Anda di halaman 1dari 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO LETRAS-PORTUGUS LIBRAS ALUNA: BRBARA BARROS BASTOS PROFESSOR: JEFFERSON BRUNO Resenha sobre

o texto A surdez, de Audrei Gesser.

O que importa a surdez da orelha, quando a mente ouve? A verdadeira surdez, a incurvel surdez, a da mente. (Ferdinand Berther, surdo francs, 1845)

O texto A surdez de Audrei Gesser, um dos captulos do livro LIBRAS? Que lngua essa? e trata de vrios aspectos tcnicos relacionados surdez. A abordagem interessante, pois atravs dele possvel eliminar as dvidas quanto nomenclatura correta que se deve utilizar para nos referirmos aos surdos, tambm so apresentados os pontos negativos e positivos do uso de aparelhos auditivos e do implante coclear. Alm disso, esclarece sobre os nveis de surdez e se esta atrapalha o desenvolvimento cognitivo da pessoa surda. Ao final, encontramos uma reflexo sobre o momento em que vivemos em relao ao desenvolvimento de polticas para a incluso dos indivduos com surdez, seguidamente, expem-se os dezessete direitos dos surdos, cunhados por Gessei. H duas formas de conceber a surdez: patologicamente ou culturalmente e o autora de A surdez deixa claro que adota a segunda, e v a surdez atravs de uma tica positiva, a partir dos surdos que adotam a lngua de sinais. A surdez no um problema para o surdo, e sim para o ouvinte, estes tentam enquadrar o surdo nos moldes ouvintistas, mostrando que no so capazes de lidar com o diferente. No vis cultural, a surdez no uma deficincia, ela algo natural, construda dentro do grupo como algo positivo, de acordo com alguns relatos, mas vista negativamente pela sociedade por causa do discurso da diversidade. Para muitos, a surdez tida como uma anormalidade, pois diverge do padro dos ouvintes, essa concepo colabora para que o preconceito social e a estigmao

cresam. Por isso, necessrio reconhecer a surdez como diferena para alm de uma aceitao formal. Quando h uma ocorrncia muito grande entre familiares, existem mais chances genticas de a surdez ser hereditria, mas acidentes, doenas contradas na gestao ou efeitos colaterais do uso de medicamentos, tambm podem causar a surdez. Porm, j chegou a ser cogitado que a surdez seria uma doena epidmica, mas essa hiptese j foi contraposta e hoje se sabe que a surdez no pode ser transmitida atravs do contato. H diferentes graus de surdez e eles podem variar entre o leve e o profundo. Entretanto, a surdez leve pode se agravar com o tempo e virar surdez profunda. importante lembrar que a classificao dos tipos e graus de surdez no o fator determinante para o estabelecimento de relaes entre cada indivduo com a lngua de sinais. Os aparelhos auditivos s ajudam os surdos a ouvirem rudos, no a lngua. Esses dispositivos eletrnicos tm a funo de amplificar um som, eles funcionam melhor com pessoas idosas, que perderam a surdez com o passar do tempo. No caso de indivduos com surdez profunda ou de nascena, o que se obtm so apenas rudos fortes e desagradveis. Alguns relatos de pessoas surdas indicam que o uso de aparelhos auditivos pode ajudar em algumas situaes, como ouvir a campainha. O implante coclear pode recuperar a audio do surdo, mas depende de inmeros fatores: idade do surdo, tempo de surdez, condies do nervo auditivo, quantidade de eletrodos implantados, situao da cclea, entre outros. Essa interveno cirrgica causa grande polmica, pois muitos a consideram um mtodo invasivo. No a surdez que compromete o desenvolvimento cognitivo-lingustico do surdo, e sim a falta de acesso a uma lngua. A ausncia dela torna o indivduo solitrio e compromete o desenvolvimento pleno de suas capacidades mentais. atravs da lngua que os seres humanos se constituem plenamente, constroem suas identidades e subjetividades, adquirem e partilham informaes que possibilitam compreender o mundo. comum ouvir falar que os surdos so pessoas irritadas, mas a opresso que sofrem pela cultura oral a causadora dessa irritao, pois, imaginem, so indivduos privados de comunicao.

Vivemos um momento profcuo e mpar no cenrio do desenvolvimento das polticas a favor das pessoas surdas. Isso se d devido s vrias conquistas como: a oficializao da LIBRAS, direito do surdo de ter um intrprete nas universidades, obrigatoriedade de formao nas reas de licenciatura no ensino superior para surdos, incluso de LIBRAS em alguns currculos, entre outras. O momento tambm de transio, ainda h resistncia quanto ao uso da lngua de sinais na escolarizao do surdo por falta de oportunidades e apoio para os educadores ouvintes se aperfeioarem e por ainda se perpetuarem vises preconceituosas sobre a lngua de sinais. importante ressaltar que o decreto n 5626 apenas, no basta, outras aes so necessrias para legitimar socialmente e culturalmente o registro legal. Embora defendamos a legitimidade da lngua de sinais, convm no negar os vrios arranjos e formas de usos lingsticos estabelecidos nas inteiraes surdo-ouvinte, uma vez que o interesse a vontade do surdo de travar uma conversa. Para terminar o texto, a autora recupera os principais temas trabalhados ao longo do livro LIBRAS? Que lngua essa?, e encerra com os dezessete direitos lingusticos dos surdos propostos por Gomes de Matos, em 1984.

Referncia GESSER, Audrei. A surdez. In: GESSER, Audrei. Libras? Que lingua essa? So Paulo: Parbola, 2009

Anda mungkin juga menyukai