Anda di halaman 1dari 2

Perseguies religiosas*

Jlio Fontana

Recentemente tive a oportunidade de ler um artigo de Jos Oscar Beozzo, Os conitos religiosos no mundo de hoje, publicado na Agenda Latino-Americana em 20031. Esse artigo recoloca a inquietante pergunta acerca da relao entre violncia, guerras e religies. Beozzo cr que a maioria dos conitos contemporneos tm sido tomados como resultado de confrontos religiosos indevidamente. Para ele, as causas desses conitos so complexas, que envolvem jogos estratgicos na geopoltica, veladas disputas entre antigas potncias coloniais, disputa entre grandes companhias pelo acesso a diamantes, petrleo, gs, urnio ou outros materiais estratgicos, alm de razes histricas, econmicas, polticas, sociais, raciais e, cada vez mais culturais. Ainda nesse artigo, Beozzo arrola diversos religiosos que foram ganhadores do prmio Nobel da Paz, os quais, ele chama de construtores da paz. Com o intuito de formar uma base slida para compor meu aparato crtico a m de examinar o texto de Beozzo, adquiri um livro que me chamou bastante a ateno: Perseguies Religiosas, que passo agora a resenhar. Esse livro impressiona aqueles que no esto acostumados a ver a face sombria das religies. Das cruzadas aos conitos muulmanos no Oriente Mdio e na frica, a violncia foi uma constante no encontro entre religies. James Haught, no um pregador do atesmo, nem defensor de uma determinada religio. Sua luta pela separao entre Igreja e Estado. Ele chama nossa ateno para o modismo entre algumas pessoas cultas que dizem que a religio no a causa real das inmeras guerras modernas, que ela simplesmente fornece rtulos para as faces em luta.2 Haught no concorda. Diz ele que a f mantm os grupos separados, alienados em campos hostis. O tribalismo religioso prepara o palco para o banho de sangue. Sem ele, os jovens poderiam se adaptar mudana dos tempos, casar entre si e esquecer feridas histricas. Mas a religio determina separao e o que quer que separe as pessoas gera conito. Haught, com seu olhar crtico, mostra com singular clareza e brevidade a histria do fanatismo e

dos crimes religiosos. Seu livro mostra que todas as religies possuem uma ala fundamentalista, que infelizmente a sempre a mais atuante. Cristos, judeus, muulmanos, hindus, sempre quando tiveram a oportunidade, aproveitaram para se livrarem de seus inimigos, que so aqueles que professam uma f diferente. Haught desmascara aqueles jarges que armam que a religio uma fora para o bem. O autor observa que em quase todos os pases, a religio saudada como o mais nobre empreendimento do esprito humano. Aps a leitura desse livro, chegamos a concluso diversa. A religio causa da maioria das guerras que houveram na nossa histria. Atualmente esse padro se mantm, conforme estudo do Centro de Recursos da Paz de Santa Brbara, na Califrnia (EUA). Esse estudo mostra que das 32 guerras em curso ao redor do globo, em 1988, 25 delas tinham uma signicativa dimenso tnica, racial ou religiosa. Haught no um pregador do atesmo.3 Reconhece ele que existe muito horror no religioso no mundo, mas cita Blaise Pascal, que diz:
Os homens nunca praticam o mal de modo to completo e animado como quando o fazem a partir de convico religiosa.

Para Haught, visvel um padro sinistro na Histria: quando a religio a fora governante de uma sociedade, ela produz horror. Quanto mais fortes as crenas sobrenaturais, pior a desumanidade. Uma cultura dominada por f intensa invariavelmente cruel com as pessoas que no compartilham dessa f e, s vezes, com muitas que a compartilham. O tema tratado por Haught ser sempre atual e importante, pois, enquanto as religies se olharem a si mesmas como as nicas portadoras da verdade4 haver perseguio e violncia. Importante se faz a leitura desse livro para a composio do aparato crtico daqueles que hoje defendem um estreitamento da relao Igreja-Estado. No contexto brasileiro, especicamente, vive-se um momento de grande euforia de alguns segmentos religiosos em face da conquista cada vez maior do poder decisrio da nao

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 11

65

nas mos de alguns lderes religiosos. Esse processo, contudo, futuramente pode se tornar fonte de grandes desavenas entre os mais diversos setores da sociedade. H, para agravar a situao, o fortalecimento das minorias: gays, negros e mulheres. Lembro que os conitos no ocorrem apenas por motivos religiosos, qualquer forma de tribalismo desagregador e perigoso para a humanidade. No concordo com o protecionismo barato concedido s minorias por um governo assistencialista. Acho que seria muito mais justo com as minorias, se elas gozassem de igualdade de condies na disputa pelas riquezas econmicas produzidas. Em outras palavras, todos devem possuir iguais condies na disputa por uma fatia do bolo. Em nada adiante fazer uma poltica de cotas para negros em universidades enquanto o bolo ca sendo distribudo somente entre os ricos. Os negros continuam excludos da disputa pelas riquezas econmicas produzidas, s que agora, com um diploma universitrio debaixo do brao. Essa poltica assistencialista eleitoreira. Apenas servem para se formarem currais. Os escndalos consecutivos devidos fraudes em concursos pblicos so um belo exemplo disso. Voltando anlise do livro de Haught, posso dizer que este de excelente qualidade. Merece ser lido e considerado no s pelo pblico leigo como tambm pelos religiosos, pois serve de memria para que no cometam os mesmos erros do passado. Anal essa no uma das principais funes da histria? Torna-se necessrio que se discuta a posio dos grupos fundamentalistas e qual medida tomar diante do surgimento deles no seio das religies tradicionais. Medidas preventivas devem ser tomadas, contudo, no devem ser de carter blico, e sim, de instruo. Creio que a ignorncia seja o maior combustvel para o fundamentalismo religioso. Entendo por ignorncia a falta de senso crtico. Parece que as pessoas esto com medo de pensar por si mesmas, e por isso se deixam levar por qualquer vento de doutrina.

Notas
* HAUGHT, James A. Perseguies religiosas, trad. Bete Torii, Rio de Janeiro: Ediouro, 2003, 215 pp. 1 O site da Agenda www.latinoamericana.org. 2 o caso do Beozzo. 3 Achei importante destacar novamente essa informao. 4 Coloquei essa expresso entre aspas em face de no acreditar que qualquer homem tenha chegado verdade at hoje. Talvez jamais o chegue. Tenho nosso conhecimento, todo ele, como conjetural. Ele pode e deve ser revisto a todo o momento, buscando o aperfeioamento de nossas teorias.

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 11

66

Anda mungkin juga menyukai