Anda di halaman 1dari 8

PHILIPPI, Jeanine Nicolazzi. Legalidade & Subjetividade. 2 ed. Org. Florianpolis: Fundao Boiteux, 2004.

Scrates e a gnese da subjetividade (pp. 21-29) p. 22 [...] A mnada que o universo s se experimenta custa de uma ciso entre um si e seu alheio. [...] ser ser de alguma maneira secionado, exilado da unidade absoluta. A experincia da ciso no isola do ente, mas exatamente o abre pela primeira vez. Como o raio de Herclito, rene ao afastar. J que ela um acontecimento primeiro e no o efeito da atuao de uma causa, a sensao de habitar um mundo cheio de entes muito mais pregnante que a de uma conscincia solitria que se sabe diferente de seu contedo. p. 24 exatamente porque o Ocidente a perda do absoluto que sua histria se torna a escalada de uma vontade incondicional. Parece-me que o problema de toda a metafsica est em discernir certos entes no meio dos entes como substncias, como desembaraados a priori da trama em que todos se confundem e se determinam reciprocamente. Fica aberto o caminho para as hierarquias, as dicotomias, as unilateralidades tpicas da aplicao do esquema causa-efeito. A ao passa a ser sujeito. Seu sentido retira-se da superfcie temporal para alojar-se no profundo de um fio condutor teleolgico. A moral desentranha-se espontaneamente da metafsica, pois a distino entre um mais-ser e um menos-ser pressupe um dever-ser. p. 25 Modo de ser ciberntico (relativo pilotagem do destino) e o destino O destino a concretude da histria da totalidade que, sendo apenas a trama resultante de todas as histrias particulares, as arrasta consigo, ao mento tempo que cumpre um sentido inexoravelmente irreversvel. [...] A multiplicidade infinita estar dominada enquanto a razo puder discernir unidades simples, elementares, fixas de certo modo, para que o sistema possa girar em alguma base. pp. 28-29 No se supera caminhando para frente, pois isto seria estender a vigncia e o alcance do princpio. O passo atrs possvel, e necessrio, nada tem a ver com o restabelecimento de valores passados, nem com o cultivo de ideologias adornadas com temas orientais, at porque no est em causa uma medida geogrfica ou cronolgica, mas ontolgica. Trata-se de reconquistar o ponto em que a conscincia se descobre como irredutvel matria inerte e ao determinismo natural sem representar seu carter projetivo em termos de subjetividade, trata-se de olhar seriamente para o si e isso se consegue olhando para si e no para o em-si de uma coisa pronta e acabada. Esse si, que se , no tem nada de pronto e acabado, mas o aberto radical de sua condio tambm no se experimenta como autonomia, liberdade.

[...] O discurso cientfico, consciente portanto, sobre o inconsciente, , isso sim, exponenciao da conscincia, legislao em terreno outrora fora de sua alada. Exponenciao e, paradoxalmente, naturalizao: morte com o prprio veneno. Vontade de objetividade que objetiva a prpria vontade. Hobbes e a subjetividade moderna: ordem e legitimidade no discurso de moralizao (pp. 3176) p. 31 Constituio histrica de moldes normatizados da subjetividade moderna direcionando a ao dos homens para finalidades morais especficas. Unidade poltica fundante de sociabilidade dissoluo da possibilidade de existncia do reconhecimento de uma alteridade social, cultural e poltica. Estado civil subtrao da diversidade moral dentro da realidade poltica imposio de standards morais que se materializam nos sujeitos/sditos/cidados. p. 32 [...] at onde o homem pode ser normalizado e ao mesmo tempo preservado em sua integridade moral atravs de uma cultura naturalmente imposta pela norma. [...] A tentativa de objetivizao da poltica e da prescrio social das subjetividades atravs da superposio de um status de cientificidade a um discurso-padro no elimina o carter comprometido, axiolgico, parcial do prprio direito, que a sua consequncia lgica. [...] A simples racionalizao, num sistema lgicojurdico, de um projeto unidimensional de moralidade e que ao mesmo tempo (e paradoxalmente) mltiplo, pela diversidade de projees secundrias que podem tomar forma parece no autorizar to facilmente um modus vivendi. Realidade formal-legal, dupla programao: (i) proteo atravs da represso; (ii) paz atravs da anulao da alteridade. p. 34 A Universalizao da subjetividade como leitmotif da poltica leviatnica Paixes motores da desordem; Cincia da poltica condutor das individualidades para a ordenao da razo e do direito, para o estatuto da obrigao e da obedincia. p. 35 Discurso sobre o estado princpios normativos necessrios vida em sociedade. [...] De que maneira o homem poder, atravs das suas sensaes, entrar em contato com os elementos essenciais de sua natureza, que podem informa-lo de seus deveres civis? A resposta constitui, afirma e refora o carter ontolgico da natureza humana, dissociando-a das variaes da histria, da cultura e da moral, apontando claramente para uma universalizao da razo e, consequemente, para a invariabilidade causal dos caracteres formadores da estrutura psicolgica do homem.

p. 36 Homem e Estado carter de abstrao, uma vez que pairam acima e para alm dos processos de conformao cultural, econmica e social existentes na realidade experiencivel. Citao Semelhana de paixes indica o carter universal e a-histrico de cada individualidade e atesta a igualdade intrnseca do homem. p. 37 Proposio tico-poltico hobbesiana universalmente vlida totalidade das concepes polticas dos homens questo moral subjacente: como o homem devem agir para alcanar o fim maior que a sua segurana e paz? p. 38 Impossibilidade de questionamento do sistema que estrutura a lgica e a legitimao do estado. p. 39-40 O sujeito hobbesiano, universalizado, estar pronto para perceber todo benefcio possvel para a segurana e comodidade de sua vida, a partir da compreenso e internalizao dos princpios cientficos da poltica. A cincia civil s se torna possvel a partir do momento em que a natureza humana se autodecifra e adestrada pela educao poltica, e esta decifrao que redunda na prpria produo da cincia. Nota de rodap Para Schmitt, o Leviat na obra de Hobbes pode ser investigado como a representao da influncia de um mito poltico como uma fora histrica arbitrria, que refunda o lugar do medo ocupado antes pelo prprio homem no estado de natureza. A extraordinria fora simblica do Leviat estaria no em um suposto carter transcendental posto que uma mquina artificial mas na capacidade de subjugar o desejo, a ambio e o orgulho, causas de sua mortalidade, instaurando um regime de verdadeira garantia protetiva realizada pelo direito e pelas leis, de forma neutra e racional. A transcendncia do Estado no metafsica, mas jurdica, pois quando este identificado como alma de complexo maquinrio, formado no pelos partcipes do pacto, mas a partir deles, determina-se como consequncia lgica que vem a completar um corpo j existente: o imenso homem artificial, que se justifica pela unio das vontades de todos aqueles que suplantam a vaidade, buscando a segurana. O Leviat no interpretado por Schmitt como sendo o mito bblico, teolgico, mas continua a reter, efetivamente, seu carter mitolgico, que expresso na aluso fora ilimitada da razo instrumental e teleolgica. (SCHMITT, Carl. The leviatan in the state theory of Thomas Hobbes meaning and failure of a political symbol. In: Contributions in political science global perspectives in history and politics. N. 374. Translated by George Schwab and Erna Hilfstein. Westport, Connecticut / London: Greenwood Press, 1996, p. 24/25/28, nota 10.) p. 42 Leo Strauss: anttese da qual parte a filosofia poltica de Hobbes: vaidade como raiz do apetite natural X medo da morte violenta como paixo que traz o homem razo.

p. 43 Da deliberao: o estado natural das paixes e a moralidade individual Teoria das paixes como um elemento de fundamentao derivativa da sociedade civil. p. 44-46 [...] O autoconhecimento torna-se imprescindvel para Hobbes e seus leitores quando chega o momento do exame das paixes. atravs desse auto-exame regressivo que o homem instaura em si o reconhecimento da necessidade do estado. Vontade e deliberao A ao humana no depende da vontade, mas da paixo desejo ou averso que a conforma. A vontade necessariamente involuntria: no sendo origem direta da ao, torna-se um sintoma das paixes. A deliberao pe fim liberdade anterior de praticar ou evitar uma ao segundo o apetite ou averso, pois da deliberao das paixes surge a vontade de praticar uma ao. [...] A concluso essencial que a ao humana no depende da vontade, mas da paixo desejo ou averso que a conforma. A vontade direcionada para a ao constituda por apetites e estes so determinados e trazidos existncia pelos movimentos do crebro causados pela sensao, no indicando claramente um processo racional de formao. [...] Nesse sentido, a relao traada entre as faculdades cognitivas dos animais racionais ou irracionais e a vontade de ao derivada das paixes est diretamente relacionada com o que Hobbes entende por um julgamento moral individual direcionado ao. Paixes (esforo derivado da imaginao) quando em busca de sua causa: desejo ou averso quando em considerado como um conjunto que vo se desenrolando at que a ao seja praticada: deliberao ultimo apetite ou averso imediatamente anterior ao ou omisso: vontade (ato no a faculdade de querer). p. 47 Estrutura de deciso individual criada por Hobbes para explicar as aes humanas incabvel uma ao ao mesmo tempo ditada pela vontade e contrria s paixes. As paixes comandam as relaes dos homens com o mundo definindo de que forma eles devem agir. Caracterizao da dinmica da natureza humana em Hobbes: (i) o ser humano individualmente age de forma completamente independente de pressupostos e julgamentos morais externos, devido ao fato de no poder controlar a indicao teleolgica de suas paixes; (ii) os julgamentos individuais que motivam a ao humana as deliberaes esto complemente fora de seu alcance e controle social. O egosmo presente na estrutura da formao da vontade individual que fomenta a eliminao do senso comum ou do julgamento moral consensual. p. 48

Nota de rodap A moral hobbesiana tem um fundamento egosta por estabelecer-se a partir dos atos nascidos da deliberao individual e interna voltada para a satisfao de necessidades estritamente individuais e no de uma deciso externa e consensual. Egosmo deve ser entendido como a realizao do interesse individual como fundamento da moralidade. p. 50 Hobbes entende enganoso o agir individual em discrdia severa com seus prprios julgamentos morais. Para Hobbes, os homens, por questes fsicas que os individualizam, bem como devido s diferentes paixes existentes, sentem e agem diversamente, cada qual com suas crenas particulares sobre a moral a ser reconhecida. No h nada no mundo que seja simples e absoluto, nem h qualquer regra comum do bem e do mal que possa ser extrada da natureza dos prprios objetos. Qualquer regra de conduta moral existente s pode ser indeferida a partir da pessoa de cada um quando no existe o estado ou da pessoa que representa cada um o prprio estado. E toda regra moral que deriva do institudo, do pblico, uma regra estabelecida a partir da vontade individua e, paradoxalmente, atravs do consenso. De um ser estabelecido dedutivamente e retrospectivamente Hobbes extrai um dever ser, uma regra de conduta moralmente coativa que o estado. p. 51 Media comprovao necessria que indica os excessos a que pode chegar a moral individual quando no cerceada por limites normativos imperativos. Os desgnios individualistas poderiam ter sido superados pela necessidade de segurana e paz coletiva ministrados por um ordenamento legal impositivo, representante de uma moral coletiva. Vaidade, medo e esperana: o processo de consolidao do discurso de moralizao coletiva Objetivo de Hobbes desenvolvimento de motivaes vlidas para justificar a existncia do estado. As paixes dos homens necessariamente geram a sua vontade de se estabelecer no estado. existncia de uma uniformizao ou universalizao do homem: reconhecimento da necessidade do estado. Homem no estado de natureza restaurao da igualdade (em termos de capacidade intelectual e fsica) permite a realizao da conveno fundante de um poder que represente a vontade de todos. p. 52 leis civis necessidade de regras impostas como critrio de distino entre o bem e o mal. p. 53 [...] a relao de foras que se instaura no embate entre vaidade e medo, entre a desrazo e o racional, entre a vontade de glria e a necessidade de segurana que determina um sada possvel

para o problema poltico central que a obteno da paz e segurana, definitivamente alcanadas pela instaurao de um instrumento repressivo central. <A igualdade algo objetivo>. p. 55 O medo recproco que fundamenta a existncia de sociedades duradouras e grandiosas origina-se tanto na igualdade natural dos homens quanto na vontade de ferir uns aos outros. p. 56 Hobbes prefere alicerar o seu segundo postulado fundamental da natureza humana (segundo Strauss), a razo natural, no em um bem primeiro, mas em um mal nico e fundamental que o medo da morte violenta. Esse mal s desvelado quando os homens se colocam na possibilidade de uma disputa fsica e ocorre no momento em que os homens identificam suas diferenas mtuas no que concerne valorao das coisas da vida e s inclinaes derivadas de costumes, constituio ou opinio. p. 57 A concluso de Strauss contm a ideia de que existe uma moralidade intrnseca reduo do apetite natural do homem vaidade. Segundo esse autor, no fato de a vaidade fazer derivar o medo da more violenta que a origem de todo o direito e de toda moralidade -, existe uma diferenciao entre a valorao moral da ao e a da inteno. Se o estado s pode ser originado pelo medo mtuo, e a ao do homem no estado de natureza no pode ser valorada como justa ou injusta, s a inteno que indique a vontade de fugir da morte violenta pode ser avaliada, e efetivamente o , como moralmente vlida. A inteno justa, por estar de acordo com as leis da natureza e com a filosofia moral que indica a necessidade de o homem in foro interno decidir fazer aos outros o que gostaria que se fizesse a si -, no deriva da vaidade ou da obedincia, mas do medo da morte violenta. A funo da poltica surge, assim, como sendo a de fazer do homem o sujeito que deve realizar as expectativas determinadas pelo processo de socializao. E onde no foi estabelecido um poder coercitivo, isto , onde no h Estado, (...) nada pode ser justo. p. 58 Fundao da instncia poltica processo paulatino de racionalizao das decises humanas que, de uma ao completamente controlada pelos desejos individuais, aparentemente em discrepncia com uma moral pblica ou ao menos consensual, redunda em uma deciso perfeitamente racional de procurar a paz e a segurana. p. 59 [...] O processo de universalizao de uma determinada moral no se realiza a partir de uma crtica direta e declarada moral ou vontade individual por si mesma, mas da necessidade de sua limitao em relao lei, a qual ir permitir refundar o gnero de vida confortvel e pacfico sob a gide de um poder comum a recear [...]: os desejos e outras paixes dos homens no so em si mesmos um pecado. Nem tampouco o so as aes que derivam dessas paixes, at o momento em

que se tome conhecimento de uma lei que as proba; o que ser impossvel at o momento em que sejam feitas as leis; e nenhuma lei pode ser feita antes de se ter determinado qual a pessoa que dever faz-la. p. 60 Renato Janine Ribeiro e a subsidiariedade da moral em Hobbes: elementos para uma hiptese diversa Ribeiro considera que a obrigao do homem de obedecer ao estado no se realiza necessariamente como obrigao moral, isto , como questo interna e naturalmente identificada como ao necessria. p. 61 Se h moralismo em Hobbes, ele subsidirio, pois a exposio das paixes vaidosas e egostas no objetiva puni-las, mas demonstrar que, atravs delas, os homens podem se identificar por serem iguais. O caminho que leva normalizao dos desejos e apetites dos homens no uma moralizao socializadora, mas a necessidade de o poder soberano prover o conforto dos sbitos, de alimentar seus apetites, atravs de uma poltica econmica expansionista (historicamente mercantilista). p. 62 O processo poltico de moralizao estaria restrito, desse modo, antiga forma de compreenso do processo representativo, tanto poltico quanto jurdico. Tais processos representativos diferem do modelo de representao hobbesiana. p. 63 Para Ribeiro, no modelo hobbesiano, a ativao poltica realizada pelo prprio representado (homem) que, ao criar o estado, se cria como sdito. A moralidade em Ribeiro est centrada na reduo do sujeito a uma posio de irresponsabilidade, de ausncia de vontade, de criatura, enfim. Legitimao da ordem e moralizao do discurso Hiptese: a fundao do poder soberano, segundo o modelo forjado por Hobbes, efetivamente tende a eliminar a subjetividade do homem dentro do estado na medida em que intenta complet-la. p. 64 [...] pode-se sustentar que, em verdade, o soberano substitui (ou desloca) a subjetividade humana na medida em que restringe sua liberdade aos caminhos da obedincia irrestrita aos seus mandamentos. [...] no existe espao para a manifestao do desejo individual, e o homem se v alienado do espao da poltica atravs da situao de forada moralizao. [...] a lei descrita por Hobbes remete autoridade do nico sujeito o portador da verdade autorizada para a conduo adequada dos seres humanos. p. 65-66

Nota de rodap 111 [...] a incapacidade de contestao do contrato originrio significa a incapacidade do sujeito de recuperar o estatuto moral de sua subjetividade pblica: se fosse identificvel um procedimento formal contestatrio das clusulas ou do cumprimento do contrato, a subjetividade individual seria mantida integralmente, o estado s faria o que fosse lcito a partir do contrato. Em no existindo limites atividade estatal, esta se torna o limite e a direo da moralidade pblica. p. 68 Autocompreenso moralizadora e moralizao coercitiva. p. 69 [...] a medida das boas e ms aes a lei civil, e o juiz legislador, que sempre representativo do Estado (...) a lei a conscincia pblica, pela qual j aceitou a ser conduzido. p. 73 [...] no constructo hobbesiano identificado um fim supremo que deve ser alcanado a qualquer custo, que a paz, pode ser caracterizado como sendo tambm um sistema moral, j que se identifica como sistema de normas que prescreve aes para a obteno do fim identificado como supremo, o qual a paz e a segurana do estado institudo.

Anda mungkin juga menyukai