Anda di halaman 1dari 6

LEI DE DROGAS (LEI 11.

343/06) De acordo com a Lei de Drogas em vigor entende-se por drogas aquelas substncias ou produtos capazes de causar dependncia, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da Unio. Conforme o art. 66 da Lei n. 11.343/06, ampliou-se o rol de substncias abarcadas pela criminalidade de txicos, incluindose aquelas sob controle especial.

Cabe liberdade provisria nos crimes hediondos, na prtica da tortura, no trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e no terrorismo (os assemelhados).

fato que no houve descriminalizao da conduta, mas houve o intuito de despenalizao e de educao do usurio de drogas.

O juiz dever atentar, para decidir-se ou pelo consumo ou pelo trfico, aos seguintes tpicos: a) natureza e quantidade da substncia; b) local e condies em que se desenvolveu a ao; c) circunstncias sociais e pessoais; d) conduta e antecedentes do agente.

Livramento condicional aps dois teros de cumprimento da pena, vedada a concesso ao reincidente especfico.

No se impor priso em flagrante para o usurio, devendo o autor do fato ser imediatamente encaminhado ao juzo competente ou, na falta deste, assumir o compromisso de a ele comparecer, lavrando-se termo circunstanciado e providenciando-se as requisies dos exames e percias necessrios.

Prazo para a concluso do inqurito policial: 30 dias indiciado preso, e 90 dias se estiver solto. Haver a duplicao de tais prazos mediante justificado pedido da autoridade de polcia judiciria.

A pena mais alta refere-se ao crime de financiar. Caso o autor seja somente financiador do trfico, aplica-se a pena do Art. 36 (recluso, de 8 a 20 anos, e pagamento de 1.500 a 4.000 dias-multa). Se for financiador e traficante, responder por trfico mais a agravante do art. 40, inc. VII (pena de 5 a 15 anos, aumentada de 1 sexto a 2 teros).

O prazo mximo para a formao da culpa poder ser de at 195 dias, em se tratando de ru preso, sem que se caracterize o constrangimento ilegal por excesso de prazo.

Antes de receber a denncia, o juiz notificar o acusado para oferecer defesa prvia no prazo de 10 dias. Esta tem como finalidade fazer com que o juiz no receba a denncia. O juiz ter 5 dias para decidir (receber ou rejeitar a denncia, ou requerer diligncias).

Haver a progresso de regime (inicialmente fechado) quando cumpridos 2/5 da pena, se primrio, ou 3/5, se reincidente.

prevista a delao premiada na lei de drogas.

A pessoa que for encontrada de posse de drogas para uso prprio ser encaminhada autoridade policial (Delegado de Polcia) ou ao Judicirio, onde tiver vara especializada de entorpecentes. Na delegacia, faz-se o TCO e junta-se o exame de constatao. A seguir, encaminha-se aludido expediente ao juizado especial criminal para a transao, se possvel, e aplicao da(s) pena necessria(s), se for o caso.

No caso de descumprimento da transao ou da(s) pena(s) aplicada(s), o juiz admoestar verbalmente o usurio e, se for necessrio, aplicar pena de multa entre 40 a 100 dias-multa, no valor de um 30 avos at 3 vezes o maior salrio mnimo.

Ateno!!!! O crime no usar droga ilcita, mas sim adquiri-la, guard-la, mant-la em depsito, transport-la ou traz-la consigo para consumo pessoal. Assim, no se pune o consumo em si da droga.

No crime de posse ilcita de drogas para consumo pessoal, a apreenso da droga (objeto material) obrigatria.

Ateno!!!!! O tipo penal do trfico no exige como elementar a finalidade de lucro ou de obter vantagem econmica. Poder haver o crime de trfico ainda que no exista o fim lucrativo por parte do agente delitivo.

Importantssimo!!! Com as alteraes surgidas com a Nova Lei de Drogas, foram criadas duas figuras penais que, na lei anterior (6.368/76), caracterizavam crime de trfico. Porm, na atual Lei de Drogas (11.343/2006), no configuram trfico. A primeira a conduta de induzir, instigar ou auxiliar algum ao uso indevido de droga. A segunda a conduta de oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para juntos a consumirem. Nessas duas hipteses (excees), no haver crime de trfico.

As figuras do erro de tipo e do erro de proibio so plenamente possveis nesses crimes, exigindo-se a prova cabvel para a sua verificao. Ex.: pessoa que, a pedido do amigo, transporta uma encomenda no sabendo que a mesma droga (erro de tipo). Ex2.: estrangeiro holands de frias no Brasil que imagina ser lcito fumar maconha (erro de proibio).

plenamente possvel o concurso de crimes do art. 33 (trfico) com o art. 35 (associao para o trfico). Assim, por exemplo, no caso de um grupo de traficantes que formaram uma quadrilha ou bando para exercerem suas atividades, j tendo iniciado os atos executrios do crime de trfico, devero responder por dois crimes em concurso material: trfico ilcito de drogas e associao para o trfico (arts. 33 ou 34 em concurso com o art. 35 da Nova Lei de Drogas).

Na caracterizao do delito de associao para o trfico, importante demonstrar que a associao de pessoas continha um ajuste prvio e duradouro, afastando-se, portanto, da mera reunio ocasional de co-autores para a prtica de determinado crime de trfico ilcito de entorpecentes. A ausncia do animus associativo afasta a incidncia do art. 35 da Lei, tratando-se de mera co-autoria.

O crime de colaborao com o trfico (art. 37) no constitui trfico ilcito de drogas. O informante, na Nova Lei de Drogas, responsabilizado num tipo penal autnomo.

A nica figura culposa descrita na Nova Lei de Drogas o crime de prescrever ou ministrar (art. 38), culposamente, drogas, sem que delas necessite o paciente, ou faz-lo em doses excessivas ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar.

Os ncleos prescrever ou ministrar, para caracterizar o presente delito, devem ocorrer culposamente. Assim, se as condutas forem eminentemente dolosas, o agente delitivo dever responder por crime de trfico de drogas.

Jurisprudncia firmada pelo STF favorvel aplicabilidade do artigo 55 da lei 11.343 (defesa prvia) mesmo aps alterao do art. 394 do CPP. Ausncia de defesa gera a nulidade do processo. A ausncia de anlise das preliminares suscitadas pelo denunciado em defesa preliminar constitui vcio que macula o procedimento e requer a declarao de sua nulidade como forma de cessar o constrangimento.

Uma das inovaes jurdicas da Nova Lei de Drogas foi abolir as penas privativas de liberdade para o crime de posse ilegal de drogas para consumo pessoal (art. 28). No existe mais possibilidade alguma de priso para aquele agente que adquire, traz consigo, guarda, tem em depsito ou transporta droga para consumo pessoal. As penas cominadas so exclusivamente restritivas de direitos.

Semear, cultivar ou colher plantas para a preparao ou produo de drogas caracteriza crime de trfico. Contudo, se for para o consumo pessoal do agente e em pequena quantidade, no ser trfico, e sim o crime de 1., do art. 28.

Todos os delitos, estejam ou no submetidos a procedimento especial, cuja pena mxima no ultrapasse 2 anos de priso esto sujeitos Lei 9.099/95. Com a redao da Nova Lei, o crime de posse ilegal de drogas para consumo pessoal tornou-se crime de menor potencial ofensivo.

Em hiptese alguma ser cabvel priso para o caso de posse ilegal de drogas para consumo pessoal, nem mesmo priso em flagrante. Encontrado portando a droga, o criminoso ser encaminhado para a Delegacia, ouvido e posto em liberdade, aps assinar o termo de compromisso de comparecer audincia preliminar. E mesmo que no aceite prestar termo de compromisso, ainda assim, no poder ser preso.

Ao todo, so oito critrios levados em considerao para aferir se a droga se destina ao consumo pessoal do agente. So eles: Natureza da droga; Quantidade; Local da apreenso; Desenvolvimento da ao; Circunstncias sociais; Circunstncias pessoais; Conduta; Antecedentes do agente.

No existe mais previso de regime integralmente fechado no ordenamento jurdico-penal. A Lei dos Crimes Hediondos foi alterada pela Lei n 11.464/07, para admitir a progresso de regime em hediondos e assemelhados. Antes mesmo da alterao legislativa, o STF havia declarado a inconstitucionalidade do antigo 1 do artigo 2 da Lei n 8.072/90, considerando

que a vedao de progresso de regime feriria os princpios constitucionais da individualizao das penas, isonomia, humanizao das penas e dignidade da pessoa humana.

A Lei n 11.343/2006, que revogou expressamente a Lei n. 6.368/1976, ao definir novos crimes e penas, no previu a incidncia de majorante na hiptese de associao eventual para a prtica dos delitos nela previstos. Conclui-se, portanto, que se impe retirar da condenao dos pacientes a causa especial de aumento previsto no art. 18, inciso III, da Lei n 6.368/1976, em obedincia retroatividade da lei penal mais benfica. No se trata propriamente de abolitio criminis. A nova redao no aboliu o crime de trfico ilcito de drogas. Apenas aboliu do rol de causas de aumento de pena aquela referente ao concurso de agentes (associao eventual), prevista no art. 18 da antiga Lei. Conseqentemente, neste aspecto, a Nova Lei termina sendo mais benfica, devendo retroagir para beneficiar o condenado.

De acordo com a lei, os crimes previstos nos arts. 33, caput e 1., e 34 a 37 da Lei de Drogas so inafianveis e insuscetveis de sursis, graa, indulto, anistia e liberdade provisria, vedada a converso de suas penas em restritivas de direitos.

H a possibilidade de livramento condicional para o crime de trfico, aps o cumprimento de dois teros da pena, vedada sua concesso ao reincidente especfico.

A destruio de drogas far-se- por incinerao, no prazo mximo de 30 dias, observadas as cautelas necessrias com o meio ambiente, no caso de queimadas, guardando-se as amostras necessrias preservao da prova.

A incinerao de plantaes ilcitas ser realizada por meio de autorizao judicial, ouvido o Ministrio Pblico, e executada pela autoridade de polcia judiciria competente, na presena de representante do Ministrio Pblico e da autoridade sanitria competente.

A via estreita do habeas corpus no adequada para o pleito de desclassificao da conduta de trfico para a de uso de entorpecentes, dada a necessidade de aprofundamento no acervo ftico-probatrio (STJ HC 88684 / RJ DJe 08/02/2010).

Considera-se trfico privilegiado o praticado por agente primrio, com bons antecedentes criminais, que no se dedica a atividades criminosas nem integra organizao criminosa, sendo-lhe aplicada a reduo de pena de um sexto a dois teros, independentemente de o trfico ser nacional ou internacional e da quantidade ou espcie de droga apreendida, ainda

que a pena mnima fique aqum do mnimo legal. Dessa forma, a quantidade e a natureza da droga no iro impedir a aplicao da diminuio de pena decorrente do crime de trfico privilegiado, muito menos o fato de o trfico ser nacional ou internacional, conforme orientao do Superior Tribunal de Justia (STJ REsp 1133945 / MG 15/04/2010).

OBS.: O STJ no admite a aplicao do princpio da insignificncia no crime de posse ilegal de drogas para consumo pessoal (art. 28, da Nova Lei de Drogas). A pequena quantidade da droga no desnatura o delito; Orientao do STF no sentido de ser favorvel aplicao do princpio da insignificncia ao crime de posse ilegal de drogas para consumo pessoal em estabelecimento militar (delito previsto no art. 290 do Cdigo Penal Militar), desde que atendidos certos requisitos.

Anda mungkin juga menyukai