to show a proposal to the educative action, from its educative virtue. The proposal that we defend for the school competitions is impregnate with the responsibility of the citizens educability from pedagogical

and methodological principles. We prioritize a educative action for the democratic participation of all, reducing the emphasis about the product, to emphasize the preoccupation of a process for the citizen that learn in the and about competition. Keywords: competition school games Sport Pedagogy. Competiciones Escolares: reflexin y accin en pedagoga del deporte para hacer la diferencia en la escuela. RESUMEN El tema competicin siempre aliment grandes discusiones, ocasionalmente polarizadas entre los que eran y los que no eran favorables. En la perspectiva de superar esas discusiones, nos propusimos hacer una refleccin de la competicin, como elemento fundamental del deporte y presentar una propuesta para la accin educativa a partir de sus virtudes educativas. La propuesta que defendemos para las competiciones escolares, est impregnada con la responsabilidad de la enseanza del sujeto, sistematizada a partir de los principios pedaggicos y metodolgicos. Predicamos una accin educativa con participacin democrtica de todos, disminuyendo la nfasis a respecto del producto y acentuando la preocupacin de un proceso para el sujeto que aprende en la, y por medio de la competicin. Palabras-clave: competicin juegos escolares Pedagoga del Deporte.

NOTAS * Professor na Faculdade Adventista de Educao Fsica (UNASP-FAEF) e coordenador da rea de Educao Fsica Escolar no Instituto Adventista So Paulo (IASP). ** Professor na Faculdade Adventista de Educao Fsica (UNASP-FAEF) e coordenador da Universidade do Futebol Campus Pel. *** Professor da rea de Educao Fsica Escolar e Especialista em Pedagogia do Esporte Escolar. **** Professor da rea de Educao Fsica Escolar do Centro Educacional Terras do Engenho (LICEU). ***** Professor da rea de Educao Fsica Escolar e Especialista em Pedagogia do Esporte Escolar. ****** Professor da rea de Educao Fsica Escolar e Especialista em Pedagogia do Esporte Escolar. 1 No estamos falando de uma competio impregnada pela ideologia capitalista, a qual refora a idia da vitria a qualquer preo, nem mesmo de uma proposio alienada de que precisamos formar competidores para sobreviverem na sociedade capitalista. 2 Referimos aos comos no sentido de reconhecer que no trazemos verdades estabelecidas ou absolutas, mas uma contribuio para uma abordagem pedaggica s competies no ambiente escolar. REFERNCIAS BARBIERI, C. A. S. Esporte educacional: uma possibilidade para a restaurao do humano no homem. Canoas: Ulbra, 2001.

BASSANI, J. J.; TORRI, D.; FERNANDEZ VAZ, A. Sobre a presena do esporte na escola: paradoxos e ambigidades. Movimento, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 89-112, maio-ago. 2003. BENTO, J. O. Pedagogia do desporte: definies, conceitos e orientaes. In: TANI, G.; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. S. (Orgs.). Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. DE ROSE Jr., D. A criana, o jovem e a competio esportiva: consideraes gerais. In: DE ROSE Jr., D. (Org.). Esporte e atividade fsica na infncia e na adolescncia: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002. _____; KORSAKAS, P. O processo de competio e o ensino do desporto. In: TANI, G.; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. (Orgs.). Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade para alm da palavra... In: MENESES, J. G. C.; BATISTA, S. H. S. S. (Orgs.). Revisitando a prtica docente: interdisciplinaridade, polticas pblicas e formao. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. FERRAZ, O. L. O esporte, a criana e o adolescente: consensos e divergncias. In: DE ROSE Jr., D. (Org.). Esporte e atividade fsica na infncia e na adolescncia: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002. FERREIRA, M. S. A competio na Educao Fsica Escolar. Motriz, Rio Claro, v. 6, n. 2, p. 97-100, jul.-dez. 2000. GARCIA, R. P. Contributo para uma compreenso do desporto uma perspectiva cultural. In: BARBATIN, V. J.; BENTO, J. O.; MARQUES, A. T.; AMADIO, A. C. (Org.) Esporte e atividade fsica: interao entre o rendimento e qualidade de vida. So Paulo: Manole, 2002. MOTA, R. B. P. Desporto Escolar: organizao, dinamizao da atividade interna. Horizonte, Lisboa, v. 19, n. 109, dossier, p. 1-8, 2003. PAES, R. R. Educao Fsica Escolar: o esporte como contedo pedaggico do ensino fundamental. Canoas: Ulbra, 2001. _____. A Pedagogia do Esporte e os jogos coletivos. In: DE ROSE Jr. (Org.). Esporte e atividade fsica na infncia e na adolescncia: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002. _____. Pedagogia do Esporte: contextos, evoluo e perspectivas. Revista Brasileira de Educao Fsica e Esporte, So Paulo, v. 20, Suplemento n. 5, p. 171, set. 2006. REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do Esporte: uma anlise conceitual das principais abordagens. In: CONGRESSO CIENTFICO LATINO-AMERICANO DE EDUCAO FSICA, 4., 2006, Piracicaba. Anais... Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2006. v. 1, n. 1. SANTANA, W. C.; REIS, H. H. B. A Pedagogia do Esporte e o Desafio de Educar para a Autonomia. In: MOREIRA, E. C. (Org.). Educao Fsica Escolar: desafios e propostas 2. Jundia, SP: Fontoura, 2006.

SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C.; SOUZA, A. J. Pedagogia da competio em esportes: da teoria busca de uma proposta prtica escolar. Motus Corporis, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 20-30, 2001. SCAGLIA, A. J.; MEDEIROS, M.; SADI, R. S. Competies Pedaggicas e Festivais Esportivos: questes pertinentes ao treinamento esportivo. Revista Virtual EFArtigos, Natal/RN, v. 3, n. 23, abril, 2006. Disponvel em:http://efartigos.atspace.org/esportes/artigo68.html . Acesso em: 10 nov. de 2006. SCAGLIA, A. J.; SOUZA, A. Pedagogia do Esporte. In: COMISSO DE ESPECIALISTAS ME. Dimenses pedaggicas do esporte. Braslia: Unb/Cad, 2004. SCAGLIA, A.; GOMES, R. M. O jogo e a competio: investigaes preliminares. In: VENNCIO, S.; FREIRE, J. B. (Org.). O jogo dentro e fora da escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. TURPIN, J. A. P. La competicin en el mbito escolar: um programa de intervencin social. 2002. 276 f. Tesis (Doctorado Educacin) Facultad de Educacin Departamento de Didctica General y Didticas Especficas Universidade de Alicante, Alicante, 2002.

Anda mungkin juga menyukai